Filipenses 3

1 No restante, meus irmãos, alegrai-vos no Senhor. Não me é incômodo escrever as mesmas coisas, e isso é para a vossa segurança.

Comentário A. R. Fausset

as mesmas coisas – concernentes ao “alegrai-vos”, a característica predominante nesta epístola (Filipenses 1:18, 252:174:4, onde, compare o “volto a dizer”, com “as mesmas coisas” aqui).

no Senhor – marca o verdadeiro fundamento da alegria, em contraste com “ter confiança na carne”, ou em qualquer assunto exterior de orgulho (Filipenses 3:3) ou alegria carnal.

para a vossa segurança – A alegria espiritual é a melhor segurança contra o erro (Filipenses 3:2; Neemias 8:10). [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

2 Cuidado com os cães! Cuidado com os que operam o mal! Cuidado com a mutilação!

Comentário A. R. Fausset

Cuidado – grego, “tenha seu olhar em”, para ficar atento. Contraste “observai”, de modo a seguir Filipenses 3:17.

cães – isto é, aquelas pessoas impuras “das quais eu tenho dito frequentemente” (Filipenses 3:18-19); “Abomináveis” (compare Apocalipse 21:8, com Apocalipse 22:15; Mateus 7:6; Tito 1:15-16): “cães” na imundícia, falta de castidade e rispidez (Deuteronômio 23:18; Salmo 59:6, 14-15, 2Pedro 2:22): especialmente “inimigos da cruz de Cristo” (Filipenses 3:18; Salmo 22:16, 20). Os judeus consideravam os gentios como “cães” (Mateus 15:26); mas, por sua própria incredulidade, deixaram de ser o verdadeiro Israel e tornaram-se “cães” (compare Isaías 56:10-11).

operam o mal – (2Coríntios 11:13), “obreiros fraudulentos”. Não apenas “malfeitores” são entendidos, mas homens que “trabalham”, na verdade, ostensivamente para o Evangelho, mas trabalhavam para o mal: “não servindo ao nosso Senhor, mas seu próprio ventre” (Filipenses 3:19; compare Romanos 16:18). Traduza: “Os que operam o mal”, isto é, maus mestres (compare com 2Timóteo 2:15). [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

3 Pois a circuncisão somos nós, que servimos a Deus pelo Espírito, orgulhamo-nos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.

Comentário A. R. Fausset

Pois a circuncisão somos nós – (Romanos 2:25-29; Colossenses 2:11).

servimos a Deus pelo Espírito – nosso serviço religioso é prestado pelo Espírito (Jo 4:23-24). O culto legal era exterior e consistia em atos exteriores, restritos a certos tempos e lugares. O culto cristão é espiritual, fluindo da obra do Espírito Santo, não relacionado a certos atos isolados, mas abrangendo toda a vida (Romanos 12:1). Na forma antiga, os homens confiavam em algo humano, seja descendente da nação teocrática, ou a justiça da lei, ou a mortificação da “carne” (“Ter confiança” ou “glória na carne”) (Neandro) (Romanos 1:9).

orgulhamo-nos em Cristo Jesus – “glorifiquem-se em Cristo Jesus”, não na lei: o fundamento de seu orgulho.

não confiamos na carne – mas no Espírito. [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

4 Embora eu também tenho como confiar na carne. Se outro alguém pensa que pode confiar na carne, ainda mais eu:

Embora eu (um dos “nós” de Filipenses 3:3) também tenho como confiar na carne. Entre os sete aspectos de superioridade enumerados em Filipenses 3:5-6, quatro vieram a Saulo por nascimento, três por aquisição. [Dummelow, 1909]

Mais comentários 🔒

5 circuncidado ao oitavo dia, da descendência de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fariseu;

Comentário A. R. Fausset

Em três detalhes, ele mostra como ele podia “confiar na carne” (Filipenses 3:4): (1) Seu puro sangue judeu. (2) Sua precisão legal e status elevado como tal. (3) Seu zelo pela lei.

da tribo de Benjamim – filho de Raquel, não da criada (Bengel).

hebreu de hebreus – nem um ou outro pai sendo gentio. O “hebreu”, onde quer que morasse, retinha a linguagem de seus pais. Assim Paulo, embora estabelecido em Tarso, uma cidade grega, chama a si mesmo de hebreu. Um “grego” ou helenista, por outro lado, no Novo Testamento, é o termo usado para um judeu de “língua grega” (Trench).

segundo a lei – isto é, quanto ao status legal e rigidez.

fariseu – “da seita mais severa” (Atos 26:5). [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

6 segundo o zelo, perseguidor da Igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.

Comentário A. R. Fausset

irrepreensível – grego, “tendo-se tornado irrepreensível” quanto à retidão cerimonial: tendo atingido aos olhos do homem a perfeição legal sem culpa. Quanto à santidade diante de Deus, que é o espírito interior e verdadeiro da lei, e que flui da “justiça de Deus pela fé”, declara (Filipenses 3:12-14) que não alcançou a perfeição. [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

7 Mas o que para mim era ganho considerei como perda, por causa de Cristo.

Comentário A. R. Fausset

ganho – incluindo todas as possíveis vantagens do status externo, das quais ele havia até então desfrutado.

considerei como perda por causa de Cristo – (Mateus 16:26; Lucas 9:25). [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

8 E, na verdade, considero também todas as coisas como perda, por causa da superioridade de conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por ele aceitei perder todas essas coisas, e as considero como dejetos, a fim de que eu possa ganhar a Cristo;

Comentário A. R. Fausset

meu Senhor – acreditando e amando a apropriação dEle (Salmo 63:1; Jo 20:28).

dejetos – grego, “considero (como excrementos, fezes, escória) lançada para os cães”, como a derivação expressa. Uma “perda” é de algo tendo valor; mas “recusar” é jogado fora como não merecedor de ser mais tocado ou olhado.

ganhar – Um homem não pode fazer de outras coisas seu “ganho” ou confiança principal e, ao mesmo tempo, “ganhar a Cristo”. Aquele que perde todas as coisas, e até mesmo a si mesmo, por causa de Cristo, ganha Cristo: Cristo é Dele, e Ele é de Cristo (Cânticos 2:166:3; Lucas 9:23-24; 1Coríntios 3:23). [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

9 e que eu seja achado nele, não tendo a minha justiça proveniente da Lei, mas sim a que é pela fé em Cristo, a justiça da parte de Deus pela fé;

Comentário A. R. Fausset

seja achado nele – “ser encontrado” em Sua segunda vinda, vivendo espiritualmente “Nele” como o principal [element] da minha vida. Uma vez perdido, fui “achado” e espero ser perfeitamente “achado” por Ele (Lucas 15:8).

minha justiçada [isto é, a partir da] lei – (Filipenses 3:6; Romanos 10:35). “

justiça da parte de Deus pela fé. Grego, “que vem de Deus (repousando) sobre a fé”. Paulo foi transportado da escravidão legal para a liberdade cristã de uma vez, e sem qualquer transição gradual. Portanto, as amarras do farisaísmo foram desfeitas instantaneamente, e a oposição ao judaísmo farisaico substituiu a oposição ao Evangelho. Assim, a providência de Deus o preparou de maneira adequada para o trabalho de destruir toda ideia de justificação pela lei. “A justiça da fé”, no sentido de Paulo, é a justiça ou perfeita santidade de Cristo apropriada pela fé, como a base objetiva de confiança para o crente, e também como um novo princípio subjetivo de vida. Portanto, inclui a essência de uma nova disposição e pode facilmente passar para a ideia de santificação, embora as duas ideias sejam originalmente distintas. Não é um ato arbitrário de Deus, como se ele tratasse como inocente um homem que persiste no pecado, simplesmente porque ele crê em Cristo; mas o objetivo por parte de Deus corresponde ao subjetivo por parte do homem, ou seja, a fé. A realização do arquétipo da santidade através de Cristo contém a promessa de que isso será realizado em todos os que estão unidos a Ele pela fé e que se tornam os instrumentos do Seu Espírito. O potencial para santidade [germ] é transmitido a eles ao crerem, embora o fruto de uma vida perfeitamente conformada ao Redentor só possa ser desenvolvido gradualmente nesta vida [Neander]. [Jamieson; Fausset; Brown, 1873]

Mais comentários 🔒

10 para eu conhecer a ele, assim como o poder de sua ressurreição e a comunhão em seus sofrimentos, tornando-me conforme a ele em sua morte;

Comentário A. R. Fausset

para eu conhecer a ele – experimentalmente. O objetivo da “justiça” já mencionada. Este versículo retoma e explica mais completamente “a excelência do conhecimento de Cristo” (Filipenses 3:8). Conhecê-lo é mais do que meramente conhecendo uma doutrina sobre ele. Os crentes são trazidos não apenas para uma redenção, mas para o próprio Redentor.

o poder de sua ressurreição – assegurando os crentes de sua justificação (Romanos 4:25; 1Coríntios 15:17), e elevando-os espiritualmente com Ele, em virtude de sua identificação com Ele nisto, como em todos os atos de Sua obra redentora por nós (Romanos 6:4; Colossenses 2:12; Colossenses 3:1). O poder do Espírito Divino, que O elevou da morte literal, é o mesmo que eleva os crentes agora da morte espiritual (Efésios 1:19-20), e levantará seus corpos da morte literal no futuro (Romanos 8:11).

a comunhão de seus sofrimentos – por identificação com Ele em Seus sofrimentos e morte, por imputação; também, na verdade, carregando a cruz o que é colocada sobre nós, após o Seu exemplo, e assim “cumprir na carne o restante das aflições de Cristo” (Colossenses 1:24); e na vontade de suportar algo por amor a ele (Mateus 10:38; Mateus 16:24; 2Timóteo 2:11). Como Ele suportou todos os nossos sofrimentos (Isaías 53:4), assim nós participamos Dele.

tornando-me conforme a ele em sua morte – “conforme a semelhança da Sua morte”, ou seja, por contínuos sofrimentos por amor a Ele, e mortificação do eu carnal (Romanos 8:29; 1Coríntios 15:31; 2Coríntios 4:10-12Gálatas 2:20). [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

11 para que, de alguma maneira, eu alcance a ressurreição dos mortos.

Comentário A. R. Fausset

de alguma maneira – não implicando a incerteza da questão, mas a sinceridade da luta da fé (1Coríntios 9:26-27), e a necessidade urgente de auto-vigilância (1Coríntios 10:12) .

eu alcance a ressurreição dos mortos – ou seja, a primeira ressurreição; a dos crentes na vinda de Cristo (1Coríntios 15:23; 1Tessalonicenses 4:15; Apocalipse 20:5-6). A palavra grega não ocorre em nenhum outro lugar no Novo Testamento. “O poder da ressurreição de Cristo” (Romanos 1:4) assegura a obtenção do crente da “ressurreição do (restante dos) mortos” (compare Filipenses 3:20-21). Compare “considerado digno de obter a ressurreição dentre os mortos” (Lucas 20:35). “A ressurreição dos justos” (Lucas 14:14). [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

12 Não que eu já a tenha obtido, ou que já seja perfeito; mas sigo a fim de alcançar aquilo para o qual eu também fui alcançado por Cristo Jesus.

Comentário A. R. Fausset

obtido – ou seja, um perfeito conhecimento de Cristo, e do poder de Sua morte, e comunhão de Seus sofrimentos, e conformidade com Sua morte.

ou que já seja perfeito – “ou já estou aperfeiçoado”, isto é, coroado com a guirlanda da vitória, minha jornada concluída e a perfeição absolutamente alcançada. A imagem é a de um percurso de corrida. Veja 1Coríntios 9:24; Hebreus 12:23.

Jesus – Paulo estava perto de “alcançar” o prêmio (2Timóteo 4:7-8). Cristo, o autor, é também o consumador da “corrida” de seu povo. [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

13 Irmãos, não considero como se já a tivesse obtido; mas uma coisa faço: esqueço as coisas que ficam para trás, e avanço para as que estão adiante,

Comentário A. R. Fausset

não considero – Aquele que se considera perfeito deve enganar-se chamando a fraqueza do pecado (1João 1:8); ao mesmo tempo, cada um deve visar a perfeição, ser um cristão (Mateus 5:48).

esqueço as coisas que ficam para trás – Olhando para trás é certo que acabará voltando (Lucas 9:62): Assim ocorreu a esposa de Ló (Lucas 17:32). Se, ao interrompermos uma corrente, paramos de puxar o remo contra ela, somos levados de volta. A palavra de Deus para nós é como foi para Israel: “Diz aos filhos de Israel que marchem” (Êxodo 14:15). A Bíblia é o nosso marco para nos mostrar se estamos progredindo ou retrocedendo.

avanço para as que estão adiante – como um corredor em uma corrida, e o corpo inclinado para a frente. O cristão é sempre humilhado pelo contraste entre o que ele é e o que ele deseja ser (Bengel).

para as coisas – em direção as coisas (Hebreus 6:1). [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

14 e prossigo para o alvo, ao prêmio do chamado de cima, de Deus em Cristo Jesus.

Comentário A. R. Fausset

chamado de cima – (Gálatas 4:26; Colossenses 3:1): “do chamado celestial” (Hebreus 3:1). “O prêmio” é “a coroa da justiça” (1Coríntios 9:24; 2Timóteo 4:8). Apocalipse 2:10, “coroa da vida”. 1Pedro 5:4, “a indestrutível coroa de glória”. “Chamado de cima”, ou “chamado celestial”, não se restringe, como Alford pensa, ao próprio chamado de Paulo como apóstolo pela convocação de Deus do céu; mas o chamado comum de todos os cristãos à salvação em Cristo, que vem do céu nos convida para o céu, para onde nossas mentes devem ser elevadas. [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

15 Por isso, todos nós que somos maduros, tenhamos essa mesma mentalidade; e se em algo pensais de maneira diferente, Deus também vos revelará isso.

Comentário A. R. Fausset

Por isso – retomando Filipenses 3:3. Isto é, adultos (não mais “bebês”) na vida cristã (Filipenses 3:3, “adorando a Deus no Espírito, e não tendo confiança na carne”) 1Coríntios 2:6, totalmente estabelecido nas coisas de Deus. Aqui, por “perfeito”, ele quer dizer um totalmente apto para correr (Bengel); conhecer e cumprir as leis do percurso (2Timóteo 2:5). Embora “perfeito” nesse sentido, ele ainda não era “aperfeiçoado” (grego) no sentido pretendido em Filipenses 3:12, a saber, “coroado com a vitória completa” e tendo alcançado a perfeição absoluta.

tenhamos essa mesma mentalidade – tendo a mente que ele havia descrito, Filipenses 3:7-14.

se em algo pensais de maneira diferente – tendo uma opinião muito alta de si mesmos quanto à sua realização da perfeição cristã. “Aquele que pensa que alcançou tudo, não tem nada” (Crisóstomo). Provavelmente, também, ele se refere àqueles que foram tentados a pensar em atingir a perfeição pela lei (Gálatas 3:3): quem precisava do aviso (Filipenses 3:3), “Cuidado com a concisão”, embora por causa de sua antiga piedade, Paulo espera com confiança (como em Gálatas 5:10) que Deus irá revelar o caminho da mente correta para eles. Paulo ensinou externamente Deus “revela” a verdade internamente pelo Seu Espírito (Mateus 11:2516:17; 1Coríntios 3:6).

Deus também vos revelará isso – que sinceramente se esforça para fazer a vontade de Deus (Jo 7:17; Efésios 1:17). [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

16 Porém andemos conforme aquilo a que já chegamos.

Comentário A. R. Fausset

A expectativa de uma nova revelação não é torná-lo menos cuidadoso em andar de acordo com o grau de conhecimento das coisas divinas e a perfeição que você já alcançou. Deus faz novas revelações para aqueles que caminham até as revelações que eles já têm (Oséias 6:3). [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

17 Sede meus imitadores, irmãos, e observai atentamente os que assim andam, como o exemplo que tendes em nós;

Comentário A. R. Fausset

meus – como eu sou um imitador de Cristo (1Coríntios 11:1): não me imponha mais do que imito a Cristo. Ou como Bengel “Meus colegas imitadores de Deus” ou “Cristo”; “Imitadores de Cristo junto comigo” (ver em Filipenses 2:22; Efésios 5:1). [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

18 pois, como muitas vezes eu vos disse, e agora também digo chorando, muitos andam como inimigos da cruz de Cristo.

Comentário A. R. Fausset

muitas vezes – há necessidade de aviso constante.

chorando – (Romanos 9:2). Um tom duro ao falar das inconsistências dos mestres é o oposto do espírito de Paulo, e o de Davi (Salmo 119:136) e Jeremias (Jeremias 13:17). O Senhor e Seus apóstolos, ao mesmo tempo, falam mais fortemente contra os mestres vazios (como os fariseus) do que contra os escarnecedores abertos.

muitos andam – de tal maneira. Não sigam os malfeitores, porque eles são “muitos” (Êxodo 23:2). Seus números são uma presunção contra o fato de ser “pequeno rebanho” de Cristo (Lucas 12:32).

inimigos da cruz de Cristo – em sua prática, não em doutrina (Gálatas 6:14; Hebreus 6:6; Hebreus 10:29). [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

19 O fim deles é a perdição. O Deus deles é o ventre, e têm orgulho do que deviam se envergonhar. Eles se importam mais com as coisas terrenas.

Comentário A. R. Fausset

perdição – eterna na vinda de Cristo. Filipenses 1:28, “perdição”; a palavra oposta é “Salvador” (Filipenses 3:20).

O Deus deles é o ventre (Romanos 16:18); daqui em diante para ser destruído por Deus (1Coríntios 6:13). Em contraste com o nosso “corpo” (Filipenses 3:21), que nosso Deus, o Senhor Jesus, deve “moldar como o Seu corpo glorioso”. Seu ventre agora é deleitado, nosso corpo agora é desperdiçado; então os respectivos estados de ambos serão revertidos.

têm orgulho do que deviam se envergonhar – Como “glória” é frequentemente usada no Antigo Testamento para Deus (Salmo 106:20), então aqui ela responde a “cujo Deus”, na sentença paralela; e “vergonha” é o termo do Antigo Testamento desdenhosamente dado a um ídolo (Juízes 6:32). Oséias 4:7 parece ser referido por Paulo (compare Romanos 1:32). Parece não haver alusão à circuncisão, como não mais gloriosa, mas uma vergonha para eles (Filipenses 3:2). A referência do contexto imediato é a sensualidade e a carnalidade em geral.

Ele se importam mais com as coisas terrenas – (Romanos 8:5). Em contraste com Filipenses 3:20; Colossenses 3:2. [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

20 Mas nós somos cidadãos dos céus, de onde também esperamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Comentário A. R. Fausset

Mas nós somos cidadãos dos céus – Nós somos apenas peregrinos na terra; como, então, deveríamos “cuidar das coisas terrenas?” (Filipenses 3:19; Hebreus 11:9-10,13-16). A cidadania romana era então altamente valorizada; quanto mais deveria a cidadania celestial (Atos 22:28; compare com Lucas 10:20)?

esperamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo – “Esperamos (assim traduziu o mesmo grego, Romanos 8:19) o Senhor Jesus como (isto é, na qualidade de) Salvador” (Hebreus 9:28) . Que Ele é “o Senhor”, agora exaltado acima de todo nome, assegura nossa expectativa (Filipenses 2:9-11). Nosso Sumo Sacerdote subiu ao Santo dos Santos, não feito por mãos, para nos expiar; e como os israelitas estavam fora do tabernáculo, esperando o retorno de Arão (compare Lucas 1:21), assim devemos olhar para os céus esperando Cristo dali. [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

21 Ele transformará o nosso degradante corpo, para que seja conforme o seu corpo glorioso, segundo a operação do seu poder de sujeitar para si todas as coisas.

Comentário A. R. Fausset

segundo a operação do seu poder de sujeitar para si todas as coisas– não apenas para tornar o corpo semelhante ao seu, mas para “subjugar todas as coisas”, até mesmo a própria morte, bem como Satanás e o pecado. Ele deu uma amostra da transfiguração vindoura no monte (Mateus 17:1, etc.). Não é uma mudança de identidade, mas de forma (Salmo 17:15; 1Coríntios 15:51). Nossa ressurreição espiritual agora é o penhor da nossa ressurreição corporal para a glória futura (Filipenses 3:20; Romanos 8:11). Como o corpo glorificado de Cristo era essencialmente idêntico ao Seu corpo de humilhação; assim nossos corpos de ressurreição como crentes, desde que eles serão como o Dele, serão idênticos essencialmente com nossos corpos atuais, e ainda “corpos espirituais” (1Coríntios 15:42-44). Nossa “esperança” é que Cristo, ao ressuscitar dentre os mortos, obteve o poder e se tornou o modelo de nossa ressurreição (Miqueias 2:13). [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

<Filipenses 2 Filipenses 4>

Introdução à Filipenses 3

Advertência contra os judaizantes, Paulo tem maior causa do que eles em confiar na justiça legal, mas renunciou pela justiça de Cristo, na qual ele apressa-se a perfeição. Advertência contra pessoas carnais. Contraste da vida e esperança do crente. [Fausset]

Visão geral de Filipenses

Na carta aos Filipenses, “Paulo agradece os cristãos filipenses pela sua generosidade e compartilha como todos são chamados a imitar o amor abnegado de Jesus”. Para uma visão geral desta carta, assista ao breve vídeo abaixo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Epístola aos Filipenses.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.