Bíblia, Revisar

Romanos 14

1 Recebei a quem for fraco na fé, mas não para envolvê-lo em temas controversos.

Rm 14: 1-23. O mesmo assunto continuou – tolerância cristã.

O assunto aqui, e em Rm 15:13, é a consideração devida de cristãos mais fortes a seus irmãos mais fracos; que é apenas a grande lei do amor (tratada no décimo terceiro capítulo) em uma forma particular.

Recebei a quem for fraco na fé – sim, “na fé”; isto é, não “aquele que é fraco na verdade crê” [Calvino, Beza, Alford, etc.], mas (como a maioria dos intérpretes concorda), “aquele cuja fé deseja essa firmeza e amplitude que o elevariam acima de pequenos escrúpulos. ”(Veja Rm 14:22-23).

receba ye – para comunhão cristã cordial.

mas não para envolvê-lo em temas controversos – sim, talvez, “não à decisão de dúvidas” ou “escrúpulos”, isto é, não com o propósito de argumentá-lo a partir delas: o que, na verdade, geralmente faz o inverso; enquanto que recebê-lo em plena fraternidade, confiança e cordial intercâmbio de afeição cristã é a maneira mais eficaz de atraí-los. Dois exemplos de tais escrúpulos são aqui especificados, tocando as carnes e os dias judaicos. “Os fortes”, será observado, são aqueles que sabiam que estes seriam abolidos sob o Evangelho; “Os fracos” são aqueles que tinham escrúpulos neste ponto.

2 Um crê que pode comer de tudo, e outro, que é fraco, come somente vegetais.

crê que ele pode comer todas as coisas – veja At 10:16.

outro, que é fraco, come somente vegetais – restringindo-se provavelmente a uma dieta vegetal, por medo de comer o que poderia ter sido oferecido aos ídolos, e assim seria imundo. (Veja 1Co 8:1-13).

3 O que come não despreze o que não come, e o que não come não julgue o que come, porque Deus o aceitou.

Não deixe o que come desprezar – olhe para baixo, superciliosamente, sobre “aquele que não come”.

e quem não come não julgue – sente-se em juízo com juízo sobre “o que come”.

porque Deus o aceitou – como um de seus queridos filhos, que, nessa questão, não age de frouxidão, mas de princípio religioso.

4 Quem és tu para julgares o servo alheio? É ao seu próprio senhor que ele fica firme ou cai. E ele ficará firme, porque o Senhor é poderoso para o firmar.

Quem és tu que julga o homem de outro – em vez disso, “o outro”

servo? – isto é, de Cristo, como todo o contexto mostra, especialmente Rm 14:8-9.

Sim, etc. – “Mas ele será feito em pé, porque Deus é capaz de fazê-lo ficar de pé”; isto é, para fazer bem a sua posição, não no dia do julgamento, do qual o apóstolo trata em Rm 14:10, mas na verdadeira comunhão da Igreja aqui, apesar de suas censuras.

5 Um faz diferença entre um dia e outro; porém outro considera iguais todos os dias. Cada um mantenha certeza em sua própria mente.

Um faz diferença entre um dia e outro; porém outro considera iguais todos os dias – O suplemento “igualmente” deve ser omitido, como ferindo o sentido.

Cada um mantenha certeza em sua própria mente – seja guiado em tais assuntos por convicção conscienciosa.

6 O que faz diferença entre dias, para o Senhor a faz. O que come, come para o Senhor, porque dá graças a Deus; e o que não come, deixa de comer para o Senhor, e dá graças a Deus.

Aquele que considera o dia, leva isso ao Senhor – o Senhor Cristo, como antes.

e ele… não, ao Senhor ele não faz – cada um fazendo o que ele acredita ser a vontade do Senhor.

O que come, come para o Senhor, porque dá graças a Deus; e o que não come, deixa de comer para o Senhor, e dá graças a Deus – Um deu graças a Deus pela carne que o outro emagreceu para usar; o outro fazia o mesmo com as ervas às quais, por consciência, se restringia. A partir dessa passagem sobre a observância dos dias, Alford infalivelmente infere que tal linguagem não poderia ter sido usada se a lei do sábado estivesse em vigor sob o Evangelho, sob qualquer forma. Certamente não poderia, se o sábado fosse apenas um dos dias do festival judaico; mas isso não será suficiente para considerar isso apenas porque foi observado sob a economia mosaica. E certamente, se o sábado fosse mais antigo que o judaísmo; se, mesmo sob o judaísmo, foi consagrado entre as santidades eternas do Decálogo, pronunciadas, como nenhuma outra parte do judaísmo, em meio aos terrores do Sinai; e se o próprio Legislador disse sobre isso quando na terra: “O Filho do homem é o SENHOR MESMO DO DIA DO SÁBADO” (ver Mc 2:28) – será difícil mostrar que o apóstolo deve ter feito com que fosse classificado por seus leitores entre aqueles dias de festa judaica desaparecida, que só “fraqueza” poderia imaginar ainda em vigor – uma fraqueza que aqueles que tinham mais luz deveriam, por amor, meramente suportar.

7 Pois nenhum de nós vive para si mesmo; e nenhum morre para si mesmo.

Para nenhum de nós – cristãos

vive para si mesmo – (Veja 2Co 5:14-15), para se livrar de si mesmo ou moldar sua conduta depois de suas próprias ideias e inclinações.

e nenhum homem – “e nenhum” de nós cristãos “morre para si mesmo”.

8 Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; e se morremos, para o Senhor morremos. Portanto, quer vivamos, quer morramos, do Senhor somos.

Porque, quer vivamos, vivemos para o Senhor – o Senhor Cristo; veja Rm 14:9.

e se morremos, para o Senhor morremos. Portanto, quer vivamos, quer morramos, do Senhor somos Nada além da explicação mais vívida dessas palavras notáveis ​​poderia torná-las suportáveis ​​para qualquer ouvido cristão, se Cristo fosse uma mera criatura. Pois Cristo está aqui – nos termos mais enfáticos, e ainda assim no tom mais desapaixonado – apresentado como o Objetivo supremo da vida do cristão, e de sua morte também; e que, pelo homem cujo horror de adoração às criaturas era tal, que quando os pobres licaonianos o adorassem, ele corria para prender a ação, direcionando-os para “o Deus vivo”, como o único objeto legítimo de adoração (At 14:15). Paulo também não ensina isso aqui, mas apela a ele como um fato conhecido e reconhecido, do qual ele tinha apenas que lembrar seus leitores. E desde que o apóstolo, quando escreveu estas palavras, nunca esteve em Roma, ele só podia saber que os cristãos romanos concordariam com esta visão de Cristo, porque era o ensino comum de todos os pregadores credenciados do cristianismo, e o comum fé de todos os cristãos.

9 Pois para isto Cristo morreu, e voltou a viver, para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos.

Para este fim, Cristo, etc. – A verdadeira leitura aqui é: Para este fim, Cristo morreu e viveu (“novamente”).

que ele pode ser o Senhor tanto dos mortos e – “e do”

viver – O grande objetivo de Sua morte foi adquirir este senhorio absoluto sobre os Seus redimidos, tanto em seu viver e em sua morte, como de direito.

10 Tu, porém, por que julgas o teu irmão? Ou tu também, por que desprezas o teu irmão? Pois todos nós seremos apresentados diante do tribunal de Deus.

Tu, porém, por que… – O original é mais vivo: – “Mas tu (o crente mais fraco), por que julgas teu irmão? E tu novamente (mais forte), por que desprezes teu irmão?

porque todos nós – os fortes e os fracos juntos.

apresentados diante do tribunal de Deus – Todos os manuscritos mais antigos e melhores lidos aqui, “o tribunal de Deus”. A presente leitura, sem dúvida, surgiu em 2Co 5:10, onde “o tribunal de Cristo” ocorre. Mas aqui “o tribunal de Deus” parece ter sido usado, com referência à citação e a inferência em Rm 14:11-12.

11 Porque está escrito: 'Tão certo como eu vivo, diz o Senhor, que todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus';

Pois está escrito – (Is 45:23).

Vivo eu, diz o Senhor – hebreu, Jeová.

que todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus – consequentemente, curvar-se-á à concessão de Deus sobre seu caráter e ações.

12 de maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

Então, então – infere o apóstolo.

cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus – Agora, se for lembrado que tudo isso é aduzido incidentalmente, para mostrar que Cristo é o Mestre absoluto de todos os cristãos, para governar seus julgamentos e sentimentos um para o outro enquanto “viver ”, E para dispor deles“ morrendo ”, o testemunho que ele carrega para a divindade absoluta de Cristo parecerá notável. Em qualquer outro ponto de vista, a citação para mostrar que todos estaremos diante do tribunal de Deus seria uma prova estranha de que os cristãos são todos receptivos a Cristo.

13 Portanto, não julguemos mais uns aos outros; em vez disso, tomai a decisão de nunca pôr alguma pedra de obstáculo ou de tropeço diante do seu irmão.

Não vamos, portanto, julgar – “assumir o cargo de juiz sobre”

um outro; mas julgar isso sim, etc. – um belo tipo de jogo sobre a palavra “juiz”, que significa: “Mas que este seja o seu julgamento, não para colocar um tropeço”, etc.

14 Eu sei, e tenho certeza no Senhor Jesus, que nada é impuro por si mesmo; a não ser para quem o considera impuro: aquilo para ele se torna impuro.

Eu sei, e sou persuadido por – ou melhor, “in”

o Senhor Jesus – como tendo “a mente de Cristo” (1Co 2:16).

que não há nada impuro de si mesmo – Por isso é que ele chama aqueles “fortes” que acreditavam na abolição de todas as distinções rituais sob o Evangelho. (Veja At 10:15).

mas – “salve isso”

para quem o considera impuro: aquilo para ele se torna impuro – “e, portanto, embora você possa comer dela sem pecar, ele não pode”.

15 Pois, se por causa do que comes o teu irmão se entristece, tu já não estás andando segundo o amor. Não destruas por tua comida aquele por quem Cristo morreu.

Mas se teu irmão se entristecer – a sua débil consciência doer

por causa do que comes – sim, “por causa da carne”. A palavra “carne” é propositalmente escolhida como algo desprezível em contraste com o tremendo risco que corre por sua causa. Assim, na sentença seguinte, essa ideia é apresentada com grande força.

Destrua não ele com – “por”

por tua comida aquele por quem Cristo morreu – “O valor até mesmo do irmão mais pobre e mais fraco não pode ser mais enfaticamente expresso do que pelas palavras, ‘por quem Cristo morreu'” (Olshausen). O mesmo sentimento é expresso com igual nitidez em 1Co 8:11. O que quer que faça alguém violar sua consciência tende à destruição de sua alma; e aquele que ajuda, seja intencionalmente ou não, a realizar um é culpado de ajudar a realizar o outro.

16 Não seja insultado o vosso bem,

Não permita, então, o seu bem – isto é, esta sua liberdade quanto às carnes e dias judaicos, embora bem fundamentada.

seja mal falado – pelo mal que faz aos outros.

17 porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas sim justiça, paz, e alegria no Espírito Santo.

porque o reino de Deus – ou, como deveríamos dizer, religião; isto é, o negócio apropriado e bem-aventurança para o qual os cristãos são formados em uma comunidade de homens renovados em completa sujeição a Deus (compare 1Co 4:20).

não é carne e bebida – “comer e beber”

mas sim justiça, paz, e alegria no Espírito Santo – uma bela e abrangente divisão do cristianismo vivo. A primeira – “justiça” – tem respeito a Deus, denotando aqui “retidão”, em seu sentido mais amplo (como em Mt 6:33); o segundo – “paz” – tem respeito aos nossos vizinhos, denotando “concord” entre os irmãos (como é claro em Rm 14:19; compare Ef 4:3; Cl 3:14-15); o terceiro – “alegria no Espírito Santo” – tem respeito por nós mesmos. Essa frase, “alegria no Espírito Santo”, representa os cristãos como se estivessem pensando e sentindo sob o funcionamento do Espírito Santo, para que sua alegria seja vista como a do agente abençoado que a inspira mais do que a sua própria (compare 1Ts 1:6).

18 Pois quem nisso serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelas pessoas.

Para ele que nestas coisas – “nisto”, significando esta vida tripla.

serve a Cristo – Aqui novamente observe como, embora nós façamos essas três coisas como um “reino de Deus”, ainda assim é “Cristo” que servimos ao fazê-lo; o apóstolo passando aqui de Deus para Cristo tão naturalmente quanto antes de Cristo para Deus – de um modo para nós inconcebível, se Cristo tivesse sido visto como uma mera criatura (compare 2Co 8:21).

é agradável a Deus e aprovado pelas pessoas – sendo estas as coisas de que Deus se agrada, e os homens são obrigados a aprovar. (Veja Pv 3:4; Lc 2:52; At 2:4719:20).

