Bíblia, Revisar

Cânticos 2

1 Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.

rosa – se aplicada a Jesus Cristo, ela, com o lírio branco (humilde, 2Co 8: 9), responde a “branco e corado” (Cantares de Salomão 5:10). Mas é antes o açafrão-do-prado: o hebraico significa radicalmente uma planta com uma lâmpada pungente, inaplicável à rosa. Então siríaco. É de cor branca e violeta [Maurer, Gesenius e Weiss]. A noiva, portanto, fala de si mesma como humilde embora adorável, em contraste com a “maçã” ou a árvore de cidra, o noivo (Cantares de Salomão 2: 3); então o “lírio” é aplicado a ela (Ct 2: 2),

Sarom – (Is 35: 1, Is 35: 2). Na Palestina do Norte, entre o Monte Tabor e o Lago Tiberíades (1Cr 5:16). Septuaginta e Vulgata traduzem, “uma simples”; embora errem nisso, a Bíblia hebraica não o favorece em outro lugar, mas o paralelismo com os vales mostra que, no nome próprio Sharon, há aqui uma referência tácita ao seu significado de humildade. Beleza, delicadeza e humildade, devem estar nela, como estavam nEle (Mt 11:29).

2 Ele : Como um lírio entre os espinhos, assim é minha querida entre as moças.

Jesus Cristo para a Noiva (Mt 10:16; Jo 15:19; 1Jo 5:19). Espinhos, equivalentes aos ímpios (2Sm 23: 6; Salmo 57: 4).

moças – de homens, não de Deus; não “as virgens”. “Se tu és o lírio de Jesus Cristo, vede que, pela impaciência, julgamentos precipitados e orgulho, tu mesmo te tornas um espinho” (Lutero).

3 Ela : Como a macieira entre as árvores do bosque, assim é o meu amado entre os rapazes; debaixo de sua sombra desejo muito sentar, e doce é o seu fruto ao meu paladar.

Sua resposta. maçã – genérico incluindo a cidra dourada, romã e maçã laranja (Pv 25:11). Ele combina a sombra e a fragrância da cidra com a doçura da laranja e da romã. A folhagem é perpétua; ao longo do ano, uma sucessão de flores, frutas e perfume (Tg 1:17).

entre os rapazes – paralelo a “entre as filhas” (Cantares de Salomão 2: 2). Ele sozinho é sempre frutífero entre as árvores selvagens infrutíferas (Sl 89: 6; Hb 1: 9).

Eu sentei… com… deleite – literalmente, “desejei ansiosamente e sentei-me” (Salmo 94:19; Mc 6:31; Ef 2: 6; 1Pe 1: 8).

sombra – (Sl 121: 5; Is 4: 6; Is 25: 4; Is 32: 2). Jesus Cristo interpõe a sombra da sua cruz entre os raios da justiça e nós pecadores.

fruta – a fé a apanha (Pv 3:18). O homem perdeu a árvore da vida (Gn 3:22, Gn 3:23). Jesus Cristo recuperou para ele; ele o come parcialmente agora (Sl 119: 103; Jo 6:55; Jo 6:57; 1Pe 2: 3); totalmente a seguir (Ap 2: 7; Ap 22: 2, Ap 22:14); não ganho pelo suor de sua fronte, ou por sua justiça (Rm 10: 1-21). Compare o fruto do mundano (Dt 32:32; Lc 15:16).

4 Ele me leva à casa do banquete, e sua bandeira sobre mim é o amor.

Historicamente cumpriu uma alegria de Simeão e Ana no templo, sobre o pequeno Salvador (Lc 2: 25-38), e o de Maria também (compare Lc 1:53); tipificado (Êx 24: 9-11). Em primeiro lugar, a noiva ou a mãe é conduzida (Cantares de Salomão 2: 4) nas primeiras horas do Rei, é conduzida pela sua resposta à sua respiração; É acompanhado em um gramado sob um quiosque de cedro; e, em Josefo, Salomão tinha seu salão, onde todas as vedações eram de ouro (Antiguidades, Cantares de Salomão 8: 5; Cantares de Salomão 8: 2). A transição é a aposentadoria santa para as eleições públicas, a adoração da igreja e a Ceia do Senhor (Sl 36: 8). Uma noiva, como uma rainha de Sabá, recebe todo o seu desejo (1Rs 10:13; Salmo 63: 5; Ef 3: 8; Ef 3: 16-21; Fp 4:19); tipo de festa celestial daqui em diante (Is 25: 6, Is 25: 9).

sua bandeiraé o amor – Depois de nos enviar o inimigo, nosso capitão vitorioso (Hb 2:10) nos assenta no banquete sob uma bandeira inscrita com o seu nome, “amor” (1Jo 4: 8). Seu amor nos conquistou para si mesmo; esta bandeira reúne em torno de nós como forças da Onipotência, como nossa proteção; Amo o país, o céu, a morada do amor e, não que glorificamos, a cruz de Jesus Cristo, pela qual triunfamos (Rm 8:37; 1Co 15:57; Ap 3:21). Compare com “sobre mim”, “abaixo estão os braços eternos” (Dt 33:27).

5 Sustentai-me com passas, fortalecei-me com maçãs; porque estou fraca de amor.

passas – Maurer prefere traduzir “bolos de passas secas”; da raiz hebraica “fogo”, isto é, seca pelo calor. Mas uma “casa do vinho” (Cantares de Salomão 2: 4) favorece “flagons”; o vinho novo do reino, o Espírito de Jesus Cristo.

maçãs – da árvore (Canção de Salomão 2: 3), tão doce para ela, como promessas de Deus.

Do you love it? Pode estar em um início ou tardio da experiência. Paulo (2Co 12: 7). Na última vez de J. Welch, diz: “Senhor, segura na tua mão, basta; teu servo é um vaso de barro, e não aguenta mais ”[Fleming, Cumprindo as Escrituras]. No maior dos casos, essa intensidade de alegria é reservada para o banquete celestial. Historicamente, Israel o teve, quando um deus encheu o tabernáculo e depois o templo, de modo que os sacerdotes não puderam tolerar o ministério: assim na Igreja Cristã não Pentecostes. A noiva se dirige a Cristo principalmente, embora em seu arrebatamento ela use o plural: “Fique (eu)”, em geral. A pedido de uma manifestação que teve que ser chamada, ela pede mais: “desmaia” (Salmo 84: 2): também Pedro, não monte da transfiguração (Lc 9:33), “façamos… Não sabendo o que ele disse”. “

6 Esteja sua mão esquerda abaixo de minha cabeça, e sua direita me abraça.

A “estadia” pela qual ela orou (Cantares de Salomão 2: 5) é concedida (Dt 33:12, Dt 33:27; Salmo 37:24; Is 41:16). Ninguém pode arrancar desse abraço (Jo 10: 28-30). Sua mão nos impede de cair (Mt 14:30, Mt 14:31); para isso podemos nos comprometer (Sl 31: 5).

mão esquerda – a lateral is a hand inferior, pela qual o Senhor manifesta menos Seu amor do que o direito; a mão secreta da providência ordinária, como distinta da graça manifestada (o “certo”). Eles realmente andam juntos, embora às vezes paridos dividos; ambos são sentidos de uma só vez. Teodoreto toma uma mão esquerda, equivalente a julgamento e ira; o direito, equivalente a honra e amor. A mão da justiça não é levantada para ferir, mas está em uma cabeça de crente para apoiar (Is 42:21); A mão de Jesus Cristo trespassada pela justiça pelo nosso pecado nos sustenta. A acusação de perturbar o ódio não é mais que três vezes: o seu punho esquerdo, etc., em nenhum outro lugar completamente; o que está de acordo com a intensidade da alegria (Ct 2: 5). em Cantares de Salomão 8: 3, é apenas condicional, “deve abraçar”, não “doth”.

7 Eu vos ordeno, filhas de Jerusalém: jurai pelas corças e pelas cervas do campo, que não acordeis, nem desperteis ao amor, até que ele queira.

As ovas – não é um juramento, mas uma acusação solene, de agir com a mesma cautela que o faria com as corsas selvagens, que são proverbialmente medrosas; deve avançar com circunspecção sem fólego, se é para levar-los; então, Jesus Cristo e Seu Espírito, que é facilmente entendido e retraído, deve ser sentido de consciência e vigilante (Ez 16:43; Ef 4:30; Ef 5:15; 1Ts 5:19). Em Margem, título do Salmo 22: 1, Jesus Cristo é chamado de “Hind da manhã”, com o significado de “morte pelos cães” (compare com Salomão 2: 8; Cantares de Salomão 2: 9, onde ele é representado como salitador nas colinas). Sl 18:33). Aqui Ele está descansando, mas com um fácil acesso quebrado (Sf 3:17). Considera-se uma grosseria grosseira no Oriente despertar uma pessoa dormindo, especialmente uma pessoa de posição.

ao amor – em hebraico, feminino para masculino, o abstrato para concreto, Jesus Cristo sendo uma personificação do próprio amor (Ct 3: 5; Ct 8: 7), onde, como aqui, o contexto é obrigatório um ele, não ela. Ela também é “amor” (Ct 7: 6), pois o seu amor pode ser amor. Presunção não convertida é como se afligir ao Espírito como desespero. A amabilidade e a simpatia das crias e das ovelhas (Pv 5:19) estão disponíveis nesta imagem de Jesus Cristo.

8 Esta é a voz do meu amado: vede-o vindo, saltando sobre os montes, pulando sobre os morros.

Cântico II – (Cântico 2: 8-3: 5) – O ministério de João Batista

voz – uma exclamação de surpresa alegre, evidentemente depois de um longo silêncio. A inquietação do pecado e uma inconstância na perturbação do seu irmão, que não se manifestou perturbar “até que Ele deveria agradar”. Ele a deixou, mas em sóbria anunciou antecipadamente o seu retorno. (Samuel 3: 9, 1Sm 3:10; Jo 10: 4); seu sono não é tão pecaminosamente profundo como em Ct 5: 2.

saltando, como as ovas, sobre os mais difíceis (2Sm 2:18; 1Cr 12: 8); como o pai do pródigo “teve compaixão e correu” (Lc 15:20).

sobre os morros – como os raios de sol olhando de colina em colina. Então Margem, título de Jesus Cristo (Sl 22: 1), “Hindu da manhã” (tipo de sua ressurreição). Historicamente, uma dispensação do evangelho, anunciada por João Batista, é pretendida; é principalmente o jardim ou a vinha; a noiva é chamada assim num sentido secundário. “A voz” de Jesus Cristo é indireta, através do “amigo do noivo” (Jo 3:29), João Batista. Pessoalmente, Ele fica em silêncio durante o ministério de João, que é uma igreja adormecida com o grito. “Todo monte será abatido”, sem espírito de Elias, nas “montanhas alugadas” (1Rs 19:11; compare com Is 52: 7). Jesus Cristo está implícito como gozando de intenso desejo (Lc 22:15; Hb 10: 7), desconsiderando os obstáculos levantados pelo pecado do homem.

9 Meu amado é semelhante ao corço, ou ao filhote de cervos; eis que está atrás de nossa parede, olhando pelas janelas, observando pelas grades.

ele permanece – depois de ter delimitado o espaço intermediário como uma ova. Ele esconde-se à nossa incredulidade de esconros de nós (Gn 28:16; Ap 3: 14-20). Seu jeito habitual; muito prometido e esperado; repentinamente por fim: assim, ao visitar o segundo templo (Ml 3: 1); assim nenhum Pentecostes (At 2: 1, At 2: 2); assim, ao visitar uma alma individual, Zaqueu (Lc 19: 5, Lc 19: 6; Jo 3: 8); e assim, na segunda vinda (Mt 24:48, Mt 24:50; 2Pe 3: 4, 2Pe 3:10). Assim será na segunda-feira (1Ts 5: 2, 1Ts 5: 3).

Walls on the front of the first day; em seguida, Ele olha através de (através da janela) para as janelas, olhando repentina e furtivamente através da rede. Como profecias, tipos, etc., foram vislumbres de retificação à Igreja do Antigo Testamento, apesar do muro de separação que se levantou (Jo 8:56); vislumbres mais claros foram dados por João Batista, mas não desanuviados (Jo 1:26). O muro não pode ser apagado até a morte (Ef 2:14, Ef 2:15; Hb 10:20). Só agora, pela rede de ordenanças e sacramentos (Lc 24:35; Jo 14:21); não visão completa (1Co 13:12); um incentivo para uma nova busca por Sua segunda vinda (Is 33:17; Tt 2:13).

10 Meu amado me responde, e me diz: Ele : Levanta-te, querida minha, minha bela, e vem.

Amorosa confiança dada por Jesus Cristo à noiva, que não é uma pena que Ele deixa a sua própria, por causa de sua infidelidade, que ocasiona Sua partida temporária. Ele é atraído para mais do que como alegrias mundanas (Mq 2:10). Não somente o santo é convidado para estar com ele, mas ainda deseja mais ter o santo com Ele acima (Jo 17:24). Historicamente, a história do rei, aqui introduzida pela primeira vez, é “o reino dos próximos pregados” por João Batista, diante de quem é “uma lei e os profetas eram” (Lc 16:16).

11 Porque eis que o inverno já passou; a chuva se acabou, e foi embora.

o inverno – lei do pacto das obras (Mt 4:16).

a chuva se acabou – (Hb 12: 18-24; 1Jo 2: 8). Então, primeiro, a Igreja gentia é chamada de “amada, que não era amada” (Rm 9:25). Assim, “o inverno” de alienação e pecado é “passado” para o crente (Is 44:22; Jr 50:20; 2Co 5:17; Ef 2: 1). O crescente “sol da justiça” dissipa a “chuva” (2Sm 23: 4; Sl 126: 5; Ml 4: 2). O inverno na Palestina é passado em abril, mas todas as chuvas não terminaram até maio. O tempo descrito aqui é o que vem diretamente depois desses últimos aguaceiros de inverno. No sentido mais elevado, a vinda da ressurreição e libertação da terra da maldição passada está aqui implícita (Rm 8:19; Ap 21: 4; Ap 22: 3). Não mais “nuvens” então “retornarão depois da chuva” (Ec 12:: 2; Ap 4: 3; compare com Gn 9: 13-17); “O arco-íris ao redor do trono” é o “sinal” disso.

12 As flores aparecem na terra, o tempo da cantoria chegou; e ouve-se a voz da rolinha em nossa terra.

flores – sinais de raiva passados ​​e de graça vêm. “A noiva convocada é bem-vinda”, dizem alguns pais, “para tecer delas guirlandas de beleza, com as quais ela pode se adornar para encontrar o Rei”. Historicamente, as flores etc. só prometem; o fruto ainda não está maduro; adequado à pregação de João Batista: “O reino dos céus está próximo”; ainda não vem completamente.

o tempo da cantoria – o regozijo com o advento de Jesus Cristo. Gregory Nyssenus refere a voz da rola a João Batista. Com o ramo de oliveira anunciou a Noé que “a chuva acabou e se foi” (Gn 8:11). Então João Batista, espiritualmente. Sua “voz” melancólica responde à sua pregação de arrependimento (Jr 8: 6, Jr 8: 7). Vulgata e Septuaginta traduzem: “O tempo da poda”, ou seja, primavera (Jo 15: 2). A menção das “tartarugas” arrumando melhores concordâncias com nosso texto. A rola é migratória (Jr 8: 7) e “vem” no começo de maio; emblema do amor e, portanto, do Espírito Santo. O amor também será a tônica da “nova canção” daqui em diante (Is 35:10; Ap 1: 5; Ap 14: 3; Ap 19: 6). No crente individual agora, alegria e amor são aqui estabelecidos em suas primeiras manifestações (Mc 4:28).

13 A figueira está produzindo seus figos verdes, e as vides florescentes dão cheiro; levanta-te, querida minha, minha bela, e vem.

põe para fora – em vez disso, “amadurece”, literalmente, “faz vermelho” (Maurer) Os figos verdes, que crescem no inverno, começam a amadurecer no início da primavera, e em junho estão completamente maduros [Weiss].

videiras florescentes – em vez disso, “as videiras em flor”, literalmente, “uma flor”, em aposição com “videiras” (Maurer) As flores da vinha eram tão doces que eram frequentemente colocadas, quando secas, em vinho novo para dar sabor. Aplicável às primeiras manifestações de Jesus Cristo, “a verdadeira videira”, tanto para a Igreja quanto para os indivíduos; quanto a Natanael debaixo da figueira (Jo 1:48).

levante-se – Seu chamado, descrito pela noiva, termina como começou (Cantares de Salomão 2:10); é um todo consistente; “Amor” do primeiro ao último (Is 52: 1, Is 52: 2; 2Co 6:17, 2Co 6:18). “Vem,” no final de Ap 22:17, como em Sua manifestação anterior (Mt 11:28).

14 Pomba minha, que andas pelas fendas das rochas no oculto das ladeiras, mostra-me tua face, faze-me ouvir tua voz; porque tua voz é doce, e tua face agradável.

Pomba – aqui expressando carinho (Sl 74:19). As pombas são notadas por fixação constante; emblemas, também, em sua nota suave e melancólica, de penitentes amolecidos (Is 59:11; Ez 7:16); outros pontos de semelhança são sua beleza; “Suas asas cobertas de prata e ouro” (Salmo 68:13), tipificando a mudança no convertido; o espírito de pomba soprou no santo pelo Espírito Santo, cujo emblema é a pomba; as mensagens de paz de Deus a homens pecadores, como o de Noé, com o ramo de oliveira (Gn 8:11), indicavam que o dilúvio de ira havia passado; timidez, fugindo com medo do pecado e do eu para a fenda da Rocha das Eras (Is 26: 4; Os 11:11); gregário, reunindo-se ao reino de Jesus Cristo (Is 60: 8); simplicidade inofensiva (Mt 10:16).

fendas – o refúgio de pombas da tempestade e calor (Jr 48:28; ver Jr 49:16). Gesenius traduz o hebraico de uma raiz diferente, “os refúgios”. Mas veja, para “fendas”, Êx 33: 18-23. É somente quando estamos em Cristo Jesus que a nossa “voz é doce (em oração, Cantares de Salomão 4: 3, Cantares de Salomão 4:11; Mt 10:20; Gl 4: 6, porque é a Sua voz em nós também falando Dele, Ml 3:16); e nosso semblante é gracioso ”(Êx 34:29; Salmo 27: 5; Salmo 71: 3; Is 33:16; 2Co 3:18).

ladeiras – (Ez 38:20), uma rocha íngreme, quebrada em escadas ou terraços. É em “lugares secretos” e cenas escarpadas que Jesus Cristo conduz a alma do mundo para Si mesmo (Mq 2:10; Mq 7:14). Então Jacó entre as pedras de Betel (Gn 28: 11-19); Moisés em Horebe (Êx 3: 1-22); assim Elias (1Rs 19: 9-13); Jesus Cristo com os três discípulos em uma “alta montanha à parte”, na transfiguração (Mt 17: 1); João em Patmos (Ap 1: 9). “Das oito bem-aventuranças, cinco têm uma condição aflita para o assunto. Enquanto as águas estiverem na terra, nós moramos na arca; mas quando a terra estiver seca, a própria pomba será tentada a vagar ”[Jeremy Taylor]. Jesus Cristo não a convida a abandonar a rocha, mas nela mesmo, mas em santa liberdade para deixar de lado o espírito tímido, olhar corajosamente como aceito Nele, orar, louvar e confessá-lo (em contraste com seu encolhimento). de ser olhado, Ct 1: 6), (Ef 6:19; Hb 13:15; 1Jo 4:18); ainda, embora tremendo, a voz e o semblante da alma em Jesus Cristo são agradáveis ​​a ele. A Igreja não encontrou fenda no rock legal sinaítico, embora fosse bom em si mesmo, onde se esconder; mas em Jesus Cristo, ferido por Deus por nós, como a rocha ferida por Moisés (Nm 20:11), há um esconderijo (Is 32: 2). Ela louvou a Sua “voz” (Ct 2: 8; Ct 2:10); é assim que a voz dela também, embora trêmula, é “doce” para Ele aqui.

15 Tomai-nos as raposas, as raposinhas, que danificam as vinhas, porque nossas vinhas estão florescendo.

Transição para a vinha, muitas vezes formada em “escadas” (Cantares de Salomão 2:14), ou terraços, nos quais, em meio às folhas de videira, as raposas se escondiam.

raposas – termo genérico, incluindo chacais. Eles comem apenas uvas, não as flores de videira; mas eles precisam ser expulsos antes que a uva esteja madura. Ela falhou em vigilância antes (Cantares de Salomão 1: 6); agora, quando convertida, ela é a mais invejosa dos pecados sutis (Sl 139: 23). No inverno espiritual, certos males estão congelados, bem como bons; na primavera dos avivamentos, eles iniciam professores falsos, destemidos, astutos, falsos espíritos, orgulho espiritual, falta de caridade etc. (Sl 19:12; Mt 13:26; Lc 8:14; 2Tm 2:17; Hb 12:15). Os pequenos pecados são os pais dos maiores (Ec 10: 1; 1Co 5: 6). Historicamente, João Batista não poupou Herodes raposa (Lc 13:32), que deu a princípio uma promessa de fruta (Mc 6:20), à custa de sua vida; nem a víbora-saduceus, etc .; nem as variadas formas sutis de pecado (Lc 3: 7-14).

16 Meu amado é meu, e eu sou sua; ele apascenta entre os lírios.

o seu – sim, “é para mim … para Ele” (Os 3: 3), onde, como aqui, há a certeza da união indissolúvel, apesar da ausência temporária. Cantares de Salomão 2:17, suplicando a Ele que retornasse, mostra que Ele foi, talvez por sua falta de proteção contra os “pequenos pecados” (Ct 2:15). A ordem das sentenças é invertida em Cantares de Salomão 6: 3, quando ela é mais madura na fé: lá ela descansa mais em ser ela Dele; aqui, em ser dele dela; e sem dúvida seu senso de amor para com Ele é uma promessa de que ela é sua (Jo 14:21; Jo 14:23; 1Co 8: 3); este é o seu consolo em Sua retirada agora.

eu sou sua – pela criação (Salmo 100: 3), por redenção (Jo 17:10; Rm 14: 8; 1Co 6:19).

apascenta – como um “ova” ou gazela (Cantares de Salomão 2:17); o instinto certamente o levará de volta ao seu campo de alimentação, onde os lírios abundam. Então, Jesus Cristo, embora agora retraído, a noiva se sente certa de que retornará ao seu lugar de descanso favorito (Cantares de Salomão 7:10; Salmo 132: 14). Então, no futuro (Ap 21: 3). Salmo 45: 1, título, denomina os lírios de sua adorável noiva [Hengstenberg] puro e branco, embora entre os espinhos (Ct 2: 2).

17 Antes do dia se romper, e das sombras fugirem, volta, amado meu, faze-te semelhante ao corço, ao filhote de cervos, sobre os montes de Beter.

Antes do dia romper – é a imagem do mundo atual (Rm 13:12). “Contemple os homens como se morassem em cavernas subterrâneas” [Platão, República, 7.1].

até – isto é, “antes disso”, etc.

pausa – em vez disso, “respirar”; referindo-se à refrescante brisa do amanhecer no Oriente; ou para o ar da vida, que distingue a manhã da quietude da noite como a morte. Maurer toma este versículo da aproximação da noite, quando a brisa surge após o calor do dia (compare Gn 3: 8, Margem, com Gn 18: 1), e as “sombras” são perdidas na noite (Salmo 102: 11) ; assim nossa vida será o dia; morte, a noite (Jo 9: 4). A versão inglesa está mais de acordo com (Cantares de Salomão 3: 1). “De noite” (Rm 13:12).

Beter – Montanhas de Bithron, separadas do resto de Israel pelo Jordão (2Sm 2:29), não longe de Betabara, onde João batizou e Jesus foi manifestado pela primeira vez. Em vez disso, como Margem, “de divisões” e Septuaginta, montanhas se cruzavam com abismos profundos, difíceis de passar, separando a noiva e Jesus Cristo. Em Cantares de Salomão 8:14 as montanhas são de especiarias, nas quais a ova se alimenta, não de separação; pois em Sua primeira vinda Ele teve que superar o abismo feito pelo pecado entre Ele e nós (Zc 4: 6, Zc 4: 7); em Seu segundo, Ele somente terá que descer da colina perfumada acima para levar para casa Sua noiva preparada. Historicamente, no ministério de João Batista, o chamado de Cristo para a noiva não foi, como mais tarde (Cantares de Salomão 4: 8), “Vem comigo”, mas “Vem embora”, a saber, encontrar-me. de Salomão 2: 2, cântico de Salomão 2:10, cântico de Salomão 2:13. Sentada na escuridão (Mt 4:16), ela “esperou” e “olhou” avidamente para Ele, a “grande luz” (Lc 1:79; Lc 2:25; Lc 2:38); no Seu levantar, as sombras da lei (Cl 2:16, Cl 2:17; Hb 10: 1) deveriam “fugir”. Então esperamos a segunda vinda, quando os meios da graça, tão preciosos agora, ser substituído pelo Sol da justiça (1Co 13:10, 1Co 13:12; Ap 21:22, Ap 21:23). A Palavra é a nossa luz até então (2Pe 1:19).

<Cânticos dos Cânticos 1 Cânticos dos Cânticos 3>

Leia também uma introdução ao Cânticos dos Cânticos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.