Bíblia, Revisar

Filipenses 2

1 Portanto, se há alguma consolação em Cristo, se há algum conforto de amor, se há alguma comunhão do Espírito, se há afetos e compaixões,

O “portanto” implica que ele está aqui expandindo a exortação (Fp 1:27), “Em um Espírito, com uma mente (alma).” Ele incita quatro motivos de influência neste versículo, para inculcar os quatro deveres cristãos correspondendo respectivamente para eles ( Fp 2:2). “Que sejais afins, tendo o mesmo amor, unanimemente, de uma só mente”; (1) “Se houver (com você) qualquer consolo em Cristo”, isto é, qualquer consolo de que Cristo é a fonte, levando-o a desejar consolar-me em minhas aflições por amor de Cristo, você deve eu concedo meu pedido “para que você tenha a mesma opinião” [Crisóstomo e Estio]: (2) “Se houver algum conforto de (isto é, fluindo de) amor”, o complemento da “consolação em Cristo”; (3) “Se alguma comunhão de (comunhão como cristãos, fluindo da participação conjunta) no Espírito” (2Co 13:14). Como pagãos significavam literalmente aqueles que eram de uma aldeia, e bebiam de uma fonte, quanto maior é a união que une aqueles que bebem do mesmo Espírito! (1Co 12:4, 1Co 12:13) (Grotius): (4) “Se houver entranhas (emoções ternas) e misericórdias (compaixão),” os adjuntos da “comunhão do Espírito”. Os opostos dos dois pares, em que os quatro caem, são reprovados: Fp 2:3 ,4.

2 completai a minha alegria: que penseis da mesma maneira, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de ânimo, tendo um mesmo modo de pensar.

completai – isto é, tornar completo. Eu tenho alegria em você, complete-a por aquilo que ainda está querendo, a saber, unidade (Fp 1:9).

likeminded – literalmente, “que ye seja da mesma mente”; mais geral do que o seguinte “de uma mente”.

tendo o mesmo amor – igualmente disposto a amar e ser amado.

sendo de um acordo – literalmente, “com almas unidas”. Isto emparelha com a seguinte cláusula, assim, “Com almas unidas, sendo de uma só mente”; como os dois primeiros também se juntam, “Que sejais semelhantes, tendo o mesmo amor”.

3 Nada façais por rivalidade egoísta nem por vanglória; ao contrário, por humildade cada um considere o outro superior a si mesmo.

Nada façais – as palavras em itálico não estão no grego. Talvez seja melhor que as elipses sejam fornecidas do grego (Fp 2:2), “Não pensem em nada como contendas” (ou melhor, “intrigas facciosas”, “egoísmo”, ver em Fp 1:16). É o pensamento que caracteriza a ação como boa ou má diante de Deus.

humildade da mente – A relação direta dessa graça é somente com Deus; é a sensação de dependência da criatura sobre o Criador como tal, e coloca todos os seres criados a esse respeito em um nível. O homem “humilde da mente” quanto à sua vida espiritual é independente dos homens e livre de todo sentimento servil, embora sensível à sua dependência contínua de Deus. Ainda assim, INDIRETAMENTE afeta seu comportamento em relação a seus semelhantes; pois, consciente de toda a sua dependência de Deus por todas as suas habilidades, mesmo quando são dependentes de Deus para com eles, ele não se orgulhará de suas habilidades, nem se exaltará em sua conduta para com os outros (Ef 4:2; Cl 3:12) (Neander).

deixe cada estima – Traduza como o grego, “estimando um ao outro superior a você mesmo.” Em vez de fixar seus olhos naqueles pontos em que você se sobressai, conserte-os naqueles em que seu próximo se destaca: isso é verdade “humildade”.

4 Cada um não cuide somente do que é seu; mas cada um cuide também do que é dos outros.

Os manuscritos mais antigos diziam: “Não olhar para cada um de vocês (plural, grego) em suas próprias coisas (isto é, não tendo em conta somente eles), mas cada um de vocês nas coisas dos outros” também. Compare Fp 2:21; também o próprio exemplo de Paulo (Fp 1:24).

