Salmo 84

1 (Para o regente, com “Gitite”. Salmo dos filhos de Coré:) Quão agradáveis são tuas moradas, SENHOR dos exércitos!

agradáveis – não adorável, mas amáveis.

moradas– (Salmo 43:3).

2 Minha alma está desejosa, ao ponto de desmaiar, pelos pátios do SENHOR; meu coração e minha carne clamam ao Deus vivente.

Comentário de A. R. Fausset

desejosa– mais intensamente (Gênesis 31:30; Salmo 17:12).

desmaiar – exausto de desejo.

pátios – como tabernáculos (Salmo 84:1) – todo o edifício.

clamam – literalmente, “canta de alegria”; mas aqui, e Lm 2:19, expressa um ato de tristeza como o substantivo correspondente (Salmo 17:1; Salmo 61:2).

meu coração e minha carne – como no Salmo 63:1. [Jamieson; Fausset; Brown]

3 Até o pardal acha casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha filhotes perto de teus altares, ó SENHOR dos exércitos, Rei meu e Deus meu.

Comentário de A. R. Fausset

teus altares – isto é, de holocausto e incenso, usado para todo o tabernáculo. Sua estrutura oferecia instalações para pardais e andorinhas para satisfazer suas predileções conhecidas por esses lugares. Alguns entendem a afirmação dos pássaros como uma comparação:“como eles encontram lares, eu também desejo seus altares”, etc. [Jamieson; Fausset; Brown]

4 Bem-aventurados os que habitam em tua casa; eles louvam a ti continuamente. (Selá)

Essa visão é favorecida pela linguagem aqui, que, como no Salmo 15:1; 23:6, reconhece a bênção de ser membro da família de Deus por termos denotando uma morada em Sua casa.

5 Bem-aventurados aqueles cuja força está em ti, em cujos corações estão os caminhos corretos.

Comentário de A. R. Fausset

(Compare com o Salmo 68:28).

cujos corações estão os caminhos corretos – isto é, quem conhece e ama o caminho para o favor de Deus (Provérbios 16:17; Isaías 40:3-4). [Jamieson; Fausset; Brown]

6 Eles, ao passarem pelo Vale de Baca, fazem dele uma fonte; e a chuva o cobre de bênçãos.

Comentário de A. R. Fausset

Vale de Baca – ou  Vale do “Choro”. Por causa de sua condição seca e estéril, os fiéis frequentemente tinham que passar para Jerusalém. Como eles podem se tornar poços, ou fontes, ou tanques, supridos por uma chuva refrescante, assim a graça de Deus, pelos exercícios de Sua adoração, refresca e revive os corações de Seu povo, de modo que por tristeza eles têm “rios de deleite” (Salmo 36:8; 46:4). [Jamieson; Fausset; Brown]

7 Eles vão de força em força; cada um deles comparece diante de Deus em Sião.

Comentário de A. R. Fausset

A figura do peregrino é completa. Como tal, diariamente, repõem a sua força corporal até chegarem a Jerusalém; assim, o adorador espiritual é diariamente provido de força espiritual pela graça de Deus, até que ele apareça diante de Deus no céu.

comparece diante de Deus – os termos da requisição para o comparecimento nas festas (compare Deuteronômio 16:16). [Jamieson; Fausset; Brown]

8 SENHOR Deus dos exércitos, escuta minha oração; inclina os teus ouvidos, ó Deus de Jacó. (Selá)

inclina os teus ouvidos, ó Deus de Jacó – Este título implica um pedido de ser ouvido, com base na graça da aliança de Deus com o povo de Jacó.

9 Olha, ó Deus, nosso escudo; e observa o rosto do teu ungido.

Deus é tratado como um escudo (compare Salmo 84:11).

teu ungido – Davi (1Samuel 16:12).

10 Porque melhor é um dia nos teus pátios, do que mil fora. Prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a morar nas tendas dos perversos.

Prefiro estar à porta – literalmente, “eu escolho sentar na entrada”, o lugar mais medíocre.

