Bíblia, Revisar

Tiago 2

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!
1 Meus irmãos, não tenhais a fé do nosso glorioso Senhor Jesus Cristo em acepção de pessoas.

Tg 2: 1-26. O pecado do respeito das pessoas: A fé inoperante e inoperante não salva nenhum homem.

Tiago ilustra “a lei perfeita da liberdade” (Tg 1:25) em um exemplo particular de um pecado contra ela, concluindo com uma referência novamente àquela lei (Tg 2:12-13).

irmãos – A igualdade de todos os cristãos como “irmãos”, forma a base da admoestação.

a fé de … Cristo – isto é, a fé cristã. Tiago baseia a prática cristã na fé cristã.

glorioso Senhor – Assim, 1Co 2:8. Como todos os crentes, ricos e pobres, derivam toda sua glória de sua união com Ele, “o Senhor da glória”, não das vantagens externas da fortuna mundana, o pecado em questão é peculiarmente inconsistente com Sua “fé”. Bengel, fazendo sem reticências do “Senhor”, explica “glória” como em aposição com Cristo, que é A GLÓRIA (Lc 2:32); a verdadeira glória Shekinah do templo (Rm 9:4). Versão em Inglês é mais simples. A glória de Cristo repousando sobre o pobre crente deve fazê-lo ser considerado altamente pelos “irmãos” como seu irmão mais rico; mais ainda, se o pobre crente tem mais do espírito de Cristo do que o irmão rico.

com respeito a pessoas – literalmente, “no respeito das pessoas”; “Na” prática de preferências parciais de pessoas de várias maneiras e em várias ocasiões.

2 Pois se algum homem entrar na vossa congregação com anéis de ouro e trajes preciosos, e também entrar algum pobre com roupa de pouco valor,

“Se houver chance de ter vindo” (Alford).

congregação – literalmente “sinagoga”; este, o mais recente uso honorável e o único uso cristão do termo no Novo Testamento, ocorre na epístola de James, o apóstolo que manteve até o último momento possível os laços entre a sinagoga judaica e a igreja cristã. Logo, a contínua resistência da verdade pelos judeus levou os cristãos a deixar o termo exclusivamente para eles (Ap 3:9). A “sinagoga” implica uma mera assembléia ou congregação não necessariamente unida por qualquer laço comum. “Igreja”, um povo unido por laços e leis mútuos, embora muitas vezes possa acontecer que os membros não estejam reunidos (Trench e Vitringa). Em parte pelas tendências hebraicas de James, em parte pelas igrejas cristãs judaicas que mantêm a maioria das formas judaicas, esse termo “sinagoga” é usado aqui em vez do termo cristão “Igreja” (“ecclesia}, derivada de uma raiz, “, Implicando a união de) seus membros em laços espirituais, independentes do espaço, e convocados para a separação do mundo); uma coincidência indesejada e marca de verdade. As pessoas na sinagoga judaica sentavam-se de acordo com sua posição, as do mesmo ofício juntas. A introdução desse costume nos lugares de adoração dos cristãos judeus é aqui reprovada por Tiago. Igrejas cristãs foram construídas como as sinagogas, a mesa sagrada na extremidade leste da primeira, como a arca estava na última; a escrivaninha e o púlpito eram os principais artigos de mobília dos dois lados. Isso mostra o erro de comparar a Igreja ao templo e o ministério ao sacerdócio; o templo é representado por todo o corpo de adoradores; o prédio da igreja foi formado no modelo da sinagoga. Veja Vitringa [Sinagoga e Templo].

bom vestuário… roupas alegres – Como o grego, é o mesmo em ambos, traduza as duas coisas, “ou “roupas esplêndidas”.

3 e derdes atenção ao que usa o traje precioso, e disserdes: “Senta aqui, num lugar de honra”, mas ao pobre disserdes: “Fica ali em pé” ou “senta-te abaixo do apoio dos meus pés”,

tenha respeito a ele, etc. – embora você não saiba quem ele é, quando talvez ele seja um pagão. Era o ofício dos diáconos para dirigir a um assento os membros da congregação [Clemente de Roma, Constituições Apostólicas, 2.57, 58].

para ele – não nos melhores manuscritos. Assim, “tu” se torna mais demonstrativamente enfático.

lá – a uma distância de onde estão os bons lugares.

aqui – perto do orador.

abaixo do apoio dos meus pés – não literalmente assim; mas no chão, no meu escabelo. O pobre homem deve ficar de pé ou, se estiver sentado, sentado em uma posição degradante. O alto-falante tem um apoio para os pés e um bom assento.

4 por acaso não fizestes discriminação entre vós mesmos, e não vos tornastes juízes de maus pensamentos?

discriminação – literalmente, “Não fizestes distinções” ou “diferenças” (de modo a preferir um ao outro)? Então em Jz 1:22.

em si mesmos – em suas mentes, isto é, de acordo com sua inclinação carnal (Grotius).

juízes de maus pensamentos – As palavras gregas para “juízes” e “parciais” são semelhantes em som e significado. Uma tradução semelhante deve, portanto, ser dada a ambos. Assim, seja para “juízes”, etc. traduza, “distingui-se (isto é, de acordo com os seus) maus pensamentos”; ou não julgais parcialmente entre homens e são juízes de pensamento perverso (Mc 7:21)? Os “maus pensamentos” estão nos próprios juízes; como em Lc 18:6, o grego “juiz de injustiça” é traduzido como “juiz injusto”. Alford e Wahl traduzem: “Não duvidaram” (respeitando sua fé, que é inconsistente com as distinções feitas por você entre rico e pobre)? Para o grego, constantemente significa “dúvida” em todo o Novo Testamento. Assim, em Tg 1:6, “vacilante”. Mt 21:21; At 10:20; Rm 4:20, “desconcertado”. A mesma peça nas mesmas palavras de parentesco ocorre no grego de Rm 14:1014:23, “julga … duvida”. A mesma culpa de ser um juiz, quando alguém deveria para ser um obeyer, da lei é encontrado em Tiago 4:11.

5 Ouvi, meus amados irmãos: acaso Deus não escolheu os pobres quanto ao mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?

Hearken – James leva a julgamento os “juízes” auto-constituídos (Tg 2:4).

pobres quanto ao mundo – Os melhores manuscritos dizem: “os pobres em relação ao mundo”. Em contraste com “os ricos deste mundo” (1Tm 6:17). Não é claro que todos os pobres; mas os pobres, como classe, fornecem mais crentes do que os ricos como classe. Os ricos, se crentes, renunciam às riquezas como sua porção; os pobres, se forem incrédulos, negligenciam o que é a vantagem peculiar da pobreza (Mt 5:3; 1Co 1:26-28).

ricos na fé – Suas riquezas consistem em fé. Lc 12:21, “rico para com Deus”. 1Tm 6:18, “rico em boas obras” (Ap 2:9; compare com 2Co 8:9). A pobreza de Cristo é a fonte das riquezas do crente.

reino … prometido – (Lc 12:32; 1Co 2:9; 2Tm 4:8).

6 Vós, porém, desonrastes o pobre. Acaso não são os ricos que vos oprimem e vos arrastam para os tribunais?

O julgamento do mundo dos pobres contrastava com o de Deus.

ye – Cristãos, de quem as melhores coisas poderiam ter sido esperadas; Não há maravilha que os homens do mundo o façam.

desprezado – literalmente, “desonrado”. Desonrar os pobres é desonrar aqueles a quem Deus honra, e assim inverter a ordem de Deus (Calvino).

rico – como uma classe.

oprimir – literalmente, “abuse do seu poder contra” você.

arrastam – Traduza: “não são eles (aquelas mesmas pessoas que vocês parcialmente preferem, Tg 2:1-4) que te arrastam (ou seja, com violência)” (Alford).

antes de … julgar assentos – instituindo perseguições por religião, bem como ações judiciais opressivas contra você.

7 Não são eles que blasfemam o bom nome pelo qual sois chamados?

Não são eles que blasfemam Etc. como em Tg 2:6 (Alford). Os pagãos ricos devem aqui ser principalmente entendidos; porque nenhum outro blasmaria diretamente o nome de Cristo. Só indiretamente os cristãos ricos podem ser entendidos, os quais, por sua inconsistência, fizeram com que Seu nome fosse blasfemado; assim Ez 36:21-22; Rm 2:24. Além disso, havia poucos cristãos judeus ricos em Jerusalém (Rm 15:26). Aqueles que desonram o nome de Deus pelo pecado intencional e habitual, “toma (ou suporta) o nome do Senhor em vão” (compare Pv 30:9, com Êx 20:7).

o bom nome – que é “bom diante dos santos do Senhor” (Sl 52:954:6); o qual vocês oram pode ser “santificado” (Mt 6:9), e “pelo qual sois chamados”, literalmente, “que foi invocado” ou “chamado por vós” (compare Gn 48:16; Is 4:1 Margem, At 15:17), de modo que em seu batismo “no nome” (assim o grego, Mt 28:19) de Cristo, você se tornou o povo de Cristo (1Co 3:23).

8 Se de fato cumpris a lei real conforme a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis;

bem e bom; mas o respeito às pessoas é uma violação dessa lei ”. Eu acho que a tradução é:“ Se de fato (ou de fato por um lado) vocês cumprem a lei real… vocês fazem bem, mas se (por outro lado ) respeiteis as pessoas, praticas o pecado. ”Os cristãos judeus se gabavam e descansavam na“ lei ”(At 15:121:18-24; Rm 2:17; Gl 2:12). Para isso, o “de fato” alude. “(Descansai na lei): Se realmente (depois) cumprirdes, bem fazeis; mas se “etc.

real – a lei que é o rei de todas as leis, sendo a soma e a essência dos dez mandamentos. O grande rei, Deus, é amor; Sua lei é a lei real do amor, e essa lei, como Ele mesmo, reina suprema. Ele “não faz acepção de pessoas”; portanto, respeitar as pessoas está em desacordo com Ele e Sua lei real, que é ao mesmo tempo uma lei de amor e de liberdade (Tg 2:12). A lei é o “todo”; “A (particular) Escritura” (Lv 19:18) citada é uma parte. Quebrar uma parte é quebrar o todo (Tg 2:10).

fazeis bem “sendo abençoado no teu feito” (“fazer”) como um fazedor, não um ouvinte esquecido da lei (Tg 1:25).

9 Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois denunciados pela lei como transgressores.

O respeito das pessoas viola o mandamento de amar a todos igualmente “como a si mesmo”.

cometeis pecado – literalmente, “trabalhais o pecado”, Mt 7:23, para o qual a referência aqui é provavelmente, como em Tg 1:22. As tuas obras são pecado, seja qual for o orgulho da lei que fizeis em palavras (ver em Tg 2:8).

convencido – Inglês antigo para “condenado”.

como transgressores – não meramente deste ou daquele comando particular, mas de todo o absolutamente.

10 Pois quem guarda toda a lei, mas falha em um item , tornou-se culpado de todos.

Os melhores manuscritos diziam: “Todo aquele que tiver guardado toda a lei, e no entanto tiver ofendido (literalmente, ‘tropeçado’; não tão forte como ‘cair’, Rm 11:11) em um (ponto; aqui, o respeito às pessoas ), é (aqui) tornar-se culpado de todos. ”A lei é uma peça de roupa sem costura que é alugada se você fizer uma parte; ou uma harmonia musical que é estragada se houver uma nota discordante (Tirinus); ou uma corrente de ouro cuja integridade é quebrada se você quebrar um link (Gataker). Assim, você quebra toda a lei, embora não toda a lei, porque você ofende o amor, que é o cumprimento da lei. Se alguma parte de um homem for leprosa, todo o homem é considerado leproso. Deus requer obediência perfeita, não parcial. Não devemos escolher partes da lei a serem mantidas, que se adequam ao nosso capricho, enquanto negligenciamos os outros.

11 Porque aquele que disse: “Não cometerás adultério”, também disse: “Não matarás”. Portanto, se não cometeres adultério, mas matares, te tornaste um transgressor da lei.

Ele é Aquele que deu toda a lei; portanto, aqueles que violam sua vontade em um ponto, violam tudo (Bengel). A lei e seu autor têm uma unidade completa.

adultério … matar – selecionado como sendo os casos mais flagrantes de violação do dever para com o próximo.

12 Falai assim e procedei assim: como os que serão julgados pela lei da liberdade;

Resumindo os raciocínios anteriores.

Falai – referindo-se a Tg 1:19,26; a discussão mais completa do tópico é dada em Tiago 3:5-12.

julgados pela lei da liberdade – (Tg 1:25); isto é, a lei do amor do Evangelho, que não é uma lei de restrição externa, mas de inclinação interna, livre e instintiva. A lei da liberdade, pela misericórdia de Deus, nos liberta da maldição da lei, de que doravante devemos ser livres para amar e obedecer de bom grado. Se, por sua vez, não praticamos a lei do amor ao próximo, essa lei da graça nos condena ainda mais pesadamente do que a lei antiga, que nada falava senão ira àquele que ofendia no mínimo particular (Tg 2:13). Compare Mt 18:32-35; Jo 12:48; Ap 6:16: “Ira do Cordeiro (misericordioso)”

13 porque o julgamento será sem misericórdia sobre quem não agiu com misericórdia; mas a misericórdia triunfa sobre o julgamento.

O inverso de: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque obterão misericórdia” (Mt 5:7). Traduzir: “O julgamento (que vem sobre todos nós) será sem misericórdia para com aquele que não mostrou misericórdia”. Deverá ser assim para com todos, como todo mundo deve ter sido (Bengel). “Misericórdia” aqui corresponde a “amor”, Tg 2:8.

a misericórdia triunfa sobre o julgamento – Misericórdia, longe de temer o julgamento no caso de seus seguidores, na verdade glorifica contra ele, sabendo que não pode condená-los. Não que sua misericórdia seja o fundamento de sua absolvição, mas a misericórdia de Deus em Cristo para com eles, produzindo misericórdia de sua parte para com seus semelhantes, faz com que eles triunfem sobre o julgamento, o que eles próprios merecem.

14 Meus irmãos, qual é o proveito se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Acaso a fé pode salvá-lo?

Tiago aqui, passando do caso particular de “misericórdia” ou “amor” violado pelo “respeito de pessoas”, apesar da profissão da “fé de nosso Senhor Jesus” (Tg 2:1), combate a tendência judaica (transplantada em sua Cristianismo) para substituir um conhecimento inanimado e inoperante da letra da lei, para mudança de coração para santidade prática, como se a justificação pudesse ser assim alcançada (Rm 2:3,13,23). Parece pouco provável, mas que Tiago tenha visto as Epístolas de Paulo, considerando que ele usa as mesmas frases e exemplos (compare Tg 2:21,23,25, com Rm 4:3; Hb 11:17,31 e Tg 2:14,24, Rm 3:28, Gl 2:16). Independentemente de James ter projetado ou não, o Espírito Santo por ele não combate Paulo, mas sim aqueles que abusam da doutrina de Paulo. O ensino de ambos é inspirado e, portanto, deve ser recebido sem arrancar palavras; mas cada um tem uma classe diferente para lidar; Paulo, autojusticiadores; James, antinomiano, defende uma mera fé teórica. Paulo exortou tão fortemente quanto Tiago a necessidade de obras como evidências de fé, especialmente nas epístolas posteriores, quando muitos estavam abusando da doutrina da fé (Tt 2:14; Tt 3:8). “Acreditar e fazer são parentes de sangue” (Rutherford).

O que ela lucra – literalmente, “Qual é o lucro?”

embora um homem diga – a expressão de Tiago não é: “Se um homem tem fé”, mas “se alguém diz que tem fé”; referindo-se a uma mera profissão de fé, como geralmente era feita no batismo. Simão Mago “acreditou e foi batizado” e, no entanto, não tinha “parte nem lote nesta questão”, pois seu “coração”, como suas palavras e obras evidenciaram, não estava certo aos olhos de Deus. Alford nega erroneamente que “dizer” é enfático. A ilustração, Tg 2:16, prova que é: “Se algum de vocês disser” a um irmão nu: “Sejais aquecidos, apesar de não dares tais coisas necessárias.” A profissão inativa de simpatia respondendo à profissão inoperante de fé .

Acaso a fé pode salvá-lo? – em vez disso, “pode tal fé (literalmente, ‘a fé’) salvá-lo?” – a fé que você pretende: o nome vazio da fé ostentada, em contraste com a verdadeira fé produtora de frutos. Então, aquilo que os auto-enganadores afirmam é chamado de “sabedoria”, embora não a verdadeira sabedoria, Tiago 3:15. O “ele” também no grego é enfático; o homem particular que professa fé sem ter as obras que evidenciam sua vitalidade.

15 E se um irmão ou irmã estiverem nus, e necessitarem do alimento diário,

O grego é, “Mas se”, etc .: o “Mas”, assumindo o argumento contra tal como “disse que ele tinha fé, e ainda não tinha obras”, que são os seus frutos.

um irmão… – um companheiro cristão, a quem somos especialmente obrigados a dar ajuda, independente de nossa obrigação geral de ajudar todos os nossos semelhantes.

ser – O grego implica, “ser encontrado, em seu acesso a eles.”

16 e algum de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos e saciai-vos”; e não lhes derdes as coisas necessárias ao corpo, qual é o proveito disso?

O hábito de receber impressões passivamente sentimentais de pontos de vista sem levá-las a hábitos ativos apenas endurece o coração.

um de vocês – James leva o caso para seus ouvintes individualmente.

Ide em paz – como se todos os seus desejos fossem satisfeitos pelas meras palavras dirigidas a eles. As mesmas palavras na boca de Cristo, cuja fé disseram ter, foram acompanhadas de ações eficientes de amor.

ser… aquecido – com roupas, em vez de ser como até agora “nu” (Tg 2:15; Jó 31:20).

preenchido – em vez de ser “destituído de comida” (Mt 15:37).

qual é o proveito disso – concluindo com a mesma pergunta que no começo, Tg 2:14. Apenas retribuição: profissões amáveis ​​desacompanhadas de atos correspondentes, já que elas não são “lucrativas” para o objeto necessitado delas, de modo que não são lucrativas para o próprio professor. Assim, a fé que consiste na mera profissão é inaceitável para Deus, o objeto da fé e sem lucro para o possuidor.

17 Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.

estar sozinho – Alford junta-se “está morto em si mesmo”. Então Bengel, “Se as obras que a fé viva produz não existem, é uma prova de que a fé em si (literalmente, em relação a si mesma) não existe; isto é, aquilo que alguém se vangloria de como fé, está morto. ”“ Fé ”é dito ser“ morto em si mesmo ”, porque quando tem obras está vivo, e se percebe que é assim, não em relação à sua fé. funciona, mas em relação a si mesmo. A versão em inglês, se retida, não deve ser entendida como significando que a fé pode existir “sozinha” (isto é, separada das obras), mas assim: mesmo assim presumida fé, se não tiver obras, está morta, por si só ”, Isto é, separado de obras de caridade; assim como o corpo estaria “morto” se estivesse sozinho, isto é, separado do espírito (Tg 2:26). Então Estius.

18 Mas alguém dirá: Tu tens fé e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu, pelas minhas obras, te mostrarei a minha fé.

Mostra-me a tua fé sem as tuas obras – se és capaz; mas tu não podes MOSTRAR, isto é, manifestar ou evidenciar tua alegada (Tg 2:14, “dizer”) fé sem obras. “Show” não significa aqui para provar para mim, mas expor para mim. Fé não é vista, salvo por Deus. Para mostrar fé ao homem, obras de alguma forma ou de outra são necessárias: somos justificados judicialmente por Deus (Rm 8:33); meritória, por Cristo (Is 53:11); mediatamente, pela fé (Rm 5:1); evidencialmente, por obras. A questão aqui não é sobre o fundamento sobre o qual os crentes são justificados, mas sobre a demonstração de sua fé: assim, no caso de Abraão. Em Gn 22:1 está escrito, Deus provou a Abraão, isto é, colocou à prova a demonstração da realidade de sua fé, não para a satisfação de Deus, que já a conhecia bem, mas para demonstrá-la perante os homens. A oferta de Isaque naquele tempo, citada aqui, Tg 2:21, não fazia parte do fundamento de sua justificação, pois ele era justificado anteriormente por simplesmente crer na promessa de herdeiros espirituais, isto é, crentes, numerosos como os estrelas. Ele então foi justificado: que a justificação foi demonstrada ou manifestada por sua oferta a Isaque quarenta anos depois. Esse trabalho de fé demonstrou, mas não contribuiu para sua justificação. A árvore mostra sua vida por seus frutos, mas estava viva antes que os frutos ou mesmo as folhas aparecessem.

19 Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; os demônios também creem, e estremecem.

Tu – enfático. Tu, pretendente auto-enganador, à fé sem obras.

que há um só Deus – em vez disso, “que Deus é um”: a existência de Deus, no entanto, também é afirmada. O artigo fundamental do credo de judeus e cristãos, e o ponto de fé em que especialmente o primeiro se gabava, como distinguindo-os dos gentios e, portanto, aduzido por Tiago aqui.

Fazes bem – até agora bem. Mas a menos que a tua fé vá além do consentimento a esta verdade, “os espíritos malignos (literalmente ‘demônios’: ‘diabo’ é o termo restrito a Satanás, a cabeça deles) crêem” até agora em comum contigo ”, e longe de ser salvo por tal fé) estremecer (assim o grego), ”Mt 8:29; Lc 4:34; 2Pe 2:4; Jd 1:6; Ap 20:10. Sua fé somente aumenta seu tormento com o pensamento de ter que encontrar com Aquele que deve consigná-los à sua justa condenação: assim como o seu (Hb 10:26-27, não é a fé do amor, mas do medo, que tem tormento, 1Jo 4:18).

20 Ó tolo, queres te certificar de que a fé sem as obras é inútil?

Você saberá que os homens “vãos” não estão dispostos a saber, já que não desejam “fazer” a vontade de Deus. Tiago suplica a tal pessoa a deixar de lado sua falta de vontade perversa de saber o que é palpável para todos os que estão dispostos a fazer.

vaidoso – que engana a si mesmo com uma ilusória esperança, repousando sobre uma fé irreal.

sem as obras – O grego, implica separar das obras (Alford) que deveriam fluir dele se fosse real.

é inútil – alguns dos melhores manuscritos lidos, “é ocioso”, isto é, inútil para efetuar o que você espera, ou seja, para salvá-lo.

21 Acaso não foi o nosso pai Abraão justificado pelas obras, quando ofereceu o seu filho Isaque sobre o altar?

justificado pelas obras – evidentemente, e diante dos homens (ver em Tg 2:18). Em Tg 2:23, Tiago, como Paulo, reconhece a verdade da Escritura, que foi sua fé que foi contada a Abraão para justiça em sua justificação diante de Deus.

quando ofereceu – antes, “quando ele ofereceu” (Alford), isto é, trazido como uma oferenda no altar; não implicando que ele realmente ofereceu a ele.

22 Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.

Ou “tu vês”

como – em vez disso, “aquilo”. Nas duas frases que se seguem, enfatizar “fé” no primeiro, e “funciona” no segundo, para ver o sentido (Bengel).

a fé cooperou com as suas obras – pois foi pela fé que ele ofereceu seu filho. Literalmente, “estava trabalhando (na época) com suas obras”.

pelas obras a fé foi aperfeiçoada – não foi vivificada, mas atingiu seu desenvolvimento plenamente consumado, e se mostra real. Assim, “minha força é aperfeiçoada na fraqueza”, isto é, exerce-se perfeitamente, mostra quão grande é (Cameron): assim, 1Jo 4:17; Hb 2:105:9. O germe realmente, desde o primeiro, contém nele a árvore adulta, mas sua perfeição não é alcançada até que esteja completamente amadurecida. Assim, Tg 1:4: “Tenha paciência a sua obra perfeita”, isto é, tenha seu pleno efeito mostrando o mais perfeito grau de perseverança, “para que sejais perfeitos”, isto é, plenamente desenvolvido na exibição do cristão. personagem. Alford explica: “Recebido sua realização, foi inteiramente exemplificado e preenchido.” Então, Paulo, Fp 2:12, “Trabalhe a sua própria salvação”: a salvação já estava em germe deles em sua justificação livre através da fé. Precisava ser trabalhado ainda para a perfeição totalmente desenvolvida em sua vida.

23 E cumpriu-se a Escritura que diz: “E Abraão creu em Deus, e isso lhe foi considerado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus.

cumpriu-se a EscrituraGn 15:6, citado por Paulo, como realizado na justificação de Abraão pela fé; mas por Tiago, como se percebeu subsequentemente no trabalho de Abraão de oferecer Isaque, o qual, ele diz, justificou-o. Claramente, então, Tiago deve pretender pelas obras a mesma coisa que Paulo quer dizer com fé, somente que ele fala de fé em seu desenvolvimento manifesto, ao passo que Paulo fala disso em seu germe. A oferta de Abraão de Isaque não foi um mero ato de obediência, mas um ato de fé. Isaque foi o tema das promessas de Deus, que nele a semente de Abraão deveria ser chamada. O mesmo Deus chama Abraão para matar o assunto da Sua própria promessa, quando ainda não havia semente em quem essas predições pudessem ser realizadas. Daí James dizendo que Abraão foi justificado por tal trabalho, é equivalente a dizer, como Paulo faz, que ele foi justificado pela própria fé; pois, de fato, a fé foi expressa em ação, como em outros casos, a fé salvadora é expressa em palavras. Então Paulo declara como o meio da fé de salvação expressado. A “Escritura” não seria “cumprida”, como Tiago diz que foi, mas contradita por qualquer interpretação que faça as obras do homem justificá-lo diante de Deus: pois essa Escritura não menciona obras, mas diz que crença foi contada a ele por justiça. Deus, em primeira instância, “justifica o ímpio” pela fé; subsequentemente, o crente é justificado diante do mundo como justo pela fé, manifestado em palavras e obras (compare com Mt 25:35-37, “os justos”, Mt 25:40). As melhores autoridades dizem: “Mas Abraão creu”, etc.

e ele foi chamado amigo de Deus – Ele não foi assim chamado em vida, embora fosse assim mesmo desde o tempo de sua justificação; mas ele foi chamado assim, sendo reconhecido como tal por todos no terreno das suas obras de fé. “Ele era o amigo (em um sentido ativo), o amante de Deus, em referência às suas obras; e (num sentido passivo) amado por Deus em referência à sua justificação pelas obras. Ambos os sentidos estão unidos em Jo 15:14-15 ”(Bengel).

24 Vedes que o ser humano é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

justificado e não somente pela fé – isto é, pela “fé sem (separado de: separado de) obras”, seus próprios frutos (ver em Tg 2:20). A fé para justificar deve, desde o início, incluir a obediência em germe (a ser desenvolvida posteriormente), embora a primeira sozinha seja a base da justificação. O herdeiro deve ser enxertado no estoque que pode viver; deve produzir frutos para provar que vive.

25 E de igual modo não foi também a prostituta Raabe justificada pelas obras, quando recebeu os mensageiros, e ajudou para que saíssem por outro caminho?

Está claro pela natureza do ato de Raabe, que não é citado provar a justificação pelas obras como tais. Ela acreditava com segurança no que seus outros compatriotas não acreditavam, e isso em face de toda improbabilidade de que um pequeno não-guerreiro conquistaria números bem armados. Nessa crença, ela escondeu os espiões com o risco de sua vida. Por isso, Hb 11:31 nomeia isso como um exemplo de fé, e não de obediência. “Pela fé a prostituta Raabe não pereceu com os que não criam”. Se um exemplo de obediência estava faltando. Paulo e Tiago dificilmente teriam citado uma mulher de caráter anteriormente mau, em vez dos muitos patriarcas morais e piedosos. Mas como um exemplo de graça livre justificando os homens através de um agente, em oposição a uma mera fé verbal, ninguém poderia ser mais adequado do que uma “prostituta” salva. Como Abraão era um exemplo de homem ilustre e pai dos judeus, Rahab é citado como uma mulher, e um de caráter abandonado, e um gentio, mostrando que a fé justificadora se manifestou em todas as classes. A natureza das obras alegadas é tal que prova que Tiago as usa apenas como evidências de fé, em contraste com uma mera profissão verbal: não obras de caridade e piedade, mas obras cujo valor consiste apenas em serem provas de fé : eles eram fé expressa em ato, sinônimo de fé em si.

mensageiros – espiões.

tinha recebido … tinha enviado – sim, “recebeu … empurrou-os para fora” (com pressa e medo) (Alford).

outro caminho – a partir da qual eles entraram em sua casa, ou seja, através da janela de sua casa na parede, e daí para a montanha.

26 Pois assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras está morta.

A fé é uma coisa espiritual: as obras são materiais. Por isso, podemos esperar que a fé responda ao espírito e trabalhe para o corpo. Mas James inverte isso. Portanto, ele não significa que a fé responde em todos os casos ao corpo; mas a FORMA de fé sem a realidade de trabalho responde ao corpo sem o espírito de animação. Não se segue que a fé viva deriva sua vida das obras, pois o corpo deriva sua vida do espírito animador.

<Tiago 1 Tiago 3>

Leia também uma introdução à Epístola de Tiago.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados