Salmo 75

1 (Para o regente, conforme “altachete”; salmo e cântico de Asafe:) Louvamos a ti, ó Deus; louvamos, e perto está o teu nome; são anunciadas as tuas maravilhas.

Comentário Barnes

Louvamos a ti, ó Deus – Nós, o povo; linguagem que seria apropriada para ação de graças pública – mostrando que o salmo foi planejado para uso público. As razões para essa ação de graças pública são declaradas na parte subsequente do salmo.

louvamos – A repetição é enfática. A ideia é que a ocasião era para um agradecimento especial.

e perto está o teu nome – literalmente, “e perto está o teu nome”. A palavra nome é freqüentemente usada para designar a própria pessoa; e a ideia aqui é que Deus estava perto; que ele havia se manifestado a eles de uma maneira especial, e que por isso havia motivo de louvor. Compare Jeremias 23:23 .

são anunciadas as tuas maravilhas – Ou, “Eles declaram as tuas obras maravilhosas.” A Septuaginta traduz, “Eu declararei todas as tuas obras maravilhosas.” A Vulgata latina, “Nós declararemos tuas maravilhas.” Lutero, “Nós declararemos as tuas maravilhas, que o teu nome está tão perto.” Prof. Alexander, “Eles contam as tuas maravilhas.” O significado parece ser:”Eles”, isto é, o povo, “declaram as tuas obras maravilhosas”. Tuas ações maravilhosas constituem a base para o louvor – para o louvor agora oferecido. [Barnes, aguardando revisão]

2 O que eu recebi, no tempo determinado, julgarei de forma justa.

Comentário Barnes

O que eu recebi, no tempo determinado – A tradução marginal é, “Reserve um tempo determinado.” A frase é assim traduzida na maioria das versões. Assim, a Septuaginta, “Quando eu tiver tempo” – ὅταν λάβω καιρὸν hotan labō kairon. Assim, a Vulgata, “Quando eu aceitar o tempo.” Então Lutero, “Quando em seu próprio tempo”. Então, De Wette, “Quando eu tiver tempo.” De acordo com esta interpretação, esta é a linguagem de Deus, como se implicando que, embora “a terra” fosse então “dissolvida”, ou embora desordens fossem permitidas, ainda assim ele levaria um tempo determinado, ou levaria o tempo designado para julgamento, e pronunciaria uma sentença sobre a conduta das pessoas, e trataria com elas de maneira justa, punindo os rebeldes e defendendo sua própria causa. A interpretação adequada da passagem depende do significado da palavra hebraica traduzida no texto “congregação” – מועד mô‛êd. Veja a palavra explicada nas notas emSalmo 74:8 . Pode significar um tempo determinado, uma estação determinada, 1Samuel 13:8 , 1Samuel 13:11 ; ou uma reunião, uma assembléia, Jó 30:23 ; ou um local de reunião, como o tabernáculo, etc .; Êxodo 27:21 ; Êxodo 40:22 ; Salmo 74:8. Pode, portanto, ser aplicado à congregação do povo judeu – a nação considerada como uma assembléia para a adoração de Deus; e a idéia de tomar isso, ou receber isso, pode ser aplicada ao ato de assumir autoridade ou soberania sobre o povo e, portanto, a linguagem pode ser usada para denotar a entrada no cumprimento dos deveres de tal soberania. A linguagem seria aplicável a quem tinha o direito de tal elevação ao poder – um príncipe – um herdeiro aparente – em uma época em que seu direito era disputado; quando havia uma oposição organizada a ele; ou quando a nação estava em um estado de anarquia e confusão. Parece-me que essa suposição está de acordo com o significado próprio da linguagem e com o escopo do salmo.

julgarei de forma justa – vou derrubar toda essa oposição à lei. Tratarei da justiça exata entre o homem e o homem. Vou restaurar a ordem e a supremacia da lei ao estado. A linguagem, portanto, de acordo com esta interpretação, não é a linguagem de Deus, mas a de um príncipe com direito ao trono e prestes a ascendê-lo em um tempo de grande desgraça e desordem. [Barnes, aguardando revisão]

3 A terra e todos os seus moradores são dissolvidos; porém eu fortifiquei suas colunas. (Selá)

Comentário Barnes

A terra e todos os seus moradores são dissolvidos – A palavra traduzida como “dissolvido” significa propriamente derreter, fluir; então, derreter, definhar, perecer. Isaías 64:7 ; Jó 30:22 ; Naum 1:5 ; Salmo 107:26 . Aqui, significa que houve, por assim dizer, uma fragmentação geral das coisas; ou que nenhuma das instituições do país parecia ter qualquer estabilidade. Parecia não haver governo, mas anarquia universal e confusão.

porém eu fortifiquei suas colunas – Da terra; da sociedade. A terra aqui é comparada a um edifício sustentado por pilares. Compare Juízes 16:26 ; 1Samuel 2:8 ; 1Timóteo 3:15. Quando aplicado a um príncipe ou governante, isso significa que a estrutura permanente do estado, o bem-estar da sociedade, dependia de sua administração. Se, de acordo com o ponto de vista de outros, é aplicado a Deus, o significado é que, conforme ele sustenta o mundo, não pode haver desregramento permanente; que em meio a todas as comoções da terra, e tudo o que parecia ameaçar a ruína, sua mão sustentava tudo, e ele não permitia que as coisas prosseguissem em desordem permanente. No primeiro caso, a afirmação seria verdadeira se um príncipe sentisse que tinha poder para apoiar o governo e restaurar a ordem; no último caso, deve ser verdade, pois Deus sustenta a terra, e como ele pode controlar a desordem quando julgar melhor se interpor, ele não permitirá que ela prevaleça em última instância.

Selá – Uma pausa musical. Veja as notas no Salmo 3:2. [Barnes, aguardando revisão]

4 Eu disse aos orgulhosos:Não sejais orgulhosos! E aos perversos:Não exalteis o vosso poder!

Comentário Barnes

Eu disse aos orgulhosos – Ao povo ímpio em rebelião. Loucura e maldade na Bíblia são termos sinônimos, pois são idênticos de fato. Veja as notas no Salmo 14:1 .

Não sejais orgulhosos! Aja não tolamente; não execute seus planos perversos. Não persiga seus esquemas de maldade e tolice, pois eles não terão sucesso e apenas tenderão a envolvê-lo na ruína.

E aos perversos – as pessoas ímpias engajadas em rebelião – seja contra um governo humano legal ou contra Deus.

Não exalteis o vosso poder! A buzina é um símbolo de força. Compare Jó 16:15 ; Daniel 7:7-8 , Daniel 7:11 , Daniel 7:21 ; Daniel 8:5 , Daniel 8:8-9 , Daniel 8:21 . Isso deve ser entendido como a linguagem da pessoa representada como falando no salmo – seja um príncipe, ou seja o próprio Deus. É um conselho dirigido aos iníquos que não procurem aplicar suas forças na realização de seus propósitos malignos. A razão dada para isso é declarada no Salmo 75:6 , a saber, que o sucesso não depende do acaso ou do poder humano, mas deve vir de Deus. [Barnes, aguardando revisão]

5 Não confieis em vosso poder, nem faleis com arrogância.

Comentário Barnes

Não confieis em vosso poder – De maneira orgulhosa, autoconfiante e arrogante.

nem faleis com arrogância – Com arrogância e orgulho; de uma maneira arrogante e imperiosa. A palavra traduzida por “rígido” (literalmente “um pescoço rígido”) – עתק ‛âthâq – significa apropriadamente ousado, atrevido, perverso; e a ideia é falar como falam aqueles que são atrevidos, desavergonhados, ousados, licenciosos – indicando confiança em si mesmos e um descuido desrespeito da verdade e dos direitos dos outros. A Septuaginta e a Vulgata traduzem:”E não fales injustiça contra Deus”. [Barnes, aguardando revisão]

6 Porque a exaltação não vem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto;

Comentário Whedon

Porque a exaltação. Ele adverte seu inimigo para não exaltar-se com orgulho e desprezo, pois a verdadeira exaltação, é somente de Deus (Salmo 75:7).

oriente (leste)…ocidente (oeste)…deserto (sul) Uma relação, não dos pontos cardeais da bússola, mas daqueles locais de onde surgiu a disputa pela supremacia entre as nações, tanto quanto os hebreus foram afetados por ela, isto é, os assírios e babilônios no “oriente”; os egípcios no “ocidente”, ou o sudoeste no sul da Palestina ou no reino de Judá, e os árabes e etíopes no “deserto”. Todos esses poderes foram mais ou menos mobilizados pela invasão de Senaqueribe, e de tempos em tempos guerreavam contra Israel.

deserto. Ou sul, uma designação da Arábia. [Whedon]

7 Mas sim de Deus, que é o Juiz; ele abate a um, e exalta a outro.

Comentário Barnes

Mas sim de Deus, que é o Juiz – Tudo depende dele, não das vantagens naturais de um país; não na força humana, habilidade humana ou destreza humana. Quaisquer que sejam os recursos naturais de um país; qualquer que seja a empresa, o número ou a bravura de seus habitantes; sejam quais forem as alianças de paz ou guerra que possam formar com outras nações, o sucesso depende de Deus. Ele preside tudo; ele pode ter sucesso quando menos se espera; e ele também pode humilhar as pessoas quando elas fizeram os mais amplos preparativos para o sucesso e antecipá-lo da maneira mais confiante.

ele abate a um, e exalta a outro – literalmente, “Este ele humilha, e este ele exalta.” Isso é verdade tanto para um indivíduo quanto para uma nação. A palavra traduzida por “estabelecer” é a mesma que é usada no Salmo 75:4-6 , traduzida como “exaltação” e “promoção”. A ideia é que, em matéria de “elevação” ou “promoção”, tudo depende de Deus. Ele é um soberano e confere a exaltação, seja de um indivíduo ou de uma nação, como lhe agrada. [Barnes, aguardando revisão]

8 Porque o SENHOR tem um copo na mão; com vinho espumado, cheio de mistura, e ele o derramará; e os perversos da terra o beberão e sugarão até seus restos.

Comentário Barnes

Porque o SENHOR tem um copo na mão – A idéia geral neste versículo é que Deus segura em suas mãos um copo para as pessoas beberem; uma xícara cujo conteúdo tenderá a prolongar a vida ou a causar a morte. Veja a ideia nesta passagem totalmente explicada em Jó 21:20 , nota; Salmo 60:3 , nota; Isaías 51:17 , nota; Apocalipse 14:10 , nota.

com vinho espumado – A palavra usada aqui – חמר châmar – pode significar tanto ferver, quanto ser vermelho – da ideia de ferver, ou de aquecer. A Septuaginta e a Vulgata traduzem-no, “E ele derrama isto disto para aquilo;” isto é, ele o retira, como é feito com o vinho. A verdadeira ideia na expressão é provavelmente que fermenta; e o significado pode ser que a ira de Deus parece ferver como bebida fermentada.

cheio de mistura – Misturado com especiarias, para aumentar a sua força; ou, como deveríamos dizer, drogado. Isso era feito com frequência para aumentar a qualidade intoxicante do vinho. A ideia é que a ira de Deus era como o vinho, cuja força nativa, ou poder de produzir intoxicação, foi aumentada pelas drogas. E ele derrama do mesmo. Ele derrama para que seus inimigos possam beber; em outras palavras, eles cambalearam e cambalearam sob as expressões de sua ira, como os homens cambalearam e cambalearam sob a influência de vinho condimentado ou drogado.

os perversos da terra – Pessoas ímpias em todos os lugares. A expressão da ira de Deus não se limitaria a uma nação ou a um povo; mas onde quer que sejam encontradas pessoas más, ele as punirá. Ele será justo ao lidar com todas as pessoas. [Barnes, aguardando revisão]

9 Mas eu o anunciarei para sempre; cantarei louvores ao Deus de Jacó.

Comentário Barnes

Mas eu o anunciarei para sempre – eu – o autor do salmo. Em todos os momentos farei conhecido o caráter de Deus e declararei a verdade a respeito de suas obras e caminhos. O modo particular a que nos referimos aqui foi o elogio.

cantarei louvores ao Deus de Jacó – o Deus que Jacó adorava; o Deus que se revelou seu Amigo, mostrando que é o Amigo de todos os que nele confiam. Veja as notas no Salmo 24:6. [Barnes, aguardando revisão]

10 E cortarei todas as arrogâncias dos perversos; mas os rostos dos justos serão exaltados.

Comentário de A. R. Fausset

E cortarei todas as arrogâncias (“chifres” em algumas traduções) dos perversos. Ou seja, Anunciarei como sendo cortado. Os profetas são muitas vezes chamados a fazer o que anunciam como feito, sendo Deus o verdadeiro executor (Jeremias 1:10). O efeito dos louvores e orações da Igreja será, os chifres dos ímpios serão cortados, mas os rostos (“chifres”) dos justos serão exaltados. [JFU]

<Salmo 74 Salmo 76>

Introdução ao Salmo 75

Autoria. O Salmo 75, como os dois salmos anteriores, é atribuído a Asafe (ver Introdução ao Salmo 73), e não há razão para duvidar de que foi corretamente atribuído a ele. Na frase do título, “Para o músico chefe”, veja a Introdução ao Salmo 4. Sobre a frase “Al-Tachete”, veja as notas no título do Salmo 57.

Ocasião. Não é possível agora determinar a ocasião em que este salmo foi composto, uma vez que não está indicado no título, e não há referências históricas no próprio salmo que nos permitiriam averiguá-lo. O propósito geral é indicado no Salmo 75:1, que é louvar a Deus por alguma manifestação particular de seu favor. Tanto quanto pode ser conjecturado a partir do salmo, há duas coisas que podem ter sido mencionadas.

(I) A primeira é que foi composto por alguém – ou para alguém, em seu nome, expressando seus sentimentos – que estava prestes a entrar na administração dos assuntos da nação, aparentemente um jovem príncipe que logo ascenderia o trono. Veja Salmo 75:2, “Quando receberei a congregação”, etc.

(II) A segunda é que parecia ter sido uma época de perigo nacional; uma época em que pode ter havido outros aspirantes ao trono; uma época em que homens ímpios e poderosos se uniram com o propósito de usurpar a autoridade e colocar de lado o legítimo pretendente ao poder, ou quando parecia ter ocorrido uma dissolução universal da autoridade, ou anarquia geral. Veja Salmo 75:3, “A terra e todos os seus habitantes são dissolvidos”. Compare o Salmo 75:4-5.

Nestas circunstâncias, nesta rebelião geral, neste tempo de resistência à autoridade legítima, e de combinação e conspiração contra o direito, o orador do salmo expressa confiança em Deus como a fonte de toda autoridade (Salmo 75:6); como o “Juiz” (Salmo 75:7); como um Deus em cujas mãos está um cálice de punição que ele administrará a todas as pessoas iníquas (Salmo 75:8). “O salmo, portanto, expressa confiança em Deus no esforço de fazer valer as reivindicações de autoridade legítima”.

Outra, e uma visão mais comum, no entanto, foi tomada do salmo, que é, que se refere a Deus como o Governante entre as nações, e como afirmando que ele irá no devido tempo se vingar daqueles que estão em rebelião contra dele. Esta é a opinião de DeWette, Alexander, Lutero e outros. Foi também a opinião dos tradutores da Septuaginta e da Vulgata Latina.

Conteúdo. O conteúdo do salmo é o seguinte:

(1) O propósito do autor do salmo de louvar a Deus pela manifestação de suas obras maravilhosas (Salmo 75:1).

(2) seu propósito quando ele recebesse a congregação, ou fosse investido de autoridade, para julgar com retidão, ou para cumprir seus deveres com fidelidade (Salmo 75:2).

(3) uma declaração da desordem e confusão existentes, como se a própria estrutura da sociedade estivesse quebrada (Salmo 75:3).

(4) conselho dirigido aos autores da desordem prevalecente para não darem continuidade a seus planos (Salmo 75:4-8), por duas razões:

(a) o sucesso deve vir de Deus, ou de seus conselhos, e não por acaso, ou por qualquer lei da natureza. (Salmo 75:6-7); e

(b) porque Deus é um Juiz justo, e o ímpio não pode esperar nada além de punição de suas mãos (Salmo 75:8).

(5) um propósito de louvar a Deus, em vista do fato de que todo o poder dos ímpios seria quebrado, mas o poder dos justos seria mantido e exaltado (Salmo 75:9-10). [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.