Bíblia, Revisar

João 1

A Palavra fez carne

1 No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus.

No princípio – de todos os tempos e da existência criada, pois esta Palavra deu-a (Jo 1:3, 10); portanto, “antes que o mundo existisse” (Jo 17:5, 24); ou de toda a eternidade.

era a Palavra – Aquele que é para Deus o que a palavra do homem é para si mesmo, a manifestação ou expressão de si mesmo para aqueles sem ele. (Veja em Jo 1:18). Sobre a origem deste mais sublime e agora para sempre consagrado título de Cristo, este não é o lugar para falar. Ocorre apenas nos escritos deste apóstolo seráfico.
estava junto de Deus – tendo uma existência pessoal consciente distinta de Deus (como alguém é da pessoa com quem ele está “), mas inseparável Dele e associado a Ele (Jo 1:18; Jo 17:5; 1Jo 1:2), onde “O PAI” é usado no mesmo sentido que “Deus” aqui.

era Deus – em substância e essência Deus; ou possuía a divindade essencial ou adequada. Assim, cada uma dessas afirmações breves mas grávidas é o complemento da outra, corrigindo quaisquer equívocos que os outros possam ocasionar. A palavra era eterna? Não foi a eternidade do “Pai”, mas de uma existência pessoal consciente distinta Dele e associada a ele. A Palavra estava assim “com Deus?” Não era a distinção e a comunhão de outro ser, como se houvesse mais Deuses do que um, mas de Alguém que era Ele mesmo – no sentido de que a unidade absoluta da cabeça de Deus, O grande princípio de toda a religião só é transferido da região da abstração obscura para a região da vida e do amor essenciais. Mas por que toda essa definição? Não nos dar nenhuma informação abstrata sobre certas distinções misteriosas na Divindade, mas apenas para deixar o leitor saber quem foi que na plenitude dos tempos “se fez carne”. Depois de cada verso, então, o leitor deve dizer: Foi Ele quem é assim e assim, e assim descrito, quem foi feito carne ”.

2 Esta estava no princípio junto de Deus.

Veja em que propriedade da Palavra a ênfase é colocada – Sua eterna distinção, em unidade, de Deus – o Pai (Jo 1:2).

3 Por esta foram feitas todas as coisas, e sem ela não se fez coisa nenhuma do que foi feito.

foram feitas – trazidas à existência.

todas as coisas – todas as coisas absolutamente (como é evidente em Jo 1:10; 1Co 8:6; Cl 1:16-17; mas colocadas além da questão pelo que se segue).

foi feito – Isso é uma negação da eternidade e não-criação da matéria, que foi mantida por todo o mundo do pensamento fora do judaísmo e do cristianismo: ou melhor, sua própria criação nunca foi tão sonhada, salvo pelos filhos de religião revelada. [JFB]

4 Nela estava a vida, e a vida era a luz dos seres humanos.

Nela estava a vida – essencialmente e originalmente, como os versos anteriores mostram ser o significado. Assim, Ele é a Palavra Viva, ou, como é chamado em 1Jo 1:1-2, “a Palavra da Vida”.

a vida era a luz dos seres humanos – Tudo aquilo nos homens que é a verdadeira luz – conhecimento, integridade, sujeição voluntária a Deus, amor a Ele e às suas criaturas, sabedoria, pureza, alegria santa, felicidade racional – tudo isso “luz dos homens” tem sua fonte na essencial “vida” original da “Palavra” (1Jo 1:5-7; Sl 36:9). [JFB]

5 E a luz brilha nas trevas; e as trevas não a compreenderam.

brilha nas trevas… – neste mundo escuro e caído, ou na humanidade “sentado nas trevas e na sombra da morte”, sem capacidade de encontrar o caminho da verdade ou da santidade. Nesta escuridão espessa, e consequente obliquidade intelectual e moral, “a luz da Palavra” brilha – por todos os raios, seja de ensinamento natural ou revelado, aos quais os homens (à parte da Encarnação da Palavra) são favorecidos.

as trevas não a compreenderam – não o tomaram, um breve resumo do efeito de todos os esforços desta Palavra desencarnada através deste vasto mundo desde o início, e uma sugestão da necessidade de Ele se colocar em carne, se alguma recuperação de os homens deveriam ser efetuados (1Co 1:21).

6 Houve um homem enviado por Deus, cujo nome era João.

O evangelista aqui se aproxima de sua grande tese, abrindo assim seu caminho para a declaração completa dela em Jo 1:14, para que possamos suportar a luz brilhante dela, e captar em seu comprimento, largura, profundidade e altura. [JFB]

7 Este veio por testemunho, para que testemunhasse da Luz, para que todos por ele cressem.

para que todos por ele – João, o batista.

8 Ele não era a Luz; mas foi enviado para que testemunhasse da Luz.

não era a Luz – (Veja em Jo 5:35). Que testemunho para João ter que explicar que “ele não era essa Luz!” No entanto, ele era apenas uma folha para detoná-lo, sua noite diminuindo antes do Alvorecer do alto (Jo 3:30).

9 Esta era a luz verdadeira, que ilumina a todo ser humano que vem ao mundo.

ilumina a todo ser humano… – sim, “que, vindo ao mundo, ilumina todo homem”; ou, é “a luz do mundo” (Jo 9:5). “Entrar no mundo” é uma descrição supérflua e bastante incomum de “todo homem”; mas é de todas as descrições de Cristo a mais familiar, especialmente nos escritos deste evangelista (Jo 12:4616:2818:37; 1Jo 4:9; 1Tm 1:15, etc. ). [JFB]

10 No mundo estava, e por ele foi feito o mundo; e o mundo não o conheceu.

No mundo estava… – A linguagem aqui é quase tão maravilhosa quanto o pensamento. Observe sua simplicidade compacta, sua sonoridade – “o mundo” ressoando em cada um de seus três membros – e a forma enigmática na qual é expressada, assustando o leitor e colocando sua engenhosidade trabalhando para resolver o estupendo enigma de Cristo ignorado em Sua obra. Mundo próprio. “O mundo”, nas duas primeiras sentenças, claramente significa o mundo criado, no qual Ele veio, diz Jo 1:9; “Ele estava”, diz este verso. Por Sua Encarnação, Ele se tornou um habitante dela, e se ligou a ela. No entanto, “foi feito por ele” (Jo 1:3-5). Aqui, então, é meramente aludido, em contraste, parcialmente com o fato de estar nele, mas ainda mais com a recepção que Ele encontrou com ele. “O mundo que não o conheceu” (1Jo 3:1) é, naturalmente, o mundo inteligente da humanidade. (Veja em Jo 1:11-12). Tomando as duas primeiras orações como uma afirmação, tentamos apreendê-la pensando na criança que Cristo concebeu no útero e nasceu nos braços de sua própria criatura, e do Homem Jesus Cristo respirando seu próprio ar, pisando em seu próprio terreno, apoiado por substâncias às quais Ele mesmo deu ser, e o Criador dos mesmos homens que Ele veio salvar. Mas o comentário mais vívido sobre este verso inteiro será conseguido traçando (em sua história incomparável) aquele de quem fala caminhando entre todos os elementos da natureza, as doenças dos homens e a própria morte, os segredos do coração humano, e “ os governantes das trevas deste mundo ”em todo o seu número, sutileza e malignidade, não apenas com absoluta facilidade, como seu Senhor consciente, mas, como poderíamos dizer, com plena consciência de sua parte da presença de seu Criador, cuja vontade de um e de todos eles era lei. E este é Aquele de quem é acrescentado: “o mundo não o conheceu!”

11 Ao seu próprio veio, e os seus não o receberam.

a sua própria – “Sua propriedade” (propriedade ou posse), pois a palavra está no gênero neutro. Significa Sua própria terra, cidade, templo, direitos e posses messiânicos.

e os seus – “os seus (pessoas)”; por enquanto a palavra é masculina. Significa os judeus, como o “povo peculiar”. Tanto eles como suas terras, com tudo o que isso incluía, eram “SEU PRÓPRIO”, não tanto como parte do “mundo que foi feito por Ele”, mas como “O HEIR ”da herança (Lc 20:14; ver também em Mt 22:1).

não o recebeu – nacionalmente, como testemunhas escolhidas por Deus.

