Salmo 117

1 Louvai ao SENHOR, todas as nações; celebrai a ele, todos os povos.

Comentário Barnes

Louvai ao SENHOR, todas as nações – A ideia é que Deus tem direito à adoração universal e que todas as nações da terra têm a obrigação de adorá-lo como o verdadeiro Deus. Ele não é o Deus apenas do povo hebreu, mas de todas as pessoas; seu louvor deve ser celebrado não apenas por uma nação, mas por todas. Esta é uma das passagens do Antigo Testamento, antecipando o que é mais amplamente divulgado no Novo Testamento, em que o escritor sagrado estende sua visão para além dos limites estreitos da Judéia, e olha para o mundo, o mundo inteiro, como o teatro na qual a verdadeira religião deveria ser exibida e para a qual foi projetada. É uma linguagem que seria ditada pelo Espírito de inspiração na suposição de que chegaria o tempo em que a barreira entre judeus e gentios seria quebrada, e quando todas as nações da terra estivessem na posse da verdadeira religião e se unissem na adoração do mesmo Deus. Essa doutrina, no entanto, não foi totalmente divulgada até a vinda do Redentor. O anúncio disso foi feito pelo próprio Redentor (compareMateus 8:11 ; Mateus 12:21 ; Mateus 28:19); foi a ocasião de grande parte dos problemas que o apóstolo Paulo teve com seus conterrâneos (compare Atos 13:46 ; Atos 18:6 ; Atos 21:21 ; Atos 22:21 ; Atos 26:20 , Atos 26:23); foi uma das doutrinas que Paulo se esforçou especialmente para estabelecer, como uma grande verdade do Cristianismo, que todas as barreiras entre as nações deveriam ser derrubadas, e o Evangelho proclamado a todas as pessoas igualmente, Romanos 3:29 ; Romanos 9:24 , Romanos 9:30 ; Romanos 11:11 ;Romanos 15:9-11 , Romanos 15:16 , Romanos 15:18 ; Gálatas 2:2 ; Efésios 2:11-18 ; Efésios 3:1-9 . É sob o evangelho que essa linguagem se torna especialmente apropriada.

celebrai a ele, todos os povo – Pessoas de todas as terras. A palavra aqui traduzida como “louvor” – שׁבח shâbach – significa propriamente acalmar, acalmar, conter – como, por exemplo, ondula Salmos 89:9; e então, para elogiar, como se para acalmar com elogios – mulcere laudibus, Pacuv. A ideia de acalmar ou atenuar, entretanto, não está necessariamente na palavra, mas pode ser entendida no sentido geral de elogio. Podemos, na verdade, muitas vezes acalmar ou apaziguar as pessoas – pessoas zangadas, ciumentas, suspeitas – com lisonja ou elogios habilidosos – pois existem poucos, mesmo quando sob a influência da raiva ou do ódio, que não podem ser abordados, ou que não valorizam louvor e elogios mais do que a indulgência da paixão; mas não podemos esperar apaziguar assim a ira de Deus. Nós o abordamos para expressar nosso profundo senso de sua bondade e nossa veneração por seu caráter; não esperamos transformá-lo da raiva em amor – fazê-lo esquecer sua justiça ou nossos pecados – por meio de lisonjas calmantes. [Barnes, aguardando revisão]

2 Porque sua bondade prevaleceu sobre nós, e a fidelidade do SENHOR dura para sempre. Aleluia!

Comentário Barnes

Porque sua bondade prevaleceu sobre nós – Sua bondade; sua compaixão; seu amor. Todas as nações – todas as pessoas – podem dizer isso e, portanto, o salmo é adaptado para o louvor universal. Especialmente isso pode ser dito em vista do amor de Deus para a humanidade no dom de um Salvador – um Salvador não para qualquer pessoa, especialmente ou exclusivamente, mas para o mundo, João 3:16 .

e a fidelidade do SENHOR dura para sempre – Tudo o que Deus disse:suas declarações; suas promessas; suas garantias de misericórdia. Eles são os mesmos em todas as terras onde se tornaram conhecidos e são os mesmos em todas as épocas do mundo. A verdade é uma representação das coisas como elas são; e a verdade, portanto, deve ser sempre a mesma. O que era verdade nas primeiras eras do mundo com respeito à relação da soma dos quadrados nos dois lados de um triângulo retângulo com o quadrado da hipotenusa é verdade agora e sempre será verdade; e assim, o que Deus afirmou em qualquer momento sempre permanecerá o mesmo em todas as épocas e em todas as terras. O que era verdade para Abraão é verdade para nós; o que era verdade para Paulo é verdade para nós; o que era verdade para os mártires é verdade para nós; o que é verdade para nós, será verdade para todas as gerações do mundo em todas as terras, e será verdade para sempre. Este fato também é um fundamento justo para o louvor universal e, portanto, o salmo é tão adaptado para ser usado em todos os países e entre todos os povos. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 116 Salmo 118>

Introdução ao Salmo 117

A ocasião e o autor deste salmo são igualmente desconhecidos. DeWette o considera um salmo do templo e concorda com Rosenmuller na suposição de que foi cantado no início ou no final do serviço no templo. Knapp supõe que foi usado como um serviço intermediário, cantado durante o andamento do serviço geral para variar a devoção, e para despertar um novo interesse no serviço, seja cantado por um coro ou por todo o povo.

Em muitos manuscritos de Kennicott e De Rossi, e em várias edições das Escrituras, este salmo está unido ao seguinte. O salmo não tem caráter independente ou significado próprio, e parece ter sido projetado, como as “Doxologias” em nossos Livros de Salmos e Hinos, para ser anexado a outros salmos conforme a ocasião exigir. Não há salmo designado para adoração pública ao qual não possa ser devidamente anexado. [Barnes, aguardando revisão]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.