Filipenses 2

1 Portanto, se alguma consolação em Cristo, se há algum conforto de amor, se há alguma comunhão do Espírito, se há afetos e compaixões,

Paulo apela à quatro elos de amizade: consolação (isto é, encorajamento) em Cristo, dada por ele; conforto de amor, comunhão do Espírito (compare com Filipenses 1:19), afetos e compaixões, manifestados mutuamente; se houver alguma dessas coisas – ou se elas valerem alguma coisa entre nós (Paulo e os filipenses) – esse pedido prevalecerá. [Dummelow, 1909]

Mais comentários 🔒

2 completai a minha alegria: que penseis da mesma maneira, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de ânimo, tendo um mesmo modo de pensar.

completai. Eu (Paulo) tenho alegria em vocês, completem-na com aquilo que ainda falta – a unidade (Filipenses 1:9). “O que você quer (podemos supor que eles, ao ouvir pedido sincero de Paulo, digam)? Que te libertemos do perigo? Que supramos as tuas necessidades? Nenhuma destas coisas” (Crisóstomo); que penseis da mesma maneira, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de ânimo, tendo um mesmo modo de pensar. [JFU, 1866]

Mais comentários 🔒

3 Nada façais por rivalidade egoísta nem por vanglória; ao contrário, por humildade cada um considere o outro superior a si mesmo.

Segundo a versão NVT, “Não sejam egoístas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês“.

Mais comentários 🔒

4 Cada um não cuide somente do que é seu; mas cada um cuide também do que é dos outros.

Segundo a versão NVI, “Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros”. Compare com Filipenses 2:21; também com o próprio exemplo de Paulo (Filipenses 1:24).

Mais comentários 🔒

5 Isto seja, para que esteja em vós este modo de pensar, que também esteve em Cristo Jesus:

Os manuscritos mais antigos diziam: “Tende em ti essa mente”, etc. Ele não se apresenta (ver em Filipenses 2:4 e Filipenses 1:24) como exemplo, mas Cristo, aquele eminentemente que não procurou Sua própria, mas “humilhou-se” (Filipenses 2:8), primeiro em assumir-lhe a nossa natureza, em segundo lugar, em se humilhar ainda mais nessa natureza (Romanos 15:3). [Jamieson; Fausset; Brown]

Mais comentários 🔒

6 mesmo ele sendo em forma de Deus, não considerou a igualdade a Deus como algo para se apegar;

Ernst Lohmeyer expandiu o significado desta seção de versículos. Ele diz que este é um hino cristão muito antigo, originalmente escrito em aramaico (o dialeto judeu do hebraico) e cantado em conexão com a ceia do Senhor. Mas, ao estudar isso, observe que Paulo a usa para enfatizar a ética cristã, não a teologia.

em forma de Deus. Compare Jo 1:1-3; Hebreus 1:3. [Ice, 1974]

Mais comentários 🔒

7 pelo contrário, ele esvaziou a si mesmo, tomando a forma de servo, e se tornou semelhante aos homens;

Ele esvaziou a si mesmo – “não da Sua natureza Divina, pois isso era impossível, mas das glórias que lhes são de direito como Deus. Ele fez isso assumindo a forma de servo” (Lightfoot).

Mais comentários 🔒

8 e, quando se encontrava em forma humana, ele humilhou a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.

até a morte, e morte de cruz. Não uma morte comum, mas, de todas as formas de morte, a mais torturante, a mais vergonhosa – uma morte reservada pelos romanos para os escravos, uma morte amaldiçoada aos olhos dos judeus (Deuteronômio 21:23). [Pulpit, 1895]

Mais comentários 🔒

9 Por isso Deus também o exaltou supremamente, e lhe deu o nome que é acima de todo nome;

Por isso Deus também o exaltou supremamente. A exaltação é a recompensa da humilhação: “aquele que humilhar a si mesmo, será exaltado”. O aoristo “exaltou supremamente” (ὑπερύψωσεν) refere-se aos fatos históricos da Ressurreição e Ascensão.

e lhe deu o nome que é acima de todo nome. Os dois verbos aoristas “exaltou supremamente” e “lhe deu” (ἐχαρίσατο), referem-se ao tempo da ressurreição e ascensão de nosso Senhor. Ele assumiu voluntariamente uma posição subordinada; Deus Pai o exaltou. Devemos interpretar, juntamente com os melhores manuscritos, “o Nome”. Isso parece significar, não o nome Jesus, que lhe foi dado em sua circuncisão, de acordo com a mensagem do anjo; mas o nome Senhor ou Jeová (ver Filipenses 2:11), que na verdade era dele antes de sua encarnação, mas foi dado (Mateus 28:18, “todo poder me é dado no céu e na terra”) a Jesus Cristo , o Filho encarnado, Deus e Homem em uma só Pessoa. Ou, mais provavelmente, talvez, a palavra “Nome” seja usada aqui, como tantas vezes nas Escrituras Hebraicas, para a majestade, glória, dignidade da Deidade. Compare com as palavras frequentemente repetidas do salmista: “Louvado seja o nome do Senhor”. Gesenius, em seu léxico hebraico sobre a palavra ֵםשׁ, explica o Nome do Senhor como (b) Jeová sendo invocado e louvado pelos homens; e (c) a Deidade como presente com os mortais (comp. Efésios 1:21; Hebreus 1:4). [Pulpit, 1895]

Mais comentários 🔒

10 a fim de que no nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra, e debaixo da terra,

Comentário de H. C. G. Moule

no nome de Jesus. Literalmente, com o R.V. [King James, Versão Revisada], em nome de Jesus, ou quanto à forma gramatical, “em nome de Jesus”. “Não é ‘o nome de Jesus’, mas ‘o nome Jesus’” (Lightfoot). Isso deve significar que o contexto decide assim, a gramática é ambígua, mas o argumento anterior (ver última nota), se válido, é decisivo para a tradução da R.V. [King James, Versão Revisada].

no nome…se dobre, etc.” Isso significa “todos devem adorá-lo” ou “todos devem adorar através Dele”? Sem dúvida, o último é a verdade divina. Mas o contexto é totalmente a favor de uma referência imediata a Sua entronização; e particularmente o verso seguinte fala claramente do reconhecimento dEle como “Senhor”. Assim, Lightfoot; e ele dá provas da Septuaginta (por exemplo, Salmo 62:5 (Hebreus 63:4); 1Reis 8:44) que a frase “em nome de” pode implicar, em contextos próprios, a adoração d’Aquele que leva o Nome. Podemos assim parafrasear, “que diante da majestade revelada de Jesus glorificado toda a criação deve adorar”.- O antigo costume de curvar-se diante da menção do Nome Jesus (ver Cânon xviii. da Igreja da Inglaterra) não deriva de nenhuma sanção direta desta passagem.

se dobre todo joelho. Uma citação implícita de Isaías 45:23; e como um testemunho tão poderoso da visão de Paulo sobre a Deidade apropriada de Jesus Cristo. O contexto da passagem do profeta contém as frases “um Deus justo e um Salvador” (Filipenses 2:21; compare com Romanos 3:26); “no Senhor toda a semente de Israel será justificada e se gloriará” (Filipenses 2:25; compare com Romanos 8:30). Não podemos supor que o Apóstolo da Justificação foi assim especialmente guiado para a passagem e para sua referência interna ao Filho? – A mesma passagem é citada diretamente Romanos 14:11 (onde em Filipenses 2:10 se lê “de Cristo” ).

dos que estão nos céus, na terra, e debaixo da terra. Existência criada, em suas alturas e profundezas. Compare com Apocalipse 5:13 para ilustração próxima; palavras cujo contexto inteiro é um comentário divino sobre esta passagem. Tendo em vista a linguagem lá, em uma cena em que os anjos já foram mencionados, é melhor não dividir a referência aqui, e.g. entre anjos, homens vivos e homens enterrados (Alford), ou anjos, homens e espíritos perdidos (Crisóstomo). Não apenas a existência animada e consciente, mas inanimada está em vista; Criação em sua totalidade; os elementos impessoais e inconscientes sendo ditos “adorar”, como possuindo, à sua maneira, o fiat do exaltado Jesus. [Moule, aguardando revisão]

11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

toda língua – compare com “todo joelho” (Filipenses 2:10). Ele será reconhecido como Senhor (não mais como “servo”, Filipenses 2:7).

para a glória de Deus Pai – o grande propósito do ofício mediador e reino de Cristo; este findará quando seu propósito for plenamente alcançado (Jo 5:19-23, Jo 5:30; Jo 17:1, Jo 17:4-7; 1Coríntios 15:24-28). [JFU, 1866]

Mais comentários 🔒

12 Portanto, meus amados, assim como sempre obedecestes, não somente na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim exercei a vossa salvação com temor e tremor;

exercei (“ponham em ação”, NVI; “trabalhem com afinco”, NVT) a vossa salvação com temor e tremor. Sabemos que Paulo não ensinava que a salvação vem por meio de obras (Romanos 4:2, em diante; 9:2; Gálatas 2:16; 3:10; 2Timóteo 1:9), por isso essa não pode ser a interpretação deste texto (Genebra).

Mais comentários 🔒

13 pois é Deus quem opera em vós tanto o querer como o agir, conforme a sua boa vontade.

Comentário de A. R. Fausset

pois – encorajamento para a obra: “Porque é Deus quem opera em vós”, sempre presente com vós, embora eu esteja ausente. Não é dito: “Trabalhe a sua própria salvação, embora seja Deus”, etc., mas “porque é Deus quem”, etc. A vontade e o poder de trabalhar, sendo as primeiras prestações da Sua graça, encorajam-nos a fazer prova completa e a levar até ao fim a “salvação” que Ele primeiro “trabalhou” e que ainda está “trabalhando em” nós, permitindo-nos “resolvê-la”. “Nossa vontade não faz nada sem graça; mas a graça está inativa sem a nossa vontade” (Bernard). O homem é, em sentidos diferentes, inteiramente ativo e inteiramente passivo: Deus produz tudo e nós agimos tudo. Não é que Deus faça alguns, e nós o resto. Deus faz tudo, e nós fazemos tudo. Assim, as mesmas coisas são representadas como de Deus e de nós. Deus é o único autor adequado, nós os únicos atores apropriados. Assim, as mesmas coisas nas Escrituras são representadas a partir de Deus e de nós. Deus faz um novo coração e somos ordenados a nos fazer um novo coração; não apenas porque devemos usar os meios para o efeito, mas o efeito em si é nosso ato e nosso dever (Ezequiel 11:1918:3136:26) (Edwards).

opera – assim como o grego, “opera eficazmente”. Não podemos de nós mesmos abraçar o Evangelho da graça: “a vontade” (Salmo 110:3; 2Coríntios 3:5) vem unicamente do dom de Deus a quem Ele deseja (Jo 6:44,65); assim também o poder “fazer” (em vez disso, “trabalhar eficazmente”, como o grego é o mesmo que “funciona”), isto é, perseverança eficaz até o fim, é totalmente dom de Deus (Filipenses 1:6; Hebreus 13:21). Graça proveniente e cooperante.

conforme a sua boa vontade – sim como grego “, para o seu bom prazer”; a fim de realizar o Seu propósito gracioso soberano para convosco (Efésios 1:5,9). [JFU]

Mais comentários 🔒

14 Fazei tudo sem murmurações nem brigas,

Fazei tudo sem murmurações (“queixas”, NVI) nem brigas (“discussões”, NVI; “contendas”, ARC).

Mais comentários 🔒

15 para que sejais irrepreensíveis e puros, filhos de Deus, inculpáveis no meio de uma geração corrupta e perversa, na qual brilhais como luminárias no mundo;

irrepreensíveis e puros. Sem a reputação de fazer o mal, ou a inclinação para fazê-lo (Alford).

filhos de Deus (Romanos 8:14-16). A imitação de nosso Pai celestial é o guia instintivo de nosso dever como Seus filhos, mais do que qualquer lei externa (Mateus 5:44-45,48).

como luminárias no mundo – como o sol e a lua, “as luzes” ou “grandes luzes” no mundo material ou no firmamento. A Septuaginta usa a mesma palavra grega em Gênesis 1:14,16. [JFU, 1866]

Mais comentários 🔒

16 e mantende a palavra da vida, para que no dia de Cristo eu possa me orgulhar de que não tenho corrido nem trabalhado em vão.

mantende (segurem, agarrem) a palavra da vida – que eu tenho pregado a vocês.

Mais comentários 🔒

17 E ainda que eu seja derramado como oferta sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, alegro-me e contento-me com todos vós;

derramado como oferta (“libação”, ARC) sobre o sacrifício. A metáfora é a de um sacrifício, no qual os filipenses são sacerdotes, oferecendo sua fé a Deus, e a vida de Paulo é a libação derramada nessa oferta. Compare com 2Coríntios 12:15; 2Timóteo 4:6.

Essa ilustração foi provavelmente extraída dos pagãos, e não dos sacrifícios judaicos, já que Paulo estava escrevendo para pagãos convertidos. Segundo Josefo, a libação judaica era derramada em volta do altar e não sobre ele. [Vincent, 1886]

Mais comentários 🔒

18 e, pelo mesmo motivo, alegrai-vos e contentai-vos comigo.

pelo mesmo motivo“que eu seja derramado como oferta” (“libação”, ARC) alegrai-vos e contentai-vos comigo.

Mais comentários 🔒

19 Tenho esperança no Senhor Jesus de em breve vos enviar Timóteo, para que também eu me anime quando souber notícias de vós.

