Bíblia, Revisar

Salmo 27

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!
1 (Salmo de Davi:) O SENHOR é minha luz e minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem terei medo?

luz – é uma figura comum para o conforto.

força – ou, “fortaleza” – proporcionando segurança contra toda violência. As interrogações dão maior vivacidade à negação implícita.

2 Quando os maus chegaram perto de mim, meus adversários e meus inimigos contra mim, para devorarem minha carne; eles mesmos tropeçaram e caíram.

minha carne – (Jó 19:22; Salmo 14: 4). A alusão às bestas selvagens ilustra sua rapidez.
eles tropeçaram – “eles” são enfáticos; não eu, mas eles foram destruídos.

3 Ainda que um exército me cercasse, eu não temeria; ainda que uma guerra se levantasse contra mim, nisto mantenho confiança.

Nos maiores perigos.

nisto – isto é, então, em tal extremidade.

4 Pedi uma coisa ao SENHOR, e a ela buscarei: que eu possa morar na casa do SENHOR todos os dias de minha vida, para ver a beleza do SENHOR, e consultá-lo em seu Templo.

O segredo de sua confiança é o deleite na comunhão com Deus (Sl 16:11; Sl 23: 6), vendo a harmonia de Suas perfeições e buscando Seu favor em Seu templo ou palácio; um termo aplicável ao tabernáculo (compare Sl 5: 7). Lá ele está seguro (Salmo 31:21; Salmo 61: 5). A figura é alterada na última cláusula, mas o sentimento é o mesmo.

5 Porque no dia mal ele me esconderá em seu abrigo; ele me encobrirá no oculto de sua tenda; e me porá sobre as rochas.
6 E minha cabeça será exaltada acima de meus inimigos, que estão ao redor de mim; e eu sacrificarei na tenda dele sacrifícios com alta voz; cantarei e louvarei ao SENHOR.

minha cabeça será exaltada – eu serei colocado fora do alcance dos meus inimigos. Por isso, ele declara seu propósito de oferecer agradáveis ​​ofertas de gratidão.

7 Ouve, SENHOR, minha voz, quando eu clamo; tem piedade de mim, e responde-me.

Ainda pressionando a necessidade, estende a oração por ajuda.

minha voz, quando eu clamo – denota seriedade. Outras coisas iguais, os cristãos fervorosamente oram audivelmente, mesmo em segredo.

8 Ele diz a ti, meu coração: Buscai a minha face.Eu busco a tua face, SENHOR.

O significado é claro, embora a construção em uma tradução literal seja obscura. A versão inglesa fornece a sentença implícita. Buscar a face de Deus é buscar Seu favor (Sl 105: 4).

9 Não escondas de mim a tua face, nem rejeites a teu servo com ira; tu tens sido meu socorro; não me deixes, nem me desampares, ó Deus de minha salvação.

Não escondas – (Salmo 4: 6; Salmo 22:24). Contra a rejeição, ele invoca a antiga misericórdia e amor.

10 Porque meu pai e minha mãe me abandonaram, mas o SENHOR me recolherá.

Na extremidade da miséria terrena (Salmo 31:11; Salmo 38:11), Deus provê (compare Mt 25:35).

11 Ensina-me, SENHOR, o teu caminho; e guia-me pela via correta, por causa dos meus inimigos.

teu caminho – da providência.

um caminho simples – (Salmo 26:12).

inimigos – literalmente, “observadores da minha queda” (Salmo 5: 8).

12 Não me entregues à vontade dos meus adversários, porque se levantaram contra mim falsas testemunhas, e também ao que sopra violência.

vai – literalmente, “alma”, “desejo” (Salmo 35:25).

adversários – literalmente, “opressores”. A falsidade ajuda a crueldade contra ele.

expire – como sendo preenchido com ela (At 9: 1).

13 Se eu não tivesse crido que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes, certamente já teria perecido.

A emoção forte é indicada pela sentença incompleta, para a qual a versão inglesa fornece uma sentença apropriada; ou, omitindo isso, e traduzindo, “ainda assim eu acreditei” etc., o contraste de sua fé e seu perigo é expresso.

veria – é experimentar (Salmo 22:17).

14 Espera no SENHOR, esforça-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera pois ao SENHOR.
espera – na expectativa confiante. A última sentença é, literalmente, “e espera”, etc., como se esperasse novas medidas de ajuda.

<Salmo 26 Salmo 28>

Introdução ao Salmo 27

Com uma tensão geral de confiança, esperança e alegria, especialmente na adoração de Deus, em meio a perigos, o salmista introduz oração por ajuda e orientação divinas.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados