Bíblia, Revisar

Salmo 73

1 (Salmo de Asafe:) Sim, certamente Deus é bom para Israel, para os limpos de coração.

de Asafe – (veja em Introdução). Deus é bom para o seu povo. Pois embora a prosperidade dos ímpios e as aflições dos justos tenham tentado o salmista a duvidar do governo de Deus, ainda assim a súbita e temerosa ruína dos ímpios, vista à luz da revelação de Deus, tranquiliza seu coração; e, repreendendo-se por sua loucura, ele é levado a confiar de forma renovada em Deus e a celebrar Sua bondade e amor.

O anúncio abrupto do tema indica que é a conclusão de um conflito mental desconcertante, que é então detalhado (compare Jr 12: 1-4).

certamente – ou, “Certamente é assim.”

limpos de coração – (Salmo 18:26) descreve o verdadeiro Israel.

2 Eu porém, quase que meus pés se desviaram; quase nada faltou para meus passos escorregarem.

As figuras expressam sua fé vacilante, em termos que denotam hesitação e fraqueza (compare Sl 22: 5; Sl 62: 3).

3 Porque eu tinha inveja dos arrogantes, quando via a prosperidade dos perversos.

Os ímpios prósperos são insolentemente orgulhosos (compare Sl 5: 5). Morrem e vivem livres das perplexidades: o orgulho adorna-os e a violência é a roupa deles; na verdade eles são inflados com sucesso inesperado. Com tudo isso

4 Porque não há problemas para eles até sua morte, e o vigor deles continua firme.
5 Não são tão oprimidos como o homem comum, nem são afligidos como os outros homens;
6 Por isso eles são rodeados de arrogância como um colar; estão cobertos de violência como se fosse um vestido.
7 Seus olhos incham de gordura; são excessivos os desejos do coração deles.
8 Eles são escarnecedores e oprimem falando mal e falando arrogantemente.

Eles são escarnecedores – ou, literalmente, “eles zombam”, falam maliciosamente e arrogantemente e invadem até o céu com blasfêmia (Ap 13: 6) e cobrem a terra com calúnias (Jó 21: 7-14).

9 Elevam suas bocas ao céu, e suas línguas andam na terra.
10 Por isso seu povo volta para cá, e as águas lhes são espremidas por completo.

Daí as pessoas de Deus são confundidas, voltadas para cá (ou para trás) e para lá, perplexas com dúvidas do conhecimento e cuidado de Deus, e cheias de tristeza.

11 E dizem: Como Deus saberia? Será que o Altíssimo tem conhecimento disto ?
12 Eis que estes são perversos, sempre estão confortáveis e aumentam seus bens.

prosperar na palavra – literalmente, “seguro para sempre”.

13 Cheguei a pensar : Certamente purifiquei meu coração e lavei minhas mãos na inocência inutilmente,

O salmista, participando desses problemas, é especialmente perturbado em vista de seu próprio caso, que com todos os seus esforços diligentes para uma vida santa, ele ainda é muito penosamente tentado.

14 Porque sou afligido o dia todo, e castigado toda manhã.
15 Se eu tivesse dito isto , eu falaria dessa maneira; eis que teria decepcionado a geração de teus filhos.

Liberto de frases idiomáticas, este verso expressa uma suposição, como, “Se assim tivesse falado, deveria”, etc., insinuando que ele tinha guardado seus problemas para si mesmo.

geração de teus filhos – Teu povo (1Jo 3: 1).

ofender – literalmente, “enganar, enganar”.

16 Quando tentei entender, isto me pareceu trabalhoso.

pensamento – literalmente, “estudou” ou “ponderou esse enigma”; mas em vão; permaneceu uma labuta (compare Margem), até ele –

17 Até que entrei nos santuários de Deus, e entendi o fim de tais pessoas.

entrei nos santuários – para inquirir (compare Êx 25:22; Salmo 5: 7; Salmo 27: 4).

18 Certamente tu os fazes escorregarem, e os lança em assolações.

seu fim – futuro (Salmo 37:37, Salmo 37:38), que é sombrio e terrivelmente repentino (Pv 1:27; Pv 29: 1), agravado e apressado pelo terror. Como alguém despreza um sonho não substancial, assim Deus, acordando para o julgamento (Salmo 7: 6; Salmo 44:23), despreza a sua sombra vã de felicidade (Salmo 39: 6; Is 29: 7). Eles são jogados em ruínas como um edifício caindo aos pedaços (Salmo 74: 3).

19 Como eles foram assolados tão repentinamente! Eles se acabaram, e se consumiram de medo.
20 Como o sonho depois de acordar, ó Senhor, quando tu acordares desprezarás a aparência deles;
21 Porque meu coração tem se amargurado, e meus rins têm sentido dolorosas picadas.

ignorante – literalmente, “não discernir”, tinha sido o seu curso de pensamento.

22 Então me comportei como tolo, e nada sabia; tornei-me como um animal para contigo.

para contigo – literalmente, “com Ti”, em conduta a seu respeito.

23 Porém agora estarei continuamente contigo; tu tens segurado minha mão direita.

Ainda assim ele estava com Deus, como beneficiário dependente, e assim impedido de cair (Salmo 73: 2).

24 Tu me guiarás com teu conselho, e depois me receberás em glória.

Todas as dúvidas são silenciadas na confiança da orientação divina e da glória futura.

me receberás em glória – literalmente, “tome para mim (a) glória” (compare Sl 68:18; Ef 4: 8).

25 A quem tenho no céu além de ti ? E quando estou contigo, nada há na terra que eu deseje.

Deus é o seu único bem satisfatório.

26 Minha carne e meu coração desfalecem; porém Deus será a rocha do meu coração e minha porção para sempre.

rocha – (Sl 18: 2).

porção – (Salmo 16: 5; Lm 3:24).

27 Porque eis que os que ficaram longe de ti perecerão; tu destróis todo infiel a ti.

A sorte dos apóstatas, descrita por uma figura de uso frequente (Jr 3: 1, Jr 3: 3; Ez 23:35), é contrastada com a dele, que encontra felicidade em proximidade a Deus (Tiago 4: 8), e sua trabalho delicioso a declaração do seu louvor.

28 Mas quanto a mim, bom me é me aproximar de Deus; ponho minha confiança no Senhor DEUS, para que eu conte todas as tuas obras.
<Salmo 72 Salmo 74>

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.