Bíblia, Revisar

Apocalipse 22

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!
1 E ele me mostrou o rio puro da água da vida, claro como cristal, que vinha do trono de Deus e do Cordeiro.

água da vida. Água infinitamente superior às águas do primeiro Paraíso (Gn 2:10-14), e até mesmo àquelas figurativas da Jerusalém do milênio (Ez 47:1,12; Zc 14:8), como o fruto maduro é superior à flor. As águas do milênio representam a plena graça do Evangelho; estas da nova Jerusalém representam a glória do Evangelho. Seu fluxo contínuo de Deus, a Fonte da vida, simboliza a vida ininterrupta derivada dos santos, sempre fresca, d’Ele: plenitude de alegria, assim como vitalidade perpétua. Como cristal puro, livre de qualquer mancha ( compare com Ap 4:6).

claro como cristal. Ou seja brilhante. [JFU]

2 No meio de sua praça, e de um lado e do outro do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto a cada mês; e as folhas das árvores são para a saúde das nações.

Uma harmoniosa unidade das Escrituras é aqui exibida. Os pais da Igreja o compararam um pouco, um círculo ininterrupto, retornando a si mesmo. Entre os eventos de Gênesis e os que não têm final de Apocalipse, pelo menos seis mil ou sete milésimos de distância; e entre Moisés, o primeiro escritor, e João, o último, cerca de mil e quinhentos anos. Qua gosto é, como no começo, a ser aplicada, a noiva, a inocência no Paraíso, os tentáculos da serpente e expulsão da árvore da vida e das águas agradáveis, mas não são uma promessa de um Redentor que será esmagar a serpente; Assim, no final, a antiga serpente é expulsa para sempre, o Senhor do Céu, que aparece com a Sua Noiva, a Igreja, em um Paraíso, e em meio a melhores águas (Ap 22:1): uma árvore de a vida também está lá com todas as suas curativas, não guardadas com uma espada flamejante, mas aberta a todos que vencerem (Ap 2:7), e não há mais maldição.

rua dele – isto é, da cidade.

de um lado e do outro do rio– Alford: “No meio da rua”, (A, B, e siríaco) ler, {, o sentido é o mesmo}; comparar grego, Jo 19:18), assim, como os cartões estavam em contato com a rua e o rio.Mas de Ezequiel Prefiro o tipo: no primeiro Paraíso O que é uma árvore de vida, agora é uma árvore, uma folha de terra, uma folha de terra, um pedaço de terra lavado de ambos os lados pelo rio (como o primeiro Paraíso foi lavado de um lado pelo Tigre, do outro lado do Eufrates), e não o meio da planície, que não é meio dos ramos do rio, ficava a árvore: caso em que podemos A palavra estava no meio da rua. “Então, com Durham suponha, a árvore estava no meio da rua. Estendendo-se a seus ramos para ambos os bancos. Mas compare Ez 47:12, o tipo milenar do Paraíso final; que todas as árvores de tipos, todas denominadas “a árvore da vida”. A morte reina agora por causa do pecado; mesmo assim, a morte, embora muito limitada, não desaparece completamente. Mas na cidade final e celeste na terra, o pecado e a morte cessarão completamente.

o ano todo – grego, “de acordo com cada mês”; cada dia teve seu próprio fruto, assim como as diferentes estações são agora marcadas por suas próprias produções; Somente depois, ao contrário de agora, não há uma estação cheia de seu fruto, e não há uma infinidade, respondendo um cochilo, um número simbólico da igreja mundial (compare Nota, ver Ap 12:1; ver em Ap 21:14). O arcebispo Whatley acha que a árvore da vida estava entre as árvores das quais Adão livremente comeu (Gn 2:9,16-17), e que sua continuidade na imortalidade dependia de ele continuar a comer desta árvore ; tendo perdido, ele se tornou sujeito à morte; mas ainda os efeitos de ter comido por um tempo mostraram-se na longevidade dos patriarcas. Deus poderia indubitavelmente endossar uma árvore com poderes medicinais especiais. Mas Gn 3:22 parece implicar, o homem ainda não havia tirado da árvore, e que se tivesse, ele teria vivido para sempre, o que em seu estado então caído teria sido a maior maldição.

folhas … para … cura – (Ez 47:9,12). As folhas serão o preventivo de saúde, assegurando os remidos, não curando-os, das doenças, enquanto que “o fruto será para a carne”. No milênio descrito em Ez 47:1-23 e Ap 20:1-15, a Igreja dará a árvore do Evangelho às nações fora de Israel e da Igreja, e assim curará sua enfermidade espiritual; mas na última e perfeita nova Jerusalém aqui descrita, o estado de todos é eternamente fixo, e nenhum processo de salvação continua (compare Ap 22:11). Alford confunde-se totalmente em falar de “nações de fora” e “habitar na terra renovada, organizada sob reis e salva pelas influências da cidade celestial” (!) Compare Ap 21:2,10-27; as “nações” mencionadas (Ap 21:24) são aquelas que há muito tempo, a saber, no milênio (Ap 11:15), tornam-se as do Senhor e do Seu Cristo.

