Bíblia, Revisar

Salmo 32

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!
1 (Instrução de Davi:) Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é encoberto.

Maschil – literalmente, “dando instrução”. O salmista descreve as bênçãos de seu perdão, sucedendo as dores da convicção, e deduz de sua própria experiência de instrução e exortação para os outros.

(Veja Rm 4: 6).

perdoada – literalmente, “tirado”, oposto a reter (Jo 20:23).

encoberto – de modo que Deus já não considera o pecado (Salmo 85: 3).

2 Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não considera a maldade, e em cujo espírito não há engano.

imputa – carregue-o e trate-o de acordo.

não há engano – ou engano, nenhuma estimativa falsa de si mesmo, nem insinceridade diante de Deus (compare Rm 8: 1).

3 Enquanto fiquei calado, meus ossos ficaram cada vez mais fracos com meu gemido pelo dia todo.

Uma descrição vívida do pecado sentido, mas não reconhecido.

Quando – literalmente, “para”, como no Salmo 32: 4.

4 Porque de dia e de noite tua mão pesava sobre mim; meu humor ficou seco como no verão. (Selá)

tua mão – de Deus, ou poder em afligi-lo (Sl 38: 2).

umidade – sucos vitais do corpo, cujo calor exprime a angústia da alma. Nas outras figuras, compare o Salmo 6: 2, Salmo 6: 7; Salmo 31: 9-11. Se composto por ocasião do quinquagésimo primeiro Salmo, esse sofrimento pode ter sido prolongado por vários meses.

5 Eu reconheci meu pecado a ti, e não escondi minha maldade. Eu disse: Confessarei ao SENHOR minhas transgressões;E tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá)

Um pronto cumprimento da confissão proposta é seguido por um pronto perdão.

6 Por isso cada santo deve orar a ti em todo tempo que achar; até no transbordar de muitas águas, elas não chegarão a ele.

Por isso – isto é, minha feliz experiência.

Piedoso – no sentido do Salmo 4: 3.

todo tempo – (Is 55: 6); quando o Espírito de Deus nos inclina a buscar o perdão, Ele está pronto para perdoar.

transbordar de muitas águas – denota grande perigo (Salmo 18:17; Salmo 66:12).

7 Tu és meu esconderijo, tu me guardas da angústia; tu me envolves de canções alegres de liberdade. (Selá)

Sua experiência ilustra a afirmação do Salmo 32: 6.

8 Eu te instruirei, e de ensinarei o caminho que deves seguir; eu te aconselharei, e porei meus olhos em ti.

Se, como muito provavelmente, a linguagem de Davi (compare Salmo 51:13), ou a de Deus, esta é uma promessa de orientação divina.

Eu vou … meu olho – ou, Meus olhos estarão em ti, observando e dirigindo o teu caminho.

9 Não sejais como o cavalo ou como a mula, que não têm entendimento; cuja boca é presa com o cabresto e o freio, para que não cheguem a ti.

A última cláusula, mais literalmente, “em que eles não chegam perto de ti”; isto é, porque eles não virão, etc., a menos que sejam forçados pelo freio e pelo freio.

10 O perverso terá muitas dores, mas aquele que confia no SENHOR, a bondade o rodeará.

As tristezas do impenitente contrastavam com a paz e a segurança garantidas pela misericórdia de Deus.

11 Alegrai-vos no SENHOR, e enchei de alegria vós justos, e cantai alegremente todos os corretos de coração.
Os justos e íntegros, ou aqueles que se conformam ao ensinamento divino para assegurar a bênção divina, podem se alegrar com os gritos.

<Salmo 31 Salmo 33>

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados