Bíblia, Revisar

Cânticos 8

1 Como gostaria que tu fosses como meu irmão, que mamava os seios de minha mãe. Quando eu te achasse na rua, eu te beijaria, e não me desprezariam.

Ele já era um irmão. Por que, então, esta oração aqui? Refere-se ao tempo após Sua ressurreição, quando a anterior intimidade com Ele não era mais permitida, mas estava implícito que deveria ser renovada na segunda vinda (Jo 20:17). Por isso a Igreja aqui ora; enquanto isso, ela desfruta de comunhão espiritual interior com Ele. O último que “beijou” Jesus Cristo na terra foi o traidor Judas. O retorno da noiva com o rei para a casa de sua mãe responde a At 8:25, depois da missão a Samaria. O restante falado (Ct 8:4) responde a At 9:31.

que mamavamãe – um irmão nascido da mesma mãe; o empate mais próximo.

2 Eu te levaria e te traria à casa de minha mãe, aquela que me ensinou, e te daria a beber do vinho aromático, do suco de minhas romãs.

Seu desejo de trazê-lo em seu círculo familiar (Jo 1:41).

aquela que me ensinou – ao contrário, “tu me instruir”, ou seja, como eu poderia melhor te agradar (Is 11:2-3; 50:4; Lc 12:12; Jo 14:26; 16:13).

vinho aromático – temperado com perfumes aromáticos. Jesus Cristo deveria ter os nossos melhores presentes. Especiarias nunca são introduzidas na música em Sua ausência; portanto, o tempo de Seu retorno do “monte de especiarias” (Ct 8:14) é contemplado. A taça de noivado foi dada por Ele na última ceia; a taça ou casamento será apresentado por ela no Seu retorno (Mt 26:29). Até então o crente frequentemente não pode sentir ou falar dEle como ele desejaria.

3 Esteja sua mão esquerda debaixo de minha cabeça, e sua direita me abrace.

A “esquerda e direita”, etc., ocorreu apenas uma vez, na verdade (Ct 2:6), e aqui optativamente. Somente em Sua primeira manifestação a Igreja o envolveu palpavelmente; em sua segunda vinda, haverá outra comunhão sensata com ele. O restante em Ct 8:4, que é uma realização espiritual do desejo em Ct 8:3 (1Pe 1:8), e a acusação de não perturbá-lo, fecha o primeiro, segundo e quarto cânticos ; não o terceiro, como o noivo toma conta de si mesmo; nem o quinto, como, se o repouso formou seu fim, poderíamos confundir o estado presente com nosso descanso. O fim quebrado e ansioso, como o de toda a Bíblia (Ap 22:20), nos lembra que devemos esperar por um Salvador que venha. Sobre “filhas de Jerusalém”, veja em Ct 7:10.

4 Eu vos ordeno, filhas de Jerusalém: jurai que não acordeis, nem desperteis ao amor, até que ele queira.
5 Outros : Quem é esta, que sobe da terra desabitada, reclinada sobre seu amado? Ela : Debaixo de uma macieira te despertei; ali tua mãe te teve com dores; ali te deu à luz aquela que te gerou.

Cântico V. – (Canto 8: 5-14) – Do Chamado dos Gentios ao Fim da Revelação

Quem é esta – Palavras das filhas de Jerusalém, isto é, as igrejas da Judéia; referindo-se a Paulo, em seu retorno da Arábia (“o deserto”), para onde ele havia ido após a conversão (Gl 1:15-24).

Eu te criei … ela … te mostrou – (At 26:14-16). As primeiras palavras de Jesus Cristo para a noiva desde que ela foi ao jardim das nozes (Ct 6:9-10); Assim, Sua aparição a Paulo é a única desde Sua ascensão, Ct 8:13 não é um endereço dEle como visível: sua resposta implica que Ele não é visível (1Co 15:8). Espiritualmente, ela foi encontrada no deserto moral (Ez 16:5; Os 13:5); mas agora ela está “vindo de” (Jr 2:2; Os 2:14), especialmente no último estágio de sua jornada, sua fraqueza consciente lançando-se mais completamente em Jesus Cristo (2Co 12:9). “Ressuscitado” (Ef 2:1-7). Encontrado arruinado sob a árvore proibida (Gn 3:22-24); restaurado sob a sombra de Jesus Cristo crucificado, “a árvore verde” (Lc 23:31), fruto “rolamento” pela cruz (Is 53:11; Jo 12:24). “Nascido de novo pelo Espírito Santo” “lá” (Ez 16:3-6). Neste verso, sua dependência, no verso similar, Canção de Salomão 3: 6, etc., Sua onipotência para apoiá-la, é revelada (Dt 33:26).

6 Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte, e o ciúme é severo como o Xeol; suas brasas são brasas de fogo, labaredas intensas.

Implicando aproximando a ausência do noivo.

selo – tendo seu nome e imagem gravados nele. Seu Santo Sacerdócio também no céu (Êx 28:6-12,15-30; Hb 4:14); “Seu coração” ali respondendo ao “teu coração” aqui, e “dois ombros” para “armar”. (Veja Jr 22:24, com Ag 2:23). Mas o Espírito Santo (Ef 1:13-14). Como em Ct 8: 5, ela estava “inclinada” sobre Ele, isto é, o braço dela no braço dele, a cabeça dela no colo dele; então ela ora agora que, antes de se separarem, sua impressão pode estar gravada tanto em Seu coração como em Seu braço, respondendo ao Seu amor e Seu poder (Sl 77:15; ver Gn 38:18; Is 62:3).

o amor é forte como a morte – (At 21:13; Rm 8:35-39; Ap 12:11). Esse amor deles pela morte flui da parte dele (Jo 10:15; 15:13).

ciúmeo Xeol – zelosos amores, inveja de tudo o que se interpõe entre a alma e Jesus Cristo (1Rs 19:10; Sl 106:30-31; Lc 9:60; 14:26; 1Co 16:22).

severo – em vez disso, “inflexível” duro, como a sepultura não vai deixar ir aqueles que uma vez detém (Jo 10:28).

labaredas intensas – literalmente, “a chama do fogo de Jeová” (Sl 80:16; Is 6:6). Em nenhum outro lugar o nome de Deus é encontrado na Canção. O zelo que queimava em Jesus Cristo (Sl 69:9; Lc 12:49-50) acendeu em Seus seguidores (At 2:3; Rm 15:30; Fp 2:17).

7 Muitas águas não poderiam apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa por este amor, certamente o desprezariam.

águas – em contraste com as “brasas de fogo” (Ct 8:6; 1Rs 18:33-38). Perseguições (At 8:1) não podem extinguir o amor (Hb 10:34; Ap 12:15-16). Nossas muitas provocações não apagaram o Seu amor (Rm 8:33-39).

se… der todas as substâncias… desprezado – Nada menos do que o próprio Jesus Cristo, nem mesmo o céu sem Ele, pode satisfazer o santo (Fp 3:8). Satanás oferece ao mundo, como a Jesus Cristo (Mt 4:8), para o santo, em vão (1Jo 2:15-17; 5:4). Nada além de nosso amor, por sua vez, pode satisfazê-lo (1Co 13:1-3).

8 Irmãos dela : Temos uma irmã pequena, que ainda não têm seios; que faremos a esta nossa irmã, no dia que dela falarem?

A igreja gentia (Ez 16:48). “Nós”, isto é, a Igreja hebraica, que até então admitia os gentios à comunhão, apenas se tornando prosélitos judaicos. Agora, os primeiros gentios idólatras são admitidos diretamente (At 11:17-26). Geralmente, a ansiedade do santo por outras almas (Mc 5:19; Jo 4:28-29).

não tem seios – nem fé nem amor ainda (ver em Ct 4:5), que “vem por ouvir” Daquele que primeiro nos amou. Ainda não apto para ser sua noiva e mãe de uma descendência espiritual.

que faremos – a principal questão na Igreja primitiva no primeiro conselho (At 15:23-29). Como “o irmão mais velho” deve tratar o “mais novo”, já recebido pelo Pai (Lc 15:25-32)? Geralmente (2Sm 15:15; Jo 9:4,6; Gl 6:10).

no dia que dela falarem – isto é, quando ela deve ser procurada em casamento (Jz 14:7), ou seja, por Jesus Cristo, o noivo celestial.

9 Se ela for um muro, edificaremos sobre ela um palácio de prata; e se ela for uma porta, então a cercaremos com tábuas de cedro.

porta – os mesmos termos empregados quanto à questão dos gentios (At 14:27; Ef 2:14). Se ela for um muro em Sião, fundada em Jesus Cristo (1Co 3:11), não “resistiremos a Deus” (At 11:17; 15:8-11). Mas se assim for, não devemos “edificar” (At 15:14-17) sobre ela “madeira, feno, restolho” (1Co 3:12), isto é, ritos judaicos, etc., mas “um palácio de prata ”, Isto é, todos os maiores privilégios da comunhão da igreja (Gl 2:11-18; Ef 2:11-22). Imagem das esplêndidas torres “construídas” nas “paredes” de Jerusalém e flanqueando a “porta” ou porta de entrada. A Igreja Gentia é a “porta”, o tipo de acessibilidade católica (1Co 16:9); mas não deve ser uma mera via pública, mas decorada com uma estrutura de madeira, de modo a não apenas admitir, mas também encerrar com segurança: o cedro é perfumado, belo e duradouro.

10 Ela : Eu sou um muro, e meus seios como torres; então eu era aos olhos dele, como aquela que encontra a paz.

A alegria da Igreja gentia em sua admissão gratuita aos privilégios do evangelho (At 15:30-31). Ela é uma das paredes do templo espiritual do Espírito Santo, a igreja hebraica é a outra; Jesus Cristo, o fundamento comum, une-se a eles (Ef 2:11-22).

seiostorres – aludindo ao palácio de prata, que as virgens de noiva propuseram para construir sobre ela (Ct 8:9). “Seios” de consolo (Is 66:11); fé e amor (1Ts 5:8); oposta ao seu estado anterior, “sem seios” (Ct 8:8; 2Ts 1:3). Assim Ez 16:46,61 cumpriu-se, tanto Samaria como os gentios uniram-se à igreja evangélica judaica.

paz – A Igreja Gentia também se tornou a Sulamita (Ct 6:13), ou a noiva desfrutando da paz de Salomão, isto é, Jesus Cristo, o Príncipe da Paz (Rm 5:1; Ef 2:14). Não rejeite aqueles a quem Deus aceita (Nm 11:28; Lc 9:49; At 15:8-9). Em vez disso, superadd para cada ajuda e privilégio (Ct 8:9).

11 Salomão teve uma vinha em Baal-Hamom; ele entregou esta vinha a uns guardas, e cada um lhe trazia como faturamento de seus frutos mil moedas de prata.

A Igreja conjunta fala da vinha de Jesus Cristo. Transferência dele dos judeus, que não deram os frutos, como está implícito no silêncio respeitando qualquer, aos gentios (Mt 21:33-43).

Baal-Hamom – equivalente ao dono de uma multidão; assim Israel no dia de Salomão (1Rs 4:20); assim, Is 5:1, “uma colina muito frutífera” cheia de privilégios, como em números.

mil moedas – ou seja, silverlings ou shekels. A vinha tinha mil videiras provavelmente; uma videira em um prateado (Is 7:23), referindo-se a essa passagem.

12 Minha vinha, que me pertence, está à minha disposição; as mil moedas de prata são para ti, Salomão, e duzentas para os guardas de teu fruto.

