Salmo 147

1 Louvai ao SENHOR, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus; porque agradável e merecido é o louvor.

Comentário Barnes

Louvai ao SENHOR – Hallelu-jah. Veja Salmo 146:1 .

porque é bom cantar louvores ao nosso Deus – Veja as notas no Salmo 92:1 :”É bom dar graças ao Senhor.”

porque agradável – Veja as notas no Salmo 135:3 :”Cantai louvores ao seu nome, porque é agradável.” A palavra hebraica é a mesma.

e merecido é o louvor – Tornar-se; apropriado. Veja as notas no Salmo 33:1 :”O louvor é bom para os retos.” A palavra hebraica é a mesma. Se esses salmos foram compostos para a rededicação do templo, não seria anormal que muito da linguagem empregada fosse emprestada de salmos anteriores com os quais o povo estava familiarizado. [Barnes, aguardando revisão]

2 O SENHOR edifica a Jerusalém; e ajunta os dispersos de Israel.

Comentário Barnes

O SENHOR edifica a Jerusalém – Ele edifica os muros; ele restaura a cidade; ele fez com que o templo fosse reconstruído. Essa linguagem seria aplicável a um retorno do cativeiro. Pode haver uma alusão aqui à linguagem no Salmo 102:16 :”Quando o Senhor edificar a Sião, ele aparecerá na sua glória.” Veja as notas dessa passagem. O que ali se fala como o que seria no futuro é aqui dito como realizado e como base de louvor.

e ajunta os dispersos de Israel – aqueles que foram exilados de sua terra natal, e que foram espalhados como rejeitados em um país estrangeiro. Esta é uma linguagem apropriada para usar na suposição de que o salmo foi composto após o retorno do exílio, pois é nessa linguagem que esse retorno foi predito pelos profetas. Isaías 11:12 :”e ele reunirá os rejeitados de Israel, e reunirá os dispersos de Judá”, etc. Isaías 56:8 :”o Senhor Deus, que reúne os rejeitados de Israel”, etc. [Barnes, aguardando revisão]

3 Ele sara aos de coração partido, e os cura de suas dores.

Comentário de A. F. Kirkpatrick

Compare com Isaías 59:1; Oséias 6:1. Israel, esmagado com tristeza e desespero, ferido com pesar e vergonha em seu exílio, é o que se quer dizer. Os sentimentos de Neemias (Salmo 1:4; Salmo 2:3) representam os de todo verdadeiro israelita. Compare com Salmos 137. Possivelmente, o pensamento adicional está implícito de que a tristeza tinha provocado contrição (Salmo 51:17) e tornou possível a restauração. [Kirkpatrick, 1906]

4 Ele conta o número das estrelas; chama todas elas pelos seus nomes.

Comentário de A. R. Fausset

O poder de Deus na natureza (Isaías 40:26-28 e muitos outros textos) é apresentado como a garantia de Seu poder para ajudar Seu povo.

conta o número das estrelas. O que nenhum homem pode fazer (Gênesis 15:5). [Jamieson; Fausset; Brown]

5 O nosso SENHOR é grande e muito poderoso; seu entendimento é incomensurável.

Comentário de A. R. Fausset

seu entendimento é incomensurável, literalmente, ‘não há quantidade’, ou seja, medida, ‘do seu entendimento’ (Isaías 40:28); portanto, Sua sabedoria tem infinitos recursos pelos quais salvar Seu povo em todos os perigos (Romanos 11:26-36). [JFU]

6 O SENHOR levanta aos mansos; e abate aos perversos até a terra.

Comentário Barnes

O SENHOR levanta aos mansos – Os humildes; os pobres; o abatido; os oprimidos. Veja as notas no Salmo 146:8 :“O Senhor levanta os que estão abatidos”.

e abate aos perversos até a terra – Veja as notas no Salmo 146:9 :”O caminho dos ímpios ele revira.” [Barnes, aguardando revisão]

7 Cantai ao SENHOR em agradecimento; cantai louvores ao nosso Deus com harpa.

Comentário Ellicott

Cantai – Literalmente, responda, o que alguns acham que sugere um arranjo antifonal. Embora o arranjo estrófico seja apenas vagamente marcado, o salmo dá uma nova partida aqui, com uma nova invocação de louvor, passando a novas provas da natureza do Todo-Poderoso. [Ellicott, aguardando revisão]

8 Ele que cobre o céu com nuvens, que prepara chuva para a terra, que faz os montes produzirem erva;

Comentário de A. R. Fausset

As sombrias “nuvens” são os arautos da renovadora “chuva”; as “montanhas acidentadas” são feitas por Deus para atrair as nuvens, e assim fazer cair a chuva, de modo que assim a erva cresça (Salmo 104:13) nas encostas das montanhas. Assim, a aflição é direcionada para ser uma bênção para o povo de Deus. [JFU]

9 Que dá ao gado seu pasto; e também aos filhos dos corvos, quando clamam.

Comentário de A. R. Fausset

Que dá ao gado seu pasto (Salmo 104:14,27-28); e também aos filhos dos corvos, quando clamam (Jó 38:41). Os corvos, com seu grito rouco, estão apelando inconscientemente ao seu Criador e Preservador para seu alimento necessário. Eles não dependem dos frutos regulares da terra, mas da subsistência providencial (Lucas 12:24; Salmo 104:21; 145:15). [JFU]

10 Ele não se agrada da força do cavalo, nem se contenta com as pernas do homem.

Comentário Barnes

Ele não se agrada da força do cavalo – O cavalo está entre as obras mais nobres de Deus – talvez o mais nobre de todos os animais que ele fez. Veja as notas em Jó 39:19-25 . No entanto, Deus considera com mais interesse e prazer a piedade humilde do que qualquer mero poder, por maior e maravilhoso que seja.

nem se contenta com as pernas do homem – Não é o mesmo prazer que na piedade; ele prefere o coração humilde a isso. A referência é ao homem como capaz de marchas rápidas, de movimentos rápidos para atacar um inimigo; a alusão sendo, talvez, a um exército preparado para a guerra – cavalaria e infantaria – o cavalo avançando com força irresistível – os soldados de infantaria com movimento rápido. [Barnes, aguardando revisão]

11 O SENHOR se agrada dos que o temem, daqueles que esperam por sua bondade.

Comentário Barnes

O SENHOR se agrada dos que o temem. Naqueles que verdadeiramente o adoram, por mais humildes, pobres e desconhecidos que sejam para as pessoas; por mais sem ostentação, isolada, despercebida pode ser a sua adoração. Não no “orgulho, pompa e circunstância da guerra” é o prazer dele; não na marcha dos exércitos; não no valor do campo de batalha; não em cenas em que “as vestes do guerreiro estão revestidas de sangue”, mas no secreto, quando o devoto filho de Deus ora; na família, quando o grupo se curva perante Ele em devoção solene; na assembléia – quando seus amigos estão reunidos para oração e louvor; no coração que verdadeiramente O ama, reverencia, adora.

daqueles que esperam por sua bondade. É um prazer para ele ter os culpados, os fracos, a indigna esperança nEle – confiar Nele – buscá-Lo. [Barnes]

12 Louva, Jerusalém, ao SENHOR; celebra ao teu Deus, ó Sião.

Comentário Barnes

Louva, Jerusalém, ao SENHOR…Além deste louvor geral em que todos se podem unir, há razões especiais para que Jerusalém e os seus habitantes louvem a Deus:tal como agora, além das razões gerais pertencentes a todos os homens, por que devem louvar a Deus, há razões especiais para que os cristãos – por que o seu povo redimido – o faça. O que eram essas razões, relativas aos habitantes de Jerusalém, está especificado nos versículos seguintes. [Barnes]

13 Porque ele fortifica os ferrolhos de tuas portas; ele abençoa a teus filhos dentro de ti.

Comentário Barnes

Porque ele fortifica os ferrolhos de tuas portas – Ele te tornou seguro e protegido – como se ele tivesse dado força adicional para as fechaduras das portas da cidade. As cidades eram cercadas por muros. Eles foram introduzidos por portões. Esses portões foram fechados por barras passadas por eles, às quais os portões foram fixados. A linguagem aqui pode ser aplicável a qualquer período, mas é provável que haja referência particular a Jerusalém como fortalecida na reconstrução após o retorno da Babilônia.

ele abençoa a teus filhos dentro de ti – Os habitantes, dando-lhes segurança e paz. [Barnes, aguardando revisão]

14 Ele é o que dá paz às tuas fronteiras; e te farta com o melhor trigo;

Comentário Barnes

Ele é o que dá paz às tuas fronteiras – Margem, ele faz a paz nas tuas fronteiras. A palavra fronteira aqui se refere a uma fronteira e significa todo o domínio ou território incluído nas fronteiras de um país. A ideia é que a paz prevaleceu em todo o país.

e te farta com o melhor trigo – Margem, como em hebraico, gordura do trigo. Literalmente, “Ele te satisfaz com a gordura do trigo”. Não há falta de trigo, e da melhor espécie. Compare as notas do Salmo 132:15 :”Eu farei com que os seus pobres fiquem com pão”. [Barnes, aguardando revisão]

15 Que envia sua ordem à terra; sua palavra corre velozmente.

Comentário Barnes

Que envia sua ordem à terra – isto é, com referência às produções da terra; às mudanças que ocorrem; às estações; à neve, geada, gelo, frio, calor, vento; e ele é universal e imediatamente obedecido. A natureza em todos os lugares cede uma pronta aquiescência à sua vontade.

sua palavra corre velozmente – Como se se apressasse em obedecê-lo. Não há demora. Compare as notas do Salmo 33:9 :”Ele falou, e tudo se fez; ordenou, e tudo apareceu.” Neve, geada, gelo, frio, calor e vento são inteiramente obedientes a ele. Não há relutância em obedecê-lo; não há demora. [Barnes, aguardando revisão]

16 Que dá a neve como a lã; espalha a geada como a cinza.

Comentário Barnes

Que dá a neve como a lã; Ele cobre a terra com neve, de modo que ela parece ter uma roupa de lã. Compare as notas de Jó 37:6:“Porque diz à neve:Cai sobre a terra”.

espalha a geada como a cinza. Como se cinzas fossem espalhadas sobre a terra; ou, tão facilmente como se espalha cinzas. [Barnes]

17 Que lança seu gelo em pedaços; quem pode subsistir ao seu frio?

Comentário Barnes

Que lança seu gelo em pedaços – A palavra traduzida por pedaços significa propriamente um pouco, uma migalha, como de pão, Gênesis 18:5 ; Juízes 19:5 . A alusão aqui parece ser ao granizo, que Deus envia à terra com a mesma facilidade com que se espalha migalhas de pão com a mão.

quem pode subsistir ao seu frio? Ou salve. A palavra é a mesma, exceto ao apontar, que a palavra precedente traduzida como gelo. A ideia é que ninguém pode resistir ao ataque do granizo, quando Deus o envia ou o espalha sobre a terra. [Barnes, aguardando revisão]

18 Ele manda sua palavra, e os faz derreter; faz soprar seu vento, e escorrem-se as águas.

Comentário de A. R. Fausset

Um vento quente, que provoca o degelo. Então Deus misericordiosamente fez com que a primavera de misericórdia para Israel agora tivesse sucesso no inverno gelado de problemas passados. [JFU]

19 Ele declara suas palavras a Jacó; e seus estatutos e seus juízos a Israel.

Comentário Barnes

Ele declara suas palavras a Jacó. Seus comandos; suas promessas; suas leis. As coisas que antes foram advertidas, pertencem ao mundo em geral. Todas as pessoas veem suas obras; todos desfrutam dos benefícios de seus arranjos nas estações – nas mudanças que ocorrem na terra; mas ele favoreceu especialmente seu próprio povo, dando-lhes suas leis – sua vontade revelada. Isso os distingue acima de todas as outras nações da terra e lhes dá uma ocasião especial para gratidão.

e seus estatutos e seus juízos a Israel – Suas leis; sua palavra escrita. A palavra julgamentos aqui se refere à lei de Deus como sendo aquilo que ele julga ou determina ser certo. [Barnes, aguardando revisão]

20 Ele não fez assim a nenhuma outra nação; e não conhecem os juízos dele. Louvai ao SENHOR.

Comentário Barnes

Ele não fez assim a nenhuma outra nação. Ele favoreceu Israel mais do que qualquer outro povo, dando-lhes sua verdade revelada. Foi assim. Não havia nação no mundo antigo tão favorecida como o povo hebreu a esse respeito. Não há nação agora tão favorecida como a nação que tem a revelada vontade de Deus – a Bíblia. A posse desse livro confere à nação uma vasta superioridade em todos os aspectos sobre todos os outros. Em leis, costumes, moral, inteligência, vida social, pureza, caridade, prosperidade, esse livro eleva uma nação de uma só vez e espalha bênçãos que podem derivar de nada mais. A maior benevolência que poderia ser demonstrada a qualquer nação seria colocá-la na posse da palavra de Deus na língua do povo.

e não conhecem os juízos dele. Outras nações ignoram suas leis, seus estatutos, sua vontade revelada. Consequentemente, estão sujeitos a todos os males que surgem da ignorância dessas leis. O fato de que o antigo povo de Deus os possuía era uma razão suficiente para o Aleluia com o qual o salmo se fecha (o original hebraico de Louvai ao SENHOR). O fato de que nós os possuímos é uma razão suficiente para que possamos repetir o grito de louvor, e bradar Aleluia! [Barnes]

<Salmo 146 Salmo 148>

Introdução ao Salmo 147

O autor deste salmo é desconhecido; nem a ocasião em que foi composta pode ser verificada com algum grau de certeza. Na Septuaginta, nas versões árabe e siríaca, é atribuído, como no salmo anterior, aos profetas Ageu e Zacarias. O siríaco tem este título:”Um Salmo de Ageu e Zacarias, quando eles recomendaram a conclusão do templo de Jerusalém.” É bastante manifesto, a partir do Salmo 147:2 , Salmo 147:13-14 , que o salmo foi escrito após o retorno do cativeiro babilônico, e que provavelmente na conclusão do templo após esse retorno, com vista a ser empregado em sua dedicação. Veja a Introdução ao Salmo 146:1-10 .

Este salmo compreende dois temas:louvor a Deus por sua bondade para com suas criaturas em geral; e elogios especiais por sua bondade para com seu povo. Esses tópicos estão misturados no salmo, mas o primeiro é mais proeminente na primeira parte do salmo; o último no fechamento. Ambos foram temas próprios da reconstrução do templo e das muralhas da cidade, após o regresso do exílio. Ambos são adequados agora e serão sempre. [Barnes, aguardando revisão]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.