11 Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR concederá graça e honra; ele não negará o bem aos que andam em integridade.

Comentário de A. R. Fausset

Como um sol Deus ilumina (Salmo 27:1); como um escudo Ele protege.

graça – favor de Deus, seu fruto.

em integridade – (Salmo 15:2; 18:23). [Jamieson; Fausset; Brown]

12 Ó SENHOR dos exércitos, bem-aventurado é o homem que confia em ti!

que confia – constantemente.

<Salmo 83 Salmo 85>

Introdução ao Salmo 84

Autoria. O autor do salmo é desconhecido, embora tenha uma forte semelhança com o quadragésimo segundo, e pode ter sido composto pelo próprio Davi. Se assim for, foi dedicado, como era, aos “filhos de Corá”, para ser adaptado por eles à música e empregado na adoração pública, e também pode ter sido composto na mesma ocasião. Deve-se observar, entretanto, que não houve apenas numerosas ocasiões na vida de Davi, mas também na vida de outros hebreus piedosos, às quais os sentimentos neste salmo seriam apropriados; e não podemos, portanto, afirmar com certeza que foi composta por Davi. Além disso, se tivesse sido, é difícil explicar o fato de seu nome não estar no título. Sobre o significado da frase no título, “sobre Gitite”, veja as notas no título do Salmo 8. Sobre o significado da frase “para os filhos de Corá,” veja as notas no título do Salmo 42.

Ocasião. A ocasião em que o salmo foi composto é aparente no próprio salmo. Evidentemente, foi quando o escritor foi privado, por alguma causa agora desconhecida, dos privilégios do santuário. Essa causa pode ter sido o exílio, ou doença, ou distância, ou prisão; mas seja o que for, o salmista expressa seus próprios sentimentos profundos sobre o assunto; a sensação que ele tem da bem-aventurança de frequentar o santuário e da felicidade daqueles que foram autorizados a frequentar – considerando-o um privilégio que até mesmo o pardal e a andorinha  ficariam felizes em ter permissão para habitar perto do altar de Deus. Ele descreve, também, a alegria e o regozijo daqueles que subiam em grupos, ou em procissão solene, ao local de culto público – um grupo feliz e triunfante a caminho da casa de Deus.

Não é possível, entretanto, determinar o momento exato, ou a ocasião particular, quando o salmo foi escrito. A linguagem é aquela que poderia ter sido usada quando a adoração pública era conduzida no tabernáculo ou no templo – pois as palavras empregadas são aquelas que foram adaptadas para ambos. Deve ter sido, entretanto, antes de o templo ser destruído, pois está claro que o local usual de adoração pública ainda estava de pé e, consequentemente, foi antes do cativeiro. O salmo não indica calamidade pública; é um salmo de amor e tristeza pessoal.

Conteúdo. O conteúdo do salmo é o seguinte:

I. O salmista expressa seu próprio senso da beleza do lugar onde Deus é adorado e seu anseio sincero pelas cortes do Senhor (Salmo 84:1-2).

II. Ele ilustra esse sentimento com uma bela imagem tirada do pardal e da andorinha – construindo seus ninhos sem dificuldades perto do próprio altar de Deus – como se eles devessem estar felizes por estar tão perto de Deus e por morar pacificamente ali (Salmo 84:3-4).

III. Ele descreve a felicidade de quem está a caminho do local de culto público:sua alegria; seu progresso na força de propósito ao se aproximarem do local; sua felicidade em comparecer diante de Deus (Salmo 84:5-7).

4. Ele derrama sua fervorosa oração para que pudesse assim se aproximar de Deus; para que ele pudesse permanecer nas cortes de Deus; para que ele pudesse encontrar um lar lá; que ele poderia até mesmo passar um dia lá – por um dia havia melhor do que mil em outro lugar (Salmo 84:8-12).

Todo o salmo é uma bela expressão de amor ao santuário, como sentem todos os que verdadeiramente adoram a Deus. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.