“Meu” por concessão do verdadeiro Salomão. Não apenas “deixar sair para os guardadores”, como na dispensação das obras judaicas, mas “meu” pela graça. Isso é “antes de mim”, isto é, em meu poder (Maurer) Mas, embora não mais sob a restrição de “guardar” a lei como uma mera letra e aliança de obras, o amor a Jesus Cristo a obrigará mais livremente a render tudo a Salomão (Rm 8:2-4; 1Co 6:20; Gl 5:13, 1Pe 2:16), depois de ter pago o que a justiça e a sua vontade exigem, deve ser pago a outros (1Co 7:29-31; 9:14). “Antes de mim” também pode significar “Eu nunca vou perder de vista” (contraste Ct 1:6) [Moody Stuart]. Ela não guardará para si, embora tão livremente dada a ela, mas para o Seu uso e glória (Lc 19:13; Rm 6:15; 14:7-9; 1Co 12:7). Ou os “duzentos” podem significar um dízimo duplo (dois décimos do total pago de volta por Jesus Cristo) como a recompensa da graça por nossa rendição de todos (os mil) a Ele (Gl 6:7; Hb 6:10); então ela e “aqueles que guardam” são os mesmos [Adelaide Newton]. Mas Jesus Cristo retribui não apenas dois dízimos, mas tudo para o nosso tudo (1Co 3:21-23).

13 Ele : Ó tu que habitas nos jardins, teus colegas prestam atenção à tua voz: faze com que eu também possa ouvi-la.

O discurso de Jesus Cristo para ela; agora não mais visivelmente presente. Uma vez ela “não tinha guardado” a sua vinha (Ct 1:6); agora ela “habita” nela, não como seu dono, mas seu superintendente sob Jesus Cristo, com lavradores (“companheiros”), por exemplo, Paulo, etc. (At 15:25-26), sob ela (Ct 8:11-12); estes devem obedecê-la quando ela obedece a Jesus Cristo. Sua voz em oração e louvor deve ser ouvida continuamente por Jesus Cristo, se sua voz diante dos homens deve ser eficaz (Ct 2:14, fim; At 6:4; 13:2-3).

14 Ela : Vem depressa, meu amado! E faze-te semelhante ao corço, ao filhote de cervos, nas montanhas de ervas aromáticas!

(Veja em Ct 2:17). Quando ela começou com saudade de Sua primeira vinda (Ct 1:2), ela termina com a oração por Sua segunda vinda (Sl 130:6; Fp 3:20-21; Ap 22:20). Moody Stuart faz as ovas em cima de especiarias para ser o cervo almiscarado. Como existem quatro jardins, assim como quatro montanhas, que formam não apenas imagens, como Gileade, Carmelo, etc., mas parte da estrutura do Cântico: (1) Beter, ou divisão (Ct 2:17), Deus a justiça nos separando de Deus. (2) Aqueles “de leopardos” (Ct 4:8), pecado, o mundo e Satanás. (3) Que “de mirra e aloés” (Ct 4:6,14), o sepulcro do Calvário. (4) Aqueles “de especiarias”, aqui respondendo a “a colina de incenso” (Ct 4:6), onde Sua alma foi para os três dias de Sua morte, e céu, onde Ele é um Sumo Sacerdote agora, oferecendo incenso para nós na montanha fragrante de Sua obra acabada (Hb 4:14, 7:25; Ap 8:3-4), assim Ele supera as outras três montanhas, a justiça de Deus, nosso pecado A montanha de especiarias é muito maior do que os nossos pecados, pois o céu é mais alto que a terra (Sl 103:11). O fim abrupto e insatisfeito da premente saudação de Sua visível vinda mostra que o casamento é futuro, e que esperar ansiosamente por isso é a nossa verdadeira atitude (1Co 1:7; 1Ts 1:10; Tt 2:13; 2Pe 3:12).

<Cânticos dos Cânticos 7 Isaías 1>

Leia também uma introdução ao Cânticos dos Cânticos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.