Bíblia, Revisar

Hebreus 4

1 Temamos, pois, para que, havendo sido deixada a promessa de entrar no seu repouso, não pareça que algum de vós tenha ficado para trás.

Deixe-nos… temer – não com terror escravo, mas piedoso “temor e tremor” (Fp 2:12). Como muitos caíram, temos motivos para temer (Hb 3:17-19).

deixando-nos – ainda permanecendo para nós depois que os outros, por negligência, o perderam.

seu repouso – o descanso celestial de Deus, do qual Canaã é o tipo. “Hoje” continua, durante o qual existe o perigo de não alcançar o resto. “Hoje,” usado corretamente, termina no descanso que, uma vez obtido, nunca é perdido (Ap 3:12). Uma antevisão do resto é dada no descanso interior que a alma do crente tem em Cristo.

deve parecer estar longe disso – grego, “ter ficado aquém disso”; deve ser encontrado, quando a grande provação de todos se realizar (Alford), para ter ficado aquém de alcançar a promessa. A palavra “parece” é um modo de expressão atenuante, embora não diminua a realidade. Bengel e Owen aceitam, para que não haja qualquer semelhança ou aparência de ficar aquém do esperado.

2 Pois também a nós foi pregado o evangelho, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porque não estava unida pela fé naqueles que a ouviram.

para eles – no tipo: a Canaã terrestre, onde eles falharam em realizar perfeito descanso, sugerindo a eles que eles deveriam olhar além da terra celestial de descanso, para a qual a fé é a via, e da qual descrença exclui, como de a Canaã terrena.

a palavra pregada – literalmente, “a palavra de ouvir”: a palavra ouvida por eles.

não estava unida pela fé naqueles que a ouviram – Então o siríaco e as antigas versões latinas, mais antigas do que qualquer um de nossos manuscritos, e Lúcifer, leram: “Como o mundo não se uniu com os ouvintes na fé”. alimento que, como o pão da vida, deve passar para a carne e o sangue através do homem apropriando-se dele em fé. Ouvir sozinho é de tão pouco valor quanto comida não digerida em um estômago ruim (Tholuck). Toda a autoridade mais antiga do manuscrito existente apóia uma leitura diferente, “ininteligível como eles eram (caso acusativo grego concordando com ‘eles’) em fé com seus ouvintes”, isto é, com seus ouvintes crentes e obedientes, como Calebe e Josué. Então, “ouvir” é usado para “obedecer” no contexto, Hb 4:7, “Hoje, se ouvirdes a sua voz.” Os desobedientes, em vez de serem misturados no “mesmo corpo”, separaram-se como Coré. : uma reprovação tácita para gostar separatistas do cristão que se junta (Hb 10:25; Jz 1:19).

3 Porque nós, os que cremos, entramos no repouso, como ele disse: Então jurei na minha ira: “Eles não entrarão no meu repouso”; ainda que as suas obras já estivessem terminadas desde a fundação do mundo.

Para – justificando sua afirmação da necessidade de “fé”, Hb 4:2.

nós que acreditamos – nós, que na vinda de Cristo, cremos.

entre, ou seja, deve entrar: dois dos manuscritos mais antigos e Lúcifer e o latim antigo. Dois outros manuscritos mais antigos diziam: “Vamos entrar”.

em repouso grego “, para o resto”, que é prometido no Salmo nonagésimo quinto.

como ele disse – Deus está dizendo que a descrença exclui da entrada implica que a crença ganha uma entrada para o resto. No entanto, o que Paulo, principalmente, menciona na citação é que o prometido “descanso” ainda não foi feito. Em Hb 4:11ele novamente, como em Hb 3:12-19 já, assume a fé como a qualificação indispensável para entrar nela.

ainda que etc. – Embora Deus tenha terminado Suas obras de criação e tenha entrado em Seu descanso desde a criação muito antes do tempo de Moisés, ainda sob aquele líder de Israel foi prometido outro descanso, o qual a maioria ficou aquém da incredulidade; e embora o restante em Canaã tenha sido alcançado subsequentemente sob Josué, ainda que muito depois, nos dias de Davi, Deus, no nonagésimo quinto Salmo, ainda fala do restante de Deus como ainda não alcançado. Portanto, deve haver um descanso ainda futuro, a saber, aquele que “permanece para o povo de Deus” no céu, Hb 4:3-9, quando eles descansarem de suas obras, como Deus fez com os Seus, Hb 4:10 O argumento é mostrar que por “Meu descanso”, Deus quer dizer um descanso futuro, não para Si mesmo, mas para nós.

terminado – grego, “trazido à existência”, “feito”.

