Hebreus 13

1 Permaneça o amor fraternal.

Comentário A. R. Fausset

Permaneça – A caridade continuará em si. Cuide que continue com você.

amor fraternal – uma manifestação especial distinta de “caridade” ou “amor” (2Pedro 1:7). A Igreja de Jerusalém, à qual em parte essa epístola foi dirigida, foi distinguida por esta graça, sabemos de Atos (compare Hebreus 6:10; Hebreus 10:32-34; Hebreus 12:12-13). [Jamieson; Fausset; Brown]

2 Não vos esqueçais de mostrar hospitalidade, porque através dela alguns, sem saber, acolheram anjos.

Comentário A. R. Fausset

Duas manifestações de “amor fraterno”, hospitalidade e cuidado por aqueles que têm laços (7).

Não vos esqueçais – implicando que era um dever que todos eles reconheceram, mas que eles podem esquecer de agir (Hebreus 13:3, 7, 16). Os inimigos do cristianismo notaram a prática dessa virtude entre os cristãos (Julian).

sem saber, acolheram anjos – Abraão e Ló fizeram isso (Gênesis 18:2; Gênesis 19:1). Para evitar a desconfiança natural sentida por estranhos, Paulo diz, um hóspede desconhecido pode ser melhor do que parece: ele pode inesperadamente ser considerado um mensageiro de Deus para o bem, como os anjos (cujo nome significa mensageiro) são; mais ainda, se um cristão, ele representa o próprio Cristo. Há um jogo com a mesma palavra grega, não seja esquecido e inconsciente; não deixe o dever de hospitalidade para com estranhos escapar de você; pois, agradando estranhos, estes não perceberam que estavam agradando anjos. Não inconscientes e esquecidas do dever, elas inconscientemente trouxeram para si a bênção. [Jamieson; Fausset; Brown]

3 Lembrai-vos dos prisioneiros, como se estivésseis presos com eles; e dos que são maltratados, como se vós mesmos também estivessem sendo em vossos corpos.

Comentário A. R. Fausset

Lembrai-vos – em orações e atos de bondade.

estivésseis presos com eles – em virtude da unidade dos membros do corpo sob uma cabeça, Cristo (1Coríntios 12:26).

se vós mesmos também estivessem sendo em vossos corpos – e tão sujeitos às adversidades incidentes no corpo natural, que deveriam dispor-te mais para simpatizar com eles, não sabendo quando a tua própria virada de sofrimento poderá chegar. “A pessoa experimenta adversidades quase toda a sua vida, como Jacó; outro na juventude, como José; outro na masculinidade, como Jó; outro na velhice” (Bengel). [Jamieson; Fausset; Brown]

4 O matrimônio seja honrado entre todos, e o leito conjugal sem contaminação; pois Deus julgará os pecadores sexuais e os adúlteros.

Comentário A. R. Fausset

seja… – Traduza: “O casamento seja tratado como honroso”: como Hebreus 13:5 também é uma exortação.

entre todos – “no caso de todos os homens”: “entre todos”. “Mas por causa dos pecados sexuais, tenha CADA UM sua própria mulher” (1Coríntios 7:2). Judaísmo e gnosticismo combinados estavam prestes a lançar descrédito sobre o casamento. O venerável Pafúncio, no Concílio de Nice, citou este verso para a justificação do estado matrimonial. Se alguém não se casar, ele não deve impedir que outros o façam. Outros, especialmente os romanistas, traduzem “em todas as coisas”, como em Hebreus 13:18. Mas a advertência contra a lascívia, o contraste com os “prostitutos e adúlteros” na oração paralela, requer que o “entre todos” nesta oração se refira a pessoas.

Deus julgará – A maioria dos libertinos escapam da atenção dos tribunais humanos; mas Deus toma conhecimento particular daqueles a quem o homem não pune. [Jamieson; Fausset; Brown]

5 A vossa maneira de viver seja sem ganância, contentando-vos com as coisas que tendes. Pois ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.

Comentário A. R. Fausset

maneira de viver – O amor da luxúria imunda e o amor do lucro imundo seguem um ao outro tão próximo, ambos alienando o coração do Criador para a criatura.

Não te deixarei, nem te desampararei Uma promessa equivalente a isto foi dada a Jacó (Gênesis 28:15), a Israel (Deuteronômio 31:6, 8), a Josué (Josué 1:5), a Salomão (1Crônicas 28:20). É, portanto, como uma máxima divina. O que foi dito a eles, também se estende a nós. Ele não retirará a Sua presença (“nunca te deixarei”) nem a Sua ajuda (“nem te desampararei”) (Bengel). [Jamieson; Fausset; Brown]

6 De maneira que devemos ter a confiança de dizer: O Senhor é meu ajudador; não temerei o que o ser humano poderá fazer a mim.

Comentário A. R. Fausset

devemos – sim como o grego, expressando confiança realmente realizada: “De odo que nós ousadamente (confiantemente) dizemos” (Salmo 56:4, 11; Salmo 118:6). Pontue como o hebraico e o grego exigem: “E (assim) não temerei: que (então) me fará o homem?” [Jamieson; Fausset; Brown]

7 Lembrai-vos de vossos líderes, que vos falaram a palavra de Deus. Observai o resultado da maneira como viveram, e imitai a fé deles.

Observai o resultado da maneira como viveram – ou seja, “Pensem em todo o bem que resultou da vida deles” (NVT), e imitai a fé deles.

8 Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje, e eternamente.

Comentário A. R. Fausset

Este versículo não é, como alguns o leem, em aposição a “Observai o resultado da maneira como viveram, e imitai a fé deles” (Hebreus 13:7), mas forma a transição. “Jesus Cristo, ontem e hoje (é) o mesmo, e (será o mesmo) para as eras (isto é, para todas as épocas)”. O Jesus Cristo (o nome completo sendo dado, para marcar com solenidade afetuosa tanto a Sua pessoa como o Seu ofício) que apoiaram os vossos governantes espirituais ao longo da vida até ao seu fim “ontem” (em tempos passados), sendo ao mesmo tempo “o Autor e o Consumador da sua fé” (Hebreus 12:2), permanece ainda hoje o mesmo Jesus Cristo, pronto para ajudar-vos também, se como eles caminhardes pela “fé” nEle. Compare “este mesmo Jesus”, Atos 1:11. Aquele que ontem (proverbial no tempo passado) sofreu e morreu, está hoje em glória (Apocalipse 1:18). “Assim como a noite vem entre ontem e hoje, e ainda assim a própria noite é engolida por ontem e hoje, assim o “sofrimento” não interrompeu a glória de Jesus Cristo que era de ontem, e a que é de hoje, como se não continuasse a ser a mesma. Ele é o mesmo ontem, antes de vir ao mundo, e hoje, no céu. Ontem, no tempo dos nossos antecessores, e hoje, no nosso tempo” (Bengel). Portanto, a doutrina é a mesma, não variável: este versículo forma assim a transição entre Hebreus 13:7 e Hebreus 13:9. Ele é sempre “o mesmo” (Hebreus 1:12). O mesmo no Antigo e no Novo Testamento. [Jamieson; Fausset; Brown]

9 Não se deixem levar por doutrinas diversas e estranhas. Pois bom ao coração é ser fortificado pela graça, e não por alimentos, que não resultaram em proveito algum aos que com eles se ocupam.

As doutrinas diversas e estranhas parecem estar relacionadas a distinção entre alimentos puros e impuros do Antigo Testamento, restrição tal que foi abolida na nova aliança (1Timóteo 4:1-5).

10 Temos um altar, do qual os que servem ao tabernáculo não têm autoridade para comer;

Comentário A. R. Fausset

O cristianismo e o judaísmo são tão totalmente distintos que “os que servem ao tabernáculo (judeu)” não têm o direito de comer nossa carne do evangelho espiritual, a saber, os sacerdotes judeus e aqueles que seguem sua orientação ao servir a ordenança cerimonial. Ele diz: “sirva ao tabernáculo”, não “sirva NO tabernáculo”. O contraste com essa adoração servil é nosso.

um altar – a cruz de Cristo, onde seu corpo foi oferecido. A mesa do Senhor representa este altar, a cruz; como o pão e o vinho representam o sacrifício oferecido nele. Nossa carne, que nós pela fé comemos espiritualmente, é a carne de Cristo, em contraste com as típicas carnes cerimoniais. Os dois não podem ser combinados (Gálatas 5:2). Que não se come literalmente o sacrifício de Cristo na Ceia do Senhor, mas um espiritual significa, aparece comparando Hebreus 13:9 com Hebreus 13:10, “pela graça, e não por alimentos”. [Jamieson; Fausset; Brown]

11 porque os corpos dos animais, cujo sangue pelo pecado é trazido ao Santuário pelo Sumo sacerdote, são queimados fora do acampamento.

Nós, cristãos, certamente temos um altar, a Cruz de Cristo, mas, como no Dia da Expiação, o sangue do sacrifício foi levado para o Lugar Santíssimo, enquanto a carne do sacrifício não era comida, mas queimada fora do acampamento, assim aqueles que desejam participar dos benefícios do sacrifício cristão não devem permanecer dentro do acampamento do judaísmo, mas renunciar totalmente a todas as suas “ordenanças exteriores”, mesmo que isso implique em reprovação por causa de Cristo. Podemos ficar desabrigados aqui embaixo, mas temos uma cidade permanente lá em cima (Hebreus 11:10; 12:22). [Dummelow, 1909]

12 Por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, sofreu fora do portão da cidade.

A oferta pelo pecado era queimada fora do arraial. Jesus que em todos os outros pontos cumpriu a lei da expiação também a cumpriu neste ponto, pois sofreu fora do portão da cidade (Mateus 27:32; Jo 19:20). [Ellicott, 1905]

13 Assim, saiamos até ele, fora do acampamento, carregando a humilhação que sofreu.

O sofrimento “fora do portão da cidade” foi um símbolo de sua rejeição por parte dos judeus. Todos os que seriam Seus devem compartilhar a reprovação que veio sobre Ele, que foi expulso por Seu povo e crucificado (Hebreus 11:26): eles também devem ir para “fora do portão da cidade”, abandonando a companhia de Seus oponentes. Cada um deve fazer esta escolha, entre sinagoga ou a igreja de Cristo; entre as duas não há comunhão. [Ellicott, 1905]

14 Pois não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura.

Comentário A. R. Fausset

aqui – na terra. Aqueles hebreus que se apegaram ao santuário terrestre são representantes de todos os que se apegam a esta terra. A Jerusalém terrestre provou não ser uma “cidade permanente”, tendo sido destruída logo depois que esta epístola foi escrita, e com ela caiu a política civil e religiosa judaica; um tipo de toda a nossa atual ordem terrena de coisas que logo perecerão.

a futura – (Hebreus 2:5; 11:10,14,16; 12:22; Filipenses 3:20). [Jamieson; Fausset; Brown]

15 Portanto, por meio dele, ofereçamos continuamente sacrifício de louvor a Deus, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.

Tendo Cristo oferecido a si mesmo de uma vez por todas como o grande sacrifício da expiação, o único sacrifício que os cristãos podem agora oferecer é o de ação de graças (compare com Salmo 116:17; 1Pedro 2:5,11), o fruto dos lábios (compare com Oséias 14:2) que confessam o seu nome, e também a misericórdia com a qual Deus se agrada (Oséias 6:6). [Dummelow, 1909]

16 E não vos esqueçais de fazer o bem e de compartilhar, pois Deus se agrada com tais sacrifícios.

Comentário A. R. Fausset

O sacrifício de louvor com os lábios (Hebreus 13:15) não é suficiente; deve haver também fazer o bem (beneficência) e comunicar (isto é, compartilhar uma parte de seus recursos, Gálatas 6:6) para os necessitados.

com tais – e não meros sacrifícios ritualísticos. [Jamieson; Fausset; Brown]

17 Obedecei aos vossos líderes, e sede submissos, pois eles vigiam pelas vossas almas, como os que prestarão contas delas; para que o façam com alegria, e não gemendo, porque isso não vos seria proveitoso.

pois eles vigiam pelas vossas almas – como pastores de ovelhas acordados à noite conscientes da sua responsabilidade para com Deus pelo rebanho. 

o façam com alegria – ou seja, vigiem com alegria, tendo no seu dever um deleite e não um fardo, pois neste último caso, o rebanho sofreria. [Dummelow, 1909]

18 Oram por nós; porque estamos convencidos de que temos boa consciência, e desejamos nos comportar da maneira correta em tudo.

Orem por nós. O plural indica que o escritor se identifica com os líderes da Igreja, sobre os quais havia alguma desconfiança, e por isso ele, em nome deles, manifesta a sua integridade. [Dummelow, 1909]

19 E eu vos rogo ainda mais que façais isto, para que eu vos seja restituído mais depressa.

Comentário A. R. Fausset

que façais isto – orar por mim.

para que eu vos seja restituído – (Filemom 1:22). Aqui é a primeira vez que ele menciona a si mesmo na carta, e de uma forma tão discreta, que não levanta preconceitos nos leitores hebreus contra ele, o que teria sido o resultado se ele tivesse começado isto como suas outras Epístolas, com autoridade anunciando seu nome e comissão apostólica. [Jamieson; Fausset; Brown]

20 O Deus da paz, que, pelo sangue do eterno Testamento eterno, voltou a trazer dentre os mortos o grande Pastor das ovelhas, o nosso Senhor Jesus,

O Deus da paz – isto é, o Deus que faz a paz (compare com Romanos 15:33; 16:20; 2Coríntios 13:11; Filipenses 4:9, e ver em Hebreus 13:14).

voltou a trazer dentre os mortos. As palavras não se referem tanto à Ressurreição de Cristo, mas à Sua entrada no santuário celestial “com o sangue da eterna aliança”, e Sua exaltação como Cabeça sobre a casa de Deus (Hebreus 3:1-6). Compare com Isaías 63:11. [Dummelow, 1909]

21 vos aperfeiçoe em todo bem, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por meio de Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!

os aperfeiçoe em todo bem, para fazerdes a sua vontade – ou seja, “os capacite em tudo que precisam para fazer a vontade dele” (NVT).

22 Eu vos rogo, porém, irmãos, que suportai esta palavra de exortação; pois eu vos escrevi de maneira breve.

Comentário A. R. Fausset

suportai esta palavra – Os hebreus não sendo a parte da Igreja designada para Paulo (mas os gentios), ele usa um pedido gentil, ao invés de um comando autoritário.

de maneira breve – comparado com o que poderia ser dito sobre um assunto tão importante. Pouco, em uma epístola que é mais um tratado do que uma epístola (compare com 1Pedro 5:12). Na aparente inconsistência com Gálatas 6:11, compare a nota. [Jamieson; Fausset; Brown]

23 Sabei que o nosso irmão Timóteo já está solto. Se ele vier depressa, com ele eu vos verei.

Comentário A. R. Fausset

nosso irmão Timóteo – Então Paulo, 1Coríntios 4:17; 2Coríntios 1:1; Colossenses 1:1; 1Tessalonicenses 3:2.

já está solto – da prisão. Então Aristarco foi preso com Paulo. Birks traduz, “dispensado”, “mandado embora”, ou seja, em uma missão à Grécia, como Paulo prometeu (Filipenses 2:19). No entanto, algum tipo de detenção anterior está implícito antes de ser dispensado para Filipos. Paulo, embora agora em geral, ainda estava na Itália, de onde ele envia as saudações dos cristãos italianos (Hebreus 13:24), esperando que Timóteo se juntasse a ele, para começar em Jerusalém: sabemos de 1Timóteo 1:3, ele e Timóteo estavam juntos em Éfeso depois que ele partiu da Itália para o oriente. Ele provavelmente deixou Timóteo lá e foi para Filipos como havia prometido. Paulo sugere que se Timóteo não vier em breve, ele começará a sua jornada aos Hebreus imediatamente. [Jamieson; Fausset; Brown]

24 Saudai a todos os vossos líderes, e a todos os santos. Os da Itália vos saúdam.

Comentário A. R. Fausset

todos – As Escrituras destinam-se a todos, jovens e idosos, não meramente para ministros. Compare as diferentes classes abordadas, “esposas”, Efésios 5:22; “filhinhos”, 1João 2:18; “todos”, 1Pedro 3:8; 1Pedro 5:5. Ele diz aqui “todos”, pois os hebreus a quem ele se dirige não estavam todos em um só lugar, embora os hebreus de Jerusalém sejam principalmente abordados.

Os da Itália – não apenas os irmãos em Roma, mas de outros lugares na Itália. [Jamieson; Fausset; Brown]

25 A graça seja com todos vós.

Comentário A. R. Fausset

Saudação característica de Paulo em cada uma das suas outras treze cartas, como ele mesmo diz, 1Coríntios 16:21, 23; Colossenses 4:18; 2Tessalonicenses 3:17. É encontrada em nenhuma epístola escrita por qualquer outro apóstolo na vida de Paulo. É usada em Apocalipse 22:21, escrita posteriormente e em Clemente de Roma. Sendo conhecido por ser seu distintivo, não é usado por outros em sua vida. O grego aqui é: “A graça (a saber, de nosso Senhor Jesus Cristo) esteja com todos vós”. [Jamieson; Fausset; Brown]

<Hebreus 12 Tiago 1>

Introdução à Hebreus 13

A carta termina com várias exortações em relação à vida social (Hebreus 13:1-3), à vida privada (Hebreus 13:4-6), à vida religiosa (Hebreus 13:7-17), nas quais os leitores são exortados a seguir firmemente o exemplo e a doutrina dos seus antigos mestres (Hebreus 13:7-16) e a respeitar a autoridade de seus atuais líderes (Hebreus 13:17). O escritor solicita suas orações (Hebreus 13:18-19); ele ora a favor deles (Hebreus 13:20-21); ele envia saudações, e profere sua bênção (Hebreus 13:22-25). [Dummelow, 1909]

Visão geral de Hebreus

Na livro de Hebreus, “o autor mostra como Jesus é a revelação final do amor e da misericórdia de Deus e é digno de nossa devoção”. Para uma visão geral deste livro, assista ao breve vídeo abaixo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Epístola aos Hebreus.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – junho de 2020.