Bíblia, Revisar

Lucas 18

Aviso Quer estudar a Bíblia e não sabe por onde começar? Conheça o nosso curso: Como Estudar a Bíblia? Ele é gratuito, online e pode ser iniciado agora mesmo! Clique aqui e saiba mais.


Parábola da viúva importuna

1 E Jesus lhes disse também uma parábola sobre o dever de sempre orar, e nunca se cansar.

sempre – Compare Lc 18:7, “noite e dia”.

desmaiar – desanime ou desapareça.

2 Dizendo: Havia um certo juiz em uma cidade, que não temia a Deus, nem respeitava pessoa alguma.

nem respeitava – desafiando a vingança de Deus e desprezando a opinião dos homens.
viúva – fraca, desolada, indefesa (1Tm 5:5, que é tirada disso).

3 Havia também naquela mesma cidade uma certa viúva, e vinha até ele, dizendo: Faze-me justiça com meu adversário.

veio – continuou chegando. Veja Lc 18:5, “sua vinda contínua”.

Vingue-me – isto é, livra-me da opressão de.

4 E por um certo tempo ele não quis; mas depois disto, disse para si: Ainda que eu não tema a Deus, nem respeite pessoa alguma,
5 Porém, porque esta viúva me incomoda, eu lhe farei justiça, para que ela pare de vir me chatear.

vinda contínua – vindo para sempre.

6 E disse o Senhor: Ouvi o que diz o juiz injusto.

o Senhor – um nome expressivo do estilo autoritativo no qual Ele interpreta Sua própria parábola.

7 E Deus não fará justiça para seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite? Demorará com eles?

não será Deus – não injusto, mas o juiz infinitamente justo.

vingar – resgatar da opressão.

para seus escolhidos – não como esta viúva, o objeto de indiferença e desprezo, mas caro a Ele como a menina dos olhos (Zc 2:8).

que clamam a ele de dia e de noite, cujos gritos chegam aos ouvidos do Senhor dos exércitos (Tg 5:4), e quanto mais seus gritos incessantes e perseverantes!

Demorará com eles – em vez disso, “no caso deles” ou “por conta deles” (as) Tg 5:7, “por isso”), [Grotius, Deuteronômio Wette, etc.].

8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Porém, quando o Filho do homem vier, por acaso ele achará fé na terra?

depressa – como se sofresse com o longo atraso, impaciente pelo momento destinado a se interpor. (Compare Pv 29:1)

por acaso… – isto é, contudo, antes que o Filho do homem venha reparar os erros de Sua Igreja, tão pouca vontade a esperança do alívio afundará, durante o tempo da demora, que será um prazer perguntar, Ele encontrará alguma fé de um vingador vindouro deixado na terra? A partir disso aprendemos: (1) Que a referência primária e histórica desta parábola é à Igreja em sua condição de viúva, desolada, oprimida e indefesa durante a atual ausência de seu Senhor nos céus; (2) Que nessas circunstâncias importunas, a oração perseverante por libertação é o melhor exercício da Igreja; (3) Que, apesar de todo encorajamento a isso, por tanto tempo a resposta será adiada, enquanto a necessidade de alívio continua a mesma, e toda a esperança de libertação terá quase morrido, e “fé” da vinda de Cristo dificilmente será encontrado. Mas a aplicação da parábola à oração em geral é tão óbvia que quase ocultou sua referência mais direta, e tão preciosa que não se pode permitir que ela desapareça em qualquer interpretação pública e histórica.

Parábola do fariseu e do publicano

9 E disse também a uns, que tinham confiança de si mesmos que eram justos, e desprezavam aos outros, esta parábola:
10 Dois homens subiram ao Templo para orar, um fariseu, e o outro publicano.
11 O fariseu, estando de pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, eu te agradeço, porque não sou como os outros homens, ladrões, injustos e adúlteros; nem sou como este publicano.

permaneceu – como os judeus em oração (Mc 11:25).

Deus… – Ter sido impedido de iniquidades grosseiras era, sem dúvida, justa causa de gratidão a Deus; mas, em vez do quadro devotamente humilde e admirador que isso deveria inspirar, o fariseu arrogantemente se separa do resto da humanidade, bem acima deles, e, com um olhar desdenhoso para o pobre publicano, agradece a Deus por não ter de ficar de longe. fora como ele, para abaixar a cabeça como um junco e bater o peito como ele. Mas estas são apenas suas excelências morais. Seus méritos religiosos completam seus motivos para felicitações. Não se limitando ao jejum anual divinamente prescrito (Lv 16:29), ele não estava por trás do mais rígido, que jejuava no segundo e quinto dia de cada semana (Lightfoot), e dava o décimo não apenas do que a lei colocado sob o dízimo, mas de “todos os seus ganhos”. Assim, além de fazer todo o seu dever, ele fez obras de super-rogação; enquanto pecados para confessar e espirituais querem ser supridos, ele parece não ter sentido nenhum. Que figura do caráter farisaico e da religião!

12 Jejuo duas vezes por semana, e dou dízimo de tudo quanto possuo.
13 E o publicano, estando em pé de longe, nem mesmo queria levantar os olhos ao céu, mas batia em seu peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador.

de longe – como indigno de se aproximar; mas esse era o caminho para chegar perto (Sl 34:1857:15).

não levantaria – corando e envergonhado por fazê-lo (Ed 9:6).

smote, etc – continuou ferindo; por angústia (Lc 23:48) e autocensura (Jr 31:19).

tem misericórdia  – “seja propiciado”, uma palavra muito incomum em tal sentido, somente uma vez usada no Novo Testamento, no sentido de “fazer reconciliação” pelo sacrifício (Hb 2:17). Pode haver, portanto, alguma alusão a isso aqui, embora não seja provável.

um pecador – literalmente, “o pecador”; isto é, “Se alguma vez houve um, eu sou ele”.

14 Digo-vos que este desceu mais justificado à sua casa do que aquele outro; porque qualquer que a si mesmo se exalta, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilha, será exaltado.

do que aquele outro – O significado é “e não o outro”; porque o fariseu não estava procurando justificação e não sentia necessidade disso. Esta grande lei do Reino de Deus é inscrita, no ensinamento de Cristo, como em letras de ouro, sobre o seu portão de entrada. E em quantas formas diferentes é repetido (Sl 138:6147:6; Lc 1:53). Ser auto esvaziado, ou “pobre de espírito”, é a preparação fundamental e indispensável para a recepção da “graça que traz salvação”: onde quer que exista, o “luto” por ela que precede “consolo” e o fervoroso. “Fome e sede depois da justiça”, que são recompensados ​​pela “plenitude” dela, serão, como vemos aqui, certamente encontrados. Tais, portanto, e somente assim, são os justificados (Jó 33:27-2834:18; Is 57:15).

15 E traziam-lhe também crianças pequenas, para que as tocasse; e os discípulos, vendo, os repreendiam.

crianças pequenas – mostrando que alguns, pelo menos, daqueles chamados em Mateus (Mt 19:13) e Marcos (Mc 10:13) simplesmente “pequenos” ou “crianças pequenas”, eram literalmente “bebês”.

tocasse – ou, como mais plenamente em Mateus (Mt 19:13), “ponha as mãos sobre eles e orar”, ou invocar uma “bênção” sobre eles (Mc 10:16), de acordo com venerável costume (Gn 48:14-15).

os repreendiam – Repetidamente os discípulos interpuseram-se para salvar o aborrecimento e a interrupção do seu Mestre; mas, como o resultado mostrou, sempre contra a mente de Cristo (Mt 15:23; Lc 18:39-40). Aqui está claro, pela resposta de nosso Senhor, que eles achavam a invasão inútil, pois os bebês não eram capazes de receber nada Dele. Suas ministrações eram para pessoas adultas.

16 Mas Jesus, chamando-lhes para si, disse: Deixai as crianças virem a mim, e não as impeçais; porque das tais é o Reino de Deus.

Mas Jesus – “muito descontente”, diz Marcos (Mc 10:14); e adição inestimável.

disse: Deixai as crianças virem a mim, e não as impeçais é o importante acréscimo de Mateus (Mt 19:14) e Marcos (Mc 10:14). Que palavras são estas dos lábios de Cristo! O preço deles está acima dos rubis. Mas a razão atribuída, “PORQUE DE TAL É O REINO DE DEUS”, ou “do céu”, como em Mt 19:14, completa a informação anterior aqui transmitida; especialmente como interpretado pelo que imediatamente se segue: “E ELE OS REZOU NAS SUAS ARMAS, COLOCOU AS MÃOS SOBRE E ABENÇOU-AS” (Mc 10:16). Certamente não é concebível que tudo o que nosso Senhor quisesse fosse nos informar, que ver as pessoas crescidas deve tornar-se infantil para ser capaz do Reino de Deus, portanto eles não devem impedir que as crianças cheguem a Ele e, portanto, Ele tomou e abençoou os próprios filhos. Não foi apenas o grave erro dos discípulos que as crianças não deveriam ser trazidas a Cristo, porque somente as pessoas crescidas poderiam lucrar com Ele, o que “desagradou muito” nosso Senhor? E embora Ele tenha tomado a irresistível oportunidade de diminuir seu orgulho da razão, informando-os que, para entrar no Reino, “em vez de os filhos se tornarem como eles, eles devem se tornar como os filhos” [Richter in Stier], isso foi apenas pelo caminho; e, voltando para as próprias crianças, Ele as tomou em Seus graciosos braços, colocou Suas mãos sobre eles e os abençoou, por nenhuma razão concebível, mas para mostrar que eles eram assim capazes, como filhos, do Reino de Deus. E se assim for, então: “Pode alguém proibir a água de que estes não sejam batizados, que receberam o Espírito Santo tão bem quanto nós?” (At 10:47). Mas tal aplicação da água batismal não pode ter qualquer garantia aqui, exceto onde os bebês foram previamente trazidos para o próprio Cristo para Sua bênção, e somente como o sinal e selo daquela bênção.

17 Em verdade vos digo, que qualquer que não receber o Reino de Deus como criança, não entrará nele.
18 E um certo líder lhe perguntou, dizendo: Bom mestre, o que tenho que fazer para herdar a vida eterna?

Lc 18: 18-30. O rico jovem governante e discurso sobre ele.

Este caso apresenta alguns pontos notáveis.

(1) O homem era de caráter moral irrepreensível; e isto em meio a todas as tentações da juventude, pois ele era um “jovem” (Mt 19:22) e riqueza, pois “ele era muito rico” (Lc 18:23; Mc 10:22).

(2) Mas apesar de inquieto, seu coração anseia pela vida eterna.

(3) Ao contrário dos “governantes”, a cuja classe ele pertencia (Lc 18:18), até então ele acreditava em Jesus como para ser persuadido Ele poderia autoritariamente dirigi-lo sobre este ponto vital.

(4) Tão sincero é ele que ele vem “correndo” e até mesmo “ajoelhando-se diante dEle”, e que quando Ele foi para a guerra (Mc 10:17) – a estrada alta, por esta altura cheia de viajantes para A pascoa; não desanimado pela oposição virulenta da classe a que ele pertencia como “governante” e pela vergonha que ele poderia sentir ao abordar tal questão ao ouvir uma multidão e na estrada aberta.

19 E Jesus lhe disse: Por que me chamas de bom? Ninguém é bom, a não ser um: Deus.

Nosso Senhor quis então ensinar que Deus só deve ser chamado de “bom”? Impossível, pois isso tinha sido contradizer todo o ensino das Escrituras, e o Seu próprio, também (Sl 112:5; Mt 25:21Tt 1:8). A não ser que, portanto, atribuamos astúcia a nosso Senhor, Ele poderia ter apenas um objetivo – elevar as idéias do jovem sobre Si mesmo, para não ser classificado meramente com outros “bons mestres”, e recusar receber este título separadamente do “Aquele” que é essencialmente e somente “bom”. Na verdade, isso é apenas uma sugestão distante; mas a menos que isso seja visto no fundo das palavras de nosso Senhor, nada digno Dele pode ser feito a partir delas. (Por isso, o Socinianismo, em vez de ter qualquer apoio aqui, fica apenas perplexo com ele) [JFB]

20 Tu sabes os mandamentos: não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.

Tu sabes… – Mateus (Mt 19:17) é mais completo aqui: “mas se queres entrar em vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Como se tivesse dito: Mostra-me uma delas que não guardei? – “Jesus disse: Tu deverás”, etc (Mt 19:17-18). Nosso Senhor propositadamente se confina à segunda mesa, que Ele consideraria fácil de manter, enumerando todos eles – pois em Marcos (Mc 10:19), “Defraudar não” representa o décimo (senão o oitavo é repetido duas vezes). Em Mt 19:19, a soma desta segunda tabela da lei é acrescentada: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, como para ver se ele se arriscaria a dizer que havia guardado aquilo.

21 E ele disse: Todas estas coisas tenho guardado desde minha juventude.

Todas estas… – “que falta eu ainda?”, Acrescenta Mateus (Mt 19:20). Ah! isso nos dá um vislumbre de seu coração. Sem dúvida, ele era perfeitamente sincero; mas algo dentro sussurrou para ele que a manutenção dos mandamentos era uma maneira muito fácil de chegar ao céu. Ele sentiu algo além disso ser necessário; depois de guardar todos os mandamentos, não sabia o que aquilo poderia ser; e ele veio a Jesus justamente nesse ponto. “Então”, diz Marcos (Mc 10:21), “Jesus vendo que ele o amava”, ou “olhou amorosamente para ele.” Sua sinceridade, franqueza e proximidade com o reino de Deus, em si mesmas qualidades mais vitoriosas, A consideração do Senhor, embora ele tenha virado as costas para Ele – uma lição para aqueles que não podem ver nada amável, salvo no regenerado.

22 Porém Jesus, ouvindo isto, disse-lhe: Ainda uma coisa te falta: vende tudo quanto tens, e reparte-o entre os pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.

falta … uma coisa – Ah! mas isso é uma falta fundamental e fatal.

vende… – Como riquezas eram o seu ídolo, nosso Senhor, que sabia desde o início, toma a sua grande autoridade sobre ele, dizendo: “Agora entregue-me isso, e tudo está certo”. a disposição das riquezas, então, é dada aqui, exceto que devemos nos sentar a elas e depositá-las aos pés dAquele que as deu. Aquele que faz isso com tudo o que tem, seja rico ou pobre, é um verdadeiro herdeiro do reino dos céus.

23 Mas ele, ouvindo isto, ficou muito triste, porque era muito rico.

ficou muito triste – Mateus (Mt 19:22) mais plenamente, “foi embora triste”; Mark ainda mais, “estava triste” ou “mal-humorado” com esse ditado, e “foi embora afligido.” Desculpe por ter se arrependido de se separar de Cristo; mas separar-se de suas riquezas teria lhe custado mais uma pontada. Quando as riquezas ou o céu, em termos de Cristo, eram a alternativa, o resultado mostrava de que lado o equilíbrio se inclinava. Assim, mostrou-se que ele não tinha o único requisito abrangente da lei – a sujeição absoluta do coração a Deus, e este desejo viciou todas as suas outras obediências.

24 E vendo Jesus que ele tinha ficado muito triste, disse: Como é difícil os que têm muitos bens entrarem no Reino de Deus!

vendo Jesus que – Marcos diz (Mc 3:34), Ele “olhou em volta” – como se primeiro seguisse o jovem que se afastava com os Seus olhos – “e disse aos seus discípulos”.

Como é difícil… – com que dificuldade. Em Marcos (Mc 10:24) uma explicação é acrescentada: “Quão difícil é para os que confiam nas riquezas”, etc. – isto é, com que dificuldade essa conquista idólatra é conquistada, sem a qual eles não podem entrar; e isso é introduzido pela palavra “filhos” – doce diminutivo de afeição e piedade (Jo 21:5).

25 Porque é mais fácil um camelo entrar pelo olho de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.

é mais fácil um camelo… – uma expressão proverbial denotando literalmente uma coisa impossível, mas figurativamente, muito difícil.

26 E os que ouviram isto ,disseram: Quem então pode se salvar?

Para, etc. – “Nesse ritmo, ninguém pode ser salvo”: “Bem, passa poder humano, mas não é divino”.

27 E ele disse: As coisas que são impossíveis para os seres humanos são possíveis para Deus.

A salvação de um homem rico é tão milagrosa quanto colocar um camelo no furo de uma agulha. É uma impossibilidade humana. Mas Deus pode fazer isso. Mas isso não reduz o homem rico ao mesmo nível de qualquer outro homem, e assim destrói toda a força das primeiras reflexões de nosso Senhor sobre a impossibilidade de trazer um homem rico para o reino dos céus? Respondemos que o Senhor quer dizer que a salvação de um homem rico tem para a salvação comum dos homens comuns a mesma relação que um milagre tem com um acontecimento comum. Se a salvação de um homem comum é um milagre da graça, a salvação de um homem rico é um milagre sobre um milagre. É um evento acima do caminho ordinário da graça, assim como um milagre está acima do curso normal da natureza. [Whedon]

28 E Pedro disse: Eis que deixamos tudo, e temos te seguido.

Lo, etc – na simplicidade de seu coração (como é evidente a partir da resposta), consciente de que a rendição exigida havia sido feita, e generosamente levando em seus irmãos com ele – “nós”; não no espírito do jovem governante. “Tudo isso eu guardei”

deixamos tudo – “O trabalhador é pouco tanto quanto o” todo “quanto o príncipe” (Bengel). Em Mateus (Mt 19:27), ele acrescenta: “O que teremos, portanto?” Como se sairá conosco?

29 E ele lhes disse: Em verdade vos digo, que há ninguém que, tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos,

há ninguém… – graciosamente reconhecendo imediatamente a completude e a aceitabilidade da rendição como algo já feito.

casa… – A especificação é ainda mais minuto em Mateus e Marcos, (Mt 19:27; Mc 10:29) para tomar em cada forma de auto-sacrifício.

pelo amor do reino de Deus – em Marcos (Mc 10:29), “por amor de mim e do evangelho”. Veja em Lc 6:22.

30 Que não venha a receber de volta muito mais nestes tempos, e nos tempos vindouros receba a vida eterna.

muito mais nestes tempos – em Mateus (Mt 19:29) “cem vezes”, ao qual Marcos (Mc 10:30) dá este acréscimo muito interessante: “Agora, neste tempo presente, casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e crianças, e terras, com perseguições. ”Temos aqui a bendita promessa de uma reconstrução de todos os relacionamentos e afetos humanos em uma base cristã e em um estado cristão, depois de ser sacrificado, em sua forma natural, no altar de amor a Cristo. Isto Ele chama de “mais múltiplo” – “cem vezes mais” – do que o que eles sacrificaram. Nosso Senhor foi o primeiro a exemplificar esse novo ajuste de seus próprios relacionamentos. (Veja em Mt 12:49-50; e veja em 2Co 6:14-18.) Mas isto “com perseguições”; pois como poderia tal transferência ocorrer sem as mais cruéis chaves para carne e sangue? mas a perseguição os seguiria em seu novo e mais elevado círculo, quebrando isso também! Mas o melhor de tudo, “no mundo para vir a vida eterna”.
Quando a costa é finalmente conquistada
Quem contará o passado?
– Keble

Estas promessas são para todo aquele que abandona tudo por Cristo. Mas em Mateus (Mt 19:28) isto é prefaciado por uma promessa especial aos Doze: “Em verdade vos digo que vós me seguirei na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória. e vós também vos assentareis sobre os doze tronos que julgam as doze tribos de Israel. ”Vocês que agora aderiram a Mim, no novo reino, governarão ou darão leis ao grande mundo cristão, aqui estabelecidos em vestimenta judaica como o doze tribos, presididas pelos doze apóstolos em tantos tronos judiciais. Nesse sentido, certamente a promessa foi cumprida com clareza [Calvino, Grotius, Lightfoot, etc.]. Mas se a promessa se refere à ainda futura glória (como pode ser pensado em Lc 22:28-30, e como a maioria considera), ela aponta para a mais alta distinção pessoal dos primeiros fundadores da Igreja Cristã.

31 E tomando consigo aos doze, disse-lhes: Eis que estamos subindo a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que está escrito pelos profetas.

Lc 18: 31-34. Anúncio mais completo de Sua morte e ressurreição se aproximando.

(Veja em Mc 10:32-34.)

se cumprirá no Filho do homem tudo o que está escrito pelos profetas – mostrando como o próprio Cristo leu, e nos quer ler, o Antigo Testamento, no qual alguns intérpretes de outra maneira não encontram profecias, ou virtualmente nenhum, dos sofrimentos do profeta. Filho do homem.

32 Porque ele será entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido.
33 E depois de açoitá-lo, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará.
34 E eles nada entendiam destas coisas; e esta palavra lhes era oculta; e não entendiam o que estava sendo lhes dito.

E eles nada entendiam destas coisas… – O evangelista parece incapaz de dizer com força suficiente o quão completamente escondido deles naquele tempo era o sentido dessas declarações excessivamente claras: sem dúvida para adicionar peso ao seu testemunho subsequente, que a partir desta mesma circunstância era prodigioso, e com todos os irresistíveis de coração simples.

35 E aconteceu que ele, chegando perto de Jericó, estava um cego sentado junto ao caminho, mendigando.

Em Mt 20:29-34, eles são dois, como no caso do Demoniac de Gadara. Em Mateus e Marcos (Mc 10:46-52) a ocorrência está relacionada com a partida de Cristo de Jericó; em Lucas com a sua abordagem para isso. Muitas maneiras de explicar essas pequenas divergências de detalhes foram propostas. Talvez, se soubéssemos todos os fatos, não devêssemos ver nenhuma dificuldade; mas que fomos deixados tão longe no escuro mostra que a coisa não é de modo algum. Uma coisa é clara, não poderia haver conluio entre os autores desses evangelhos, senão eles teriam tomado cuidado para remover esses “pontos no sol”.

36 E este, ouvindo a multidão passar, perguntou: O que era aquilo?
37 E disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando.
38 Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!

filho de Davi, etc. – (Veja em Mt 12:23).

39 E os que estavam mais a frente o repreendiam, para que calasse; porém ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!

repreendeu, etc. – (Veja em Lc 18:15).

ainda mais – que a importunação é tão elogiada pela mulher siro-fenícia, e tantas vezes imposta (Lc 11:5-1318:1-8).

40 Então Jesus, parando, mandou que o trouxessem para si; e chegando ele, perguntou-lhe,

Marcos – Mc 10:49 tem esta interessante adição: “E chamam o cego, dizendo-lhe: Tende bom ânimo, levanta-te, ele te chama” – assim como alguém desejando sinceramente uma entrevista com alguns pessoa exaltada, mas contada por um funcionário após o outro que é inútil esperar, pois ele não terá sucesso (eles sabem disso), ainda persiste em esperar por alguma resposta ao seu terno, e por fim a porta se abre, e um servo aparece , dizendo: “Você será admitido – ele te chamou”. E não existem outros pretendentes a Jesus que às vezes são assim? “E ele, rejeitando sua vestimenta” – quão vivo é este toque, evidentemente de uma testemunha ocular, expressivo de sua seriedade e alegria – “veio a Jesus” (Mc 10:49-50).

41 Dizendo: Que queres que eu te faça?E ele disse: Senhor, que eu veja.

Que queres… – para experimentá-los; aprofundar sua consciência atual da necessidade; e para extrair sua fé Nele. Senhor “Rabboni” (Mc 10:51); uma exclamação enfática e confiante. (Veja em Jo 20:16)

42 E Jesus lhe disse: Vê, tua fé te salvou.
43 E logo ele viu, e o seguia, glorificando a Deus. E o todo o povo, vendo isto , dava louvores a Deus.
<Lucas 17 Lucas 19>

Visão geral de Lucas

No evangelho de Lucas, “Jesus completa a história da aliança entre Deus e Israel e anuncia as boas novas do reino de Deus tanto para os pobres como para os ricos”. Tenha uma visão geral deste Evangelho através deste breve vídeo (em duas partes) produzido pelo BibleProject.

Parte 1 (9 minutos).

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Parte 2 (9 minutos).

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao Evangelho de Lucas.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.