Bíblia

João 14

Discurso de Jesus na mesa, depois da ceia

1 Não se perturbe vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

crede também em mim – isto é, tenha a mesma confiança em mim. O que menos e o que mais essas palavras podem significar? E se assim for, que pedido fazer por alguém que esteja familiarizado com eles na mesa do jantar! Compare o que foi dito em Jo 5:17, para o qual os judeus pegaram pedras para apedrejá-lo, como “fazendo-se igual a Deus” (Jo 14:18). Mas não é transferência de nossa confiança de seu objeto apropriado; é apenas a concentração da nossa confiança no Filho Invisível e Impalpável sobre o Seu próprio Filho Encarnado, pelo qual essa confiança, em vez da coisa real distante, instável e muitas vezes fria e escassa que é, adquire uma realidade consciente, o calor e poder, que faz todas as coisas novas. Este é o cristianismo em resumo.

2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; senão, eu vos diria; vou para vos preparar lugar.

Na casa de meu Pai há muitas moradas – e, portanto, espaço para todos e um lugar para cada um.

senão, eu vos diria – isto é, eu diria a você imediatamente; Eu não te enganaria.

vou para vos preparar lugar – obter para você o direito de estar lá e de possuir seu “lugar”.

3 E quando eu for, e vos preparar lugar, outra vez virei, e vos tomarei comigo, para que vós também estejais onde eu estiver.

Estritamente, em Sua aparição Pessoal; mas num sentido secundário e consolador, para cada um individualmente. Marque novamente a afirmação feita: —para vir novamente para receber Seu povo a Si mesmo, para que, onde Ele estiver, eles também possam estar. Ele acha que deve ser o suficiente para ter certeza de que eles estarão onde Ele está e em Seu cuidado.

4 E já sabeis para onde vou, e sabeis o caminho.

E já sabeis para onde vou. Ele tinha-lhes dito tantas vezes que devia morrer, e ressuscitar, e subir ao céu, que não podiam deixar de compreendê-lo (Mt 16:21; Lc 9:22; 18:31-32).

e sabeis o caminho. Isto é, o caminho que conduz à morada para onde ele estava indo. O caminho que deviam seguir era obedecer aos seus ensinamentos, imitar o seu exemplo e segui-lo (Jo 14:6). [Barnes]

5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
6 Jesus lhe disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Cristo é o caminho para o Pai – ninguém vem ao Pai senão por mim; Ele é a verdade de tudo o que encontramos no Pai quando chegamos a Ele: “Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2:9), e Ele é toda a vida que sempre flui para nós e nos abençoa a partir da Divindade aproximada e manifestada Nele – “Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1Jo 5:20). [JFB]

7 Se vós conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e desde agora já o conheceis, e o tendes visto.

Se vós conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e desde agora – ‘de agora em diante’ que eu vos expliquei, já o conheceis, e o tendes visto – Aqui também nosso Senhor, com o que Ele diz, pretende antes ganhar seus ouvidos para mais explicações, do que dizer-lhes o quanto eles já sabiam. [JFU]

8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos ao Pai, e basta-nos.

Senhor, mostra-nos ao Pai – Filipe aqui se referiu a alguma manifestação exterior e visível de Deus. Deus havia se manifestado de várias maneiras aos profetas e santos da antiguidade, e Filipe afirmou que, se alguma manifestação deveria ser feita a eles, eles ficariam satisfeitos. Era certo desejar evidências de que Jesus era o Messias, mas tal evidência “tinha sido” abundantemente concedida nos milagres e ensinamentos de Jesus, e que “deveria” ter bastado deles. [Barnes]

9 Jesus lhe disse: Tanto tempo há que estou convosco, e ainda não me tens conhecido, Filipe? Quem a mim tem visto, já tem visto ao Pai; e como dizes tu: Mostra-nos ao Pai?