5 Isto seja, para que esteja em vós este modo de pensar, que também esteve em Cristo Jesus:

Os manuscritos mais antigos diziam: “Tende em ti essa mente”, etc. Ele não se apresenta (ver em Fp 2:4 e Fp 1:24) como exemplo, mas Cristo, aquele eminentemente que não procurou Sua própria, mas “humilhou-se” (Fp 2:8), primeiro em assumir-lhe a nossa natureza, em segundo lugar, em se humilhar ainda mais nessa natureza (Rm 15:3). [JFB]

6 mesmo ele sendo em forma de Deus, não considerou a igualdade a Deus como algo para se apegar;

Traduza: “Que subsiste (ou existe, a saber, originalmente: o grego não é o verbo substantivo simples, ‘ser’) na forma de Deus (a essência divina não significa: mas as características externas de Deus que se manifestam por si mesmas, a forma que brilha da Sua gloriosa essência). A natureza divina tinha BELEZA infinita em si mesma, mesmo sem que nenhuma criatura contemplasse essa beleza: essa beleza era ‘a forma de Deus’; como ‘a forma de um servo’ (Fp 2:7), que está em oposição contrastada a ela, toma por certa a existência de Sua natureza humana, assim ‘a forma de Deus’ toma por certa Sua natureza divina (Bengel), Compare Jo 5:37; Jo 17:5; Cl 1:15, “Que é a IMAGEM do Deus invisível ‘antes’ de toda criatura,’ 2Co 4:4, estimava (o mesmo verbo grego que em Fp 2:3) Seu ser em igualdade com Deus não (ato de) roubo” ou auto-arrogação; reivindicando a si mesmo o que não lhe pertence. Ellicott, Wahl e outros traduziram: “Uma coisa a ser compreendida”, que exigiria que o grego fosse “harpagma}, enquanto “harpagmos) significa o ato de apreender. Assim, harpagmos significa na única outra passagem onde Ocorre Plutarco, sobre a Educação dos Filhos, 120. A mesma objeção insuperável repousa contra a tradução de Alford: “Ele não considerava a auto-enriquecimento (isto é, uma oportunidade para auto-exaltação) Sua igualdade com Deus”. Seu argumento é que a antítese (Fp 2:7) requer isto, “Ele usou a igualdade dele com Deus como uma oportunidade, não para exaltação de ego, mas para ego-humilhação, o) r esvaziamento Ele mesmo.” Mas o a) ntithesis não é entre o fato de Ele estar em igualdade com Deus e Seu esvaziamento; pois Ele nunca se esvaziou da plenitude de sua divindade, ou de seu “SER em igualdade com Deus”; mas entre Ele estar “na FORMA (isto é, a auto-manifestação gloriosa exterior) de Deus”, e “assumindo-o como a forma de um servo”, por meio do qual Ele em grande medida esvaziou-se de Sua forma precedente, Ou glória exterior auto-manifestada como Deus. Não “olhando para as suas próprias coisas” (Fp 2:4), Ele, embora existindo na forma de Deus, Ele não considerou nenhum roubo estar em igualdade com Deus, mas não se fez de nenhuma reputação. “Estar em igualdade com Deus não é idêntico a subsistir na forma de Deus”; o segundo expressa as características externas, a majestade e a beleza da Deidade, a qual “Ele se esvaziou”, para assumir “a forma de um servo”; o primeiro, “SEU”, ou NATUREZA, seu estado de igualdade já existente com Deus, tanto o Pai como o Filho, tendo a mesma ESSÊNCIA. Um vislumbre dEle “na forma de Deus”, anterior à Sua encarnação, foi dado a Moisés (Êx 24:10, Êx 24:11), Aarão etc.

7 Pelo contrário, ele esvaziou a si mesmo, tomando a forma de servo, e se tornou semelhante aos homens;

e – antes, como o grego, “esvaziou-se, assumindo uma forma de serviço, sendo feito à semelhança dos homens”. Como as duas sentenças (não havendo conjunções, e… e, em grego) expressam em que consiste o “esvaziamento de si mesmo” de Cristo, um sabre, “tomar a forma de servo” (ver Hb 10:5; comparar Êx 21:5, Êx 21:6 e Sl 40: 6, provando que era no tempo quando Ele assumiu um corpo, Ele tomou “a forma de servo”), e para explicar como Ele tomou “a forma de um servo ”, acrescenta-se“ por ser feito à semelhança dos homens ”. Sua sujeição à lei (Lc 2:21; Gl 4:4) e a Seus pais (Lc 2:51), Seu estado baixo como carpinteiro e filho reputado de carpinteiro (Mt 13:55; Mc 6:3), Sua traição pelo preço de um servo (Êx 21:32) e morte semelhante à de escravo para nos livrar da escravidão do pecado e a morte, finalmente e principalmente, Sua dependência servil como homem em Deus, enquanto Sua divindade não se manifestou exteriormente (Is 49:3, Is 49:7), são todas marcas de Sua “forma como servo”. : (1) Ele estava na forma de um servo, logo que ele foi feito homem. (2) Ele estava “na forma de Deus” antes de estar “na forma de um servo”. (3) Ele fez como realmente subsiste na natureza divina, como na forma de um servo, ou na natureza de um servo. homem. Pois Ele estava tanto “na forma de Deus” quanto “na forma de um servo”; e foi assim na forma de Deus como “estar em igualdade com Deus”; Ele, portanto, poderia ter sido outro senão Deus; porque Deus diz: “a quem a mim me pareces e que fazes igual a mim?” (Is 46:5) (Bispo Pearson). Seu esvaziamento em si pressupõe sua anterior plenitude de divindade (Jo 1:14; Cl 1:19; Cl 2:9). Ele permaneceu cheio disso; todavia, Ele se carregou como se estivesse vazio.

8 e, quando se encontrava em forma humana, ele humilhou a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.

se encontrava em forma humana – sendo já, por seu “esvaziar-se”, na forma de um servo, ou semelhança do homem (Rm 8:3), “Ele se humilhou (ainda mais) tornando-se obediente até a morte (não como Versão Inglesa, ‘Ele Se humilhou e se tornou,’ etc.; o grego não tem ‘e’, ​​e tem o particípio, não o verbo), e que a morte da cruz. ”“ Moda ”expressa que Ele tinha a aparência externa, fala e aparência. Em Fp 2:7, no grego, a ênfase está em Si mesmo (que está diante do verbo grego), “Ele esvaziou-se”, Seu eu divino, visto em relação ao que Ele havia sido; em Fp 2:8 a ênfase é sobre “humilde” (que está diante do grego “Ele mesmo”); Ele não apenas “esvaziou-se” de sua “forma de Deus” anterior, mas também se submeteu à HUMILIAÇÃO positiva. Ele “tornou-se obediente”, isto é, a Deus, como Seu “servo” (Rm 5:19; Hb 5:8). Portanto, diz-se que “Deus” o exalta (Fp 2:9), assim como foi Deus a quem Ele se tornou voluntariamente “obediente”. “Até a morte” expressa o clímax de Sua obediência (Jo 10:18).

9 Por isso Deus também o exaltou supremamente, e lhe deu o nome que é acima de todo nome;

Por isso – como a consequência justa de sua auto-humilhação e obediência (Sl 8:5,6 ; Sl 110:1,7 ; Mt 28:18; Lc 24:26; Jo 5:27; Jo 10:17; Rm 14:9; Ef 1:20-22; Hb 2:9). Uma intimação de que, se de agora em diante formos exaltados, nós também devemos, segundo o Seu exemplo, nos tornar humildes (Fp 2:3; Fp 2:5; Fp 3:21; 1Pe 5:5; 1Pe 5:6) . Cristo esvaziou a Cristo; Deus exaltou a Cristo como homem à igualdade com Deus (Bengel).

altamente exaltado grego “, super-eminentemente exaltado” (Ef 4:10).

deu-lhe grego “, concedido a ele.”

um nome – juntamente com a realidade correspondente, glória e majestade.

qual – Traduza, a saber, “o que está acima de todo nome.” O nome “JESUS” (Phlippians 2:10), que é mesmo agora no glory Seu nome da honra (atos 9: 5). “Acima” não apenas homens, mas anjos (Ef 1:21).

10 a fim de que no nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra, e debaixo da terra,

no nome – em vez de grego, “no nome”.

arco – em vez disso, “curva”, em sinal de adoração. Referindo-se a Is 45:23; citado também em Rm 14:11. Adorar “em nome de Jesus” é adorar o próprio Jesus (compare Fp 2:11; Pv 18:10), ou Deus em Cristo (Jo 16:23; Ef 3:14). Compare “Todo aquele que invocar o nome do Senhor (isto é, todo aquele que invocar o Senhor em Seu caráter revelado) será salvo” (Rm 10:13; 1Co 1:2); “Todos os que invocam o nome de Jesus Cristo, nosso Senhor” (compare 2Tm 2:22); “Invoca o Senhor”; At 7:59, “invocando … e dizendo: Senhor Jesus” (At 9:14, At 9:21; At 22:16).

dos que estão nos céus – anjos. Eles O adoram não apenas como Deus, mas como o ascendente Deus-homem, “Jesus” (Ef 1:21; Hb 1:6; 1Pe 3:22).

na terra – homens; entre quem Ele tabernacled por um tempo.

debaixo da terra – os mortos; entre quem Ele foi contado uma vez (Rm 14:9, Rm 14:11; Ef 4:9, Ef 4:10; Ap 5:13). Os demônios e os perdidos podem ser incluídos indiretamente, pois mesmo eles prestam homenagem, embora seja de medo, não de amor, a Jesus (Mc 3:11; Lc 8:31; Tg 2:19, ver em Fp 2:11).

11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

toda língua – Compare “todo joelho” (Fp 2:10). De todos os modos Ele será reconhecido como Senhor (não mais como “servo”, Fp 2:7). Como ninguém pode fazê-lo totalmente “mas pelo Espírito Santo” (1Co 12:3), os espíritos de homens bons que estão mortos devem ser a classe diretamente designada, Fp 2:10, “debaixo da terra”.

para a glória de Deus Pai – o grande final do ofício mediador de Cristo e reino, que cessará quando este fim tiver sido plenamente realizado (Jo 5:19-23, Jo 5:30; Jo 17:1, Jo 17:4-7; 1Co 15:24-28).

12 Portanto, meus amados, assim como sempre obedecestes, não somente na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim exercei a vossa salvação com temor e tremor;

Portanto – Vendo que temos em Cristo um exemplo de glória resultante da “obediência” (Fp 2:8) e humilhação, veja que você também deve ser “obediente” e assim “sua salvação” seguirá sua obediência.

assim como você … obedeceu – “assim como tem sido obediente”, a saber, a Deus, como Jesus era “obediente” a Deus (ver em Fp 2:8).

não como, etc. – “não como se” fosse uma questão a ser feita “somente na minha presença, mas agora (como as coisas são) muito mais (com mais seriedade) na minha ausência (porque minha ajuda é retirada de você) (Alford)

malhar – levar a cabo a sua perfeição completa. “Salvação” é “trabalhada” (Fp 2:13; Ef 1:11) crentes pelo Espírito, que os capacita pela fé a serem justificados de uma vez por todas; mas precisa, como uma obra progressista, ser “trabalhada” pela obediência, através da ajuda do mesmo Espírito, até a perfeição (2Pe 1:5-8 ). O cristão sadio tampouco, como o formalista, repousa nos meios, sem olhar para o fim, e para o Espírito Santo, o único que pode tornar os meios efetivos; nem, como o fanático, espera atingir o fim sem os meios.

sua própria – A ênfase é sobre isso. Agora que eu não estou presente para promover a obra de sua salvação, “trabalhe sua própria salvação” com mais cuidado. Não pense que esse trabalho não pode continuar porque estou ausente; “(Fp 2:13) é Deus que opera em você”, etc. Neste caso, adote uma regra diferente da anterior (Fp 2:4), mas repousando sobre o mesmo princípio de “humildade mental” (Fp 2:3), a saber, “olhe cada um para suas próprias coisas”, em vez de “disputas” com outros (Fp 2:14).

salvação – que está em “Jesus” (Fp 2:10), como o nome dele (significando Deus-Salvador) implica.

com temor e tremor – o próprio sentimento imposto aos “servos”, quanto ao que deve acompanhar sua “obediência” (Ef 6:5). Então, aqui: Veja que, como “servos” para Deus, após o exemplo de Cristo, você é assim “com o medo e tremor” que se torna servos; não o medo servil, mas a ansiedade tremendo de não ficar aquém do objetivo (1Co 9:26, 1Co 9:27; Hb 4:1, “tenhamos medo, para que uma promessa nos deixe entrar em Seu descanso, qualquer deve ficar aquém disso ”), resultante de um sentimento de nossa insuficiência humana, e da consciência de que tudo depende do poder de Deus,“ que opera tanto para querer quanto para fazer ”(Rm 11:20). “Paulo, embora alegre, escreve seriamente” [J. J. Wolf].

13 pois é Deus quem opera em vós tanto o querer como o agir, conforme a sua boa vontade.

pois – encorajamento para a obra: “Porque é Deus quem opera em vós”, sempre presente com vós, embora eu esteja ausente. Não é dito: “Trabalhe a sua própria salvação, embora seja Deus”, etc., mas “porque é Deus quem”, etc. A vontade e o poder de trabalhar, sendo as primeiras prestações da Sua graça, encorajam-nos a fazer prova completa e a levar até ao fim a “salvação” que Ele primeiro “trabalhou” e que ainda está “trabalhando em” nós, permitindo-nos “resolvê-la”. “Nossa vontade não faz nada sem graça; mas a graça está inativa sem a nossa vontade” (Bernard). O homem é, em sentidos diferentes, inteiramente ativo e inteiramente passivo: Deus produz tudo e nós agimos tudo. Não é que Deus faça alguns, e nós o resto. Deus faz tudo, e nós fazemos tudo. Assim, as mesmas coisas são representadas como de Deus e de nós. Deus é o único autor adequado, nós os únicos atores apropriados. Assim, as mesmas coisas nas Escrituras são representadas a partir de Deus e de nós. Deus faz um novo coração e somos ordenados a nos fazer um novo coração; não apenas porque devemos usar os meios para o efeito, mas o efeito em si é nosso ato e nosso dever (Ez 11:1918:3136:26) (Edwards).

opera – assim como o grego, “opera eficazmente”. Não podemos de nós mesmos abraçar o Evangelho da graça: “a vontade” (Sl 110:3; 2Co 3:5) vem unicamente do dom de Deus a quem Ele deseja (Jo 6:44,65); assim também o poder “fazer” (em vez disso, “trabalhar eficazmente”, como o grego é o mesmo que “funciona”), isto é, perseverança eficaz até o fim, é totalmente dom de Deus (Fp 1:6; Hb 13:21). Graça proveniente e cooperante.

conforme a sua boa vontade – sim como grego “, para o seu bom prazer”; a fim de realizar o Seu propósito gracioso soberano para convosco (Ef 1:5,9). [JFU]

14 Fazei tudo sem murmurações nem brigas,

murmurações – murmúrios e reclamações secretas contra seus semelhantes, decorrentes do egoísmo: oposto ao exemplo de Jesus que acabamos de mencionar (compare o uso da palavra, Jo 7:12, Jo 7:13; At 6:1; 1Pe 4:9, Jz 1:16).

brigas – O grego é traduzido como “duvidar” em 1Tm 2:8. Mas aqui referindo-se a “disputas” sem lucro com nossos semelhantes, em relação a quem somos chamados a ser “irrepreensíveis e inofensivos” (Fp 2:15): assim o grego é traduzido, Mc 9:33, Mc 9:34 . Essas disputas fluem da “glória vã” reprovada (Fp 2:3); e abundou entre os filósofos aristotélicos na Macedônia, onde Filipos estava.

15 para que sejais irrepreensíveis e puros, filhos de Deus, inculpáveis no meio de uma geração corrupta e perversa, na qual brilhais como luminárias no mundo;

irrepreensível e inofensivo – sem a reputação do mal, ou a inclinação para fazê-lo (Alford).

filhos – sim como grego, “os filhos de Deus” (Rm 8:14-16). A imitação de nosso Pai celestial é o guia instintivo de nosso dever como Seus filhos, mais do que qualquer lei externa (Mt 5:44, 45, 48).

irrepreensíveis – “sem (dando alça para) censura”. Todo o verso tacitamente se refere em contraste com Dt 32:5: “O seu lugar… não… dos seus filhos… uma geração perversa e corrupta” (compare 1Pe 2:12) .

você brilha – literalmente, “aparecer” (Trench). “Mostrem-se” (compare Mt 5:14-16; Ef 5:8-13).

como luminárias no mundo – O grego expressa “como luminares no mundo”, como o sol e a lua, “as luzes” ou “grandes luzes” no mundo material ou no firmamento. A Septuaginta usa a mesma palavra grega na passagem, Gn 1:14, Gn 1:16; compare Nota, veja em Ap 21:11.

16 e mantende a palavra da vida, para que no dia de Cristo eu possa me orgulhar de que não tenho corrido nem trabalhado em vão.

Retendo – as, e assim aplicando – as (o significado comum do grego; talvez aqui incluindo também o outro significado, “segurando rápido”). A imagem de portadores de luz ou luminares é realizada a partir de Fp 2:15. Como a luz dos luminares celestiais está intimamente ligada à vida dos animais, assim reténs a luz da palavra de Cristo (recebida de mim) que é a “vida” dos gentios (Jo 1:4; 1Jo 1:1, 1Jo 1:5-7). Cristo é “a luz do mundo” (Jo 8:12); os crentes são apenas “portadores de luz” refletindo Sua luz.

para que eu me regozije – literalmente, “com a intenção de (seu ser) ser motivo de alegria para mim contra o dia de Cristo” (Fp 4:1; 2Co 1:14; 1Ts 2:19).

que eu não corri em vão – que não foi em vão que trabalhei para o seu bem espiritual.

17 E ainda que eu seja derramado como oferta sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, alegro-me e contento-me com todos vós;

Sim, e se – sim como grego, “sim, se mesmo”; insinuando que ele considerava a contingência como não improvável: Ele havia assumido a possibilidade de ser encontrado vivo na vinda de Cristo (pois em todas as épocas Cristo projetou os cristãos para estarem preparados para a Sua vinda): ele aqui coloca uma suposição que ele considera mais provável, ou seja, sua própria morte antes da vinda de Cristo.

eu seja derramado – um pouco como o grego: “Sou derramado”. “Sou libado.” Presente, não futuro, pois o perigo o ameaça agora. Como nos sacrifícios, libações de vinho eram “derramadas sobre” as oferendas, então ele representa seus conversos filipenses, oferecidos através da fé (ou então sua própria fé), como o sacrifício, e seu sangue como a libação “derramou” sobre ele. 15:16; 2Tm 4:6).

serviço – grego, “ministração do sacerdote”; executando a imagem de um sacrifício.

alegro-me – por mim mesmo (Fp 1:21, Fp 1:23). Sua expectativa de libertação da prisão é muito mais fraca, do que nas Epístolas a Efésios, Colossenses e Phlippianos, escritas um pouco antes de Roma. A nomeação de Tigellinus para ser prefeito pretoriano foi provavelmente a causa dessa mudança. Veja na Introdução.

contento-me com todos vós – Alford traduz: “Eu parabenizo a todos vocês”, ou seja, a honra que está ocorrendo a você pelo meu sangue sendo derramado sobre o sacrifício de sua fé. Se eles já se alegraram (como a versão em inglês representa), qual a necessidade de que ele os exortasse: “Sede também alegria”.

18 e, pelo mesmo motivo, alegrai-vos e contentai-vos comigo.

“Você também se alegra” por esta honra para você, “e felicite-me” no meu abençoado “ganho” (Phlippians 1:21).

19 Tenho esperança no Senhor Jesus de em breve vos enviar Timóteo, para que também eu me anime quando souber notícias de vós.

que… ele serviu comigo ”, implica que Timóteo esteve muito tempo com Paulo em Filipos; Consequentemente, na história (At 16:1-4; At 17:10, At 17:14), nós os encontramos partindo juntos de Derbe em Licaônia, e juntos novamente em Beréia, na Macedônia, perto da conclusão de Paulo. jornada missionária: uma coincidência indesejada entre a Epístola e a história, uma marca de genuinidade (Paley). De Fp 2:19-30, parece que Epafrodito deveria partir imediatamente para aliviar a ansiedade dos filipenses por sua causa e, ao mesmo tempo, ostentar a epístola; Timóteo deveria seguir depois que a liberação do apóstolo fosse decidida, quando eles poderiam organizar seus planos mais definitivamente a respeito de onde Timóteo deveria, em seu retorno com as notícias de Filipos, encontrar Paulo, que estava planejando por um circuito mais amplo, e progresso mais lento, para chegar a essa cidade. A razão de Paulo para enviar Timóteo logo depois de ter ouvido falar dos filipenses de Epafrodito era que eles estavam sofrendo perseguições (Fp 1:28-30); e, além disso, Epafrodito “demora através da doença em sua viagem a Roma de Filipos, fez as notícias que ele trouxe para ser de data menos recente do que Paulo desejava. O próprio Paul também esperava visitá-los em breve.

Mas eu confio – No entanto, minha morte não é de forma alguma certa; sim, “Espero (grego) no Senhor (isto é, pela ajuda do Senhor)”

para você – literalmente, “para você”, isto é, para sua satisfação, não apenas movimento, para você.

também eu – que não somente você “pode ser de boa coragem” (tão grega) ao ouvir de mim (Fp 2:23), mas “eu também, quando conheço seu estado”.

20 Pois não tenho ninguém de mesmo ânimo que se importe sinceramente convosco,

Sua razão para enviar Timóteo acima de todos os outros: Eu não tenho nenhum tão “mentalmente parecido”, literalmente, “de alma semelhante”, comigo mesmo como é Timóteo. Compare Dt 13:6 “Teu amigo que é como a tua própria alma” (Sl 55:14). O segundo eu de Paul.

sinceramente – grego, “genuinamente”; “Com sincera solicitude”. Um caso em que o Espírito de Deus mudou a natureza do homem, que ser natural era com ele ser espiritual: o grande ponto a ser visado.

21 pois todos buscam as suas próprias coisas, e não as de Cristo Jesus.

Traduza como grego: “Todos eles” (isto é, que estão comigo agora, Fp 1:14, 17, 21: tais Demas, então com ele, provaram ser, Cl 4:14; compare 2Tm 4:10, Fp 1:24).

buscam as suas próprias coisas – oposta ao preceito de Paulo (Fp 2:4; 1Co 10:24, 1Co 10:33; 1Co 13:5). Isto é falado, por comparação com Timóteo; Para Fp 1:16, 17 implica que alguns daqueles com Paul em Roma eram cristãos genuínos, embora não tão abnegadamente como Timóteo. Poucos vêm em socorro da causa do Senhor, onde a facilidade, a fama e o ganho precisam ser sacrificados. A maioria ajuda somente quando o ganho de Cristo é compatível com o seu próprio (Jz 5:17, Jz 5:23).

22 Mas vós sabeis a prova que ele passou, porque serviu comigo no Evangelho como um filho ao pai.

Louvor raro (Ne 7:2).

como um filho com o pai – Traduza: “como uma criança (serveth) um pai.”

serviu comigo – Quando podemos esperar que a sentença corra assim. “Quando uma criança serve um pai, ele me serve”; ele muda para “serviu comigo” em modéstia; como os cristãos não são servos uns aos outros ”, mas servos de Deus uns com os outros (compare Fp 3:17).

no evangelho – grego, “para” ou “para o Evangelho”.

23 Assim, pois, espero enviá-lo, tão logo eu veja o que há de haver comigo.

assim que eu ver, isto é, tão logo eu tenha certeza.

24 Mas confio no Senhor de que também eu mesmo virei em breve.

Eu também – assim como Timóteo.

