Salmo 57

1 (Salmo “Mictão” para o regente, conforme “Altachete”; de Davi, quando fugia de diante de Saul, na caverna:) Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim; porque minha alma confia em ti, e eu me refugio sob a sombra de tuas asas, até que os meus problemas passem de mim.

Comentário de A. R. Fausset

Altachete – ou, “Destrua não”. Esta é talvez uma alusão enigmática às circunstâncias críticas conectadas com a história, para as quais compare 1Samuel 22:1; 1Samuel 26:1-3. Na oração de Moisés (Deuteronômio 9:26) é uma petição proeminente depreciando a ira de Deus contra o povo. Esta explicação é adequada aos cinquenta e oitavo e cinquenta e nove também. Asafe usa-a para o septuagésimo quinto, no âmbito do qual há alusão a alguma emergência. Michtam – (Veja no Salmo 16:1, título). A um sincero clamor por ajuda divina, o salmista acrescenta, como frequentemente, a linguagem do louvor, na esperança assegurada de uma audição favorável.

minha alma – ou eu, ou vida, que está ameaçada.

sombra de tuas asas – (Salmo 17:8; Salmo 36:7).

problemas – literalmente, “travessuras” (Salmo 52:2; Salmo 55:10). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

2 Clamarei ao Deus Altíssimo; a Deus, que cumprirá sua obra em mim.

Comentário Barnes

Clamarei ao Deus Altíssimo – A idéia é – Deus é exaltado acima de todas as criaturas; todos os eventos estão “abaixo” dele, e ele pode controlá-los. O apelo não era para o homem, por mais exaltado que fosse; não a um anjo, por mais que ele esteja acima do homem; foi um apelo feito de uma vez ao Ser Supremo, o Deus a quem todos os mundos e todas as criaturas estão sujeitos, e sob cuja proteção, portanto, ele deve estar seguro.

a Deus, que cumprirá sua obra em mim – A palavra usada aqui, e traduzida por “realizar” – גמר gâmar – significa propriamente levar a um fim; completar; aperfeiçoar. A ideia aqui é que é o caráter de Deus, que ele “completa” ou “aperfeiçoa”, ou traz para um resultado feliz todos os seus planos. O salmista já havia experimentado isso no passado. Deus tinha feito isso em provações anteriores; ele tinha certeza de que Deus faria isso; e ele, portanto, veio a Deus com uma crença confiante de que tudo estaria seguro em suas mãos. [Barnes, aguardando revisão]

3 Ele enviará desde os céus e me livrará, humilhando ao que procura me demorar. (Selá) Deus enviará sua bondade e sua verdade.

Comentário Cambridge

Ele enviará desde os céus. Não há necessidade de fornecer um objeto para o verbo aqui. O objeto é introduzido quando o verbo é repetido de acordo com a peculiaridade característica deste Salmo. Para o significado cp. Salmos 20:2, e talvez Salmos 18:16, embora veja nota lá.

Deus enviará sua bondade e sua verdade. A benignidade e a verdade de Deus (cp. Salmos 42:8, Salmos 43:3) são quase personificados como “espíritos ministradores, enviados para prestar serviço por causa daqueles que hão de herdar a salvação.” É em virtude da benignidade, que é o fundamento de Sua aliança, e da fidelidade, que é um atributo inalienável de Sua natureza, que Deus enviará ajuda a Seu servo. [Cambridge, aguardando revisão]

4 Minha alma está no meio dos leões, estou deitado entre brasas ardentes, filhos de homens, cujos dentes são lanças e flechas, e a língua deles são espada afiada.

Comentário Barnes

Minha alma está no meio dos leões – isto é, entre pessoas que se parecem com leões; homens, ferozes, selvagens, ferozes.

estou deitado entre brasas ardentes – Temos um termo de importância semelhante em uso comum agora, quando dizemos que alguém está “inflamado” com paixão, referindo-se a alguém que está enfurecido e enfurecido. Portanto, falamos de “queimar” de raiva ou cólera – uma expressão derivada, talvez, da “aparência” inflamada de um homem com raiva. A ideia aqui não é que ele “se deitasse” calmamente entre essas pessoas, como sugere o Prof. Alexander, mas que na verdade “deitou” assim. Quando se deitava à noite, quando buscava repouso durante o sono, estava rodeado por tais pessoas e parecia dormir no meio delas.

filhos de homens – No entanto, eles não são bestas selvagens, mas “homens” que parecem ter a natureza feroz das bestas selvagens. A frase, “filhos dos homens”, é freqüentemente usada para denotar os próprios homens.

cujos dentes são lanças e flechas – Lanças e flechas em suas mãos são o que são os dentes das feras.

e a língua deles são espada afiada – A menção da língua aqui tem referência, provavelmente, ao abuso e calúnia a que ele foi exposto, e que era como uma espada afiada que perfurou até a sede da vida. Veja as notas no Salmo 55:21. [Barnes, aguardando revisão]

5 Exalta-te sobre os céus, ó Deus; esteja tua glória sobre toda a terra.

Comentário Barnes

Exalta-te sobre os céus, ó Deus – Compare Salmos 8:1 . A linguagem aqui é a de um homem que em dificuldade eleva seus pensamentos a Deus; quem sente que Deus reina; que tem a certeza em sua própria alma de que todas as coisas estão sob suas mãos; e que deseja que Deus seja engrandecido em tudo o que possa acontecer com ele. Seu principal e principal desejo não é para si mesmo, para sua própria segurança, para sua própria libertação do perigo; é que “Deus” pode ser honrado – que o nome de Deus pode ser glorificado – que Deus pode ser considerado supremo sobre todas as coisas – que Deus pode ser exaltado no mais alto grau possível – uma ideia expressa na oração para que ele possa ser exaltado “acima dos céus”.

esteja tua glória sobre toda a terra – A honra do teu nome; teu elogio. Que seja considerado, e de fato, “acima” de tudo que pertence a este mundo inferior; que tudo na terra, ou que pertence à terra, seja subordinado a ti, ou seja entregue por ti. Esse foi o consolo que Davi encontrou nas dificuldades. E esta “é” a única verdadeira fonte de consolo. O bem-estar do universo depende de Deus; e que Deus seja verdadeiro, justo, bom e digno de confiança e amor – que ele reine, – que sua lei seja obedecida – que seus planos sejam cumpridos – é mais importante para o universo do que qualquer coisa que apenas pertence a nós; do que o sucesso de qualquer um de nossos próprios planos; do que nossa saúde, nossa prosperidade ou nossa vida. [Barnes, aguardando revisão]

6 Prepararam uma rede de armadilha para os meus passos, minha alma estava abatida; cavaram perante mim uma cova, porém eles mesmos caíram nela. (Selá)

Comentário Barnes

Prepararam uma rede de armadilha para os meus passos – Uma rede para minhas idas; ou, em que posso cair. Veja as notas no Salmo 9:15 .

minha alma estava abatida – A Septuaginta, a Vulgata e Lutero traduzem isso no plural e na forma ativa: “Eles curvaram minha alma”; isto é, eles fizeram minha alma ser abatida. O hebraico pode ser traduzido corretamente, “ele pressionou minha alma” – referindo-se a seus inimigos, e falando deles no singular.

cavaram perante mim uma cova, porém eles mesmos caíram nela – Veja Salmos 7:15-16 , notas; Salmo 9:15 , nota; Jó 5:13 , nota. [Barnes, aguardando revisão]

7 Firme está meu coração, ó Deus; meu coração está firme; eu cantarei, e louvarei com músicas.

Comentário Barnes

Firme está meu coração, ó Deus – Margem, como em hebraico, “preparado”. Compare as notas do Salmo 51:10 . A palavra “adequado” ou “preparado” expressa com precisão o sentido do hebraico, e é assim traduzida na Septuaginta (ἑτοίμη hetoimē); na Vulgata, “paratum”; e por Lutero, “bereit”. A palavra é usada, entretanto, no sentido de “ereto”, Salmo 9:7 ; para “estabelecer” ou “fortalecer”, Salmo 89:4 ; Salmo 10:17; e, portanto, ser ereto; ser firme, estável, constante, fixo. Este parece ser o significado aqui, conforme expresso em nossa versão comum. Seu coração estava firme e decidido. Ele não vacilou em seu propósito, nem se inclinou agora para um lado e depois para o outro; ele não foi “influenciado” ou “movido” pelos eventos que ocorreram. Ele sentiu-se cônscio de permanecer firme em meio a todos os seus problemas. Ele confiou em Deus. Ele não duvidou de sua justiça, sua bondade, sua misericórdia; e, mesmo em suas provações, ele estava pronto para elogiá-lo, e estava “decidido” a elogiá-lo. A repetição da palavra “fixo” dá ênfase e intensidade à expressão, e visa mostrar da maneira mais forte que seu coração, seu propósito, sua confiança em Deus não vacilou nem um pouco.

eu cantarei, e louvarei com músicas – Meu coração confiará em ti; meus lábios proferirão a linguagem do louvor. Em todos os seus problemas, Deus era seu refúgio; ao todo, ele encontrou motivo para elogios. Portanto, deve ser o propósito fixo e estabelecido de nossos corações que confiemos em Deus o tempo todo, e que em todas as situações da vida o louvemos. [Barnes, aguardando revisão]

8 Desperta-te, ó glória minha! Desperta, lira e harpa; despertarei ao amanhecer.

Comentário Barnes

Desperta-te, ó glória minha! – Pela palavra “glória” aqui alguns entendem a língua; outros entendem a própria alma, como a glória do homem. A “palavra” se refere apropriadamente àquilo que é pesado ou importante; então, qualquer coisa valiosa, esplêndida, magnífica. Aqui, parece referir-se a tudo o que Davi considerava glorioso e honrado em si mesmo – suas mais nobres faculdades da alma – tudo nele que “poderia” ser empregado no louvor a Deus. A ocasião foi uma em que era apropriado colocar todas as suas faculdades em exercício; tudo o que havia de nobre nele como homem. As palavras “despertar” são equivalentes a “despertar”; um apelo solene para desenvolver todas as faculdades da alma.

Desperta, lira e harpa – a respeito desses instrumentos, veja as notas em Isaías 5:12 . O instrumento indicado pela palavra “saltério” – נבל nebel – era um instrumento de cordas, geralmente com doze cordas, e tocado com os dedos. Veja as notas no Salmo 33:2 . A “harpa” ou “lira” – כנור kinnôr – também era um instrumento de cordas, geralmente consistindo de dez cordas. Josefo diz que foi atingido ou tocado com uma chave. Deuteronômio 1Samuel 16:23 ; 1Samuel 18:10 ; 1Samuel 19:9 , parece, entretanto, que às vezes era tocado com os dedos.

despertarei ao amanhecer – Ou seja, vou acordar cedo para louvar a Deus; Vou acordar do sono para fazer isso; Dedicarei os primeiros momentos – o início da manhã – à sua adoração. Essas palavras não significam que este era um salmo noturno e que ele acordaria na manhã seguinte – no dia seguinte – para louvar a Deus; mas eles se referem ao que ele pretendia que fosse seu hábito geral – que ele devotaria as primeiras horas da manhã (despertando para esse propósito) ao louvor a Deus. Nenhuma hora do dia é mais apropriada para a adoração do que de manhã cedo; nenhum objeto é mais digno de nos despertar de nosso sono do que o desejo de louvar a Deus; de forma alguma o dia pode ser iniciado mais apropriadamente do que com oração e louvor; e nada conduzirá mais para manter acesa a chama da piedade – a vida da religião na alma – do que o hábito de dedicar as primeiras horas da manhã à adoração a Deus; à oração; à meditação; dar elogios. [Barnes, aguardando revisão]

9 Eu te louvarei entre os povos, Senhor; cantarei louvores a ti entre as nações.

Comentário Barnes

Eu te louvarei entre os povos, Senhor – Tão grande libertação como ele aqui esperava, tornaria apropriado que ele deveria celebrar o louvor a Deus da maneira mais pública; que ele deveria fazer sua bondade conhecida tanto quanto possível entre as nações. Veja as notas no Salmo 18:49. [Barnes, aguardando revisão]

10 Pois tua bondade é grande, alcança até os céus; e a tua fidelidade até as nuvens mais altas.

Comentário de A. R. Fausset

(Salmos 36:5; 103:11). Aquelas coisas que desejamos glorificar, nós exaltamos até os céus, como a expressão é. Assim como Deus ‘envia Sua misericórdia e Sua verdade’ do céu para a terra, os destinatários exaltam a grandeza de Sua misericórdia e verdade até os céus. A grandeza da misericórdia de Deus é tão alta quanto o céu está acima da terra. [JFU, aguardando revisão]

11 Exalta-te sobre os céus, ó Deus; esteja tua glória sobre toda a terra.

Comentário Barnes

Exalta-te sobre os céus, ó Deus – Veja as notas no Salmo 57:5 . O sentimento aqui é repetido como sendo aquele em que a mente do salmista foi intensamente fixada; aquilo que ele mais ardentemente desejou; aquele que era o objetivo e o desejo culminante de sua vida. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 56 Salmo 58>

Introdução ao Salmo 57

Este é outro salmo que pretende ser um salmo de Davi. A legitimidade de atribuí-lo a ele não pode ser posta em questão. É dirigido ao “músico chefe” (ver as notas da introdução do Salmo 4). Embora se relacione a um caso individual e aos julgamentos específicos de um indivíduo, ainda assim, contém muito que seria apropriado para a condição de outros em circunstâncias semelhantes, e continha, além disso, tais sentimentos gerais sobre o assunto da religião, que seria útil ao povo de Deus em todas as épocas. A expressão no título, “Al-Tachete”, traduzida pela Septuaginta, μή διαφθείρης mē diaphtheirēs (não destrua), e da mesma maneira na Vulgata latina, ocorre também na títulos dos dois salmos seguintes e do septuagésimo quinto. É considerada por alguns como uma expressão musical – e por outros como as primeiras palavras de algum poema ou hino bem conhecido, a fim de mostrar que este salmo deveria ser ajustado à música que foi empregada em seu uso; ou, como deveríamos dizer, que a “melodia” apropriada a isso também era apropriada a isso, de modo que as palavras sugerissem imediatamente a melodia.

O autor da Paráfrase Caldeia considera este salmo como pertencente ao período da história de Davi quando ele estava sob uma necessidade constante de usar uma linguagem dessa natureza, ou de dizer “Não destruas” e, portanto, adequado para todas as emergências semelhantes. A linguagem parece ser derivada da oração de Moisés, Deuteronômio 9:26; “Orei, portanto, ao Senhor e disse: Ó Senhor Deus, não destruas o teu povo”, etc. Esta mesma expressão é encontrada em 1Samuel 26:9, em uma ordem que Davi dirigiu a seus seguidores, e “pode” tem sido uma expressão comum com ele. Sobre o significado da palavra “Mictão” no título, veja as notas na Introdução ao Salmo 16. É encontrado nos três salmos seguintes – nos dois primeiros deles, em conexão com a frase “Al-Tachete, mostrando que provavelmente aqueles salmos faziam referência ao mesmo período da vida de Davi.

Quando ele fugiu de Saul na caverna – possivelmente a caverna de Adulão (1Samuel 22:1), ou a de En-Gedi (1Samuel 24:1-3). Ou, a palavra pode ser usada em um sentido “geral” como referindo-se não a qualquer caverna “particular”, mas àquele período de sua vida quando ele foi obrigado a fugir de um lugar para outro por segurança, e quando seu lar estava “frequentemente” em cavernas.

O salmo consiste nas seguintes partes:

I. Uma oração fervorosa do homem sofredor e perseguido, com plena expressão de confiança de que Deus o ouviria (Salmo 57:1-3).

II. Uma descrição de seus inimigos, como pessoas que se assemelhavam a leões; pessoas cujas almas estavam inflamadas e enfurecidas; pessoas, cujos dentes eram como lanças e flechas (Salmo 57:4).

III. A expressão de um desejo de que Deus seja exaltado e honrado, ou que todos esses eventos possam resultar em sua honra e glória (Salmo 57:5).

IV. Uma descrição adicional dos propósitos de seus inimigos, como pessoas que haviam preparado uma rede para capturá-lo, ou que cavaram uma cova na qual ele poderia cair, mas que ele sentiu que seria uma cova na qual eles próprios cairiam (Salmo 57:6).

V. Uma expressão alegre e exultante de confiança em Deus; uma garantia de que agiria por ele; a determinação de elogiá-lo e honrá-lo; um desejo de que Deus seja exaltado acima do céu, e que sua glória possa encher toda a terra – esquecendo seus próprios problemas particulares e derramando o desejo de seu coração de que “Deus” seja honrado em qualquer coisa que “lhe ocorresse”. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.