Bíblia, Revisar

Salmo 31

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!
1 (Salmo de Davi, para o regente:) Eu confio em ti, SENHOR; não me deixes envergonhado para sempre; livra-me por tua justiça.

Eu confio em ti. A base sobre a qual repousa a sua oração.

tua justiça. Um segundo apelo para que seja ouvido, ‘a justiça de Deus’, que torna impossível que os justos possam perecer, e que os injustos finalmente prosperem. [JFU]

Leia também um estudo sobre a justiça de Deus.

2 Inclina a mim os teus ouvidos, faze-me escapar depressa do perigo ; sê tu por minha rocha firme, por casa fortíssima, para me salvar.

Ele busca ajuda no governo justo de Deus (Sl 5: 8) e pede uma audiência atenta e ajuda rápida e eficaz. Sem nenhuma outra ajuda e nenhuma reivindicação de mérito, ele confia somente no respeito de Deus às Suas próprias perfeições para uma orientação segura e libertação das armadilhas de seus inimigos. Nos termos “rocha” etc. (compare Sl 17: 2; Salmo 18: 2, Salmo 18:50; Sl 20: 6; Salmo 23: 3; Salmo 25:21).

3 Porque tu és minha rocha e minha fortaleza; guia-me e conduz-me por causa do teu nome.
4 Tira-me da rede que me prepararam em segredo, pois tu és minha força.
5 Em tuas mãos eu confio meu espírito; tu me resgataste, SENHOR, Deus da verdade.

confio meu espírito – minha vida ou eu mesmo. Nosso Salvador usou as palavras na Cruz [Lc 23:46], não como profético, mas, como muitos homens piedosos fizeram, como expressivo de Sua inabalável confiança em Deus. O salmista repousa sobre a fidelidade de Deus às Suas promessas ao Seu povo e, portanto, declara-se um deles, detestando a todos que reverenciam objetos de idolatria (compare Dt 32:21; 1Co 8: 4).

6 Odeio os que dedicam sua atenção a coisas vãs e enganosas; porém eu confio no SENHOR.
7 Em tua bondade eu me alegrarei e ficarei cheio de alegria, porque tu viste minha situação miserável; tu reconheceste as angústias de minha alma.

conheci a minha alma, etc. – tinha em conta a mim em apuros.

8 E tu não me entregastes nas mãos do meu inimigo; tu puseste meus pés num lugar amplo.

inimigo – abandone a (1Sm 23:11).

lugar amplo – local de segurança (compare Sl 18:19).

9 Tem misericórdia de mim, SENHOR, porque eu estou angustiado; meus olhos, minha alma e meu ventre foram consumidos pelo sofrimento.

meus olhos – denota extrema fraqueza (compare Sl 6: 7).

tristeza misturada tristeza e indignação (Salmo 6: 7).

minha alma e meu ventre – a pessoa inteira.

10 Porque minha vida foi destruída pela aflição, e meus anos pelos suspiros; minha força descaiu por minha maldade; e meus ossos se enfraqueceram.

Embora os efeitos atribuídos ao luto não sejam meras figuras de linguagem –

gasto … consumido – deve ser tomado no sentido modificado de desperdiçado e decaído.

maldade – ou, sofrendo por isso (ver no Salmo 40:12).

11 Por causa de todos os meus adversários eu fui humilhado até entre os meus próximos; e fui feito horrível entre os meus conhecidos; os que me veem na rua fogem de mim.

entre – ou, literalmente, “de” ou “por” meus inimigos. As últimas sentenças descrevem o progresso de sua desgraça no menor grau, até que

12 No coração deles eu fui esquecido, como se estivesse morto; me tornei como um vaso destruído.

ele é esquecido como um morto e desprezado como um vaso quebrado e inútil.

13 Porque ouvi a murmuração de muitos, temor há ao redor; juntamente tramam contra mim, planejam como matar minha alma.

Para – introduz outras razões para sua oração, os propósitos injustos, deliberados e assassinos de seus inimigos.

14 Mas eu confio em ti, SENHOR, eu te chamo de meu Deus.

Em sua profissão de confiança, ele inclui os termos da oração que a expressa.

15 Meus tempos estão em tuas mãos; livra-me da mão dos meus inimigos e daqueles que me perseguem.

vezes – curso da vida.

entregue… mão – oposta a “cala-me”, etc., do Salmo 31: 8.

16 Faz brilhar o teu rosto sobre teu servo; salva-me por tua bondade.

brilhar  – (Compare Nm 6:25; Sl 4: 6). Deprecando de si mesmo, ele imprecisa sobre o desprazer de Deus, e ora para que sua virulenta perseguição a ele seja detida.

17 SENHOR, não me deixes envergonhado, pois eu clamo a ti; que os perversos se envergonhem e se calem no Xeol.
18 Emudeçam os lábios mentirosos, que falam coisas duras contra o justo, com arrogância e desprezo.
19 Como é grade a tua bondade, que guardaste para aqueles que te temem! Tu trabalhaste para os que confiam em ti, na presença dos filhos dos homens.

Deus exibe abertamente Sua bondade intencional ao Seu povo.

20 No esconderijo de tua presença tu os escondes das arrogâncias dos homens; em tua tenda tu os encobres da rivalidade das línguas.

o segredo da tua presença – ou cobertura do teu semblante; a proteção que Ele oferece; compare 27: 5 do salmo para uma figura similar; “Morada” usada aqui para “presença” aqui. A ideia de segurança apresentada ainda pela figura de uma tenda e uma cidade fortificada [Sl 31:21].

21 Bendito seja o SENHOR, pois ele fez maravilhosa sua bondade para comigo, como uma cidade segura.
22 Eu dizia em minha aflição: Estou cortado de diante de teus olhos.Porém tu ouviste a voz de minhas súplicas quando clamei a ti.

Eu dizia – literalmente, “E eu disse”, num sentido adverso. Eu, assim favorecido, estava desanimado.

em minha aflição – no meu terror.

cortou … olhos – de toda a proteção da Tua presença.

23 Amai ao SENHOR, todos vós santos dele; o SENHOR guarda aos fiéis, e retribui abundantemente ao que usa de arrogância.

o Senhor … orgulhoso realizador – literalmente, “o Senhor está mantendo fé”, isto é, com o Seu povo, e está retribuindo, etc. Então, ninguém se desespere, mas tome coragem; suas esperanças não serão em vão.

24 Sede fortes, e ele fortalecerá vosso coração, todos vós que esperais no SENHOR.
<Salmo 30 Salmo 32>

Introdução ao Salmo 31

A oração de um crente em tempo de angústia profunda. Na primeira parte, gritos de socorro são misturados a expressões de confiança. Em seguida, o detalhe das mágoas absorve sua atenção, até que, na certeza da fé forte, mas submissa, ele se eleva à linguagem da alegre confiança inanimada e exorta outros a gostar de amor e confiança para com Deus.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados