Bíblia, Revisar

Colossenses 3

1 Portanto, se fostes ressuscitados com Cristo, buscai as coisas de cima, onde Cristo está sentado à direita de Deus.

Se… então – A conexão com Cl 2:18, Cl 2:23, é, ele condenou a “mente carnal” e a “saciar-se plenamente a carne”; em contraste com isso, ele agora diz: “Se, pois, foste levantado uma vez por todas (grego, aoristo) junto com Cristo” (isto é, na tua conversão e batismo, Rm 6:4).

busque essas coisas … acima – (Mt 6:33; Fp 3:20).

sitteth – sim, como grego, “Onde está Cristo, sentado à direita de Deus” (Ef 1:20). A cabeça sendo vivificada, os membros também são estimulados com ele. Onde a cabeça está, lá os membros devem estar. O contraste é entre o antigo estado do crente, vivo para o mundo, mas morto para Deus, e seu estado atual, morto para o mundo, mas vivo para Deus; e entre a morada terrena do incrédulo e a morada celestial do crente (1Co 15:47, 1Co 15:48). Nós já estamos sentados n’Ele como nossa cabeça; e daqui por diante deve estar sentado por Ele, como o Doador de nossa bem-aventurança. Como Eliseu (2Rs 2:2) disse a Elias quando estava prestes a ascender: “Como o Senhor vive … não te deixarei”; então devemos seguir o Salvador ascendido com as asas de nossas meditações e as carruagens de nossas afeições. Devemos pisotear e subjugar nossos desejos, para que nossa conversação possa corresponder à condição de nosso Salvador; que onde os olhos dos apóstolos foram forçados a deixá-lo, nossos pensamentos podem segui-lo (Mt 6:21; Jo 12:32) (Pearson). De nós mesmos não podemos mais ascender do que uma barra de ferro se erguer “da terra”. Mas o amor de Cristo é um imã poderoso para nos atrair (Ef 2:5, Ef 2:6). O desígnio do Evangelho não é meramente dar regras, mas principalmente fornecer motivos para a santidade.

2 Pensai nas coisas de cima, não nas que estão na terra.

Traduza: “Concentre-se nas coisas acima, não nas coisas” etc. (Cl 2:20). Contraste com “quem se importa com coisas terrenas” (Fp 3:19). Seja o que for que façamos um ídolo, será uma cruz para nós se formos crentes, ou uma maldição para nós, se formos descrentes.

3 Pois já morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

O tempo aoristo grego implica: “Pois morrestes uma vez por todas” (Cl 2:12; Rm 6:4-7). Não se diz, você deve morrer praticamente ao mundo para se tornar morto com Cristo; mas o último é assumido como uma vez por todas tendo ocorrido na regeneração; o que os crentes dizem é: Desenvolva esta vida espiritual na prática. “Ninguém anseia pela vida eterna, incorruptível e imortal, a menos que esteja cansado desta vida temporal, corruptível e mortal” (Agostinho).

e sua vida … escondeu – (Sl 83:3); como uma semente enterrada na terra; compare “plantado”, Rm 6:5. Compare Mt 13:31, Mt 13:33, “como… fermento… escondido”. Como a glória de Cristo agora está escondida do mundo, assim também a glória da vida interior dos crentes, procedendo da comunhão com Ele, ainda está escondida. com Cristo em Deus; mas (Cl 3:4) quando Cristo, a fonte desta vida, se manifestar em glória, então a sua glória oculta se manifestará e corresponderá na aparência ao seu original (Neander). A comunhão secreta do cristão com Deus agora às vezes se faz sem a sua intenção (Mt 5:14, Mt 5:16); mas sua plena manifestação está na manifestação de Cristo (Mt 13:43; Rm 8:19-23). “Ainda não aparece (grego, ‘ainda não se manifestou’) o que seremos” (1Jo 3:2; 1Pe 1:7). Até agora, os cristãos nem sempre reconhecem a “vida” uns dos outros, tão escondidos estão, e até às vezes duvidam da própria vida, tão fraca é, e tão assediada pelas tentações (Sl 51:1-19; Rm 7:1-25).

em Deus – a quem Cristo ascendeu. Nossa “vida” é “guardada” para nós em Deus (Cl 1:5), e é assegurada pelo decreto daquele que é invisível para o mundo (2Tm 4:8).

4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.

Traduzir: “Quando Cristo se manifestar quem é a nossa vida (Jo 11:25; Jo 14:6, Jo 14:19), então também vós, com Ele, sereis manifestados em glória” (1Pe 4:13). A vida espiritual que nossas almas têm agora Nele será estendida a nossos corpos (Rm 8:11).

então – e não até então. Aqueles errados que pensam em encontrar uma Igreja perfeita antes disso. A verdadeira Igreja é agora militante. Roma erra ao tentar estabelecer uma Igreja agora reinante e triunfante. A verdadeira Igreja será visível como uma Igreja perfeita e reinante, quando Cristo será visivelmente manifestado como seu Cabeça reinante. Roma, tendo cessado de procurar por Ele em paciente fé, montou uma fachada visível, uma falsa antecipação do reino milenar. O papado tomou para si por roubo aquela glória que é um objeto de esperança, e só pode ser alcançado carregando a cruz agora. Quando a Igreja se tornou uma prostituta, ela deixou de ser uma noiva que vai ao encontro de seu Noivo. Daí o reino milenar deixou de ser procurado (Auberlen).

5 Portanto, mortificai as partes carnais que há em vós que são terrenas; são elas: o pecado sexual, a impureza, a paixão depravada, o desejo maligno, e a ganância, que é idolatria.

Mortificar – grego, “fazer um cadáver de”; “Faça mortos”; “Condenado à morte”

Portanto – (Veja em Cl 3:3). Siga a consequência necessária de ter uma vez por todas morrido espiritualmente com Cristo em sua regeneração, diariamente “amortecendo seus membros”, dos quais se compõe “o corpo dos pecados da carne” (compare Cl 2:11). ). “Os membros” para serem mortificados são os instrumentos carnais da luxúria, na medida em que os membros do corpo são abusados para tais propósitos. Habitualmente reprimem e violam os desejos corruptos dos quais os membros são os instrumentos (compare Rm 6:19; Rm 8:13; Gl 5:24, Gl 5:25).

sobre a terra – onde eles encontram o seu apoio (Bengel) (Compare Cl 3:2, “coisas na terra”). Veja Ef 5:3, Ef 5:44.

afeto desordenado – “paixão luxuriosa”.

concupiscência do mal – mais geral que a última (Alford), a desordem dos sentidos externos; “Paixão luxuriosa”, luxúria dentro de (Bengel).

Cobiça – marcada pelo artigo grego como formando um gênero inteiro por si só, distinto do gênero que contém as várias espécies enumeradas. Implica um espírito de auto-idolatria e apego; muito pior do que outro termo grego traduzido “o amor do dinheiro” (1Tm 6:10).

que é – isto é, na medida em que é “idolatria”. Compare Nota, ver em Ef 4:19, em sua conexão com os pecados da impureza. O eu e as riquezas são deificados no coração em vez de Deus (Mt 6:24; ver Ef 5:5).

6 Por causa delas que a ira de Deus vem.

(Veja Ef 5:6)

7 Nessas coisas também vós andastes antes, quando vivíeis nelas.

andastes antes, quando vivíeis nelas – Esses pecados foram o próprio elemento em que você “viveu” (antes de você se tornar uma vez para sempre morto com Cristo para eles); Não é de admirar, portanto, que você “andou” neles. Compare do lado oposto, “vivendo no Espírito”, tendo como sua consequência legítima, “andar no Espírito” (Gl 5:25). A “vida” vem em primeiro lugar em ambos os casos, a caminhar segue-se. [JFB]

8 Mas agora, abandonai, vós também, todas estas coisas: a ira, a fúria, a malícia, a maledicência, e as palavras vergonhosas da vossa boca.

Mas agora – que não estais mais vivendo neles.

abandonai – “Despojai-vos também vós de tudo isto”, isto é, dos que acabam de ser enumerados, e dos que seguem (Alford).

vós também – como outros crentes; respondendo a “vós também” (Cl 3:7) como outros incrédulos antigamente.

ira, fúria – (Veja Ef 4:31).

maledicência – em vez disso, “injuriar”, “falar mal”, como é traduzido em Ef 4:31.

palavras vergonhosas – O contexto favorece a tradução, “linguagem abusiva”, ao invés de conversa impura. “Linguagem suja” retém melhor a ambiguidade do original. [JFB]

9 Não mintais uns aos outros, pois já vos despistes do velho ser humano com os seus costumes,

(Ef 4:25)

despistes – grego, “totalmente despojado”; totalmente renunciado (Tittmann). (Ef 4:22).

do velho ser humano – a natureza não regenerada que vocês tinham antes da conversão.

seus costumes – hábitos de agir. [JFB]

10 e vos revestistes do novo, que se renova em conhecimento, conforme a imagem daquele que o criou.

do novo – (Veja em Ef 4:23). Aqui, o grego significa “a natureza recém-colocada”, que recebeu recentemente na regeneração (ver Ef 4:23-24).

que se renova – grego, “que está sendo renovado” (“anakainottmenou”), ou seja, o seu desenvolvimento em uma natureza perfeitamente renovada está continuamente progredindo para a conclusão.

em conhecimento – sim como o grego, “até o conhecimento perfeito” (ver em Cl 1:6; veja em Cl 1:9-10). O perfeito conhecimento de Deus exclui todo pecado (Jo 17:3).

conforme a imagem daquele que o criou – a saber, de Deus que criou o novo homem (Ef 2:104:24). A nova criação é análoga à primeira criação (2Co 4:6). Assim como o homem foi feito à imagem de Deus naturalmente, agora também espiritualmente. Mas a imagem de Deus formada em nós pelo Espírito de Deus é tão mais gloriosa quanto a de Adão, pois o segundo homem, o Senhor do céu, é mais glorioso do que o primeiro homem. Gn 1:26: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. A “imagem” é reivindicada para o homem, 1Co 11:7; a “semelhança”, Tiago 3:9. Orígenes (Sobre os Primeiros Princípios, 3:6) ensinou, a imagem era algo em que todos foram criados, e que continuou a ser o homem após a queda (Gn 9:6). A semelhança era algo para o qual o homem foi criado, para que ele pudesse se esforçar e alcançá-la. Trench pensa que Deus na dupla declaração (Gn 1:26), contempla a primeira criação do homem e seu ser “renovado em conhecimento segundo a imagem dAquele que O criou “. [JFB]

11 Nisso não há grego, nem judeu, nem circunciso, nem incircunciso, bárbaro, cita, escravo, nem livre; mas Cristo é tudo, e em todos.

Onde – Traduza: “Onde”, isto é, na esfera do homem renovado.

nem… nem… nem… nem – Traduza como grego: “Não existe grego e judeu (a diferença de privilégio entre os nascidos da semente natural de Abraão e aqueles que não são abolidos), a circuncisão e a incircuncisão (a diferença (Gl 6:15) – escravo, homem livre. ”A atual Igreja é chamada da carne e do curso do mundo atual (Ef 2:2), em que tais distinções não são válidas entre os circuncidados e incircuncisos. existe, para a vida no Espírito, e para a futura primeira ressurreição: e isto porque Satanás tem tal poder agora sobre a carne e o mundo. Na vinda de Cristo, quando Satanás não mais governará a carne e o mundo, as nações na carne e a palavra em felicidade milenar serão os súditos voluntários de Cristo e Seus santos glorificados (Dn 7:14, Dn 7:22, Dn 7:27, Lc 19:17, Lc 19:19, Ap 20:1-6, Ap 3:21). Israel em Canaã era um tipo desse estado futuro quando os judeus, tão milagrosamente preservados distintos agora em sua dispersão, seriam a Igreja central do mundo cristianizado. Tão expressamente como a Escritura abole a distinção de judeu e grego agora quanto a privilégios religiosos, assim também prediz expressamente que na nova ordem das coisas, Israel será a primeira das nações cristãs, não por seu próprio engrandecimento egoísta, mas por sua bom, como o meio de abençoar a eles. Finalmente, depois do milênio, a vida que está em Cristo se torna o poder que transfigura a natureza, no tempo do novo céu e da nova terra; como antes transfigurou o mundo espiritual, depois político e social.

bárbaro – até agora observado mais bárbaro do que os barbaros. Embora uma relação de vínculo e livre-mente existe, mas em relação a Cristo, os direitos de um lado e os servos de Cristo em outro (1Co 7:22; Gl 3:38).

Cristo é tudo – Cristo absorvendo todas as distinções, sendo todas as questões de ordem para justificação, santificação e glorificação (1Co 1:30; 1Co 3:21-23; Gl 2:20).

em todos – quem acredita e se renova, sem distinção de pessoa; uma única vez agora em cada um extra de Cristo. A unidade da vida divina compartilhada por todos os crentes, contrabalança todas as diferenças, mesmo as grandes entre o polido “grego” e o rude “cita”. O cristianismo transmite aos mais incivilizados a única fonte de cultura social e moral .

12 Por isso, como escolhidos de Deus, santos e amados, revesti-vos de sentimentos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão, e paciência.

escolhidos de Deus – Não há “o” no grego, “os eleitos de Deus” (compare Rm 8:3; 1Ts 1:4). A ordem das palavras “eleger, santo, amado” responde à ordem das coisas. Eleição da eternidade precede a santificação no tempo; o santificado, sentindo o amor de Deus, imita-o (Bengel).

entranhas de misericórdia – Alguns dos mais antigos manuscritos ler singular, “misericórdia”. Bowels expressam a compaixão ansiosa, que tem o seu lugar no coração, e que sentimos para agir em nossas partes internas (Gn 43:30; Jr 31:20 Lc 1:78).

humildade da mente – verdadeira “humildade mental”; não a falsa “humildade” dos falsos mestres (Cl 2:23; Ef 4:2, Ef 4:32).

13 Suportai-vos uns aos outros, e perdoai-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro. Como o Senhor vos perdoou, assim também fazei.

Suportando-se mutuamente… Não apenas suportando os fardos uns dos outros, e com as fraquezas um do outro, mas abstendo-se de tornar o mal pelo mal, ou reclamando, ou procurando vingar as afrontas dadas, de qualquer maneira, seja por palavras ou atos.

queixa… sim como grego, “causa de culpa”, “causa de reclamação”.

o Senhor…que teve uma causa infinitamente maior de queixa contra nós.

14 E acima de tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.

acima – sim “over”, como em Ef 6:16. A caridade, que é a coroa da graça, cobrindo a multidão de outros pecados (1Pe 4:8), deve sobrepor todas as outras graças enumeradas.

que é – isto é, “pois é”; literalmente “qual coisa é”.

vínculo de perfeição – uma roupa superior que completa e mantém juntos o resto, que, sem ela, seria solto e desconectado. Parece graça, onde o amor está querendo, é mera hipocrisia. A justificação pela fé é assumida como já tendo ocorrido naqueles a quem Paulo se dirige, Cl 3:12, “eleitos de Deus, santos … amados”, e Cl 2:12; de modo que não há apelo aqui para a visão de Roma da justificação pelas obras. O amor e suas obras “perfeitas”, isto é, manifestam a plena maturidade da fé desenvolvida (Mt 5:44, Mt 5:48). Amor … sê perfeito, etc. (Tg 2:21, Tg 2:22; 1Jo 2:5). “Se nos amamos, o amor de Deus é aperfeiçoado em nós” (Rm 13:8; 1Co 13:1-13; 1Tm 1:5; 1Jo 4:12). Quanto ao “laço”, compare com Cl 2:2, “unidos em amor” (Ef 4:3), “mantenha a unidade do Espírito no vínculo da paz”.

15 E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um só corpo, governe em vossos corações, e sede gratos.

paz de Cristo – Os manuscritos e versões mais antigos dizem: “A paz de Cristo” (compare Fp 4:7). “A paz de Deus”. Portanto, Cristo é Deus. A paz foi o seu legado aos seus discípulos antes de deixá-los (Jo 14:27), “a minha paz vos dou”. A paz é peculiarmente dele para dar. A paz segue o amor (Cl 3:14; Ef 4:2; Ef 4:3).

regra – literalmente, “senta como árbitro”; o mesmo verbo grego simples, como aparece composto (Cl 2:18). O falso professor, como um auto-constituído árbitro, defrauda-o do seu prêmio; mas se a paz de Cristo for seu árbitro governando em seus corações, sua recompensa é certa. “Deixe a paz de Cristo agir como árbitro quando a raiva, a inveja e tais paixões surgirem; e restringi-los ”. Não deixe que essas paixões dêem o prêmio, para que você seja influenciado por elas, mas deixe que a paz de Cristo seja o decisor de tudo.

em vossos corações – Muitos usam um semblante pacífico e falam em paz com a boca, enquanto a guerra está em seus corações (Sl 28:3; Sl 55:21).

para o qual – isto é, com vista a qual estado de paz cristã (Is 26:3); 1Co 7:15: “Deus nos chamou para a paz”.

vós sois chamados – gregos, “vós também fostes chamados”. O “também” implica que, além da exortação de Paulo, eles também têm como motivo a “paz”, tendo sido chamados de uma vez por todas.

em um só corpo – (Ef 4:4). A unidade do corpo é um forte argumento para a “paz” entre os membros.

sede gratos – por seu “chamado”. Não ter “paz em seus corações” seria inconsistente com o “chamado em um corpo”, e seria uma inquisição prática para Deus que nos chamou (Ef 5:4, Ef 5:19-20).

16 A palavra de Cristo habite abundantemente em vós com toda sabedoria, ensinando-vos e advertindo-vos uns aos outros; e cantai a Deus com salmos, hinos, e cânticos espirituais, com graça no vosso coração.

A forma que “gratidão” (Cl 3:15) deve tomar.

Deixe a palavra de Cristo – a palavra do Evangelho pelo qual você foi chamado.

ricamente – (Cl 2:2; Rm 15:14).

com toda sabedoria – Alford se junta a esta sentença com “ensino”, etc., não com “habite em você”, como em inglês, pois assim encontramos em Cl 1:28, “ensinando em toda a sabedoria”, e as duas sentenças assim, corresponde: “Em todo ensino de sabedoria” e “na graça cantando em vossos ouvidos” (assim a ordem grega).

e… e – Os manuscritos mais antigos leram “salmos, hinos, cânticos espirituais” (ver Ef 5:19). No {Agape} ou em festas de amor, e em seus círculos familiares, eles deveriam estar tão cheios da Palavra de Cristo no coração que a boca deveria dar sua expressão em hinos de instrução, admoestação e louvor (compare Dt 6:7) Tertuliano [Apology, 39], registra que nas festas de amor, depois que a água tinha sido mobiliada para as mãos e as luzes tinham sido literalmente, de acordo como qualquer um tinha o poder, seja por sua lembrança da Escritura, ou por seus poderes de composição, ele costumava ser convidado a cantar louvores a Deus pelo bem comum.Paulo contrasta (como em Ef 5:18, Ef 5:19) as canções dos cristãos em suas reuniões sociais, com o bacanal e Canções licenciosas de festas pagãs O canto geralmente fazia parte do entretenimento em banquetes gregos (compare Tg 5:13).

com graça – grego, “NA GRAÇA”, o elemento no qual o seu canto deve ser: “a graça” da habitação do Espírito Santo. Esta sentença expressa a sede e a fonte da verdadeira salmodia, seja em privado ou público, a saber, o coração e a voz; cantando (compare com Cl 3:15, “paz … governe em seus corações”), o salmo de amor e louvor está no coração antes que ele encontre a boca pelos lábios, e mesmo quando não é realmente expresso pela voz, como em adoração do armário. A ordem grega proíbe a versão inglesa, “com graça em vossos corações”; em vez disso, “cantando em seus corações”.

ao Senhor – Os manuscritos mais antigos leram “a Deus”.

17 E tudo quanto fizerdes, por palavras ou por obras, fazei tudo no nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças ao Deus e Pai.

fazer tudo ”, etc .; isso inclui palavras e ações.

no nome do Senhor Jesus – como discípulos chamados pelo Seu nome como Seus, buscando Sua orientação e ajuda, e desejando agir de modo a obter Sua aprovação (Rm 14:8; 1Co 10:31; 2Co 5:15 1Pe 4:11). Compare “no Senhor”, Cl 3:18 e “Cristo é tudo”, Cl 3:11.

Deus e Pai – Os manuscritos mais antigos omitem “e”, que parece ter surgido de Ef 5:20.

por meio dele grego “, através dele” como o canal da sua graça para nós, e de nossa ação de graças a ele (Jo 14:6, fim).

18 Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor.

como convém no Senhor – Implicando que houve em Colossos algum grau de falha no cumprimento deste dever, “como era vosso dever ter feito como discípulas do Senhor”. [JFB]

19 Maridos, amai às esposas, e não as trateis amargamente.

(Ef 5:22-23)

não as trateis amargamente – mal-humorado e provocador. Muitos que são educados fora de casa são rudes e amargos em casa. [JFB]

20 Filhos, obedecei em tudo aos pais, porque isso é agradável ao Senhor.

(Ef 6:1)

ao Senhor – Os manuscritos mais antigos dizem: “No Senhor”, isto é, isso é aceitável a Deus quando é feito no Senhor, a saber, a partir do princípio da fé, e como discípulos em união com o SENHOR. [JFB]

21 Pais, não provoqueis aos vossos filhos, para que não percam o ânimo.

(Ef 6:4). É um verbo grego diferente, portanto traduza aqui, “não irriteis”. Aos pais só ficarem apontando falhas, os “filhos” são “desencorajados” ou “desanimados”. Um espírito abatido é fatal para os jovens (Bengel). [JFB]

22 Escravos, obedecei em tudo aos vossos senhores segundo a carne, não servindo apenas quando observados, como que para satisfazer às pessoas, mas sim, com sinceridade de coração, temendo ao Senhor.

(Ef 6:5-5). Isto é temer a Deus, quando, embora ninguém nos veja, não fazemos mal algum; mas se fazemos mal, não é a Deus, mas aos homens que tememos.

sinceridade – “simplicidade de coração”. [JFB]

23 Tudo quanto fizerdes, fazei de coração, como para o Senhor, e não para as pessoas.

fizerdes, fazei – dois verbos gregos distintos, “tudo o que você faz, trabalhe nisso”.

de coração – não por constrangimento, mas com boa vontade. [JFB]

24 Pois sabeis que recebereis do Senhor a recompensa da herança; servi ao Senhor Cristo.

a recompensa da herança – “Sabendo que é do Senhor (a fonte última de recompensa), que recebereis a compensação (ou recompensa, que fará amplas reparações por não terdes agora posse terrena como escravos) consistindo da herança”. (Um termo excluindo a noção de merecimento pelas obras: é tudo da graça, Rm 4:14; Gl 3:18). [JFB]

25 Pois aquele que fizer injustiça receberá conforme a injustiça que cometer; e não há acepção de pessoas.

Pois… – Ele se dirige aos escravos: Servi ao Senhor Cristo, e deixe seus erros em Suas mãos para colocar em ordem: (Porque) aquele que faz o mal receberá de volta o erro que ele fez (por justa retribuição em espécie), e não há diferenciação de pessoas” com o Grande Juiz no dia do Senhor (Ap 6:15). [JFB]

<Colossenses 2 Colossenses 4>

Introdução à Colossenses 3

Cl 3: 1-25. Exortações aos objetivos celestiais, em oposição aos terrestres, no terreno da união com o Salvador ressurreto; Para mortificar e adiar o velho homem e para vestir o novo; Na caridade, humildade, palavras de edificação, gratidão; Deveres relativos.

Leia também uma introdução à Epístola aos Colossenses

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, http://sites.google.com/site/biblialivre/ – fevereiro de 2018. Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/). Reprodução permitida desde que devidamente mencionados fonte e autores.