Efésios 2

1 E vós estáveis mortos em vossas ofensas e pecados,

Comentário A. R. Fausset

E vós – “Vós também”, entre aqueles que experimentaram Seu poder em capacitá-los a acreditar (Efésios 1:19-23).

mortos – espiritualmente. (Colossenses 2:13). Um cadáver vivo: sem a graciosa presença do Espírito de Deus na alma, e tão incapaz de pensar, desejar ou fazer algo que seja sagrado.

em vossas ofensas e pecados – neles, como o elemento do qual o incrédulo é, e através do qual ele está morto para a verdadeira vida. O pecado é a morte da alma. Isaías 9:2; Jo 5:25, “morto” (espiritualmente), 1Timóteo 5:6. “Separados da vida de Deus” (Efésios 4:18). “Transgressões” em grego, expressa uma QUEDA ou LAPSO, como a transgressão de Adão por meio do qual ele caiu. “Pecado.” (Grego, “hamartia”) implica corrupção inata e separação de Deus, exibido em atos de pecado (grego, “hamartemata”). Bengel, refere-se a “ofensas” aos judeus que tinham a lei, e ainda se revoltaram dela; “pecados”, para os gentios que não conhecem a Deus. [Jamieson; Fausset; Brown]

2 nos quais antes andastes conforme o proceder deste mundo, conforme o príncipe do poder do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.

Comentário A. R. Fausset

o proceder deste mundo – o curso (literalmente, “a era”, compare Gálatas 1:4), ou o sistema atual deste mundo (1Coríntios 2:6,12,183:19, em oposição ao “mundo vindouro”: alheio a Deus e jaz no maligno (1João 5:19). “A era” (que é algo mais externo e ético) regula “o mundo” (que é algo mais externo).

o príncipe do poder do ar – guiando “o curso deste mundo” (2Coríntios 4:4); percorrendo o ar ao nosso redor: compare Marcos 4:4, “pássaros do céu”, isto é, (Efésios 2:15), “Satanás” e seus demônios. Compare Efésios 6:12; Jo 12:31. A ascensão de Cristo parece ter expulsado Satanás do céu (Apocalipse 12:5,9-10,12-13), onde ele tinha sido até então o acusador dos irmãos (Jo 1:6-11). Não é mais capaz de acusar no céu os justificados por Cristo, o Salvador ascendido (Romanos 8:33-34), ele os ataca na terra com todas as provações e tentações; e “vivemos em uma atmosfera venenosa e impregnada de elementos mortais. Mas uma poderosa purificação do ar será efetuada pela vinda de Cristo” (Auberlen), pois Satanás será amarrado (Apocalipse 12:12-13,15,1720:2-3). “O poder” é usado originalmente para os “poderes do ar”; em justaposição com os “poderes”, os “espíritos”, não expressos no singular, “o espírito”, ou seja, o agregado dos “espíritos sedutores” (1Timóteo 4:1) que “trabalham agora (ainda; não meramente, Os filhos da desobediência (em hebraísmo: compare com Mateus 3:7), e do qual Satanás é aqui declarado “o príncipe”. O grego não permite que “o espírito” se refira a Satanás, “o próprio príncipe”, mas aos “poderes do ar” dos quais ele é o príncipe. Os poderes do ar são a personificação daquele “espírito” maligno que é o princípio dominante dos incrédulos, especialmente os pagãos (Atos 26:18), em oposição ao espírito dos filhos de Deus (Lucas 4:33). A potência desse “espírito” é mostrada na “desobediência” do primeiro. Compare Deuteronômio 32:20, “filhos em quem não há fé” (Isaías 30:957:4). Eles desobedecem ao Evangelho tanto na fé como na prática (2Tessalonicenses 1:8; 2Coríntios 2:12). [Jamieson; Fausset; Brown]

3 Entre esses também todos nós antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os outros.

Comentário A. R. Fausset

também todos nós – Paulo aqui se junta na mesma categoria com eles, passando aqui da segunda pessoa (Efésios 2:1-2) para a primeira pessoa.

todos – judeus e gentios.

antes andávamos – “nosso modo de vida” (2Coríntios 1:12; 1Pedro 1:18). Esta expressão implica um caminho exteriormente mais decente, do que a “caminhada” aberta em pecados grosseiros por parte da maioria de Efésios no passado, a parte gentia de quem pode ser especialmente referida em Efésios 2:2. Paulo e seus compatriotas judeus, embora aparentemente mais corretos do que os gentios (Atos 26:4-5,18), tinham sido essencialmente como eles em viver para a carne não renovada, sem o Espírito de Deus.

dos pensamentos – Sugestões e propósitos mentais (independentes de Deus), distintos dos impulsos cegos da “carne”.

e éramos por natureza – Ele intencionalmente interrompe a construção, substituindo “e nós estávamos” por “e sendo”, para marcar enfaticamente seu estado e seu passado por natureza, em contraste com seu estado presente pela graça. Não meramente é isto, nós tivemos nosso modo de vida cumprindo nossos desejos carnais, e sendo filhos da ira; mas éramos por natureza originalmente “filhos da ira”, e assim, conseqüentemente, nosso modo de vida cumpria nossos desejos carnais. “Natureza”, em grego, implica aquilo que cresceu em nós como a peculiaridade de nosso ser, crescendo com nosso crescimento e fortalecendo-se com nossa força, distinta daquilo que foi forjado sobre nós por meras influências externas: o que é inerente não adquirido (Jó 14:4; Salmo 51:5). Uma prova incidental da doutrina do pecado original.

filhos da ira – não apenas “filhos”, como em grego, “filhos da desobediência” (Efésios 2:2), mas “filhos” por geração; não apenas por adoção, como “filhos” podem ser. A ordem grega marca mais enfaticamente essa corrupção inata: “Aqueles que em sua (mesma) natureza são filhos da ira”; Efésios 2:5, “graça” é oposta à “natureza” aqui; e salvação (implícita em Efésios 2:5, 8, “salvos”) para “ira”. “O pecado original (nascimento-pecado), não está no seguimento de Adão, mas é a culpa e corrupção da natureza de todo homem, naturalmente engendrada de Adão (Cristo foi sobrenaturalmente concebido pelo Espírito Santo da Virgem), pelo qual o homem está muito longe da retidão original e é de sua própria natureza inclinado ao mal; e, portanto, em toda pessoa nascida neste mundo, ela merece a ira e a condenação de Deus”. Paulo mostra que até mesmo os judeus, que se gabavam de seu nascimento de Abraão, eram também naturalmente nascidos filhos da ira como os gentios, a quem Judeus desprezaram por causa de seu nascimento de idólatras (Romanos 3:9; 5:12-14). “Ira persiste” em todos os que desobedecem ao evangelho em fé e prática (Jo 3:36). A frase “filhos da ira” é um hebraísmo, isto é, objetos da ira de Deus desde a infância, em nosso estado natural, como nascidos no pecado que Deus odeia. Assim, “filho da morte” (2Samuel 12:5); “filho da perdição” (Jo 17:12; 2Tessalonicenses 2:3).

como também os outros – grego, “como o resto” da humanidade é (1Tessalonicenses 4:13). [Jamieson; Fausset; Brown]

4 Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,

Comentário A. R. Fausset

pelo – isto é, “por causa de Seu grande amor”. Este foi o fundamento especial de Deus nos salvando; como “rico em misericórdia” (compare Efésios 2:7; 1:7; Romanos 2:410:12) foi a base geral. “A misericórdia tira a miséria; o amor confere a salvação” (Bengel). [Jamieson; Fausset; Brown]

5 estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos deu vida juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

Comentário A. R. Fausset

deu vida – “vivificado” espiritualmente, e consequências daqui por diante, corporalmente. Deve haver uma ressurreição espiritual da alma antes que possa haver uma ressurreição do corpo (Pearson) (Jo 11:25-26; Romanos 8:11).

juntamente com Cristo – A Cabeça estando sentada à direita de Deus, o corpo também fica lá com Ele (Crisóstomo). Nós já estamos sentados lá Nele (“em Cristo Jesus”, Efésios 2:6), e daqui por diante deve estar sentado por Ele; Nele já como em nossa cabeça, que é a base de nossa esperança; por Ele a partir de agora, como pela causa que confere, quando a esperança será tragada em satisfação (Pearson). O que Deus operou em Cristo, Ele operou (pelo próprio fato) em todos unidos a Cristo, e um com Ele.

pela graça sois salvos – grego: “estais em estado de salvação”. Não meramente “sois salvos”, mas “passastes da morte para a vida” (Jo 5:24). A salvação é para o cristão não uma coisa a ser esperada para o futuro, mas já realizada (1João 3:14). A introdução incidental desta sentença aqui (compare Efésios 2:8) é uma explosão do sentimento de Paulo, e para fazer os efésios sentirem que a graça do princípio ao fim é a única fonte de salvação; por isso, também, ele diz “vós” e não “nós”. [Jamieson; Fausset; Brown]

6 nos ressuscitou, juntamente com ele, e nos fez sentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

Comentário A. R. Fausset

nos ressuscitou – com Cristo. O “ressuscitar” pressupõe o despertar anterior de Jesus no sepulcro e de nós no sepulcro dos nossos pecados.

nos fez sentar nos – com Cristo, a saber, em Sua ascensão. Os crentes são corpóreos no céu no ponto certo, e virtualmente em espírito, e cada um tem seu próprio lugar designado para lá, o qual no devido tempo eles tomarão posse (Filipenses 3:20-21). Ele não diz “à direita de Deus”; uma prerrogativa reservada a Cristo peculiarmente; embora eles compartilhem Seu trono (Apocalipse 3:21).

em Cristo Jesus – Nossa união com Ele é a base do nosso atual espiritual, e futuro corpo, ressurreição e ascensão. “Cristo Jesus” é a frase mais usada nesta epístola, na qual o ofício do Cristo, o Ungido Profeta, o Sacerdote e o Rei, é o pensamento proeminente; quando a pessoa é proeminente, “Jesus Cristo” é a frase usada. [Jamieson; Fausset; Brown]

7 para mostrar nos tempos futuros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua bondade conosco em Cristo Jesus.

Comentário A. R. Fausset

bondade – “benignidade”.

em Cristo Jesus – a mesma expressão repetida tantas vezes, para marcar que todas as nossas bênçãos se centralizam “Nele”. [Jamieson; Fausset; Brown]

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;

Comentário A. R. Fausset

Porque – ilustrando “as abundantes riquezas da sua graça, pela sua bondade”. Traduza como em Efésios 2:5: “Estais em estado de salvação”.

por meio da fé – o efeito do poder da ressurreição de Cristo (Efésios 1:19-203:10) pelo qual somos “ressuscitados” com Ele (Efésios 2:6; Colossenses 2:12).

e isto – a saber, o ato de crer, ou “fé”. “De vocês mesmos” se opõe a “é dom de Deus” (Filipenses 1:29). “O que eu disse, através da fé, eu não quero ser entendido como se eu excluísse a própria fé da graça” (Estius). “Deus justifica o homem crente, não pelo mérito de sua crença, mas pelo mérito daquele em quem ele acredita” (Hooker). A iniciação, assim como o aumento da fé, é do Espírito de Deus, não apenas por uma proposta externa da palavra, mas pela iluminação interna da alma (Pearson). No entanto, a “fé” vem pelos meios de que o homem deve se valer, a saber, “ouvir a palavra de Deus” (Romanos 10:17) e oração (Lucas 11:13), embora a bênção seja inteiramente de Deus (1Coríntios 3:6-7). [Jamieson; Fausset; Brown]

9 não por obras, para que ninguém tenha orgulho de si mesmo.

Comentário A. R. Fausset

não por obras – Esta sentença está em contraste com “pela graça”, como é confirmado por Romanos 4:4-511:6.

para que ninguém tenha orgulho de si mesmo – (Romanos 3:274:2). [Jamieson; Fausset; Brown]

🔗 Alguns afirmam que há contradição entre Paulo e Tiago; qual a relação entre a fé e as obras? Ouça a resposta do Rev. Hernandes Dias Lopes. (5 minutos)

10 Pois nós fomos feitos por ele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, que Deus preparou para que nelas andássemos.

Comentário A. R. Fausset

feitos por ele – literalmente, “uma coisa de sua fabricação”; “obra manual”. Aqui refere-se à criação espiritual, não a física (Efésios 2:8-9).

criados – tendo sido criado (Efésios 4:24; Salmo 102:8Isaías 43:21; 2Coríntios 5:5,17).

para as boas obras“Boas obras” não podem ser realizadas até que sejamos novas “criados para” elas. Paulo nunca chama as obras da lei de “boas obras”. Nós não somos salvos, mas criados para as boas obras.

que nelas andássemos – não “sermos salvos” por elas. As obras não justificam, mas o homem justificado pratica boas obras (Gálatas 5:22-25). [Jamieson; Fausset; Brown]

11 Portanto, lembrai-vos de que vós, antes, éreis gentios na carne, e chamados de não-circuncidados pelos que se chamam participantes da circuncisão na carne, feita por mãos humanas;

Comentário A. R. Fausset

gentios na carne – isto é, gentios em relação à circuncisão.

chamados de não-circuncidados – Os gentios eram chamados (com desprezo) e eram a incircuncisão; os judeus foram chamados, mas não eram verdadeiramente, a circuncisão (Ellicott).

na carne, feita por mãos – em oposição à verdadeira “circuncisão do coração no Espírito, e não a letra” (Romanos 2:29), “não feita por mãos, mas sim, no abandono do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo” (Colossenses 2:11). [Jamieson; Fausset; Brown]

12 que naquele tempo estáveis sem Cristo, excluídos da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.

Comentário A. R. Fausset

sem Cristo – grego “separado de Cristo”; não tendo parte nEle; longe dele. Uma palavra grega diferente (“aneu”) seria necessária para expressar: “Cristo não estava presente com você” (Tittmann).

excluídos – grego, “alienado de”, não apenas “separado de”. Os israelitas foram cortados da comunidade de Deus, mas foi como sendo hipócrita, indolente e indigno, não como estranhos e estrangeiros (Crisóstomo). A expressão “separado” toma como certo que os gentios, antes de terem apostatado da verdade primitiva, tinham sido compartilhadores de luz e vida (compare Efésios 4:18,23). 

pactos da promessa – sim, “… da promessa”, a saber, “a ti e à tua descendência darei esta terra” (Romanos 9:4; Gálatas 3:16). O plural implica as várias renovações da aliança com Abraão, Isaque e Jacó, e com todo o povo no Sinai (Alford). “A promessa” é singular, para significar que o pacto, na realidade, e substancialmente, é um e o mesmo em todos os momentos, mas apenas diferente em seus acidentes e circunstâncias externas (compare Hebreus 1:1, “de muitas maneiras, aos ancestrais pelos profetas”).

não tendo esperança – além desta vida (1Coríntios 15:19). As CONJUNTURAS dos filósofos pagãos quanto a uma vida futura eram, na melhor das hipóteses, vagas e totalmente insatisfatórias. Eles não tinham “promessa” divina e, portanto, não tinham base segura de “esperança”. Epicuro e Aristóteles não acreditavam nisso. Os platonistas acreditavam que a alma passava por mudanças perpétuas, agora felizes e depois miseráveis; os estóicos, que não existiam mais do que até o tempo da queima geral de todas as coisas.

sem Deus – grego, “ateus”, isto é, eles não tinham “Deus” no sentido em que usamos a palavra, o Ser Eterno que criou e governa todas as coisas (compare Atos 14:15, “vos convertais destas vaidades para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar, e tudo quanto neles há”, enquanto os judeus tinham ideias distintas de Deus e imortalidade. Compare também Gálatas 4:8: “não conhecíeis a Deus, vós servíeis aos que por natureza não são deuses” (1Tessalonicenses 4:5). Assim também os panteístas são ateus, pois um Deus impessoal NÃO É DEUS, e uma imortalidade ideal não é imortalidade (Tholuck).

no mundo – em contraste com pertencer à “comunidade de Israel”. Tendo sua porção e tudo isso neste mundo vaidoso e sem Deus (Salmo 17:14), do qual Cristo liberta Seu povo (Jo 15:1917:14 ; Gálatas 1:4). [Jamieson; Fausset; Brown]

13 Mas agora em Cristo Jesus, vós que antes estáveis longe, chegastes para perto pelo sangue de Cristo,

Comentário A. R. Fausset

agora – em contraste com “naquele tempo” (Efésios 2:12).

em Cristo Jesus“Jesus” é aqui adicionado, enquanto a expressão anterior (Efésios 2:12) tinha sido apenas “Cristo”, para marcar que eles conhecem a Cristo como o Salvador pessoal, “Jesus”.

longe – a descrição judaica dos gentios. Longe de Deus e do povo de Deus (Efésios 2:17; Isaías 57:19; Atos 2:39).

pelo – Assim, “o sangue de Cristo” é feito o selo de uma aliança na qual a proximidade deles com Deus consiste. Em Efésios 1:7, onde o sangue é mais diretamente falado como o instrumento, é “através do Seu sangue” (Alford). [Jamieson; Fausset; Brown]

14 pois ele é a nossa paz. Dos dois povos ele fez um, e derrubou do meio o muro da separação.

Comentário A. R. Fausset

ele – grego, “ele mesmo” sozinho, eminentemente, e ninguém mais. Enfático.

nossa paz – não apenas “pacificador”, mas “ele mesmo” o preço de nossos (judeus “e gentios” iguais) paz com Deus, e assim o elo de união entre “ambos” em Deus. Ele tomou ambos em Si mesmo, e reconciliou-os, unidos a Deus, assumindo nossa natureza e nossas responsabilidades legais e penais (Efésios 2:15; Isaías 9:5-6; Isaías 53:5; Miqueias 5:5; Colossenses 1:20). Seu título, “Siló”, significa o mesmo (Gênesis 49:10).

o muro da separação – grego, “… da divisão” ou “barreira”; a parede do meio que separava judeus e gentios. Havia uma balaustrada de pedra que separava a corte dos gentios do lugar santo, que era a morte de um gentio. Mas isso, embora incidentalmente aludido, era apenas um símbolo da própria partição, a saber, “a inimizade” entre “ambos” e Deus (Efésios 2:15), a verdadeira causa da separação de Deus e, portanto, a causa mediata de sua separação um do outro. Por isso, havia uma parede dupla de divisórias, uma a parede interna, separando o povo judeu da entrada da parte sagrada do templo onde os sacerdotes oficiavam, a outra a parede externa, separando os prosélitos gentios do acesso à corte dos judeus (compare Ezequiel 44:7; Atos 21:28). Assim, esta dupla muralha representava a lei sinaítica, que tanto separava todos os homens, até os judeus, do acesso a Deus (através do pecado, que é a violação da lei), como também separava os gentios dos judeus. Como o termo “muro” implica a força da divisória, assim “barreira” implica que foi facilmente removida por Deus quando chegou a hora certa. [Jamieson; Fausset; Brown]

15 Na sua carne ele desfez a inimizade da Lei dos mandamentos que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo os dois em um novo homem, fazendo a paz;

Comentário A. R. Fausset

da Lei dos mandamentos que consistia – em grego “a lei dos mandamentos (consistindo) em ordenanças”. Essa lei era “a divisória” ou “muro”, que encarna a expressão da “inimizade” (a “ira” de Deus contra o nosso pecado, e nossa inimizade para com Ele, Efésios 2:3) (Romanos 4:155:207:10-118:7). Cristo tem em, ou por, Sua carne crucificada, abolida, no que diz respeito ao seu poder de condenação e criação de inimizade (Colossenses 2:14), substituindo-a pela lei do amor, que é o espírito eterno da lei, e que flui da realização na alma do Seu amor em Sua morte por nós. Traduza o que se segue, “para que Ele possa tornar os dois (Judeus e Gentios) em um novo homem”. Não que Ele possa simplesmente reconciliar os dois uns com os outros, mas incorporar os dois, reconciliados Nele com Deus, em um novo homem; o velho ao qual ambos pertenciam, o inimigo de Deus, tendo sido morto em sua carne na cruz. Observe também um novo homem; estamos todos à vista de Deus, mas um em Cristo, como somos apenas um em Adão (Alford).

fazendo a paz – principalmente entre todos e Deus, secundariamente entre judeus e gentios; Ele é “nossa paz”. Esse “pacificador” precede sua proclamação (Efésios 2:17). [Jamieson; Fausset; Brown]

16 e pela cruz reconciliar com Deus a ambos num só corpo, matando nela a inimizade.

Comentário A. R. Fausset

Traduza, “poderia reconciliar os dois em um só corpo (a Igreja, Colossenses 3:15) para Deus através de Sua cruz”. O grego para “reconciliar” (“apocatalaxe”), encontrado somente aqui e em Colossenses 1:20, expressa não apenas um retorno a favor com um (“catallage”), mas também deixar de lado a inimizade que completa amizade segue: passar da inimizade à completa reconciliação (Tittmann).

pela cruz – isto é, a Sua crucificação (Colossenses 2:15).

matando nela a inimizade – ou seja, que havia sido entre o homem e Deus; e assim entre judeus e gentios que resultaram disto. Por ele ser morto, Ele a matou (compare Hebreus 2:14). [Jamieson; Fausset; Brown]

17 Ele veio, e proclamou o evangelho da paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto.

Comentário A. R. Fausset

Traduza: “Ele veio e anunciou boas novas de paz”. “Ele veio” de seu próprio amor livre e “anunciou a paz” com Sua própria boca aos apóstolos (Lucas 24:36; Jo 20:19,21,26); e por eles para os outros, através do Seu Espírito presente em Sua Igreja (Jo 14:18). Atos 26:23 é estritamente paralelo; depois de Sua ressurreição “Ele mostrou a luz ao povo (‘os que estavam próximos’) e aos gentios (‘você que estava longe’),” pelo Seu Espírito em Seus ministros (compare 1Pedro 3:19). [Jamieson; Fausset; Brown]

18 Pois por meio dele ambos temos acesso ao Pai por um mesmo Espírito.

Comentário A. R. Fausset

Traduzir: “Porque é por meio dele (Jo 14:6; Hebreus 10:19) que temos o nosso acesso (Efésios 3:12; Romanos 5:2), nós dois, em (isto é, unido em, isto é , “Por”, 1Coríntios 12:13, grego) um só Espírito ao Pai ”, a saber, como nosso Pai comum, reconciliado com ambos; de onde flui a remoção de toda separação entre judeus e gentios. A unidade do “Espírito”, através da qual ambos temos acesso, é necessariamente seguida pela unidade do corpo, a Igreja (Efésios 2:16). A distinção de pessoas na Trindade Divina aparece neste verso. Também é fatal para a teoria dos sacerdotes sacerdotais no Evangelho, através de quem somente o povo pode se aproximar de Deus. Todos iguais, pessoas e ministros, podem se aproximar de Deus através de Cristo, seu sempre vivo Sacerdote. [Jamieson; Fausset; Brown]

19 Portanto, já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas sim, concidadãos dos santos, e membros da família de Deus,

Comentário A. R. Fausset

estrangeiros – sim, “peregrinos”; opõe-se a “membros da casa”, como “estranhos” é a “concidadãos”. Filipenses 3:19-20, “cidadãos”.

concidadãos dos santos – “a comunidade do (espiritual) Israel” (Efésios 2:12).

de Deus – O PAI; como JESUS ​​CRISTO aparece em Efésios 2:20 e O ESPÍRITO em Efésios 2:22. [Jamieson; Fausset; Brown]

20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, do qual Jesus Cristo é a pedra principal da esquina.

Comentário A. R. Fausset

Traduza como grego, “edificado sobre”, etc. (particípio; tendo sido edificado sobre; omitir, portanto, “e são”). Compare 1Coríntios 3:11-12. A mesma imagem em Efésios 3:18, recorre em seu discurso aos anciãos de Éfeso (Atos 20:32), e em sua epístola a Timóteo em Éfeso (1Timóteo 3:15; 2Timóteo 2:19), naturalmente sugerida pelo esplêndida arquitetura do templo de Diana; a glória do templo cristão é eterna e real, não é mera idolatria. A imagem de um edifício é apropriada também aos judeus-cristãos; como o templo de Jerusalém era a fortaleza do judaísmo; como templo de Diana, de paganismo.

fundamento dos apóstolos… – isto é, sobre seu ministério e exemplo vivo (compare Mateus 16:18). O próprio Cristo, a única Fundação verdadeira, foi o grande assunto de seu ministério e a fonte de sua vida. Como um com Ele e Seus companheiros de trabalho, eles também, em um sentido secundário, são chamados de “fundamentos” (Apocalipse 21:14). Oséias “profetas” estão unidos a eles de perto; pois a expressão é aqui não “fundamentos dos apóstolos e dos profetas”, mas “fundamentos dos apóstolos e profetas”. Porque a doutrina de ambos era essencialmente uma (1Pedro 1:10-11; Apocalipse 19:10). Os apóstolos tomam a precedência (Lucas 10:24). Assim, ele apropriadamente mostra respeito às reivindicações dos judeus e gentios: “os profetas” representando a antiga dispensação judaica, “os apóstolos” o novo. Oséias “profetas” do novo também estão incluídos. Bengel e Alford referem o significado somente a estes (Efésios 3:54:11). Essas passagens implicam, penso eu, que os profetas do Novo Testamento não estão excluídos; mas a clara referência do apóstolo ao Salmo 118:22, “a pedra principal da esquina”, prova que os profetas do Antigo Testamento são um pensamento proeminente. Davi é chamado de “profeta” em Atos 2:30. Compare também Isaías 28:16; outro profeta presente à mente de Paulo, cuja profecia se apóia na anterior de Jacó (Gênesis 49:24). O sentido do contexto também convém a isto: Vocês já foram estrangeiros da comunidade de Israel (no tempo de seus profetas do Antigo Testamento), mas agora sois membros do verdadeiro Israel, edificado sobre a fundação dos apóstolos do Novo Testamento e dos profetas do Antigo Testamento. Paulo identifica continuamente seu ensinamento com o dos antigos profetas de Israel (Atos 26:2228:23). As onerosas pedras de fundação do templo (1Reis 5:17) tipificavam a mesma verdade (compare Jeremias 51:26). A mesma pedra é ao mesmo tempo a pedra angular e a pedra fundamental sobre a qual repousa todo o edifício. Paulo supõe uma pedra ou rocha tão grande e tão formada a ponto de ser as duas coisas ao mesmo tempo; apoiando o todo como o fundamento, e em parte elevando-se nas extremidades, de modo a admitir as paredes laterais que se encontram nele, e unindo-se a ele como a pedra angular (Zanchius). Como a pedra angular, é notável, como foi Cristo (1Pedro 2:6), e chegando no caminho dos homens pode ser tropeçado, como os judeus fizeram em Cristo (Mateus 21:42; 1Pedro 2:7). [Jamieson; Fausset; Brown]

21 Nele o edifício todo, bem ajustado, cresce para ser um templo santo no Senhor.

Comentário A. R. Fausset

Nele– como mantendo juntos o todo.

bem ajustado – assim como exatamente para se encaixar.

cresce – “está crescendo” continuamente. Aqui, um pensamento adicional é acrescentado à imagem; a Igreja tem o crescimento de um organismo vivo, não o mero aumento de um edifício. Compare 1Pedro 2:5; “Pedras vivas… edificadas como casa espiritual”. Compare Efésios 4:16; Zacarias 6:12, “O Ramo construirá o templo do Senhor”, onde da mesma forma o crescimento de um ramo e a construção de um templo estão unidos.

santo – como sendo a “habitação de Deus” (Efésios 2:22). Assim, “no Senhor” (Cristo) responde a “através do Espírito” (Efésios 2:22; compare Efésios 3:16-17). “Cristo é o Cabeça inclusiva de todo o edifício, o elemento em que tem seu ser e agora seu crescimento” (Alford). [Jamieson; Fausset; Brown]

22 Nele também vós sois juntamente edificados para serdes morada de Deus em Espírito.

em Espírito – Deus, pelo Seu Espírito nos crentes, os tem para Sua habitação (1Coríntios 3:16-176:19; 2Coríntios 6:16).

<Efésios 1 Efésios 3>

Introdução à Efésios 2

Efésios 2 fala do amor e a graça de Deus em nos vivificar, uma vez mortos, através de Cristo. Seu propósito ao fazer isso. Exortação baseada em nossos privilégios como construídos juntos, um Templo Santo, em Cristo, através do Espírito. [Fausset]

Visão geral da Epístola aos Efésios

Na sua Epístola aos Efésios, “Paulo resume a história do Evangelho, e como ele deve reformular cada parte da nossa história de vida”. Tenha uma visão geral da carta através deste breve vídeo (9 minutos) produzido pelo BibleProject.

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Epístola aos Efésios.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – março de 2018.