Salmo 32

1 (Instrução de Davi:) Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é encoberto.

Comentário Whedon

encoberto. Este é o significado literal da palavra hebraica, e aqui é usado como sinônimo de perdoado, como se, quando o pecado é perdoado, ele fosse escondido, posto fora de vista; isto é, sem mais reconhecimento judicial. Neste sentido é igual a כפר, (kaphar,) para cobrir, que é a palavra permanente para expiar, como Neemias 4:5; (compare Hebreus 3:37😉 Salmo 85:2. Os hebreus não conheciam o perdão sem expiação. A expiação aniquilou a culpa, e foi a base de toda comunhão com Deus. Neste caso, como Davi não ofereceu nenhum sacrifício animal de expiação, uma visão mais elevada e mais prototípica do sujeito deve ter sustentado sua fé. Veja em Salmo 51:16. [Whedon]

2 Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não considera a maldade, e em cujo espírito não há engano.

Comentário Barnes

Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não considera a maldade – Cujo pecado não é “imputado” a ele ou “imputado” a ele. A referência aqui é “ao seu próprio pecado”. A ideia não é que ele é feliz de quem Deus não imputa a culpa de outros homens, mas que ele é feliz quem não é acusado “de sua própria culpa”, ou que é tratado como se não tivesse culpa; isto é, como se ele fosse inocente. Esta é a verdadeira ideia de justificação. É que um homem, embora seja um pecador e “esteja consciente” de ter violado a lei de Deus, é tratado como se não tivesse cometido pecado, ou como se fosse inocente; isto é, ele está perdoado e seus pecados não são mais lembrados contra ele; e é o propósito de Deus tratá-lo daqui em diante como se ele fosse inocente. O ato de perdão não altera os fatos do caso, ou “Romanos 1:17 , nota; Romanos 3:24 , nota; Romanos 4:5 , nota; Romanos 5:1 , nota.

e em cujo espírito não há engano – Quem é sincero e verdadeiro. Ou seja, que não são hipócritas; que não estão cônscios de nenhum desejo de encobrir ou ocultar suas ofensas; que fazem uma confissão franca e completa a Deus, implorando perdão. O “engano” aqui se refere ao assunto em consideração. A ideia não é quem é “inocente” ou “sem culpa”, mas quem é sincero, franco e honesto ao fazer “confissão” de seus pecados; que nada retêm quando vão diante de Deus. Não podemos ir diante dele e alegar nossa inocência, mas podemos ir diante dele com o sentimento de sinceridade e honestidade conscientes ao confessar nossa culpa. Compare o Salmo 66:18 . [Barnes, aguardando revisão]

3 Enquanto fiquei calado, meus ossos ficaram cada vez mais fracos com meu gemido pelo dia todo.

Comentário Barnes

Enquanto fiquei calado – O salmista agora passa a declarar sua condição mental antes que ele mesmo encontrasse esta paz, ou antes que ele tivesse esta evidência de perdão; o estado em que ele sentia profundamente que era um pecador, mas não estava disposto a confessar seu pecado e tentava escondê-lo em seu próprio coração. Ele se refere a isso pela expressão:”Quando eu mantive silêncio;” isto é, antes de confessar meu pecado ou antes de mencioná-lo a Deus. A condição mental era evidentemente esta:ele havia cometido pecado, mas se esforçou para escondê-lo em sua própria mente; ele não estava disposto a confessar isso e implorar perdão. Ele esperava, provavelmente, que a convicção do pecado morresse; ou que seu problema cessaria por si mesmo; ou aquele tempo o aliviaria; ou que o emprego – ocupando-se dos assuntos do mundo – acalmaria a angústia de seu espírito e tornaria desnecessário para ele fazer uma confissão humilhante de sua culpa. Ele, portanto, descreve um estado de espírito que é muito comum no caso de pecadores. Eles sabem que são pecadores, mas não estão dispostos a confessar sua culpa. Eles tentam esconder isso. Eles adiam, ou tentam afastar para longe, todo o assunto. Eles se empenham em desviar suas mentes e desviar seus pensamentos de um assunto tão doloroso como a ideia de culpa – pela ocupação, ou por diversão, ou mesmo mergulhando em cenas de dissipação. Às vezes, muitas vezes de fato, eles são bem-sucedidos nisso; mas, às vezes, como no caso do salmista, o problema com a lembrança dos pecados se torna cada vez mais profundo, destruindo seu descanso e desperdiçando suas forças, até que façam uma confissão humilde, e “então” a mente encontra descanso.

meus ossos ficaram cada vez mais fracos – Minha força falhou; minhas forças estavam exauridas; parecia que a decrepitude da idade estava vindo sobre mim. A palavra aqui usada, e traduzida como “envelhecido”, denotaria apropriadamente “decadência”, ou o desgaste da força por lenta decadência. Todos testemunharam o efeito prostrador do luto excessivo.

com meu gemido – Meus gritos de angústia e angústia. Veja as notas no Salmo 22:1 . O significado aqui é que sua tristeza foi tão grande que levou a gritos altos e apaixonados; e isso descreve bem a condição de uma mente sob profunda dificuldade com a lembrança do pecado e a apreensão da ira de Deus.

pelo dia todo – continuamente; sem intervalo. [Barnes, aguardando revisão]

4 Porque de dia e de noite tua mão pesava sobre mim; meu humor ficou seco como no verão. (Selá)

Comentário Barnes

de dia e de noite – não encontrei alívio nem à noite. O fardo era constante e insuportável.

tua mão pesava sobre mim – Tua mão parecia me pressionar para baixo. Isso pesou sobre mim. Veja Jó 13:21 ; Salmo 39:10 . Era a lembrança da culpa que o perturbava, mas parecia-lhe ser a mão de Deus. Foi Deus quem trouxe essa culpa à sua lembrança; e Deus “guardava” a lembrança disso diante de sua mente, e em seu coração e consciência, de modo que ele não pudesse jogá-la fora.

meu humor – a palavra usada aqui – לשׁד leshad – significa propriamente “suco” ou “seiva”, como em uma árvore; e então, “umidade vital” ou, como deveríamos dizer, “sangue vital”. Então se trata de denotar vigor ou força.

ficou seco como no verão – É, por assim dizer, tudo seco. Eu sou – isto é, eu era referido na época – como plantas no calor do verão, em uma época de seca, quando toda a umidade da chuva ou do orvalho é retida, e quando eles secam e murcham. Nada poderia representar de forma mais impressionante a aflição da mente sob a convicção de pecado por muito tempo, quando toda força e vigor parecem se dissipar. [Barnes, aguardando revisão]

5 Eu reconheci meu pecado a ti, e não escondi minha maldade. Eu disse:Confessarei ao SENHOR minhas transgressões;E tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá)

Comentário Barnes

Eu reconheci meu pecado a ti – isto é, então confessei minha culpa. Eu tinha suportado a terrível pressão enquanto pude. Eu havia tentado esconder e suprimir minha convicção, mas não encontrei alívio. A angústia tornou-se cada vez mais profunda; minha força estava falhando; Fui esmagado pelo fardo insuportável e, quando não pude mais suportar, fui, fiz uma humilde confissão e encontrei alívio. O verbo usado aqui está no tempo futuro, “Eu reconhecerei meu pecado”; mas, para uma compreensão correta disso, deve-se considerar que se refere ao estado de espírito na época mencionada no salmo e à resolução que o salmista então tomou. As palavras “Eu disse” devem ser entendidas aqui. Isso ele expressa em uma parte subseqüente do versículo, referindo-se, sem dúvida, ao mesmo tempo. “Eu disse,” ou eu formei uma resolução para esse efeito. A ideia é que ele não conseguiu encontrar alívio de nenhuma outra maneira. Ele não conseguia banir esses pensamentos sérios e perturbadores de sua mente; seus dias e noites foram passados ​​em angústia. Ele resolveu ir a Deus e confessar seu pecado, e ver que alívio poderia encontrar em tal reconhecimento de culpa.

e não escondi minha maldade – isto é, eu não tentei então escondê-la. Fiz uma confissão franca e completa. Eu disse tudo, sem qualquer tentativa de esconder; para se desculpar por isso; para defendê-lo. antes, ele havia se empenhado em ocultá-lo, e isso o estava esmagando por completo. Ele agora decidiu confessar tudo, e ele encontrou alívio.

Eu disse – eu formei a resolução.

Confessarei ao SENHOR minhas transgressões – não vou mais tentar escondê-las ou suprimir as convicções de culpa. Buscarei o único alívio adequado confessando meu pecado e obtendo perdão. Esta resolução foi substancialmente a mesma que a do filho pródigo:“Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e direi-lhe:Pai, pequei”, Lucas 15:18 .

E tu perdoaste a maldade do meu pecado – Ele descobriu que Deus estava disposto a perdoar; mal fez a confissão, obteve a evidência do perdão. “Toda a culpa” ou a “iniqüidade” de seu pecado foi imediatamente perdoada; e, como conseqüência, ele encontrou paz. De que forma ele tinha evidência de que seu pecado foi perdoado, ele não declara. Pode ter sido no caso dele por revelação direta, mas é mais provável que ele tenha obtido essa evidência da mesma forma que os pecadores fazem agora, pela paz interna e alegria que segue tal ato de confissão penitente. Em relação a isso, podemos observar:

(a) O próprio ato de fazer confissão tende a dar alívio à mente; e, de fato, o alívio nunca pode ser encontrado quando a confissão não é feita.

(b) Temos a certeza de que, quando a confissão é feita de maneira adequada, Deus perdoará. Veja as notas em 1João 1:9 .

(c) Quando tal confissão for feita, a paz fluirá para a alma; Deus se mostrará misericordioso e gracioso. A paz que resulta de uma verdadeira confissão de culpa diante de Deus prova que Deus “ouviu” a oração do penitente e foi misericordioso ao perdoar suas ofensas.

Assim, sem nenhum milagre ou revelação direta, podemos obter evidências de que nossos pecados foram purificados, o que dará conforto à alma. [Barnes, aguardando revisão]

6 Por isso cada santo deve orar a ti em todo tempo que achar; até no transbordar de muitas águas, elas não chegarão a ele.

Comentário Barnes

Por isso – Com referência a este estado de espírito, ou a este resultado feliz; ou, encorajado por meu exemplo e meu sucesso. A ideia parece ser que outros iriam encontrar, e poderiam encontrar, encorajamento com o que lhe ocorrera. Em outras palavras, seu caso forneceu uma ilustração da maneira como os pecadores são perdoados e uma prova da misericórdia de Deus, o que seria instrutivo e encorajador para outros em circunstâncias semelhantes. A conversão de um pecador, ou o fato de que um pecador obtém perdão, torna-se assim um encorajamento para todos os outros, pois

(a) o perdão deve sempre ser obtido da mesma maneira essencialmente – pela confissão humilde e penitente do pecado, e por nos lançarmos inteiramente na misericórdia oferecida por Deus; e

(b) o fato de que um pecador foi perdoado é prova cabal de que outros também podem obter perdão, pois Deus é imutavelmente o mesmo. Todos aqueles, portanto, que “foram” perdoados e salvos no mundo se tornaram exemplos para o resto, e forneceram prova cabal de que todos os outros “podem” ser perdoados e salvos se vierem da mesma maneira. Veja as notas em 1Timóteo 1:16 .

cada santo deve orar a ti – A palavra original usada aqui significaria apropriadamente aqueles que são piedosos ou que já são convertidos. É a palavra comum usada nas Escrituras para denotar “santos” e geralmente é traduzida dessa forma. Mas, como usado aqui, pareceria antes denotar aqueles que estão “inclinados” a ser piedosos, ou que estão procurando como podem se tornar piedosos; em outras palavras, aqueles que são “dispostos religiosamente”. O encorajamento é para aqueles que se sentem pecadores; que desejam alguma forma de alívio do fardo do pecado; que estão convencidos de que não há outra fonte de alívio a não ser Deus, e que estão dispostos a fazer a mesma prova que o salmista fez – encontrar paz fazendo confissão de pecado. Todas essas pessoas, diz o salmista, podem ver em seu caso encorajamento para vir assim a Deus;

em todo tempo que achar – Margem, como em hebraico, “em um tempo de encontrar”. Ou seja, eles achariam que esse é um momento propício ou um momento de misericórdia. Isso não significa que houve tempos designados ou determinados em que Deus seria gracioso; ou que havia períodos em que ele estava disposto a “dar audiência” às pessoas, e períodos em que ele não podia ser abordado; mas o significado é que sempre que eles viessem assim – com esse sentimento penitente e essa linguagem de confissão – eles encontrariam aquele tempo de misericórdia. A ideia não é que Deus esteja mais disposto a mostrar misericórdia em um momento do que em outro, mas que eles o encontrariam “sempre” pronto para mostrar misericórdia quando viessem dessa maneira:aquele seria o momento de obter seu favor; “Essa é a hora de encontrar”. O verdadeiro tempo de “misericórdia”, portanto, para um pecador, é o momento em que ele deseja vir como um penitente e fazer confissão de pecado.

até no transbordar de muitas águas – Em tempos de calamidade – como quando as enchentes de água se espalham sobre uma terra; ou em um tempo de julgamento – quando tais inundações varrem tudo. A referência aqui é, sem dúvida, às inundações que virão sobre os ímpios – sobre um mundo ímpio. A ilustração foi tirada provavelmente do dilúvio na época de Noé. Então, quando Deus varrer os ímpios em sua ira – quando ele os condenar à destruição no dia do julgamento – o pecador perdoado estará seguro.

elas não chegarão a ele – Ele estará seguro. Ele não será levado com outros. Seguro, como um homem perdoado – seguro como uma criança e um amigo de Deus – ele será protegido como Noé estava no grande dilúvio que varreu um mundo culpado. Um homem perdoado não tem nada a temer, embora uma inundação ou fogo deva varrer o mundo. [Barnes, aguardando revisão]

7 Tu és meu esconderijo, tu me guardas da angústia; tu me envolves de canções alegres de liberdade. (Selá)

Comentário Cambridge

O salmista se dirige a Jeová, apropriando-se da promessa do versículo anterior.

meu esconderijo. A mesma palavra que em Salmo 27:5; Salmo 31:20; Salmo 91:1.

tu me envolves de canções alegres de liberdade. Tu me guardarás (Salmo 12:7; Salmo 25:21; Salmo 31:23) da angústia (Salmo 31:9); tu me cercarás com gritos (Salmo 32:11) de libertação. Ocasiões de regozijo surgem onde quer que ele se volte:ou possivelmente significam os gritos alegres do regozijo piedoso por sua libertação. [Cambridge]

8 Eu te instruirei, e de ensinarei o caminho que deves seguir; eu te aconselharei, e porei meus olhos em ti.

Comentário Cambridge

Quem é o orador? O Salmista ou Deus? A maioria dos comentaristas supõe que é o salmista, que agora assume o papel de mestre, como em Salmo 34:11, e cumpre a promessa de Salmo 51:13. Mas certamente deve ser Deus quem fala em resposta à profissão de confiança do salmista.

Qualquer mestre humano se aventuraria a dizer, eu te aconselharei com meu olho em ti? Para o sempre vigilante ‘olho’ da amorosa Providência de Deus veja Salmo 33:18; Salmo 34:15; Jeremias 24:6. A visão de que Deus é o orador é confirmada pelos paralelos em Salmo 25:8; Salmo 25:12; Salmo 16:7; Salmo 73:24; e evita a brusca transição de Salmo 32:7 para Salmo 32:8, e a inépcia da mudança para o plural em Salmo 32:9, que a outra explicação envolve. [Cambridge]

9 Não sejais como o cavalo ou como a mula, que não têm entendimento; cuja boca é presa com o cabresto e o freio, para que não cheguem a ti.

Comentário Barnes

Não sejais como o cavalo – O cavalo como é por natureza – selvagem, desgovernado, sem vontade de ser apanhado e tornado obediente. O conselho referido no versículo anterior é dado aqui; e é, aquele que deseja obter o favor de Deus não deve ser como o cavalo selvagem e intacto, um animal que só pode ser subjugado por um meio-fio, mas deve mostrar um espírito calmo e submisso – um espírito “disposto” a obedecer e se submeter. Se ele se torna um súdito do governo de Deus, não deve ser subjugado e mantido como o cavalo – pela mera força; deve haver a alegre submissão da vontade. As pessoas não são colocadas ao serviço de Deus pelo poder físico; eles não são mantidos lá por um “meio-fio” de ferro. Eles vêm e se entregam voluntariamente à sua lei; eles “devem” vir com esse espírito se quiserem encontrar o favor de Deus.

ou como a mula – A mula se distingue por sua obstinação, e este é, evidentemente, o terreno de comparação aqui. O significado é:seja tratável, gentil, submisso; submeta-se à orientação e direção de Deus e de sua verdade.

que não têm entendimento – Isso não pode ser controlado pela razão e pela consciência. Eles são governados apenas pelo poder e pelo medo. As pessoas têm razão e consciência e devem permitir-se ser controladas por apelos à sua razão e ao seu senso moral. Eles não foram feitos para serem governados como os brutos. Visto que têm uma natureza superior, devem permitir-se ser governados por ela.

cuja boca é presa com o cabresto e o freio – Mais literalmente, “no freio e freio é seu ornamento para contê-los;” isto é, as armadilhas ou ornamentos do cavalo e da mula consistem na rédea e na freira, cujo objetivo é restringi-los ou controlá-los. A alusão, entretanto, não é ao freio e às rédeas como um “ornamento”, mas como os adereços comuns da mula e do cavalo.

para que não cheguem a ti – Ou melhor, “porque não se aproxima de ti”; isto é, porque o cavalo e a mula não virão a ti por conta própria, mas devem ser contidos e controlados. [Barnes, aguardando revisão]

10 O perverso terá muitas dores, mas aquele que confia no SENHOR, a bondade o rodeará.

Comentário Barnes

O perverso terá muitas dores – O significado aqui é, provavelmente, que aqueles que não se submetem a Deus da maneira que o salmista recomenda; que são como o cavalo e a mula, precisando ser contidos, e que só devem ser contidos pela força, experimentarão amargas tristezas. O salmista pode referir-se aqui, em parte, às tristezas como ele diz que experimentou ao tentar suprimir as convicções de culpa Salmo 32:3-4 ; e em parte para a punição que virá sobre o pecador impenitente por seus pecados. As tristezas mencionadas são provavelmente internas e externas; aqueles que surgem do remorso, e aqueles que serão trazidos sobre o culpado como uma punição direta.

mas aquele que confia no SENHOR – aquele que tem fé em Deus; aquele que lhe confia tanto que vai a ele com a linguagem da confissão sincera.

a bondade o rodeará – O cercará; deve atendê-lo; estará em todos os lados dele. Não será apenas em um aspecto, mas em todos os aspectos. Ele será “rodeado” de misericórdia – como alguém está rodeado pelo ar ou pela luz do sol. Ele encontrará misericórdia e favor em toda parte, em casa, no exterior; de dia, de noite; na sociedade, na solidão; na doença, na saúde; na vida, na morte; no tempo, na eternidade. Ele deve andar em meio às misericórdias; ele morrerá em meio às misericórdias; ele viverá em um mundo melhor em meio às misericórdias eternas. [Barnes, aguardando revisão]

11 Alegrai-vos no SENHOR, e enchei de alegria vós justos, e cantai alegremente todos os corretos de coração.

Comentário Barnes

Alegrai-vos no SENHOR – alegre-se no Senhor. Alegre-se por haver um Deus; regozije-se por ele ser tal como é; regozije-se em seu favor; encontre sua alegria – sua alegria suprema – nele. Compare Filipenses 3:1 , observe; Filipenses 4:4 , nota.

vós justos – vós que estais dispostos a ir a ele e confessar os vossos pecados; vocês que estão dispostos a servi-lo e obedecê-lo. Veja as notas no Salmo 32:6 . O significado é que aqueles que estão dispostos a confessar seus pecados e estão dispostos a se submeter a ele sem serem compelidos pela força, como o cavalo e a mula, encontrarão ocasião para se regozijar. Eles encontrarão um Deus digno de seu amor e encontrarão nele a verdadeira felicidade.

e cantai alegremente – Dê expressão à sua alegria. Que não permaneça apenas no coração; mas dê-lhe expressão na linguagem da canção. Se algum dos habitantes da terra tem ocasião de fazer altas declarações de louvor, é esse que foi redimido; cujos pecados são perdoados; quem tem a esperança do céu. Se há alguma ocasião em que o coração deve estar cheio de alegria e os lábios proferem altas declarações de louvor, é quando alguém pressionado com a consciência da culpa e oprimido pela apreensão da ira, faz confissão a Deus , e assegura a esperança do céu.

todos os corretos de coração – Ou seja, que são sinceros em sua confissão de pecado e em seus desejos de garantir o favor de Deus. Esses têm ocasião de se alegrar, pois para com eles Deus se mostrará misericordioso, como fez com o salmista quando confessou o pecado; a esses Deus dará as provas de seu favor e a esperança do céu, como fez com ele. A experiência do salmista, portanto, conforme registrada neste salmo, deve ser cheia de encorajamento para todos os que estão oprimidos pelo sentimento do pecado. Avisados ​​por sua experiência, eles não deveriam tentar esconder suas transgressões em seu próprio seio, mas deveriam ir imediatamente, visto que ele foi finalmente forçado a ir, e fazer confissão plena e livre a Deus. Fazendo isso, descobrirão que Deus não tardou em perdoá-los e encher seus corações de paz e seus lábios de louvor. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 31 Salmo 33>

Introdução ao Salmo 32

O Salmo 32 é atribuído a Davi, e não há razão para duvidar da exatidão desta inscrição.

A “ocasião” em que foi composto, no entanto, não é sugerida, nem há qualquer maneira agora de averiguá-la. Que Davi se refere à sua própria experiência é manifestado no próprio salmo (Salmo 32:3-5); mas seja para sua experiência no momento de sua conversão, ou para sua experiência na questão de Bate-Seba e Urias – sua profunda culpa – sua angústia de espírito naquela ocasião – o remorso de consciência que ele sentiu quando a culpa por aquele pecado foi trouxe para sua consciência; ou se ele se refere a alguma outra ocasião de sua vida quando ele estava preocupado com a lembrança do pecado, é impossível agora determinar.

O “propósito” deste salmo é manifesto. É para mostrar a bem-aventurança do perdão dos pecados. Isso é feito mostrando, em primeiro lugar, a dor, a aflição e a angústia, decorrentes da convicção de culpa. Em seguida, segue uma declaração dos efeitos decorrentes de uma confissão franca e completa de culpa em dar paz à mente e aliviar a angústia causada pela lembrança da culpa. É notável que este salmo se refira tanto aos sentimentos “internos”; e que não contém nenhuma referência a quaisquer atos externos – aos sacrifícios e ofertas judaicas. Pertence à alma e a Deus; à obra interior de arrependimento e perdão; à tristeza da convicção e à paz do perdão; e mostra que havia entre os hebreus uma correta ideia da natureza da religião como uma relação espiritual entre a alma e Deus. Até DeWette reconhece isso, e vê no salmo uma ilustração da natureza da fé e sua relação com a salvação, e uma ilustração da natureza da verdadeira reconciliação com Deus. “Neste salmo”, diz ele, “bem como no Salmo 51:e outros, o Judaísmo se aproxima do Cristianismo; eleva-se do mero legal ao moral”. O salmo fornece, portanto, uma ilustração da natureza da verdadeira conversão a Deus, e é valioso – como tal ilustração – para todos os homens; ao mesmo tempo que mostra que a verdadeira religião, sob todas as dispensações, é essencialmente o mesmo.

O salmo é composto das seguintes partes:

(1) Uma declaração das bênçãos do perdão, como o pensamento principal do salmo (Salmo 32:1-2).

(2) Uma descrição do estado de espírito, quando sob convicção do pecado (Salmo 32:3-4).

(3) O efeito da confissão de pecado, resultando em uma sensação de perdão e paz (Salmo 32:5).

(4) Encorajamento a  outros em circunstâncias semelhantes, derivado do exemplo do salmista, ou do fato de que Ele encontrou paz e perdão quando invocou a Deus (Salmo 32:6).

(5) Uma expressão de confiança em Deus como um refúgio e esconderijo em tempo de angústia (Salmo 32:7).

(6) O espírito adequado que devem ter, pois são assim tirados das profundezas da culpa; e a maneira pela qual eles devem receber a orientação e direção que lhes será concedida (Salmo 32:8-9). O salmista compromete-se a instruí-los; e diz que eles devem nutrir um espírito de humildade e docilidade – não o espírito feroz do cavalo indomado, ou o espírito da mula obstinada.

(7) A bem-aventurança de confiar no Senhor, como resultado da experiência do salmista neste tempo de tristeza pelo pecado (Salmo 32:10-11).

A palavra “Masquil” no título – משׂכיל maśkı̂yl, é derivada do verbo – שׂכל śâkal – que significa propriamente “olhar, contemplar, ver;” e então, ser prudente, cauteloso; agir com prudência ou cautela, como quem olha atenta e cuidadosamente para os objetos; então significa ser inteligente, prudente, sábio. O particípio, que é a forma usada aqui (causativo do Hiphil), significa “tornar sábio ou prudente” ou “transmitir instrução”; e este título é dado a este salmo, bem como a muitos outros, para transmitir a ideia de que o salmo foi plenejado “para tornar sábio”, ou para transmitir instruções; e o sentido seria bem expresso por nossa frase, “canção didática”. O título é prefixado também aos seguintes salmos:Salmo 42; 44; 45; 52; 53; 54; 55; 74; 88; 89; 142. Seria difícil agora, entretanto, descobrir a partir do conteúdo dos próprios salmos por que o título foi afixado a estes em particular, em vez de em muitos outros. Provavelmente isso foi determinado por aqueles que coletaram e organizaram os salmos, de acordo com algumas regras que agora não são conhecidas por nós. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.
Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.