Bíblia, Revisar

Lucas 24

Anúncio angelical às mulheres que Cristo ressuscitou

1 E no primeiro dia da semana, de madrugada bem cedo, foram ao sepulcro, levando consigo os materiais aromáticos que tinham preparado; e algumas outras junto delas.

(Veja em Mc 16:1-8; e veja em Mt 28:1-5).

2 E acharam a pedra já revolvida do sepulcro.
3 E entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus.
4 E aconteceu, que estando elas perplexas, eis que dois homens apareceram junto a elas, com roupas luminosas.
5 E estando elas com muito medo, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscam entre os mortos aquele que vive?

Por que… – pergunta surpreendente! não “o ressuscitado”, mas “o que vive” (compare Ap 1:18); e a surpresa expressada nela implica uma incongruência em Sua existência, como se, embora Ele pudesse se submeter a ela, “era impossível que Ele fosse retido dela” (At 2:24). [JFB]

6 Ele não está aqui, mas já ressuscitou. Lembrai-vos de como ele vos falou, quando ainda estava na Galileia,

na Galileia – a qual essas mulheres pertenciam (Lc 23:55).

7 Dizendo: É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e que seja crucificado, e ressuscite ao terceiro dia.

Dizendo… – Quão notável é ouvir os anjos citando uma frase inteira de Cristo aos discípulos, mencionando onde foi proferida, e se perguntando se ela não estava fresca na memória deles, como sem dúvida estava na deles! (1Tm 3:16, “visto dos anjos” e 1Pe 1:12). [JFB]

8 E se lembraram das palavras dele.
9 E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze, e a todos os outros.
10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas, que diziam estas coisas aos apóstolos.

Joana – (Veja em Lc 8:1-3).

11 E para eles, as palavras delas pareciam não ter sentido; e não creram nelas.
12 Porém Pedro, levantando-se, correu ao sepulcro; e abaixando-se, viu os tecidos postos separadamente; e saiu maravilhado com o que tinha acontecido.

Pedro – (Veja em Jo 20:1-10).

Cristo aparece para os dois indo para Emaús

13 E eis que dois deles iam naquele mesmo dia a uma aldeia, cujo nome era Emaús, que estava a sessenta estádios de distância de Jerusalém.

dois deles – Um era Cleopas (Lc 24:18); quem era o outro é mera conjectura.

Emaús – cerca de doze quilômetros de Jerusalém. Eles provavelmente moravam lá e estavam indo para casa depois da Páscoa. [JFB]

14 E iam falando entre si de todas aquelas coisas que tinham acontecido.

Trocaram pontos de vista e sentimentos, pesando novamente todos os fatos, conforme detalhado em Lc 24:18-24.

15 E aconteceu que, enquanto eles estavam conversando entre si, e perguntando um ao outro, Jesus se aproximou, e foi junto deles.

se aproximou – vindo por trás deles como de Jerusalém.

16 Mas seus olhos foram retidos, para que não o reconhecessem.

seus olhos foram retidos – Parcialmente Ele estava “em outra forma” (Mc 16:12), e em parte parece ter havido uma operação em sua própria visão; embora certamente, por não acreditarem que Ele estava vivo, a companhia dele como companheiro de viagem era a última coisa que esperavam. [JFB]

17 E disse-lhes: Que conversas são essas, que vós discutis enquanto andam, e ficais tristes?

Que conversas são essas… – As palavras implicam a discussão séria que apareceu entre eles.

18 E um deles, cujo nome era Cleopas, respondendo-o, disse-lhe: És tu o único viajante em Jerusalém que não sabe as coisas que nela tem acontecido nestes dias?

não sabe… – Se ele não conhecesse os acontecimentos dos últimos dias em Jerusalém, ele deveria ser um mero peregrino; se o fizesse, como poderia supor que falariam de outra coisa? [JFB]

19 E ele lhes disse: Quais? E eles lhe disseram: As sobre Jesus de Nazaré, a qual foi um homem profeta, poderoso em obras e em palavras, diante de Deus, e de todo o povo.

As sobre Jesus de Nazaré… – Como se sentisse um alívio ter alguém para desabafar seus pensamentos e sentimentos, este discípulo revisa os fatos principais em seu próprio estilo desanimador, e isso era exatamente o que nosso Senhor desejava. [JFB]

20 E como os chefes dos sacerdotes, e nossos líderes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.
21 E nós esperávamos que ele fosse aquele que libertar a Israel; porém além de tudo isto, hoje é o terceiro dia desde que estas coisas aconteceram.

nós esperávamos… – Eles esperavam que a Libertação prometida estivesse em Suas mãos, mas no sentido atual, não por Sua morte.

além de tudo isso – não apenas Sua morte parecia dar o golpe fatal em suas esperanças, mas Ele já estava dois dias morto, e este era o terceiro. É verdade, acrescentam eles, que algumas de nossas mulheres nos surpreenderam, contando-nos a visão de anjos que tiveram na sepultura vazia esta manhã, que dizia que Ele estava vivo, e alguns de nós que foram lá confirmaram sua declaração; mas então ele mesmo não viu. Um conto triste, contada pelo mais profundo desânimo.

22 Ainda que também algumas mulheres dentre nós nos deixaram surpresos, as quais de madrugada foram ao sepulcro;
23 E não achando seu corpo, vieram, dizendo que também tinham visto uma aparição de anjos, que disseram que ele vive.
24 E alguns do que estão conosco foram ao sepulcro, e o acharam assim como as mulheres tinham dito; porém não o viram.
25 E ele lhes disse: Ó tolos, e que demoram no coração para crerem em tudo o que os profetas falaram!

E ele lhes disse: Ó tolos (anoeetoi) – Esta é uma palavra muito forte. Nosso Senhor nunca chama “tolos” (mooroi) aos Seus verdadeiros discípulos. A melhor tradução seria: “Sem juízo”, isto é, sem discernimento. [JFU]

26 Por acaso não era necessário que o Cristo sofresse estas coisas, e então entrar em sua glória?

sofressee então entrar – isto é, através da porta do sofrimento (e sofrendo “essas coisas”, ou tal morte) para entrar na Sua glória. “Vós credes na glória; mas estes mesmos sofrimentos são a porta predita de entrada nela”. [JFB]

27 E começando de Moisés, e por todos os profetas, lhes declarava em todas as Escrituras o que estava escrito sobre ele.

Moisés, e por todos os profetas… – Aqui nosso Senhor nos ensina a reverência devida às Escrituras do Antigo Testamento, e o grande peso dela.

28 E chegaram à aldeia para onde estavam indo; e ele agiu como se fosse para um lugar mais distante.

ele agiu como se… – (Compare Mc 6:48; Gn 18:3,532:24-26).

29 E eles lhe rogaram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e o dia está entardecendo; E ele entrou para ficar com eles.

constrangido, etc. – Mas para isso, todo o design da entrevista foi perdido; mas não era para ser perdido, pois Aquele que apenas desejava ser constrangido tinha acendido um desejo nos corações de Seus companheiros de viagem que não deveria ser tão facilmente adiado. E isso ainda não se repete nas entrevistas do Salvador com Seus discípulos amorosos e ansiosos? Por que eles dizem
Fique comigo de manhã a véspera
Pois sem Ti não posso viver;

Fique comigo quando a noite estiver próxima

Pois sem Ti não posso morrer.
– Keble

30 E aconteceu que, estando sentado com eles à mesa ,tomou o pão, o benzeu, o partiu, e o deu a eles.

ele tomou … e abençoou … e seus olhos se abriram – O estranho primeiro os surpreende tomando o lugar de mestre em sua própria mesa, mas ao proceder àquele ato que reproduziu toda a cena da última Ceia, uma onda de associações e lembranças divulgou seu convidado, e ele ficou confessou diante de seu olhar atônito – seu senhor ressuscitado! Eles iriam olhar para Ele, talvez abraçá-lo, mas naquele momento Ele se foi! Foi o suficiente.

31 E os olhos deles se abriram, e o reconheceram, e ele lhes desapareceu.
32 E diziam um ao outro: Por acaso não estava nosso coração ardendo em nós, quando ele falava conosco pelo caminho, e quando nos desvendava as Escrituras?

E diziam um ao outro: Por acaso não estava nosso coração ardendo em nós – foram disparados – dentro deles em Sua fala e Suas exposições das Escrituras. “Ah! isso explica: Nós não conseguimos entender o brilho da luz auto-evidenciada, amor, glória que encantou nossos corações; mas agora o fazemos. ”Eles não podem descansar – como poderiam? – eles devem voltar diretamente e contar as novidades. Eles encontram os onze, mas antes que eles tenham tempo de contar sua história, seus ouvidos são saudados com as notícias emocionantes: “O Senhor ressuscitou de fato e apareceu a Simão”. A mais tocante e preciosa inteligência é essa. O único dos Onze a quem Ele apareceu sozinho foi ele, ao que parece, que tão vergonhosamente o negou. O que passou nessa entrevista nunca saberemos aqui. Provavelmente era sagrado demais para divulgação. (Veja em Mc 16:7). Os dois de Emaús agora relatam o que aconteceu com eles e, ao mesmo tempo, comparando as notas das aparições de seu Senhor, eis! O próprio Cristo está no meio deles. Que encorajamento para duvidar, discípulos obscuros e sinceros!

33 E levantando-se na mesma hora, voltaram para Jerusalém, e acharam reunidos aos onze, e aos que estavam com eles,
34 Que diziam: Verdadeiramente o Senhor ressuscitou, e já apareceu a Simão.
35 E eles contaram as coisas que lhes aconteceram no caminho; e como foi reconhecido por eles quando partiu o pão.

Jesus aparece aos discípulos reunidos

36 E enquanto eles falavam disto, o próprio Jesus se pôs no meio deles, e lhes disse: Paz seja convosco.

Jesus se pôs no meio deles – (Veja em Jo 20:19).

37 E eles, espantados, e muito atemorizados, pensavam que viam algum espírito.

pensavam – em vez disso, “raciocinavam”; isto é, se Ele ressuscitou ou não, e se este era o seu próprio eu.

algum espírito – o fantasma de seu Senhor morto, mas não a si mesmo no corpo (At 12:15; Mt 14:26). [JFB]

38 E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem dúvidas em vossos corações?

/su_spoiler]

39 Vede minhas mãos, e os meus pés, que sou em mesmo. Tocai-me, e vede, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vós vedes que eu tenho.

Vede... - amorosamente oferecendo-lhes tanto uma demonstração ocular quanto tangível da realidade de Sua ressurreição.

um espírito não tem - uma declaração importante sobre "espíritos".

carne nem ossos - Ele não diz “carne e sangue”; porque o sangue é a vida do corpo animal e corruptível (Gn 9:4), que "não pode herdar o reino de Deus" (1Co 15:50); mas “carne e ossos”, implicando a identidade, mas com diversidade de leis, do corpo da ressurreição. (Veja em Jo 20:24-28). [JFU]

40 E dizendo isto, lhes mostrou as mãos e os pés.
41 E eles, não crendo ainda, por causa da alegria, e maravilhados, Jesus disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa para comer?

não crendo ainda, por causa da alegria… – Eles acreditaram, senão eles não se alegraram (Bengel). Mas parecia bom demais para ser verdade (Sl 126:1-2).

42 Então eles lhe apresentaram parte de um peixe assado.

favo de mel – comida comum e frugal, antigamente.

43 Ele pegou, e comeu diante deles.

comeu diante deles – isto é, deixe-os vê-lo fazendo isso: não por Sua própria necessidade, mas por sua convicção.

44 E disse-lhes: Estas são as palavras que eu vos disse, enquanto ainda estava convosco, que era necessário que se cumprissem todas as coisas que estão escritas sobre mim na Lei de Moisés, nos profetas, e nos Salmos.

Estas são as palavras… – isto é, “Agora vocês vão entender o que lhes pareceu tão obscuro quando eu lhes falei sobre o Filho do homem ser morto e ressuscitar” (Lc 18:31-34).

enquanto ainda estava convosco – uma expressão marcante, insinuando que Ele era agora, como o Salvador morto e ressuscitado, virtualmente excluído desta situação de mortalidade, e de todo relações comum com Seus discípulos mortais.

leiprofetassalmos – as três divisões judaicas das Escrituras do Antigo Testamento. [JFB]

45 Então ele lhes abriu o entendimento, para que entendessem as Escrituras.

Então ele lhes abriu… Uma declaração de valor indescritível; expressando, por um lado, o acesso imediato de Cristo ao espírito humano e poder absoluto sobre ele, ao ajuste de sua visão, e retificação permanente para discernimento espiritual (do que é impossível conceber uma evidência mais forte de Sua própria divindade); e, por outro lado, certificando-se de que a maneira de interpretar o Antigo Testamento, que os apóstolos depois empregaram, tem a sanção direta do próprio Cristo. [JFB]

46 E disse-lhes: Assim está escrito, que o Cristo sofresse, e que ao terceiro dia ressuscitasse dos mortos;

Cristo sofresse – (Veja em Lc 24:26).

46 E disse-lhes: Assim está escrito, que o Cristo sofresse, e que ao terceiro dia ressuscitasse dos mortos;

começando em Jerusalém – (1) Como a metrópole e o coração do então existente reino de Deus: – “ao primeiro judeu” (Rm 1:16; At 13:46; Is 2:3, ver em Mt 10:6) . (2) Como o grande reservatório e laboratório de todo o pecado e crime da nação, proclamando assim por todo o tempo que há misericórdia em Cristo pelo chefe dos pecadores. (Veja em Mt 23:37).

48 E destas coisas vós sois testemunhas.

testemunhas – (compare com At 1:8,22).

49 E eis que eu envio a promessa de meu Pai sobre vós; porém ficai vós na cidade de Jerusalém, até que vos seja dado poder do alto.

Eu envio – o tempo presente, para intimar sua proximidade.

promessa de meu Pai – isto é, o que meu Pai prometeu; o Espírito Santo, do qual Cristo é o dispensador autoritário (Jo 14:7; Ap 3:15:6).

endued – investido, ou vestido com; implicando, como os paralelos mostram (Rm 13:14; 1Co 15:53; Gl 3:27; Cl 3:9-10), sendo eles tão penetrados e influenciados pelo poder sobrenatural consciente (no sentido pleno) dessa palavra) para carimbar com autoridade divina todo o exercício do seu ofício apostólico, incluindo, naturalmente, a sua pena, bem como a sua boca.

50 E os levou para fora até Betânia, e levantando suas mãos, os abençoou.

até Betânia – não para a aldeia em si, mas na “descida” do Monte das Oliveiras.

51 E aconteceu que, enquanto os abençoava, ele se afastou deles, e foi conduzido para cima ao céu.

enquanto ele abençoou … separou, etc. – Doce intimação! Amor Encarnado, Amor Crucificado, Amor Ressuscitado, agora na asa para o céu, esperando apenas que os ventos cheirosos que O levariam aos céus vão embora nas bênçãos, que no caráter do Amor Envergonhado, Glorificado, Ele poderia continuar suas bênçãos. , mas ainda em forma mais elevada, até que Ele venha novamente! E, oh, se os anjos foram tão transportados em Seu nascimento para esta cena de lágrimas e morte, o que deve ter sido o seu êxtase quando eles o receberam e o assistiram “muito acima de todos os céus” na câmara de presença, e O conduziram para a direita. da Majestade no Alto! Tu tens um direito eterno, ó meu Salvador, àquele augusto lugar. O brilho da glória do Pai, consagrado em nossa natureza, o conquistou bem; porque derramou sua alma até a morte, e levou cativo o cativeiro, recebendo presentes para os homens, sim para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles. Tu és o Rei da Glória, ó Cristo. Levantai vossas cabeças, ó portões, levantai-vos, ó portas eternas, para que o Rei da glória entre! Mesmo assim, tu mudes estes nossos corpos vis, para que eles sejam como o teu próprio corpo glorioso; e então com alegria e regozijo eles serão trazidos, eles entrarão no palácio do Rei!

52 E eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém com grande alegria;

adorava-o – certamente no mais estrito senso de adoração.

voltaram para Jerusalém – como instruído a fazer: mas não até depois de olhar, como se estivesse em transe, até a abóbada azul na qual Ele havia desaparecido, eles foram gentilmente checados por dois brilhantes, que lhes asseguraram que Ele voltaria para eles no da mesma maneira que Ele tinha ido para o céu. (Veja em At 1:10-11). Isso os fez retornar, não com decepção com a sua remoção, mas “com grande alegria”.

53 E estavam sempre no Templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.

E estavam sempre no Templo – isto é, estavam no Templo todos os dias nas horas regulares de oração até o dia de Pentecostes.

<Lucas 23 João 1>

Leia também uma introdução ao Evangelho de Lucas.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles - fevereiro de 2018.