12 Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem em seu nome.

Mas, como muitos – indivíduos, das “pessoas desobedientes e contestadoras”.

deu-lhe poder – A palavra significa autoridade e habilidade, e ambos são certamente significados aqui.

tornar-se – Marque estas palavras: Jesus é o Filho de Deus; Ele nunca disse que se tornou assim.

os filhos – ou mais simplesmente, “filhos de Deus”, em nome e natureza.

creem em seu nome – uma frase nunca usada nas Escrituras de qualquer mera criatura, para expressar o crédito dado ao testemunho humano, mesmo de profetas ou apóstolos, na medida em que traz consigo a ideia de confiança adequada apenas a Deus. Neste sentido de fé suprema, como devido àquele que “dá àqueles que acreditam em si poder para se tornarem filhos de Deus”, é manifestamente usado aqui.

13 Os quais não são gerados de sangue, nem de vontade da carne, nem de vontade de homem, mas sim de Deus.

Que nasceram – uma filiação, portanto, não de mero título e privilégio, mas da natureza, tornando a alma consciente das capacidades vitais, percepções e emoções de um filho de Deus, antes desconhecido.

nem de vontade da carne… – não de ascendência humana superior, não de geração humana, não de homem de qualquer maneira. Por esta elaborada tripla negação da fonte humana desta filiação, imensa força é dada ao que se segue,

mas sim de Deus – direito dom real, e quem confere deve ser absolutamente divino. Pois quem não adoraria a Quem pode trazê-lo para a família e evocar dentro de si a própria vida dos filhos de Deus?

14 E aquela Palavra se fez carne, e habitou entre nós; (e vimos sua glória, como glória do unigênito do Pai) cheio de graça e de verdade.

E aquela Palavra… – Levantar o leitor à altitude deste clímax foram os treze versículos precedentes escritos.

se fez carne – tornou-se homem, na condição atual do homem, frágil e mortal, denotada pela palavra “carne” (Is 40:6; 1Pe 1:24). É dirigido provavelmente contra os Docetae, que sustentavam que Cristo não era realmente, mas apenas aparentemente homem; contra quem este espírito gentil é veemente em suas epístolas (1Jo 4:3; 2Jo 1:7, 10-11), [Lucke, etc.]. Nem poderia ser demais, pois com a veracidade da Encarnação desaparece todo o cristianismo substancial. Mas agora, casado com a nossa natureza, doravante ele é tão pessoalmente consciente de tudo o que é estritamente humano quanto de tudo que é propriamente divino; e nossa natureza está em Sua pessoa redimida e vivificada, enobrecida e transfigurada.

e habitou – habitou ou armou sua tenda; uma palavra peculiar a João, que a usa quatro vezes, tudo no sentido de uma permanência permanente (Ap 7:15; Ap 12:12; Ap 13:6; Ap 21:3). Para sempre casado com a nossa “carne”, Ele entrou neste tabernáculo para “não sair mais”. A alusão é àquele tabernáculo onde morava a Shekinah (ver em Mt 23:38-39), ou manifestou “GLÓRIA DO SENHOR ”, e com referência à habitação permanente de Deus entre o Seu povo (Lv 26:11; Sl 68:18; Sl 132:13-14; Ez 37:27). Isto é colocado quase além da dúvida pelo que se segue imediatamente, “E nós contemplamos a sua glória” [Lucke, Meyer, De Wette que último crítico, subindo mais alto do que o habitual, diz que assim foram aperfeiçoadas todas as manifestações parciais anteriores de Deus em um essencialmente Pessoal e manifestação historicamente humana].

cheio de graça e de verdade – Assim deve ler: “Ele habitou entre nós cheio de graça e verdade”; ou, na frase do Antigo Testamento, “Misericórdia e verdade”, denotando o fruto total dos propósitos de amor de Deus para com os pecadores da humanidade, que até agora existiam apenas em promessa, e o cumprimento dessa promessa em Cristo; em uma grande palavra, “as CERTEZA MERCIAS de Davi” (Is 55:3; At 13:34; compare com 2Sm 23:5). Em Sua Pessoa, toda a Graça e Verdade que estivera flutuando por tanto tempo em formas sombrias, e se lançando nas almas dos pobres e necessitados de seus raios quebrados, tomou posse eterna da carne humana e a encheu. Por essa Encarnação da Graça e da Verdade, o ensinamento de milhares de anos foi ao mesmo tempo transcendido e empobrecido, e a família de Deus saltou para a Masculinidade.

e vimos sua glória – não pelo olho dos sentidos, que viu nEle apenas “o carpinteiro”. Sua glória era “discernida espiritualmente” (1Co 2:7-15; 2Co 3:18; 2Co 4:462Co 5:16) – a glória da graça, amor, ternura, sabedoria, pureza, espiritualidade; majestade e mansidão, riqueza e pobreza, poder e fraqueza, encontro em contraste único; sempre atraindo e às vezes arrebatando os “bebês” que se seguiram e abandonaram tudo por ele.

como glória do unigênito do Pai – (Veja em Lc 1:35); não como, mas “tal como (pertence a)”, tal como se tornou ou foi condizente com o unigênito do Pai [Crisóstomo em Lucke, Calvino, etc.], de acordo com um uso bem conhecido da palavra “como”.

15 E João dele testemunhou, e clamou, dizendo: Este era aquele, de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim; porque era primeiro que eu.

Jo 1:15-18. Um ditado do Batista e confirmatório disso.

depois de mim – em manifestação oficial.

antes de mim – em posição e dignidade.

porque era primeiro que eu – na existência; “Suas saídas são antigas e eternas” (Mq 5:2). (Qualquer coisa menor que isso Suas palavras não podem significar); isto é, “Meu Sucessor é meu superior, pois ele era meu predecessor”. Esse jogo enigmático sobre os diferentes sentidos das palavras “antes” e “depois” foi indubitavelmente empregado pelo Batista para prender a atenção e prender o pensamento; e o evangelista apresenta apenas para conquistar suas próprias declarações.

16 E de sua plenitude recebemos todos também graça por graça.

de sua plenitude – de “graça e verdade”, retomando o tema de Jo 1:14.

graça por graça – isto é, graça sobre graça (assim todos os melhores intérpretes), em comunicações sucessivas e medidas maiores, conforme cada um fosse capaz de acolhê-la. Observe, a palavra “verdade” é aqui abandonada. “Graça” sendo a palavra do Novo Testamento escolhida para toda a plenitude da nova aliança, tudo o que habita em Cristo para os homens. [JFB]

17 Porque a Lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade foi feita por Jesus Cristo.

A Lei provoca a consciência do pecado e a necessidade de redenção; isso apenas tipifica a realidade. O Evangelho, pelo contrário, realmente comunica realidade e poder do alto (compare Rm 6:14). Por isso, Paulo denomina a “sombra” do Antigo Testamento, enquanto ele chama a “substância” do Novo Testamento (Cl 2:17) (Olshausen). [JFB]

18 A Deus nunca ninguém o viu; o unigênito Deus, que está no seio do Pai, ele o declarou.

A Deus nunca ninguém o viu – pelo olhar imediato ou pela intuição direta.

no seio do Pai – Uma expressão notável, usada apenas aqui, pressupondo a existência consciente do Filho distinta do Pai, e expressando Seu acesso imediato e mais estimado, e conhecimento absoluto com Ele.

ele – enfático; como se ele dissesse: “Ele e ele apenas o declarou”, porque só Ele pode. [JFB]

O testemunho de João Batista

19 E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram alguns sacerdotes e levitas de Jerusalém, que lhe perguntassem: Tu quem és?

os judeus – isto é, os chefes da nação, os membros do Sinédrio. Nesse sentido peculiar, nosso evangelista parece sempre usar o termo.

20 E confessou, e não negou; e confessou: Eu não sou o Cristo.

confessou… – isto é, enquanto muitos estavam prontos para saudá-lo como o Cristo, ele nem deu o menor motivo para tais pontos de vista, nem o menor prazer para eles.

21 E lhe perguntaram: Que, então? És tu Elias? E ele disse: Não sou. Eles disseram: Tu és o Profeta? E ele respondeu: Não.

Elias – em pessoa.

o profeta – anunciado em Dt 18:15, etc., sobre quem eles parecem não ter concordado se ele era o mesmo com o Messias ou não. [JFB]

22 Disseram-lhe pois: Quem és? Para darmos resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?
23 Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
24 E os enviados eram dos fariseus.
25 E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que pois batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?

Por que pois batizas, se tu não… – Pensando que ele negou qualquer conexão especial com o reino de Messias, eles reclamam seu direito de reunir discípulos pelo batismo. [JFB]

26 João lhes respondeu, dizendo: Eu batizo com água; mas em meio de vós, está a quem vós não conheceis,

mas em meio de vós, está – Isto deve ter sido falado após o batismo de Cristo, e possivelmente logo após a Sua tentação (ver em Jo 1:29). [JFB]

27 Este é aquele que vem após mim, do qual eu não sou digno de desatar a tira de sua sandália.
28 Estas coisas aconteceram em Betábara, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.

Betábara – Em vez disso, “Betânia” (de acordo com quase todos os melhores e mais antigos manuscritos); não a Betânia de Lázaro, mas outra de mesmo nome, e distinta dela como estando “além do Jordão”, a leste. [JFB]

29 O dia seguinte viu João a Jesus vir a ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Vê Jesus – fresco, provavelmente, da cena da tentação.

vindo a ele – como para companhia congenial (At 4:23), e para receber dele Sua primeira saudação.

e disse – pegando uma inspiração sublime na visão dele se aproximando.

o Cordeiro de Deus – a única oferta sacrificial dotada por Deus, dotada de Deus.

que toma fora – toma e tira. A palavra significa ambos, assim como a palavra hebraica correspondente. Aplicada ao pecado, significa ser carregada com a culpa dela (Êx 28:38; Lv 5:1; Ez 18:20), e suportá-la (como sempre). Nas vítimas levíticas, ambas as ideias se encontraram, assim como em Cristo, a culpa do povo sendo vista como transferida para eles, vingada em sua morte e assim levada por eles (Lv 4:15; Lv 16:15-16, 21-22, e compare Is 53:6-12, 2Co 5:21).

o pecado – O número singular sendo usado para marcar o fardo coletivo e a eficácia abrangente.

do mundo – não apenas de Israel, para quem as vítimas típicas eram oferecidas exclusivamente. Onde quer que viva um pecador em todo o vasto mundo, afundando sob aquele fardo pesado demais para ele suportar, ele encontrará neste “Cordeiro de Deus”, um ombro igual ao peso. A nota certa foi atingida no primeiro bálsamo, sem dúvida, para o próprio espírito de Cristo; nem jamais foi, ou jamais será, uma declaração mais gloriosa.

30 Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que já foi antes de mim; porque já era primeiro que eu.
31 E eu não o conhecia; mas para que fosse manifesto a Israel, por isso vim eu batizando com água.

não o conhecia – vivendo principalmente separados, o de Nazaré, o outro no deserto da Judéia – para evitar toda a aparência de conluio, João só sabia que em um tempo definido após seu próprio chamado, seu Mestre se mostraria. Ao aproximar-se do batismo, um dia, o último de toda a multidão, o espírito batista sob o pressentimento divino de que o momento finalmente chegara, e um ar de serenidade e dignidade inusitadas, não sem traços, provavelmente, de as características da família, aparecendo neste Estranho, o Espírito disse a ele como a Samuel do seu tipo jovem: “Levanta-te, unge-o, porque este é ele!” (1Sm 16:12). Mas o sinal que lhe foi dito para esperar era a descida visível do Espírito sobre ele quando emergiu da água batismal. Então, alcançando a voz do céu, “ele viu e descobriu que este é o Filho de Deus”.

32 E João testemunhou, dizendo: Eu vi o Espírito como pomba descer do céu, e repousou sobre ele.
33 E eu não o conhecia, mas aquele que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer ao Espírito, e repousar sobre ele, esse é o que batiza com Espírito Santo.
34 E eu o vi, e testemunhado tenho, que este é o Filho de Deus.
35 O seguinte dia estava outra vez ali João, e dois de seus discípulos.

John estava de pé – “estava em pé”, em seu lugar habitual.

36 E vendo por ali andar a Jesus, disse: Eis o Cordeiro de Deus.

olhando – fixando seus olhos, com olhar significativo, em Jesus.

enquanto caminhava – mas não agora para ele. Ter feito isso uma vez (ver Jo 1:29) foi humildade suficiente (Bengel).

Eis… – A repetição daquela proclamação maravilhosa, em termos idênticos e sem outra palavra, só poderia ter sido entendida como um leve indício de ir atrás Dele – como eles fizeram.

37 E os dois discípulos ouviram -lhe dizer aquilo , e seguiram a Jesus.

Jo 1:37-51. Primeiro encontro de discípulos – João André, Simão, Filipe, Natanael.

38 E Jesus, virando-se, e vendo-os seguir, disse-lhes: Que buscais? E eles lhe disseram: Rabi, (que traduzido, quer dizer, Mestre) onde moras?

Que buscais – pergunta gentil e favorável, notável como a primeira expressão pública do Redentor. (Veja em Mt 12:18-20.)

onde moras – isto é, “Essa é uma pergunta que não podemos responder de imediato; mas se tivéssemos nós Tua companhia por uma hora calma em particular, de bom grado poderíamos abrir nosso coração”. [JFB]

39 Disse-lhes ele: Vinde, e vede-o; Vieram, e viram onde morava, e na companhia dele naquele dia; e já era quase a hora décima.

Vinde, e vede-o – Sua segunda expressão, ainda mais favorável.

décima hora – não dez da manhã (como alguns), de acordo com Roman, mas quatro horas, de acordo com a contagem judaica, que segue João. [JFB]

40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouvira aquilo de João, e o haviam seguido.

Era Andréum dos dois – O outro foi, sem dúvida, nosso próprio evangelista. Sua grande sensibilidade é tocada em sua representação deste primeiro contato com o Senhor; as circunstâncias estão presentes para ele nos mínimos detalhes; ele ainda se lembra da hora exata. Mas “ele não relata nenhum detalhe daqueles discursos do Senhor pelos quais esteve ligado a Ele durante toda a Sua vida; ele permite que tudo pessoal se retire”(Olshausen).

o irmão de Simão Pedro – e o mais velho dos dois. [JFB]

41 Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Já achamos ao Messias (que traduzido, é o Cristo).

achamos ao Messias – A preparação prévia dos seus simples corações sob o ministério do Baptista, fez com que esta bendita convicção se desenvolvesse rapidamente, enquanto outros hesitavam até que a dúvida se instalasse na obstinação. Assim continua a ser. [JFB]

Spoiler title

E levou-o a Jesus – irmãos felizes que assim fazem uns aos outros!

olhando para ele – fixou seus olhos nele, com olhar significativo (como Jo 1:36).

Cefas – (Veja em Mt 16:18). [JFB]

43 O dia seguinte Jesus quis ir à Galileia, achou Filipe, e disse-lhe: Segue-me.

à Galileia – pois do Seu batismo Ele havia morado na Judéia (mostrando que o chamado no Mar da Galileia (Mt 4:18) era um chamado subsequente, veja Lc 5:1).

