Salmo 36

1 (Salmo de Davi, servo do SENHOR, para o regente:) A transgressão do perverso diz ao meu coração que não há temor a Deus perante seus olhos.

Comentário de A. R. Fausset

O sentido geral deste verso difícil é que “os ímpios não têm temor de Deus”. A primeira sentença pode ser traduzida: “Diz-se transgressão em meu coração, em relação aos iníquos, não há temor”, etc. é, tal é o meu reflexo sobre as transgressões dos homens. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

2 Porque ele é tão orgulhoso diante de seus olhos que não achar nem odiar sua própria maldade.

Comentário de A. R. Fausset

sua própria maldade – literalmente, “por achar sua iniquidade para odiar”; isto é, ele se convence de que Deus não o encontrará – “por odiar” envolvendo a ideia de punir. Daí suas palavras de iniquidade e engano, e sua ousada rejeição de todos os princípios corretos de conduta. O clímax é que ele deliberadamente adota e patrocina o mal. As formas negativas afirmam mais enfaticamente seus contrários. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

3 As palavras da boca dele são malícia e falsidade; ele deixou de fazer o que é sábio e bom.

Comentário de A. R. Fausset

ele deixou de fazer o que é sábio e bom. Ao invés de deixar de lado a loucura destrutiva do pecado (Isaías 1:16; Jeremias 4:22; Salmo 14:1-2). [JFU]

4 Ele planeja maldade em sua cama; fica no caminho que não é bom; não rejeita o mal.

Comentário de A. R. Fausset

Ele planeja maldade em sua cama. Mesmo ali, onde alguém se deita para dormir, ele não consegue deixar de planejar o mal.

fica no caminho que não é bom; não rejeita o mal. Seus pecados positivos fluem de sua desobediência negativa aos preceitos diretos de Deus. Nossa segurança contra grandes pecados é nos colocarmos ‘em um bom caminho’ e ‘abominamos o que é mau’. Compare Romanos 12:9. [JFU]

5 SENHOR, tua bondade alcança os céus, e tua fidelidade chega até as mais altas nuvens.

Comentário Barnes

SENHOR, tua bondade alcança os céus – Isso começa a segunda parte do salmo – a descrição do caráter de Deus em contraste com o caráter do homem ímpio. O significado aqui é, evidentemente, que a misericórdia de Deus é muito exaltada; até os próprios céus, tão alto quanto o objeto mais alto que o homem pode conceber. Assim, falamos da virtude como “exaltada” ou virtude da “espécie mais elevada”. A idéia não é que a misericórdia de Deus seja “manifestada” no céu, pois, misericórdia sendo favor demonstrado ao culpado, não há ocasião para isso no céu; nem é a ideia de que a misericórdia, conforme demonstrada ao homem, tem sua “origem” no céu, o que é de fato verdadeiro em si mesmo; mas é, como explicado acima, que é da natureza mais exaltada; que é tão alto quanto o homem pode conceber.

e tua fidelidade – Tua “veracidade”; tua fidelidade às tuas promessas e aos teus amigos.

chega até as mais altas nuvens. As nuvens estão entre os objetos mais altos. Eles se erguem acima das árvores mais altas e sobem acima das montanhas, e parecem mentir ou rolar no céu. A ideia aqui, portanto, como na primeira parte do versículo, é que ela é elevada ou exaltada. [Barnes, aguardando revisão]

6 Tua justiça é como as montanhas de Deus, teus juízos como um grande abismo; tu, SENHOR, guardas a vida dos homens e dos animais.

Comentário de A. R. Fausset

justiçajuízos. Qualidades de um bom governo (Salmo 5:8; 31:1). Através das figuras utilizadas, Sua justiça e juízos são estabelecidos como ilimitados. [Jamieson; Fausset; Brown]

Leia também um estudo sobre a justiça de Deus.

7 Como é preciosa, SENHOR, a tua bondade! Porque os filhos dos homens se abrigam à sombra de tuas asas.

Comentário Barnes

Como é preciosa – Margem, como em hebraico: “precioso”. A palavra usada aqui é aplicável a pedras preciosas 1Reis 10:2 , 1Reis 10:10-11 ; ou para o tipo mais caro de pedras empregadas na construção, como o mármore 2Crônicas 3:6 ; e então, qualquer coisa que seja “cara” ou “valiosa”. O significado é que a benevolência de Deus deve ser estimada apenas pelo valor estabelecido nos objetos mais raros e caros.

a tua bondade – tua misericórdia. A mesma palavra é usada aqui que ocorre no Salmo 36:5 , e que é traduzida como” misericórdia “. Não é um novo atributo de Deus que aqui é celebrado ou apresentado, mas a mesma característica a que se refere o Salmo 36:5. A repetição da palavra indica o estado de espírito do escritor do salmo e mostra que ele tem prazer em insistir nisso; ele naturalmente se volta para isso; suas meditações começam e terminam com isso. Embora ele esteja profundamente impressionado com a “fidelidade”, a “justiça” e o “julgamento” de Deus, ainda é Sua “misericórdia” ou “benevolência” que é o início e o fim de seus pensamentos; para isso a alma se volta com sempre novo deleite e admiração ao refletir sobre o caráter e as ações de Deus. Aqui começa nossa esperança; e para este atributo do Todo-Poderoso, quando tivermos aprendido tudo o mais que podemos aprender sobre Deus, a alma se volta com sempre novo deleite.

Porque – em vista dessa misericórdia; ou porque Deus é um Deus misericordioso. Não é na sua “justiça” que podemos refugiar-nos, pois somos pecadores, mas o fundamento de toda a nossa esperança é a sua misericórdia. Uma criatura sagrada pode voar para um Criador sagrado em busca de refúgio e defesa; aquele que se entregou a Ele, e que foi perdoado, pode apelar para sua “fidelidade”; mas o refúgio de um pecador, como tal, é apenas sua “misericórdia”; e é somente para essa misericórdia que ele pode fugir.

os filhos dos homens – literalmente, “os filhos do homem”; isto é, a raça humana, considerada como descendente de seu grande ancestral, ou como uma família. O significado não é que todos os filhos dos homens realmente coloquem sua confiança na misericórdia de Deus – pois isso não é verdade; mas:

(a) todos podem fazê-lo como filhos dos homens, ou como homens; e

(b) todos os que “colocam sua confiança sob a sombra de suas asas” confiam somente em Sua misericórdia, como a base de sua esperança.

se abrigam à sombra de tuas asas – Como pássaros pequenos e indefesos buscam proteção sob as asas da ave-mãe. Veja as notas em Mateus 23:37 ; compare isso com Deuteronômio 32:11-12. [Barnes, aguardando revisão]

8 Eles se fartam da comida de tua casa, e tu lhes dás de beber do ribeiro de teus prazeres.

Comentário Barnes

Eles se fartam – Margem, “regada”. Ou seja, todos os que assim depositam sua confiança na misericórdia de Deus. A palavra hebraica – רוה râvâh – significa beber em abundância; ficar satisfeito ou farto de bebida; ou ficar satisfeito ou cheio de água, como a terra ou os campos depois de uma chuva abundante: Isaías 34:7 ; Salmo 65:10 . O estado a que se refere a palavra é o de quem estava com sede, mas bebeu muito; quem sente que seu desejo está satisfeito: (a) Ele encontrou aquilo que se adapta às suas necessidades, ou que satisfaz as suas necessidades, como a água satisfaz as necessidades de quem tem sede; (b) Ele encontrou isso “em abundância”.

Não há falta, e ele participa dela na medida que deseja. Assim, o viajante cansado e sedento, quando encontra no deserto uma “fonte nova e intocada”, encontra aquilo de que necessita e bebe livremente; e assim o pecador – o homem moribundo – o homem que sente que não há nada no mundo que pode satisfazê-lo: (1) encontra nas disposições do evangelho o que exatamente atende às necessidades de sua natureza, e (2) ele o encontra em abundância.

da comida – A palavra usada aqui significa corretamente “gordura” ou “gordura”: Juízes 9:9 . Então significa “comida gordurosa” ou “comida suntuosa”, Jó 36:16 ; Isaías 55:2 ; Jeremias 31:14 . Está conectado aqui com a palavra “beber” ou “beber”, porque esse tipo de alimento era “sugado” pela boca, e o modo de comê-lo se assemelhava ao ato de beber. Gesenius. A alusão é a mesma que tantas vezes ocorre nas Escrituras, onde as provisões da salvação são representadas como uma “festa”, ou onde a ilustração é tirada do ato de comer ou beber.

de tua casa – Mobilado pela tua casa, ou no local de culto público. Deus é representado como o chefe ou pai de uma família e como provendo as necessidades de seus filhos. Compare Salmos 23:6 ; Salmo 27:4 .

e tu lhes dás de beber – Em alusão às provisões da salvação consideradas como adaptadas para satisfazer as necessidades da alma sedenta.

do ribeiro – A abundância. Não é uma fonte corrente; não um riacho borbulhante suave; não um riacho que logo secaria; mas um “rio”, grande; cheio; transbordante; inesgotável.

de teus prazeres – Fornecer felicidade ou prazer como o “teu” é. O homem piedoso tem felicidade do mesmo “tipo” ou “natureza” que a de Deus. É felicidade em santidade ou pureza; felicidade em fazer o bem; felicidade na felicidade dos outros. É neste sentido que o amigo de Deus participa de Seu prazer ou felicidade. Compare 2Pedro 1:4 . As seguintes coisas, portanto, são ensinadas por este versículo: (1) que Deus é feliz; (2) que a religião torna o homem feliz; (3) que sua felicidade é do mesmo “tipo” ou “natureza” que a de Deus; (4) que essa felicidade é “satisfatória” em sua natureza, ou que atende às reais necessidades da alma; (5) que é abundante e não deixa falta da alma sem suprimento; e (6) que essa felicidade deve ser encontrada em um grau eminente na “casa de Deus”, ou está intimamente ligada ao culto público de Deus. [Barnes, aguardando revisão]

9 Porque contigo está a fonte da vida; em tua luz vemos a luz verdadeira.

Comentário Barnes

Porque contigo está a fonte da vida – A fonte ou fonte da qual flui toda a vida. Todos os seres vivos derivam sua origem de ti, como riachos fluem de fontes; tudo o que é apropriadamente “chamado” de vida procede de ti; tudo o que torna a vida real – o que a torna desejável ou feliz – tem sua origem em ti. O salmista evidentemente pretendia incluir aqui mais do que mera “vida” considerada como existência animada. Ele se lembra do que havia referido nos versículos anteriores – as várias bênçãos que procediam da misericórdia e da benevolência de Deus, e que acompanhavam sua adoração; e ele aqui diz que tudo isso – tudo o que torna o homem feliz – tudo o que pode ser apropriadamente considerado como “vida” – procede de Deus. Vida literalmente, no homem e em todos os seres animados; vida espiritualmente; a vida aqui e a vida após a morte – tudo deve ser rastreado até Deus.

em tua luz vemos a luz verdadeira – Como tu és a Fonte da luz, e toda luz procede de ti, então seremos capazes de ver a luz, ou ver o que é verdade, somente como vemos em ti. Olhando para ti; meditando em teu caráter; por uma compreensão correta de si mesmo; sendo envolvidos pela luz que te envolve, veremos luz em todas aquelas grandes questões que nos deixam perplexos e que é tão desejável que compreendamos. Não é olhando para nós mesmos; não é por nenhum ensinamento humano; não é procurando informações “longe de ti” que podemos esperar ter as questões que nos deixam perplexos resolvidas; é apenas vindo a ti mesmo e olhando diretamente para ti. Não há outra fonte de luz e verdade reais, exceto Deus; e na contemplação de si mesmo e da luz que o envolve, e somente nisso podemos esperar compreender os grandes assuntos sobre os quais tanto desejamos ser informados. Tudo que está longe de Deus está escuro; tudo perto dele é luz. Se, portanto, desejamos luz sobre os assuntos que pertencem à nossa salvação, ela deve ser buscada por uma abordagem direta e próxima a ele; e quanto mais nos perdermos nos esplendores de seu trono, mais compreenderemos a verdade. Comparar 1João 1:5 ; Apocalipse 21:23 ; Apocalipse 22:5 ; 1Pedro 2:9[Barnes, aguardando revisão]

10 Estende tua bondade sobre os que te conhecem; e tua justiça sobre os corretos de coração.

que te conhecem. Conhecer adequadamente a Deus é a fonte de uma conduta e de sentimentos corretos.

Leia também um estudo sobre a justiça de Deus.

11 Não venha sobre mim o pé dos arrogantes, e que a não dos perversos não me mova.

Comentário Barnes

Não venha sobre mim o pé dos arrogantes – O pé do homem orgulhoso. A palavra traduzida “venha contra mim” significa mais apropriadamente “não venha sobre mim”; e o significado é: Não me deixe ser “pisoteado” como aqueles que são vencidos na batalha são “pisados” por seus conquistadores. Compare as notas do Salmo 18:40 .

e que a não dos perversos não me mova – Não deixe nenhum esforço do ímpio fazer isso. A “mão” é o instrumento pelo qual realizamos qualquer coisa, e a referência aqui é aos esforços que o ímpio pode fazer para destruí-lo. A oração é que ele possa ser “firme” e “impassível” em meio a todas as tentativas que possam ser feitas para tirar sua vida. [Barnes, aguardando revisão]

12 Ali cairão os que praticam a maldade; eles foram lançados, e não podem se levantar.

Comentário Barnes

Ali cairão os que praticam a maldade – O significado disso parece ser que o salmista já viu sua oração respondida. Ele fala como se aquilo que desejou e pelo qual orou já tivesse sido feito, e como se ele mesmo o visse. Ele estava tão certo de que seria feito, ele tinha tal certeza de que sua oração seria atendida, que ele parecia, pela fé, ver os eventos que já estavam ocorrendo diante de seus próprios olhos, e sentiu que poderia falar sobre o que orou pois como se já tivesse sido concedido. Essa é a natureza da fé; e tal forte confiança em Deus e em sua fidelidade às suas promessas podem ter todos os que oram com fé. É notável, como já foi observado em referência aos Salmos, quantas vezes um salmo começa na depressão e termina em triunfo; quantas vezes o autor fica desanimado e triste ao pesquisar, no início do salmo, os problemas que o cercam, e como no decorrer do salmo as nuvens se dispersam; a mente fica calma; e a alma se torna triunfante.

eles foram lançados, e não podem se levantar – Eles são totalmente derrubados. Sua derrota é completa. Eles nunca serão capazes de se reunir novamente. Portanto, a fé considera todos os inimigos da verdade e da justiça como sendo totalmente derrotados no futuro, e considera isso tão certo que já pode falar na exultante linguagem da vitória. Então, certamente, todos os inimigos espirituais daqueles que confiam em Deus serão derrotados – certamente os justos triunfarão – para que, nas asas da fé, eles possam olhar além de todos os conflitos e lutas, e ver a vitória conquistada, e irromper em canções de exultantes louvores. A fé freqüentemente converte as promessas em realidade, e nas esperanças brilhantes e certas esperanças do céu canta e se regozija como se já estivesse em nossa posse – antecipando apenas por alguns poucos dias, semanas ou anos, o que certamente será nosso. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 35 Salmo 37>

Introdução ao Salmo 36

O “título” deste salmo é: “Para o músico-chefe, um” salmo “de Davi, o servo do Senhor”. Sobre o significado da frase “Ao chefe dos músicos” veja as notas no título do Salmo 4. As palavras “Um Salmo” são fornecidas pelos tradutores. O original é simplesmente “de” ou “por Davi”, como no Salmo 11; 14; 25; 26; e outros, sem indicar se é um “salmo” ou uma “oração”. Em muitos casos, o “caráter” do salmo é indicado no título, como no Salmo 3; 4; 5; 6; e outros, “Um Salmo de Davi”; no Salmo 7, “Shiggaion de Davi;” Salmo 16, “Mictam de Davi;” Salmo 17, “Uma” Oração “de Davi,” etc. etc. O significado do título aqui é simplesmente que foi “composto” por Davi, sem indicar nada em relação ao “conteúdo” ou “caráter “do salmo. A adição no título, “O servo do Senhor”, ocorre também no título do Salmo 18. Veja as notas desse título. Isso parece ter sido adicionado aqui, como no Salmo 18, por alguma razão que tornou apropriado observar que o salmo foi composto por alguém que era um “servo” ou amigo de Yahweh, e que estava apresentando algo que estava especialmente relacionado com aquele serviço, ou foi sugerido por ele – como expressando os sentimentos de alguém que serviu a Deus; ou mostrando o resultado de servir a Deus. No Salmo 18, o último parece ter sido a ideia proeminente; no salmo diante de nós, o primeiro parece ser o pensamento principal; “e o salmo é propriamente uma expressão dos sentimentos de alguém que está verdadeiramente empenhado no serviço de Deus”. Como tal, suas instruções são valiosas em todos os tempos e em todas as épocas.

A ocasião em que o salmo foi composto não é conhecida. Não há nada no título que indique isso, ou no próprio salmo, e as conjecturas são vãs. Amyraldus supôs que se referia a Saul, e especialmente quando ele parecia ser amigável com Davi, mas quando ele secretamente abrigava malícia em seu coração, e procurava destruí-lo, e ao fato de Davi ter visto seu reais desígnios através de todas as profissões de sua amizade e confiança. É certamente possível que esta tenha sido a ocasião em que o salmo foi composto; mas não há circunstâncias no salmo que tornem isso absolutamente certo, e houve muitas ocasiões na vida de Davi quando a descrição em uma parte do salmo (Salmo 36:1-4) teria sido aplicável ao caráter e planos de seus inimigos, como a descrição no restante do salmo teria sido aplicável ao seu próprio.

O salmo consiste em três partes:

(1) Uma descrição do caráter dos ímpios, referindo-se, sem dúvida, a algumas pessoas que estavam, ou que haviam estado, tramando a ruína do autor do salmo; uma descrição geral da depravação humana, extraída do caráter daqueles que o salmista tinha particularmente em vista (Salmo 36:1-4).

(2) Uma descrição da misericórdia de Deus, e uma expressão de forte confiança nessa misericórdia; particularmente, uma descrição do caráter de um Deus misericordioso como um refúgio nas pessoas quando prevalece a depravação, e nas trevas; uma expressão de forte confiança de que a luz finalmente sairá dele, e que eles encontrarão segurança que colocarão sua confiança sob a sombra de suas asas (Salmo 36:5-9).

(3) Uma oração do salmista para que ele pudesse experimentar a misericórdia de Deus neste caso, e uma expressão de firme convicção de que Deus se interporia em seu favor (Salmo 36:10-12). Ele está tão confiante nisso – tão certo de que aconteceria – que fala disso como se já tivesse sido feito. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.