19 Sigamos, pois, as coisas que resultam em paz e edificação de uns aos outros.

as coisas, etc. – mais simplesmente, “as coisas da paz e as coisas da edificação mútua”.

20 Não destruas a obra de Deus por causa da comida. É verdade que todas as coisas são limpas, porém mau é ao ser humano comer causando ofensa.

Para – “por causa de”

Não destruas a obra de Deus por causa da comida – (Veja Rm 14:15). O apóstolo vê em tudo aquilo que tende a violar a consciência de um irmão a incipiente destruição da obra de Deus (pois todo homem convertido é assim) – com o mesmo princípio de que “quem odeia a seu irmão é homicida” (1Jo 3:15).

Todas as coisas são de fato puras – “limpas”; as distinções rituais chegando ao fim.

mas é mal para aquele homem – há criminalidade no homem

quem come com ofensa – isto é, de modo a tropeçar um irmão fraco.

21 Não é bom comer carne, nem beber vinho, nem qualquer coisa que faça o teu irmão tropeçar.

É bom não comer carne, nem beber vinho, nem coisa alguma – “nem fazer coisa alguma”

em que – “onde”

teu irmão tropeça, ou se ofende, ou se enfraquece – ao contrário, “é fraco”. Essas três palavras, observou-se, são intencionalmente mais fracas que as outras: – “O que pode fazer um irmão tropeçar, ou mesmo ser obstruído em seu curso cristão, não – embora nenhum destes possa seguir – em que ele continue fraco; incapaz de ignorar completamente o exemplo e, ainda assim, despreparado para segui-lo ”. Mas essa injunção de se abster de carne, de vinho e de qualquer coisa que possa ferir a consciência de um irmão deve ser devidamente entendida. Manifestamente, o apóstolo está tratando da regulação da conduta do cristão com referência simplesmente aos preconceitos dos fracos na fé; e suas instruções devem ser consideradas não como prescrições para toda a vida, até mesmo para promover o bem dos homens em grande escala, mas simplesmente como precauções contra o uso demasiado livre da liberdade cristã em assuntos onde outros cristãos, através da fraqueza, Não estamos persuadidos de que tal liberdade é divinamente permitida. Até que ponto o princípio envolvido nisso pode ser legitimamente estendido, não perguntamos aqui; mas, antes de considerarmos essa questão, é de grande importância fixar até que ponto ela é expressa aqui, e qual é a natureza precisa das ilustrações que lhe são dadas.

22 A convicção que tu tens, tenha-a para ti mesmo diante de Deus. Feliz é quem não se culpa naquilo que aprova.

Você tem fé – em tais assuntos?

tem para ti – dentro do teu próprio seio

diante de Deus – uma sentença mais importante. Não é mera sinceridade, ou uma opinião particular, da qual o apóstolo fala; é convicção sobre o que é a verdade e a vontade de Deus. Se tu formaste esta convicção aos olhos de Deus, mantém-te neste quadro diante dEle. É claro que isso não deve ser exagerado, como se fosse errado discutir tais pontos com nossos irmãos mais fracos. Tudo o que é condenado aqui é um tal zelo por pequenos pontos que põe em perigo o amor cristão.

Feliz é quem não se culpa naquilo que aprova – não se permite fazer nada, sobre a legalidade da qual ele tem escrúpulos; faz apenas o que ele não sabe nem tem medo de ser pecaminoso.

23 Mas aquele que tem dúvida, se comer, é culpado, porque não foi pela fé; e tudo que não é pela fé é pecado.

E – em vez disso, “Mas”

aquele que duvida é condenado – Sobre a palavra “danação”, veja em Rm 13:2.

se ele comer, porque ele não come de fé – Sobre o significado de “fé” aqui, veja em Rm 14:22.

porque tudo que não é de fé é pecado – uma máxima de importância indescritível na vida cristã.

<Romanos 13 Romanos 15>

Introdução à Romanos 14

Observe, (1) Alguns pontos no cristianismo não são essenciais para uma comunhão cristã; de modo que, embora possa estar em erro sobre eles, ele não está, por essa razão, excluído da comunhão da Igreja ou da plena atenção aos que têm mais luz. Essa distinção entre as verdades essenciais e não-essenciais é negada por alguns que afetam a justiça e a justiça. Mas elas devem resolver uma questão com o nosso apóstolo.

(2) A aceitação com a única data apropriada de direito à comunhão cristã. A quem Deus recebe, os homens não podem legalmente rejeitar (Rm 14:3-4).

(3) Como há muito auto-satisfação em ter as relações estreitas de comunhão-mãe, assim como os melhores conservadores contra a tentação de ser feito na lembrança contínua do que é o único Objeto por quem todos os cristãos vivem, e quem todos os cristãos morrem; “Será um vínculo de forças tão vivo e exaltado entre os fortes e os fracos, que são todas as suas formas mais pequenas e mais absorvidas gradualmente” (Rm 14:7-9).

(4) A jurisdição comum em que os fortes e os fracos estão juntos será encontrada como outro preservativo contra uma disposição desagradável de julgar uns aos outros (Rm 14:10-12).

(5) Quão brilhantemente a suprema Divindade de Cristo resplandece neste capítulo! A exposição em si substitui a ilustração adicional aqui.

(6) Embora a tolerância seja um grande dever cristão, a indiferença à distinção entre verdade e erro não é encorajada. O primeiro é, pelo imposto, uma desculpa para o segundo. Mas nosso apóstolo, enquanto ensinando “os fortes” a suportar “os fracos”, repetidamente sugere neste capítulo onde a verdade realmente está nos pontos em questão, e toma o cuidado de chamar aqueles que tomaram o lado errado “os fracos” ( Rm 14:1-2,14).

(7) Com que santa inveja a pureza da consciência deve ser guardada, visto que toda violação deliberada dela é uma perdição incipiente (Rm 14:15,20)! Alguns, que parecem mais invejosos pela honra de certas doutrinas do que pelas almas dos homens, enervam esta extraordinária verdade perguntando como isso se deve à “perseverança dos santos”; os defensores dessa doutrina acham necessário explicar o que se entende por “destruir a obra de Deus” (Rm 14:20), e “destruir aquele por quem Cristo morreu” (Rm 14:15), por medo da doutrina consequências de levá-lo nu; enquanto os opositores dessa doutrina estão prontos a perguntar: Como poderia o apóstolo ter usado tal linguagem se tivesse acreditado que tal catástrofe era impossível? A verdadeira resposta para ambos está em rejeitar a questão como impertinente. O apóstolo está enunciando um grande e eterno princípio na Ética Cristã – que a violação intencional da consciência contém em si uma semente de destruição; ou, para expressá-lo de outro modo, que a destruição total da obra de Deus na alma renovada e, consequentemente, a perda daquela alma por toda a eternidade, precisa apenas da realização de todo o seu efeito de tal violação da consciência. Se tais efeitos acontecem, de fato, o apóstolo não dá a sugestão mais distante aqui; e, portanto, esse ponto deve ser resolvido em outro lugar. Mas, acima de qualquer dúvida, como a posição que estabelecemos é enfaticamente expressa pelo apóstolo, assim os interesses de todos os que se chamam cristãos precisam ser proclamados e pressionados em toda ocasião adequada.

(8) O zelo por pontos comparativamente pequenos de verdade é um substituto pobre para as realidades substanciais, católicas e duradouras da vida cristã (Rm 14:17-18).

(9) “Paz” entre os seguidores de Cristo é uma bênção muito preciosa para eles mesmos e, como um testemunho para os que estão fora, é muito importante para ser rompido por ninharias, mesmo que algumas verdades menores estejam envolvidas nelas (Rm 14:19-20). Tampouco essas verdades são depreciadas ou colocadas em perigo, mas o contrário.

(10) Muitas coisas que são lícitas não são convenientes. No uso de qualquer liberdade, portanto, nossa pergunta deveria ser, não simplesmente, isso é lícito? mas mesmo assim, pode ser usado com segurança para a consciência de um irmão? – Como isso afetará a alma do meu irmão (Rm 14:21)? É permitido a nenhum cristão dizer com Caim: “Amós, eu sou o guarda do meu irmão?” (Gn 4:9).

(11) Sempre que estamos em dúvida quanto a um ponto de dever – onde a abstinência é manifestamente sem pecado, mas a obediência não é claramente lícita – o caminho seguro deve sempre ser preferido, pois fazer o contrário é em si mesmo pecaminoso.

(12) Quão exaltada e bela é a Ética do Cristianismo – através de alguns grandes princípios nos ensinando como conduzir nosso curso em meio a dificuldades práticas, com igual consideração à liberdade, amor e confiança cristãs!

Leia também uma introdução à Epístola aos Romanos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.