Paulo está pronto para morrer (“ainda que eu seja derramado como oferta…alegro-me”, Filipenses 2:17), mas espera, que os acontecimentos sigam um rumo diferente; ele enviará Timóteo imediatamente a Filipos, assim que as coisas estiveram claras, e ele mesmo também visitará os filipenses quando puder (Filipenses 2:23-24). [Dummelow, 1909]

Mais comentários 🔒

20 Pois não tenho ninguém de mesmo ânimo que se importe sinceramente convosco,

Segundo a versão NVI, “Não tenho ninguém como ele, que tenha interesse sincero pelo bem-estar de vocês” – da igreja em Filipos.

Mais comentários 🔒

21 pois todos buscam as suas próprias coisas, e não as de Cristo Jesus.

todos buscam as suas próprias coisas. A expressão deve ter limitações, pois não pode incluir aqueles mencionados em Filipenses 1:14,17. A explicação mais provável é que “todos” sejam aqueles que teriam vocação para servir em tal necessidade. [Vincent, 1886]

Mais comentários 🔒

22 Mas vós sabeis a prova que ele passou, porque serviu comigo no Evangelho como um filho ao pai.

vós sabeis a prova que ele passou. A conduta de Timóteo durante seus seis anos de pastorado entre eles (Atos 16) mostrou-lhes plenamente seu verdadeiro caráter, especialmente em seu serviço conjunto com o apóstolo à causa do evangelho. [Whedon, 1874]

Mais comentários 🔒

23 Assim, pois, espero enviá-lo, tão logo eu veja o que há de haver comigo.

Paulo era prisioneiro em Roma, e não sabia se seria condenado ou absolvido. Supõe-se que ele foi de fato libertado no primeiro julgamento (2Timóteo 4:16). [Barnes, 1870]

Mais comentários 🔒

24 Mas confio no Senhor de que também eu mesmo virei em breve.

que também eu – assim como Timóteo – virei em breve.

Mais comentários 🔒

25 Julguei necessário, porém, enviar-vos Epafrodito, meu irmão, cooperador, e companheiro de batalha, mensageiro enviado por vós, e auxiliador naquilo que necessito;

Epafrodito retornaria aos filipenses levando consigo esta carta. O Apóstolo faz vários elogios sobre ele, aparentemente, temendo que ele fosse recebido friamente pela igreja (Fp 2:29-30), visto que voltou a Filipos antes do tempo esperado e sem tem prestado todo o serviço combinado. [Dummelow, 1909]

Mais comentários 🔒

26 porque ele tinha muitas saudades de todos vós, e estava muito angustiado por haverdes ouvido de que ele havia ficado doente.

O apóstolo envia Epafrodito de volta tão cedo por causa de sua saudade de casa, que foi agravada pela notícia de que seus amigos ficaram tristes ao saber da sua doença recente. [Dummelow, 1909]

Mais comentários 🔒

27 E ele ficou mesmo doente, quase a morrer; mas o Deus dele teve misericórdia, não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza após tristeza.

A doença de Epafrodito prova que os apóstolos não tinham constantemente o dom de milagres, este era concedido a eles somente em ocasiões particulares, como o Espírito julgava adequado.

para que eu não tivesse tristeza após tristeza – a tristeza caso ele morresse, além da tristeza por estar preso. [JFU, 1866]

Mais comentários 🔒

28 Por isso eu o enviei mais depressa, a fim de que, vendo-o de novo, alegrei-vos e eu fique menos triste.

Segundo a versão NVT, “Por isso, estou ainda mais ansioso para enviá-lo de volta, pois sei que vocês se alegrarão em vê-lo, e eu não ficarei tão preocupado com vocês”.

Mais comentários 🔒

29 Recebei-o, pois, no Senhor, com toda alegria; e honrai ao que são como ele;

Epafrodito retornaria aos filipenses levando consigo esta carta. O Apóstolo faz vários elogios sobre ele (Filipenses 2:25), aparentemente, temendo que ele fosse recebido friamente pela igreja, visto que voltou a Filipos antes do tempo esperado e sem tem prestado todo o serviço combinado. [Dummelow, 1909]

Mais comentários 🔒

30 pois, por causa da obra de Cristo, ele chegou perto da morte, arriscando a sua própria vida para suprir em meu benefício a falta do vosso serviço.

Epafrodito, ao que parece, adoeceu por causa de algum risco, além dos perigos comuns de viajar, no qual ele havia arriscado vida para servir ao Apóstolo em nome dos filipenses na propagação da obra de Cristo. Como isso aconteceu, é inútil conjeturar. [Dummelow, 1909]

<Filipenses 1 Filipenses 3>

Visão geral de Filipenses

Na carta aos Filipenses, “Paulo agradece os cristãos filipenses pela sua generosidade e compartilha como todos são chamados a imitar o amor abnegado de Jesus”. Para uma visão geral desta carta, assista ao breve vídeo abaixo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Epístola aos Filipenses.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.