Bíblia, Revisar

Marcos 12

Parábola dos lavradores maus

1 Então Jesus começou a lhes dizer por parábolas: Um homem plantou uma vinha, cercou-a, fundou nela uma prensa de uvas, edificou uma torre, e a arrendou a uns lavradores; e partiu-se daquela terra.
2 E, quando chegou o tempo, mandou um servo aos lavradores, para que recebesse dos lavradores do fruto da vinha.
3 Mas eles, tomando-o à força, feriram-no, e mandaram-no vazio.
4 E voltou a lhes mandar outro servo; e eles feriram-no na cabeça e maltrataram-no.
5 E voltou a mandar outro, ao qual mataram, e mandou muitos outros, e a uns feriram, e a outros mataram.
6 Tendo ele, pois, ainda um, o seu filho amado, mandou-lhes também por último a este, dizendo: Pelo menos respeitarão o meu filho.
7 Mas aqueles lavradores disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, e o matemos; então a herança será nossa.
8 E pegando dele, mataram -no, e lançaram -no fora da vinha.
9 Que, pois, o senhor da vinha fará? Ele virá, destruirá aos lavradores, e dará a vinha a outros.
10 Acaso ainda não lestes esta escritura: “A pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi feita por cabeça de esquina.
11 Pelo Senhor foi feito isto, e é maravilhoso em nossos olhos”?
12 E buscavam prendê-lo, mas temiam a multidão; porque entendiam que era contra eles que dizia aquela parábola; então o deixaram e se retiraram.

(Mt 21:33-46; Lc 20:9-18).

13 E mandaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra.

E mandaram-lhe alguns dos fariseus – “os seus discípulos”, diz Mateus (Mt 22:16); provavelmente jovens e zelosos estudiosos daquela escola endurecida.

e dos herodianos – (Veja em Mt 12:14). Em Lc 20:20, esses instrumentos voluntários são chamados de “espiões, que fingissem ser justos, para o pegarem por meio de algo que ele dissesse, e o entregarem ao poder e autoridade do governador”. Seu plano, então, era envolvê-Lo em alguma forma de expressão que pudesse ser interpretada como descontentamento com o governo romano; os próprios fariseus estavam notoriamente descontentes com o jugo romano. [JFB]

Homenagem a César

14 Eles se aproximaram e lhe disseram: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e não te interessa agradar a ninguém, porque não te importas com a aparência humana, mas com verdade ensinas o caminho de Deus. É lícito pagar tributo a César, ou não? Devemos pagar, ou não devemos?

sabemos que és homem de verdade, e não te interessa agradar a ninguém, porque não te importas com a aparência humana, mas com verdade ensinas o caminho de Deus – or tal bajulação – embora eles dissessem apenas a verdade – eles esperavam desconsertá-lo.

É lícito pagar tributo a César, ou não? – Era o imposto civil coletado de todos os inscritos no “censo”. Veja em Mt 17:25. [JFB]

15 E ele, entendendo a hipocrisia deles, disse-lhes: Por que estais me tentando? Trazei-me uma moeda, para que eu a veja.

Daremos ou não daremos? Mas ele, conhecendo sua hipocrisia – “sua maldade” (Mt 22:18); “A sua astúcia” (Lc 20:23). A malignidade de seus corações tomava a forma de embarcações, fingindo o que não sentiam – um desejo ansioso de ser guiado corretamente em um assunto que, para alguns poucos escrupulosos, poderia parecer uma questão de alguma dificuldade. Vendo perfeitamente através disso,

Ele lhes disse: Por que me tentais? – “hipócritas!”

Traga-me um centavo para que eu possa ver – “o dinheiro do tributo” (Mt 22:19).

16 E trouxeram. E perguntou-lhes: De quem é esta imagem, e a inscrição? E eles lhe disseram: De César.

E eles trouxeram isto. E ele lhes disse: De quem é esta imagem estampada na moeda?

e sobrescrito? – as palavras circulando no lado anverso.

E eles disseram-lhe: César.

17 Então Jesus, lhes respondeu: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E admiram-se dele.

Então Jesus, lhes respondeu: Dai, pois, a César o que é de César – Colocando-a nesta forma geral, era impossível a própria sedição contestá-la, e ainda assim dissolveu a cilada.

e a Deus o que é de Deus – Quanto há nesse profundo, mas para eles uma adição surpreendente à máxima, e quão incomparável é o todo para plenitude, brevidade, clareza, peso!

E admiram-se dele – “à sua resposta, e se calaram” (Lc 20:26), “deixaram-no e seguiram o seu caminho” (Mt 22:22).

A ressurreição

18 E vieram a ele os saduceus, que dizem não haver ressurreição, e perguntaram-lhe:

Os saduceus eram os materialistas daqueles dias. Veja em At 23:6.

19 Mestre, Moisés nos escreveu que, se o irmão de alguém morresse, e deixasse mulher, mas não filho , que seu irmão se casasse com a viúva , e gerasse descendência ao seu irmão.

Mestre, Moisés escreveu para nós – (Dt 25:5).

Se o irmão de um homem morrer, e deixar sua esposa para trás … E os sete a tiveram, e não deixaram nenhuma semente: a última de todas as mulheres também morreu.

20 Houve, pois, sete irmãos, e o primeiro casou-se com a mulher, e morrendo, não deixou descendente.
21 Casou-se com ela também o segundo, e morreu; e nem este deixou descendente; e o terceiro da mesma maneira.
22 Os sete não deixaram descendente. Finalmente, depois de todos, morreu também a mulher.
23 Na ressurreição, pois, quando ressuscitarem, ela será a mulher de qual deles? Porque os sete a tiveram por mulher.

Na ressurreição, portanto, quando eles se levantarão, etc.

24 E Jesus lhes respondeu: Acaso não é por isso que errais, por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?

Porventura não erreis, porque não conheceis as escrituras – relativas ao estado futuro.

nem o poder de Deus? – diante do qual mil dessas dificuldades desaparecem.

25 Pois, quando ressuscitarem dos mortos, nem se casarão, nem se darão em casamento; mas serão como os anjos que estão nos céus.

Pois, quando ressuscitarem dos mortos, nem se casarão, nem se darão em casamento – “nem mais poderão morrer” (Lc 20:36). O casamento é ordenado para perpetuar a família humana; mas como não haverá brechas pela morte no futuro estado, esta ordenança cessará.

mas serão como os anjos que estão nos céus – Em Lucas (Lc 20:36) é “igual aos anjos”. Mas como o assunto é morte e ressurreição, não nos é permitido estender a igualdade aqui ensinada além do único ponto – a imortalidade de sua natureza. Uma bela sentença é acrescentada em Lucas (Lc 20:36) – “e são os filhos de Deus” – não em relação ao caráter, do qual não se fala aqui, mas da natureza – “sendo os filhos da ressurreição”, como levantando-se para uma existência indecorosa (Rm 8:21,23), e assim sendo os filhos da imortalidade de seu Pai (1Tm 6:16).

26 E quanto aos mortos que ressuscitarão, não lestes no livro de Moisés, como Deus lhe falou com a sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó?

E quanto aos mortos que ressuscitarão, não lestes no livro de Moisés – “Moisés” (Lc 20:37), a quem eles haviam acabado de citar com o propósito de enredá-lo.

como Deus lhe falou com a sarça – ou “no mato”, como a mesma expressão é feita em Lc 20:37, isto é, quando ele estava lá; ou “na [seção de sua história sobre o] arbusto”. A estrutura de nosso versículo sugere o último sentido, o que não é incomum.

dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? – (Êx 3:6).

27 Deus não é Deus de mortos, mas de vivos. Portanto errais muito.

Não “o Deus dos mortos, mas [o Deus] das pessoas vivas”. A palavra entre parênteses é quase certamente um acréscimo ao texto genuíno, e os editores críticos excluem isto. “Porque todos vivem para Ele” (Lc 20:38) – “em sua opinião”, ou “em sua avaliação”. Esta última afirmação – encontrada apenas em Lucas – embora não acrescente nada ao argumento, é uma ilustração adicional importante. É verdade, na verdade, que para Deus nenhum ser humano está morto ou nunca será, mas toda a humanidade sustenta uma relação consciente permanente com Ele; mas o “tudo” aqui significa “aqueles que serão considerados dignos de obter esse mundo”. Estes sustentam uma relação de aliança graciosa com Deus que não pode ser dissolvida. (Veja Rm 6:10-11). Nesse sentido, nosso Senhor afirma que, para Moisés chamar o Senhor, o “Deus” de Seus servos patriarcais, se naquele momento eles não tivessem existência, seria indigno Dele. Ele “se envergonharia de ser chamado seu Deus, se não tivesse preparado para eles uma cidade” (Hb 11:16). Foi concluído por alguns dos primeiros Padres, de nosso Senhor descansando Sua prova da Ressurreição em uma passagem como essa, em vez de citar alguns testemunhos muito mais claros do Antigo Testamento, que os saduceus, a quem isso foi endereçado, reconheceu a autoridade de nenhuma parte do Antigo Testamento, mas o Pentateuco; e esta opinião manteve-se até agora. Mas, como não há motivo para isso no Novo Testamento, Josefo também se cala sobre ele; apenas dizendo que eles rejeitaram as tradições farisaicas. Foi porque o Pentateuco foi considerado por todas as classes como a fonte fundamental da religião hebraica, e todos os livros subsequentes do Antigo Testamento, mas como desenvolvimentos dele, que nosso Senhor mostraria que mesmo ali a doutrina da Ressurreição foi ensinada. E, ao contrário, ele seleciona essa passagem, como não sendo uma simples anunciação da doutrina em questão, mas como expressiva daquela gloriosa verdade da qual a ressurreição surge. “E quando a multidão ouviu isso” (Mt 22:23), “eles ficaram espantados com a sua doutrina”. “Então”, acrescenta Lc 20:39-40, “alguns dos escribas que responderam disseram: Mestre, disseste bem ”- desfrutando de Sua vitória sobre os saduceus. “E depois disso, eles não perguntaram a ele qualquer [pergunta]” – nenhuma das partes podia; ambos sendo totalmente frustrados.

O grande mandamento

28 Então aproximou-se dele um dos escribas, que os havia ouvido discutir. Como ele sabia que Jesus havia lhes respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro mandamento de todos?

“Mas quando os fariseus ouviram que ele havia feito os saduceus silenciar, eles foram reunidos” (Mt 22:34).

E um dos escribas – “um advogado”, diz Mateus (Mt 22:35); isto é, professor da lei.

Vieram e, ouvindo-os raciocinando juntos, e percebendo que ele havia respondido bem a eles, perguntaram-lhe – manifestamente em mau humor. Quando Mateus (Mt 22:35) diz que ele veio “tentador” ou “o experimentou”, como um dos farisaicos que pareciam desfrutar da derrota que Ele havia dado aos saduceus, podemos supor que, embora um pouco se orgulhe de sua visão da lei, e não indisposto a medir seu conhecimento com Alguém em quem ele ainda não havia aprendido a acreditar, ele era, no entanto, um debatedor honesto e justo.

Qual é o primeiro mandamento de todos? – primeiro em importância; o principal mandamento, o mais fundamental. Esta foi uma questão que, com alguns outros, dividiu os professores judeus em escolas rivais. A resposta de nosso Senhor está em uma linha de respeito muito diferente do que Ele mostrou aos cavilers – sempre observando sua própria direção, “Não dê o que é sagrado para os cães, nem lance suas pérolas para os porcos; para que não os pisoteassem, voltem e te rasguem ”(Mt 7:6).

29 E Jesus respondeu: O primeiro é: 'Ouve Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor;

E Jesus respondeu: O primeiro é – As leituras aqui variam consideravelmente. Tischendorf e Tregelles leram simplesmente: “o primeiro é”; e eles são seguidos por Meyer e Alford. Mas, embora a autoridade para a forma precisa do texto recebido seja pequena, uma forma quase idêntica a ela parece ter maior peso de autoridade. Nosso Senhor aqui dá Sua aprovação explícita à distinção entre mandamentos de caráter mais fundamental e primário, e mandamentos de natureza mais dependente e subordinada.

Ouve Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor – Este todo judeu devoto recita duas vezes por dia, e os judeus o fazem até hoje; mantendo assim o grande e antigo protesto nacional contra os politeísmos e panteísmos do mundo pagão: é a grande expressão da fé nacional em Um Deus Vivo e Pessoal – “UM JEOVÁ!” [JFB]

30 amarás, pois, ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento, e com todas as tuas forças.”

E tu deverás – Nós temos aqui a linguagem da lei, expressiva das afirmações de Deus. O que então estamos aqui ligados a fazer? Uma palavra é feita para expressá-lo. E que palavra! Se a essência da lei divina consistisse em ações, ela não poderia ter sido expressa em uma única palavra; porque nenhum ato é abrangente de todos os outros adotados na lei. Mas como consiste em uma afeição da alma, basta uma palavra para expressá-la – mas apenas uma. O medo, embora devido a Deus e imposto por Ele, é limitado em sua esfera e distante em caráter. Confiança, esperança e assim por diante, embora características essenciais de um estado correto de coração para com Deus, são postas em ação somente por necessidade pessoal, e assim são – no bom sentido, é verdade, mas ainda são propriamente – afetos egoístas; isto é, eles respeitam nosso próprio bem-estar. Mas o AMOR é uma afeição todo-abrangente, abraçando não só todos os outros afetos próprios de seu objeto, mas tudo o que é próprio de ser feito ao seu objeto; pois, assim como o amor procura espontaneamente satisfazer seu objetivo, assim, no caso dos homens para com Deus, é a nascente natural de uma obediência voluntária. É, além disso, o mais pessoal de todos os afetos. Pode-se temer um evento, alguém pode esperar por um evento, pode se alegrar em um evento; mas só se pode amar uma pessoa. É o mais terno, o mais desinteressado, o mais divino de todos os afetos. Tal, então, é o afeto no qual a essência da lei divina é declarada consistir.

amarás – Nós agora chegamos ao glorioso Objeto daquele carinho demandado.

amarás, pois, ao Senhor teu Deus – isto é, Jeová, o Auto-Existente, que se revelou como o “EU SOU”, e não há outro; que, embora por Seu nome, Jeová, a uma distância inacessível de Suas criaturas finitas, ainda lhe sustenta um relacionamento real e definido, do qual surge Sua reivindicação e Teu dever – de Amor. Mas com o que devemos amá-lo? Quatro coisas estão aqui especificadas. Primeiro, “amarás o Senhor teu Deus”

com todo o teu coração – Isto às vezes significa “o homem inteiro” (como Pv 4:23); mas isso não pode ser entendido aqui; pois então os outros três detalhes seriam supérfluos. Muitas vezes, significa “nossa natureza emocional” – a sede do sentimento como distinta da nossa natureza intelectual ou da sede do pensamento, comumente chamada de “mente” (como em Fp 4:7). Mas também não pode ser o sentido disso aqui; pois aqui o coração se distingue tanto da “mente” quanto da “alma”. O “coração”, então, deve significar aqui a sinceridade de ambos os pensamentos e sentimentos; em outras palavras, retidão ou sinceridade, em oposição a uma afeição hipócrita ou dividida. Mas depois, “Amarás o Senhor teu Deus” com a tua alma. Isto é projetado para comandar nossa natureza emocional: Tu colocarás sentimento ou calor em teu afeto. Além disso, “amarás o Senhor teu Deus”

com todo o teu entendimento – Isto comanda nossa natureza intelectual: Tu porás inteligência em teu afeto – em oposição a uma devoção cega, ou mero devotismo. Por fim, “amarás o Senhor teu Deus”

com todas as tuas forças – Isto comanda nossas energias: Tu colocarás intensidade em teu afeto – “Faça com teu poder” (Ec 9:10). Tomando estas quatro coisas juntas, o mandamento da Lei é: “Amarás o Senhor teu Deus com todos os teus poderes – com um amor sincero, ardente, inteligente, energético.” Mas isto não é tudo o que a Lei exige. . Deus terá todas essas qualidades em seu exercício mais perfeito. “Amarás o Senhor teu Deus”, diz a Lei, “com todo o teu coração” ou, com perfeita sinceridade; “Amarás o Senhor teu Deus com toda a tua alma” ou, com o maior fervor; “Amarás o Senhor teu Deus com toda a tua mente”, ou, no mais pleno exercício de uma razão iluminada; e “amarás o Senhor teu Deus com toda a tua força”, ou, com toda a energia do nosso ser! Tanto para o primeiro mandamento.

31 E o segundo é: 'Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'. Não há outro mandamento maior que estes.

E o segundo é – “para ele” (Mt 22:39); como exigindo a mesma afeição, e somente a extensão dela, em sua medida apropriada, às criaturas Daquele a quem nós amamos – nossos irmãos na participação da mesma natureza, e vizinhos, como conectados conosco por laços que fazem cada um dependente e necessário para o outro.

 Amarás ao teu próximo como a ti mesmo – Agora, como não devemos nos amar supremamente, isto é virtualmente um comando, em primeiro lugar, não amar o nosso próximo com todo o nosso coração e alma e mente e força. E assim é uma condenação da idolatria da criatura. Nosso supremo e extremo afeto é ser reservado para Deus. Mas tão sinceramente quanto nós devemos amar toda a humanidade, e com a mesma prontidão de fazer e sofrer por eles, como devemos razoavelmente desejar que nos mostrem. A regra de ouro (Mt 7:12) é aqui o nosso melhor intérprete da natureza e extensão dessas afirmações.

Não há outro mandamento maior que estes – ou, como em Mt 22:40: “Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (ver em Mt 5:17). É como se Ele tivesse dito: “Isto é tudo em poucas palavras; toda a lei do dever humano em uma forma de bolso portátil ”. De fato, é tão simples que uma criança pode entendê-la, tão breve que todos possam se lembrar dela, tão abrangente que abrange todos os casos possíveis. E por sua própria natureza, é imutável. É inconcebível que Deus exija de suas criaturas racionais algo menor, ou em substância qualquer outra coisa, sob qualquer dispensação, em qualquer mundo, em qualquer período durante a duração eterna. Ele não pode deixar de reivindicar isso – tudo isso – tanto no céu, na terra e no inferno! E este resumo incomparável da lei divina pertencia à religião judaica! Enquanto brilha em seu próprio esplendor evidente, também revela sua própria fonte verdadeira. A religião da qual o mundo a recebeu não poderia ser outra senão uma religião dada por Deus!

32 E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, com verdade disseste que ele é um só, e não há outro além dele.

com verdade disseste que ele é um só, e não há outro além dele – O texto genuíno aqui parece claramente ter sido: “Há um”, sem a palavra “Deus”; e quase todos os editores e expositores críticos lêem.

33 E que amá-lo com todo o coração, com todo o entendimento, e com todas as forças; e amar ao próximo como a si mesmo, é mais de que todos os holocaustos e sacrifícios.

E amá-lo de todo o coração … e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios – mais do que todas as instituições positivas; mostrando, assim, a percepção da diferença essencial entre o que é moral e, em sua própria natureza, imutável, e o que é obrigatório apenas porque é ordenado, e apenas enquanto for ordenado.

34 Jesus viu que ele havia respondido sabiamente, e disse-lhe: Não estás longe do Reino de Deus. E ninguém mais ousou lhe perguntar.

Jesus viu que ele havia respondido sabiamente – sim, “inteligentemente” ou “sensatamente”; não apenas com um bom espírito, mas com uma medida promissora de percepção das coisas espirituais.

e disse-lhe: Não estás longe do Reino de Deus pois ele teve de seguir um pouco mais além do que ele parecia sinceramente possuir, para encontrar seu caminho para o reino. Ele precisava apenas da experiência de outro eminente escriba que em um período posterior disse: “Sabemos que a lei é espiritual, mas eu sou carnal, vendida debaixo do pecado”: ​​que exclamou: “Miserável homem que sou! Quem me livrará? ”, Mas quem acrescentou:“ Agradeço a Deus por Jesus Cristo! ”(Rm 7:14,24-25). Talvez entre a “grande companhia dos sacerdotes” e outros eclesiásticos judeus que “eram obedientes à fé”, quase imediatamente após o dia de Pentecostes (At 6: 7), esse advogado honesto era um deles. Mas, apesar de toda a sua proximidade ao Reino de Deus, pode ser que ele nunca tenha entrado nele.

E ninguém mais ousou lhe perguntar – todos sentindo que não eram páreo para Ele, e que era inútil entrar na lista com Ele.

35 E Jesus respondia e dizia, enquanto ensinava no templo: Como os escribas dizem que o Cristo é filho de Davi?

E Jesus respondeu e disse, enquanto ele ensinava no templo – e “enquanto os fariseus estavam reunidos” (Mt 22:41).

Como os escribas dizem que o Cristo é filho de Davi? – Como eles podem dizer que o Messias é ser filho de Davi? Em Mateus (Mt 22:42), Jesus lhes pergunta: “O que você acha de Cristo?” Ou do prometido e esperado Messias? “De quem é filho ele [ser]? Dizem-lhe: O filho de Davi. ”O sentido é o mesmo. “Disse-lhes ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor?” (Mt 22:42-43).

36 O mesmo Davi disse pelo Espírito Santo: Disse o Senhor ao meu Senhor, senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.

Pois o próprio Davi disse pelo Espírito Santo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés (Sl 110:1).

37 Ora, se o próprio Davi o chama de Senhor, como, pois, é só eu filho? E a grande multidão o ouvia de boa vontade.

se o próprio Davi o chama de Senhor, como, pois, é s eu filho? – Existe apenas uma solução para essa dificuldade. O Messias é imediatamente inferior a Davi como seu filho segundo a carne e superior a ele como o Senhor de um reino do qual Davi é ele mesmo um sujeito, não o soberano. A natureza humana e divina de Cristo, e a espiritualidade de Seu reino – da qual os mais altos soberanos da terra são honrados, se forem considerados dignos de serem seus súditos – fornecem a única chave para esse enigma.

E as pessoas comuns – a imensa multidão.

o ouvia de boa vontade – “E ninguém podia responder-lhe uma palavra; Ninguém ousa qualquer homem, daquele dia em diante, perguntar-lhe mais alguma coisa ”(Mt 22:46).

38 E dizia em seu ensino: Cuidado com os escribas, que gostam de andar com roupas compridas, das saudações nas praças,

E dizia em seu ensino – em vez disso, “em seu ensino”; insinuando que isto era apenas um exemplo de um discurso extenso, que Mateus dá por completo (Mt 23:1-39). Lucas diz (Lc 20:45) que isto foi “na audiência de todo o povo disse aos seus discípulos”.

Cuidado com os escribas, que amam ou gostam.

ir com roupas compridas – (veja em Mt 23:5).

e saudações de amor nos mercados,

39 das primeiras cadeiras nas sinagogas, e dos primeiros assentos nas ceias.

E os assentos principais nas sinagogas e os quartos superiores – ou posições.

nas festas – Neste amor de distinção, veja em Lc 14:7; veja em Mt 6:5.

40 que devoram as casas das viúvas, com pretexto de longas orações. Esses receberão mais grave condenação.

Que devoram as casas das viúvas e, po

Aproveitaram sua condição desamparada e confiaram no caráter para obter posse de sua propriedade, enquanto por suas “longas orações” as fizeram acreditar que estavam levantado muito acima do “lucro imundo”. Tanto a “maior condenação” os aguardava. (Veja Mt 23:33). Uma descrição realista do clero romano, os verdadeiros sucessores dos “escribas”.

A oferta da viúva

41 Quando Jesus estava sentado de frente à arca do tesouro, observava como a multidão lançava dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos lançavam muito.
42 E uma pobre viúva veio, e lançou duas pequenas moedas, de pouco valor.
43 Então Jesus chamou a si os seus discípulos, e disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva lançou mais que todos os que lançaram na arca do tesouro;
44 Porque todos lançaram daquilo que lhes sobra; mas esta, da sua pobreza lançou tudo o que tinha, todo o seu sustento.

(Lc 21:1-4)

<Marcos 11 Marcos 13>

Introdução à Marcos 12

13-40 O tempo desta seção parece ainda ser o terceiro dia (terça-feira) de Cristo na semana passada. Mateus introduz o assunto dizendo (Mt 22:15): “Então foram os fariseus e consultaram como poderiam envolvê-lo em seu discurso”.

Leia também uma introdução ao Evangelho de Marcos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.