Segue-me – o primeiro chamado expresso feito, tendo os três anteriores vindo a Ele espontaneamente. [JFB]

44 E Filipe era de Betsaida, da cidade de André e de Pedro.

da cidade de André e de Pedro – provavelmente por terem nascido em Cafarnaum (Mc 1:29). [JFB]

45 Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e os Profetas: a Jesus, o filho de José, de Nazaré.

Natanael – (Veja em Mt 10:3).

Moisés – (Veja Jo 5:46).

filho de José – o modo corrente de falar (Veja Lc 3:23). [JFB]

46 E disse-lhe Natanael: Pode haver alguma coisa boa de Nazaré? Filipe lhe disse: Vem, e vê.

alguma coisa boa de Nazaré – lembrando-se de Belém, talvez, como o Messias predisse o lugar de nascimento, e Nazaré não tendo nenhum lugar profético expressivo, além de não ser de nenhuma reputação. A questão surgiu do mero medo do erro em um assunto tão vital.

Vem, e vê – Remédio nobre contra opiniões preconcebidas (Bengel). Filipe, embora talvez não conseguisse resolver sua dificuldade, poderia mostrar-lhe como se livrar dela. (Veja em Jo 6:68). [JFB]

47 Jesus viu Natanael vir, e disse dele: Eis verdadeiramente um israelita, em quem não há engano!

não há engano – não só não hipócrita, mas com uma simplicidade sincera nem sempre encontrada mesmo no próprio povo de Deus, pronto para seguir aonde quer que a verdade o levasse, dizendo: Samuel: “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve” ( 1Sm 3:10). [JFB]

48 Natanael lhe disse: De onde tu me conheces? Respondeu Jesus, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, estando tu debaixo da figueira, eu te vi.

De onde tu me conheces – consciente de que o seu coração tinha sido lido e, neste momento crítico, mais do que nunca.

Antes de Filipe te chamar – mostrando Ele sabia tudo o que se passava entre Filipe e ele à distância.

quando… sob a figueira, etc. – onde a aposentadoria para meditação e oração não era incomum (Lightfoot). Lá, provavelmente – ouvindo que o Mestre de seu amo havia finalmente aparecido, e arfando com mesclado desejo de contemplá-Lo e pavor do engano – ele retirou-se para derramar seu sincero coração por luz e orientação, terminando com uma prece como esta. “Mostra-me um sinal para o bem!” (Veja em Lc 2:8). Agora ele tem: “Tu és sincero, aquela cena da figueira, com todas as suas ansiedades, alegrias profundas e esperanças trêmulas – eu vi tudo”. As primeiras palavras de Jesus surpreenderam-se, mas isso o dominou completamente e o conquistou.

49 Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!

Rei de Israel – aquele que denota a Sua pessoa, o outro Seu ofício. Quanto mais alto do que tudo o que Philip lhe dissera! Mas assim como os poderes vitais da terra, quanto mais tempo eles estão ligados à geada, pegue a primavera maior quando finalmente for libertada, assim almas, como Natanael e Tomé (ver em Jo 20:28), as despesas de cuja fé são impedido por um tempo, pegue o começo de seus irmãos mais fáceis quando soltos e soltos.

50 Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Debaixo da figueira te vi, crês? Tu verás coisas maiores que estas.

Porque te disse… – “Tão rapidamente convencido, e apenas por esta evidência?” – uma expressão de admiração. [JFB]

51 E disse-lhe: Em verdade, em verdade vos digo, que daqui em diante vereis o céu aberto, e aos anjos de Deus subir e descer sobre o Filho do homem.

A seguir, etc. – A chave para este grande dito é a visão de Jacó (Gn 28:12-22), para a qual a alusão é claramente. Para mostrar ao patriarca que, embora sozinho e sem amigos na terra, seus interesses estavam ocupando todo o céu, ele viu o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre uma escada mística que ia do céu à terra. por ”, diz Jesus aqui,“ vereis esta comunicação entre o céu e a terra aberta, e o Filho do homem a verdadeira Escada desta relação ”.

<Lucas 24 João 2>

Leia também uma introdução ao Evangelho de João.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.