Bíblia, Revisar

Hebreus 3

1 Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa declaração de fé, Jesus.

Como Moisés foi especialmente o profeta por quem “Deus, em tempos passados, falou aos pais”, sendo o mediador da lei, Paulo considera necessário mostrar agora que, grande como foi Moisés, o Filho de Deus é maior. Ebrard em Alford observa: O anjo da aliança veio em nome de Deus diante de Israel; Moisés em nome de Israel diante de Deus; enquanto que o sumo sacerdote veio em nome de Deus (levando o nome Jeová na testa) diante de Israel e em nome de Israel (com o nome das doze tribos em seu peito) diante de Deus (Êx 28:9-29, 36, 38). Agora Cristo está acima dos anjos, de acordo com o primeiro e segundo capítulos porque (1) como Filho de Deus Ele é superior; e (2) porque a masculinidade, embora originalmente inferior aos anjos, está Nele exaltado acima deles ao senhorio do “mundo vindouro”, visto que Ele é ao mesmo tempo Mensageiro de Deus aos homens e também expiador-representante dos homens diante de Deus (Hb 2:17-18). Paralelo a essa linha de argumentação quanto à Sua superioridade em relação aos anjos (Hb 1:4), corre o que aqui segue a respeito de Sua superioridade a Moisés (Hb 3:3): (1) porque como Filho sobre a casa; Ele está acima do servo da casa (Hb 3:5-6), assim como os anjos mostraram ser apenas espíritos ministradores (Hb 1:14), enquanto que Ele é o Filho (Hb 3:7-8); (2) porque a vinda de Israel ao descanso prometido, que não foi terminado por Moisés, é realizada por Ele (Hb 4:1-11), através de Seu ser não apenas um líder e legislador como Moisés, mas também um Alto Propiciatório. Sacerdote (Hb 4:14; Hb 5:10).

Wherefore – Greek, “Donde”, isto é, vendo que temos um Ajudante tão compreensivo que você deve “considerar atentamente”, “contemplar”; fixe seus olhos e mente nEle com o objetivo de lucrar com a contemplação (Hb 12:2). A palavra grega é frequentemente usada por Lucas, o companheiro de Paulo (Lc 12:2427).

irmãos – em Cristo, o elo comum da união.

participantes – “do Espírito Santo”.

chamada celestial – vindo até nós do céu, e nos levando para o céu de onde vem. Fp 3:14, “o alto chamado”; Grego “o chamado acima”, isto é, celestial.

o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa declaração de fé – Há apenas um artigo grego para ambos os substantivos, “Aquele que é ao mesmo tempo Apóstolo e Sumo Sacerdote” – Apóstolo, como Embaixador (uma designação superior ao “anjo” – mensageiro) enviado pelo Pai (Jo 20:21), defendendo a causa de Deus conosco; Sumo Sacerdote, como pleiteando nossa causa com Deus. Tanto Seu Apostolado como o Sumo Sacerdócio estão compreendidos no único título, Mediador (Bengel). Embora o título de “Apóstolo” não seja aplicado em nenhum outro lugar a Cristo, é apropriado aqui em Hebreus, que usou o termo dos delegados enviados pelo sumo sacerdote para coletar o tributo do templo dos judeus residentes em países estrangeiros, mesmo que Cristo fosse Delegado. do Pai para este mundo longe dEle (Mt 21:37). Assim, como o que se aplica a Ele, se aplica também ao Seu povo, os Doze são designados Seus apóstolos, assim como Ele é o Pai (Jo 20:21). Era desejável evitar designá-lo aqui como “anjo”, a fim de distinguir Sua natureza da dos anjos mencionados antes, embora ele seja “o Anjo da Aliança”. O “legado da Igreja” ({Sheliach Tsibbur}) ofereceu as orações na sinagoga em nome de todos e para todos. Então, Jesus, “o apóstolo da nossa profissão”, é delegado para interceder pela Igreja diante do Pai. As palavras “da nossa profissão”, assinalam que não é do ritual legal, mas da nossa fé cristã, que Ele é o Sumo Sacerdote. Paulo compara-o como um apóstolo a Moisés; como sumo sacerdote para Aaron. Ele sozinho possui os dois escritórios combinados, e em um grau mais eminente do que qualquer um, que esses dois irmãos separaram.

declaração de fé – “confissão”, corresponde a Deus ter nos falado pelo Seu Filho, enviado como Apóstolo e Sumo Sacerdote. O que Deus proclama nós confessamos.

2 Ele é fiel àquele que o constituiu, assim como Moisés também foi em toda a casa de Deus.

Ele primeiro nota a característica da semelhança entre Moisés e Cristo, a fim de conciliar os cristãos hebreus a quem Ele se dirigiu, e que ainda mantinha uma opinião muito alta sobre Moisés; depois, ele apresenta a superioridade de Cristo a Moisés.

Ele é fiel – O grego implica também que Ele ainda é fiel, ou seja, como nosso mediador Sumo Sacerdote, fiel à confiança que Deus lhe deu (Hb 2:17). Então Moisés na casa de Deus (Nm 12:7).

o constituiu – “o fez” HIGH PRIEST; ser fornecido a partir do contexto anterior. Grego, “feito”; assim em Hb 5:5; 1Sm 12:6; At 2:36; então os pais gregos. Não como Alford, com Ambrose e os latinos, “O criou”, isto é, como homem, em Sua encarnação. A semelhança de Moisés ao Messias foi predita pelo próprio Moisés (Dt 18:15). Outros profetas apenas explicaram Moisés, que era a esse respeito superior a eles; mas Cristo era como Moisés, ainda superior.

3 Pois ele é estimado como digno de maior glória do que Moisés, assim como mais honra do que a casa tem quem a construiu.

Para – atribuir a razão pela qual eles devem “considerar” atentamente “Cristo” (Hb 3:1), bem como eles consideram Moisés que se assemelhava a Ele em fidelidade (Hb 3:2).

era – grego, “foi”.

estimado como digno de maior glória – por Deus, quando Ele O exaltou à Sua própria mão direita. Os cristãos hebreus admitiram o fato (Hb 1:13).

construiu a casa – grego, “visto que ele tem mais honra do que a casa, que preparou”, ou “estabeleceu” (Alford). O verbo grego é usado propositadamente em vez de “edificado”, a fim de marcar que o edifício não significa uma casa literal, mas uma casa espiritual: a Igreja tanto do Antigo Testamento como do Novo Testamento; e que a construção de tal casa inclui todos os preparativos da providência e da graça necessários para fornecê-la com “pedras vivas” e servir de “servos”. Assim, como Cristo o Fundador e Establizador (no Antigo Testamento bem como no Novo Testamento) é maior do que a casa assim estabelecida, incluindo os servos, Ele é maior também do que Moisés, que era apenas um “servo”. Moisés, como servo, é uma porção da casa e menos que a casa; Cristo, como o Instrumental Criador de todas as coisas, deve ser Deus e tão maior que a casa da qual Moisés era parte. Glória é o resultado da honra.

4 Porque toda casa é construída por alguém; mas aquele que construiu todas as coisas é Deus.

Alguém deve ser o establisher de cada casa; Moisés não era o establisher da casa, mas uma porção dele (mas Ele que estabeleceu todas as coisas, e então a casa espiritual em questão, é Deus). Cristo, sendo instrumentalmente o Establador de todas as coisas, deve ser o Establador da casa, e tão maior que Moisés.

5 De fato, Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus, para testemunho das coisas que haviam de ser ditas;

fiel em toda a sua casa – que está em toda a casa de Deus (Hb 3:4).

servo – não aqui o grego para “escravo”, mas “um assistente de ministrar”; marcando o alto cargo de Moisés para com Deus, embora inferior a Cristo, uma espécie de mordomo.

para testemunho das etc. – a fim de que em suas instituições típicas pudesse dar “testemunho” a Israel “das coisas” do Evangelho “que mais tarde seriam ditas” por Cristo (Hb 8:5; Hb 9:8, 23, Hb 10:1).

6 mas Cristo é fiel como Filho sobre a sua casa. E nós somos sua casa, se até o fim mantivermos firmes a confiança e o orgulho da nossa esperança.

Mas Cristo foi e é fiel (Hb 3:2).

como Filho sobre a sua casa – sim, “sobre a casa de Deus (Hb 3:4)”; e, portanto, como a inferência de ser um com Deus, sobre sua própria casa. Então Hb 10:21, “tendo um sumo sacerdote sobre a casa de Deus”. Cristo entra na casa de Seu Pai como Mestre [SOBRE], mas Moisés como servo [Nele, Hb 3:2, 5] (Crisóstomo). Um embaixador na ausência do rei é muito distinto – na presença do rei ele cai de volta na multidão (Bengel).

nós somos sua casa – Paulo e seus leitores hebreus. Um velho manuscrito, com a Vulgata e Lúcifer, lê “qual casa”; mas os manuscritos mais pesados ​​suportam a leitura da versão em inglês.

o regozijo – antes, “a questão do regozijo”.

da nossa esperança – “da nossa esperança”. Uma vez que todas as nossas boas coisas estão na esperança, devemos manter nossas esperanças como se jejuassem, como se nossas esperanças tivessem sido realizadas (Crisóstomo).

até o fim mantivermos firmes – omitido em Lúcifer e Ambrósio, e em um manuscrito mais antigo, mas apoiado pela maioria dos manuscritos mais antigos.

7 Portanto, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,

(Hb 3:6). Jesus é “fiel”, não sejais infiéis (Hb 3:2, 12). A frase que começa com “portanto”, interrompida pelo parêntese confirmando o argumento do Sl 95:7-11, está completa em Hb 3:12, “Observem”, etc.

diz o Espírito Santo – pelo inspirado Salmista; de modo que as palavras deste último são as palavras do próprio Deus.

Hoje – na duração; nos dias de Davi, em contraste com os dias de Moisés no deserto, e o tempo todo desde então, durante o qual eles foram rebeldes contra a voz de Deus; como por exemplo, no deserto (Hb 3:8). O Salmo, cada vez novo quando usado na adoração pública, por “hoje”, significará o dia específico em que foi ou é usado.

ouça – obedientemente.

sua voz – de graça.

8 não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto;

não endureçais os vossos corações – Esta frase aqui é usada apenas do próprio ato do homem; geralmente do ato de Deus (Rm 9:18). Quando o homem é chamado de agente no endurecimento, a frase geralmente é “endurecer o pescoço” ou “voltar” (Ne 9:17).

provocaçãotentação – “Massah-meribah”, traduzido em Margem “tentação… repreensão” ou “contenda” (Êx 17:1-7). Ambos os nomes parecem referir-se a esse evento, a murmuração do povo contra o Senhor em Refidim por falta de água. A primeira ofensa, especialmente, deve ser protegida contra, e é a mais severamente reprovada, pois é capaz de produzir muito mais. Nm 20:1-13 e Dt 33:8 mencionam uma segunda ocasião semelhante no deserto de Sin, perto de Cades, também chamado Meribá.

no dia – grego, “de acordo com o dia de.”

9 onde os vossos pais tentaram, provando, e viram as minhas obras por quarenta anos.

Quando – em vez disso, “Onde”, ou seja, no deserto.

seus pais – A autoridade dos antigos não é conclusiva (Bengel).

tentaram, provando – Os manuscritos mais antigos leram, “tentados (a mim) no caminho do teste”, isto é, colocando (Eu) à prova se eu era capaz e desejava aliviá-los, não acreditando que sou assim.

viram as minhas obras por quarenta anos – Eles viram, sem serem levados a arrependimento, Minhas obras de poder, em parte, em oferecer ajuda milagrosa, em parte na execução de vingança, quarenta anos. Os “quarenta anos” se juntaram no hebraico e na Septuaginta, e abaixo, Hb 3:17, com “Eu fiquei triste”, está aqui junto com “eles viram”. Ambos são verdadeiros; pois, durante os mesmos quarenta anos que eles estavam tentando a Deus por incredulidade, apesar de verem as obras milagrosas de Deus, Deus estava sofrendo. A lição que se pretende sugerir aos cristãos hebreus é que seu “hoje” deve durar apenas entre a primeira pregação do Evangelho e a derrubada iminente de Jerusalém, a saber, QUARENTA ANOS; Exatamente o número de anos de permanência de Israel no deserto, até que toda a sua culpa tenha sido preenchida, todos os rebeldes foram derrotados.

10 Por isso me indignei contra essa geração, e disse: “Eles sempre se desviam nos corações, e não conheceram os meus caminhos”;

entristecido – descontente. Compare “andai em contrário”, Lv 26:24, 28.

essa geração – “isso” implica alienação e estranhamento. Mas os manuscritos mais antigos dizem “isto”.

disse – “entristecido” ou “insatisfeito” na primeira ofensa. Posteriormente, quando endureceram o coração em incredulidade ainda mais, jurou na sua ira (Hb 3:11); uma gradação ascendente (compare Hb 3:17-18).

e eles não sabiam – em grego: “Mas estas mesmas pessoas”, etc. Eles perceberam que eu estava descontente com eles, mas eles, as mesmas pessoas, não desejavam saber meus caminhos (Bengel); compare “mas eles”, Sl 106:43.

não conheceram os meus caminhos – não conhecia praticamente e com credibilidade as maneiras pelas quais eu os faria ir, a fim de alcançar o Meu descanso (Êx 18:20).

11 Então jurei na minha ira: “Eles não entrarão no meu repouso”.

Então – literalmente, “como”.

Eu jurei – Bengel observa que o juramento de Deus precedeu os quarenta anos.

não – literalmente, “Se eles entrarem … (Deus faça assim para mim e mais também)”, 2Sm 3:35. O grego é o mesmo, Mc 8:12.

meu repouso – principalmente, o descanso de Canaã depois de vagar pelo deserto: ainda, mesmo quando nele, nunca desfrutavam do repouso; de onde se seguiu que a ameaça se estendia além da exclusão dos incrédulos da terra literal de descanso, e que o resto prometido aos crentes em sua plena bem-aventurança era e ainda é futuro: Sl 25:13; O Sl 37:9, 11, 22, 29 e a beatitude de Cristo (Mt 5:5) concordam com isso, Hb 3:9.

12 Cuidado, irmãos, para que nunca haja em algum de vós coração mau e infiel, que se afaste do Deus vivo.

Tome cuidado – para se unir com “portanto”, Hb 3:7.

para que nunca haja haja grego (indicativo), “para que não haja”; para que não haja, como temo que haja; implicando que não é meramente uma possível contingência, mas que há base para pensar que assim será.

em qualquer – “em qualquer um de vocês.” Não meramente deveria estar em guarda, mas eles deveriam estar tão preocupados com a segurança de cada membro, para não sofrer qualquer um a perecer por negligência deles [Calvin ].

coração – O coração não é confiável. Compare Hb 3:10: “Eles sempre erram em seus corações”.

incredulidade – falta de fé. Cristo é fiel; portanto, diz Paulo aos hebreus, não devemos ser infiéis como nossos pais estiveram sob Moisés.

partindo – apostatizando. O oposto de “vem a ele” (Hb 4:16). Deus castiga tais apóstatas em espécie. Ele se afasta deles – o pior dos problemas.

do Deus vivo – real: a característica distintiva do Deus de Israel, não como os deuses sem vida dos pagãos; Portanto, alguém cujas ameaças são terríveis realidades. Apostar de Cristo é apostatar do Deus vivo (Hb 2:3).

13 Em vez disso, encorajai-vos uns aos outros a cada dia, durante o tempo chamado 'hoje'; a fim de que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado.

um ao outro – grego, “vós”; cada um exorta a si mesmo e ao próximo.

diariamente – em grego, “em cada dia” ou “dia a dia”.

o tempo chamado ‘hoje’ – enquanto o “dia” durar (o dia da graça, Lc 4:21, antes da vinda do dia da glória e julgamento na vinda de Cristo, Hb 10:24, 37). Amanhã é o dia em que os homens ociosos trabalham, e os tolos se arrependem. Amanhã é o dia de hoje de Satanás; ele não se importa com as boas resoluções que você forma, se você as consertar para amanhã.

para que… de você – O “você” é enfático, diferentemente de “seus pais” (Hb 3:9). “Que dentre vós ninguém (para que a ordem grega se encontre em alguns dos manuscritos mais antigos) seja endurecido” (Hb 3:8).

engano – fazendo com que você “erre em seu coração”.

pecado – incredulidade.

14 Pois nós temos nos tornado participantes de Cristo, se, de fato, mantivermos firme a confiança do princípio até o fim;

Para, etc. – reforçando o aviso, Hb 3:12.

participantes de Cristo – (compare Hb 3:1, 6). Então, “participantes do Espírito Santo” (Hb 6:4).

segure – grego, “segure rápido”.

o começo de nossa confiança – isto é, a confiança (literalmente, substancial, sólida confiança) da fé que nós começamos (Hb 6:11; Hb 12:2). Um cristão, desde que não seja aperfeiçoado, considera-se um iniciante (Bengel).

até o fim – até a vinda de Cristo (Hb 12:2).

15 como é dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação.

enquanto é dito, Hoje “: Hb 3:14,” porque somos feitos participantes “, etc., sendo um parêntese. “Depende inteiramente de si mesmos que o convite do nonagésimo quinto Salmo não seja um mero convite, mas também um verdadeiro prazer.” Alford traduz: “Desde que (isto é, ‘para’) é dito”, etc. Hb 3:15 como uma prova de que devemos “manter … confiança … até o fim”, a fim de sermos “participantes de Cristo”.

16 Pois quais foram os que, mesmo ouvindo, provocaram-no à ira ? Não foram todos aqueles que saíram do Egito por meio de Moisés?

Pois quais – um pouco interrogativamente, “Pois quem foi que, quando eles ouviram (referindo-se a ‘se ouvirdes’ Hb 3:15), provocaram (Deus)?” O “Para” implica, “Você precisa tomar atenção contra a incredulidade: pois, não foi por causa da incredulidade que todos os nossos pais foram excluídos (Ez 2:3)? “Alguns” e “não todos” seriam uma maneira tênue de colocar seu argumento, quando seu objetivo é mostrar a universalidade do mal. Não apenas alguns, mas todos os israelitas, para as exceções solitárias, Josué e Calebe, dificilmente serão levados em conta em uma declaração tão geral. Então Hb 3:17-18, são interrogativos: (1) o início da provocação, logo após a partida do Egito, é marcado em Hb 3:16; (2) os quarenta anos dela no deserto, Hb 3:17; (3) a negação da entrada na terra de descanso, Hb 3:18. Compare Nota, veja em 1Co 10:5, “com a maioria deles Deus estava descontente”.

todavia – “Não (por que eu preciso colocar a questão?), não foi tudo o que saiu do Egito?” (Êx 17:1-2).

por Moisés – pela instrumentalidade de Moisés como seu líder.

17 E contra quais ele se indignou por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?

Mas – Traduza: “Além disso”, pois não está em contraste com Hb 3:16, mas levando a cabo o mesmo pensamento.

cadáveres – literalmente, “membros”, implicando que seus corpos caíram membro a membro.

18 E a quem ele jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?

para aqueles que não creram – e sim como gregos, “para os que desobedeceram”. Desacredita prática (Dt 1:26).

19 Assim vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade.
eles não podiam entrar – embora desejassem.

<Hebreus 2 Hebreus 4>

Introdução à Hebreus 3

O Filho de Deus é maior do que Moisés, portanto a descrença para com Ele incorrerá em um castigo mais pesado do que aconteceu com os incrédulos de Israel no deserto.

Leia também uma introdução à Epístola aos Hebreus

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.