Bíblia

1 Coríntios 8

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!

Sobre participação nas carnes oferecidas aos ídolos

1 E quanto às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos conhecimento. O conhecimento incha de orgulho, mas o amor edifica.

Embora para aqueles que sabiam que um ídolo não existe, a questão de comer carnes oferecidas a ídolos (citada na carta dos coríntios, compare com 1Co 7:1) pode parecer sem importância, não é assim para alguns, e a fraqueza de tal deve ser respeitada. As partes das vítimas não oferecidas nos altares pertenciam em parte aos sacerdotes, em parte aos ofertantes; e eram comidos em festas nos templos e em casas particulares e muitas vezes eram vendidas nos mercados; de modo que os cristãos eram constantemente expostos à tentação de recebê-las, o que era proibido (Nm 25:2; Sl 106:28). Os apóstolos proibiram em seu decreto emitido de Jerusalém (At 15:1-29; At 21:25); mas Paulo não alude aqui a esse decreto, em vez disso, ele repousa seus preceitos em sua própria autoridade apostólica independente.

sabemos que todos temos conhecimento – os coríntios, sem dúvida, referiram-se ao seu “conhecimento” (a saber, da indiferença das carnes, pois em si mesmas não têm santidade ou contaminação). Paulo responde: “Estamos cientes de que todos nós temos (falando em geral, e até onde vai a teoria cristã; porque em 1Co 8:7 ele fala de alguns que praticamente não têm este conhecimento)”.

O conhecimento incha de orgulho – quando sem “amor”. Aqui começa um parêntese; e o assunto principal é retomado nas mesmas palavras em 1Co 8:4. “Portanto, quanto ao comer”, etc. “Encher-se de orgulho” é agradar a si mesmo. “Edificar” é agradar o próximo; O conhecimento apenas diz: Todas as coisas são lícitas para mim; O amor acrescenta, mas nem todas as coisas edificam (Bengel), (1Co 10:23; Rm 14:15).

edifica – tende a construir o templo espiritual (1Co 3:9; 1Co 6:19). [JFB]

2 E se alguém acha saber alguma coisa, ainda nada conhece como se deve conhecer.

E – omitido nos manuscritos mais antigos. A ausência da partícula de conexão dá uma sentença enfática ao estilo, adequada ao assunto. O primeiro passo para o conhecimento é conhecer nossa própria ignorância. Sem amor existe apenas a aparência do conhecimento.

saber – Os manuscritos mais antigos contém uma palavra grega que implica conhecimento experimental pessoal, não meramente conhecimento de um fato (1Co 8:1).

como se deve conhecer – experimentalmente e no caminho do “amor”. [JFB]

3 Mas se alguém ama a Deus, o tal dele é conhecido.

ama a Deus – a fonte do amor ao próximo (1Jo 4:11, 1Jo 4:12, 1Jo 4:20; 1Jo 5:2).

o tal – literalmente, “este homem”; ele que ama, não aquele que “pensa que sabe”, não tendo “caridade” ou amor (1Co 8:1, 1Co 8:2).

dele é conhecido – é conhecido com o conhecimento de aprovação e é reconhecido por Deus como Seu (Sl 1:6; Gl 4:9; 2Tm 2:19). Contraste: “Eu nunca vos conheci” (Mt 7:23). Amar a Deus é conhecer a Deus; e aquele que assim conhece a Deus foi primeiro conhecido por Deus (compare 1Co 13:12; 1Pe 1:2). [JFB]

4 Portanto, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos: sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há qualquer outro Deus, a não ser um.

Portanto, quanto ao… – retomando o assunto iniciado em 1Co 8:1.

o ídolo nada é – não tem ser verdadeiro, o deus que representa não é uma realidade viva. Isso não contradiz 1Co 10:20, que afirma que aqueles que adoram ídolos adoram demônios; pois aqui estão os DEUSES acreditados pelos adoradores a serem representados pelos ídolos que são negados terem qualquer existência, não os demônios que realmente por trás dos ídolos iludem os adoradores.

não há qualquer outro Deus – Os manuscritos mais antigos omitem a palavra “outro”; o que dá um sentido mais claro. [JFB]

5 Porque, ainda que também haja alguns que se chamem deuses, seja no céu, seja na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),

“Porque, ainda que também existam deuses assim chamados (2Ts 2:4), seja no céu (como o sol, a lua e as estrelas) ou na terra (como reis deuses, animais, etc.), como existe (um fato reconhecido, Dt 10:17; Sl 135:5Sl 136: 2) muitos deuses e muitos senhores”. Anjos e homens em autoridade são chamados de deuses nas Escrituras, como exercendo um poder divinamente delegado sob Deus (compare Êx 22:9, com Êx 22:28, Sl 82:1, Sl 82: 6, Jo 10:34, Jo 10:35). [JFB]

6 Todavia para nós há só um Deus, o Pai, do qual são todas as coisas, e nós para ele; e um só Senhor Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

para nós – crentes.

do qual são todas as coisas – como Criador, todas as coisas derivam sua existência.

nós para ele, sim, “nós por ele”, ou “a ele”. Deus PAI é o fim para quem e para cuja glória os crentes vivem. Em Cl 1:16, diz-se que todas as coisas foram criadas (não apenas “por” Cristo, mas também) “para Ele” (Cristo). Assim, o Pai e o Filho são inteiramente um (compare Rm 11:36; Hb 2:10).

um só Senhor – em contraste com os “muitos senhores” do paganismo (1Co 8:5).

pelo qual – (Jo 1:3; Hb 1:2).

nós por ele – como todas as coisas são “do” Pai pela criação, então eles (nós crentes especialmente) são restaurados a Ele pela nova criação (Cl 1:20; Ap 21:5). Além disso, como todas as coisas são feitas por Cristo pela criação, elas (especialmente nós) são restauradas por Ele pela nova criação. [JFB]

7 Mas não há em todos este conhecimento; porém alguns até agora comem com consciência do ídolo, como se fossem sacrificadas aos ídolos; e sendo sua consciência fraca, fica contaminada.

Mas – Embora para nós que “temos conhecimento” (1Co 8:1, 1Co 8:4 ) todas as carnes são indiferentes, porém “não há em todos este conhecimento” no mesmo grau em que o temos. Paulo havia admitido aos coríntios que “todos nós temos conhecimento” (1Co 8:1), isto é, até onde vai a teoria cristã; mas praticamente alguns não o têm no mesmo grau.

até agora – depois de terem abraçado o cristianismo; uma censura implícita, de que eles não estão mais adiantados neste tempo no “conhecimento” cristão.

com consciência – uma leitura antiga; mas outros manuscritos muito antigos contém “associação” ou “costume”. Em qualquer leitura, o significado é: Alguns cristãos gentios, seja de uma antiga associação de ideias ou consciência mal direcionada, quando eles comiam tais carnes, as comiam com algum sentimento de que o ídolo fosse algo real (1Co 8:4) e havia mudado as carnes pelo fato da consagração em algo sagrado ou contaminado.

sua consciênciafica contaminada – por comê-la “como uma coisa oferecida aos ídolos”. Se eles a comessem inconsciente no momento em que ela fosse oferecida aos ídolos, não haveria contaminação da consciência. Mas consciente do que era, e não tendo tal conhecimento como outros coríntios se vangloriavam, a saber, que um ídolo não é nada e não pode, portanto, contaminar nem santificar carnes, eles, comendo-as, pecam contra a consciência (compare Rm 14:15-23). Foi no fundamento da conveniência cristã, não causar uma pedra de tropeço aos irmãos “fracos”, que o decreto de Jerusalém contra a participação de tais carnes (embora indiferente em si) foi passado (At 15:1-29). Por isso, Paulo aqui o vindica contra os coríntios que afirmam  uma liberdade inconveniente. [JFB]

8 Ora, a comida não nos faz agradáveis a Deus. Porque seja o que comamos, nada temos de mais; e seja o que não comamos, nada nos falta.

Outros manuscritos antigos diziam: “Nem se nós não comemos, somos nós o melhor: nem se nós comemos somos o pior”, ou seja não afeta nossa posição diante de Deus (Rm 14:6).

9 Mas tomai cuidado para que esta vossa liberdade não seja de maneira alguma escândalo para os fracos.

esta vossa liberdade – o lema dos coríntios. A própria indiferença das carnes, que eu admito, é a razão pela qual vocês devem “tomar cuidado” de não tentar os irmãos fracos a agir contra a sua consciência (que constitui pecado, Rm 14:22,  Rm 14:23).

10 Porque se alguém vir a ti, que tens este conhecimento, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?

se alguém – sendo fraco.

que tens este conhecimento – O próprio conhecimento em que te ofertes (1Co 8:1), levará os fracos a seguirem teu exemplo contra a sua consciência, o que tu fazes sem nenhuma hesitação da consciência; ou seja, comer carnes oferecidas a ídolos.

consciência do que é fraco – ao contrário, “Sua consciência, vendo que ele é fraco” (Alford e outros(.

induzida – Você deveria ter edificado seu irmão no bem: mas pelo seu exemplo este é encorajado a violar sua consciência. [JFB]

11 E por causa de teu conhecimento, perecerá assim o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu?

perecerá – Os manuscritos mais antigos dizem “perece”. Um único ato aparentemente sem importância pode produzir consequências eternas. O irmão fraco perde sua fé, e se ele não recupera sua salvação (Bengel) (Rm 14:23).

pelo qual Cristo morreu – e por quem nós também devemos estar dispostos a morrer (1Jo 3:16). E, no entanto, os cristãos em Corinto tentavam seus irmãos à sua condenação, eles que até agora estavam sacrificando tudo pela sua salvação. Note aqui, que não é argumento contra o dogma que Cristo morreu por todos, mesmo para aqueles que perecem, para dizer que assim Ele teria morrido em vão por muitos. Escritura é a nossa regra, não nossas suposições quanto às consequências. Mais está envolvido na redenção do que a salvação do homem: o caráter de Deus como ao mesmo tempo justo e amoroso é vindicado até mesmo no caso dos perdidos, pois eles poderiam ter sido salvos, e assim mesmo no caso deles Cristo não morreu em vão. Assim, as misericórdias da providência de Deus não são em vão, embora muitos abusem delas. Até mesmo os condenados manifestarão o amor de Deus no grande dia, no qual também tiveram a oferta da misericórdia de Deus. Será o ingrediente mais terrível em sua taça para que pudessem ter sido salvos, mas não o fariam: Cristo morreu para redimir mesmo eles. [JFB]

12 Assim que, pecando contra os irmãos e ferindo sua fraca consciência, pecais contra Cristo.

ferindo sua fraca consciência – literalmente, “ferir sua consciência, estando (ainda) em um estado fraco”. Isso agrava a crueldade do ato que é cometido contra os fracos, como se alguém fosse atacar um inválido.

contra Cristo – por causa da afinidade entre Cristo e Seus membros (Mt 25:40; At 9:4, At 9:5). [JFB]

13 Portanto, se a comida fizer cair ao meu irmão, nunca mais comerei carne, para que eu não faça ao meu irmão cair.

fizer cair – grego, “é uma pedra de tropeço”.

nunca mais comerei carne – A fim me assegurar da carne oferecida aos ídolos, eu me absteria desta, a fim de não ser uma pedra de tropeço para meu irmão. [JFB]

<1 Coríntios 7 1 Coríntios 9>

Leia também uma introdução à Primeira Epístola aos Coríntios.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados