Tito 1

1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos escolhidos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a devoção divina;

Comentário A. R. Fausset

servo de Deus…não encontrado em outro lugar na mesma conexão. Em Romanos 1:1 é “servo de Jesus Cristo” (Gálatas 1:10; Filemom 1:1; compare com Atos 16:17; Apocalipse 1:1; Apocalipse 15:3).

segundo a féeste é o objetivo do meu apostolado (compare Tito 1:4, Tito 1:9; Romanos 1:5).

dos escolhidospor quem devemos suportar todas as coisas (2Timóteo 2:10). Esta eleição tem seu fundamento, não em qualquer coisa pertencente àqueles assim distinguidos, mas no propósito e vontade de Deus desde a eternidade (2Timóteo 1:9; Romanos 8:30-33; compare com Lucas 18:7; Efésios 1:4; Colossenses 3:12). Atos 13:48 mostra que toda a fé da parte dos eleitos repousa na pré-ordenação divina: eles não se tornam eleitos por sua fé, mas recebem fé e assim tornam-se crentes, porque são eleitos.

segundo a devoção divinaoposta ao conhecimento que não tem por objeto a verdade, mas erro, doutrinário e prático (Tito 1:11, Tito 1:16; 1Timóteo 6:3); ou mesmo que tenha por mero objetivo a verdade terrena, não o crescimento da vida divina. Devoção, é um termo peculiar para as Epístolas Pastorais: um fato explicado pelo apóstolo tendo neles para combater a doutrina tendendo a “impiedade” (2Timóteo 2:16; compare Tito 2:11, Tito 1:12). [Fausset, aguardando revisão]

2 em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos princípios dos tempos,

Comentário A. R. Fausset

em esperança da vida eternaconectada com toda a sentença anterior. Aquele em que repousa meu objetivo como um apóstolo para promover a fé dos eleitos e pleno conhecimento da verdade, é “a esperança da vida eterna” (Tito 2:13; Tito 3:7; Atos 23:6; Atos 24:15; Atos 28:20).

que não pode mentir…(Romanos 3:4; Romanos 11:29; Hebreus 6:18).

prometeu antes dos princípios dos temposa promessa que brota do propósito eterno; como em 2Timóteo 1:9, o dom da graça foi o resultado do propósito eterno “antes do mundo começar”. [Fausset, aguardando revisão]

3 E a seu devido tempo a manifestou: a sua palavra, por meio da pregação, que me foi confiada segundo o mandamento de Deus nosso Salvador.

Comentário A. R. Fausset

E a seu devido tempogrego, “em suas próprias estações”, as estações apropriadas para isso, e fixado por Deus para ele (Atos 1:7).

manifestou…implicando que a “promessa”, Tito 1:2, tinha ficado oculta em Seu eterno propósito até então (compare Colossenses 1:26; 2Timóteo 1:9, 2Timóteo 1:10).

sua palavra…equivalente a “vida eterna” (Tito 1:2; Jo 5:24; Jo 6:63; Jo 17:3, Jo 17:17).

por meio da pregação…(ver em 2Timóteo 4:17), “no anúncio (Evangelho) (a coisa pregada, o Evangelho) com o qual fui confiado.”

de Deus nosso SalvadorDeus é predicado de nosso Salvador (compare Juízes 1:25; Lucas 1:47). Também o Salmo 24:5; Isaías 12:2; Isaías 45:15, Isaías 45:21, Septuaginta. Aplicado a Jesus, Tito 1:4; Tito 2:13; Tito 3:6; 2Timóteo 1:10. [Fausset, aguardando revisão]

4 Para Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé em comum; haja em ti graça, misericórdia e paz de Deus Pai, e do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.

Comentário A. R. Fausset

Tito, meu verdadeiro filhoisto é, convertido pelo meu ministério (1Coríntios 4:17; Filemom 1:10).

segundo a fé em comumum filho genuíno em relação a (em virtude) da fé comum a todo o povo de Deus, compreendendo em uma fraternidade comum gentios bem como judeus, portanto abraçando Tito, um gentio (2Pedro 1:1; Juízes 1:3). [Fausset, aguardando revisão]

5 Por esta causa eu te deixei em Creta, para que tu continuasses a pôr em ordem as coisas que estavam faltando, e de cidade em cidade constituísses presbíteros, conforme eu te mandei.

Comentário A. R. Fausset

pôr em ordemo trabalho iniciado por mim, o que eu não consegui completar em razão da falta de minha estadia em Creta. O cristianismo, sem dúvida, existia há muito tempo em Creta: havia alguns cretenses entre aqueles que ouviram Pedro pregando sobre o Pentecostes (Atos 2:11). O número de judeus em Creta era grande (Tito 1:10), e é provável que aqueles dispersos na perseguição a Estêvão (Atos 11:19) pregassem para eles, como fizeram com os judeus de Chipre, etc. Paulo também estava lá em sua viagem a Roma (Atos 27:7-12). Por todos esses instrumentos, o Evangelho certamente chegaria a Creta. Mas até a visita posterior de Paulo, depois de sua primeira prisão em Roma, os cristãos cretenses estavam sem organização da Igreja. Este Paulo começou e comissionou (antes de deixar Creta) para Tito continuar, e agora lembra-o dessa comissão.

conforme eu te mandeiisto é, como eu te dirigi; prescrevendo também o ato de constituir os presbíteros, como também a maneira de fazê-lo, que inclui as qualificações exigidas em um presbítero atualmente declarado. Aqueles chamados “presbíteros” aqui são chamados de “bispos” em Tito 1:7. Do estado infundado dos cristãos cretenses aqui descritos, vemos o perigo da falta de governo da Igreja. A nomeação de presbíteros foi estabelecida para que haja a pregação fiel da palavra. [Fausset, aguardando revisão]

6 Se alguém for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de serem devassos ou desobedientes.

Comentário A. R. Fausset

A coisa que habitamos aqui como requisito em um presbítero, é uma boa reputação entre aqueles sobre quem ele deve ser colocado. A imoralidade dos mestres cretenses tornava isso um requisito necessário em alguém que deveria ser um repreendedor: e sua fraqueza na doutrina também tornava necessária grande firmeza na fé (Tito 1:9, Tito 1:13).

tenha filhos fiéisAquele que não pôde levar seus filhos à fé, como ele trará outros? (Bengel) Alford explica: “estabelecido na fé”. [Fausset, aguardando revisão]

7 Porque o supervisor deve ser irrepreensível, como administrador da casa de Deus, não arrogante, que não se ira facilmente, não beberrão, não agressivo, nem ganancioso.

Comentário A. R. Fausset

administrador da casa de DeusQuanto maior o mestre, maiores são as virtudes requeridas em Seu servo (Bengel), (1Timóteo 3:15); a Igreja é a casa de Deus, sobre a qual o ministro é colocado como mordomo (Hebreus 3:2-6; 1Pedro 4:10, 1Pedro 4:17). Nota: os ministros não são apenas oficiais da Igreja, mas os mordomos de Deus; O governo da igreja é de nomeação divina.

não beberrão(veja 1Timóteo 3:3; veja 1Timóteo 3:8).

nem gananciosonão fazendo do Evangelho um meio de ganho (1Timóteo 3:3, 1Timóteo 3:8). Em oposição àqueles “ensinavam por causa do lucro” (Tito 1:1; 1Timóteo 6:5; 1Pedro 5:2). [Fausset, aguardando revisão]

8 Mas que ele seja hospitaleiro, ame aquilo que é bom, moderado, justo, santo, e tenha domínio próprio;

Comentário A. R. Fausset

ele seja hospitaleironecessário especialmente naqueles dias (Romanos 12:13; 1Timóteo 3:2; Hebreus 13:2; 1Pedro 4:9; 3João 1:5 ). Cristãos viajando de um lugar para outro foram recebidos e encaminhados em sua jornada por seus irmãos.

amante de homens bons – grego, “um amante de (tudo o que é) bom”, homens ou coisas (Filipenses 4:8, 9).

santo…para Deus (ver em 1Tessalonicenses 2:10).

domínio próprio“Aquele que tem suas paixões, língua, mão e olhos ao comando” (Crisóstomo); [Fausset, aguardando revisão]

9 Retendo firme a fiel palavra que é conforme o que foi ensinado; para que ele seja capaz, tanto para exortar na sã doutrina, como também para mostrar os erros dos que falam contra ela.

Comentário de Albert Barnes

Retendo firme a fiel palavra. Isto é, as verdadeiras doutrinas do evangelho. Isso significa que ele deve manter isso firme, em oposição a quem o arrancaria, e em oposição a todos os falsos mestres e a todos os sistemas de falsa filosofia. Ele deve ser um homem firme em sua crença nas doutrinas da fé cristã, e um homem em quem se possa confiar para manter e defender essas doutrinas em todas as circunstâncias; compare notas, 2Tessalonicenses 2:15 .

que é conforme o que foi ensinado. Grego “segundo o ensino”. O sentido é, de acordo com essa doutrina ensinada pelos inspirados professores de religião. Isso não significa que ele foi ensinado individualmente; mas ele deveria manter a fé como foi entregue por aqueles a quem o Salvador havia designado para torná-la conhecida à humanidade. A frase “a doutrina”, ou “o ensino”, tinha uma espécie de significado técnico, denotando o evangelho como aquilo que havia sido comunicado à humanidade, não pela razão humana, mas pelo ensino.

para que ele seja capaz…na sã doutrina. Por ensino sadio, ou instrução; Notas, 1Timóteo 1:10; 1Timóteo 4:16. Ele não deveria ditar ou denunciar; mas procurar convencer pela declaração da verdade; veja as notas em 2Timóteo 2:25.

tanto para exortar…como também para mostrar os erros. Para persuadi-los, ou para trazê-los aos seus pontos de vista por meio de uma exortação gentil e pela instrução que convencerá. O primeiro método deve ser usado onde os homens conhecem a verdade, mas precisam de encorajamento para segui-la; o último, onde eles são ignorantes, ou se opõem a ela. Tanto a exortação quanto o argumento devem ser usados ​​pelos ministros da religião.

dos que falam contra ela. Opositores Literalmente, aqueles que falam contra; isto é, contra a verdade. [Barnes, aguardando revisão]

10 Porque também há muitos insubordinados, que falam coisas vãs, e enganadores, especialmente aqueles da circuncisão;

Comentário de H. D. M. Spence

Porque também há muitos insubordinados, que falam coisas vãs, e enganadores. Nominalmente nas congregações de cristãos, mas na realidade recusando toda obediência, agindo por si mesmos, facciosos, insubordinados. Tito, infelizmente, descobriria muitos desses; estes muitas vezes seriam dotados do dom da fala fluente e enganosa, e enganariam a muitos. O professor Reynolds caracteriza esses espíritos inquietos e inquietos como faladores loquazes e inquietos, “que devem dizer alguma coisa e que quebraram a paz de muitos lares e destruíram a prosperidade de muitas igrejas; a multidão de mestres que não têm nada de verdade a dizer é a maldição do reino de Deus”.

especialmente aqueles da circuncisão. Aqui Paulo aponta para Tito onde ele deve procurar a origem dessa hostilidade. Esses homens infelizes evidentemente não pertenciam ao severo e rígido partido judeu que odiava com ódio amargo todos os seguidores do Nazareno, mas eram do número daqueles oponentes insones de Paulo e sua escola – os cristãos judaizantes. [Spence, aguardando revisão]

11 Aos quais devem se calar, que transtornam casas inteiras, ensinando o que não se deve, por causa da ganância.

Comentário de Albert Barnes

Aos quais devem se calar. A palavra aqui traduzida como interrompida – ἐπιστομιζειν epistemizein – não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Significa, corretamente, verificar ou frear, como com um freio; para conter, ou refrear; e, em seguida, colocar em silêncio. É claro que está implícito aqui que isso deveria ser feito de maneira adequada e de acordo com o espírito do evangelho. O apóstolo não dá a Timóteo poder civil para fazê-lo, nem o orienta a chamar a ajuda do braço civil. Toda a agência que ele especifica como apropriada para isso é a de argumento e exortação. Esses são os meios adequados para silenciar os defensores do erro; e a história da igreja mostra que os ministros da religião não podem ser confiados com segurança a nenhum outro; compare o Salmo 32:8-9.

que transtornam casas inteiras. Famílias inteiras; compare Mateus 23:14; 2Timóteo 3:6. Isto é, eles os desviam da fé.

ensinando o que não se deve, por causa da ganância. Para ganho. Ou seja, eles inculcam doutrinas que se tornarão populares e lhes darão acesso à confiança do povo. Eles fazem seu primeiro objetivo adquirir influência como ministros da religião, e então abusam disso para obter dinheiro do povo. Isso eles sem dúvida fariam sob muitos pretextos; tal que era necessário para o sustento do evangelho, ou para o alívio dos pobres, ou talvez para a assistência de cristãos distantes em perseguição. A religião é o princípio mais poderoso que já governa a mente; e se um homem tem o controle disso, não é difícil induzir os homens a desistir de suas posses mundanas. Em todas as épocas, houve impostores que se aproveitaram do poderoso princípio da religião para obter dinheiro de seus seguidores iludidos. Nenhum povo pode ser muito vigilante em relação a pretensos mestres religiosos; e embora seja indubitavelmente seu dever contribuir liberalmente para o apoio do evangelho e a promoção de toda boa causa, não é menos seu dever examinar com cuidado cada objeto proposto de benevolência e observar com olhos de águia aqueles que ter o desembolso das instituições de caridade da igreja. É muito raro que os ministros devam ter muito a ver com a destinação dos fundos dados para fins benevolentes; e quando o fizerem, devem em todos os casos estar associados a seus irmãos leigos; veja Horae Paulinae de Paley, iv., No. 1, 3, nota; compare 1Coríntios 16:3. Na frase “lucro imundo”, veja as notas em 1Timóteo 3: 3 . [Barnes, aguardando revisão]

12 Um próprio profeta deles disse: Os cretenses sempre são mentirosos, animais malignos, ventres preguiçosos.

Comentário A. R. Fausset

Um…Epimênides de Festus, cerca de 600. Ele foi enviado para purificar Atenas de sua poluição ocasionada por Cylon. Ele foi considerado como um adivinho e profeta. As palavras aqui são tiradas provavelmente do seu tratado “concernente a oráculos”. Paulo também cita de dois outros escritores pagãos, Arato (Atos 17:28) e Menandro (1Coríntios 15:33).

deles disseo que aumenta sua autoridade como testemunha. Cretenizar era proverbial para mentir.

sempre mentirosos…não apenas às vezes, como todo homem natural é. Contraste Tito 1:2, “Deus que não pode mentir.” Eles amam “fábulas” (Tito 1:14); até mesmo os poetas pagãos riram de sua afirmação mentirosa de que eles tinham em seu país o sepulcro de Júpiter.

animais malignosrude, selvagem, esperto, ganancioso. Creta era um país sem feras selvagens. O sarcasmo de Epimênides era que seus habitantes humanos forneciam o lugar de feras selvagens. [Fausset, aguardando revisão]

🔗 Para se aprofundar no assunto, leia o texto “O temor do Senhor é o antídoto contra a preguiça” do pastor batista Paulo Alves.

13 Este testemunho é verdadeiro; por isso repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.

Comentário A. R. Fausset

Este testemunho…embora vindo de um cretense) é verdadeiro.

severamente…Gentileza não reivindicaria criminosos tão perversos.

para queque aqueles seduzidos pelos falsos mestres possam ser trazidos de volta à solidez na fé. Sua doença é lutas por palavras e questionamentos (Tito 3:9; 1Timóteo 6:4). [Fausset, aguardando revisão]

14 Não dando atenção a mitos judaicos, e a mandamentos de homens, que desviam da verdade.

Comentário A. R. Fausset

mitos judaicos(veja em 1Timóteo 1:4; veja em 1Timóteo 4:7; veja em 2Timóteo 4:4). Estes formaram o estágio de transição para o gnosticismo subsequente; o erro, porém, era inútil, e não tendia à piedade, em vez de se opor abertamente à fé.

mandamentos de homens…quanto à abstinência ascética (Tito 1:15; Marcos 7:7-9; Colossenses 2:16, Colossenses 2:20-23; 1Timóteo 4:3). [Fausset, aguardando revisão]

15 Realmente todas as coisas são puras para os puros; mas para os contaminados e infiéis, nada é puro; e até o entendimento e a consciência deles estão contaminados.

Comentário A. R. Fausset

todas as coisasexternas, “são puras” em si mesmas; a distinção de puro e impuro não está nas coisas, mas na disposição daquele que as usa; em oposição aos “mandamentos dos homens” (Tito 1:14), que proibiam certas coisas como impuras intrinsecamente. “Para os puros” interiormente, isto é, purificados de coração pela fé (Atos 15:9; Romanos 14:20; 1Timóteo 4:3), todas as coisas externas são puras; todos estão abertos a seu uso. Só o pecado toca e contamina a alma (Mateus 23:26; Lucas 11:41).

nada é puro…interior e exterior (Romanos 14:23).

consciência…sua consciência moral da conformidade ou discrepância entre seus motivos e atos, por um lado, e a lei de Deus, por outro. Uma consciência e uma mente corrompidas são representadas como a fonte dos erros opostos nas Epístolas Pastorais (1Timóteo 1:19; 1Timóteo 3:9; 1Timóteo 6:5). [Fausset, aguardando revisão]

16 Eles declaram que conhecem a Deus, mas com as obras eles o negam, pois são abomináveis e desobedientes, e reprovados para toda boa obra.

Comentário A. R. Fausset

Eles declaramEle não nega seu conhecimento teórico de Deus, mas que eles praticamente o conhecem.

negam…o oposto do anterior “professar” ou “confessá-lo” (1Timóteo 5:8; 2Timóteo 2:12; 2Timóteo 3:5).

desobedientes…a Deus (Tito 3:3; Efésios 2:2; Efésios 5:6).

reprovados…rejeitados como inúteis quando testados (ver em Romanos 1:28; ver em 1Coríntios 9:27; veja em 2Timóteo 3:8). [Fausset, aguardando revisão]

<2 Timóteo 4 Tito 2>

Introdução à Tito 1

Em Tito 1 somos informados que a carta é endereçada a Tito, que foi deixado em Creta. Paulo apresenta as qualificações para os presbíteros e opositores em Creta precisam ser repreendidos. [Fausset]

Visão geral de Tito

Na carta a Tito, “Paulo instrui que Tito deve mostrar como as boas novas de Jesus e o poder do Espírito podem transformar a cultura cretense a partir de dentro”. Para uma visão geral desta carta, assista ao breve vídeo abaixo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Epístola à Tito.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.