Bíblia, Revisar

Romanos 11

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!
1 Então pergunto: por acaso Deus rejeitou seu povo? De maneira nenhuma! Pois também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.

Rm 11: 1-36. Mesmo assunto continuou e concluiu – A última criação de todo o Israel, para ser, com os gentios, um reino de Deus na terra.

Eu digo então, Hath – “fez”

Deus rejeitou seu povo? De maneira nenhuma! – Nosso Senhor realmente anunciou que “o reino de Deus deveria ser tirado de Israel” (Mt 21:41); e quando perguntado pelos Onze, após a Sua ressurreição, se Ele iria naquele momento “restaurar o reino a Israel”, Sua resposta é uma virtual admissão de que Israel estava em algum sentido já fora do pacto (At 1:9). No entanto, aqui o apóstolo ensina que, em dois aspectos, Israel não foi “lançado fora”; Primeiro, não totalmente; Em segundo lugar, não finalmente. Primeiro, Israel não é totalmente descartado.

porque eu também sou israelita – veja Fp 3:5, e assim uma testemunha viva do contrário.

da semente de Abraão – de pura descendência do pai dos fiéis.

da tribo de Benjamim – (Fp 3:5), aquela tribo que, na revolta das dez tribos, constituiu, com Judá, o único reino fiel de Deus (1Rs 12:21), e depois do cativeiro, juntamente com Judá, o núcleo da nação judaica (Ed 4:110:9).

2 Deus não rejeitou seu povo, o qual desde antes conhecia. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias? Como ele fala a Deus, contra Israel:

o qual desde antes conhecia – Veja em Romanos 8:29 – Duas interpretações são possíveis aqui. O “pré-conhecimento”, ou decisão antecedente soberana da Mente Eterna, pode ser (a) aquilo que designou a nação para o privilégio, ou (b) aquilo que designou os indivíduos dela para a glória final. As palavras de Rm 11:3-5 favorecem esta última visão; e assim Paulo diria que “Deus nunca expulsou Israel da aliança; pois Ele sempre teve entre eles um conhecido “Israel de Deus”: o sentido anterior (designação nacional) seria perfeitamente legítimo em si mesmo; mas está menos de acordo com o contexto imediato, e com os raciocínios parecidos do cap. 9. A pergunta em vista aqui é “A nação foi tão rejeitada que os membros dela, como tal, foram rejeitados? Isso Paulo nega ao apontar para a “nação dentro da nação;” os fiéis eleitos. [Cambridge]

3 'Senhor, mataram os teus profetas, e derrubaram os teus altares; só eu fiquei, e buscam tirar-me a vida.'

e eu fui deixado sozinho – “eu só fiquei”.

4 Mas o que lhe disse a divina resposta? 'Reservei para mim sete mil homens que não dobraram os joelhos a Baal.'

sete mil homens que não dobraram os joelhos a Baal – não “a imagem de Baal”, segundo o suplemento de nossa versão.

5 Portanto, também agora no presente tempo ficou um remanescente, escolhido pela graça.

Portanto, também agora no presente tempo – “nesta presente temporada”; este período de rejeição de Israel. (Veja At 1:7, grego).

existe – “lá obtém” ou “permaneceu”

um remanescente, escolhido pela graça – “Como no tempo de Elias a apostasia de Israel não era tão universal como parecia ser, e como ele, no seu desalento, concluiu que fosse, agora a rejeição de Cristo por Israel Não é tão assustador na medida em que se poderia pensar: Há agora, como havia então, um remanescente fiel; não porém de pessoas naturalmente melhor do que a massa incrédula, mas de pessoas graciosamente escolhidas para a salvação. ”(Veja 1Co 4:7; 2Ts 2:13). Isso estabelece nossa visão do argumento sobre a eleição em Rm 9:1-29, como não sendo uma eleição de gentios no lugar de judeus, e meramente para vantagens religiosas, mas uma escolha soberana de alguns de Israel em si, dentre outros, acreditar e ser salvo. (Veja em Rm 9:6)

6 E, se é pela graça, logo não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça.

E… – melhor: “Agora, se (a eleição) for pela graça, não é mais de obras; pois [a] graça torna-se não mais graça: mas se for de obras ”, etc. (A autoridade de antigos manuscritos contra esta última cláusula, como supérflua e não originalmente no texto, embora forte, não é suficiente, pensamos, para justificar sua exclusão. Tais aparentes redundâncias não são incomuns com nosso apóstolo). A posição geral aqui estabelecida é de vital importância: que existem apenas duas possíveis fontes de salvação – as obras dos homens e a graça de Deus; e que estes são tão essencialmente distintos e opostos, que a salvação não pode ser de qualquer combinação ou mistura de ambos, mas deve ser totalmente de um ou de outro. (Veja em Rm 4:25, nota 3.)

7 Então, quê? O que Israel busca, isso não obteve; mas os escolhidos o obtiveram, e os demais foram endurecidos,

O que então? – Como está o fato?

O que Israel busca, isso não obteve – melhor: “O que Israel está buscando (isto é, Justificação ou aceitação com Deus – ver Rm 9:31); isso ele não encontrou; mas a eleição (o remanescente eleito de Israel) a encontrou, e o resto foi endurecido ”, ou entregue judicialmente à“ dureza de seus próprios corações ”.

8 como está escrito: 'Deus lhes deu espírito de insensibilidade; olhos que não veem, e ouvidos que não ouvem; até o dia de hoje.'

como está escrito – (Is 29:10; Dt 29:4).

Deus deu – “deu”

eles o espírito de sono – “estupor”

até hoje – “neste dia presente”.

9 E Davi diz: 'A mesa deles se torne em laço e armadilha; em meio de tropeço e retribuição para eles.

E Davi diz – (Sl 69:23), que em tal salmo messiânico deve ser destinado aos rejeitados de Cristo.

Deixe a mesa deles, etc. – isto é, deixe suas próprias bênçãos provarem uma maldição para eles, e seus prazeres só picam e se vingam deles.

10 Seus olhos se escureçam, para que não vejam, e suas costas fiquem constantemente encurvadas.'

e suas costas fiquem constantemente encurvadas – expressivo da decrepitude, ou da condição servil, para chegar à nação através do juízo justo de Deus. O objetivo do apóstolo em fazer essas citações é mostrar que o que ele tinha sido obrigado a dizer sobre a condição e as perspectivas de sua nação era mais que confirmado por suas próprias Escrituras. Mas, segundo, Deus não rejeitou o seu povo por fim. A ilustração deste ponto se estende, Rm 11:11-31.

11 Então, pergunto: por acaso tropeçaram para que caíssem? De maneira nenhuma! Mas pela queda deles a salvação veio aos gentios, para lhes provocarem ciúmes.

Eu digo então, Eles tropeçaram – “Eles tropeçaram”

que eles deveriam cair? Deus me livre; mas – o suplemento “sim” é melhor omitido.

através de sua queda – literalmente, “transgressão”, mas aqui melhor traduzida como “passo falso” (De Wette); não “cair”, como na nossa versão.

a salvação veio aos gentios, para lhes provocarem ciúmes – Aqui, como também em Rm 10:19 (citado em Dt 32:21), vemos que a emulação é um estímulo legítimo para o que é bom.

12 Ora, se a queda deles é o enriquecimento do mundo, e se o prejuízo deles é o enriquecimento dos gentios, quanto mais a sua plenitude!

Agora, se a queda deles – “Mas se a sua transgressão”, ou “passo falso”

sejam as riquezas dos gentios

mundo – como sendo a ocasião de sua ascensão a Cristo.

e a diminuição deles – isto é, a redução do verdadeiro Israel a um pequeno remanescente.

o enriquecimento dos gentios, quanto mais a sua plenitude! Isto é, sua recuperação completa (ver Rm 11:26); isto é, “Se um evento tão desfavorável como o de Israel caírem foi a ocasião de um bem indescritível para o mundo gentio, de quanto bem maior podemos esperar que um evento tão abençoado como a sua recuperação completa seja produtivo?”

13 Mas falo a vós mesmos, gentios; como sou apóstolo dos gentios, honro meu ministério,

Eu falo – “estou falando”

a vós mesmos, gentios – outra prova de que esta epístola foi dirigida aos crentes gentios. (Veja em Rm 1:13).

Eu magnifico – “glorifico”

meu escritório – A sentença que começa com “inasmuch” deve ser lida como um parêntese.

14 a fim de que, de alguma maneira, eu provoque ciúmes aos do meu povo, e salve alguns deles.

Eu posso provocar, etc. (veja Rm 11:11)

minha carne – Compare Is 58:7.

15 Pois, se a rejeição deles é a reconciliação do mundo, o que será sua admissão, senão vida dentre os mortos?

Pois, se a rejeição deles – O apóstolo havia negado que eles estavam a leste (Rm 11:1); aqui ele afirma isso. Mas ambos são verdadeiros; eles foram jogados fora, embora nem totalmente nem finalmente, e é desta rejeição parcial e temporária que o apóstolo aqui fala.

seja a reconciliação dos gentios

mundo, o que será sua admissão, senão vida dentre os mortos? – A recepção de toda a família de Israel, espalhados como estão entre todas as nações debaixo do céu, e os inimigos mais inveterados do Senhor Jesus, será uma estupenda manifestação do poder de Deus sobre os espíritos dos homens e de Seus presença gloriosa com os arautos da cruz, como não só vai despertar o espanto devoto em todos os lugares, mas também mudar o modo dominante de pensar e sentir em todas as coisas espirituais, para parecer uma ressurreição dos mortos.

16 E se as primícias são santas, a massa também é; e se a raiz é santa, os ramos também são.

Os israelitas eram obrigados a oferecer a Deus as primícias da terra – tanto em seu estado bruto, em um feixe de grãos recém colhidos (Lv 23:10-11), e em seu estado preparado, feito em bolos de massa (Nm 15:19-21) – pelo qual todo o produto daquela estação era considerado sagrado. É provável que a última dessas ofertas seja aqui intencionada, pois a palavra “granulado” se aplica melhor; e o argumento do apóstolo é que, como a separação para com Deus de Abraão, Isaque e Jacó, do resto da humanidade, como o tronco genético de sua raça, era tão real uma oferta de primícias como aquela que santificava a produzir da terra, assim, na estimativa divina, era tão real uma separação da massa ou “caroço” dessa nação em todos os tempos para Deus. A figura da “raiz” e seus “ramos” é de importância – a consagração de um deles estendendo-se ao outro.

17 Porém, se alguns dos ramos foram quebrados e separados, e sendo tu oliveira selvagem, foste enxertado no lugar deles, e feito participante da raiz, e nutrido pela boa oliveira,

E se – em vez disso, “Mas se”; isto é, “Se não obstante esta consagração da raça de Abraão a Deus.

alguns dos ramos – A massa dos israelitas descrentes e rejeitados é aqui chamada “alguns”, não, como antes, para enfrentar o preconceito judeu (ver em Rm 3:3, e em “não todos” em Rm 10:16), mas com a visão oposta de verificar o orgulho gentílico.

e tu, sendo uma oliveira selvagem, foi – “desperdiçado”

enxertado no lugar deles – Embora seja mais comum enxertar o corte superior no caule inferior, o método oposto, que é intencionado aqui, não é sem exemplo.

e com eles partakest – “foi feito participante”, juntamente com os ramos deixados, o remanescente crente.

da raiz, e nutrido pela boa oliveira – a rica graça assegurada por convênio com a verdadeira semente de Abraão.

18 não te orgulhes de ser melhor que os ramos. Mesmo se te orgulhares, não és tu que sustentas a raiz, mas sim, a raiz a ti.

Boast não contra o – rejeitado

ramos. Mas se tu – “fazer”

vanglorie-se – lembre-se que

tu não tens – “não és tu que bearest”

a raiz, mas sim, a raiz a ti – “Se os ramos não podem se gloriar sobre a raiz que os sustenta, então os gentios não podem se gabar sobre a semente de Abraão; Pois qual é a tua posição, ó gentio, em relação a Israel, senão a de um ramo em relação à raiz? De Israel veio tudo o que tu és e tens na família de Deus; pois “a salvação é dos judeus” (Jo 4:22).

19 Tu, então, dirás: “Os ramos foram quebrados para que eu fosse enxertado.”

Tu dirás então – como um pedido de ostentação.

Os ramos foram quebrados, para que eu pudesse ser enxertado.

20 É verdade. Por causa da incredulidade eles foram quebrados, e tu, por causa da fé estás firme. Não tenhas orgulho, mas sim temor,

Bem – “Seja assim, mas lembre-se disso”

por causa da incredulidade eles foram quebrados, e tu tendes – não como um gentio, mas unicamente

pela fé – Mas como a fé não pode viver naqueles “cuja alma está elevada” (Hb 2:4).

Não seja obstinado, mas temor – (Pv 28:14; Fp 2:12):

21 pois, se Deus não poupou os ramos naturais, ele poderá não poupar a ti também.

Pois se Deus não poupou os ramos naturais – surgiu do tronco-mãe.

ele poderá não poupar a ti também – um mero enxerto selvagem. Os primeiros poderiam, de antemão, ter sido considerados muito improváveis; mas, depois disso, ninguém pode admirar o último.

22 Olha, pois, a bondade e severidade de Deus; a severidade sobre os que caíram, mas a bondade de Deus sobre ti, se continuares na bondade; de outra maneira, também tu serás cortado fora.

Eis, pois, a bondade e a severidade de Deus: sobre os que caíram, severidade – em rejeitar a semente escolhida.

mas para ti, bondade – “bondade de Deus” é a verdadeira leitura, isto é, Sua soberana bondade em admitir-te a um pacto que antes era “estranho aos convênios da promessa” (Ef 2:12-20) .

se continuas na sua bondade – acreditando na dependência dessa bondade pura que te fez o que és.

23 E também eles, se não continuarem na incredulidade, serão enxertados, porque Deus é poderoso para enxertá-los de volta.

Esse apelo ao poder de Deus para efetuar a restauração de Seu povo antigo implica a vasta dificuldade dele – que todos os que já tiveram trabalhado para a conversão dos judeus é feito sentir deprimente. Que os expositores inteligentes pensem que isso se destinava a judeus individuais, reintroduzidos de tempos em tempos na família de Deus em sua crença no Senhor Jesus, é surpreendente; e ainda aqueles que negam a recuperação nacional de Israel devem e assim interpretam o apóstolo. Mas isso é para confundir as duas coisas que o apóstolo cuidadosamente distingue. Judeus individuais foram admissíveis em todos os momentos e foram admitidos na Igreja através do portão da fé no Senhor Jesus. Este é o “remanescente, mesmo no tempo presente, de acordo com a eleição da graça”, da qual o apóstolo, na primeira parte do capítulo, havia se chamado como um. Mas aqui ele fala manifestamente de algo que não existe, mas que deve ser visto como um grande acontecimento futuro na economia de Deus, a reedição da nação como tal, quando eles “não permanecem na incredulidade”. E embora isso esteja aqui Falado meramente como uma suposição (se a incredulidade deles cessar) – a fim de colocá-lo contra a outra suposição, do que acontecerá aos gentios se eles não permanecerem na fé – a suposição é transformada em uma previsão explícita em os versos seguintes.

24 Pois, se tu foste cortado da oliveira naturalmente selvagem, e contra a natureza enxertado na oliveira boa, quanto mais estes, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!

Pois se tu foste cortado – “cortou”

da oliveira naturalmente selvagem, e contra a natureza enxertado na oliveira boa, quanto mais estes… – Este é apenas o inverso de Rm 11:21: “Como a excisão dos gentios meramente enxertados por incredulidade é uma coisa muito mais esperada do que a excisão do Israel natural, antes disso aconteceu; então a restauração de Israel, quando eles forem levados a crer em Jesus, é uma coisa muito mais na linha do que devemos esperar, do que a admissão dos gentios a uma posição que eles nunca desfrutaram antes ”.

25 Não quero, irmãos, que ignoreis este mistério, para que não sejais sábios apenas a vós mesmos: o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios tenha entrado;

que ignoreis este mistério – A palavra “mistério”, tantas vezes usada pelo nosso apóstolo, não significa (como acontece conosco) algo incompreensível, mas “algo antes mantido em segredo, totalmente ou em sua maior parte, e agora só totalmente divulgado ”(compare Rm 16:25; 1Co 2:7-10; Ef 1:9-10; Ef 3:3-6,9-10).

para que não sejais sábios apenas a vós mesmos – como se somente vós estivesses em todo o tempo vindo a ser a família de Deus.

essa cegueira – “dureza”

em parte aconteceu a – “veio sobre”

Israel – isto é, vem parcialmente ou sobre uma porção de Israel.

até que a plenitude dos gentios seja – “tenha”

entre, isto é, não a conversão geral do mundo a Cristo, como muitos tomam; pois isso parece contradizer a última parte deste capítulo, e lançar a recuperação nacional de Israel longe demais no futuro: além disso, em Rm 11:15, o apóstolo parece falar do recebimento de Israel, não como seguindo, mas como contribuindo largamente para provocar a conversão geral do mundo – mas, “até que os gentios tenham tido seu tempo integral da Igreja visível para si mesmos enquanto os judeus estão fora, o que os judeus tinham até que os gentios fossem introduzidos”. Veja Lc 21:24).

26 e assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: 'O Libertador virá de Sião, e afastará as irreverências de Jacó.

e assim, todo o Israel será salvo – Entender esta grande afirmação, como alguns ainda fazem, meramente de tal criação gradual de judeus individuais, que não deve permanecer em descrença, é para fazer violência manifesta tanto a ela quanto à contexto inteiro. Só pode significar o ajuntamento supremo de Israel como nação, em contraste com o presente “remanescente” (So Tholuck, Meyer, De Wette, Filipos, Alford, Hodge). Três confirmações disto agora seguem: duas dos profetas e uma terceira da própria aliança abraâmica. Primeiro, como está escrito: Haverá Sião, o libertador, e

deve – ou, de acordo com o que parece a verdadeira leitura, sem o “e” – “Ele deve”

afastará as irreverências de Jacó – O apóstolo, tendo desenhado suas ilustrações da pecaminosidade do homem principalmente do Sl 14:1-7 e Is 59:1-21, agora parece combinar a linguagem dos mesmos dois lugares a respeito da salvação de Israel a partir dele (Bengel). Em um lugar, o salmista deseja ver a “salvação de Israel saindo de Sião” (Sl 14:7); na outra, o profeta anuncia que “o Redentor (ou ‘Libertador’) virá (ou ‘para’) Sião” (Is 59:20). Mas como todas as gloriosas manifestações do Deus de Israel foram consideradas como saindo de Sião, como a sede de Sua glória manifestada (Sl 20:2110:2; Is 31:9), a vez que o apóstolo dá a as palavras apenas acrescentam a eles aquela ideia familiar. E enquanto o profeta anuncia que Ele “virá para (ou, ‘para’) os que se desviam da transgressão em Jacó”, enquanto o apóstolo O faz dizer que Ele virá “para desviar a impiedade de Jacó”, isto é tirado de a versão Septuaginta, e parece indicar uma leitura diferente do texto original. O sentido, no entanto, é substancialmente o mesmo em ambos. Segundo,

27 E este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados.'

Pelo contrário, “e” (de novo); introduzindo uma nova cotação.

esta é minha aliança com eles – literalmente, “esta é a aliança de mim para eles.”

quando eu tirar os seus pecados – Isto, acreditamos, é um breve resumo de Jr 31:31-34 do que as palavras expressas de qualquer predição, Aqueles que crêem que não há previsões relativas ao Israel literal no Antigo Testamento, que se estendem para além do fim da economia judaica, são obrigados a ver essas citações pelo apóstolo como meras adaptações da linguagem do Antigo Testamento para expressar suas próprias previsões [Alexandre em Isaías, etc.]. Mas como isto é forçado, nós veremos presentemente.

28 Assim, quanto ao Evangelho, eles são inimigos, para benefício vosso; mas quanto à escolha divina , são amados, por causa dos patriarcas.

quanto ao Evangelho, eles são inimigos, para benefício vosso – isto é, são considerados e tratados como inimigos (em estado de exclusão pela incredulidade, da família de Deus) para o benefício de vocês, gentios; no sentido de Rm 11:11,15.

mas como comovente, a eleição – de Abraão e sua semente.

são amados – mesmo em seu estado de exclusão pelo amor dos pais.

29 Pois os dons gratuitos e o chamado da parte de Deus não podem ser cancelados.

Para os presentes e chamados – “e o chamado”

Deus não podem ser cancelados – “não ser” ou “não pode arrepender-se”. Pelo “chamado de Deus”, neste caso, entende-se aquele ato soberano pelo qual Deus, no exercício de Sua livre escolha, “ chamado “Abraão para ser o pai de um povo peculiar; enquanto “os dons de Deus” aqui denotam os artigos da aliança que Deus fez com Abraão, e que constituíram a distinção real entre a sua e todas as outras famílias da terra. Ambos, diz o apóstolo, são irrevogáveis; e como o ponto para o qual ele se refere a tudo isso é o destino final da nação israelita, é claro que a perpetuidade de todos os tempos da aliança abraâmica é a coisa aqui afirmada. E para que ninguém diga que embora Israel, como nação, não tenha nenhum destino sob o Evangelho, mas como um povo desapareceu do palco quando a parede do meio da partição foi quebrada, ainda assim o pacto abraâmico ainda permanece na semente espiritual. de Abraão, composto de judeus e gentios em uma massa indistinta de homens redimidos sob o Evangelho – o apóstolo, como se para impedir essa suposição, declara expressamente que o próprio Israel que, como concernente ao Evangelho, é considerado como “inimigo do Gentile ‘sakes, “são” amados por causa dos pais “; e é em prova disso que ele acrescenta: “Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento”. Mas em que sentido os filhos de Israel, incrédulos e excluídos, são “amados por causa dos pais”? recordações ancestrais, como se olha com interesse na criança de um querido amigo por causa desse amigo [Dr. Arnold] – um belo pensamento, e não estranho às Escrituras, neste mesmo assunto (veja 2Cr 20:7; Is 41:8) – mas é de conexões e obrigações ancestrais, ou sua descendência linear e unidade em pacto com os pais com quem Deus originalmente o estabeleceu. Em outras palavras, o Israel natural – não “o remanescente deles segundo a eleição da graça”, mas a NAÇÃO, surgida de Abraão de acordo com a carne – ainda é um povo eleito e, como tal, “amado”. o mesmo amor que escolheu os pais, e descansou nos pais como um pai da nação, ainda descansa em seus descendentes em geral, e ainda os recuperará da incredulidade, e os restabelecerá na família de Deus.

30 Pois, assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, agora recebestes misericórdia pela desobediência deles,

Pois como vós outrora não crestes – ou “obedecestes”

Deus – isto é, não concedeu a Deus “a obediência da fé”, enquanto estranhos a Cristo.

contudo agora obtive misericórdia através de – por ocasião de

sua incredulidade – (Veja em Rm 11:11; ver em Rm 11:15; ver em Rm 11:28).

31 assim também agora eles foram desobedientes, a fim de que, pela misericórdia que foi a vós concedida, eles também agora recebam misericórdia;

Mesmo assim, esses – os judeus.

agora não acredita – ou “agora foi desobediente”

que através da sua misericórdia – a misericórdia mostrada a você.

eles também agora recebam misericórdia – Aqui está uma ideia inteiramente nova. O apóstolo tem até agora se debruçado sobre a incredulidade dos judeus como abrindo caminho para a fé dos gentios – a exclusão de um ocasionando a recepção do outro; uma verdade cedendo a generosos e crentes gentios, mas mesclando satisfação. Agora, abrindo uma perspectiva mais animadora, ele fala da misericórdia demonstrada aos gentios como um meio de recuperação de Israel; o que parece significar que será pela instrumentalidade de crer aos gentios que Israel como uma nação é longamente “olhar para Aquele a quem eles trespassaram e lamentar por Ele”, e assim “obter misericórdia”. (Veja 2Co 3:15-16).

32 porque Deus pôs todos debaixo da desobediência, a fim de ter misericórdia para com todos.

Porque Deus os concluiu todos em incredulidade – “encerrou a todos até a incredulidade”

a fim de ter misericórdia para com todos – isto é, daqueles “todos” de quem ele havia discursado; os gentios primeiro, e depois deles os judeus [Fritzsche, Tholuck, Olshausen, De Wette, Filipos, Stuart, Hodge]. Certamente não é “toda a humanidade individualmente” [Meyer, Alford]; pois o apóstolo não está aqui lidando com indivíduos, mas com aquelas grandes divisões da humanidade, judeus e gentios. E o que ele diz aqui é que o propósito de Deus era fechar cada uma dessas divisões de homens à experiência primeiro de um estado humilhado e condenado, sem Cristo, e depois à experiência de Sua misericórdia em Cristo.

33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão incompreensíveis são os seus juízos, e inimagináveis os seus caminhos!

Ó profundidade… – O apóstolo agora se entrega à admirada contemplação da grandeza daquele plano divino que ele havia esboçado.

34 Pois quem entendeu a mentalidade do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?

quem entendeu a mentalidade do Senhor? Veja Jó 15:8; Jr 23:18.

Ou quem foi o seu conselheiro? Veja Is 40:13-14.

35 Ou quem lhe deu primeiro, para ser por ele recompensado?

Ou quem primeiro deu a ele, e será recompensado com ele – “e terá a recompensa feita a ele”

novamente – veja Jó 35:7; 41:11. Estas questões, assim serão vistas, são apenas citações do Antigo Testamento, como se para mostrar como o povo antigo de Deus era familiar a grande verdade que o apóstolo tinha acabado de proferir, que os planos e métodos de Deus no A dispensação da Sua Graça tem um alcance de compreensão e sabedoria estampada neles, que os mortais finitos não podem imaginar, muito menos poderiam imaginar, antes de serem revelados.

36 Porque dele, por ele, e para ele, são todas as coisas! A ele seja a glória eternamente! Amém!

Para ele, e através dele, e para ele, são todas as coisas: para quem – “para ele”

A ele seja a glória eternamente! Amém! – Assim dignamente – com uma brevidade apenas igualada pela sua sublimidade – o apóstolo aqui resume toda esta questão. “Dele são todas as coisas”, como sua fonte eterna: “através dele são todas as coisas”, na medida em que ele traz tudo para passar, que em seus conselhos eternos Ele propôs: “a ele são todas as coisas”, como sendo seu último fim. ; a manifestação da glória de Suas próprias perfeições é o supremo, porque o mais alto projeto possível de todo o Seu procedimento, do primeiro ao último.

<Romanos 10 Romanos 12>

Introdução à Romanos 11

Neste capítulo rico, note, (1) É um consolo indizível saber que em tempos de decadência religiosa mais profunda e deserção mais extensa da verdade, a lâmpada de Deus nunca foi permitida a sair, e que um remanescente fiel já existiu – um remanescente maior que seus próprios espíritos caídos poderiam facilmente acreditar (Rm 11:1-5).

(2) A preservação deste remanescente, assim como sua separação no primeiro, é tudo de mera graça (Rm 11:5-6).

(3) Quando indivíduos e comunidades, depois de muitos avisos infrutíferos, são abandonados por Deus, eles vão de mal a pior (Rm 11:7-10).

(4) Deus ordenou que Ele lidasse com as grandes divisões da humanidade, “para que nenhuma carne se glorie em Sua presença.” Gentios e Judeus, por sua vez, foram “calados para a incredulidade”, que cada um por sua vez pode experimentar o “ misericórdia ”que salva o chefe dos pecadores (Rm 11:11-32).

(5) Como somos “justificados pela fé”, assim somos “guardados pelo poder de Deus pela fé” – fé somente – para a salvação (Rm 11:20-32).

(6) O pacto de Deus com Abraão e sua semente natural é um pacto perpétuo, com igual força sob o Evangelho como antes dele. Portanto, é que os judeus como nação ainda sobrevivem, apesar de todas as leis que, em circunstâncias semelhantes, extinguiram ou destruíram a identidade de outras nações. E, portanto, é que os judeus como uma nação ainda serão restaurados para a família de Deus, através da sujeição de seus corações orgulhosos àquele a quem eles trespassaram. E como os gentios crentes serão honrados em ser os instrumentos desta estupenda mudança, assim o vasto mundo gentio colherá tanto benefício dela, que será como a comunicação da vida a eles dentre os mortos.

(7) Assim, a Igreja Cristã tem o maior motivo para o estabelecimento e vigoroso julgamento de missões aos judeus; Deus não apenas prometeu que haverá um remanescente deles reunido em todas as épocas, mas também se comprometeu com o ajuntamento final de toda a nação, atribuindo a honra daquele ajuntamento à Igreja gentia, e assegurou-lhes que o evento, quando isso acontecer chegará, terá um efeito vivificante em todo o mundo (Rm 11:12-16,26-31).

(8) Aqueles que pensam que em todas as profecias evangélicas do Antigo Testamento os termos “Jacó”, “Israel”, etc., devem ser entendidos unicamente da Igreja Cristã, pareceriam ler o Antigo Testamento diferentemente do apóstolo. que, a partir do uso desses mesmos termos na profecia do Antigo Testamento, desenha argumentos para provar que Deus tem misericórdia para o Israel natural (Rm 11:26-27).

(9) Meras investigações intelectuais sobre a verdade divina em geral, e o sentido dos oráculos vivos em particular, como eles têm um efeito endurecedor, então eles são um grande contraste com o espírito do nosso apóstolo, cujo esboço alongado do majestoso Deus procedimento para os homens em Cristo Jesus termina aqui em uma explosão de admiração, que perde-se no quadro ainda mais elevado de adoração (Rm 11:33-36).

Leia também uma introdução à Epístola aos Romanos

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados