Bíblia, Revisar

Hebreus 13

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!
1 Permaneça o amor fraternal.

Permaneça – A caridade continuará em si. Cuide que continue com você.

amor fraternal – uma manifestação especial distinta de “caridade” ou “amor” (2Pe 1:7). A Igreja de Jerusalém, à qual em parte essa epístola foi dirigida, foi distinguida por esta graça, sabemos de Atos (compare Hb 6:10; Hb 10:32-34; Hb 12:12-13). [JFB]

2 Não vos esqueçais de mostrar hospitalidade, porque através dela alguns, sem saber, acolheram anjos.

Duas manifestações de “amor fraterno”, hospitalidade e cuidado por aqueles que têm laços (7).

Não vos esqueçais – implicando que era um dever que todos eles reconheceram, mas que eles podem esquecer de agir (Hb 13:3, 7, 16). Os inimigos do cristianismo notaram a prática dessa virtude entre os cristãos (Julian).

sem saber, acolheram anjos – Abraão e Ló fizeram isso (Gn 18:2; Gn 19:1). Para evitar a desconfiança natural sentida por estranhos, Paulo diz, um hóspede desconhecido pode ser melhor do que parece: ele pode inesperadamente ser considerado um mensageiro de Deus para o bem, como os anjos (cujo nome significa mensageiro) são; mais ainda, se um cristão, ele representa o próprio Cristo. Há um jogo com a mesma palavra grega, não seja esquecido e inconsciente; não deixe o dever de hospitalidade para com estranhos escapar de você; pois, agrandando estranhos, estes não perceberam que estavam agradando anjos. Não inconscientes e esquecidas do dever, elas inconscientemente trouxeram para si a bênção. [JFB]

3 Lembrai-vos dos prisoneiros, como se estivésseis presos com eles; e dos que são maltratados, como se vós mesmos também estivessem sendo em vossos corpos.

Lembrai-vos – em orações e atos de bondade.

estivésseis presos com eles – em virtude da unidade dos membros do corpo sob uma cabeça, Cristo (1Co 12:26).

se vós mesmos também estivessem sendo em vossos corpos – e tão sujeitos às adversidades incidentes no corpo natural, que deveriam dispor-te mais para simpatizar com eles, não sabendo quando a tua própria virada de sofrimento poderá chegar. “A pessoa experimenta adversidades quase toda a sua vida, como Jacó; outro na juventude, como José; outro na masculinidade, como Jó; outro na velhice” (Bengel). [JFB]

4 O matrimônio seja honrado entre todos, e o leito conjugal sem contaminação; pois Deus julgará os pecadores sexuais e os adúlteros.

seja… – Traduza: “O casamento seja tratado como honroso”: como Hb 13:5 também é uma exortação.

entre todos – “no caso de todos os homens”: “entre todos”. “Mas por causa dos pecados sexuais, tenha CADA UM sua própria mulher” (1Co 7:2). Judaísmo e gnosticismo combinados estavam prestes a lançar descrédito sobre o casamento. O venerável Pafúncio, no Concílio de Nice, citou este verso para a justificação do estado matrimonial. Se alguém não se casar, ele não deve impedir que outros o façam. Outros, especialmente os romanistas, traduzem “em todas as coisas”, como em Hb 13:18. Mas a advertência contra a lascívia, o contraste com os “prostitutos e adúlteros” na oração paralela, requer que o “entre todos” nesta oração se refira a pessoas.

Deus julgará – A maioria dos libertinos escapam da atenção dos tribunais humanos; mas Deus toma conhecimento particular daqueles a quem o homem não pune. [JFB]

5 A vossa maneira de viver seja sem ganância, contentando-vos com as coisas que tendes. Pois ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.

maneira de viver – O amor da luxúria imunda e o amor do lucro imundo seguem um ao outro tão próximo, ambos alienando o coração do Criador para a criatura.

Não te deixarei, nem te desampararei Uma promessa equivalente a isto foi dada a Jacó (Gn 28:15), a Israel (Dt 31:6, 8), a Josué (Js 1:5), a Salomão (1Cr 28:20). É, portanto, como uma máxima divina. O que foi dito a eles, também se estende a nós. Ele não retirará a Sua presença (“nunca te deixarei”) nem a Sua ajuda (“nem te desampararei”) (Bengel). [JFB]

6 De maneira que devemos ter a confiança de dizer: O Senhor é meu ajudador; não temerei o que o ser humano poderá fazer a mim.

devemos – sim como o grego, expressando confiança realmente realizada: “De modo que nós ousadamente (confiantemente) dizemos” (Sl 56:4, 11; Sl 118:6). Pontue como o hebraico e o grego exigem: “E (assim) não temerei: que (então) me fará o homem?” [JFB]

7 Lembrai-vos de vossos líderes, que vos falaram a palavra de Deus. Observai o resultado da maneira como viveram, e imitai a fé deles.

Lembre-se – para imitar: não invocar em oração, como ensina Roma.

tenha a regra – em vez disso, “quem teve o domínio sobre você”: seus líderes espirituais.

quem – grego, “o que”: tais pessoas como.

vos falaram – “falou” (assim o aoristo grego significa) durante a sua vida. Esta epístola estava entre as escritas mais tarde, quando muitos dos chefes da Igreja de Jerusalém haviam falecido.

cuja fé – até a morte: provavelmente a morte pelo martírio, como no caso das instâncias da fé em Hb 11:35. Estêvão, Tiago, irmão de nosso Senhor e bispo de Jerusalém, bem como Tiago, irmão de João (At 12:2), na Igreja Palestina, a qual Paulo se dirige, sofreu o martírio.

considerando – grego, “olhando para cima”, “diligentemente contemplando todo”, como um artista faria um modelo.

o fim – a terminação, na morte. O grego, é usado da morte (Lc 9:31; 2Pe 1:15).

como viveram – “modo de vida”: “caminhada religiosa” (Gl 1:13; Ef 4:22; 1Tm 4:12; Tg 3:13). Considerando como eles manifestaram a solidez de sua fé por sua caminhada sagrada, que eles mantiveram até o fim daquela caminhada (sua morte pelo martírio).

8 Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje, e eternamente.

Este versículo não é, como alguns o lêem, em aposição a “Observai o resultado da maneira como viveram, e imitai a fé deles” (Hb 13:7), mas forma a transição. “Jesus Cristo, ontem e hoje (é) o mesmo, e (será o mesmo) para as eras (isto é, para todas as épocas)”. O Jesus Cristo (o nome completo sendo dado, para marcar com solenidade afetuosa tanto a Sua pessoa como o Seu ofício) que apoiaram os vossos governantes espirituais ao longo da vida até ao seu fim “ontem” (em tempos passados), sendo ao mesmo tempo “o Autor e o Consumador da sua fé” (Hb 12:2), permanece ainda hoje o mesmo Jesus Cristo, pronto para ajudar-vos também, se como eles caminhardes pela “fé” nEle. Compare “este mesmo Jesus”, At 1:11. Aquele que ontem (proverbial no tempo passado) sofreu e morreu, está hoje em glória (Ap 1:18). “Assim como a noite vem entre ontem e hoje, e ainda assim a própria noite é engolida por ontem e hoje, assim o “sofrimento” não interrompeu a glória de Jesus Cristo que era de ontem, e a que é de hoje, como se não continuasse a ser a mesma. Ele é o mesmo ontem, antes de vir ao mundo, e hoje, no céu. Ontem, no tempo dos nossos antecessores, e hoje, no nosso tempo” (Bengel). Portanto, a doutrina é a mesma, não variável: este versículo forma assim a transição entre Hb 13:7 e Hb 13:9. Ele é sempre “o mesmo” (Hb 1:12). O mesmo no Antigo e no Novo Testamento. [JFB]

9 Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas. Pois bom ao coração é ser fortificado pela graça, e não por alimentos, que não resultaram em proveito algum aos que com eles se ocupam.

sobre – ao contrário, como os manuscritos mais antigos leram, “levados de lado”; ou seja, compare Ef 4:14.

mergulhadores – diferindo da fé única em um e no mesmo Jesus Cristo, como ensinado por aqueles que tinham o domínio sobre você (Hb 13:7).

estranho – estranho à verdade.

doutrinas – “ensinamentos”.

fortificado pela graça, e não por alimentos – não com observâncias de distinções judaicas entre carnes limpas e impuras, às quais os ascetas judaizantes acrescentavam nos tempos cristãos a rejeição de algumas carnes, e o uso de outras: notado também por Paulo em 1Co 8:8, 13; 1Co 6:13; Rm 14:17, um paralelo exato com este verso: estas são algumas das “doutrinas diversas e estranhas” da sentença anterior. O corpo de Cristo oferecido de uma vez por todas para nós é o nosso verdadeiro “alimento” espiritual para “comer” (Hb 13:10), “a permanência e o cajado do pão” (Is 3:1), a média de todos os “ graça.”

não resultaram – grego, “em que os que andaram não lucraram”; ou seja, em relação à justificação, limpeza perfeita da consciência e santificação. Compare com “andou”, At 21:21; a saber, com escrúpulos supersticiosos, como se o culto a Deus em si consistisse em tais observâncias legais.

10 Temos um altar, do qual os que servem ao tabernáculo não têm autoridade para comer;

O cristianismo e o judaísmo são tão totalmente distintos que “os que servem ao tabernáculo (judeu)” não têm o direito de comer nossa carne do evangelho espiritual, a saber, os sacerdotes judeus e aqueles que seguem sua orientação ao servir a ordenança cerimonial. Ele diz: “sirva ao tabernáculo”, não “sirva NO tabernáculo”. O contraste com essa adoração servil é nosso.

um altar – a cruz de Cristo, onde seu corpo foi oferecido. A mesa do Senhor representa este altar, a cruz; como o pão e o vinho representam o sacrifício oferecido nele. Nossa carne, que nós pela fé comemos espiritualmente, é a carne de Cristo, em contraste com as típicas carnes cerimoniais. Os dois não podem ser combinados (Gl 5:2). Que não se come literalmente o sacrifício de Cristo na Ceia do Senhor, mas um espiritual significa, aparece comparando Hb 13:9 com Hb 13:10, “pela graça, e não por alimentos”. [JFB]

11 porque os corpos dos animais, cujo sangue pelo pecado é trazido ao Santuário pelo Sumo sacerdote, são queimados fora do acampamento.

são queimados sem o acampamento ”, assim“ Jesus também que… sofreu sem a porta ”do judaísmo cerimonial, do qual Sua crucificação fora dos portões de Jerusalém é um tipo.

porque a razão pela qual os que servem ao tabernáculo são excluídos da participação em Cristo; porque seu sacrifício não é como um daqueles sacrifícios em que eles tinham uma parte, mas responde a um que foi “totalmente queimado” lá fora (o grego é “completamente queimado”, “consumido pela queima”), e que consequentemente eles não podiam comer do. Lv 6:30, dá a regra geral: “Nenhuma oferta pelo pecado, da qual qualquer parte do sangue é trazida para dentro da tenda da congregação, para se reconciliar no lugar santo, será comido; será queimada no fogo. ”As ofertas pelo pecado são duas: o exterior, cujo sangue foi aspergido sobre o altar exterior, e cujos corpos os sacerdotes podiam comer; e o interior, o inverso.

ao Santuário – aqui o Santo dos Santos, no qual o sangue da oferta pelo pecado foi trazido no dia da expiação.

fora do acampamento – no qual estavam o tabernáculo e os sacerdotes levíticos e fiéis legais, durante a jornada de Israel pelo deserto; substituído depois por Jerusalém (contendo o templo), fora de cujas paredes Jesus foi crucificado.

12 Por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, sofreu fora do portão da cidade.

Wherefore Jesus – Para que o Antítipo pudesse cumprir o tipo.

santificar – Embora não tenha sido trazido ao templo “santuário” (Hb 13:11) Seu sangue foi levado ao santuário celestial e “santifica o povo” (Hb 2:11, 17), limpando-os do pecado e consagrá-los a Deus.

seu próprio – não sangue de animais.

fora do portão – de Jerusalém; como se indigno da sociedade do povo da aliança. A ardente provação de Seu sofrimento na cruz responde à queima das vítimas; assim, sua mera vida carnal foi completamente destruída, como seus corpos eram; a segunda parte de Sua oferta foi Sua levando Seu sangue ao santo celestial diante de Deus em Sua ascensão, para que fosse uma perpétua expiação pelo pecado do mundo.

13 Assim, saiamos até ele, fora do acampamento, carregando a sua humilhação.

portanto – Este “portanto” respira a fortaleza deliberada dos crentes (Bengel).

fora do acampamento – “fora da lei” [Teodoreto] do judaísmo (compare Hb 13:11) “A fé considera Jerusalém como um campo, não uma cidade” (Bengel). Ele contrasta com os judeus, que servem um santuário terrestre, os cristãos a quem o altar no céu permanece aberto, enquanto está fechado contra os judeus. Como Jesus sofreu sem o portão, tão espiritualmente deve aqueles que desejam pertencer a Ele, retirar-se da Jerusalém terrena e seu santuário, como deste mundo em geral. Há uma referência a Êx 33:7, quando o tabernáculo foi removido sem o acampamento, que havia sido poluído pela idolatria das pessoas dos bezerros de ouro; de modo que “todo aquele que buscava o Senhor saía para a tenda da congregação (como Moisés chamou o tabernáculo fora do arraial), que estava fora do arraial”; um tipo animado do que os hebreus deveriam fazer, a saber, sair da adoração carnal da Jerusalém terrena para adorar a Deus em Cristo em espírito, e do que todos nós devemos fazer, a saber, sair de todo carnalismo, formalismo mundano, e mera adoração sensual, e conhecer Jesus em seu poder espiritual, fora do mundanismo, visto que “não temos cidade contínua” (Hb 13:14).

rolamento – como Simão de Cirene fez.

o seu opróbrio – o opróbrio que ele revelou, e que todo o seu povo carrega com ele.

14 Pois não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura.

aqui – na terra. Aqueles hebreus que se apegaram ao santuário terrestre são representantes de todos os que se apegam a esta terra. A Jerusalém terrestre provou não ser uma “cidade permanente”, tendo sido destruída logo depois que esta epístola foi escrita, e com ela caiu a política civil e religiosa judaica; um tipo de toda a nossa atual ordem terrena de coisas que logo perecerão.

a futura – (Hb 2:5; 11:10,14,16; 12:22; Fp 3:20). [JFB]

15 Portanto, por meio dele, ofereçamos continuamente sacrifício de louvor a Deus, isto é, o fruto dos lábios que declaram honra ao seu nome.

Como o “altar” foi mencionado em Hb 13:10, também os “sacrifícios” aqui (compare 1Pe 2:5, a saber, louvar e fazer o bem, Hb 13:16). Compare com o Sl 119:108; Rm 12:1.

por meio dele – como o Mediador de nossas orações e louvores (Jo 14:13, Jo 14:14); não pelas observâncias judaicas (Sl 50:14, 23, Sl 69:30-31; Sl 107:22; Sl 116:17). Era um velho ditado dos rabinos: “No futuro todos os sacrifícios cessarão, mas os louvores não cessarão”.

de louvor – pela salvação.

continuamente – não apenas em estações fixas, como aquelas em que os sacrifícios legais foram oferecidos, mas durante toda a nossa vida.

fruto dos nossos lábios – (Is 57:19; Os 14:2).

declaram honra – grego, “confessando”. Bengel observa que o hebraico “{todah}” é maravilhosamente enfático. Literalmente significa “reconhecimento” ou “confissão”. Ao louvar uma criatura, podemos facilmente exceder a verdade; mas, ao louvar a Deus, temos apenas que confessar o que Ele realmente é para nós. Por isso, é impossível exceder a verdade, e aqui está o louvor genuíno.

