Bíblia, Revisar

Lucas 18

Parábola da viúva importuna

1 E Jesus lhes disse também uma parábola sobre o dever de sempre orar, e nunca se cansar.

sempre – Compare Lc 18:7, “noite e dia”.

desmaiar – desanime ou desapareça.

2 Dizendo: Havia um certo juiz em uma cidade, que não temia a Deus, nem respeitava pessoa alguma.

nem respeitava – desafiando a vingança de Deus e desprezando a opinião dos homens.
viúva – fraca, desolada, indefesa (1Tm 5:5, que é tirada disso).

3 Havia também naquela mesma cidade uma certa viúva, e vinha até ele, dizendo: Faze-me justiça com meu adversário.

veio – continuou chegando. Veja Lc 18:5, “sua vinda contínua”.

Vingue-me – isto é, livra-me da opressão de.

4 E por um certo tempo ele não quis; mas depois disto, disse para si: Ainda que eu não tema a Deus, nem respeite pessoa alguma,
5 Porém, porque esta viúva me incomoda, eu lhe farei justiça, para que ela pare de vir me chatear.

vinda contínua – vindo para sempre.

6 E disse o Senhor: Ouvi o que diz o juiz injusto.

o Senhor – um nome expressivo do estilo autoritativo no qual Ele interpreta Sua própria parábola.

7 E Deus não fará justiça para seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite? Demorará com eles?

não será Deus – não injusto, mas o juiz infinitamente justo.

vingar – resgatar da opressão.

para seus escolhidos – não como esta viúva, o objeto de indiferença e desprezo, mas caro a Ele como a menina dos olhos (Zc 2:8).

que clamam a ele de dia e de noite, cujos gritos chegam aos ouvidos do Senhor dos exércitos (Tg 5:4), e quanto mais seus gritos incessantes e perseverantes!

Demorará com eles – em vez disso, “no caso deles” ou “por conta deles” (as) Tg 5:7, “por isso”), [Grotius, Deuteronômio Wette, etc.].

8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Porém, quando o Filho do homem vier, por acaso ele achará fé na terra?

depressa – como se sofresse com o longo atraso, impaciente pelo momento destinado a se interpor. (Compare Pv 29:1)

por acaso… – isto é, contudo, antes que o Filho do homem venha reparar os erros de Sua Igreja, tão pouca vontade a esperança do alívio afundará, durante o tempo da demora, que será um prazer perguntar, Ele encontrará alguma fé de um vingador vindouro deixado na terra? A partir disso aprendemos: (1) Que a referência primária e histórica desta parábola é à Igreja em sua condição de viúva, desolada, oprimida e indefesa durante a atual ausência de seu Senhor nos céus; (2) Que nessas circunstâncias importunas, a oração perseverante por libertação é o melhor exercício da Igreja; (3) Que, apesar de todo encorajamento a isso, por tanto tempo a resposta será adiada, enquanto a necessidade de alívio continua a mesma, e toda a esperança de libertação terá quase morrido, e “fé” da vinda de Cristo dificilmente será encontrado. Mas a aplicação da parábola à oração em geral é tão óbvia que quase ocultou sua referência mais direta, e tão preciosa que não se pode permitir que ela desapareça em qualquer interpretação pública e histórica.

Parábola do fariseu e do publicano

9 E disse também a uns, que tinham confiança de si mesmos que eram justos, e desprezavam aos outros, esta parábola:
10 Dois homens subiram ao Templo para orar, um fariseu, e o outro publicano.
11 O fariseu, estando de pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, eu te agradeço, porque não sou como os outros homens, ladrões, injustos e adúlteros; nem sou como este publicano.

permaneceu – como os judeus em oração (Mc 11:25).

Deus… – Ter sido impedido de iniquidades grosseiras era, sem dúvida, justa causa de gratidão a Deus; mas, em vez do quadro devotamente humilde e admirador que isso deveria inspirar, o fariseu arrogantemente se separa do resto da humanidade, bem acima deles, e, com um olhar desdenhoso para o pobre publicano, agradece a Deus por não ter de ficar de longe. fora como ele, para abaixar a cabeça como um junco e bater o peito como ele. Mas estas são apenas suas excelências morais. Seus méritos religiosos completam seus motivos para felicitações. Não se limitando ao jejum anual divinamente prescrito (Lv 16:29), ele não estava por trás do mais rígido, que jejuava no segundo e quinto dia de cada semana (Lightfoot), e dava o décimo não apenas do que a lei colocado sob o dízimo, mas de “todos os seus ganhos”. Assim, além de fazer todo o seu dever, ele fez obras de super-rogação; enquanto pecados para confessar e espirituais querem ser supridos, ele parece não ter sentido nenhum. Que figura do caráter farisaico e da religião!

12 Jejuo duas vezes por semana, e dou dízimo de tudo quanto possuo.
13 E o publicano, estando em pé de longe, nem mesmo queria levantar os olhos ao céu, mas batia em seu peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador.

de longe – como indigno de se aproximar; mas esse era o caminho para chegar perto (Sl 34:1857:15).

não levantaria – corando e envergonhado por fazê-lo (Ed 9:6).

smote, etc – continuou ferindo; por angústia (Lc 23:48) e autocensura (Jr 31:19).

tem misericórdia  – “seja propiciado”, uma palavra muito incomum em tal sentido, somente uma vez usada no Novo Testamento, no sentido de “fazer reconciliação” pelo sacrifício (Hb 2:17). Pode haver, portanto, alguma alusão a isso aqui, embora não seja provável.

um pecador – literalmente, “o pecador”; isto é, “Se alguma vez houve um, eu sou ele”.

14 Digo-vos que este desceu mais justificado à sua casa do que aquele outro; porque qualquer que a si mesmo se exalta, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilha, será exaltado.

do que aquele outro – O significado é “e não o outro”; porque o fariseu não estava procurando justificação e não sentia necessidade disso. Esta grande lei do Reino de Deus é inscrita, no ensinamento de Cristo, como em letras de ouro, sobre o seu portão de entrada. E em quantas formas diferentes é repetido (Sl 138:6147:6; Lc 1:53). Ser auto esvaziado, ou “pobre de espírito”, é a preparação fundamental e indispensável para a recepção da “graça que traz salvação”: onde quer que exista, o “luto” por ela que precede “consolo” e o fervoroso. “Fome e sede depois da justiça”, que são recompensados ​​pela “plenitude” dela, serão, como vemos aqui, certamente encontrados. Tais, portanto, e somente assim, são os justificados (Jó 33:27-2834:18; Is 57:15).

15 E traziam-lhe também crianças pequenas, para que as tocasse; e os discípulos, vendo, os repreendiam.

crianças pequenas – mostrando que alguns, pelo menos, daqueles chamados em Mateus (Mt 19:13) e Marcos (Mc 10:13) simplesmente “pequenos” ou “crianças pequenas”, eram literalmente “bebês”.

tocasse – ou, como mais plenamente em Mateus (Mt 19:13), “ponha as mãos sobre eles e orar”, ou invocar uma “bênção” sobre eles (Mc 10:16), de acordo com venerável costume (Gn 48:14-15).

os repreendiam – Repetidamente os discípulos interpuseram-se para salvar o aborrecimento e a interrupção do seu Mestre; mas, como o resultado mostrou, sempre contra a mente de Cristo (Mt 15:23; Lc 18:39-40). Aqui está claro, pela resposta de nosso Senhor, que eles achavam a invasão inútil, pois os bebês não eram capazes de receber nada Dele. Suas ministrações eram para pessoas adultas.

16 Mas Jesus, chamando-lhes para si, disse: Deixai as crianças virem a mim, e não as impeçais; porque das tais é o Reino de Deus.

Mas Jesus – “muito descontente”, diz Marcos (Mc 10:14); e adição inestimável.

disse: Deixai as crianças virem a mim, e não as impeçais é o importante acréscimo de Mateus (Mt 19:14) e Marcos (Mc 10:14). Que palavras são estas dos lábios de Cristo! O preço deles está acima dos rubis. Mas a razão atribuída, “PORQUE DE TAL É O REINO DE DEUS”, ou “do céu”, como em Mt 19:14, completa a informação anterior aqui transmitida; especialmente como interpretado pelo que imediatamente se segue: “E ELE OS REZOU NAS SUAS ARMAS, COLOCOU AS MÃOS SOBRE E ABENÇOU-AS” (Mc 10:16). Certamente não é concebível que tudo o que nosso Senhor quisesse fosse nos informar, que ver as pessoas crescidas deve tornar-se infantil para ser capaz do Reino de Deus, portanto eles não devem impedir que as crianças cheguem a Ele e, portanto, Ele tomou e abençoou os próprios filhos. Não foi apenas o grave erro dos discípulos que as crianças não deveriam ser trazidas a Cristo, porque somente as pessoas crescidas poderiam lucrar com Ele, o que “desagradou muito” nosso Senhor? E embora Ele tenha tomado a irresistível oportunidade de diminuir seu orgulho da razão, informando-os que, para entrar no Reino, “em vez de os filhos se tornarem como eles, eles devem se tornar como os filhos” [Richter in Stier], isso foi apenas pelo caminho; e, voltando para as próprias crianças, Ele as tomou em Seus graciosos braços, colocou Suas mãos sobre eles e os abençoou, por nenhuma razão concebível, mas para mostrar que eles eram assim capazes, como filhos, do Reino de Deus. E se assim for, então: “Pode alguém proibir a água de que estes não sejam batizados, que receberam o Espírito Santo tão bem quanto nós?” (At 10:47). Mas tal aplicação da água batismal não pode ter qualquer garantia aqui, exceto onde os bebês foram previamente trazidos para o próprio Cristo para Sua bênção, e somente como o sinal e selo daquela bênção.

17 Em verdade vos digo, que qualquer que não receber o Reino de Deus como criança, não entrará nele.
18 E um certo líder lhe perguntou, dizendo: Bom mestre, o que tenho que fazer para herdar a vida eterna?

Lc 18: 18-30. O rico jovem governante e discurso sobre ele.

Este caso apresenta alguns pontos notáveis.

(1) O homem era de caráter moral irrepreensível; e isto em meio a todas as tentações da juventude, pois ele era um “jovem” (Mt 19:22) e riqueza, pois “ele era muito rico” (Lc 18:23; Mc 10:22).

(2) Mas apesar de inquieto, seu coração anseia pela vida eterna.

(3) Ao contrário dos “governantes”, a cuja classe ele pertencia (Lc 18:18), até então ele acreditava em Jesus como para ser persuadido Ele poderia autoritariamente dirigi-lo sobre este ponto vital.

(4) Tão sincero é ele que ele vem “correndo” e até mesmo “ajoelhando-se diante dEle”, e que quando Ele foi para a guerra (Mc 10:17) – a estrada alta, por esta altura cheia de viajantes para A pascoa; não desanimado pela oposição virulenta da classe a que ele pertencia como “governante” e pela vergonha que ele poderia sentir ao abordar tal questão ao ouvir uma multidão e na estrada aberta.

19 E Jesus lhe disse: Por que me chamas de bom? Ninguém é bom, a não ser um: Deus.

Nosso Senhor quis então ensinar que Deus só deve ser chamado de “bom”? Impossível, pois isso tinha sido contradizer todo o ensino das Escrituras, e o Seu próprio, também (Sl 112:5; Mt 25:21Tt 1:8). A não ser que, portanto, atribuamos astúcia a nosso Senhor, Ele poderia ter apenas um objetivo – elevar as idéias do jovem sobre Si mesmo, para não ser classificado meramente com outros “bons mestres”, e recusar receber este título separadamente do “Aquele” que é essencialmente e somente “bom”. Na verdade, isso é apenas uma sugestão distante; mas a menos que isso seja visto no fundo das palavras de nosso Senhor, nada digno Dele pode ser feito a partir delas. (Por isso, o Socinianismo, em vez de ter qualquer apoio aqui, fica apenas perplexo com ele) [JFB]

20 Tu sabes os mandamentos: não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.

Tu sabes… – Mateus (Mt 19:17) é mais completo aqui: “mas se queres entrar em vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Como se tivesse dito: Mostra-me uma delas que não guardei? – “Jesus disse: Tu deverás”, etc (Mt 19:17-18). Nosso Senhor propositadamente se confina à segunda mesa, que Ele consideraria fácil de manter, enumerando todos eles – pois em Marcos (Mc 10:19), “Defraudar não” representa o décimo (senão o oitavo é repetido duas vezes). Em Mt 19:19, a soma desta segunda tabela da lei é acrescentada: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, como para ver se ele se arriscaria a dizer que havia guardado aquilo.

21 E ele disse: Todas estas coisas tenho guardado desde minha juventude.

Todas estas… – “que falta eu ainda?”, Acrescenta Mateus (Mt 19:20). Ah! isso nos dá um vislumbre de seu coração. Sem dúvida, ele era perfeitamente sincero; mas algo dentro sussurrou para ele que a manutenção dos mandamentos era uma maneira muito fácil de chegar ao céu. Ele sentiu algo além disso ser necessário; depois de guardar todos os mandamentos, não sabia o que aquilo poderia ser; e ele veio a Jesus justamente nesse ponto. “Então”, diz Marcos (Mc 10:21), “Jesus vendo que ele o amava”, ou “olhou amorosamente para ele.” Sua sinceridade, franqueza e proximidade com o reino de Deus, em si mesmas qualidades mais vitoriosas, A consideração do Senhor, embora ele tenha virado as costas para Ele – uma lição para aqueles que não podem ver nada amável, salvo no regenerado.

22 Porém Jesus, ouvindo isto, disse-lhe: Ainda uma coisa te falta: vende tudo quanto tens, e reparte-o entre os pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.

falta … uma coisa – Ah! mas isso é uma falta fundamental e fatal.

vende… – Como riquezas eram o seu ídolo, nosso Senhor, que sabia desde o início, toma a sua grande autoridade sobre ele, dizendo: “Agora entregue-me isso, e tudo está certo”. a disposição das riquezas, então, é dada aqui, exceto que devemos nos sentar a elas e depositá-las aos pés dAquele que as deu. Aquele que faz isso com tudo o que tem, seja rico ou pobre, é um verdadeiro herdeiro do reino dos céus.

23 Mas ele, ouvindo isto, ficou muito triste, porque era muito rico.

ficou muito triste – Mateus (Mt 19:22) mais plenamente, “foi embora triste”; Mark ainda mais, “estava triste” ou “mal-humorado” com esse ditado, e “foi embora afligido.” Desculpe por ter se arrependido de se separar de Cristo; mas separar-se de suas riquezas teria lhe custado mais uma pontada. Quando as riquezas ou o céu, em termos de Cristo, eram a alternativa, o resultado mostrava de que lado o equilíbrio se inclinava. Assim, mostrou-se que ele não tinha o único requisito abrangente da lei – a sujeição absoluta do coração a Deus, e este desejo viciou todas as suas outras obediências.

24 E vendo Jesus que ele tinha ficado muito triste, disse: Como é difícil os que têm muitos bens entrarem no Reino de Deus!

vendo Jesus que – Marcos diz (Mc 3:34), Ele “olhou em volta” – como se primeiro seguisse o jovem que se afastava com os Seus olhos – “e disse aos seus discípulos”.

Como é difícil… – com que dificuldade. Em Marcos (Mc 10:24) uma explicação é acrescentada: “Quão difícil é para os que confiam nas riquezas”, etc. – isto é, com que dificuldade essa conquista idólatra é conquistada, sem a qual eles não podem entrar; e isso é introduzido pela palavra “filhos” – doce diminutivo de afeição e piedade (Jo 21:5).

25 Porque é mais fácil um camelo entrar pelo olho de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.

é mais fácil um camelo… – uma expressão proverbial denotando literalmente uma coisa impossível, mas figurativamente, muito difícil.

26 E os que ouviram isto ,disseram: Quem então pode se salvar?

Para, etc. – “Nesse ritmo, ninguém pode ser salvo”: “Bem, passa poder humano, mas não é divino”.

27 E ele disse: As coisas que são impossíveis para os seres humanos são possíveis para Deus.

A salvação de um homem rico é tão milagrosa quanto colocar um camelo no furo de uma agulha. É uma impossibilidade humana. Mas Deus pode fazer isso. Mas isso não reduz o homem rico ao mesmo nível de qualquer outro homem, e assim destrói toda a força das primeiras reflexões de nosso Senhor sobre a impossibilidade de trazer um homem rico para o reino dos céus? Respondemos que o Senhor quer dizer que a salvação de um homem rico tem para a salvação comum dos homens comuns a mesma relação que um milagre tem com um acontecimento comum. Se a salvação de um homem comum é um milagre da graça, a salvação de um homem rico é um milagre sobre um milagre. É um evento acima do caminho ordinário da graça, assim como um milagre está acima do curso normal da natureza. [Whedon]

28 E Pedro disse: Eis que deixamos tudo, e temos te seguido.

Lo, etc – na simplicidade de seu coração (como é evidente a partir da resposta), consciente de que a rendição exigida havia sido feita, e generosamente levando em seus irmãos com ele – “nós”; não no espírito do jovem governante. “Tudo isso eu guardei”

deixamos tudo – “O trabalhador é pouco tanto quanto o” todo “quanto o príncipe” (Bengel). Em Mateus (Mt 19:27), ele acrescenta: “O que teremos, portanto?” Como se sairá conosco?

29 E ele lhes disse: Em verdade vos digo, que há ninguém que, tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos,

há ninguém… – graciosamente reconhecendo imediatamente a completude e a aceitabilidade da rendição como algo já feito.

casa… – A especificação é ainda mais minuto em Mateus e Marcos, (Mt 19:27; Mc 10:29) para tomar em cada forma de auto-sacrifício.

pelo amor do reino de Deus – em Marcos (Mc 10:29), “por amor de mim e do evangelho”. Veja em Lc 6:22.

30 Que não venha a receber de volta muito mais nestes tempos, e nos tempos vindouros receba a vida eterna.

muito mais nestes tempos – em Mateus (Mt 19:29) “cem vezes”, ao qual Marcos (Mc 10:30) dá este acréscimo muito interessante: “Agora, neste tempo presente, casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e crianças, e terras, com perseguições. ”Temos aqui a bendita promessa de uma reconstrução de todos os relacionamentos e afetos humanos em uma base cristã e em um estado cristão, depois de ser sacrificado, em sua forma natural, no altar de amor a Cristo. Isto Ele chama de “mais múltiplo” – “cem vezes mais” – do que o que eles sacrificaram. Nosso Senhor foi o primeiro a exemplificar esse novo ajuste de seus próprios relacionamentos. (Veja em Mt 12:49-50; e veja em 2Co 6:14-18.) Mas isto “com perseguições”; pois como poderia tal transferência ocorrer sem as mais cruéis chaves para carne e sangue? mas a perseguição os seguiria em seu novo e mais elevado círculo, quebrando isso também! Mas o melhor de tudo, “no mundo para vir a vida eterna”.
Quando a costa é finalmente conquistada
Quem contará o passado?
– Keble

Estas promessas são para todo aquele que abandona tudo por Cristo. Mas em Mateus (Mt 19:28) isto é prefaciado por uma promessa especial aos Doze: “Em verdade vos digo que vós me seguirei na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória. e vós também vos assentareis sobre os doze tronos que julgam as doze tribos de Israel. ”Vocês que agora aderiram a Mim, no novo reino, governarão ou darão leis ao grande mundo cristão, aqui estabelecidos em vestimenta judaica como o doze tribos, presididas pelos doze apóstolos em tantos tronos judiciais. Nesse sentido, certamente a promessa foi cumprida com clareza [Calvino, Grotius, Lightfoot, etc.]. Mas se a promessa se refere à ainda futura glória (como pode ser pensado em Lc 22:28-30, e como a maioria considera), ela aponta para a mais alta distinção pessoal dos primeiros fundadores da Igreja Cristã.

31 E tomando consigo aos doze, disse-lhes: Eis que estamos subindo a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que está escrito pelos profetas.

Lc 18: 31-34. Anúncio mais completo de Sua morte e ressurreição se aproximando.

(Veja em Mc 10:32-34.)

se cumprirá no Filho do homem tudo o que está escrito pelos profetas – mostrando como o próprio Cristo leu, e nos quer ler, o Antigo Testamento, no qual alguns intérpretes de outra maneira não encontram profecias, ou virtualmente nenhum, dos sofrimentos do profeta. Filho do homem.

32 Porque ele será entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido.
33 E depois de açoitá-lo, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará.
34 E eles nada entendiam destas coisas; e esta palavra lhes era oculta; e não entendiam o que estava sendo lhes dito.

E eles nada entendiam destas coisas… – O evangelista parece incapaz de dizer com força suficiente o quão completamente escondido deles naquele tempo era o sentido dessas declarações excessivamente claras: sem dúvida para adicionar peso ao seu testemunho subsequente, que a partir desta mesma circunstância era prodigioso, e com todos os irresistíveis de coração simples.

35 E aconteceu que ele, chegando perto de Jericó, estava um cego sentado junto ao caminho, mendigando.

Em Mt 20:29-34, eles são dois, como no caso do Demoniac de Gadara. Em Mateus e Marcos (Mc 10:46-52) a ocorrência está relacionada com a partida de Cristo de Jericó; em Lucas com a sua abordagem para isso. Muitas maneiras de explicar essas pequenas divergências de detalhes foram propostas. Talvez, se soubéssemos todos os fatos, não devêssemos ver nenhuma dificuldade; mas que fomos deixados tão longe no escuro mostra que a coisa não é de modo algum. Uma coisa é clara, não poderia haver conluio entre os autores desses evangelhos, senão eles teriam tomado cuidado para remover esses “pontos no sol”.

36 E este, ouvindo a multidão passar, perguntou: O que era aquilo?
37 E disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando.
38 Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!

filho de Davi, etc. – (Veja em Mt 12:23).

39 E os que estavam mais a frente o repreendiam, para que calasse; porém ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!

repreendeu, etc. – (Veja em Lc 18:15).

ainda mais – que a importunação é tão elogiada pela mulher siro-fenícia, e tantas vezes imposta (Lc 11:5-1318:1-8).

40 Então Jesus, parando, mandou que o trouxessem para si; e chegando ele, perguntou-lhe,

Marcos – Mc 10:49 tem esta interessante adição: “E chamam o cego, dizendo-lhe: Tende bom ânimo, levanta-te, ele te chama” – assim como alguém desejando sinceramente uma entrevista com alguns pessoa exaltada, mas contada por um funcionário após o outro que é inútil esperar, pois ele não terá sucesso (eles sabem disso), ainda persiste em esperar por alguma resposta ao seu terno, e por fim a porta se abre, e um servo aparece , dizendo: “Você será admitido – ele te chamou”. E não existem outros pretendentes a Jesus que às vezes são assim? “E ele, rejeitando sua vestimenta” – quão vivo é este toque, evidentemente de uma testemunha ocular, expressivo de sua seriedade e alegria – “veio a Jesus” (Mc 10:49-50).

41 Dizendo: Que queres que eu te faça?E ele disse: Senhor, que eu veja.

Que queres… – para experimentá-los; aprofundar sua consciência atual da necessidade; e para extrair sua fé Nele. Senhor “Rabboni” (Mc 10:51); uma exclamação enfática e confiante. (Veja em Jo 20:16)

42 E Jesus lhe disse: Vê, tua fé te salvou.
43 E logo ele viu, e o seguia, glorificando a Deus. E o todo o povo, vendo isto , dava louvores a Deus.
<Lucas 17 Lucas 19>

Leia também uma introdução ao Evangelho de Lucas.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.