Bíblia, Revisar

Romanos 14

Aviso Quer estudar a Bíblia e não sabe por onde começar? Conheça o nosso curso: Como Estudar a Bíblia? Ele é gratuito, online e pode ser iniciado agora mesmo! Clique aqui e saiba mais.


1 Recebei a quem for fraco na fé, mas não para envolvê-lo em temas controversos.

O assunto aqui, e em Rm 15:13, é a consideração devida de cristãos mais fortes a seus irmãos mais fracos; que é apenas a grande lei do amor (tratada no décimo terceiro capítulo) em uma forma particular.

Recebei a quem for fraco na fé – sim, “na fé”; isto é, não “aquele que é fraco na verdade crê” [Calvino, Beza, Alford, etc.], mas (como a maioria dos intérpretes concorda), “aquele cuja fé deseja essa firmeza e amplitude que o elevariam acima de pequenos escrúpulos. ”(Veja Rm 14:22-23).

receba ye – para comunhão cristã cordial.

mas não para envolvê-lo em temas controversos – sim, talvez, “não à decisão de dúvidas” ou “escrúpulos”, isto é, não com o propósito de argumentá-lo a partir delas: o que, na verdade, geralmente faz o inverso; enquanto que recebê-lo em plena fraternidade, confiança e cordial intercâmbio de afeição cristã é a maneira mais eficaz de atraí-los. Dois exemplos de tais escrúpulos são aqui especificados, tocando as carnes e os dias judaicos. “Os fortes”, será observado, são aqueles que sabiam que estes seriam abolidos sob o Evangelho; “Os fracos” são aqueles que tinham escrúpulos neste ponto.

2 Um crê que pode comer de tudo, e outro, que é fraco, come somente vegetais.

crê que ele pode comer todas as coisas – veja At 10:16.

outro, que é fraco, come somente vegetais – restringindo-se provavelmente a uma dieta vegetal, por medo de comer o que poderia ter sido oferecido aos ídolos, e assim seria imundo. (Veja 1Co 8:1-13).

3 O que come não despreze o que não come, e o que não come não julgue o que come, porque Deus o aceitou.

Não deixe o que come desprezar – olhe para baixo, superciliosamente, sobre “aquele que não come”.

e quem não come não julgue – sente-se em juízo com juízo sobre “o que come”.

porque Deus o aceitou – como um de seus queridos filhos, que, nessa questão, não age de frouxidão, mas de princípio religioso.

4 Quem és tu para julgares o servo alheio? É ao seu próprio senhor que ele fica firme ou cai. E ele ficará firme, porque o Senhor é poderoso para o firmar.

Quem és tu que julga o homem de outro – em vez disso, “o outro”

servo? – isto é, de Cristo, como todo o contexto mostra, especialmente Rm 14:8-9.

Sim, etc. – “Mas ele será feito em pé, porque Deus é capaz de fazê-lo ficar de pé”; isto é, para fazer bem a sua posição, não no dia do julgamento, do qual o apóstolo trata em Rm 14:10, mas na verdadeira comunhão da Igreja aqui, apesar de suas censuras.

5 Um faz diferença entre um dia e outro; porém outro considera iguais todos os dias. Cada um mantenha certeza em sua própria mente.

Um faz diferença entre um dia e outro; porém outro considera iguais todos os dias – O suplemento “igualmente” deve ser omitido, como ferindo o sentido.

Cada um mantenha certeza em sua própria mente – seja guiado em tais assuntos por convicção conscienciosa.

6 O que faz diferença entre dias, para o Senhor a faz. O que come, come para o Senhor, porque dá graças a Deus; e o que não come, deixa de comer para o Senhor, e dá graças a Deus.

Aquele que considera o dia, leva isso ao Senhor – o Senhor Cristo, como antes.

e ele… não, ao Senhor ele não faz – cada um fazendo o que ele acredita ser a vontade do Senhor.

O que come, come para o Senhor, porque dá graças a Deus; e o que não come, deixa de comer para o Senhor, e dá graças a Deus – Um deu graças a Deus pela carne que o outro emagreceu para usar; o outro fazia o mesmo com as ervas às quais, por consciência, se restringia. A partir dessa passagem sobre a observância dos dias, Alford infalivelmente infere que tal linguagem não poderia ter sido usada se a lei do sábado estivesse em vigor sob o Evangelho, sob qualquer forma. Certamente não poderia, se o sábado fosse apenas um dos dias do festival judaico; mas isso não será suficiente para considerar isso apenas porque foi observado sob a economia mosaica. E certamente, se o sábado fosse mais antigo que o judaísmo; se, mesmo sob o judaísmo, foi consagrado entre as santidades eternas do Decálogo, pronunciadas, como nenhuma outra parte do judaísmo, em meio aos terrores do Sinai; e se o próprio Legislador disse sobre isso quando na terra: “O Filho do homem é o SENHOR MESMO DO DIA DO SÁBADO” (ver Mc 2:28) – será difícil mostrar que o apóstolo deve ter feito com que fosse classificado por seus leitores entre aqueles dias de festa judaica desaparecida, que só “fraqueza” poderia imaginar ainda em vigor – uma fraqueza que aqueles que tinham mais luz deveriam, por amor, meramente suportar.

7 Pois nenhum de nós vive para si mesmo; e nenhum morre para si mesmo.

Para nenhum de nós – cristãos

vive para si mesmo – (Veja 2Co 5:14-15), para se livrar de si mesmo ou moldar sua conduta depois de suas próprias ideias e inclinações.

e nenhum homem – “e nenhum” de nós cristãos “morre para si mesmo”.

8 Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; e se morremos, para o Senhor morremos. Portanto, quer vivamos, quer morramos, do Senhor somos.

Porque, quer vivamos, vivemos para o Senhor – o Senhor Cristo; veja Rm 14:9.

e se morremos, para o Senhor morremos. Portanto, quer vivamos, quer morramos, do Senhor somos Nada além da explicação mais vívida dessas palavras notáveis ​​poderia torná-las suportáveis ​​para qualquer ouvido cristão, se Cristo fosse uma mera criatura. Pois Cristo está aqui – nos termos mais enfáticos, e ainda assim no tom mais desapaixonado – apresentado como o Objetivo supremo da vida do cristão, e de sua morte também; e que, pelo homem cujo horror de adoração às criaturas era tal, que quando os pobres licaonianos o adorassem, ele corria para prender a ação, direcionando-os para “o Deus vivo”, como o único objeto legítimo de adoração (At 14:15). Paulo também não ensina isso aqui, mas apela a ele como um fato conhecido e reconhecido, do qual ele tinha apenas que lembrar seus leitores. E desde que o apóstolo, quando escreveu estas palavras, nunca esteve em Roma, ele só podia saber que os cristãos romanos concordariam com esta visão de Cristo, porque era o ensino comum de todos os pregadores credenciados do cristianismo, e o comum fé de todos os cristãos.

9 Pois para isto Cristo morreu, e voltou a viver, para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos.

Para este fim, Cristo, etc. – A verdadeira leitura aqui é: Para este fim, Cristo morreu e viveu (“novamente”).

que ele pode ser o Senhor tanto dos mortos e – “e do”

viver – O grande objetivo de Sua morte foi adquirir este senhorio absoluto sobre os Seus redimidos, tanto em seu viver e em sua morte, como de direito.

10 Tu, porém, por que julgas o teu irmão? Ou tu também, por que desprezas o teu irmão? Pois todos nós seremos apresentados diante do tribunal de Deus.

Tu, porém, por que… – O original é mais vivo: – “Mas tu (o crente mais fraco), por que julgas teu irmão? E tu novamente (mais forte), por que desprezes teu irmão?

porque todos nós – os fortes e os fracos juntos.

apresentados diante do tribunal de Deus – Todos os manuscritos mais antigos e melhores lidos aqui, “o tribunal de Deus”. A presente leitura, sem dúvida, surgiu em 2Co 5:10, onde “o tribunal de Cristo” ocorre. Mas aqui “o tribunal de Deus” parece ter sido usado, com referência à citação e a inferência em Rm 14:11-12.

11 Porque está escrito: 'Tão certo como eu vivo, diz o Senhor, que todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus';

Pois está escrito – (Is 45:23).

Vivo eu, diz o Senhor – hebreu, Jeová.

que todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus – consequentemente, curvar-se-á à concessão de Deus sobre seu caráter e ações.

12 de maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

Então, então – infere o apóstolo.

cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus – Agora, se for lembrado que tudo isso é aduzido incidentalmente, para mostrar que Cristo é o Mestre absoluto de todos os cristãos, para governar seus julgamentos e sentimentos um para o outro enquanto “viver ”, E para dispor deles“ morrendo ”, o testemunho que ele carrega para a divindade absoluta de Cristo parecerá notável. Em qualquer outro ponto de vista, a citação para mostrar que todos estaremos diante do tribunal de Deus seria uma prova estranha de que os cristãos são todos receptivos a Cristo.

13 Portanto, não julguemos mais uns aos outros; em vez disso, tomai a decisão de nunca pôr alguma pedra de obstáculo ou de tropeço diante do seu irmão.

Não vamos, portanto, julgar – “assumir o cargo de juiz sobre”

um outro; mas julgar isso sim, etc. – um belo tipo de jogo sobre a palavra “juiz”, que significa: “Mas que este seja o seu julgamento, não para colocar um tropeço”, etc.

14 Eu sei, e tenho certeza no Senhor Jesus, que nada é impuro por si mesmo; a não ser para quem o considera impuro: aquilo para ele se torna impuro.

Eu sei, e sou persuadido por – ou melhor, “in”

o Senhor Jesus – como tendo “a mente de Cristo” (1Co 2:16).

que não há nada impuro de si mesmo – Por isso é que ele chama aqueles “fortes” que acreditavam na abolição de todas as distinções rituais sob o Evangelho. (Veja At 10:15).

mas – “salve isso”

para quem o considera impuro: aquilo para ele se torna impuro – “e, portanto, embora você possa comer dela sem pecar, ele não pode”.

15 Pois, se por causa do que comes o teu irmão se entristece, tu já não estás andando segundo o amor. Não destruas por tua comida aquele por quem Cristo morreu.

Mas se teu irmão se entristecer – a sua débil consciência doer

por causa do que comes – sim, “por causa da carne”. A palavra “carne” é propositalmente escolhida como algo desprezível em contraste com o tremendo risco que corre por sua causa. Assim, na sentença seguinte, essa ideia é apresentada com grande força.

Destrua não ele com – “por”

por tua comida aquele por quem Cristo morreu – “O valor até mesmo do irmão mais pobre e mais fraco não pode ser mais enfaticamente expresso do que pelas palavras, ‘por quem Cristo morreu'” (Olshausen). O mesmo sentimento é expresso com igual nitidez em 1Co 8:11. O que quer que faça alguém violar sua consciência tende à destruição de sua alma; e aquele que ajuda, seja intencionalmente ou não, a realizar um é culpado de ajudar a realizar o outro.

16 Não seja insultado o vosso bem,

Não permita, então, o seu bem – isto é, esta sua liberdade quanto às carnes e dias judaicos, embora bem fundamentada.

seja mal falado – pelo mal que faz aos outros.

17 porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas sim justiça, paz, e alegria no Espírito Santo.

porque o reino de Deus – ou, como deveríamos dizer, religião; isto é, o negócio apropriado e bem-aventurança para o qual os cristãos são formados em uma comunidade de homens renovados em completa sujeição a Deus (compare 1Co 4:20).

não é carne e bebida – “comer e beber”

mas sim justiça, paz, e alegria no Espírito Santo – uma bela e abrangente divisão do cristianismo vivo. A primeira – “justiça” – tem respeito a Deus, denotando aqui “retidão”, em seu sentido mais amplo (como em Mt 6:33); o segundo – “paz” – tem respeito aos nossos vizinhos, denotando “concord” entre os irmãos (como é claro em Rm 14:19; compare Ef 4:3; Cl 3:14-15); o terceiro – “alegria no Espírito Santo” – tem respeito por nós mesmos. Essa frase, “alegria no Espírito Santo”, representa os cristãos como se estivessem pensando e sentindo sob o funcionamento do Espírito Santo, para que sua alegria seja vista como a do agente abençoado que a inspira mais do que a sua própria (compare 1Ts 1:6).

18 Pois quem nisso serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelas pessoas.

Para ele que nestas coisas – “nisto”, significando esta vida tripla.

serve a Cristo – Aqui novamente observe como, embora nós façamos essas três coisas como um “reino de Deus”, ainda assim é “Cristo” que servimos ao fazê-lo; o apóstolo passando aqui de Deus para Cristo tão naturalmente quanto antes de Cristo para Deus – de um modo para nós inconcebível, se Cristo tivesse sido visto como uma mera criatura (compare 2Co 8:21).

é agradável a Deus e aprovado pelas pessoas – sendo estas as coisas de que Deus se agrada, e os homens são obrigados a aprovar. (Veja Pv 3:4; Lc 2:52; At 2:4719:20).

19 Sigamos, pois, as coisas que resultam em paz e edificação de uns aos outros.

as coisas, etc. – mais simplesmente, “as coisas da paz e as coisas da edificação mútua”.

20 Não destruas a obra de Deus por causa da comida. É verdade que todas as coisas são limpas, porém mau é ao ser humano comer causando ofensa.

Para – “por causa de”

Não destruas a obra de Deus por causa da comida – (Veja Rm 14:15). O apóstolo vê em tudo aquilo que tende a violar a consciência de um irmão a incipiente destruição da obra de Deus (pois todo homem convertido é assim) – com o mesmo princípio de que “quem odeia a seu irmão é homicida” (1Jo 3:15).

Todas as coisas são de fato puras – “limpas”; as distinções rituais chegando ao fim.

mas é mal para aquele homem – há criminalidade no homem

quem come com ofensa – isto é, de modo a tropeçar um irmão fraco.

21 Não é bom comer carne, nem beber vinho, nem qualquer coisa que faça o teu irmão tropeçar.

É bom não comer carne, nem beber vinho, nem coisa alguma – “nem fazer coisa alguma”

em que – “onde”

teu irmão tropeça, ou se ofende, ou se enfraquece – ao contrário, “é fraco”. Essas três palavras, observou-se, são intencionalmente mais fracas que as outras: – “O que pode fazer um irmão tropeçar, ou mesmo ser obstruído em seu curso cristão, não – embora nenhum destes possa seguir – em que ele continue fraco; incapaz de ignorar completamente o exemplo e, ainda assim, despreparado para segui-lo ”. Mas essa injunção de se abster de carne, de vinho e de qualquer coisa que possa ferir a consciência de um irmão deve ser devidamente entendida. Manifestamente, o apóstolo está tratando da regulação da conduta do cristão com referência simplesmente aos preconceitos dos fracos na fé; e suas instruções devem ser consideradas não como prescrições para toda a vida, até mesmo para promover o bem dos homens em grande escala, mas simplesmente como precauções contra o uso demasiado livre da liberdade cristã em assuntos onde outros cristãos, através da fraqueza, Não estamos persuadidos de que tal liberdade é divinamente permitida. Até que ponto o princípio envolvido nisso pode ser legitimamente estendido, não perguntamos aqui; mas, antes de considerarmos essa questão, é de grande importância fixar até que ponto ela é expressa aqui, e qual é a natureza precisa das ilustrações que lhe são dadas.

22 A convicção que tu tens, tenha-a para ti mesmo diante de Deus. Feliz é quem não se culpa naquilo que aprova.

Você tem fé – em tais assuntos?

tem para ti – dentro do teu próprio seio

diante de Deus – uma sentença mais importante. Não é mera sinceridade, ou uma opinião particular, da qual o apóstolo fala; é convicção sobre o que é a verdade e a vontade de Deus. Se tu formaste esta convicção aos olhos de Deus, mantém-te neste quadro diante dEle. É claro que isso não deve ser exagerado, como se fosse errado discutir tais pontos com nossos irmãos mais fracos. Tudo o que é condenado aqui é um tal zelo por pequenos pontos que põe em perigo o amor cristão.

Feliz é quem não se culpa naquilo que aprova – não se permite fazer nada, sobre a legalidade da qual ele tem escrúpulos; faz apenas o que ele não sabe nem tem medo de ser pecaminoso.

23 Mas aquele que tem dúvida, se comer, é culpado, porque não foi pela fé; e tudo que não é pela fé é pecado.

E – em vez disso, “Mas”

aquele que duvida é condenado – Sobre a palavra “danação”, veja em Rm 13:2.

se ele comer, porque ele não come de fé – Sobre o significado de “fé” aqui, veja em Rm 14:22.

porque tudo que não é de fé é pecado – uma máxima de importância indescritível na vida cristã.

<Romanos 13 Romanos 15>

Leia também uma introdução à Epístola aos Romanos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.