Salmo 108

1 (Cântico e Salmo de Davi:) Preparado está meu coração, ó Deus; cantarei e tocarei música com minha glória.

Comentário Barnes

Preparado está meu coração, ó Deus – preparado, adequado, pronto. Veja as notas no Salmo 57:7 . No Salmo 57:7 , isso é repetido:”Meu coração está firme; Ó Deus, meu coração está firme:” indicando que “pode” ter havido alguma dúvida ou vacilação causada pelas circunstâncias então existentes, e a repetição teria respeito a isso, como se o salmista tivesse ficado inquieto e vacilante por um tempo, mas finalmente estava firme. Em tais circunstâncias, não seria anormal “repetir” a afirmação, como se não houvesse mais nenhuma dúvida. No início de um salmo, entretanto, onde não houvesse nenhuma expressão anterior ou sentimento de dúvida até onde aparece, não haveria propriedade em repetir a afirmação.

cantarei e tocarei música – Veja as notas no Salmo 57:7 .

com minha glória – Isso não está no Salmo 57:1-11 . Está literalmente aqui, “verdadeiramente minha glória”. No Salmo 57:8 , no entanto, a expressão “Desperta, glória minha” ocorre, e isso parece corresponder a essa linguagem. Significa aqui que era sua glória – sua honra – ser empregado em louvar a Deus. Era digno de tudo o que havia elevado em sua natureza; de tudo o que constituiu sua glória; de seus poderes mais elevados. Em nenhum momento o homem é empregado em obra mais nobre e elevada do que o elogio. [Barnes, aguardando revisão]

2 Desperta-te, lira e harpa; eu despertarei ao amanhecer.

Comentário Cambridge

Desperta-te, lira e harpa. Há uma adequação especial no chamado, se este Salmo foi compilado em uma época em que a harpa de Israel havia muito ficado muda no exílio (Salmo 137:2).

eu despertarei ao amanhecer – Melhor, como R.V. marg., vou acordar o amanhecer. Uma figura poética ousada e bela. O amanhecer é freqüentemente personificado (Jó 41:18; Salmos 139:9). Normalmente é o amanhecer que desperta os homens; o salmista despertará o amanhecer com seus louvores antes do amanhecer. [Cambridge, aguardando revisão]

3 Louvarei a ti entre os povos, SENHOR, e tocarei música a ti entre as nações;

Comentário Barnes

Isto é tirado do Salmo 57:9 . A única mudança é a substituição aqui do nome יהוה Yahweh por אדני ‘Adonāy. Por que essa mudança foi feita é desconhecido. [Barnes, aguardando revisão]

4 Porque tua bondade é maior que os céus, e tua fidelidade mais alta que as nuvens.

Comentário Barnes

Isto é tirado do Salmo 57:10 . A única mudança está na expressão “acima dos céus”, em vez de “até os céus”. O sentido é essencialmente o mesmo. A idéia particular aqui, se é que difere da expressão no Salmo 57:1-11 , é que a misericórdia de Deus parece “descer” do céu sobre o homem, ou “descer” do alto. [Barnes, aguardando revisão]

5 Exalta-te sobre os céus, ó Deus; e tua glória sobre toda a terra;

Comentário Barnes

Tirado do Salmo 57:11 . A única mudança no hebraico está na inserção da palavra “e”, “e tua glória sobre toda a terra”. [Barnes, aguardando revisão]

6 Para que teus amados sejam libertados; salva -nos com tua mão direita, e responde-me.

Comentário Barnes

Para que teus amados sejam libertados – A palavra traduzida por “amado” e o verbo traduzido “pode ser entregue” estão ambos no plural, mostrando que não é um indivíduo que é referido, mas que o povo de Deus é destinada. Isso é tirado sem qualquer alteração do Salmo 60:5. Nesse salmo, a oração por libertação é baseada nas aflições do povo e no fato de que Deus lhes deu “um estandarte para que fosse exibido por causa da verdade” – ou, na causa da verdade. Veja as notas desse salmo. No salmo diante de nós, embora a oração por libertação seja a mesma, o motivo dessa oração é diferente. É que Deus é exaltado; que sua misericórdia está acima dos céus; que sua glória está acima de toda a terra, e que ele é assim exaltado para que possa interpor e salvar seu povo.

salva -nos com tua mão direita, e responde-me – o hebraico aqui é o mesmo que no Salmo 60:5, onde é traduzido “e ouve-me”. [Barnes, aguardando revisão]

7 Deus falou em seu santuário:Eu me alegrarei; repartirei a Siquém, e medirei ao vale de Sucote.

Comentário Cambridge

seu santuário – Ou, por sua santidade, pois “falado” é o equivalente a “prometido” ou “jurado”. Salmo 89:35; Amo 4:2. A “santidade” de Deus inclui toda a Sua natureza essencial em seu aspecto moral, e essa natureza torna impossível para Ele quebrar Sua promessa (Números 23:19; Tito 1:2). É equivalente a “Ele mesmo” (Amo 6:8; Hebreus 6:13; Hebreus 6:17-18). Em seu santuário (cp. Salmos 63:2) é uma tradução possível, mas menos provável.

Eu me alegrarei. Deus é o orador. A linguagem é ousada, mas não mais ousada do que a de Isaías 63:1 e segs. Deus é representado como um guerreiro vitorioso, conquistando a terra e distribuindo-a ao Seu povo. Ele faz de Efraim a principal defesa de Seu reino e Judá a sede do governo, enquanto as nações vizinhas são tratadas como vassalos. É possível que o salmista original estivesse citando algum oráculo real, mas mais provavelmente ele estava reproduzindo livremente em forma poética a tendência da grande promessa a Davi (2Samuel 7:9-10). Cp. Salmos 2:7; Salmo 89:19. Embora as palavras em seu significado completo não pudessem mais ser aplicáveis ​​à comunidade da Restauração, elas serviriam como uma garantia do propósito de Deus de estabelecê-los mais uma vez com segurança em Sua própria terra.

Siquémo vale de Sucote – Siquém, como um lugar central de importância, representa o território a oeste do Jordão; Sucote, “no vale” (Josué 13:27), em algum lugar ao sul do Jaboque, entre Peniel e o Jordão, representa o território a leste do Jordão. Esses dois lugares em particular podem ser mencionados, por causa de sua conexão com a história de Jacó, que parou primeiro em Sucote e depois em Siquém, quando voltou a Canaã (Gênesis 33:17-18). Deus cumprirá Sua promessa a Jacó, distribuindo a Seu povo a terra em que seu grande ancestral se estabeleceu. [Cambridge, aguardando revisão]

8 Meu é Gileade, meu é Manassés; e Efraim é a fortaleza de minha cabeça; Judá é meu legislador.

Comentário Cambridge

Meu é Gileade, meu é Manassés, ou seja, a terra de Basã, na qual metade da tribo de Manassés se estabeleceu, representam o território a leste do Jordão e as tribos ali se estabeleceram:Efraim e Judá representam as tribos a oeste do Jordão. Deus reivindica tudo como Seu:portanto, todos podem reivindicar a proteção de Deus.

fraim é a fortaleza de minha cabeça; Judá é meu legislador. Efraim, como a tribo mais poderosa e a principal defesa da nação, é comparado ao capacete do guerreiro:Judá, como a tribo à qual pertencia a soberania davídica, é comparada ao cetro real, ou, como a mesma palavra é traduzida em RV de Gênesis 49:10, ao qual a presente passagem alude, “a equipe do governante”. [Cambridge, aguardando revisão]

9 Moabe é minha bacia de lavar; sobre Edom lançarei meu sapato; sobre a Filístia eu triunfarei.

Comentário Cambridge

As nações vizinhas são reduzidas à servidão. Em notável contraste com a honra atribuída a Efraim e Judá está a desgraça de Moabe e Edom. Moabe, famoso por seu orgulho (Isaías 16:6), é comparado ao navio que é trazido ao guerreiro vitorioso para lavar seus pés quando ele retorna da batalha. O velho inimigo de Deus e de Seu povo é degradado ao serviço servil:em outras palavras, torna-se um súdito e um vassalo.

Em íntima conexão com essa metáfora, a próxima linha pode ser reproduzida, Até Edom lançarei meu sapato. Edom é como o escravo a quem o guerreiro atira as sandálias para carregar ou limpar. O arrogante e desafiador Edom (Oba 1:3-4) deve cumprir o dever do menor escravo (cf. Mateus 3:11). The R.V. renderiza, Em Edom lançarei meu sapato. Isso significaria, ‘Eu tomarei posse de Edom’, em alusão a um costume oriental de tomar posse de terras colocando o sapato sobre elas; mas a primeira explicação concorda melhor com o contexto.

sobre a Filístia eu triunfarei] Ou gritarei em triunfo. Essa leitura dá um sentido bom e simples e pode ser a leitura original. Para as várias explicações do difícil texto no Salmo 60:8, grite por minha causa, veja a nota lá. A LXX tem a mesma tradução em ambos os lugares, ἐμοὶ (οἰ) ἀλλόφυλοι ὑπετάγησαν, ‘a mim os alienígenas estão sujeitos.’ [Cambridge, aguardando revisão]

10 Quem me levará a uma cidade fortificada? Quem me guiará até Edom?

Comentário Cambridge

a uma cidade fortificada] Para a cidade fortificada, uma palavra diferente da do Salmo 60:9, embora com significado semelhante. Provavelmente Sela ou Petra, a capital de Edom, famosa por sua inacessibilidade (Oba 1:3), era o significado do Salmo original.

Quem me guiará até Edom? O verbo está no tempo perfeito, e o R.V. torna, Quem me conduziu a Edom? Mas tal referência a alguma invasão anterior bem-sucedida não se ajusta ao contexto. Todas as versões antigas traduzem o futuro, e o perfeito às vezes é usado em perguntas em hebraico para expressar dificuldade ou desespero. ‘Quem’, implica, ‘poderia me levar diretamente para (a preposição é enfática) Edom? Os obstáculos são aparentemente insuperáveis. ’Ver Driver, Tempos, § 19. [Cambridge, aguardando revisão]

11 Por acaso não serás tu, ó Deus? Tu que tinha nos rejeitado, e não saías mais com nossos exércitos?

Comentário Barnes

Isto é tirado do Salmo 60:10 , sem nenhuma mudança no hebraico, exceto que a palavra “tu” (no primeiro membro do versículo) é omitida. [Barnes, aguardando revisão]

12 Dá-nos ajuda para livrarmos da angústia, porque o socorro humano é inútil.

Comentário Cambridge

da angústia] Ou, contra o adversário. Cp. Salmo 108:13.

o socorro humano é inútil – Lit. salvação. Cp. Salmo 108:6. É uma ilusão (cp. Salmo 33:17) buscar a força humana para a vitória. Veja Salmo 44:6-7; 1Samuel 17:47; Jeremias 17:5; e cp. Juízes 7:47; 1Samuel 14:6; 2Crônicas 14:11. [Cambridge, aguardando revisão]

13 Em Deus faremos proezas; e ele pisoteará nossos adversários.

Comentário Cambridge

Isso também é tirado do Salmo 60:12, sem alteração.

Assim, o salmo, embora composto de partes de dois salmos separados, é completo e contínuo em si mesmo. Não há quebra ou discrepância na corrente de pensamento, mas a unidade é tão perfeita como se fosse uma composição original. Deve-se observar, também, que embora nos salmos originais as partes que são usadas aqui tenham uma conexão diferente, e sejam separadamente completas lá, ainda como empregadas aqui, elas parecem ser exatamente adequadas para o novo uso que é feito de o idioma; e embora as “razões” originais para o uso da linguagem não apareçam aqui, ainda assim, há uma razão suficiente para essa linguagem aparente no salmo como reorganizada. Para um israelita, também, pode haver um novo interesse no uso da língua no fato de que as palavras com as quais ele estava familiarizado, quando empregadas para outros fins, “poderiam” ser assim combinadas e tornadas aplicáveis ​​a uma nova ocasião em a história nacional. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 107 Salmo 109>

Introdução ao Salmo 108

Este salmo é atribuído a Davi, e não há razão para duvidar da exatidão do título a esse respeito. O salmo não é uma composição original, mas é composto, com ligeiras alterações, de partes de dois outros salmos, Salmo 57:7-11 ; Salmo 60:5-12 .

Quando o salmo foi organizado dessa forma, ou por que as partes de dois salmos anteriores foram reunidas para formar uma nova composição, é impossível agora determinar. “Pode” ter sido apenas para fins artísticos; ou pode, mais provavelmente, ter ocorrido quando as duas partes dos salmos já em uso puderam ser combinadas de modo a serem adaptadas a algum novo evento. Pode ter sido, também, que o que havia sido expresso “em duas ocasiões diferentes” pudesse agora ser cumprido ou realizado “em alguma ocasião”, e que os pensamentos que haviam sido expressos separadamente antes pudessem agora ser expressos unidos em louvor. Rosenmuller supõe que o salmo em sua forma atual foi arranjado no retorno do cativeiro na Babilônia, e que as partes dos dois salmos separados foram consideradas adequadas para um cântico nacional naquela época, e foram, portanto, reunidos. Essa suposição teria muita probabilidade se o salmo não fosse atribuído a Davi; e talvez este fato não precise ser uma objeção insuperável – visto que, se os dois salmos dos quais isto foi compilado fossem obra de Davi, o autor do arranjo poderia, sem impropriedade, atribuir a própria composição a Davi.

Existem algumas pequenas variações no salmo, conforme arranjado aqui, dos salmos originais; mas por que isso foi feito não pode ser determinado agora. Praticamente tudo o que será necessário na exposição do salmo será notar essas variações. [Barnes, aguardando revisão]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.