16 E não vos esqueçais de fazer o bem e de compartilhar, pois Deus se agrada com tais sacrifícios.

O sacrifício de louvor com os lábios (Hb 13:15) não é suficiente; deve haver também fazer o bem (beneficência) e comunicar (isto é, compartilhar uma parte de seus recursos, Gl 6:6) para os necessitados.

com tais – e não meros sacrifícios ritualísticos. [JFB]

17 Obedecei aos vossos líderes, e sede submissos a eles, pois eles vigiam pelas vossas almas, como os que prestarão contas delas; para que o façam com alegria, e não gemendo, porque isso não vos seria proveitoso.

Obedecei aos vossos líderes – (compare Hb 13:7, 24). Esta tripla menção dos governantes é peculiar a esta epístola. Em outras epístolas, Paulo inclui os governantes em suas exortações. Mas aqui o endereço é limitado ao corpo geral da Igreja, em contraste com os governantes a quem eles são encarregados de render submissão reverente. Agora, isso é exatamente o que se poderia esperar quando o apóstolo dos gentios estava escrevendo para os cristãos palestinos, entre os quais Tiago e os onze apóstolos haviam exercido uma autoridade mais imediata. Era importante que ele não parecesse se opor a seus guias, mas fortalecesse suas mãos; ele não reivindica autoridade direta ou indiretamente sobre esses próprios governantes (Birks). “Lembre-se” dos seus governantes falecidos (Hb 13:7). “Obedeça” seus governantes vivos; mais, não somente obedecer em casos onde nenhum sacrifício de si mesmo é requerido, e onde você está persuadido eles estão certos (assim o grego, por “obedecer”), mas “submeter-se a si mesmos” como uma questão de obediência obediente, quando seu O julgamento e o natural te inclinam na direção oposta.

eles – da parte deles; então o grego. Como eles fazem a parte deles, você também é sua. Paulo exorta, 1Ts 5:12-13.

vigia – “estão vigilantes” (grego).

para – grego, “em nome de”

os que prestarão contas – O estímulo mais forte para a vigilância (Mc 13:34-37). Crisóstomo ficou profundamente impressionado com estas palavras, como nos diz [Sobre o Sacerdócio, 6]: “O medo dessa ameaça continuamente agita minha alma”.

o façam – “vigie a salvação eterna de sua alma”. É uma responsabilidade perigosa para um homem ter que dar conta de outros “feitos, que não são suficientes para o seu próprio [Estius, de Aquino]. Eu me pergunto se é possível que algum dos governantes seja salvo (Crisóstomo). Compare o discurso de Paulo aos anciãos, At 20:28; 1Co 4:1-5, onde também ele conecta ministros ‘responsabilidade com a conta a ser dada no futuro (compare 1Pe 5:4).

com alegria – pela sua obediência; antecipando, também, que você será sua “alegria” no dia da prestação de contas (Fp 4:1).

não gemendo – em sua desobediência; compreendendo também que, no dia do relato, você pode estar entre os perdidos, em vez de ser sua coroa de regozijo. Ao dar conta, os mordomos são culpados se algo for perdido para o Mestre. “Mitiguem a labuta por todo ofício de atenção e respeito, que com diligência, e não com tristeza, cumpram seu dever, suficientemente árduos em si mesmos, embora não haja acréscimo de desagrado em sua parte” (Grotius).

que – O pesar em seus pastores não é proveitoso para você, pois enfraquece seu poder espiritual; mais ainda, “os gemidos (de modo que o grego para ‘tristeza’) de outras criaturas são ouvidos; quanto mais pastores! ”(Bengel). Então Deus será provocado para vingar-se de seus “gemidos” (grego). Se eles devem dar a Deus um relato de sua negligência, você também deve ter sua ingratidão por eles (Grotius).

18 Orai por nós; porque estamos convencidos de que temos boa consciência, e desejamos nos comportar da maneira correta em tudo.

Orai por nós – Paulo geralmente pede as intercessões da Igreja por ele para fechar suas Epístolas, assim como ele começa com a certeza de tê-las no coração em suas orações (mas nesta epístola não até Hb 13:20-21), Rm 15:30. “Nós” inclui tanto a ele quanto a seus companheiros; ele passa para si sozinho, Hb 13:19.

estamos convencidos de que temos boa consciência – apesar de seus antigos ciúmes e das acusações de meus inimigos judeus em Jerusalém, que foram a ocasião de minha prisão em Roma. Em refutação às afirmações dos judeus, ele afirma na mesma língua que aqui sua própria consciência diante de Deus e do homem, At 23:1-3; At 24:16, 20-21 (onde ele implica virtualmente que sua resposta a Ananias não era uma impaciência pecaminosa; pois, de fato, era uma profecia que ele foi inspirado no momento de proferir, e que foi cumprida logo após).

nós confiamos – grego, “estamos persuadidos”, nos manuscritos mais antigos. Boa consciência produz confiança, onde o Espírito Santo governa a consciência (Rm 9:1).

da maneira correta – “no bom sentido”. A mesma palavra grega como “boa consciência”. Literalmente, “com razão”, “apropriadamente”.

19 E eu vos rogo ainda mais que façais isto, para que eu vos seja restituído mais depressa.

que façais isto – orar por mim.

para que eu vos seja restituído – (Fm 1:22). Aqui é a primeira vez que ele menciona a si mesmo na carta, e de uma forma tão discreta, que não levanta preconceitos nos leitores hebreus contra ele, o que teria sido o resultado se ele tivesse começado isto como suas outras Epístolas, com autoridade anunciando seu nome e comissão apostólica. [JFB]

20 O Deus da paz, que, pelo sangue do eterno Testamento eterno, voltou a trazer dentre os mortos o grande Pastor das ovelhas, o nosso Senhor Jesus,

Oração final.

Deus da paz – Então Paulo, Rm 15:33; Rm 16:20; 2Co 13:11; Fp 4:9; 1Ts 5:23; 2Ts 3:16. O judaizante dos hebreus foi calculado para plantar sementes de discórdia entre eles, de desobediência aos seus pastores (Hb 13:17) e de alienação em relação a Paulo. O Deus da paz, dando unidade da verdadeira doutrina, os unirá em amor mútuo.

voltou a trazer dentre os mortos – grego, “educado”, etc .: Deus trouxe o pastor; o pastor trará o rebanho. Aqui apenas na epístola ele menciona a ressurreição. Ele não concluiria sem mencionar o elo de ligação entre as duas verdades discutidas principalmente; o único sacrifício perfeito e a intercessão sacerdotal contínua – a profundidade de Sua humilhação e a altura de Sua glória – o “altar” da cruz e a ascensão ao celestial Santo dos Santos.

Senhor Jesus – o título que marca Sua pessoa e Seu Senhorio sobre nós. Mas Hb 13:21, “por meio de Jesus Cristo”. Seu ofício, como o Ungido do Espírito, fazendo Dele o meio de comunicar o Espírito para nós, a santa unção fluindo da Cabeça sobre os membros (compare At 2:36). ).

grande – (Hb 4:14).

Pastor das ovelhas – Um título familiar aos seus leitores hebreus, do seu Antigo Testamento (Is 63:11; Septuaginta): principalmente Moisés, antitipicamente Cristo: já comparado em conjunto, Hb 3:2-7. A transição é natural de seus pastores terrestres (Hb 13:17), para o pastor principal, como em 1Pe 5:1-4. Compare Ez 34:23 e as próprias palavras de Jesus, Jo 10:2, 11, 14.

pelo sangue grego “, em”, em virtude do sangue (Hb 2:9); foi por causa de Sua morte sangrenta por nós, que o Pai o elevou e coroou com glória. O “sangue” era o selo do pacto eterno celebrado entre o Pai e o Filho; em virtude do sangue do Filho, primeiro Cristo ressuscitou, então o povo de Cristo será assim (Zc 9:11, aparentemente referido aqui; At 20:28).

eterno – A eternidade da aliança exigiu a ressurreição. Esta cláusula, “o sangue do pacto eterno”, é um resumo retrospectivo da epístola (compare com Hb 9:12).

21 vos aperfeiçoe em todo bem, para fazerdes a sua vontade, operando em nós o que é agradável diante dele, por meio de Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!

para fazerdes a sua vontade, operando em nós – (Hb 10:36); um pouco como o grego, “fazendo em você”. Qualquer bem que façamos, Deus faz em nós.

agradável diante dele – (Is 53:10; Ef 5:10).

por meio de Jesus Cristo – “Deus fazendo (trabalhando) em você que … através de Jesus Cristo” (Fp 1:11).

a quem – para Cristo. Ele fecha como ele começou (Hb 1:1-14), dando glória a Cristo. [JFB]

22 Eu vos rogo, porém, irmãos, que suportai esta palavra de exortação; pois eu vos escrevi de maneira breve.

suportai esta palavra – Os hebreus não sendo a parte da Igreja designada para Paulo (mas os gentios), ele usa um pedido gentil, ao invés de um comando autoritário.

de maneira breve – comparado com o que poderia ser dito sobre um assunto tão importante. Pouco, em uma epístola que é mais um tratado do que uma epístola (compare com 1Pe 5:12). Na aparente inconsistência com Gl 6:11, compare a nota. [JFB]

23 Sabei que o nosso irmão Timóteo já está solto. Se ele vier depressa, com ele eu vos verei.

nosso irmão Timóteo – Então Paulo, 1Co 4:17; 2Co 1:1; Cl 1:1; 1Ts 3:2.

já está solto – da prisão. Então Aristarco foi preso com Paulo. Birks traduz, “dispensado”, “mandado embora”, ou seja, em uma missão à Grécia, como Paulo prometeu (Fp 2:19). No entanto, algum tipo de detenção anterior está implícito antes de ser dispensado para Filipos. Paulo, embora agora em geral, ainda estava na Itália, de onde ele envia as saudações dos cristãos italianos (Hb 13:24), esperando que Timóteo se juntasse a ele, para começar em Jerusalém: sabemos de 1Tm 1:3, ele e Timóteo estavam juntos em Éfeso depois que ele partiu da Itália para o oriente. Ele provavelmente deixou Timóteo lá e foi para Filipos como havia prometido. Paulo sugere que se Timóteo não vier em breve, ele começará a sua jornada aos Hebreus imediatamente. [JFB]

24 Saudai a todos os vossos líderes, e a todos os santos. Os da Itália vos saúdam.

todos – As Escrituras destinam-se a todos, jovens e idosos, não meramente para ministros. Compare as diferentes classes abordadas, “esposas”, Ef 5:22; “filhinhos”, 1Jo 2:18; “todos”, 1Pe 3:8; 1Pe 5:5. Ele diz aqui “todos”, pois os hebreus a quem ele se dirige não estavam todos em um só lugar, embora os hebreus de Jerusalém sejam principalmente abordados.

Os da Itália – não apenas os irmãos em Roma, mas de outros lugares na Itália. [JFB]

25 A graça seja com todos vós.

Saudação característica de Paulo em cada uma das suas outras treze cartas, como ele mesmo diz, 1Co 16:21, 23; Cl 4:18; 2Ts 3:17. É encontrada em nenhuma epístola escrita por qualquer outro apóstolo na vida de Paulo. É usada em Ap 22:21, escrita posteriormente e em Clemente de Roma. Sendo conhecido por ser seu distintivo, não é usado por outros em sua vida. O grego aqui é: “A graça (a saber, de nosso Senhor Jesus Cristo) esteja com todos vós”. [JFB]

<Hebreus 12 Tiago 1>

Introdução à Hebreus 13

Exortação a várias graças, especialmente a constância na fé, seguindo Jesus em meio a repreensões. Conclusão, com peças de inteligência e saudações.

Leia também uma introdução à Epístola aos Hebreus

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados