1 Timóteo 6

1 Todos os servos que estão sob escravidão estimem aos seus senhores como dignos de toda honra; para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.

Comentário A. R. Fausset

servos – a serem tomados como predicados assim: “Deixem todos quantos estiverem sob o jugo (as) escravos” (Tito 2:9). A exortação é natural, pois havia o perigo de os escravos cristãos sentirem-se interiormente acima de seus mestres pagãos.

aos seus senhores – A frase “seus próprios” é um argumento para a submissão; não são estranhos, mas seus próprios mestres que eles devem respeitar.

toda honra – toda honra possível e apropriada; não apenas a sujeição externa, mas a honra interior da qual fluirá espontaneamente a conduta externa correta (ver Efésios 5:22).

que o nome de Deus – pelo qual os cristãos são chamados.

blasfemados – Mestres pagãos diriam: Que tipo de Deus deve ser o Deus dos cristãos, quando esses são os frutos de Sua adoração (Romanos 2:24; Tito 2:5,10)? [Fausset, aguardando revisão]

2 E os que têm senhores crentes não os desprezem por serem irmãos; pelo contrário, que os sirvam melhor, pois os participantes do benefício são crentes e amados. Ensina e exorta estas coisas.

Comentário A. R. Fausset

E – sim, “Mas”. A oposição é entre aqueles escravos cristãos sob o jugo dos pagãos, e aqueles que têm mestres crentes (ele não usa a frase “debaixo do jugo” no último caso, para o serviço sob os crentes não é um jugo). Conecte as seguintes palavras assim: “Não deixem (os escravos), porque eles (os senhores) são irmãos (e assim iguais, senhores e escravos igualmente cristãos), desprezam-nos (os senhores)”.

pelo contrário – “mas ainda mais (tanto mais: com a maior boa vontade) fazem-no serviço porque eles (os mestres) são fiéis (isto é, crentes) e amados que recebem (no intercâmbio mútuo de deveres relativos entre mestre e servo; assim, o grego) o benefício ”(a versão em inglês viola a gramática grega). Esta última sentença é paralela a “porque são irmãos”; o que prova que “eles” se referem aos senhores, não aos servos, como Tittmann explica, explicando o verbo no senso comum (Lucas 1:54; Atos 20:35), “que diligentemente trabalham para o benefício (dos mestres)” . ”O próprio termo“ benefício ”implica delicadamente serviço feito com o motivo certo, a“ boa vontade ”cristã (Efésios 6:7). Se o senso comum do verbo grego for exortado, o sentido deve ser: “Porque eles (os senhores) são fiéis e amados que estão seduzindo a intenção de beneficiar seus servos”. Mas Porphyry [On Abstinence, 1.46] justifica o sentido do verbo grego dado acima, que também está mais de acordo com o contexto; caso contrário, o artigo “o” não terá nada nas palavras anteriores para explicá-lo, enquanto na minha explicação acima “o benefício” será o do serviço dos escravos.

Ensina e exorta estas coisas – (1Timóteo 4:11; Tito 2:15). [Fausset, aguardando revisão]

3 Se alguém ensina doutrina diferente, e não concorda com as sãs palavras do nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é conforme a devoção divina,

Comentário A. R. Fausset

Se alguém ensina doutrina diferente – do que eu desejo que você “ensine” (1Timóteo 6:2). O indicativo grego implica, ele coloca não apenas um suposto caso, mas um realmente existente, 1Timóteo 1:3, “Todo aquele que ensina o contrário”, isto é, quem ensina a heterodoxia.

palavras de nosso Senhor Jesus Cristo – as palavras inspiradas de Paulo não são apenas suas, mas também são palavras de Cristo. [Jamieson; Fausset; Brown]

4 é presunçoso, e nada sabe. Em vez disso, se interessa de maneira doentia por questões e disputas de palavras, das quais nascem invejas, brigas, blasfêmias, suspeitas maldosas,

Comentário A. R. Fausset

é presunçoso – literalmente, “envolto em fumaça”; preenchido com os vapores da vaidade (1Timóteo 3:6), embora “não conhecer nada”, ou seja, da doutrina que é segundo a piedade (1Timóteo 6:3), embora arrogante conhecimento preeminente (1Timóteo 1:7).

de maneira doentia – o oposto de “saudável” (1Timóteo 6:3). A verdade não é o centro sobre o qual suas investigações se movem, mas meras palavras-strifes.

disputas de palavras – ao invés de realidades (2Timóteo 2:14). Estes estão com eles em vez de “piedade” e “palavras saudáveis” (1Timóteo 6:3; 1Timóteo 1:4; Tito 3:9).

suspeitas maldosas – como para aqueles que são de um partido diferente de si mesmos. [Fausset, aguardando revisão]

5 conflitos constantes de pessoas corrompidas de entendimento, e privadas da verdade, que pensam que a devoção divina é um meio de lucrar.

Comentário A. R. Fausset

conflitos constantes  – Os manuscritos mais antigos leram “concursos duradouros” (Wiesinger); “Colisões incessantes” (Alford). “Lutas de palavras” já haviam sido mencionadas, de modo que ele provavelmente não repetiria a mesma ideia (como na versão em inglês) novamente.

corrompidas de entendimento – grego, “de homens corrompidos (depravados) em mente.” A fonte mais profunda do mal está na mente pervertida (1Timóteo 6:4; 2Timóteo 3:8; Tito 1:15).

e privadas da verdade  – (Tito 1:14). Eles tinham a verdade, mas por falta de integridade moral e de amor à verdade, foram enganados por uma pretensa gnose (conhecimento) mais profunda e santidade ascética mais alta, da qual fizeram um ofício (Wiesinger).

que pensam que – O grego exige, “supondo (em relação ao assunto neste ponto de vista) que a piedade (assim traduzida por ‘piedade’) é um meio de ganho (isto é, uma maneira de avançar os interesses mundanos: uma forma grega diferente, {poriswa}, expressa a coisa ganha, ganha) ”; não “esse ganho é piedade”, como a versão inglesa.

de tal retirar-se – omitido nos manuscritos mais antigos. A conexão com 1Timóteo 6:6 favorece a omissão dessas palavras, que interrompem a conexão. [Fausset, aguardando revisão]

6 Mas grande lucro é a devoção divina acompanhada de contentamento.

Comentário A. R. Fausset

Mas – embora errem nisso, há um sentido em que “a piedade é” não apenas ganho, mas “grandes meios de ganho”: não o ganho que eles buscam, e que faz os homens ficarem descontentes com suas posses presentes, e usar a religião como “um manto da cobiça” (1Tessalonicenses 2:5) e meios de ganho terreno, mas o ganho presente e eterno que a piedade, cujo acompanhamento é o contentamento, assegura à alma. Wiesinger observa que Paulo observou em Timóteo uma tendência a indolência e encolhimento do conflito, de onde ele sentia (1Timóteo 6:11) que Timóteo precisava advertir contra tal tentação; compare também a segunda epístola. Não apenas contentamento é um grande ganho (um sentimento do pagão Cícero [Paradoxo 6], “a maior e mais segura riqueza”), mas “piedade com contentamento”; pois a piedade não só não sente necessidade daquilo que não tem, mas também tem aquilo que a exalta acima do que não tem (Wiesinger). O grego para contentamento é traduzido como “suficiência” (2Coríntios 9:8). Mas o adjetivo (Filipenses 4:11) “conteúdo”; literalmente, “ter uma suficiência em si mesmo” independente dos outros. “O Senhor sempre fornece ao Seu povo o que é necessário para eles. A verdadeira felicidade reside na piedade, mas essa suficiência [fornecida por Deus, com a qual, além disso, Seu povo se satisfaz] é colocada na balança como uma espécie de sobrepeso ”[1] [1Reis 17:1-16; Salmo 37:19; Isaías 33:6,16, Jeremias 37:21). [Fausset, aguardando revisão]

7 Pois nada trouxemos ao mundo, e portanto nada podemos levar dele.

Comentário A. R. Fausset

Pois – confirmando a razoabilidade do “contentamento”.

e é certo – a Vulgata e outras versões antigas apóiam essa leitura. Os manuscritos mais antigos, no entanto, omitem “e é certo”; então a tradução será: “Não trouxemos nada ao mundo (para nos ensinar a lembrar) de que não podemos levar nada para fora” (Jó 1:21; Eclesiastes 5:15). Portanto, não devemos ter ansiedade em busca de ganhos, o criador do descontentamento (Mateus 6:25). [Fausset, aguardando revisão]

8 Mas se tivermos alimento e algo com que nos cobrirmos, estejamos contentes com isso.

Comentário A. R. Fausset

Mas – Em contraste com os gananciosos que buscam de ganhos (1Timóteo 6:5).

se tivermos – desde que tenhamos comida. (O grego expressa “alimento suficiente em cada caso para os nossos desejos continuamente recorrentes” (Alford). Está implícito que nós, como crentes, teremos isto (Isaías 23:16).

com que nos cobrirmos – de acordo com alguns, incluindo um telhado para nos cobrir, isto é, uma habitação, bem como roupas.

estejamos contentes com isso – literalmente, “estaremos suficientemente providos”; “estaremos satisfeito” (Alford). [Jamieson; Fausset; Brown]

9 Mas os que querem ser ricos caem em tentação, armadilha, e em muitos desejos insensatos e nocivos, que afundam as pessoas na destruição e perdição.

Comentário A. R. Fausset

os que querem ser ricos – não apenas estão dispostos, mas são resolvidos e desejam sinceramente ter riquezas a qualquer custo (Provérbios 28:20,22). Este desejo (não as próprias riquezas) é fatal para o “contentamento” (1Timóteo 6:6). Não se diz aos homens ricos que abandonem suas riquezas, mas não “confiem neles” e “façam o bem” com eles (1Timóteo 6:17-18; Salmo 62:10).

caem em tentação – não apenas “são expostos à tentação”, mas realmente “cair dentro”. A queda é contra aquilo que devemos orar, “não nos deixe cair em tentação” (Tiago 1:14); tal pessoa já está em estado pecaminoso, mesmo antes de qualquer ato manifesto de pecado. O grego para “tentação” e “ganho” contém um jogo de sons – “poras) mus}, {peirasmus}.

armadilha – mais um passo para baixo (1Timóteo 3:7). Ele cai na “armadilha do diabo”.

nocivos – para aqueles que caem na armadilha. Compare Efésios 4:22, “concupiscências” que enganam a ferida mortal.

desejos insensatos – Com a única luxúria do mal (“desejo de ser rico”), muitos outros se juntam a si mesmos: um é a “raiz de todos os males” (1Timóteo 6:10).

afundam– um clímax descendente terrível de “cair em”; este é o último passo na terrível descida (Tiago 1:15); traduzido “pia”, Lucas 5:7.

destruição e perdição– destruição em geral (temporal ou eterna) e perdição em particular, a saber, de corpo e alma no inferno. [Fausset, aguardando revisão]

10 Pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os tipos de males. Alguns o cobiçam, e então se desviaram da fé, e perfuraram a si mesmos com muitas dores.

Comentário A. R. Fausset

o amor do dinheiro – não o dinheiro em si, mas o amor dele – o desejo de ser rico (1Timóteo 6:9) – “é uma raiz (Ellicott e Middleton: não como a versão em inglês, a raiz ‘) de todos males. ”(Assim, o plural grego). Os mais ricos podem ser ricos, não num mau sentido; os mais pobres podem desejar ser assim (Salmo 62:10). O amor ao dinheiro não é a única raiz dos males, mas é a principal “raiz da amargura” (Hebreus 12:15), pois “destrói a fé, a raiz de tudo que é bom” (Bengel); suas ramificações são “tentação, laço, luxúria, destruição, perdição”.

Alguns o cobiçam – cobiçado depois.

desviaram da fé – literalmente, “foram feitos para errar da fé” (1Timóteo 1:194:1).

perfuraram – (Lucas 2:35).

com muitas dores – “dores”: “espinhos” da parábola (Mateus 13:22) que sufocam a palavra “fé”. “A prosperidade dos tolos os destrói” (Provérbios 1:32). Bengel e Wiesinger fazem deles o roer da consciência, produzindo remorso pela riqueza mal adquirida; os precursores da futura “perdição” (1Timóteo 6:9). [Fausset, aguardando revisão]

11 Porém tu, homem de Deus, foge dessas coisas. Segue a justiça, a devoção divina, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

Comentário A. R. Fausset

Mas tu – em contraste com os “alguns” (1Timóteo 6:10).

homem de Deus – que tem Deus como suas verdadeiras riquezas (Gênesis 15:1; Salmo 16:5; Lm 3:24). Aplicando-se principalmente a Timóteo como ministro (compare 2Pedro 1:21), assim como o termo foi usado por Moisés (Deuteronômio 33:1), Samuel (1Samuel 9:6), Elias e Eliseu; mas, como a exortação é quanto aos deveres incumbidos também a todos os cristãos, o termo se aplica secundariamente a ele (assim 2Timóteo 3:17) como um homem cristão nascido de Deus (Tiago 1:18; 1João 5:1), nenhum mais um homem do mundo levantado acima das coisas terrenas; portanto, a propriedade de Deus, não a sua própria, comprada com um preço, e assim tendo se separado com tudo bem em si mesma: a obra de Cristo deve ser sua grande obra: ele deve ser o representante vivo de Cristo.

foge dessas coisas – ou seja, “o amor do dinheiro” com os seus maus resultados (1Timóteo 6:9-10).

segue a justiça – (2Timóteo 2:22).

a devoção divina –  A justiça é mais em relação ao nosso próximo; piedade (“piedade”) a Deus “; a fé é a raiz de ambos (ver em Tito 2:12).

a fé, o amor – pelo qual “a fé opera”.

a paciência – perseverança duradoura em meio a provações.

a mansidão – Os manuscritos mais antigos dizem: “espírito manso”, isto é, para os opositores do Evangelho. [Fausset, aguardando revisão]

12 Que lutes a boa luta da fé; agarra a vida eterna para a qual foste chamado, e confessaste a boa confissão diante de muitas testemunhas.

Comentário A. R. Fausset

Que lutes a boa luta da fé – Birks acredita que esta epístola foi escrita em Corinto, onde ocorreram competições nos jogos nacionais em épocas determinadas, o que explica a alusão aqui como em 1Coríntios 9:24-26. Contraste “lutas de palavras” (1Timóteo 6:4). Compare 1Timóteo 1:18; 2Timóteo 4:7. A “boa profissão” está ligada ao bom combate (Salmo 60:4).

agarra a vida eterna  – a coroa, ou guirlanda, o prêmio da vitória, conquistado pelo vencedor no “bom combate” (2Timóteo 4:7-8; Filipenses 3:12-14). “Lute (literalmente, ‘esforce-se’) com tal fervoroso esforço a ponto de conquistar o prêmio, a vida eterna.”

confessaste a boa confissão – ou seja, a confissão cristã (como a palavra grega é o mesmo neste verso como o que para “confissão” em 1Timóteo 6:13, provavelmente a profissão aqui é a confissão de que o reino de Cristo é o reino da verdade, Jo 18:36-37), em teu ser separado para a tua função ministerial (se em geral, ou como superintendente em Éfeso): a mesma ocasião como é referido em 1Timóteo 1:184:14; 2Timóteo 1:4.

diante de muitas testemunhas – quem testificaria contra ti se devesses cair (Bengel). [Fausset, aguardando revisão]

13 Mando-te diante de Deus, que dá vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos testemunhou a boa confissão,

Comentário A. R. Fausset

que dá vida a todas as coisas – isto é, “torna vivo”. Mas os manuscritos mais antigos leram “preserva-se vivo”; como o mesmo grego significa em Atos 7:19; compare Neemias 9:6. Ele insta Timóteo a fidelidade aqui pela presente manifestação do poder de Deus em preservar todas as coisas, como em 1Timóteo 6:14, pela futura manifestação do poder de Deus no aparecimento de Cristo. A certeza de que “a vida eterna”, 1Timóteo 6:12, será o resultado de “lutar o bom combate”, baseia-se na plenitude e poder daquele que é o Deus de toda a vida, presente e futura.

testemunhou – Foi parte do Senhor para testemunhar, a parte de Timóteo para confessar (ou “professar”, 1Timóteo 6:12) “a boa confissão” (Bengel). A confissão foi o Seu testemunho de que Ele era o Rei, e o Seu reino é o da verdade (ver em 1Timóteo 6:12,15; Mateus 27:11). Cristo, ao atestar ou testemunhar essa verdade, atestou a verdade de todo o cristianismo. A profissão ou confissão de Timóteo incluía, portanto, toda a verdade cristã. [Fausset, aguardando revisão]

14 que guardes este mandamento sem mancha nem motivo de repreensão, até a aparição do nosso Senhor Jesus Cristo.

Comentário A. R. Fausset

guarde este mandamento – grego, “o mandamento”, isto é, a regra de vida do evangelho (1Timóteo 1:5; Jo 13:34; 2Pedro 2:213:2).

sem mancha nem motivo de repreensão – concordando com “tu”. Guarda o mandamento e assim seja sem mancha “, etc.” Puro “(1Timóteo 5:22,27; Tiago 1:27; 2Pedro 3:14).

até a aparição do nosso Senhor Jesus Cristo – Sua vinda em pessoa (2Tessalonicenses 2:8; Tito 2:13). Os crentes então usaram em sua prática para colocar diante de si o dia de Cristo como próximo à mão; nós, a hora da morte (Bengel). O fato, em todas as eras da Igreja, era certo, o tempo incerto para Paulo, como é para nós; portanto, 1Timóteo 6:15, ele diz: “em seus tempos”: a verdadeira atitude da Igreja é a da contínua expectativa do retorno de seu Senhor (1Coríntios 1:8; Filipenses 1:6,10). [Fausset, aguardando revisão]

15 Essa nos seus tempos mostrará o bendito e único Soberano, o Rei dos reis, e Senhor dos senhores;

Comentário A. R. Fausset

Essa nos seus tempos – grego: “Seus próprios tempos [ajustáveis]” (Atos 1:7). O plural implica fases sucessivas na manifestação do reino de Deus, cada uma tendo seu próprio tempo apropriado, cujo princípio regulador e conhecimento recai sobre o Pai (1Timóteo 2:6; 2Timóteo 1:9; Tito 1:3; Hebreus 1:1).

mostrará  – “exibirá”: uma expressão apropriada em referência ao Seu “APARECIMENTO”, que é mais forte do que a sua “vinda”, e implica sua visibilidade; “Manifesto”: tornar visível (compare Atos 3:20): “Ele” é o Pai (1Timóteo 6:16).

o bendito – em si mesmo: tão prestes a ser a fonte de bênção para o Seu povo em Cristo aparecendo, de onde flui a sua “bendita esperança” (1Timóteo 1:11; Tito 2:13).

único Soberano – (Jo 17:3; Romanos 16:27; Apocalipse 15:4).

Rei dos reis – em outro lugar aplicado também a Jesus (Apocalipse 1:517:1419:16). [Jamieson; Fausset; Brown]

16 o único a ter imortalidade, e que habita em luz inacessível; aquele a quem nenhum ser humano viu, nem pode ver; a ele seja honra e poder para sempre! Amém.

Comentário A. R. Fausset

o único a ter imortalidade – em sua própria essência, não apenas na vontade de outro, como todos os outros seres imortais (Justino Mártir). Assim como Ele tem imortalidade, Ele também dará a nós que cremos; estar fora Dele é morte. É mera filosofia pagã que atribui à indestrutibilidade da alma em si mesma, que deve ser atribuída unicamente ao dom de Deus. Assim como Ele tem vida em Si mesmo, assim Ele deu ao Filho para ter vida em Si mesmo (Jo 5:26).

e que habita em luz inacessível – Depois da vida vem a menção da luz, como em Jo 1:4. Essa luz é inacessível para as criaturas, exceto na medida em que são admitidas por Ele, e quando Ele vai até elas (Bengel). É inacessível devido ao seu brilho excedente (Teofilato). Se alguém não consegue olhar fixamente para o sol, que é apenas uma pequena parte da criação, em razão de seu calor e poder excedentes, quanto menos o homem mortal pode contemplar a inexprimível glória de Deus (Teofilato) (Salmo 104:2; 1João 1:5).

aquele a quem nenhum ser humano viu  – (Êxodo 23:20; Jo 1:18; Colossenses 1:15; Hebreus 11:27; 1João 4:12). Talvez até mesmo no estado perfeito, nenhuma criatura verá plenamente a Deus. Ainda assim, os santos terão, em certo sentido, a bem-aventurança de vê-Lo, que é negado ao mero homem (Mateus 5:8; 1Coríntios 13:12; 1João 3:2; Apocalipse 22:4). [Jamieson; Fausset; Brown]

17 Manda aos ricos desta era que não sejam soberbos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas sim em Deus, que nos dá abundantemente todas as coisas que são para alegria;

Comentário A. R. Fausset

Retomando o assunto de cima, 1Timóteo 6:5,10. A imortalidade de Deus, somente rica em glória, e de Seu povo por meio Dele, se opõe à luxúria do dinheiro (compare 1Timóteo 6:14-16). Ao falar do desejo de ser rico, ele passa para aqueles que são ricos: (1) O que deve ser a sua disposição; (2) Que uso eles deveriam fazer de suas riquezas, e, (3) As consequências de usá-las assim.

aos ricos desta era – em contraste com as riquezas do futuro reino para ser a porção dos crentes no “aparecimento” de Cristo, 1Timóteo 6:14.

que não sejam soberbos – muitas vezes o caráter dos ricos (ver Romanos 12:16).

incerteza das riquezas – antes como o grego, “a incerteza das riquezas”. Aqueles que confiam nas riquezas confiam na própria incerteza (Provérbios 23:5). Agora eles pertencem a uma pessoa, agora a outra, e aquela que tem muitos mestres não é possuída por ninguém (Theodoret).

Deus – Aquele que confia nas riquezas transfere para eles o dever que ele deve a Deus (Calvino).

que nos dá abundantemente todas as coisas  – temporais e eternas, para o corpo e para a alma. Para ser verdadeiramente rico, busque ser abençoado e em Deus (Provérbios 10:22; 2Pedro 1:3).

que são para alegria – grego, “para gozo”. Não que o coração possa se apegar a eles como seu ídolo e confiança (1Timóteo 4:3). O prazer consiste em dar, não em segurar rápido. O não-emprego deve ser removido, assim como do homem, e assim de seus recursos (Tiago 5:2-3) (Bengel). [Fausset, aguardando revisão]

18 que façam o bem, sejam ricos em boas obras, dispostos a compartilhar, e generosos.

Comentário A. R. Fausset

faça o bem – como o próprio Deus (Salmo 119:68; Atos 14:17) e Cristo (Atos 10:38). Tittmann traduz, “fazer” ou “agir bem”; como o grego para “ser benéfico” é uma palavra distinta, (agatopoiein).

rico em boas obras – tão “rico em fé”, que produz boas obras (Tiago 2:5). Contrastado com “ricos neste mundo”, 1Timóteo 6:17. Literalmente, é “rico em obras honradas (à direita)”. Grego, “{kalois}”, “{ergois}”, são obras boas ou certas em si mesmas: “{agatho}}, bom para o outro.

dispostos a compartilhar – livre de doadores (Alford); o coração não) apegando-se às posses, mas pronto para transmitir aos outros.

e generosos – colaboradores prontos (Alford): liberais em admitir que outros compartilham nossos bens em comum conosco mesmos (Gálatas 6:6; Hebreus 13:16). [Fausset, aguardando revisão]

19 que acumulem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que obtenham a verdadeira vida.

Comentário A. R. Fausset

cumulem para si mesmos– “daí (isto é, por este meio (Alford); mas Bengel faz o grego” “apo}) significa separar contra um tempo futuro), estabelecendo-se para si como um tesouro ”(Alford) (Mateus 6:19-20) Este é um tesouro que agimos sabiamente em guardar, enquanto a coisa mais sábia que podemos fazer com os tesouros terrenos é “distribuí-los e dar aos outros uma parte deles” (1). Timóteo 6:18).

bom fundamento – (veja em 1Timóteo 3:13; Lucas 6:48; 1Coríntios 3:11). A certeza da reversão da futura herança celestial: as riquezas terrenas espalhadas na fé acumulam um certo aumento das riquezas celestiais. Nós nos reunimos espalhando (Provérbios 11:2413:7; Lucas 16:9).

verdadeira vida – Os manuscritos e versões mais antigos dizem “o que é realmente a vida”, suas alegrias sendo sólidas e duradouras (Salmo 16:11). A vida que agora é não pode ser chamada assim, seus bens não são substanciais, e em si um vapor (Tiago 4:14). “Para que (& ls) aquo; com seus pés, por assim dizer, sobre este fundamento” [De Wette]) possam agarrar-se àquilo que é realmente a vida. “ [Fausset, aguardando revisão]

20 Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, evitando conversas vãs e profanas, e controvérsias do que é falsamente chamado de “conhecimento”;

Comentário A. R. Fausset

Conclusão recapitulativa: o objetivo principal de toda a epístola está aqui resumidamente.

Timóteo – um apelo pessoal, marcando ao mesmo tempo sua afeição por Timóteo e sua presciência das heresias vindouras.

guarda – de ladrões espirituais, e de inimigos que irão, enquanto os homens dormem, semearem o joio no meio da boa semente semeada pelo Filho do homem.

que te foi confiado – grego, “o depósito” (1Timóteo 1:18; 2Timóteo 1:12,142:2). “A verdadeira” ou “sã doutrina” a ser ensinada, em oposição à “falsamente chamada ciência”, que leva ao “erro relativo à fé” (1Timóteo 6:21). “Não é tua: é a propriedade de outrem com a qual nos foi confiado: não diminua nada” (Crisóstomo). “Aquilo que foi confiado a ti, não encontrado por ti; que tu recebeste, não inventou; uma questão não de gênio, mas de ensino; não de usurpação privada, mas de tradição pública; um assunto trazido a ti, não apresentado por ti, no qual tu deves não ser um ampliador, mas um guardião; não um originador, mas um discípulo; não liderando, mas seguindo. ‹Guarde, ‘diz ele,’ o depósito, ‘; preservar intacto e inviolado o talento da fé católica. O que te foi confiado, deixa que isso permaneça contigo; seja o mesmo entregue por ti. Ouro tu tens recebido, ouro de volta. Eu deveria estar arrependido que você deveria substituir qualquer outra coisa. Eu deveria estar arrependido de que, por ouro, você deveria substituir o chumbo com impudência ou latão de forma fraudulenta. Eu não quero a mera aparência de ouro, mas a sua realidade atual. Não que não haja progresso na religião na Igreja de Cristo. Que haja assim por todos os meios e o maior progresso; mas então seja um progresso real, não uma mudança da fé. Deixe a inteligência de toda a Igreja e de seus membros individuais aumentar muito, desde que seja apenas em sua própria espécie, a doutrina ainda é a mesma. Deixe a religião da alma se assemelhar ao crescimento do corpo, que, apesar de desenvolver suas várias partes no progresso dos anos, ainda permanece o mesmo que era essencialmente ”[Vincentius Lirinensis, a.d. 434].

evitando –“afastando-se” (compare 2Timóteo 3:4). Mesmo quando eles se “afastaram da verdade” (1Timóteo 1:65:15; 2Timóteo 4:4).

conversas vãs – grego, “vazio”: meras “lutas de palavras”, 1Timóteo 6:4, não produzindo frutos morais.

 profanas  – (1Timóteo 4:7; 2Timóteo 2:16).

e controvérsias – antítese dialética dos falsos mestres (Alford). Wiesinger, não tão provavelmente, “oposições à sã doutrina”. Eu acho que provavelmente os germes já existiam da heresia das oposições dualistas, ou seja, entre o princípio do bem e do mal, depois totalmente desenvolvido no gnosticismo. Contraste Paulo é apenas antítese (1Timóteo 3:166:5-6; 2Timóteo 2:15-23).

 falsamente chamado de “conhecimento”  – onde não há fé, não há conhecimento (Crisóstomo). Havia verdadeiro “conhecimento”, um dom especial do Espírito, que foi abusado por alguns (1Coríntios 8:112:814:6). Este presente foi logo falsificado por falsos mestres que se arrogavam preeminentemente o dom (Colossenses 2:8,18,23). Daí surgiram os credos da Igreja, chamados símbolos, isto é, em grego, “palavras de ordem”, ou um teste pelo qual os ortodoxos poderiam distinguir um ao outro em oposição ao herético. Talvez aqui, 1Timóteo 6:20 e 2Timóteo 1:13-14, impliquem a existência de uma fórmula de doutrina tão breve que existe na Igreja; se assim for, vemos uma boa razão para não ser escrita nas Escrituras, que é projetada para não dar formulários dogmáticos, mas para ser a fonte de onde todos esses formulários devem ser elaborados de acordo com as exigências das várias igrejas e eras. Provavelmente, assim, uma parte do chamado credo do apóstolo pode ter sido sancionada e preservada apenas por tradição. “O credo, transmitido pelos apóstolos, não está escrito em papel e com tinta, mas em tábuas carnudas do coração” Jerônimo [Contra João de Jerusalém, 9]. Assim, no credo, ao contrário das “oposições” (cujos germes provavelmente existiram na Igreja nos últimos dias de Paulo), através das quais os eons foram postos em pares, Deus é declarado “Pai Todo-Poderoso”, ou governante “criador do céu e da terra” (Bishop Hinds). [Fausset, aguardando revisão]

21 que alguns declararam seguir, e se desviaram da fé. A graça seja convosco.

Comentário A. R. Fausset

Que alguns professam – a saber, professando falsamente as chamadas oposições da ciência.

desviaram – (Veja 1Timóteo 1:6; veja em 1Timóteo 2:11) – literalmente, “errou o alvo” (2Timóteo 3:7-8). A verdadeira sagacidade é inseparável da fé.

Graça – grego, “a graça”, ou seja, de Deus, para o qual nós cristãos olhamos, e em que nos encontramos (Alford).

seja convosco – Ele restringe a saudação a Timóteo, como a Epístola não deveria ser lida em público (Bengel). Mas os manuscritos mais antigos dizem: “esteja com você”; e o “ti” pode ser uma alteração do transcritor para harmonizar com 2Timóteo 4:22; Tito 3:15

Amém – omitido nos manuscritos mais antigos. [Fausset, aguardando revisão]

<1 Timóteo 5 2 Timóteo 1>

Visão geral de 1Timóteo

Na primeira carta a Timóteo, “Paulo mostra a Timóteo como estabelecer ordem e propósito na igreja em Éfeso a qual tem sido corrompida por mestres falsos”. Para uma visão geral desta carta, assista ao breve vídeo abaixo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Primeira Epístola à Timóteo.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.