Quem a mim tem visto, já tem visto ao Pai – Pelas razões acima mencionadas, que o Pai reside na plenitude dos Seus atributos de poder, sabedoria e bondade, concentrados na pessoa humana, e tornados tão plenamente visíveis para o homem quanto o sentido do homem pode captar. [Whedon]

10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos falo, não as falo de mim mesmo, mas o Pai que está em mim, ele é o que faz as obras.

A substância desta passagem é que o Filho é a ordenada e perfeita manifestação do Pai, que Sua própria palavra para isto deve aos Seus discípulos ser suficiente; que se alguma dúvida permanecesse, Suas obras deveriam removê-las (veja em Jo 10:37); mas ainda que estas obras dEle foram projetadas meramente para ajudar a fé fraca, e seriam repetidas, ou melhor, excedidas, pelos Seus discípulos, em virtude do poder que Ele lhes conferiria após a sua partida. Os milagres que os apóstolos fizeram, embora totalmente em Seu nome e pelo Seu poder, e as obras “maiores” – não em grau, mas em espécie – foram a conversão de milhares em um dia, pelo Seu Espírito que os acompanhou.

11 Crede em mim que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; e quando não, crede em mim por causa das próprias obras.

“Por toda a vossa fé em Mim, crede na Minha palavra simples: mas se uma afirmação tão elevada é mais do que a vossa fraca fé ainda pode alcançar, que as obras que fiz contem a sua própria história, e ela não precisará de mais”. Pode alguma coisa mostrar mais claramente que Cristo reivindicou para Seus milagres um caráter mais elevado do que os dos profetas ou apóstolos? E, contudo, esse caráter superior não estava nas obras em si, mas na Sua maneira de fazê-los. [JFU]

12 Em verdade, em verdade vos digo, que aquele que crê em mim, as obras que eu faço também ele as fará; e fará maiores que estas. Porque eu vou a meu Pai.
13 E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei; para que o Pai seja glorificado no Filho.

E tudo quanto pedirdes em meu nome – como mediador.

eu o farei – como Cabeça e Senhor do reino de Deus. Esta promessa abrangente é enfaticamente repetida em Jo 14:14.

14 Se alguma coisa me pedirdes em meu nome, eu a farei.

Observe aqui, que enquanto eles deveriam perguntar o que querem, não Dele, mas do Pai em Seu nome, Jesus diz que é Ele mesmo que vai “fazer isso” por eles. Que reivindicação é essa de não apenas ser perfeitamente conhecedor de tudo o que é derramado no ouvido do Pai por Seus discípulos amorosos na terra, e de todos os conselhos e planos do Pai quanto às respostas a serem dadas a eles, a natureza precisa e medida da graça a ser dada a eles, e o tempo apropriado para isso – mas ser o Distribuidor autorizado de tudo o que essas orações atraem, e, nesse sentido, o Ouvinte da oração! Que alguém tente conceber esta afirmação sem ser a igualdade essencial de Cristo com o Pai, e a considerará impossível. A repetição enfática disto, que se eles pedirem algo em Seu nome, Ele o fará, falará tanto da prevalência ilimitada de Seu nome com o Pai, como de Sua autoridade ilimitada para dispensar a resposta. Mas veja mais adiante em João 15:7.

Esta parte do discurso é notável, pois contém o primeiro anúncio do Espírito, para suprir ausência da presença pessoal do Salvador.  [JFU]

15 Se me amais, guardai meus mandamentos.

Se me amais, guardai meus mandamentos (16) E eu rogarei ao Pai  – Esta conexão parece destinada a ensinar que o templo apropriado para o Espírito de Jesus é um coração cheio daquele amor àquele que vive ativamente para Ele, e assim esta foi a preparação apropriada para o presente prometido.

16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique sempre convosco;

ele vos dará outro Consolador. Consolador é uma palavra usada somente por João em seu Evangelho com referência ao Espírito Santo; em sua Primeira Epístola (1Jo 2:1), com referência ao próprio Cristo. Em seu sentido próprio é “advogado”, “auxiliar”, “ajudador”. Neste sentido trata-se claramente de Cristo (1Jo 2:1) e, nesse sentido, compreende todo o consolo, bem como a ajuda da obra do Espírito. O Espírito está aqui prometido como Aquele que suprirá o próprio lugar de Cristo na Sua ausência.

para que fique sempre convosco.  Nunca vá embora, como Jesus faria no corpo. [JFB]

17 Ao Espírito de verdade, a quem o mundo não pode receber; porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

a quem o mundo não pode receber (Veja 1Co 2:14).

porque habita convosco, e estará em vós. Embora a plenitude de ambos fosse ainda futura, nosso Senhor, usando tanto o presente como o futuro, parece claramente dizer que eles já tinham a semente dessa grande bênção. [JFB]

18 Não vos deixarei órfãos; eu virei a vós.

Não vos deixarei órfãos. Em estado de luto e desolação.

eu virei a vós. Isto é, pelo Espírito, porque foi a Sua presença que fez com que a partida pessoal de Cristo não fosse um sofrimento a eles. [JFU]

19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.

eu – Sua presença corpórea, sendo toda a visão dAquele que “o mundo” já teve, ou era capaz de fazer, “não o viu mais” depois de sua partida para o Pai; mas pela vinda do Espírito, a presença de Cristo não somente continuou iluminando espiritualmente Seus discípulos, mas tornou-se muito mais eficaz e abençoada do que a Sua presença corporal antes da vinda do Espírito.

porque eu vivo – não “viverei”, somente quando ressuscitado dos mortos; pois é a Sua vida divina, inextinguível, da qual Ele fala, em vista da qual Sua morte e ressurreição foram apenas como sombras passando sobre o glorioso do sol. (Veja Lc 24:5; Re 1:18, “o Ser Vivo”). E esse grande dito que Jesus proferiu com a morte imediatamente em vista. Que brilho isso lança sobre a próxima frase: “vós vivereis” “Não sabes tu”, disse Lutero ao rei dos Terrores, “que devoraste o Senhor Cristo, mas foste obrigado a devolvê-lo e dele devorá-lo? Assim deves deixar-me submisso porque permaneço nele e Viva e sofra por causa do Seu Nome. Homens podem me caçar fora do mundo – que eu não me importo – mas eu não devo por causa disso permanecer na morte. Eu viverei com meu Senhor Cristo, pois eu sei e acredito que Ele vive ” (citado em Stier).

20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.

Naquele dia. No tempo em que a minha vida vos será plenamente manifestada, e recebereis a certeza de que eu vivo. Isto se refere ao tempo depois de sua ressurreição, e às manifestações que de várias maneiras ele faria que ele estava vivo.

conhecereis que estou em meu Pai…Que estamos muito intimamente e indissoluvelmente unidos”.

vós em mim. Que há uma união entre nós que nunca poderá ser rompida. [Barnes]

21 Quem tem meus mandamentos, e os guarda, esse é o que me ama; e quem a mim me ama, será amado de meu Pai, e eu o amarei, e a ele me manifestarei.

Quem tem meus mandamentos, e os guarda (Veja, Jo 18:15).

será amado de meu Pai, e eu o amarei – Marque a linha nítida de distinção aqui, não apenas entre as Pessoas Divinas, mas as atuações de amor em cada um, respectivamente, em direção aos verdadeiros discípulos.

22 Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, que há, porque a nós te manifestarás, e não ao mundo?

Judas (não o Iscariotes) – Parêntese bonito esso! Como o traidor não estava mais presente, não precisávamos saber que essa pergunta não vinha dele. Mas é como se o evangelista tivesse dito: “Um Judas muito diferente do traidor, e uma pergunta muito diferente de qualquer outra que ele teria colocado. De fato [como diz um em Stier], nunca lemos de Iscariotes que ele entrou em qualquer caminho para as palavras de seu Mestre, ou até mesmo colocar uma questão de curiosidade (embora possa ser que ele tenha feito, mas que nada dele foi considerado apto para a imortalidade nos Evangelhos, mas, seu nome e traição). “

porque a nós te manifestarás, e não ao mundo? – uma questão natural e apropriada, fundada em Jo 14:19, embora os intérpretes falem contra ela como sendo judaica.

23 Respondeu Jesus, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos morada com ele.

e viremos a ele, e faremos morada com ele – uma declaração surpreendente! Na “vinda” do Pai, Ele “refere-se à revelação dEle como um Pai para a alma, que não ocorre até que o Espírito venha ao coração, ensinando-o a clamar , Abb, Pai” (Olshausen). A “morada” significa uma permanência permanente e eterna! (Veja Lv 26:11-12; Ez 37:26-27; 2Co 6:16 e contraste Jr 14:8).

24 Quem não me ama, não guarda minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas sim do Pai que me enviou.

Quem não me ama, não guarda minhas palavras. Portanto, toda a obediência que não brota do amor a Cristo não é, aos seus olhos, nenhuma obediência.

E a palavra que ouvis não é minha, mas sim do Pai que me enviou. (Veja a nota em Mt 10:40) Será observado que quando Cristo se refere à autoridade de Seu Pai, não se trata de falar dos que O amam e guardam Suas palavras – no caso deles era supérfluo – mas de falar dos que não O amam e não guardam Suas palavras, a quem Ele considera responsável pela dupla culpa de desonrar o eterno Remetente e o Enviado. [JFU]

25 Estas coisas tenho dito a vós, estando ainda convosco.

tenho dito. Para vossa consolação e orientação. Mas, ainda que ele tivesse dito tantas coisas para consolá-los, o Espírito seria dado também como seu Consolador e Guia. [Barnes]

26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, ao qual o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará tudo, e tudo quanto tenho dito vós, ele vos fará lembrar.

esse vos ensinará tudo, e tudo quanto tenho dito vós, ele vos fará lembrar (ver em Jo 14:15,17). Como o Filho veio em nome do Pai, assim o Pai enviará o Espírito em meu nome, diz Jesus, isto é, com poder e autoridade divina para reproduzir em suas almas o que Cristo lhes ensinou, “trazendo à consciência viva o que eram sementes adormecidas em suas mentes” (Olshausen). Sobre isto repousa a credibilidade e a suprema autoridade divina da história do Evangelho. O todo do que aqui está dito do Espírito é decisivo de Sua personalidade divina. [JFB]

27 A paz vos deixo, minha paz vos dou; vou dá- la a vós, não como o mundo a dá. Não se perturbe vosso coração, nem se atemorize.

A paz vos deixo, minha paz vos dou – Se Jo 14:25-26 soou como uma nota de preparação para o encerramento do discurso, isto soaria como uma despedida. Mas, quão diferente do comum! É uma palavra de despedida, mas de grande importância, a costumeira “paz” de um amigo de despedida sublimada e transfigurada. Como “o Príncipe da paz” (Is 9:6) Ele trouxe-a em carne, levou-a em sua própria pessoa (“minha paz”) morreu para torná-la nossa, deixou-a como a herança de seus discípulos sobre a terra, implanta e mantém por Seu Espírito em seus corações. Muitos legados são “deixados” que nunca são “dados” ao legatário, muitos são um presente destinado que nunca atinge seu objeto adequado. Mas Cristo é o executor do seu próprio testamento; a paz que Ele “deixa” Ele “dá”; assim, tudo é seguro.

não como o mundo a dá – em contraste com o mundo, Ele dá sinceramente, substancialmente, eternamente.

28 Já ouvistes que vos tenho dito: Vou, e venho a vós. Se me amásseis, verdadeiramente vos alegraríeis, porque tenho dito: Vou ao Pai; pois meu Pai maior é que eu.

Se me amásseis, verdadeiramente vos alegraríeis, porque tenho dito: Vou ao Pai; pois meu Pai maior é que eu – Estas palavras, que os arianos e socinianos continuamente citam como evidência triunfante contra a própria Divindade de Cristo, realmente produzem nenhum sentido inteligível em seus princípios. Era um homem santo em seu leito de morte, vendo seus amigos em lágrimas diante da perspectiva de perdê-lo, dizendo: “Vocês devem preferir a alegria de chorar por mim e fariam se realmente me amassem”, o discurso seria bastante natural. Mas se perguntassem a ele, por que a alegria de sua partida era mais adequada do que tristeza, não voltariam com espanto, se não horror, se ele respondesse: “Porque meu pai é maior do que eu?” Este estranho discurso dos lábios de Cristo, então, não pressupõe tal ensinamento de Sua parte, pois tornaria extremamente difícil para eles pensarem que Ele poderia ganhar qualquer coisa, partindo para o Pai, e tornando necessário que Ele dissesse expressamente que havia um sentido em que Ele poderia fazer isso? Assim, esta surpreendente explicação parece claramente destinada a corrigir tais equívocos que possam surgir do enfático e reiterado ensinamento de Sua própria igualdade com o Pai – como se Exaltando um Pessoa fosse incapaz de qualquer ascensão por transição desta cena sombria para um céu sem nuvens e o próprio seio do Pai – e assegurando-lhes que não era esse o caso, para fazê-los esquecer sua própria tristeza em Sua alegria que se aproximava.

29 E já agora o disse a vós antes que aconteça, para que quando acontecer, o creiais.

E já agora o disse a vós antes que aconteça. Falando da sua partida para o Pai, e do dom do Espírito Santo.

para que quando acontecer, o creiais. Ou tenhais a vossa fé imutavelmente estabelecida. [JFU]

30 Já não falarei muito convosco; pois o príncipe deste mundo já vem, e ele nada tem em mim.

Já não falarei muito convosco – “Tenho um pouco mais a dizer, mas minha obra se apressa e a abordagem do adversário será logo.”

pois o príncipe deste mundo já vem – (veja em Jo 12:31).

vem – com intenção hostil, para um último grande ataque, tendo falhado em sua primeira investida (Lc 4:1-13), do qual ele “partiu [somente] por um tempo” (Jo 14:13).

31 Mas para que o mundo saiba que eu amo ao Pai, e assim faço como o Pai me mandou; levantai-vos, vamos embora daqui.

Mas para que o mundo saiba que eu amo ao Pai – O sentido deve ser completado assim: “Mas para o Príncipe do mundo, embora ele não tenha nada em Mim, eu Me entregarei até a morte, que o mundo pode saber que eu amo e obedeço ao Pai, cujo mandamento é que dê a Minha vida em resgate por muitos “.

levantai-vos, vamos embora daqui – Então, nesse estágio do discurso, eles deixam a sala de jantar, como alguns intérpretes capazes concluem? Se assim for, achamos que o nosso evangelista teria mencionado: veja Jo 18:1, o que parece claramente intimar que eles só saíram do cenáculo. Mas o que significam as palavras, se não isso? Achamos que foi o ditado daquela declaração da data anterior: “Eu tenho um batismo para ser batizado, e como vou me esforçar até que seja cumprido!” – uma expressão espontânea e irreprimível da profunda ânsia de Seu espírito de entrar o conflito, e se, como é provável, foi respondido literalmente demais pelos convidados que se penduraram em Seus lábios, no caminho de um movimento para partir, um aceno de Sua mão, seria suficiente para mostrar que Ele tinha ainda mais a dizer antes de se separarem; e aquele discípulo, cuja pena foi imersa em um amor ao seu Mestre que fez seus movimentos de pequena consequência, exceto quando essencial à ilustração de Suas palavras, registraria esta pequena explosão do Cordeiro se apressando para o matadouro, bem no meio de Seu sublime discurso; enquanto o efeito disto, se algum, sobre os Seus ouvintes, como de nenhuma consequência, naturalmente seria passado por cima.

<João 13 João 15>

Leia também uma introdução ao Evangelho de João.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.