25 Julguei necessário, porém, enviar-vos Epafrodito, meu irmão, cooperador, e companheiro de batalha, mensageiro enviado por vós, e auxiliador naquilo que necessito;

Eu supus – “achei necessário”.

enviar-vos – Foi propriamente o envio de Epafrodito (Fp 4:18). Mas como ele tinha vindo a intenção de ficar algum tempo com Paulo, este último usa a palavra “enviar” (compare Fp 2:30).

companheiro de batalha – no “bom combate” da fé (Fp 1:27, Fp 1:30; 2Tm 2:3; 2Tm 4:7).

mensageiro – literalmente, “apóstolo”. Os “apóstolos” ou “mensageiros das igrejas” (Rm 16:7; 2Co 8:23), eram distintos dos “apóstolos” especialmente comissionados por Cristo, como os Doze e Paulo. .

ministrou aos meus desejos – transmitindo as contribuições de Filipos. O grego “leitourgon”, literalmente, implica ministrar no ofício ministerial. Provavelmente Epafrodito era um presbítero ou um diácono.

26 porque ele tinha muitas saudades de todos vós, e estava muito angustiado por haverdes ouvido de que ele havia ficado doente.

Por – motivo de pensar “necessário enviar” “Epafrodito. Traduza como grego, “na medida em que ele estava com saudades de todos vocês.”

cheio de peso – O grego expressa o ser desgastado e dominado com pesar pesado.

por haverdes ouvido de que ele havia ficado doente – antes, “que ele estava doente”. Ele sentiu quão extremamente triste você ficaria ao ouvi-lo; e agora ele está se apressando em aliviar sua mente da ansiedade.

27 E ele ficou mesmo doente, quase a morrer; mas o Deus dele teve misericórdia, não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza após tristeza.

A doença de Epafrodito prova que os apóstolos não tinham normalmente o dom permanente de milagres, mais do que de inspiração: ambos eram concedidos a eles somente para cada ocasião particular, como o Espírito julgava adequado.

para que eu não tivesse tristeza após tristeza – a tristeza de perdê-lo pela morte, além da tristeza do meu aprisionamento. Aqui só ocorre algo de um tom de tristeza nesta epístola, que geralmente é mais alegre.

28 Por isso eu o enviei mais depressa, a fim de que, vendo-o de novo, alegrei-vos e eu fique menos triste.
29 Recebei-o, pois, no Senhor, com toda alegria; e honrai ao que são como ele;

Recebei-o – Parece haver algo por trás dele. Se a afeição extrema tivesse sido a única base de seu “peso”, tal exortação não teria sido necessária (Alford).

na reputação – “em honra”.

30 pois, por causa da obra de Cristo, ele chegou perto da morte, arriscando a sua própria vida para suprir em meu benefício a falta do vosso serviço.

por causa da obra de Cristo – a saber, o fornecimento de um suprimento para mim, o ministro de Cristo. Ele estava provavelmente em um estado delicado de saúde, partindo de Filipos; mas a todos os riscos ele empreendeu este serviço de amor cristão, que lhe custou uma doença grave.

não a respeito de sua vida – a maioria dos manuscritos mais antigos dizia: “arriscar”, etc.

para suprir sua falta de serviço – Não que Paulo implicasse, eles não tinham a vontade: o que eles “faltavam” era a “oportunidade” de enviar sua generosa recompensa (Fp 4:10). “O que você teria feito se você pudesse (mas que você não podia através da ausência), ele fez por você; portanto receba-o com toda a alegria ”(Alford).

<Filipenses 1 Filipenses 3>

Introdução à Filipenses 2

Fp 2: 1-30. Exortação continuada: À unidade: à humildade segundo o exemplo de Cristo, cuja glória seguiu sua humilhação: a seriedade na busca da perfeição, para que eles sejam a sua alegria no dia de Cristo: Sua disposição alegre de ser oferecida agora pela morte, assim como para promover sua fé. Sua intenção de enviar Timóteo: Seu envio Epafrodito enquanto isso.

Leia também uma introdução à Epístola aos Filipenses

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.