4 Pois, em certo lugar, ele disse assim a respeito do dia sétimo: E Deus repousou no sétimo dia de todas as suas obras.

ele falou – Deus (Gn 2:2).

Deus repousou no sétimo dia – um descanso não terminando com o sétimo dia, mas começando então e ainda continuando, no qual os crentes entrarão no futuro. O descanso de Deus não é um descanso necessário por fadiga, nem consiste em ociosidade, mas é esse apoio e governo de que a criação foi o começo (Alford). Daí Moisés registra o final de cada um dos primeiros seis dias, mas não do sétimo.

de todas as suas obras – Hebraico, Gn 2:2, “de toda a Sua obra”. O “trabalho” de Deus era um, compreendendo, no entanto, muitas “obras”.

5 E, outra vez neste texto: Não entrarão no meu repouso.

Neste Salmo, mais uma vez, está implícito que o descanso ainda está por vir.

6 Portanto, uma vez que resta alguns entrarem no repouso, e que aqueles a quem primeiramente foi pregado o evangelho não entraram por causa da desobediência,

permanece – ainda para ser realizado.

alguns devem entrar – A negação de entrada para os incrédulos é uma promessa virtual de entrada para aqueles que acreditam. Deus não deseja que Seu descanso seja vazio, mas mobiliado com os convidados (Lc 14:23).

aqueles a quem primeiramente foi pregado o evangelho não entraram – literalmente, “aqueles que primeiro (no tempo de Moisés) tinham o Evangelho pregado a eles”, ou seja, em tipo, ver em Hb 4:2.

incredulidade – grego, em vez de “desobediência” (ver em Hb 3:18).

7 outra vez ele determina um certo dia, o “hoje”, dizendo por meio de Davi muito tempo depois (como já foi dito): Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.

Mais uma vez – Novamente a promessa se repete. Traduza como a ordem grega é: “Ele limitou um certo dia,” Hoje “.” Aqui Paulo interrompe a citação por: “No (Salmo de) Davi dizendo depois de tanto tempo (após a posse de quinhentos anos de Canaã) ”, e resume-a,“ como já foi dito antes (assim o manuscrito mais antigo da Grécia, antes, a saber, Hb 3:715), Hoje, se ouvirdes a sua voz ”, etc. (Alford)

8 Pois se Josué tivesse lhes dado repouso, ele não teria falado depois a respeito de outro dia.

Responda à objeção que poderia ser feita ao seu raciocínio, a saber, que aqueles trazidos para Canaã por Josué (assim “Jesus” aqui significa, como em At 7:45) entraram no restante de Deus. Se o resto de Deus significava Canaã, Deus não quis depois de sua entrada naquela terra, ter falado (ou falar (Alford)) sobre outro (futuro) dia de entrar no resto.

9 Portanto, ainda resta um repouso como o do sábado para o povo de Deus.

portanto – porque Deus “fala de outro dia” (ver em Hb 4:8).

permanece – ainda a ser percebido a seguir pelos “alguns (que) devem entrar nela” (Hb 4:6), isto é, “o povo de Deus”, o verdadeiro Israel que deve entrar no descanso de Deus (“Meu descanso” Hb 4:3. O descanso de Deus era um sabatismo; assim também será nosso.

um descanso – grego, “Sabbatismo”. Com o tempo, há muitos sábados, mas depois haverá o gozo e a manutenção de um descanso sabático: um perfeito e eterno. O “descanso” em Hb 4:8 é grego, “((catapausis);” hebraico, “((Noé)”; descanso de cansaço, como a arca descansou em Ararat depois de seus lançamentos de um lado para outro; e como Israel, sob Josué, finalmente desfrutou da guerra em Canaã, mas o “descanso” neste Hb 4:9 é o descanso mais “nobre” (hebreu) ​​mais exaltado (hebreu), literalmente “cessação”: descanso do trabalho quando terminado (Hb 4:4), como Deus descansou (Ap 16:17). As duas ideias de “descanso” combinadas, dão a visão perfeita do sábado celestial. Resto de cansaço, tristeza e pecado; e descanso na conclusão do Deus nova criação (Ap 21:5). Toda a criação renovada deve compartilhar nela, nada haverá para quebrar o sábado da eternidade, e o Tri une Deus se regozijará na obra de Suas mãos (3:17). , o representante da lei, não poderia levar Israel a Canaã: a lei nos leva a Cristo, e aí cessa o seu mandato, como o de Moisés nas fronteiras de Canaã: é Jesus, a antidade pe de Josué, que nos leva ao descanso celestial. Este verso estabelece indiretamente a obrigação do sábado ainda; pois o tipo continua até que o antítipo o substitua: assim os sacrifícios legais continuaram até que o grande sacrifício antitípico o substituísse, assim como o repouso celestial do antitípico descanso do sábado não ocorrerá até que Cristo, nosso Evangelho Josué, venha nos conduzir a ele, o típico o sábado terrestre deve continuar até então. Os judeus chamam o futuro descanso “o dia que é todo sábado”.

10 Pois aquele que entrou no seu repouso também repousou das suas obras, assim como Deus das suas.

Para – justificar e explicar a palavra “descanso” ou “Sabbatismo”, usado apenas (ver em Hb 4:9).

aquele que está inscrito – quem quer que entre uma vez.

seu repouso – o descanso de Deus: o resto preparado por Deus para o Seu povo (Estius). Em vez disso, “Seu descanso”: o descanso do homem: aquele atribuído a ele por Deus como seu. O grego é o mesmo que para o “seu” imediatamente depois.

Cessou – O aoristo grego é usado por tempo indefinido, “é costume cessar”, ou melhor, “descanso”: descansa. O tempo passado implica ao mesmo tempo a certeza de que, como também que nesta vida uma espécie de antecipação em Cristo já é dada (Grotius) (Jr 6:16; Mt 11:28-29). Nossa maior felicidade, de acordo com este verso, consiste em estarmos unidos em um com Deus e moldados em conformidade com Ele como nosso arquétipo (Calvino).

das suas obras – mesmo daquelas que eram boas e adequadas ao tempo de fazer o trabalho. O trabalho foi seguido pelo descanso mesmo no Paraíso (Gn 2:3, 15). O trabalho e o subsequente descanso de Deus são o arquétipo ao qual devemos nos conformar. O argumento é: Aquele que uma vez entra em repouso, descansa dos trabalhos; mas o povo de Deus ainda não descansou deles, portanto eles ainda não entraram no resto, e assim deve ser ainda futuro. Alford traduz: “Aquele que entrou no seu (ou então Deus, mas sim ‘dele’; Is 11:10, ‘Seu descanso’: ‘a alegria do Senhor’, Mt 25:21, 23) descanso (a saber, Jesus, nosso precursor, Hb 4:14; Hb 6:20, O Filho de Deus que passou pelos céus): em contraste com Josué, o tipo que não trouxe o povo de Deus para o céu descanso), ele mesmo (enfático) descansou de suas obras (Hb 4:4), como Deus (fez) do seu próprio ”(assim o grego,“ funciona ”). O argumento, embora geralmente aplicável a qualquer um que tenha entrado em seu descanso, provavelmente alude a Jesus em particular, o antitípico Josué, que, tendo entrado em Seu descanso na Ascensão, cessou ou descansou de Sua obra da nova criação, como Deus em o sétimo dia descansou do trabalho da criação física. Não que Ele tenha cessado de continuar a obra da redenção, ou melhor, Ele a sustenta por Sua mediação; mas Ele cessou daquelas partes da obra que constituem o fundamento; o sacrifício foi feito de uma vez por todas. Compare com o resto da criação de Deus, uma vez por todas concluído, e descansado, mas agora ainda confirmado (ver em Hb 4:4).

11 Procuremos, pois, entrar naquele repouso; para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.

portanto – Ver tal promessa está diante de nós, a qual podemos, como eles, falhar com a incredulidade.

trabalho – grego, “esforçar-se diligentemente”.

aquele resto – que ainda é futuro e tão glorioso. Ou, na tradução de Hebreus de 4:10 de Alford, “O descanso em que Cristo entrou antes” (Hb 4:14; Hb 6:20).

caia – com a alma, não apenas com o corpo, como os israelitas rebeldes caíram (Hb 3:17).

no mesmo exemplo – Alford traduz, “caia no mesmo exemplo”. O lugar menos proeminente da “queda” no grego favorece isso. O sentido é, “para que não caia em tal desobediência (assim o grego para ‘descrença’ significa) como eles deram uma amostra de” (Grotius). Os judeus dizem: “Os pais são um sinal (aviso) para seus filhos”.

12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada do que toda espada de dois gumes, e que penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e das medulas, e é apta para julgar os pensamentos e intenções do coração.

Porque – Tal esforço diligente (Hb 4:11) é incumbência de nós, pois temos que ver com um Deus cuja “palavra” pela qual seremos julgados, é um exame do coração, e cujos olhos são oniscientes (Hb 4:13). As qualidades aqui atribuídas à palavra de Deus, e todo o contexto, mostram que é considerado em seu poder judiciário, por meio do qual condenou os israelitas desobedientes à exclusão de Canaã, e exclui os descrentes descrentes cristãos do descanso celestial. A Palavra escrita de Deus não é o pensamento proeminente aqui, embora a passagem seja citada como se fosse. Ainda a palavra de Deus (a mesma que a pregada, Hb 4:2), usada aqui no sentido mais amplo, mas com especial referência ao seu poder judicial, INCLUI a Palavra de Deus, a espada do Espírito com dupla vantagem, uma vantagem para convencer e converter alguns (Hb 4:2), e o outro para condenar e destruir os incrédulos (Hb 4:14). Ap 19:15 similarmente representa o poder judicial da Palavra como uma espada afiada saindo da boca de Cristo para ferir as nações. A mesma palavra que salva aos fiéis (Hb 4:2) está destruindo os desobedientes (2Co 2:15-16). A Palavra pessoal, a quem alguns referem a passagem, não é aqui significava: pois Ele não é a espada, mas tem a espada. Assim, a referência a Josué segue apropriadamente em Hb 4:8.

rápido – grego, “vivo”; tendo poder vivo, como “a vara da boca e o sopro dos lábios” do “Deus vivo”.

poderoso – grego, “energético”; não apenas vivendo, mas energeticamente eficaz.

mais nítido – “mais corte”.

de dois gumes – afiada na borda e nas costas. Compare “espada do Espírito… palavra de Deus” (Ef 6:17). Seu duplo poder parece estar implícito por ser “de dois gumes”. “Julga tudo o que está no coração, pois ali passa, ao mesmo tempo punindo [incrédulos] e buscando [tanto crentes como não crentes]” (Crisóstomo) . Philo similarmente fala de “Deus passando entre as partes dos sacrifícios de Abraão (Gn 15:17, onde, no entanto, é uma ‘lâmpada acesa’ que passou entre as peças) com Sua palavra, que é o cortador de todas as coisas: cuja espada, sendo afiada ao máximo, nunca deixa de dividir todas as coisas sensíveis, e até mesmo as coisas não perceptíveis ao sentido ou fisicamente divisíveis, mas perceptíveis e divisíveis pela palavra. ”O treinamento inicial de Paulo, tanto nas escolas gregas de Tarso e as escolas hebraicas de Jerusalém são responsáveis ​​por sua familiaridade com os modos de pensamento de Filo, que certamente seriam atuais entre os judeus instruídos em toda parte, embora o próprio Filo pertencia a Alexandria, não a Jerusalém. Dirigindo-se aos judeus, ele, pelo Espírito, sanciona o que era verdadeiro em sua literatura atual, como ele fez similarmente ao abordar os gentios (At 17:28).

piercing – grego, “chegando”.

até a divisão da alma e do espírito – isto é, alcançando até mesmo a separação da alma animal, a parte inferior da natureza incorpórea do homem, a sede dos desejos animais, que ele tem em comum com os brutos; compare o mesmo grego, 1Co 2:14, “o homem natural [de alma de animal]” (Jz 1:19), do espírito (a parte superior do homem, receptivo do Espírito de Deus, e aliando-o ao celestial seres).

das juntas e das medulas – em vez disso, “(alcançando até mesmo) as juntas (de modo a dividi-las) e a medula”. Cristo “sabe o que há no homem” (Jo 2:25): assim, Sua palavra chega tão longe quanto ao conhecimento mais íntimo e exato das partes, sentimentos e pensamentos mais ocultos do homem, dividindo, isto é, distinguindo o que é espiritual do que é carnal e animal nele, o espírito da alma: assim Pv 20:27. Como a faca do sacerdote levítico chegou a dividir partes, intimamente unidas como as articulações dos membros, e penetrou nas partes mais internas, como as medulas (o grego é plural); então a palavra de Deus divide as partes intimamente unidas do ser imaterial, alma e espírito do homem, e penetra nas partes mais íntimas do espírito. A sentença (alcançando até mesmo) “ambas as juntas e medulas” está subordinada à cláusula, “até a divisão da alma e do espírito”. (Nos manuscritos mais antigos, como na versão em inglês, não há “ambos”, como existe na sentença “ambas as articulações e… o que marca a segunda ser subordinada). Uma imagem (apropriada ao abordar os judeus) da divisão literal das articulações, e penetrar, para abrir a medula, pela faca do padre, ilustrando a divisão espiritual da alma do espírito, mencionada anteriormente. (alma e espírito) é posto nu e “nu” diante de Deus; essa visão está de acordo com Hb 4:13. Evidentemente, “a divisão da alma do espírito” responde às “juntas” que a espada, quando se estende, se divide, quando o “espírito” responde à mais íntima “medula”. “Moisés forma a alma, Cristo o espírito. A alma atrai o corpo; o espírito atrai a alma e o corpo. ”A interpretação de Alford é desajeitada, pelo que ele faz a própria alma e o próprio espírito serem divididos, em vez da alma do espírito: assim também ele faz não apenas o articulações para ser dividido em pedaços, mas a medula também deve ser dividida (?). O poder divisório e penetrante da Palavra tem tanto um efeito punitivo quanto curador.

discernidor dos pensamentos – grego, “capaz de julgar os propósitos”.

intenções – sim, “concepções” [Crellius]; “Ideias” (Alford). Como o grego para “pensamentos” refere-se à mente e sentimentos, de modo que para “intenções”, ou melhor, “concepções mentais”, refere-se ao intelecto.

13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; pelo contrário, todas as coisas estão nuas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.

criatura, visível ou invisível.

encoberta diante dele, aos olhos de Deus (Hb 4:12). “A sabedoria de Deus, simplesmente múltipla e uniformemente multiforme, com incompreensível compreensão, compreende todas as coisas incompreensíveis.”

todas as coisas estãoexpostas, literalmente, “jogado de costas, de modo a ter o pescoço exposto”, como um animal para o sacrifício com o pescoço exposto. O tempo perfeito grego implica que este é o nosso estado contínuo em relação a Deus. Vamos, portanto, trabalhar fervorosamente para entrarmos no descanso, a fim de que não haja qualquer queda por incredulidade praticada (Hb 4:11). [JFU]

14 Visto que temos um grande Sumo Sacerdote, Jesus, o Filho de Deus, que penetrou nos céus, mantenhamos firme a nossa declaração de fé.

Vendo então – Tendo, portanto; Retomando Hb 2:17.

grande – como sendo “o Filho de Deus, mais alto do que os céus” (Hb 7:26): o arquétipo e antítipo do sumo sacerdote legal.

Para os céus, “passado pelos céus”, isto é, aqueles que interpõem entre nós e Deus, o céu aéreo, e o último a fazer o uso de corpos celestes, o sol, a lua, etc. véu que nosso Sumo Sacerdote passou para o céu dos céus, a presença imediata de Deus, assim como o sumo sacerdote levítico passou pelo véu para o Santo dos Santos. Nem Moisés, nem mesmo Josué, puderam nos trazer a esse descanso, mas Jesus, como nosso precursor, já espiritualmente e depois na presença real, corpo, alma e espírito, traz Seu povo ao descanso celestial.

Jesus – o antitípico Josué (Hb 4:8).

mantenhamos firme – o oposto de “deixar escapar” (Hb 2:1); e “caia fora” (Hb 6:6). Como o genitivo segue, o sentido literal é: “Vamos nos apegar à nossa profissão”, isto é, da fé e da esperança que são assuntos de nossa profissão e confissão. O acusativo segue quando o sentido é “segurar rápido” (Tittmann).

15 Pois não temos um Sumo Sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; mas, sim, um que foi provado em tudo, conforme a nossa semelhança, porém sem pecado.

Pois – o motivo para “manter nossa profissão” (Hb 4:14), ou seja, a simpatia e ajuda que podemos esperar de nosso Sumo Sacerdote. Embora “grande” (Hb 4:14), Ele não está acima de cuidar de nós; não, como sendo em todos os pontos um conosco em relação à masculinidade, exceto pelo pecado, Ele simpatiza conosco em toda tentação. Embora exaltado aos mais altos céus, Ele mudou seu lugar, não sua natureza e ofício em relação a nós, sua condição, mas não sua afeição. Compare Mt 26:38, “vigiai comigo”: mostrando Seu desejo nos dias de Sua carne pela simpatia daqueles a quem Ele amava: assim Ele agora dá Sua simpatia ao povo que sofre. Compare com Arão, o tipo, tendo os nomes das doze tribos no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando ele entrou no lugar santo, para um memorial diante do Senhor continuamente (Êx 28:29).

não possa se compadecer das – grego, “não pode simpatizar com nossas enfermidades”: nossas fraquezas físicas e morais (não o pecado, mas a responsabilidade por seus ataques). Ele, embora sem pecado, pode simpatizar conosco pecadores; Sua compreensão mais agudamente percebeu as formas de tentação do que nós que somos fracos; Sua vontade repeliu-os instantaneamente como o fogo faz a gota de água lançada para ele. Ele, portanto, experimentalmente sabia que poder era necessário para vencer as tentações. Ele é capaz de simpatizar, pois ao mesmo tempo foi tentado sem pecado e, ainda assim, verdadeiramente tentado (Bengel). Somente nEle temos um exemplo adequado aos homens de todos os tipos e sob todas as circunstâncias. Em solidariedade, Ele se adapta a cada um, como se não tivesse simplesmente assumido a natureza do homem em geral, mas também a natureza peculiar daquele único indivíduo.

mas – “sim, antes, Ele foi (um) tentado” (Alford).

como nós somos – grego, “de acordo com (nossa) similitude”.

sem pecado – grego, “{choris}”, “separado do pecado” (Hb 7:26). Se o grego “{aneu}” tivesse sido usado, o pecado teria sido considerado como o objeto ausente de Cristo no assunto; mas {choris} aqui implica que Cristo, o sujeito, é considerado como separado do pecado o objeto (Tittmann). Assim, ao longo de suas tentações em sua origem, processo e resultado, o pecado não tinha nada nele; Ele estava separado e separado dele (Alford).

16 Portanto, acheguemo-nos com confiança ao trono da graça, para que possamos receber misericórdia e encontrar graça para sermos socorridos no tempo adequado.

venha – sim como grego, “abordagem”, “aproximar-se”.

ousadamente grego “, com confiança” ou “liberdade de expressão” (Ef 6:19).

ao trono da graça – o trono de Deus se tornou para nós um trono da graça através da mediação do nosso Sumo Sacerdote à mão direita de Deus (Hb 8:1; Hb 12:2). Suplicando a morte meritória de nosso Sumo Sacerdote Jesus, sempre encontraremos Deus em um trono de graça. Contrastar a queixa de Job (Jó 23:3-8) e Elihu “SE”, etc. (Jó 33:23-28).

obter – sim, “receber”.

misericórdia – “Compaixão”, por sua derivação (literalmente, sentimento de comunhão de comunidade de sofrimento), corresponde ao caráter de nosso Sumo Sacerdote “tocado com o sentimento de nossas enfermidades” (Hb 4:15).

encontrar graça – correspondente ao “trono da graça”. Misericórdia especialmente se refere à remissão e remoção de pecados; graça, para a outorga salvadora de dons espirituais (Estius). Compare “Vinde a Mim… e eu lhe darei descanso (o restante recebeu no primeiro crer). Tomai o meu jugo sobre ti … e encontrareis descanso (o contínuo descanso e paz encontrados na submissão diária ao jugo fácil de Cristo; o primeiro responde a “receber misericórdia” aqui; o segundo, a “encontrar graça”, Mt 11:28-29).

em tempos de necessidade – grego, “sazonalmente”. Antes de sermos esmagados pela tentação; quando mais precisamos, em tentações e perseguições; tal como é adequado para o tempo, pessoas e fim projetado (Sl 104:27). Um suprimento de graça está reservado para os crentes contra todas as exigências; mas eles só são supridos de acordo com a necessidade. Compare “no devido tempo”, Rm 5:6. Não, como Alford explica, “ajuda no tempo”, isto é, hoje, enquanto ainda está aberto para nós; o tempo aceito (2Co 6:2).

ajuda – Compare Hb 2:18: “Ele é capaz de socorrer os que são tentados”.

<Hebreus 3 Hebreus 5>

Introdução à Hebreus 4

A promessa do descanso de Deus é plenamente realizada através de Cristo: Esforcemo-nos para obtê-lo por Ele, nosso sumo sacerdote simpatizante.

Leia também uma introdução à Epístola aos Hebreus

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.