1 Coríntios 8

Sobre participação nas carnes oferecidas aos ídolos

1 E quanto às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos conhecimento. O conhecimento incha de orgulho, mas o amor edifica.

Comentário de A. R. Fausset

Embora para aqueles que sabiam que um ídolo não existe, a questão de comer carnes oferecidas a ídolos (citada na carta dos coríntios, compare com 1Coríntios 7:1) pode parecer sem importância, não é assim para alguns, e a fraqueza de tal deve ser respeitada. As partes das vítimas não oferecidas nos altares pertenciam em parte aos sacerdotes, em parte aos ofertantes; e eram comidos em festas nos templos e em casas particulares e muitas vezes eram vendidas nos mercados; de modo que os cristãos eram constantemente expostos à tentação de recebê-las, o que era proibido (Números 25:2; Salmo 106:28). Os apóstolos proibiram em seu decreto emitido de Jerusalém (Atos 15:1-29; Atos 21:25); mas Paulo não alude aqui a esse decreto, em vez disso, ele repousa seus preceitos em sua própria autoridade apostólica independente.

sabemos que todos temos conhecimento – os coríntios, sem dúvida, referiram-se ao seu “conhecimento” (a saber, da indiferença das carnes, pois em si mesmas não têm santidade ou contaminação). Paulo responde: “Estamos cientes de que todos nós temos (falando em geral, e até onde vai a teoria cristã; porque em 1Coríntios 8:7 ele fala de alguns que praticamente não têm este conhecimento)”.

O conhecimento incha de orgulho – quando sem “amor”. Aqui começa um parêntese; e o assunto principal é retomado nas mesmas palavras em 1Coríntios 8:4. “Portanto, quanto ao comer”, etc. “Encher-se de orgulho” é agradar a si mesmo. “Edificar” é agradar o próximo; O conhecimento apenas diz: Todas as coisas são lícitas para mim; O amor acrescenta, mas nem todas as coisas edificam (Bengel), (1Coríntios 10:23; Romanos 14:15).

edifica – tende a construir o templo espiritual (1Coríntios 3:9; 1Coríntios 6:19). [Jamieson; Fausset; Brown]

2 E se alguém acha saber alguma coisa, ainda nada conhece como se deve conhecer.

Comentário de A. R. Fausset

E – omitido nos manuscritos mais antigos. A ausência da partícula de conexão dá uma sentença enfática ao estilo, adequada ao assunto. O primeiro passo para o conhecimento é conhecer nossa própria ignorância. Sem amor existe apenas a aparência do conhecimento.

saber – Os manuscritos mais antigos contém uma palavra grega que implica conhecimento experimental pessoal, não meramente conhecimento de um fato (1Coríntios 8:1).

como se deve conhecer – experimentalmente e no caminho do “amor”. [Jamieson; Fausset; Brown]

3 Mas se alguém ama a Deus, o tal dele é conhecido.

Comentário de A. R. Fausset

ama a Deus – a fonte do amor ao próximo (1João 4:11, 1João 4:12, 1João 4:20; 1João 5:2).

o tal – literalmente, “este homem”; ele que ama, não aquele que “pensa que sabe”, não tendo “caridade” ou amor (1Coríntios 8:11Coríntios 8:2).

dele é conhecido – é conhecido com o conhecimento de aprovação e é reconhecido por Deus como Seu (Salmo 1:6; Gálatas 4:9; 2Timóteo 2:19). Contraste: “Eu nunca vos conheci” (Mateus 7:23). Amar a Deus é conhecer a Deus; e aquele que assim conhece a Deus foi primeiro conhecido por Deus (compare 1Coríntios 13:12; 1Pedro 1:2). [Jamieson; Fausset; Brown]

4 Portanto, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos: sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há qualquer outro Deus, a não ser um.

Comentário de A. R. Fausset

Portanto, quanto ao… – retomando o assunto iniciado em 1Coríntios 8:1.

o ídolo nada é – não tem ser verdadeiro, o deus que representa não é uma realidade viva. Isso não contradiz 1Coríntios 10:20, que afirma que aqueles que adoram ídolos adoram demônios; pois aqui estão os DEUSES acreditados pelos adoradores a serem representados pelos ídolos que são negados terem qualquer existência, não os demônios que realmente por trás dos ídolos iludem os adoradores.

não há qualquer outro Deus – Os manuscritos mais antigos omitem a palavra “outro”; o que dá um sentido mais claro. [Jamieson; Fausset; Brown]

5 Porque, ainda que também haja alguns que se chamem deuses, seja no céu, seja na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),

Comentário de A. R. Fausset

“Porque, ainda que também existam deuses assim chamados (2Tessalonicenses 2:4), seja no céu (como o sol, a lua e as estrelas) ou na terra (como reis deuses, animais, etc.), como existe (um fato reconhecido, Deuteronômio 10:17; Salmo 135:5Salmo 136:2) muitos deuses e muitos senhores”. Anjos e homens em autoridade são chamados de deuses nas Escrituras, como exercendo um poder divinamente delegado sob Deus (compare Êxodo 22:9, com Êxodo 22:28, Salmo 82:1, Salmo 82:6, Jo 10:34, Jo 10:35). [Jamieson; Fausset; Brown]

6 Todavia para nós há só um Deus, o Pai, do qual são todas as coisas, e nós para ele; e um só Senhor Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

Comentário de A. R. Fausset

para nós – crentes.

do qual são todas as coisas – como Criador, todas as coisas derivam sua existência.

nós para ele, sim, “nós por ele”, ou “a ele”. Deus PAI é o fim para quem e para cuja glória os crentes vivem. Em Colossenses 1:16, diz-se que todas as coisas foram criadas (não apenas “por” Cristo, mas também) “para Ele” (Cristo). Assim, o Pai e o Filho são inteiramente um (compare Romanos 11:36; Hebreus 2:10).

um só Senhor – em contraste com os “muitos senhores” do paganismo (1Coríntios 8:5).

pelo qual – (Jo 1:3; Hebreus 1:2).

nós por ele – como todas as coisas são “do” Pai pela criação, então eles (nós crentes especialmente) são restaurados a Ele pela nova criação (Colossenses 1:20; Apocalipse 21:5). Além disso, como todas as coisas são feitas por Cristo pela criação, elas (especialmente nós) são restauradas por Ele pela nova criação. [Jamieson; Fausset; Brown]

7 Mas não há em todos este conhecimento; porém alguns até agora comem com consciência do ídolo, como se fossem sacrificadas aos ídolos; e sendo sua consciência fraca, fica contaminada.

Comentário de A. R. Fausset

Mas – Embora para nós que “temos conhecimento” (1Coríntios 8:1, 1Coríntios 8:4 ) todas as carnes são indiferentes, porém “não há em todos este conhecimento” no mesmo grau em que o temos. Paulo havia admitido aos coríntios que “todos nós temos conhecimento” (1Coríntios 8:1), isto é, até onde vai a teoria cristã; mas praticamente alguns não o têm no mesmo grau.

até agora – depois de terem abraçado o cristianismo; uma censura implícita, de que eles não estão mais adiantados neste tempo no “conhecimento” cristão.

com consciência – uma leitura antiga; mas outros manuscritos muito antigos contém “associação” ou “costume”. Em qualquer leitura, o significado é: Alguns cristãos gentios, seja de uma antiga associação de ideias ou consciência mal direcionada, quando eles comiam tais carnes, as comiam com algum sentimento de que o ídolo fosse algo real (1Coríntios 8:4) e havia mudado as carnes pelo fato da consagração em algo sagrado ou contaminado.

sua consciênciafica contaminada – por comê-la “como uma coisa oferecida aos ídolos”. Se eles a comessem inconsciente no momento em que ela fosse oferecida aos ídolos, não haveria contaminação da consciência. Mas consciente do que era, e não tendo tal conhecimento como outros coríntios se vangloriavam, a saber, que um ídolo não é nada e não pode, portanto, contaminar nem santificar carnes, eles, comendo-as, pecam contra a consciência (compare Romanos 14:15-23). Foi no fundamento da conveniência cristã, não causar uma pedra de tropeço aos irmãos “fracos”, que o decreto de Jerusalém contra a participação de tais carnes (embora indiferente em si) foi passado (Atos 15:1-29). Por isso, Paulo aqui o vindica contra os coríntios que afirmam  uma liberdade inconveniente. [Jamieson; Fausset; Brown]

8 Ora, a comida não nos faz agradáveis a Deus. Porque seja o que comamos, nada temos de mais; e seja o que não comamos, nada nos falta.

Comentário de A. R. Fausset

Outros manuscritos antigos diziam: “Nem se nós não comemos, somos nós o melhor: nem se nós comemos somos o pior”, ou seja não afeta nossa posição diante de Deus (Romanos 14:6). [Jamieson; Fausset; Brown]

9 Mas tomai cuidado para que esta vossa liberdade não seja de maneira alguma escândalo para os fracos.

Comentário de A. R. Fausset

esta vossa liberdade – o lema dos coríntios. A própria indiferença das carnes, que eu admito, é a razão pela qual vocês devem “tomar cuidado” de não tentar os irmãos fracos a agir contra a sua consciência (que constitui pecado, Romanos 14:22,  Romanos 14:23). [Jamieson; Fausset; Brown]

10 Porque se alguém vir a ti, que tens este conhecimento, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?

Comentário de A. R. Fausset

se alguém – sendo fraco.

que tens este conhecimento – O próprio conhecimento em que te ofertes (1Coríntios 8:1), levará os fracos a seguirem teu exemplo contra a sua consciência, o que tu fazes sem nenhuma hesitação da consciência; ou seja, comer carnes oferecidas a ídolos.

consciência do que é fraco – ao contrário, “Sua consciência, vendo que ele é fraco” (Alford e outros(.

induzida – Você deveria ter edificado seu irmão no bem: mas pelo seu exemplo este é encorajado a violar sua consciência. [Jamieson; Fausset; Brown]

11 E por causa de teu conhecimento, perecerá assim o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu?

Comentário de A. R. Fausset

perecerá – Os manuscritos mais antigos dizem “perece”. Um único ato aparentemente sem importância pode produzir consequências eternas. O irmão fraco perde sua fé, e se ele não recupera sua salvação (Bengel) (Romanos 14:23).

pelo qual Cristo morreu – e por quem nós também devemos estar dispostos a morrer (1João 3:16). E, no entanto, os cristãos em Corinto tentavam seus irmãos à sua condenação, eles que até agora estavam sacrificando tudo pela sua salvação. Note aqui, que não é argumento contra o dogma que Cristo morreu por todos, mesmo para aqueles que perecem, para dizer que assim Ele teria morrido em vão por muitos. Escritura é a nossa regra, não nossas suposições quanto às consequências. Mais está envolvido na redenção do que a salvação do homem: o caráter de Deus como ao mesmo tempo justo e amoroso é vindicado até mesmo no caso dos perdidos, pois eles poderiam ter sido salvos, e assim mesmo no caso deles Cristo não morreu em vão. Assim, as misericórdias da providência de Deus não são em vão, embora muitos abusem delas. Até mesmo os condenados manifestarão o amor de Deus no grande dia, no qual também tiveram a oferta da misericórdia de Deus. Será o ingrediente mais terrível em sua taça para que pudessem ter sido salvos, mas não o fariam: Cristo morreu para redimir mesmo eles. [Jamieson; Fausset; Brown]

12 Assim que, pecando contra os irmãos e ferindo sua fraca consciência, pecais contra Cristo.

Comentário de A. R. Fausset

ferindo sua fraca consciência – literalmente, “ferir sua consciência, estando (ainda) em um estado fraco”. Isso agrava a crueldade do ato que é cometido contra os fracos, como se alguém fosse atacar um inválido.

contra Cristo – por causa da afinidade entre Cristo e Seus membros (Mateus 25:40; Atos 9:4, Atos 9:5). [Jamieson; Fausset; Brown]

13 Portanto, se a comida fizer cair ao meu irmão, nunca mais comerei carne, para que eu não faça ao meu irmão cair.

Comentário de A. R. Fausset

fizer cair – grego, “é uma pedra de tropeço”.

nunca mais comerei carne – A fim me assegurar da carne oferecida aos ídolos, eu me absteria desta, a fim de não ser uma pedra de tropeço para meu irmão. [Jamieson; Fausset; Brown]

<1 Coríntios 7 1 Coríntios 9>

Visão geral de 1Coríntios

Na sua Primeira Epístola aos Coríntios, “Paulo mostra aos novos cristãos de Corinto que até os problemas mais complexos da nossa vida podem ser abordados através da lente do evangelho”. Tenha uma visão geral da carta através deste breve vídeo (8 minutos) produzido pelo BibleProject.

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Primeira Epístola aos Coríntios.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.