Bíblia

Salmo 3

1 (Salmo de Davi, quando ele fugia da presença de seu filho Absalão:) Ah SENHOR, como têm se multiplicado meus adversários! Muitos se levantam contra mim.

SENHOR… multiplicado: A extensão da rebelião (2Sm 15:13) surpreende e o aflige.

2 Muitos dizem de minha alma: Não há salvação para ele em Deus.(Selá)

dizem de minha alma: isto é, “de mim” (compare Sl 25:3). Esse uso de “alma” é comum; talvez tenha surgido de considerar a alma como a parte principal do homem.

Não há salvação…em Deus: rejeitado por ele. Esta é a mais amarga reprovação para um homem piedoso e denota um espírito de triunfo maligno.

Selá: Essa palavra é de significado muito obscuro. Provavelmente denota descanso ou pausa, tanto quanto à música e canto, insinuando algo enfático no sentimento (compare Sl 9:16).

3 Porém tu, SENHOR, és escudo para mim; minha glória, e o que levanta minha cabeça.

Mas: literalmente, “e” (Sl 2:6). Ele repele a reprovação, declarando sua confiança contínua.

escudo: uma figura favorita e frequentemente usada para proteção.

levanta minha cabeça: alguém que me levanta do desânimo.

4 Com minha voz eu clamei ao SENHOR; e ele me ouviu desde o monte de sua santidade. (Selá)

ouviu: Essa tem sido a minha experiência. O último verbo denota uma audição ou uma resposta graciosa.

monte de sua santidade: Sião (Sl 2:6). Sua residência terrena visível.

5 Eu me deitei, e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentava.

o SENHOR me sustentava: literalmente, “me sustentará”, como se sua linguagem ou pensamento, quando ele se deitasse, e a razão de sua compostura.

6 Eu não temerei ainda que sejam dez mil pessoas que se ponham ao redor de mim.

dez mil pessoas: ou “miríades”, qualquer número muito grande (compare II Samuel 16:18).

7 Levanta-te, SENHOR, salva-me, meu Deus; pois feriste os queixos de todos meus inimigos; e quebraste os dentes dos maus.

Levanta-te, SENHOR: Deus é figurativamente representado como adormecido para denotar Sua aparente indiferença (Sl 7:6). O uso de queixos e “dentes” representa seus inimigos como ferozes, como feras prontas para devorar (Sl 27:2), e ferindo o queixo (1Rs 22:24) denota violência e insulto.

quebraste: Deus tomou o seu papel, privando totalmente o inimigo do poder de ferir.

8 A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja tua bênção. (Selá)

Uma atribuição de louvor a um Deus que liberta, cujo favor é um benefício eficiente.

<Salmo 2 Salmo 4>

Introdução ao Salmo 3

Para a ocasião histórica mencionada, compare com 2Sm 15:1-17: 29. Davi, em meio a grande aflição, com confiança, implora a ajuda de Deus e, antecipando alívio, oferece elogios.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.