1 Pedro 5

Exortações aos anciãos, aos jovens e a todos em geral

1 Portanto, aos anciãos da igreja que estão entre vós, eu, que sou ancião como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se revelará, seriamente peço:

anciãos – tanto no cargo como na idade (1Pedro 5:5).

euancião como eles – Colocar-se em um nível com aqueles a quem exortamos, dá peso às exortações de alguém (compare com 2João 1:1-2). Pedro, em verdadeira humildade por causa do Evangelho, não apresenta aqui seu apostolado, no qual presidiu os anciãos. Os apóstolos não têm sucessores no apostolado, pois “os sinais de um apóstolo” não foram transmitidos. Os superiores dos presbíteros e diáconos, seja qual for o nome designado, anjo, bispo ou moderador, etc., embora da mesma ORDEM dos presbíteros, virtualmente conseguiram uma superintendência da Igreja análoga à exercida pelos apóstolos (esta superintendência e primazia existe desde os tempos mais antigos após os apóstolos (Tertuliano)); assim como a sinagoga judaica (modelo que a Igreja seguia) era governada por um conselho de presbíteros, presidido por um deles, “o principal regente da sinagoga” (Vitringa).

testemunha – uma testemunha ocular dos sofrimentos de Cristo, e assim qualificada para exortá-los a crer pacientemente, mesmo nos sofrimento, seguindo o exemplo dEle (1Pedro 4:19; 1Pedro 2:20). Sua maior honra como apóstolo é aqui implícita, o testemunho ocular era uma qualificação necessária para o apostolado: compare os próprios discursos de Pedro, Atos 1:21-22; Atos 2:32; Atos 10:39.

participante da glória – de acordo com a promessa de Cristo; uma garantia que foi dada na transfiguração. [JFU]

2 Pastoreai o rebanho de Deus que está entre vós, não por obrigação, mas sim voluntariamente, segundo a vontade de Deus; não por ganância, mas sim com sincera prontidão;

Pastoreai – No grego, “cuida como pastor”, pela disciplina e doutrina. Condução, alimentação, cuidado: pela oração, exortação, governo e exemplo. A honra é assinalada pelo termo “ancião”; os deveres do ofício, de cuidar ou supervisionar, por “bispo”. Pedro tem em mente o mandamento de Cristo à ele: “Apascenta minhas ovelhas” (Jo 21:16). Ele convida os anciãos para compartilhar com ele o mesmo dever (compare com Atos 20:28). O rebanho é de Cristo.

que está entre vós – Apesar de ter uma preocupação por toda a Igreja, seu dever especial é alimentar aquela parte dela “que está entre vocês”.

não por obrigação – A necessidade é colocada sobre eles, mas a boa vontade impede que esta seja sentida, tanto na realização como no cumprimento do dever (Bengel). “Ele é um verdadeiro presbítero e ministro do conselho de Deus que pratica e ensina as coisas do Senhor, não sendo considerado justo apenas porque é um presbítero, mas porque é justo, escolhido para o presbitério” (Clemente de Alexandria).

voluntariamente – Um manuscrito mais antigo, Vulgata, Siríaco e Copta, acrescenta: “como Deus gostaria que fosse feito” (Romanos 8:27).

não por ganância – (Isaías 56:11; Tito 1:7).

sim com sincera prontidão – rapidamente e boa vontade, sem motivo egoísta de busca de ganhos, mas sim como os israelitas ofereceram seus serviços de bom coração ao santuário. [Jamieson; Fausset; Brown]

3 nem como que dominando os que estão aos vossos cuidados, mas sim como exemplos ao rebanho.

como que dominando – implicando orgulho e opressão. “Não que tenhamos domínio sobre sua fé.”

exemplos – a recomendação mais eficaz do preceito (1Timóteo 4:12). Assim como Jesus. “Uma monstruosidade é ver a mais alta posição unida à mente mais medíocre, o primeiro assento com a vida mais baixa, um eloquente com uma vida preguiçosa, muita conversa sem frutos” (Bernard). [JFU]

4 E quando o Pastor Principal aparecer, vós recebereis a indestrutível coroa da glória.

E – “E assim”: como o resultado de serem “exemplos” (1Pedro 5:3).

Pastor Principal – o título peculiarmente do próprio Cristo, não de Pedro ou do papa.

quandoaparecer – grego, “ser manifestado” (Colossenses 3:4). A fé serve ao Senhor enquanto ainda não é vista.

coroa – uma guirlanda da vitória; o prêmio nos jogos gregos, tecido de hera, salsa, murta, oliveira ou carvalho. Nossa coroa é distinta da deles, na medida em que “não desaparece”, como logo acontecia. “A coroa da vida”. Não uma “coroa” real, esta é exclusivamente atribuída ao Senhor Jesus (Apocalipse 19:12).

glória – grego, “a glória”, ou seja, ser revelada (1Pedro 5:1; 1Pedro 4:13). [JFU]

5 Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e todos vós revesti-vos de humildade uns aos outros; pois: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

vós, jovens – Os diáconos eram originalmente os homens mais jovens, os presbíteros mais velhos; mas, posteriormente, como presbítero expressou o ofício de governante ou mestre da Igreja, assim os “neoteros“, no grego não significa (como literalmente) jovens, mas ministros subordinados e servos da Igreja. Assim, Cristo usa o termo “o menor”. Pois Ele explica por “aquele que serve” literalmente “aquele que ministra como diácono”; assim como Ele explica “o maior” por “aquele que é o chefe”, literalmente “aquele que governa”, a mesma palavra aplicada aos bispos ou presbíteros. Assim, “os jovens” são, sem dúvida, os diáconos da Igreja de Jerusalém, dos quais, como todos os hebreus, os cristãos helenísticos se queixaram de negligenciar suas viúvas gregas, de onde surgiu a designação dos sete outros diáconos helenísticos. Então, aqui, Pedro, tendo exortado os presbíteros, ou anciãos, a não ordenarem sobre aqueles que estão comprometidos com eles, acrescenta: Da mesma forma vós, neoters  ou mais jovens, isto é, ministros e diáconos subordinados, submetem-se alegremente a liderança dos anciãos (Mosheim). Não há sanção das Escrituras para os leigos “jovens” em geral (como explica Alford): seu uso neste sentido é provavelmente de data posterior. O “todos vós” que segue, refere-se à congregação em geral; e é provável que, como Paulo, Pedro atentasse, antes da congregação geral, aos ministros subordinados, bem como os presbíteros, escrevendo como fez na mesma região (Éfeso) e confirmando o ensinamento do apóstolo dos gentios.

revesti-vos de humildade – Ou “cingi a humildade como a vestimenta de escravo (encomboma)”: quando o Senhor cingiu-se com uma toalha para executar um serviço de humildade e amor, lavando os pés de seus discípulos, uma cena em que Pedro tinha desempenhado um papel importante, de modo que ele naturalmente teria diante de sua mente. Compare analogamente 1Pedro 5:2 com Jo 21:15-17. A roupa era o emblema original do pecado e da vergonha do homem. O orgulho causou a necessidade da roupa do homem, e o orgulho ainda reina no vestuário; o cristão, portanto, veste-se com humildade (1Pedro 3:3-4). Deus lhe fornece o manto da justiça de Cristo.

Deus resiste aos soberbos – Citado em Tiago 4:6 de Provérbios 3:34. Pedro tinha Tiago diante de sua mente e dá sua sanção inspirada à epístola. Outros pecados fogem de Deus: o orgulho unicamente se opõe a Deus; portanto, Deus também opõe-se aos orgulhosos (Gerhard em Alford). A humildade é o recipiente de todas as graças (Agostinho). [Jamieson; Fausset; Brown]

6 Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo adequado,

debaixo da poderosa mão de Deus – afligindo você (1Pedro 3:15): “aceite” Seus castigos; volta-te para o que o ferir (Isaías 9:13). Ele abate o orgulhoso e exalta o humilde.

no tempo adequado – Espere humildemente e pacientemente pelo tempo dEle. Um dos manuscritos mais antigos e na Vulgata dizia: “No tempo da (Sua) visitação” em misericórdia. [JFU]

7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade; porque ele tem cuidado de vós.

lançando – de uma vez por todas.

ansiedade – A vantagem de nos humilharmos debaixo da mão de Deus (1Pedro 5:6) é confiança em Sua bondade e libertação dos cuidados.

cuidado de vós – A ansiedade é um fardo que a fé lança fora do homem em seu Deus. Compare com Salmo 22:10; Salmo 37:5; Salmo 55:22, a qual Pedro alude; Lucas 12:22,37; Filipenses 4:6. [JFU]

8 Sede sóbrios! Vigiai! O vosso adversário, o diabo, anda ao redor, rugindo como um leão, buscando a quem possa devorar.

Pedro tem em mente a advertência de Cristo para ele mesmo, a fim de vigiar contra Satanás, não esquecendo onde ele caiu.

Sede sóbrios! Vigiai – Isto é, a ansiedade, vai intoxicar a alma; portanto, seja sóbrio, isto é, contenha-se. No entanto, para que essa liberdade da ansiedade não leve a falsa segurança, ele acrescenta: “Vigiai” contra “vosso adversário”. Que este seja o seu “cuidado”. Deus provê, portanto, não fique ansioso. O diabo procura, portanto, vigie (Bengel).

adversário – literalmente, “adversário em um tribunal de justiça” (Zacarias 3:1). “Satanás” significa adversário. “Diabo”, acusador ou difamador (Apocalipse 12:10). “O inimigo” (Mateus 13:39). “Assassino desde o princípio” (Jo 8:44). Ele age contra o evangelho e seus agentes. “O tentador”.

rugindo como um leão – implicando sua sede violenta e insaciável de presa como um leão faminto. Através do pecado do homem, ele obteve a justiça de Deus do seu lado contra nós; mas Cristo, nosso Advogado, cumprindo todas as exigências de justiça para nós, tornou nossa redenção totalmente coerente com a justiça.

buscando – (Jó 1:7; Jó 2:2). Assim os filhos do maligno não podem descansar. Em 2Pedro 2:4 e Judas 1:6 é dito que os espíritos malignos já estão em cadeias da escuridão e no inferno. Isso provavelmente significa que esta é a sua desgraça definitiva: uma desgraça já iniciada em parte; embora por um tempo eles possam vagar pelo mundo (do qual Satanás é o príncipe).

devorar – emaranhar em “ansiedades” mundanas (1Pedro 5:7) e outras armadilhas, para finalmente destruir. Compare com Apocalipse 12:15-16. [Jamieson; Fausset; Brown]

9 Resisti a ele, firmes na fé; sabendo que as mesmas aflições acontecem com os vossos irmãos no mundo.

(Lucas 4:13; Efésios 6:11-17; Tiago 4:7)

firmes – Compare com“firmes na verdade”, 2Pedro 1:12. O poder de Satanás existe apenas em relação aos incrédulos; os fiéis ele não pode ferir (1João 5:18). A fé dá forças à oração, o grande instrumento contra o inimigo (Tiago 1:6).

sabendo… – “encorajamento para não desmaiar nas aflições”: seus irmãos sofrem o mesmo; você não passa por nenhuma dificuldade que outros cristãos também não tenham passado (1Coríntios 10:13). É um sinal do favor de Deus, e não do desprazer, que se ele permita que Satanás o assedie, como fez com Jó. Seus companheiros cristãos têm a mesma batalha de fé e oração contra Satanás.

acontecem – estão sendo realizadas de acordo com a permissão de Deus. [Jamieson; Fausset; Brown]

Oração de despedida

10 E o Deus de toda graça, que vos chamou para a sua eterna glória em Cristo, depois de sofrerdes um pouco, ele vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará, e estabelecerá fundamento.

Garantia consoladora de que Deus finalmente “aperfeiçoará” Sua obra de “graça” neles, depois de terem passado pelo sofrimento necessário.

o Deus de toda a graça – (compare com 1Pedro 4:10). O Deus a quem, como fonte, toda a graça deve ser referida; que na graça completa o que na graça Ele começou. Ele desde o primeiro “chamado para (com vista para) a glória”. Ele não permitirá que Seu propósito fique aquém da conclusão. Se Ele faz isso em punir, muito mais na graça. Os três são apropriadamente unidos: o chamado, a glória a que somos chamados e o caminho (sofrimento); a quarta é a base do chamado, a saber, a graça de Deus em Cristo.

em – Cristo é Ele, em virtude de quem, e em união com quem, os crentes são chamados à glória. O oposto é “no mundo” (1Pedro 5:9; Jo 16:33).

depois de sofrerdes – Junta-se ao “chamado”: o sofrimento, como uma preliminar necessária à glória, foi contemplado no chamado de Deus.

um pouco – curto e insignificante, em comparação com a glória.

aperfeiçoará… –  embora você seja chamado para vigiar e resistir ao inimigo, o próprio Deus fará tudo através de você. O mesmo Deus que começa deve completar o trabalho. O grego para “confirmará” (para ser “firme na fé”, 1Pedro 5:9) é o mesmo que “fortaleça”de Lucas 22:32. Pedro tem em mente a ordem de Cristo: “Quando te converteres, fortaleça teus irmãos”. Sua exortação está de acordo com seu nome Pedro: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja”. “Confirme”, para não vacilar. “Fortifique” com poder no homem interior pelo Seu Espírito, contra o inimigo. [Jamieson; Fausset; Brown]

11 A ele seja o poder para todo o sempre. Amém!

A ele – somente: não para nós mesmos.

poder – mostrado em “aperfeiçoar, confirmar…” vós, 1Pedro 5:10.

Conclusão

12 Por Silvano, vosso fiel irmão, como o considero, eu vos escrevi brevemente, exortando e dando testemunho de que esta é a verdadeira graça de Deus. Nela estai.

Silvano – Silas, o companheiro de Paulo e Timóteo: um mensageiro apropriado por quem confirmar, como Pedro faz, a doutrina de Paulo da “verdadeira graça de Deus” nas mesmas igrejas (compare com 2Pedro 3:16). Nós nunca encontramos com Silvano como companheiro de Paulo após a última viagem de Paulo a Jerusalém. Sua conexão com Pedro foi claramente subsequente àquela jornada.

como o considero – “fiel à vós (Steiger), eu suponho”. Silvano pode ter mantido uma estreita relação com as igrejas na Ásia, talvez tendo assumido a supervisão delas após a partida de Paulo, e depois ter ido a Pedro, por quem ele agora é enviado de volta para eles com esta epístola. Ele não sabia, por observação, a fidelidade de Silvano a eles; ele, portanto, diz: “vosso fiel irmão, como o considero”, dos relatos que ouço; não expressando dúvidas.

brevemente – grego, “em poucas (palavras)”, comparado com a importância do assunto (Hebreus 13:22).

exortando – não muito formalmente ensinando doutrinas, o que não poderia ser feito em tão poucas palavras.

dando testemunho – prestando meu testemunho em confirmação (assim o verbo composto grego implica) daquela verdade que você já ouviu de Paulo e Silas (1João 2:27).

que esta – da qual acabei de escrever, e da qual Paulo antes testificou a vós (cujo testemunho, agora que ele não estava mais nessas regiões, foi questionado provavelmente por alguns; compare com 2Pedro 3:15-16). 2Pedro 1:12, “na verdade presente”, ou seja, a graça anteriormente prometida pelos profetas e agora manifestada à vocês. “Graça” é a tônica da doutrina de Paulo, confirmada por Pedro (Efésios 2:58). Seus sofrimentos pelo Evangelho fizeram com que precisassem de alguma comprovação e confirmação da verdade, de que não deviam voltar atrás.

Nela estai – Pedro parece ter em mente as palavras de Paulo (Romanos 5:2; 1Coríntios 15:1).Compare em “Ele começou sua epístola com graça (1Pedro 1:2), ele terminou com graça, ele aspergiu o meio com graça, para que em toda parte ele pudesse ensinar que a Igreja não é salva senão pela graça”. [Jamieson; Fausset; Brown]

13 Saúda-vos a igreja escolhida convosco, que está na Babilônia, e também o meu filho Marcos.

ana Babilônia – Alford, Bengel e outros traduzem: “Ela é eleita junto com você na Babilônia”, ou seja, a esposa de Pedro, com quem ele conduziu com ele em suas viagens missionárias. Compare com 1Pedro 3:7, “juntamente herdeiros da graça da vida”. Mas por que ela deveria ser chamada “eleita junto convosco na Babilônia”, como se não tivesse havido nenhuma mulher cristã em Babilônia, é inexplicável nessa visão. Em uma certa versão inglesa, o sentido é mais claro: “Aquela porção de toda a dispersão (1Pedro 1:1), ou Igreja de judeus cristianizados, com gentios convertidos, que residem na Babilônia”. Como Pedro e João estavam intimamente associados, Pedro dirige-se à Igreja na província peculiar de João, na Ásia, e fecha com “sua co-eleita Igreja irmã na Babilônia o saúda”; e João aborda similarmente a “senhora eleita”, isto é, a Igreja na Babilônia, e fecha com “os filhos de tua irmã eleita (a Igreja Asiática) te saúdam”. Erasmo explica: “Marcos, que está no lugar de um filho para mim”: compare Atos 12:12, indicando a conexão de Pedro com Marcos; daí a menção dele em conexão com a Igreja na Babilônia, em que ele trabalhou sob Pedro antes de ir para Alexandria não é antinatural. Papias relata do presbítero João (Eusébio, História Eclesiástica), que Marcos era intérprete de Pedro, registrando em seu Evangelho os fatos relacionados a ele por Pedro. Silvano ou Silas foram substituídos por João Marcos, como companheiro de Paulo, por causa da infidelidade temporária de Marcos. Mas agora restaurado, Marcos é associado a Silvano, companheiro de Paulo, na estima de Pedro, como Marcos já estava reintegrado na estima de Paulo. Aquele Marcos tinha uma conexão espiritual com as igrejas asiáticas que Pedro aborda, e assim naturalmente as saúda, aparecendo também em 2Timóteo 4:11; Colossenses 4:10.

Babilônia – A Babilônia Caldéia no Eufrates. Quão improvável que em uma saudação amigável o título enigmático de Roma dado em profecia (João, Apocalipse 17:5), deva ser usado! Babilônia foi o centro de onde derivou a dispersão asiática a quem Pedro se dirige. Filo (A Embaixada de Gaius) e Josefo (Antiguidades) nos informa que Babilônia continha muitos judeus na era apostólica (enquanto aqueles em Roma eram comparativamente poucos, cerca de oito mil (Josefo, Antiguidades)); por isso, seria naturalmente visitada pelo apóstolo da circuncisão. Era a sede daqueles a quem ele havia se dirigido com tanta sucesso no Pentecostes, Atos 2:9, “Partos…… moradores judeus na Mesopotâmia” (os partos eram então senhores da Babilônia Mesopotâmica); estes ele ministrou em pessoa. Seus outros ouvintes, os judeus “moradores da Capadócia, Ponto, Ásia, Frígia, Panfília”, ele agora ministra por carta. A primeira autoridade distinta para o martírio de Pedro em Roma é Dionísio, bispo de Corinto, na segunda metade do segundo século. A desejabilidade de representar Pedro e Paulo, os dois principais apóstolos, como juntos fundando a Igreja da metrópole, parece ter originado a tradição. Clemente de Roma (Primeira Epístola aos Coríntios), muitas vezes citada, é contra ela. Ele menciona Paulo e Pedro juntos, mas faz disso uma circunstância distintiva de Paulo, que ele pregou tanto no Oriente quanto no Ocidente, implicando que Pedro nunca esteve no Ocidente. Em 2Pedro 1:14, ele diz: “breve está a saída do meu meu tabernáculo”, sugerindo que seu martírio estava próximo, mas ele não faz nenhuma alusão a Roma ou a qualquer intenção de visitá-la. [Jamieson; Fausset; Brown]

14 Saudai-vos uns aos outros com beijo de amor. A paz seja com todos vós que estais em Cristo

beijo de amor – (Romanos 16:16, “beijo santo”) – ​​o sinal de amor a Deus e aos irmãos. Amor e santidade são inseparáveis (Compare com Atos 20:37).

paz – a saudação de encerramento de Pedro; como a de Paulo é: “A graça esteja convosco”, acompanhada de “paz seja com os irmãos”. “Paz” (que flui da salvação) foi a própria saudação de Cristo após a ressurreição, e dela Pedro a deriva. [Jamieson; Fausset; Brown]

<1 Pedro 5 2 Pedro 1>

Visão geral de 1Pedro

Na primeira carta de Pedro, o apóstolo ” oferece esperança aos Cristãos perseguidos e os orienta com instruções práticas sobre como viver uma vida consistente com o seguir Jesus”. Para uma visão geral desta carta, assista ao breve vídeo abaixo produzido pelo BibleProject. (8 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Primeira Epístola de Pedro.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.