Salmo 23

1 (Salmo de Davi:) O SENHOR é meu pastor, nada me faltará.

Comentário Cambridge

O SENHOR é meu pastor. Fala-se frequentemente de Jeová como Pastor de Israel, e de Israel como Seu rebanho, especialmente nos Salmos de Asafe. Ver Salmo 74:1, Salmo 77:20, Salmo 78:52; Salmo 78:70 ss; Salmo 79:13; Salmo 80:1, e cp. Salmo 95:7, Salmo 100:3; Marcos 7:14; e a descrição primorosa do cuidado de Jeová com os exilados que retornam em Isaías 40:11. Jacó fala do “Deus que me pastoreou” (Gênesis 48:15, cp. Gênesis 49:24). O título de pastor também se aplica aos governantes; e em particular a Davi (2Samuel 5:2; 2Samuel 7:7); e ao futuro rei do qual Davi era um tipo (Miqueias 5:4; Ezequiel 34:23); e assim Cristo se apropria dele (Jo 10:1; cp. Heb 13:20; 1Pedro 2:25).

nada me faltará. A linguagem, em parte de experiência no presente, em parte de confiança para o futuro. Assim de Israel, olhando para trás no deserto, “nada te faltou” (Deuteronômio 2:7); e olhando para a Terra da Promessa, “nada te faltará” (Deuteronômio 8:9). Cp. Salmo 34:10; Salmo 84:11. [Cambridge]

2 Ele me faz deitar em pastos verdes, e me leva a águas quietas.

Comentário Cambridge

A figura do pastor é ampliada. Ele faz seu rebanho deitar-se no calor do meio-dia (Filho 1:7) em pastos de capim tenro. Para esta figura do pastor, a figura do pastor é ampliada. Jeremias 33:12.

me leva. A palavra sugere a idéia de orientação gentil (Isaías 40,11); às vezes de sustentar e prover (Gênesis 47,17 R.V. marg.) Então aqui Vulg. educavit. É especialmente aplicada à orientação de Deus sobre Seu povo (Êxodo 15:13; Salmo 31:3; Isaías 49:10).

a águas quietas. Águas límpidas de descanso: não riachos que fluem suavemente, mas riachos onde eles podem encontrar descanso e refrigério (Isaías 32:18). Então Jerônimo: super aquas refectionis. A Terra Prometida deveria ser o descanso de Israel (Deuteronômio 12:9; Salmo 95:11). Será lembrado que “o pastor oriental nunca conduz, mas sempre lidera suas ovelhas”, e que “no Oriente, as ovelhas precisam de água diariamente, devido ao calor e à secura do clima”. Com Salmo 23:1-2 comp. Apoc. 7:17. [Cambridge]

3 Ele restaura minha alma, e me guia pelos caminhos da justiça por seu nome.

Comentário de A. F. Kirkpatrick

Ele restaura minha alma. Renova e sustenta minha vida. Compare com Salmo 19:7. Não como P.B.V. (depois da Septuaginta e Vulgata) ele converterá minha alma.

me guia. Uma palavra frequentemente usada para a orientação de Deus de Seu povo coletivamente (Êxodo 15:13; Deuteronômio 32:12), e individualmente (Salmo 5:8; Salmo 27:11, etc. ).

pelos caminhos da justiça. O uso é decisivo para traduzir assim, e não, em caminhos retos. A palavra para justiça em nenhum lugar retém seu significado físico primário de retidão. Para caminhos, compare com Salmo 17:5; e para toda a frase, Provérbios 4:11; Provérbios 8:20; Provérbios 12:28.

por seu nome. A fim de provar a Si mesmo como Ele se declarou (Êxodo 34:5 ss.). [Kirkpatrick, 1906]

4 Ainda que eu venha a andar pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; tua vara e teu cajado me consolam.

Comentário Cambridge

A figura do pastor ainda continua. Mesmo em um vale tão sombrio, onde os perigos desconhecidos são mais intensos, onde a escuridão mortal e o horror estão em todos os lados, ele não conhece o medo. Cp. A descrição de Jeremias dos cuidados de Jeová com Israel no deserto (Salmo 2:6). O desenvolvimento da idéia de Bunyan no Progresso do Peregrino é familiar a todos.

porque tu estás comigo A presença de Deus é a força e o conforto de Seu povo. Cp. Gênesis 28,15; Josué 1,5 ss.; &c. &c.

tua vara e teu cajado me consolam. O ajudante do pastor é descrito poeticamente por dois nomes, como a vara ou o bastão com o qual ele defende suas ovelhas do ataque (Miro 7:14; 2Samuel 23:21; Salmo 2:9); e o cajado com o qual ele se apóia. O pastor caminha diante de seu rebanho, pronto para protegê-lo de ataques; eles seguem com alegria e sem medo para onde quer que ele conduza. [Cambridge]

5 Tu preparas uma mesa diante de mim à vista de meus adversários; unges a minha cabeça com azeite, meu cálice transborda.

Comentário de A. F. Kirkpatrick

diante de mim à vista de meus adversários. A marca do favor é pública e inconfundível.

unges. A R. V. [King James, Versão Revisada], você ungiu. A referência é aos unguentos e perfumes que eram o acompanhamento habitual de um banquete oriental (Am 6:6; Salmo 45:7; Salmo 92:10), não à unção real, para a qual uma palavra diferente é usada.

meu cálice etc. Veja nota em Salmo 16:5: e compare com Salmo 36:8, Salmo 66:12, nota.

Jeová não é um anfitrião mesquinho, como o fariseu de Lucas 7:46; Ele provê as alegrias bem como as necessidades da vida (João 2:1-11); Seus convidados terão um semblante alegre e um coração alegre (Salmo 104:15). [Kirkpatrick, 1906]

6 Certamente o bem e a bondade me seguirão todos os dias de minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por muitos e muitos dias.

Comentário Cambridge

Certamente. Nada além de bondade e misericórdia me perseguirão. Que contraste com a sorte do homem mau, perseguido pelo anjo de julgamento (Salmo 35:6), caçado pela calamidade (Salmo 140:11).

E eu habitarei. O texto tal como está significaria, e eu voltarei [para habitar] na casa do Senhor. Mas uma comparação de Salmo 27:4 não deixa dúvidas de que devemos ler shibhtî ou considerar shabhtî como uma forma excepcional para ele, e explicar, e minha morada será &c. É claro que as palavras devem ser entendidas figurativamente, e não de residência real dentro dos recintos do templo. Cp. Salmo 36:8.

por muitos e muitos dias. A benção da longa vida (Salmo 21:4) é coroada pela benção ainda maior da mais íntima comunhão com Deus. [Cambridge]

<Salmo 22 Salmo 24>

Introdução ao Salmo 23

Sob uma metáfora emprestada de cenas da vida pastoril, com as quais Davi estava familiarizado, ele descreve o cuidado providencial de Deus em prover refrigério, orientação, proteção e abundância, e assim ter fundamentos de confiança em Seu perpétuo favor.

A relação de Cristo com Seu povo é frequentemente representada pela figura de um pastor (João 10:14; Hebreus 13:20; 1Pedro 2:25; 1Pedro 5:4) e, portanto, a opinião de que Ele é o Senhor aqui. assim descrito, e em Gênesis 48:15; Salmo 80:1; Isaías 40:11, não é sem uma boa razão. [Jamieson; Fausset; Brown]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.