Salmo 51

1 (Salmo de Davi, para o regente, quando o profeta Natã veio até ele, depois dele ter praticado adultério com Bate-Seba:) Tem misericórdia de mim, ó Deus, conforme a tua bondade; desfaz minhas transgressões conforme a abundância de tuas misericórdias.

Comentário de A. R. Fausset

Um pedido de misericórdia é uma confissão de culpa.

desfaz – como de um registro.

transgressões – literalmente, “rebeliões” (Salmo 19:13; Salmo 32:1). [Jamieson; Fausset; Brown]

2 Lava-me bem de minha perversidade, e purifica-me de meu pecado.

Lave-me – A pureza e o perdão são desejados pelos verdadeiros arrependidos.

3 Porque eu reconheço minhas transgressões, e meu pecado está continuamente diante de mim.

Comentário de A. R. Fausset

diante de mim – convicção precede perdão; e, como um presente de Deus, é um pedido para isso (2Samuel 12:13; Salmo 32:5; 1João 1:9). [Jamieson; Fausset; Brown]

4 Contra ti, somente contra ti pequei, e fiz o mal segundo teus olhos; para que estejas justo no que dizeres, e puro no que julgares.

Comentário de A. R. Fausset

Contra ti – principalmente, e como os pecados contra os outros são violações da lei de Deus, em um sentido apenas.

que julgares – isto é, toda atenuação de seu crime é excluída; é a intenção em fazer essa confissão para reconhecer a justiça de Deus, por mais grave que seja a sentença. [Jamieson; Fausset; Brown]

5 Eis que em perversidade fui formado, e em pecado minha mãe me concebeu.

Comentário de A. R. Fausset

em perversidade (ou iniquidade) – Em Adão toda a raça humana caiu, de modo que seu pecado foi propagado pela reprodução; pois, assim como o castigo afeta toda a sua raça, mesmo aqueles que não o seguiram no pecado real (Romanos 5:12-14), como as crianças, assim também o seu pecado (Jó 14:4). Isto é o que é denominado pecado original, uma mancha hereditária, em que desde o nosso nascimento somos inclinados ao mal. Cada pessoa nascida neste mundo merece a ira e a maldição de Deus. “Perversidade” (aawown) é sempre usada como culpado imputável. Compare Gênesis 5:3, em contraste com “Adão gerou um filho à sua semelhança, segundo a sua imagem”, equanto que“no dia em que Deus criou o homem à semelhança de Deus o fez” (Gênesis 8:21; Efésios 2:3).

fui formado – hebraico “chowlaaltiy”; literalmente, trazido em meio a dores de parto.

e em pecado minha mãe me concebeu – não se referindo ao pecado de sua mãe, mas o seu, eu tive o embrião do pecado desde o meu nascimento, e até da minha própria concepção (Salmo 58:3). [JFU]

6 Eis que tu te agradas da verdade interior, e no oculto tu me fazes conhecer sabedoria.

Comentário de A. R. Fausset

tu me fazes – pode ser tomado para expressar o gracioso propósito de Deus em vista de Sua requisição estrita; um propósito do qual Davi poderia ter se aproveitado como um exame ao seu amor natural pelo pecado, e, ao não fazê-lo, agravou sua culpa.

verdade esabedoria – são termos frequentemente usados ​​para piedade (compare Jó 28:28; Salmo 119:30). [Jamieson; Fausset; Brown]

7 Limpa-me do pecado com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e eu serei mais branco que a neve.

Comentário de A. R. Fausset

Limpa-mehissopo – O uso do hissopo aqui no ritual (Êxodo 12:22; Números 19:6,18) sugere a ideia da superioridade da expiação; “limpa-me” refere-se à satisfação ao sacrifício substitutivo (Números 19:17-20). [Jamieson; Fausset; Brown]

8 Faça-me ouvir alegria e contentamento, e meus ossos, que tu quebraste, se alegrarão.

Faça-mealegria – perdoando-me, o que mudará a aflição para a alegria.

9 Esconde tua face de meus pecados, e desfaz todas as minhas perversidades.

Esconde…- Desvie o Seu olhar.

10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro; e renova um espírito firme em meu interior.

Comentário de A. R. Fausset

Cria – uma obra do todo-poderoso.

um coração puro – um coração livre da mancha do pecado (Salmo 24:4; Salmo 73:1).

renova – implica que ele o possuiu; o princípio essencial de uma nova natureza não tinha sido perdido, mas sua influência foi interrompida (Lucas 22:32); pois o Salmo 51:11 mostra que ele não perdeu a presença e o Espírito de Deus (1Samuel 16:13), embora tenha perdido a “alegria de sua salvação” (Salmo 51:12), por cujo retorno ele ora.

espírito firme – literalmente “constante”, não cedendo à tentação. [Jamieson; Fausset; Brown]

11 Não me expulses de tua presença, e não tires teu Santo Espírito de mim.

Comentário de A. R. Fausset

Como Caim se escondeu da presença de Deus (Gênesis 4:14) e, como Israel foi finalmente lançado de Sua presença (2Reis 13:23), o Espírito de Deus não tinha cessado de lutar com o salmista (Gênesis 6:3). Ele confessa que merece ser expulso, pois se desviou da sua justiça (Ezequiel 32:13-18). O terrível fim de Saul está diante dele. “O Espírito do Senhor se afastou de Saul” ao mesmo tempo em que “o Espírito do Senhor veio sobre Davi” (1Samuel 16:1,13-14). [JFU, 1866]

12 Restaura a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.

Comentário Barnes

Restaura a alegria da tua salvação. O salmista sabia qual era a alegre sensação de ser amigo de Deus e ter esperança de salvação. Ele tinha perdido a sua paz de espírito. A sua alma estava triste e sem ânimo. O pecado produz sempre este efeito. Quando não se faz o que é certo perde-se a capacidade de desfrutar do favor de Deus; a única maneira pela qual podemos ter evidências reconfortantes de que somos seus filhos é fazendo o que agrada a Ele (1João 2:29; 3:7,10). O caminho do pecado é um caminho sombrio, e nesse caminho nem esperança nem conforto podem ser encontrados. [Barnes, 1870]

sustém-me com um espírito voluntário – ou então, “sustenta-me com um espírito pronto a obedecer” (NVI).

13 Então eu ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.

Comentário de A. R. Fausset

Então – Este será o efeito desta graciosa obra.

caminhos – da providência e do dever humano (Salmo 18:21, 30; Salmo 32:8; Lucas 22:32). [Jamieson; Fausset; Brown]

14 Livra-me das transgressões por derramamento de sangue, ó Deus, Deus de minha salvação; e minha língua louvará alegremente tua justiça.

Comentário de A. R. Fausset

Livra-me – ou liberta-me (Salmo 39:8) da culpa do assassinato (2Samuel 12:9-10; Salmo 5:6).

justiça – como no Salmo 7:17; Salmo 31:1. [Jamieson; Fausset; Brown]

15 Abre, Senhor, os meus lábios, e minha boca anunciará louvor a ti.

Abreos meus lábios – removendo meu sentimento de culpa.

16 Porque tu não te agradas de sacrifícios, pois senão eu te daria; tu não te alegras de holocaustos.

Comentário de A. R. Fausset

O louvor é melhor do que o sacrifício (Salmo 50:14), e implicando fé, arrependimento e amor, glorifica a Deus. Nos verdadeiros arrependidos, as alegrias do perdão se misturam à tristeza pelo pecado. [Jamieson; Fausset; Brown]

17 Os sacrifícios a Deus são um espírito quebrantado; tu não desprezarás um coração quebrantado e contrito.

Comentário de Matthew Poole

Os sacrifícios [“que agradam”, (NVI)] a Deus são um espírito quebrantado.

não desprezarás um coração quebrantado e contrito – ou seja, não desprezarás um coração profundamente aflito e entristecido pelo pecado, humilhado perante o sentimento de ter desagradado à Deus, e que procura reconciliação com Deus e se dispõe a aceitá-la sob qualquer condição. Compare com Isaías 57:15; 61:1; 66:2; Mateus 11:28. Isso é o oposto àquele coração duro ou pedregoso, do qual lemos com tanta frequência, um coração insensível ao peso do pecado, teimoso e rebelde contra Deus, incorrigível. [Poole, 1685]

18 Faze bem a Sião conforme tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.

Comentário de A. R. Fausset

Faze bem – Não castigue a Tua Igreja por causa do meu pecado.

edifica os muros – é mostrar auxílio; compare o Salmo 89:40, enquanto forma e ideia opostas. [Jamieson; Fausset; Brown]

19 Então tu te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos, e das ofertas queimadas; então oferecerão bezerros sobre teu altar.

Reconciliado com Deus, os sacrifícios materiais serão aceitáveis ​​(Salmo 4:5; compare com Isaías 1:11-17).

Introdução ao Salmo 51

Este salmo pretende ser um salmo de Davi, e o conteúdo dele está de acordo com esta suposição e com a declaração do título com relação à ocasião em que foi composto. Não haveria dificuldade no assunto, e nenhum motivo para hesitação, em relação ao autor e à ocasião em que foi composto, se não fosse pela oração do Salmo 51:18, “Faze o bem em tua boa vontade a Sião; constrói os muros de Jerusalém”, que, foi mantido por DeWette, Rosenmuller, Venema e outros, deve ter sido escrito na época do exílio babilônico. Exceto isso, é admitido por todas as mãos que o salmo em sua composição está inteiramente de acordo com a declaração do título, de que foi composto por Davi. De fato, foi geralmente admitido que o salmo “foi” composto por Davi, embora seja a opinião de Rosenmuller, Venema e Doederlein, que os dois últimos versos foram adicionados por uma mão posterior.

De acordo com o título, o salmo foi composto por ocasião do grande erro e crime na vida de Davi, e como uma expressão de seu arrependimento em vista de seu pecado. Na frase “Ao chefe dos músicos”, veja as notas no título do Salmo 4. Não devemos supor que este título foi prefixado ao salmo pelo próprio Davi, mas o uso que deve ser feito dele ao enviá-lo ao “músico-chefe” ou ao supervisor da música na adoração pública a Deus mostra que o salmo foi considerado como destinado a ser usado em público e não era uma mera expressão dos sentimentos privados do autor. Era, sem dúvida, comumente entendido (e provavelmente foi assim pretendido pelo próprio Davi) que deveria ser usado como uma expressão “pública” de seu arrependimento em vista de seu crime; e tanto o fato de sua composição, quanto a maneira em que deveria ser usado, deveriam ser interpretados como indicando sua disposição de que a mais ampla publicidade fosse dada à sua confissão, e que a memória do crime e de seu arrependimento fossem perpetuadas em todas as eras do mundo. A frase no título, “Um” Salmo “de Davi,” denota que era para ser usado para adoração pública, ou relacionado com o louvor. Foi planejado não apenas para expressar seus sentimentos privados, mas foi planejado para ser empregado nos serviços solenes de devoção pública. Veja a introdução ao Salmo 3.

A frase “quando o profeta Natã veio a ele”, refere-se ao fato registrado em 2Samuel 12:1-13. Isso significa que o salmo foi o “resultado” da visita de Natã a ele; ou que registra os sentimentos do autor, quando o sentido de seu pecado foi trazido à sua mente pela mensagem fiel do profeta. Podemos supor que o registro de seus sentimentos foi feito sem demora, pois o salmo traz todas as marcas de ter sido composto sob o sentimento mais profundo, e não de ser o resultado de uma reflexão tardia. Sobre a frase “depois que ele foi para Bate-Seba”, veja o triste registro em 2Samuel 11:1-5 .

DeWette, entretanto, afirma que o salmo não poderia ter sido composto por Davi, mas que deve ter sido na época do exílio na Babilônia. O único argumento que ele apresenta em favor dessa opinião é a oração no Salmo 51:18, “Edifica os muros de Jerusalém”, que, diz ele, não poderia ter sido uma oração feita por Davi, visto que não havia em seu tempo nada que tornasse esta oração apropriada. Jerusalém não estava então em ruínas. Ela havia sido fortemente fortificada pelo próprio Davi e não exigia nenhuma intervenção particular de Deus como se para “restaurar” as paredes que haviam sido derrubadas; ao passo que, no tempo do exílio, tal oração teria sido eminentemente adequada, e seria uma petição natural para alguém que amava seu país e que, como expressão de seu próprio arrependimento, desejava fazer tudo o que pudesse por a causa da religião. A dificuldade será enfrentada mais apropriadamente nas notas desses versículos.

Pode-se observar aqui, entretanto, que possivelmente a expressão “Edifica os muros de Jerusalém”, “pode” ser usada em sentido figurado ou espiritual, expressando o desejo de que Deus abençoe seu povo; que ele interporia em seu favor; que ele seria seu protetor e amigo; que ele faria por eles o que seria bem expresso, construindo muros fortes e seguros ao redor da cidade. Mas pode-se perguntar também: É absolutamente certo que, quando o salmo foi composto, a obra de cercar a cidade de Jerusalém com muros havia sido concluída? Não pode ter sido, de fato, que naquela mesma época Davi estava empenhado em concluir seu desígnio de tornar a cidade inexpugnável por muros e torres, e que em meio a sua intensa tristeza por seu próprio pecado, embora assim hediondo e agravado, seu coração pode ter se voltado para aquilo que era tão caro a ele como um objetivo a ser realizado, e que mesmo então, em conexão com seu amargo arrependimento por seu pecado, ele pode ter orado para que Deus favorecesse esse grande projeto?

O salmo consiste em duas partes:

I. Na primeira (Salmo 51:1-12), o salmista confessa sua culpa e ora por perdão. Ele começa com um sincero apelo por misericórdia (Salmo 51:1-2); ele humildemente reconhece sua ofensa, sem qualquer tentativa de se justificar ou se desculpar por isso (Salmo 51:3-6); ele roga a Deus para purificá-lo, para perdoá-lo, para criar nele um novo coração, e não rejeitá-lo ou tirar dele o seu Espírito Santo (Salmo 51:7-12).

II. Na segunda parte (Salmo 51:13-19) ele mostra como manifestaria seu senso da misericórdia divina se fosse perdoado: expressando o propósito de levar uma nova vida; dedicar-se aos deveres da religião; fazer tudo ao seu alcance para reparar os males de sua conduta e, especialmente, induzir outros a evitar o caminho do pecado, advertindo-os com seu exemplo. Ele diz que ensinaria aos transgressores os verdadeiros caminhos de Deus, e que os pecadores seriam convertidos a Ele (Salmo 51:13); que ele cantaria em voz alta o louvor de Deus (Salmo 51:14-15); que ele ofereceria a Deus o sacrifício de um coração quebrantado e um espírito contrito (Salmo 51:16-17); e ele então implora (Salmo 51:18-19), que Deus interponha e abençoe Sião, que a grande obra na qual ele esteve envolvido na defesa da cidade, e na preparação de um lugar seguro, onde Deus pudesse ser adorado, e onde sacrifícios e ofertas pudessem estivessem perpetuamente em seu altar.[Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – 09 de janeiro de 2018. Referências: