1 Tessalonicenses 4

1 Portanto, irmãos, no restante, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que, assim como recebestes de nós como deveis andar e agradar a Deus, como já estais andando, que façais assim cada vez mais.

Comentário de A. R. Fausset

Portantono restante – Geralmente usado por Paulo no fim de suas epístolas (Efésios 6:10, Filipenses 4:8). “Portanto” com vista ao amor e à santidade (1Tessalonicenses 3:12-13), sobre os quais acabamos de orar em seu favor, agora lhes exortamos.

no Senhor Jesus – em comunhão com o Senhor Jesus, como ministros cristãos que lidam com o povo cristão (Edmunds).

como recebestes de nós  – quando estávamos convosco (1Tessalonicenses 2:13).

como – grego, a maneira.

andar e agradar a Deus – isto é, “e assim agradar a Deus”, ou seja, pela sua caminhada; em contraste com os judeus que “não agradam a Deus” (1Tessalonicenses 2:15). [Jamieson; Fausset; Brown]

2 Pois vós sabeis quais mandamentos vos demos pelo Senhor Jesus.

Comentário de A. R. Fausset

pelo Senhor Jesus – por Sua autoridade e direção, não por nós mesmos. Ele usa o termo forte, “mandamentos”, ao escrever a essa Igreja há pouco tempo fundada, sabendo que eles a aceitariam com um espírito correto e querendo que compreendessem que ele falava com autoridade divina. Ele raramente usa o termo por escrito posteriormente, quando sua autoridade foi estabelecida, para outras igrejas. 1Coríntios 7:10; 1Coríntios 11:17 e 1Timóteo 1:5 (1Tessalonicenses 4:18, onde o assunto é responsável pela forte expressão) são as exceções. [Jamieson; Fausset; Brown]

3 Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que não pratiqueis pecado sexual;

Comentário de A. R. Fausset

Pois – reforçando a afirmação de que seus “mandamentos” eram “pelo (pela autoridade) Senhor Jesus” (1Tessalonicenses 4:2). Uma vez que “esta é a vontade de Deus”, que seja a sua vontade também.

pecado sexual – a fornicação;  não considerada como um pecado entre os pagãos, e assim necessitando ainda mais a ser denunciado (Atos 15:20). [Jamieson; Fausset; Brown]

4 que cada um de vós saiba ter o seu instrumento em santidade e honra;

Comentário de A. R. Fausset

saiba – pelo autocontrole moral.

ter o seu instrumento – isto é, que cada um deve ter sua própria esposa para evitar o pecado sexual (1Tessalonicenses 4:3; 1Coríntios 7:2).

em santidade – (Romanos 6:19; 1Coríntios 6:15, 18).

honra – (Hebreus 13:4) em contraste com “desonrarem os seus corpos entre si” (Romanos 1:24). [Jamieson; Fausset; Brown]

5 não na paixão do desejo malicioso, como os gentios que não conhecem Deus.

Comentário de A. R. Fausset

paixão do desejo malicioso – o qual implica que tal pessoa é inconscientemente escravo passivo da cobiça.

como os gentios que não conhecem Deus – A ignorância da verdadeira religião é o pai da falta de castidade (Efésios 4:18-19). A moral de um povo é como os objetos de sua adoração (Deuteronômio 7:26; Salmo 115:8; Romanos 1:23-24). [Jamieson; Fausset; Brown]

6 Ninguém oprima ou engane ao seu irmão nisso, porque o Senhor é vingador de todas essas coisas, como também antes vos dissemos e demos testemunho.

Comentário de A. R. Fausset

Ninguém oprima– transgrida os limites da retidão em relação ao seu “irmão”.

engane – “exceda” (Alford); “tire vantagem” (Edmunds).

nisso – mais como o grego, “nesse assunto”; uma expressão leve para o assunto agora em questão; a honra conjugal de seu próximo como um marido, 1Tessalonicenses 4:4,7 também confirma essa visão; a palavra “irmão” aumenta a grandeza do crime. É contra seu irmão quem você erra (compare Provérbios 6:27-33).

o Senhor e vingador – o Juiz vindouro (2Tessalonicenses 1:7-8).

de todas essas coisas – no grego, “sobre todas estas coisas”, em todos esses casos de injustiças contra a honra conjugal do próximo.

testemunho – no grego, “constantemente testemunho (Alford). [Jamieson; Fausset; Brown]

7 Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas sim para a santificação.

Comentário de A. R. Fausset

mas sim para a santificação – “santidade” é o elemento no qual nosso chamado tem lugar; para uma esfera de santidade. Santo é outro nome para o cristão. [Jamieson; Fausset; Brown]

8 Portanto quem rejeita isso, rejeita não ao ser humano, mas sim a Deus, que vos deu também o seu Espírito Santo.

Comentário de A. R. Fausset

seu Espírito – no grego, “seu próprio Espírito, o Santo”; assinalando enfaticamente a “santidade” (1Tessalonicenses 4:7) como o fim para o qual o Santo está sendo dado. “Vos”, no grego, implica que o Espírito está sendo dado para (colocar “em” seus corações) e entre vocês (compare 1Tessalonicenses 2:9; Efésios 4:30). “Deu” implica que a santificação não é apenas uma obra realizada no passado de um vez por todas, mas uma progressiva presente. “Seu” implica que quando Ele lhe dá aquilo que é essencialmente idêntico a Si mesmo, Ele espera que você se torne como Ele mesmo (1Pedro 1:16; 2Pedro 1:4). [Jamieson; Fausset; Brown]

9 Mas quanto ao amor fraternal, não precisais que eu vos escreva, pois vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros.

Comentário de A. R. Fausset

amor fraternal… – referindo-se aqui a atos de bondade fraternal em aliviar irmãos aflitos.

pois vós mesmos estais instruídos por Deus – a saber, no coração pelo Espírito Santo (Jo 6:45; Hebreus 8:11; 1João 2:2027).

que vos ameis uns aos outros  – Os ensinamentos divinos têm sua convergência no amor (Bengel). [Jamieson; Fausset; Brown]

10 Pois, de fato, já fazeis assim a todos os irmãos de toda a Macedônia. Porém, irmãos, vos exortamos que façais isso ainda mais.

Comentário de A. R. Fausset

a todos os irmãos de toda a Macedônia – De um ano e meio a dois anos se passaram entre a conversão dos tessalonicenses e a escrita desta carta, dando tempo para sua generosidade aos seus irmãos macedônios. [JFU]

11 E procurai viver quietos, tratando dos vossos próprios assuntos, e trabalhando com as vossas próprias mãos, como já vos mandamos;

Comentário de A. R. Fausset

E procurai viver quietos – no grego, “torne sua ambição a quietude e fazer suas próprias atividades”. Em contraste direto com a ambição do mundo, que é “fazer uma grande agitação” e “ser intrometida”(2Tessalonicenses 3:11-12).

e trabalhando com as vossas próprias mãos– Os convertidos tessalonicenses eram, assim parece, principalmente das classes trabalhadoras. Sua expectativa da vinda imediata de Cristo levou alguns entusiastas entre eles a negligenciarem seu trabalho diário e serem dependentes da generosidade de outros. Veja o final de 1Tessalonicenses 4:12. A expectativa estava certa, na medida em que a Igreja deveria estar sempre esperando por Ele; mas eles estavam errados em criar um motivo para negligenciar seu trabalho diário. O mal, como subsequentemente se tornou pior, é mais fortemente reprovado em 2Tessalonicenses 3:6-12. [Jamieson; Fausset; Brown]

12 para que andeis de maneira respeitosa com os que estão de fora, e não necessiteis de nada.

Comentário de A. R. Fausset

respeitosa – como convém à sua profissão cristã; não trazendo descrédito sobre isso aos olhos dos de fora, como se o cristianismo levasse à preguiça e à pobreza (Romanos 13:13; 1Pedro 2:12).

com os que estão de fora – fora da igreja cristã (Marcos 4:11).

e não necessiteis de nada – não tenham que implorar aos outros pelo suprimento das necessidades (compare com Efésios 4:28). Longe de precisar pedir aos outros, devemos trabalhar e obter os meios de suprir a necessidade dos outros. A liberdade do embaraço financeiro deve ser desejada pelo cristão por causa da liberdade que ela concede. [Jamieson; Fausset; Brown]

13 Mas irmãos, não queremos que desconheçais acerca dos que morreram, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança.

Comentário de A. R. Fausset

Tendo sido o reino vindouro o tema principal da pregação de Paulo em Tessalônica (Atos 17:7), alguns o perverteram em um motivo de medo em relação a amigos recentemente falecidos, como se estes fossem excluídos da glória que aqueles que fossem encontrados vivos deveriam compartilhar. Este erro Paul aqui corrige (compare com 1Tessalonicenses 5:10).

não queremos – Meus companheiros de trabalho (Silas e Timóteo) e eu desejamos que vocês não sejam ignorantes.

acerca dos que morreram – Os manuscritos mais antigos dizem, “os que estão dormindo”; o mesmo que “os mortos em Cristo” (1Tessalonicenses 4:16), a cujos corpos (Daniel 12:2, não suas almas; Eclesiastes 12:7; 2Coríntios 5:8) mortos é um sono calmo e santo, a partir do qual a ressurreição os despertará para a glória. A palavra “cemitério” significa um lugar para dormir. Observe, a glória e a principal esperança da Igreja não devem ser realizadas na morte, mas na vinda do Senhor; não se deve antecipar o outro, mas todos devem ser glorificados juntos na vinda de Cristo (Colossenses 3:4; Hebreus 11:40). A morte afeta o mero indivíduo; mas a vinda de Jesus a Igreja inteira; na morte nossas almas são invisíveis e individualmente com o Senhor; a vinda de Cristo toda a Igreja, com todos os seus membros, em corpo e alma, será visível e coletivamente com ele. Como isso é oferecido como um consolo para os parentes de luto, o reconhecimento mútuo dos santos na vinda de Cristo está implícito.

para que não vos entristeçais como os outros – no grego, “o resto”; todo o resto do mundo além dos cristãos. Nem todo luto natural por amigos mortos é proibido: pois o Senhor Jesus e Paulo sem pecado deram lugar a ele (Jo 11:313335; Filipenses 2:27); mas tristeza como se não houvesse “esperança”, que de fato os pagãos não tinham (Efésios 2:12): a esperança cristã aqui significa que é a ressurreição. Salmo 16:9, 11; Salmo 17:15; Salmo 73:24; Provérbios 14:32, mostra que a Igreja do Antigo Testamento, apesar de não ter a esperança tão clara (Isaías 38:18, Isaías 38:19), ainda tinha essa esperança. Contraste Catulo (Carmina), “Quando uma vez terminado nosso breve dia, devemos dormir uma noite eterna”. As inscrições sepulcrais da pagã Tessalônica expressam a visão desesperada dos que uma vez morreram: como Ésquilo escreve: “De uma vez morta não há ressurreição”. Ainda que alguns filósofos pagãos tinham alguns vislumbres da existência da alma após a morte, ele não tinham nenhum que essa existência fosse no corpo (Atos 17:182032). [Jamieson; Fausset; Brown]

14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que dormem em Jesus, Deus os trará de volta com ele.

Comentário de A. R. Fausset

Pois, se – confirmação de sua declaração, 1Tessalonicenses 4:13, que a remoção da ignorância quanto aos crentes adormecidos removeria o luto excessivo a respeito deles. Veja 1Tessalonicenses 4:13, “esperança”. Por isso, parece que nossa esperança está em nossa fé (“se ​​crermos”). “Tão certo como todos nós cremos que Cristo morreu e ressuscitou (a doutrina que foi ensinada em Tessalônica, Atos 17:3), assim também Deus trará os que dormem com Ele (Jesus)”. Os crentes são colocados em sono por Jesus, e assim serão trazidos de volta do sono com Jesus em Seu caminho quando Ele vier. As almas desencarnadas não são aqui mencionadas; a referência é aos corpos adormecidos. Os fatos da experiência de Cristo são repetidos no crente. Ele morreu e depois ressuscitou: assim os crentes morrerão e depois ressuscitarão com Ele. Mas no caso dele a morte é o termo usado, 1Coríntios 15:36, etc .; nas suas, dormir; porque a morte dele levou para eles o aguilhão da morte. A mesma mão que os levantará é aquela que os colocou para dormir. [Jamieson; Fausset; Brown]

15 Pois dizemos isto pela palavra do Senhor, que nós, os que ficarmos vivos até a vinda do Senhor, não iremos antes dos que morreram.

Comentário de A. R. Fausset

pela palavra do Senhor – pela virtude de uma revelação direta do Senhor para mim. Assim como 1Reis 20:35. Este é o “mistério”, uma verdade uma vez escondida, agora revelada, que Paulo mostra (1Coríntios 15:51-52).

antes – Até o momento os primeiros cristãos não consideravam os seus mortos como antecipando-os para a entrada na glória, precisavam ter a certeza de que aqueles que permanecem até a vinda do Senhor “não irão antes dos que morreram”. O “nós” significa qualquer um de nós que esteja vivo e permaneça até a vinda do Senhor. O Espírito planejou que os crentes em cada era sucessiva deveriam viver em contínua expectativa da vinda do Senhor, não sabendo, mas que eles deveriam estar entre aqueles que se encontravam vivos em Sua vinda (Mateus 24:42). É uma queda triste desta esperança abençoada, que a morte é procurada pela maioria dos homens, ao invés da vinda de nosso Senhor. Cada geração sucessiva em seu tempo e lugar representa a geração que realmente sobreviverá até a Sua vinda (Mateus 25:13; Romanos 13:11; 1Coríntios 15:51; Tiago 5:9; 1Pedro 4:5-6). O Espírito revelou subsequentemente por Paulo aquilo que não é inconsistente com a expectativa aqui ensinada da vinda do Senhor a qualquer momento; a saber, que Sua vinda não seria até que “primeiro venha a apostasia” (2Tessalonicenses 2:2-3); mas como os sintomas disso logo apareceram, ninguém poderia dizer que, ainda assim, esse evento precursor poderia ser realizado, e assim o Senhor viria em sua época. Cada revelação sucessiva preenche os detalhes do esboço geral dado primeiro. Então, Paulo, enquanto ainda procura principalmente pela vinda do Senhor para vesti-lo com seu corpo do céu, procura estar com Cristo no meio-tempo (2Coríntios 5:1-10; Filemom 1:6, Filemom 1:23; Fp  3:20, 21; Filipenses 4:5). Edmunds bem diz, O “nós” é uma identificação afetiva de nós mesmos com nossos companheiros de todas as idades, como membros do mesmo corpo, sob a mesma cabeça, Cristo Jesus. Assim Oséias 12:4 “Deus falou conosco em Betel”, isto é, com Israel. “Nós nos regozijamos”, isto é, Israel no Mar Vermelho (Salmo 66:6). Embora nem Os nem Davi estivessem vivos nos tempos mencionados, cada um se identifica com os que estavam presentes. [Jamieson; Fausset; Brown]

16 Pois o mesmo Senhor descerá do céu com grande aclamação, com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;

Comentário de A. R. Fausset

o mesmo Senhor– em toda a Majestade da Sua presença em pessoa, não por representante.

descerá – mesmo quando Ele ascendeu (Atos 1:11).

aclamação – no grego, “grito de aviso”, “grito de guerra”. Jesus é representado como um rei vitorioso, dando a palavra de comando às hostes do céu em sua jornada para o último ataque, em seu triunfo final sobre o pecado, a morte e Satanás (Apocalipse 19:11-21).

voz de arcanjo – distinta do “sinal de grito”. Miguel é talvez o que significa (Juízes 1:9; Apocalipse 12:7), a quem especialmente é cometida a tutela do povo de Deus (Daniel 10:13).

e com trombeta de Deus – a trombeta que geralmente acompanha a manifestação de Deus em glória (Êxodo 19:16; Salmo 47:5); aqui o último dos três acompanhamentos de Sua aparição: como a trombeta foi usada para convocar o povo de Deus para suas solenes convocações (Números 10:210; Números 31:6), então, aqui para convocar os eleitos de Deus juntos, preparando-os para a sua glorificação com Cristo (Salmo 50:1-5; Mateus 24:31; 1Coríntios 15:52).

e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro – anteriormente ao vivos serem “tomados”. O “primeiro” aqui não tem referência à primeira ressurreição, em contraste com a do “restante dos mortos”. Essa referência ocorre em outro lugar (Mateus 13:41-42, Mateus 13:50, Jo 5:29, 1Coríntios 15:23-24, Apocalipse 20:5, Apocalipse 20:6); ela simplesmente se opõe a “então”, 1Tessalonicenses 4:17. PRIMEIRO, “os mortos em Cristo” ressuscitarão, ENTÃO os vivos serão arrebatados. Só o povo do Senhor é falado aqui. [Jamieson; Fausset; Brown]

17 Em seguida nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para encontrar o Senhor no ar, e assim estaremos com o Senhor para sempre.

Comentário de A. R. Fausset

seremos arrebatados  – depois de ter sido “transformados” (1Coríntios 15:51-52). Novamente ele diz “nós”, recomendando assim a expressão para os cristãos de todas as épocas, cada geração legando ao sucessor uma obrigação continuamente crescente de procurar a vinda do Senhor (Edmunds).

juntamente com eles – todos juntos: os mortos ressuscitados, e arrebatados vivos, formando um corpo.

nas nuvens –  A mesma honra é conferida a eles como em seu Senhor. Como Ele foi levado em uma nuvem em Sua ascensão (Atos 1:9), assim em Seu retorno com nuvens (Apocalipse 1:7), eles serão arrebatados pelas nuvens. As nuvens são dele e sua carruagem triunfal (Salmo 104:3; Daniel 7:13). Ellicott explica o grego, “vestidos com nuvens elevadas”.

no ar – sim, “no ar”; apanhados na região logo acima da terra, onde a reunião (compare Mateus 25:1, 6) deve ocorrer entre eles subindo, e seu Senhor descendo em direção à terra. Não que o ar seja o lugar de sua morada duradoura com ele.

e assim estaremos com o Senhor para sempre – sem mais despedida e sem mais saída (Apocalipse 3:12). Seu ponto sendo estabelecido, que os mortos em Cristo serão iguais aqueles encontrados vivos na vinda de Cristo, ele deixa indefinido aqui os outros acontecimentos preditos em outros lugares (como não sendo necessário para a discussão), o reinado de Cristo na terra com os Seus santos (1Coríntios 6:2-3), o julgamento final e a glorificação de Seus santos no novo céu e nova terra. [Jamieson; Fausset; Brown]

18 Portanto consolai-vos uns aos outros com essas palavras.

consolai-vos uns aos outros – em seu luto pelos mortos (1Tessalonicenses 4:13).

<1 Tessalonicenses 3 1 Tessalonicenses 5>

Introdução à 1Tessalonicenses 4

1 Tessalonicenses 4 contém exortações à castidade, ao amor fraternal, à quietude nos afazeres e abstinência de tristeza exagerada pelos irmãos que partiram, pois na vinda de Cristo todos os Seus santos serão glorificados. [Fausset]

Visão geral de 1Tessalonicenses

Na primeira carta aos Tessalonicenses, “Paulo direciona a igreja perseguida de Tessalônica à esperança futura do retorno do rei Jesus, que fará com que tudo fique bem”. Para uma visão geral desta carta, assista ao breve vídeo abaixo produzido pelo BibleProject. (7 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Primeira Epístola aos Tessalonicenses.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – 14  de fevereiro de 2019.