3 E não haverá mais maldição alguma; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e seus servos o servirão.

não haverá mais maldição – da qual o sincero será dado no milênio (Zc 14:11). Deus só pode habitar onde a maldição e sua causa, o pecado amaldiçoado (Js 7:12), são removidos. Então, segue-se corretamente: “Mas o trono de Deus e do Cordeiro (que nos resgatou da maldição, Gl 3:10,13) estará nele.” Compare no milênio, Ez 48:35.

sirva-o – com adoração (Ap 7:15).

4 E eles verão o rosto dele, e o nome dele estará em suas testas.

verão o rosto dele – revelado em glória divina, em Cristo Jesus. Eles o verão e conhecerá com conhecimento intuitivo sobre Ele, assim como são conhecidos por Ele (1Co 13:9-12) e face a face. Compare 1Tm 6:16 com Jo 14:9. Deus o Pai só pode ser visto em Cristo.

em grego, “em suas testas”. Não somente eles, pessoalmente e em segredo (Ap 3:17), conhecerão sua filiação, mas serão conhecidos como filhos de Deus por todos os cidadãos da nova Jerusalém, de modo que a livre O fluxo de amor mútuo entre os membros da família de Cristo não será verificado por suspeita como aqui.

5 E ali não haverá mais noite, e não terão necessidade de lâmpada, nem de luz do sol; porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.

lá – então Andreas. Mas A, B, Vulgata e siríaco leram: “(não haverá noite) por mais tempo”; Grego, “”eti}”, para “”ekei}”).

eles precisam – A, Vulgata e Copta leem o futuro, “eles não terão necessidade”. B lê, “(e não haverá) nenhuma necessidade”.

lâmpada – grego, “lâmpada”. A, Vulgata, siríaco e copta inserem “luz (de uma vela ou lâmpada)”. B Omite.

do sol – assim A. Mas B omite isso.

dá … luz – “ilumina”. Então Vulgata e siríaco. Mas A lê, “deve dar luz”.

eles – então B e Andreas. Mas A lê “sobre eles”.

reinarão – com uma glória provavelmente transcendendo a do seu reinado no céu com Cristo sobre as nações milenares i) na carne descrita em Ap 20:4,6; esse reinado foi apenas por um tempo limitado, “mil anos”; este reinado final é “até os séculos dos séculos”.

6 E ele me disse: “Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo para mostrar a seus servos as coisas que devem acontecer em breve.”

Estas palavras são fiéis e verdadeiras – três vezes repetidas (Ap 19:921:5). Porque somos lentos em acreditar que Deus é tão bom quanto ele é. A notícia parece-nos, habituados como estamos à miséria deste mundo caído, bom demais para ser verdade [Nangle]. Eles não são sonhos de um visionário, mas as realidades da palavra certa de Deus.

santo – então Andreas. Mas A, B, Vulgata, siríaco e copta leram: “(o Senhor Deus dos) espíritos (dos profetas)”. O Senhor Deus que com o Seu Espírito inspirou seus espíritos para poder profetizar. Há apenas um Espírito, mas os profetas individuais, de acordo com a medida dada a eles (1Co 12:4-11), tinham seus próprios espíritos (Bengel) (1Pe 1:11; 2Pe 1:21).

ser feito – grego, “venha a passar.”

7 “Eis que logo venho; bendito é aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.”

“E” é omitido em Coptic e Andreas com a versão em inglês, mas é inserido por A, B, Vulgate e Syriac.

abençoado – (Ap 1:3).

8 E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E quando eu as ouvi e vi, prostrei-me para adorar diante dos pés do anjo, que me mostrava estas coisas.

Tanto aqui como em Ap 19:9-10, o apóstolo caindo aos pés do anjo é precedido por uma gloriosa promessa à Igreja, acompanhada com a certeza, de que “Estas são as verdadeiras palavras de Deus, ”E que aqueles são“ abençoados ”que os mantêm. Emoção arrebatadora, gratidão e adoração, diante da perspectiva da glória futura da Igreja, transportá-lo para fora de si mesmo, a fim de cair em um ato injustificável; contraste seu sentimento oposto à perspectiva da profunda queda da Igreja [ver Auberlen], ver em Ap 17:6; veja em Ap 19:9-10.

ouvi e vi – A, B, Vulgata e siríaco transpor esses verbos. Traduza literalmente: “Eu João (era ele) que ouviu e viu estas coisas”. É observável que em Ap 19:10, a linguagem é: “caí diante de seus pés para adorá-lo”; mas aqui, “caí para adorar (Deus?) diante dos pés do anjo”. Parece improvável que João, quando uma vez reprovado, caísse no mesmo erro novamente. A visão de Bengel, portanto, é provável; João pretendia primeiro adorar o anjo (Ap 19:10), mas agora só a seus pés pretende adorar (Deus). O anjo nem sequer permite isso.

9 E ele me disse: “Olha, não faças isto ! Porque eu sou um companheiro de serviço teu, e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.”

Literalmente, “não veja”; a brusquidão da frase que marca a aversão do anjo ao pensamento de ser adorado, embora indiretamente. Compare a tentação do anjo caído a Jesus: “Cai e me adora” (Mt 4:9).

para – A, B, Vulgata, Siríaca, Copta, Andreas e Cipriano omitem “por”; o que concorda com a seriedade abrupta da proibição do anjo de um ato depreciativo a Deus.

e de – “e (o companheiro de servo) de teus irmãos.”

10 E ele me disse: 'Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.

Não seles – Mas em Dn 12:4,9 (compare Dn 8:26), o comando é: “Sele o livro”, pois a visão será “por muitos dias”. O cumprimento da profecia de Daniel estava distante, a profecia de João está próxima. O Novo Testamento é o tempo do fim e do cumprimento. A Igreja Gentia, para a qual João escreveu sua Revelação, precisa de mais para ficar impressionada com a brevidade do período, pois está inclinada, devido à sua origem gentílica, a conformar-se com o mundo e esquecer a vinda do Senhor. O Apocalipse aponta, por um lado, para a vinda de Cristo como distante, pois mostra a sucessão dos sete selos, trombetas e frascos; por outro lado, proclama: “Eis que venho rapidamente”. Assim, Cristo marcou muitos eventos para intervir antes de Sua vinda, e ainda assim Ele diz: “Eis que venho depressa”, porque a nossa atitude correta é a contínua. observando em oração pela Sua vinda (Mt 25:6,13,19; Mc 13:32-37 (Auberlen); compare com Ap 1:3).

11 Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem é sujo, suje-se ainda; e quem é justo, seja ainda justificado; e quem é santo, seja ainda santificado.”

injusto – “injusta”; em relação aos semelhantes; opostos a “justos” ou “justos” (como o grego pode ser traduzido) abaixo. Mais literalmente, “aquele que faz injustamente, faça injustamente ainda”.

imunda – em relação à própria alma como imunda diante de Deus; oposta a santa ”, consagrado a Deus como puro. A omite a cláusula: “Aquele que é imundo, deixe-o ser imundo ainda”. Mas B o apóia. Na carta dos Mártires Vienne e Lyons (em Eusébio), no segundo século, a leitura é: “Aquele que é sem lei (grego, ‘{anomos}’) seja ele sem lei, e aquele que é justo seja ele justo (literalmente, ‘ser justificado’) ainda. ”Nenhum manuscrito é tão antigo.A, B, Vulgata, siríaco, copta, Andreas e Cipriano lêem:“ faça justiça ”(1Jo 2:29; 3:7) A purgação do pecado é pecado, a recompensa da santidade é a santidade. O castigo eterno não é tanto uma lei arbitrária, como resultado necessariamente seguindo a própria natureza das coisas, como o fruto resulta do broto. Nenhuma punição pior pode Deus colocar em homens ímpios do que entregá-los a si mesmos. A lição solene derivada deste versículo é: Converta-se agora no pouco tempo que resta (Ap 22:10, final) antes de “eu vir” (Ap 22:7,12), ou então você deve permanecer não convertido para sempre ; o pecado no mundo eterno será deixado para suas próprias consequências naturais; a santidade no germe se desenvolverá em perfeita santidade, que é a felicidade.

12 “Eis que logo venho, e minha recompensa está comigo, para retribuir a cada um assim como for sua obra.

E – em nenhum dos nossos manuscritos. Mas A, B, Vulgata, Siríaco, Copta e Cipriano omitem isso.

eis que cedo venho – (compare Ap 22:7).

minha recompensa é comigo – (Is 40:1062:11).

para dar – grego, “renderizar”.

cada homem grego “, para cada um”.

será – assim B em Mai. Mas B, em Tischendorf, e A, siríaco, lêem: “é”.

13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o principio e o fim, o primeiro e o último.”

o Alfa e o Ômega ”A, B, Vulgata, Siríaco, Orígenes e Cipriano transpõem assim“ o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim ”. Andreas apoia a Versão em Inglês. Compare com esses títulos divinos assumidos aqui pelo Senhor Jesus, Ap 1:8,1721:6. Ao encerrar todo o esquema de revelação, Ele se anuncia como aquele diante de quem e depois de quem não há Deus.

14 Benditos são os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

faça seus mandamentos – assim B, siríaco, copta e cipriota. Mas A, Aleph e Vulgata leram: “Bem-aventurados os que lavarem as suas vestiduras”, isto é, no sangue do Cordeiro (compare Ap 7:14). Essa leitura tira o pretexto para a noção de salvação pelas obras. Mas até a leitura da versão em inglês é bastante compatível com a salvação pela graça; para o primeiro e grandioso “mandamento” do evangelho de Deus é crer em Jesus. Assim, o nosso “direito” a (grego, “privilégio” ou “autoridade legal sobre”) a árvore da vida é devido não aos nossos feitos, mas ao que Ele fez por nós. O direito, ou privilégio, é fundado, não em nossos méritos, mas na graça de Deus.

através – grego, “pelos portões”.

15 Mas de fora estarão os cães, os feiticeiros, os pecadores sexuais, os homicidas, os idólatras, e todo aquele que ama e pratica a mentira.

Mas – tão copta. Mas A, B, Hipólito, Andreas e Cipriano omitem.

cachorros – grego, “os cachorros”; o impuro, imundo (Ap 22:11; compare com Fp 3:2).

maketh – incluindo também “quem pratica a mentira” (W. Kelly).

16 'Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos dar testemunho destas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e descendência de Davi; sou a brilhante estrela da manhã.'

meu anjo – pois Jesus é o Senhor dos anjos.

a vocês – ministros e pessoas nas sete igrejas representativas, e através de vocês, para testemunharem aos cristãos de todos os tempos e lugares.

raiz e descendência de Davi – título apropriado aqui, onde assegurando Sua Igreja das “seguras misericórdias de Davi”, assegurada a Israel primeiro, e através de Israel aos gentios. Raiz de Davi, como sendo Jeová; a descendência de Davi como homem. Senhor de Davi, ainda filho de Davi (Mt 22:42-45).

estrela da manhã – que inaugurou o dia da graça no início desta dispensação e que inaugurará o eterno dia da glória no seu final.

17 E o Espírito e a noiva dizem: 'Vem!' E quem o ouve, diga: 'Vem!' E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.

Resposta da Igreja espiritual e João às palavras de Cristo (Ap 22:7,12,16).

o Espírito – nas igrejas e nos profetas.

a noiva – não aqui chamada “esposa”, como esse título se aplica a ela somente quando o número completo que constitui a Igreja tiver sido completado. O convite, “Venha,” só vale bem enquanto a Igreja ainda é apenas uma noiva prometida, e não a esposa realmente casada. Contudo, “Vem” pode antes ser a oração do Espírito na Igreja e nos crentes em resposta ao “eu venho depressa” de Cristo, clamando, “Vem” (Ap 22:7,12). ; Ap 22:20 confirma essa visão. Toda a questão da sua salvação depende disso, de que você seja capaz de ouvir com alegria o anúncio de Cristo: “Eu venho” e responder: “Venha” (Bengel). Venha para glorificar totalmente a sua noiva.

Aquele que ouve, ou seja, que ouça o Espírito e a Noiva dizendo ao Senhor Jesus: “Vem”, junte-se à Noiva como uma verdadeira crente, torne-se parte dela, e assim diga com ela a Jesus: “Vem. “Em” heareth “significa” obedecer “; pois até que alguém tenha obedecido ao chamado do Evangelho, ele não pode orar a Jesus “Venha”; assim “ouvir” é usado, Ap 1:3; Jo 10:16 Aquele que ouve e obedece a voz de Jesus (Ap 22:161:3) se une em orar “Vem.” Compare Ap 6:1,10; veja em Ap 6:1. Na outra visão, que faz “Venha” um convite aos pecadores, esta sentença exorta aqueles que ouvem salvamente o convite para se dirigirem aos outros, como fizeram André e Filipe depois que eles mesmos ouviram e obedeceram ao convite de Jesus: “Vem .

E quem tem sede, venha – Como a Noiva, a Igreja, ora a Jesus: “Vem,” então ela insta a todos os que têm sede de participação na plena manifestação da redenção – a glória em Sua vinda a nós, para vir neste meio tempo e beber das águas vivas, que são o penhor da “água da vida pura como cristal… do trono de Deus do Cordeiro” (Ap 22:1) no céu e na terra regenerados.

E então siríaco. Mas A, B, Vulgata e Copta omitem “e”.

quem quiser, isto é, está disposto e desejoso. Há um clímax descendente; Aquele que ouve eficaz e salvadoramente a voz de Cristo, ora individualmente, como a Noiva, a Igreja, faz coletivamente: “Vinde Senhor Jesus” (Ap 22:20). Aquele que, embora ainda não tenha realmente ouvido a salvação, e, portanto, ainda não possa participar da oração: “Senhor Jesus, vem,“ ainda tem sede, vem a Cristo. Quem quer que esteja disposto, ainda que seus desejos ainda não tenham uma sede positiva, tome a água da vida livremente, isto é, gratuitamente.

18 Porque eu também dou testemunho a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro, que se alguém acrescentar a estas, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro;

Porque eu também dou testemunho – Nenhum dos nossos manuscritos tem isso. A, B, Vulgata e Andreas leram “eu” enfático no grego. “Eu testifico.”

a estas coisas – A, B e Andreas lêem “a eles”.

add… add – apenas retribuição em espécie.

19 E se alguém tirar das palavras do livro desta profecia, Deus tirará sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

livro – Nenhum dos nossos manuscritos lê isto. A, B, Aleph, Vulgata, siríaco e copta leem: “(tire sua parte, isto é, parte) da árvore da vida”, isto é, privá-lo-á da participação na árvore da vida.

e das coisas – então Vulgata. Mas A, B, Aleph, Syriac, Coptic e Andreas omitem “e”; então “o que está escrito neste livro” se referirá à “cidade santa e à árvore da vida”. Como no começo deste livro (Ap 1:3) uma bênção foi prometida ao devoto e obediente estudante dela, então agora, no seu término, uma maldição é denunciada contra aqueles que acrescentam ou tiram dela.

20 Aquele que dá testemunho destas coisas diz: 'Certamente logo venho.' Amém! Sim, vem, Senhor Jesus!

Um homem. Mesmo assim, vem – O Cântico de Salomão (Ct 8:14) termina com a mesma oração ansiosa pela vinda de Cristo. A, B e Alef omitem “Mesmo assim,” grego, “”nai}”: então traduzam para Amém, “Assim seja, venha, Senhor Jesus”; juntando-se ao “Amém” ou “Assim seja” não com a afirmação de Cristo (pois Ele se chama o “Amém” no começo das sentenças, ao invés de colocá-lo como uma confirmação no final), mas com a resposta de João. “Eu venho” de Cristo e “Vem” de João são quase coincidentes no tempo; Então, verdadeiramente, o crente reflete a mente de seu Senhor.

21 A graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos.

nossa – então Vulgata, siríaca e copta. Mas A, B e Alef omitem.

Cristo – assim B, Vulgata, siríaco, copta e Andreas. Mas A e Aleph omitem.

com todos – então nenhum dos nossos manuscritos. B tem, “com todos os santos”. A e a Vulgata têm “com todos”. Aleph tem “com os santos”. Essa bênção final, a marca de Paulo em suas Epístolas, foi depois da morte de Paulo John. O Antigo Testamento terminou com uma “maldição” em conexão com a lei, o Novo Testamento termina com uma bênção em união com o Senhor Jesus.

Amém – assim B, Aleph e Andreas. A e Vulgate Fuldensis omitem isso.

Que o Senhor Bendito, que fez com que todas as Sagradas Escrituras sejam escritas para nosso aprendizado, abençoe este humilde esforço para fazer as Escrituras se exporem e torná-las um instrumento para a conversão dos pecadores e a edificação dos santos, para a glória de Seu grande nome. e a aceleração do seu reino! Um homem.

<Apocalipse 21 Gênesis 1>

Introdução à Apocalipse 22

O rio da vida: A árvore da vida: As outras bem-aventuranças dos redimidos. João proibiu adorar o anjo. A localização do Cristo está chegando para consertar o estado do homem. Testemunho de Jesus, Seu Espírito e uma Noiva, qualquer adição à qualidade, ou subtração, será eternamente punida. Benção de encerramento.

Leia também uma introdução ao livro do Apocalipse.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible e John Gill’s Exposition of the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados