Salmo 23

1 (Salmo de Davi:) O SENHOR é meu pastor, nada me faltará.

Comentário Cambridge

O SENHOR é meu pastor. Fala-se frequentemente de Jeová como Pastor de Israel, e de Israel como Seu rebanho, especialmente nos Salmos de Asafe. Ver Sl 74:1, Sl 77:20, Sl 78:52; Sl 78:70 ss; Sl 79:13; Sl 80:1, e cp. Sl 95:7, Sl 100:3; Mc 7:14; e a descrição primorosa do cuidado de Jeová com os exilados que retornam em Isa 40:11. Jacó fala do “Deus que me pastoreou” (Gênesis 48:15, cp. Gênesis 49:24). O título de pastor também se aplica aos governantes; e em particular a Davi (2Sa 5:2; 2Sa 7:7); e ao futuro rei do qual Davi era um tipo (Mq 5:4; Eze 34:23); e assim Cristo se apropria dele (Jo 10:1; cp. Heb 13:20; 1Pe 2:25).

nada me faltará. A linguagem, em parte de experiência no presente, em parte de confiança para o futuro. Assim de Israel, olhando para trás no deserto, “nada te faltou” (Deu 2:7); e olhando para a Terra da Promessa, “nada te faltará” (Deu 8:9). Cp. Salmo 34:10; Sl 84:11. [Cambridge]

2 Ele me faz deitar em pastos verdes, e me leva a águas quietas.

Comentário Cambridge

A figura do pastor é ampliada. Ele faz seu rebanho deitar-se no calor do meio-dia (Filho 1:7) em pastos de capim tenro. Para esta figura do pastor, a figura do pastor é ampliada. Jer 33:12.

me leva. A palavra sugere a idéia de orientação gentil (Is 40,11); às vezes de sustentar e prover (Gênesis 47,17 R.V. marg.) Então aqui Vulg. educavit. É especialmente aplicada à orientação de Deus sobre Seu povo (Exo 15:13; Salmo 31:3; Isa 49:10).

a águas quietas. Águas límpidas de descanso: não riachos que fluem suavemente, mas riachos onde eles podem encontrar descanso e refrigério (Isa 32:18). Então Jerônimo: super aquas refectionis. A Terra Prometida deveria ser o descanso de Israel (Deu 12:9; Sl 95:11). Será lembrado que “o pastor oriental nunca conduz, mas sempre lidera suas ovelhas”, e que “no Oriente, as ovelhas precisam de água diariamente, devido ao calor e à secura do clima”. Com Sl 23:1-2 comp. Apoc. 7:17. [Cambridge]

3 Ele restaura minha alma, e me guia pelos caminhos da justiça por seu nome.

Comentário Whedon

Ele restaura minha alma. Ele traz de volta minha alma, como uma ovelha que havia se extraviado. Mt 18:12-13; 1Pe 2:25. A palavra “restaura” significa, retornar, trazer de volta, ou, figurativamente, converter. Nesta época da vida de Davi, ele poderia louvar o cuidado restaurador e a graça de Deus. De todos os animais, a ovelha é a menos capaz de se defender, seja pela resistência ou pela fuga, é a mais dada a vaguear para longe; e tem a menor sagacidade em encontrar seu caminho de volta ao redil.

caminhos da justiça. Os caminhos corretos se opõem aos caminhos intrincados e inseguros, (Lam 3:9-11) e aos caminhos da desobediência e perversidade. Sl 125:5; Pro 2:15.

por seu nome. Por seu próprio bem, pela glória de seus atributos e pelo efeito moral de suas dispensações ao homem – não pelo mérito ou retidão da criatura. [Whedon]

4 Ainda que eu venha a andar pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; tua vara e teu cajado me consolam.

Comentário Cambridge

A figura do pastor ainda continua. Mesmo em um vale tão sombrio, onde os perigos desconhecidos são mais intensos, onde a escuridão mortal e o horror estão em todos os lados, ele não conhece o medo. Cp. A descrição de Jeremias dos cuidados de Jeová com Israel no deserto (Sl 2:6). O desenvolvimento da idéia de Bunyan no Progresso do Peregrino é familiar a todos.

porque tu estás comigo A presença de Deus é a força e o conforto de Seu povo. Cp. Gênesis 28,15; Jos 1,5 ss.; &c. &c.

tua vara e teu cajado me consolam. O ajudante do pastor é descrito poeticamente por dois nomes, como a vara ou o bastão com o qual ele defende suas ovelhas do ataque (Miro 7:14; 2Sa 23:21; Sl 2:9); e o cajado com o qual ele se apóia. O pastor caminha diante de seu rebanho, pronto para protegê-lo de ataques; eles seguem com alegria e sem medo para onde quer que ele conduza. [Cambridge]

5 Tu preparas uma mesa diante de mim à vista de meus adversários; unges a minha cabeça com azeite, meu cálice transborda.

Comentário de E. W. Hengstenberg

O salmista até então falava apenas dos cuidados providenciais do Bom Pastor, ao remover as múltiplas misérias, dores e sofrimentos, que esta vida traz consigo – de descanso, refrescamento e consolo. Tudo isso é predominantemente de caráter negativo. Sua linguagem agora se eleva mais alto. Deus não só ajuda Seu povo no sofrimento, e fora dele: Ele também dá a eles uma rica plenitude de alegria, Ele satisfaz seus filhos com as coisas boas de sua casa. A estas bênçãos positivas, corresponde, no pastor temporal, o fornecimento de forragem e água feita para as ovelhas. Isto, no entanto, teria sido muito prosaico. O salmista, portanto, retrata o cuidado do pastor de Deus a este respeito por outra figura, mas de modo a se manter o mais próximo possível da idéia da figura já empregada. As bênçãos com as quais Deus satisfaz os desejos de Seu povo necessitado, aparecem sob a figura de um rico banquete preparado para eles. שלחן não é uma mesa de qualquer tipo, mas apenas uma sobre a qual se espalham viandas. À vista de meus inimigos, é uma característica muito pitoresca. Eles devem olhar calmamente, como a mesa está espalhada e como o salmista se senta a ela. A graça de Deus para com os seus aparece ainda mais gloriosa, que ela rompe todos os obstáculos, faz seu caminho através de todos os esforços hostis que são dirigidos com um projeto ruinoso contra o justo, e não deixa nada para os inimigos, a não ser uma visão atormentadora. A unção com o óleo da alegria, Sl 45:7,- isto é, o óleo que é a expressão simbólica da alegria – é um dos acompanhamentos necessários de um entretenimento festivo e alegre. [Hengstenberg]

6 Certamente o bem e a bondade me seguirão todos os dias de minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por muitos e muitos dias.

Comentário Cambridge

Certamente. Nada além de bondade e misericórdia me perseguirão. Que contraste com a sorte do homem mau, perseguido pelo anjo de julgamento (Salmo 35:6), caçado pela calamidade (Sl 140:11).

E eu habitarei. O texto tal como está significaria, e eu voltarei [para habitar] na casa do Senhor. Mas uma comparação de Sl 27:4 não deixa dúvidas de que devemos ler shibhtî ou considerar shabhtî como uma forma excepcional para ele, e explicar, e minha morada será &c. É claro que as palavras devem ser entendidas figurativamente, e não de residência real dentro dos recintos do templo. Cp. Salmo 36:8.

por muitos e muitos dias. A benção da longa vida (Sl 21:4) é coroada pela benção ainda maior da mais íntima comunhão com Deus. [Cambridge]

<Salmo 22 Salmo 24>

Introdução ao Salmo 23

Sob uma metáfora emprestada de cenas da vida pastoril, com as quais Davi estava familiarizado, ele descreve o cuidado providencial de Deus em prover refrigério, orientação, proteção e abundância, e assim ter fundamentos de confiança em Seu perpétuo favor.

A relação de Cristo com Seu povo é frequentemente representada pela figura de um pastor (João 10:14; Hebreus 13:20; 1Pedro 2:25; 1Pedro 5:4) e, portanto, a opinião de que Ele é o Senhor aqui. assim descrito, e em Gênesis 48:15; Salmo 80:1; Isaías 40:11, não é sem uma boa razão. [JFB]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.