Salmo 95

1 Vinde, cantemos alegres ao SENHOR; gritemos de alegria à rocha de nossa salvação.

Comentário de A. R. Fausset

Vinde, cantemos alegres ao SENHOR. Hebraico, ‘cantemos altos cânticos de alegria’. Não se trata apenas de expressões altas da voz: a expressão negativa da mesma exortação, “Não endureça o seu coração” (Salmo 95:8), implica que aqui também se entendem as vozes do coração.

à rocha de nossa salvação – o fundamento imutável e seguro da nossa confiança (Salmo 18:2; Salmo 94:22). [Fausset, 1866]

Mais comentários 🔒

2 Cheguemos adiante de sua presença com agradecimentos; cantemos salmos a ele.

Comentário de A. R. Fausset

Cheguemos adiante de sua presença com agradecimentos – Vejamos diante de sua presença com a ação de graças – literalmente, “antecipar seu rosto”: expressando pressa e zelo (Salmo 21:3). [Fausset, 1866]

Mais comentários 🔒

3 Porque o Senhor é o grande Deus, e maior Rei do que todos os deuses.

Comentário de A. R. Fausset

Porque o Senhor é o grande Deus, e maior Rei do que todos os deuses – não que os deuses pagãos sejam reais (Salmo 96:4-5). A expressão é ajustada ao contraste traçado com a visão pagã de Yahweh como um deus menor do que seus próprios deuses. Em Salmo 95:4-5, os deuses ídolos são praticamente negados não apenas a superioridade, mas até mesmo a existência. Pois o Senhor tem como iguais as alturas e as profundezas da terra, do mar e da terra, de modo que nada lhes resta; e, como eles não têm nada, eles mesmos não devem ser nada. [Fausset, 1866]

Mais comentários 🔒

4 Na mão dele estão as profundezas da terra; e a ele pertencem os altos montes.

Comentário de A. R. Fausset

Em suas mãos estão os lugares profundos da terra – literalmente, os lugares que necessitam ser procurados; as profundezas ocultas, em contraste com aquelas que se encontram com os olhos (Jó 38:16; Jeremias 31:37).

a ele pertencem os altos montes. O hebraico é uma expressão poética para as alturas que só podem ser alcançadas por uma subida árdua: em contraste com “os lugares profundos da terra”. Ou então a referência é à riqueza das colinas, obtida apenas pelo trabalho (Gesenius), correspondendo ao primeiro, “os lugares profundos da terra”, explicada como referindo-se às minas (Mendelssohn). O homem, com todo seu esforço e sua busca tanto nas alturas como nas profundezas da terra, não pode encontrar um lugar além do alcance do domínio de Deus.  [Fausset, 1866]

Mais comentários 🔒

5 Dele também é o mar, pois ele o fez; e suas mãos formaram a terra seca.

Comentário Barnes

Dele também é o mar – “De quem é o mar”. Ou seja, o mar pertence a ele, com tudo o que ele contém.

pois ele o fez. A criação de qualquer coisa dá o maior direito possível sobre ela.

e suas mãos formaram a terra seca. Ele tem uma reivindicação, portanto, que deve ser reconhecida como sua, e que todos os que habitam nela, e derivam seu sustento dela, devem reconhecê-lo como seu grande dono e Senhor. [Barnes, 1870-2]

6 Vinde, adoremos, e prostremo-nos; ajoelhemo-nos perante o SENHOR, que nos fez.

Comentário de A. F. Kirkpatrick

Vamos oferecer a mais modesta homenagem expressiva de humildade e submissão à Sua Vontade, em contraste com aquela obstinação de coração (Salmo 95:8) que foi a ruína de nossos pais.

nos fez. É a ‘transformação’ de Israel em uma nação, ao invés da criação de indivíduos, o que se quer dizer. Compare com Deuteronômio 32:6; Deuteronômio 32:15; Deuteronômio 32:18; Isaías 44:2; Isaías 51:13; Isaías 54:5; Salmo 100:3; Salmos 149:2. [Kirkpatrick, 1906]

7 Porque ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pasto, e as ovelhas de sua mão. Se hoje ouvirdes a voz dele,

Comentário de A. F. Kirkpatrick

o povo do seu pasto, e as ovelhas de sua mão. As pessoas a quem Ele pastoreia, o rebanho que é Seu ocupação especial. Compare com Salmo 74:1.

Se hoje ouvirdes a voz dele, etc. A King James segue a Septuaginta ao considerar esta sentença como a prótase de Salmo 95:8. Mas aqui o salmista ainda está falando (‘sua voz’), enquanto em Salmos 95:8 Deus fala; e é melhor tomá-lo como um desejo: Oh, se hoje você desse ouvidos à sua voz! compare com Deuteronômio 5:29. Como o salmista recorda o cuidado de Deus por Seu povo no deserto, Ele não pode esquecer sua ingrata desobediência, e o desejo sincero brota de seus lábios para que esta geração não repita o pecado de seus antepassados. Este desejo leva naturalmente ao solene aviso de Salmo 95:8-11. “Hoje” é enfático, e tem um significado especial se o Salmo foi cantado na Dedicação do Segundo Templo: agora, em contraste com aquele tempo anterior; agora, quando Yahweh manifestou visivelmente Sua bondade; agora, enquanto a porta da oportunidade está aberta diante de vocês. “Sua voz” não é apenas as palavras que se seguem, mas toda a Sua mensagem. Compare com Deuteronômio 4:30. [Kirkpatrick, 1906]

8 Não endureçais vosso coração, como em Meribá, como no dia da tentação no deserto,

Comentário de A. R. Fausset

Advertência contra a negligência; e isto é sustentado ao citar o destino melancólico de seus ancestrais rebeldes, cuja arrogância provocadora é descrita citando as palavras da queixa de Deus (Números 14:11) por sua conduta em Meribá e Massá, nomes dados (Êxodo 17:7) para marcar suas contendas contra Ele (Salmo 78:18, 41). [Jamieson; Fausset; Brown]

9 Onde vossos pais me tentaram; eles me provaram, mesmo já tendo visto minha obra.

Comentário Barnes

Onde vossos pais – seus ancestrais. Veja este versículo explicado nas notas de Hebreus 3:9 .

me tentaram – tentou-me; tentei minha paciência, para ver o quanto eu aguentaria. Isso não significa, como normalmente acontece conosco, colocar incentivos diante de alguém para levá-lo ao pecado, mas tentar um – colocar sua paciência à prova. Isso eles fizeram, no caso referido, por sua obstinação e má conduta.

eles me provaram – Veja as notas em Hebreus 3:9 . “E vi meu trabalho.” Embora eles constantemente vissem meu trabalho; vi minhas graciosas interposições; vi o que eu estava fazendo para o bem deles. [Barnes, aguardando revisão]

10 Por quarenta anos aguentei com desgosto desta geração, e disse:Este povo se desvia em seus corações; e eles não conhecem meus caminhos.

se desvia em seus corações – Suas andanças no deserto eram apenas tipos da ignorância e perversidade nativas.

11 Por isso jurei em minha ira que eles não entrarão no meu lugar de descanso.

Comentário Barnes

Por isso jurei em minha ira – Veja as notas em Hebreus 3:11 .

que eles não entrarão no meu lugar de descanso – Margem, como em hebraico, “Se eles entrarem no meu descanso”. O “resto” aqui referido foi a terra de Canaã. Eles não foram autorizados a entrar ali como um lugar de “descanso” após suas longas e cansativas peregrinações, mas morreram no deserto. O significado não é que nenhum deles foi salvo (pois devemos esperar que muitos deles foram trazidos para a Canaã celestial), mas que eles não vieram para a terra prometida. A descrença os excluiu; e este fato é apropriadamente usado aqui, e em Hebreus 3 , fornecendo uma advertência solene a todos para não serem incrédulos e rebeldes, visto que a conseqüência da descrença e rebelião deve ser nos excluir do reino dos céus, o verdadeiro lugar de descanso”. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 94 Salmo 96>

Introdução ao Salmo 95

Autoria. Do autor deste salmo nada se sabe com certeza. É, no entanto, atribuído a Davi na Vulgata latina e na Septuaginta; e em Hebreus 4:7, é referido como um salmo de Davi:”Novamente, ele limita um certo dia, dizendo em Davi:’Hoje, se ouvirdes a sua voz'”, etc. Esta linguagem pode referir-se em geral ao Livro dos Salmos, chamado de seu autor principal, os Salmos de Davi; ou pode significar que Davi foi o autor deste salmo em particular. Qualquer suposição atenderia a tudo o que é exigido pela citação na Epístola aos Hebreus. Não há, entretanto, nenhuma improbabilidade na suposição de que o salmo foi escrito por Davi, já que ele, sem dúvida, compôs muitas canções às quais seu nome não foi anexado.

Ocasião. Nada se sabe sobre a “ocasião” em que o salmo foi composto. É um cântico geral de louvor e contém apenas a linguagem que poderia ser apropriada em qualquer período da história judaica depois que o povo foi estabelecido na terra prometida. É, de fato, uma canção “hebraica”; tem referência ao povo hebreu; e contém os argumentos e apelos que seriam particularmente ajustados para influenciá-los.

Conteúdo. O salmo consiste em três partes:

I. Uma exortação para louvar e adorar a Deus (Salmo 95:1-2).

II. Razões para oferecer tal louvor (Salmo 95:3-7):

(a) Ele é um grande Deus (Salmo 95:3);

(b) Ele fez todas as coisas, e todas as coisas estão sob seu controle (Salmo 95:4-5);

(c) Ele é nosso Criador (Salmo 95:6);

(d) Ele é o nosso Deus e nós somos o seu povo (Salmo 95:7).

III. Uma exortação para não endurecer o coração; não ser perverso e rebelde (Salmo 95:7-11). Isso é reforçado pelo exemplo dos israelitas no deserto e pelos resultados que se seguiram ao tentar a Deus e provocar sua ira. O apelo é fundamentado no fato de que, em consequência de sua rebelião, eles foram excluídos da terra prometida. Pelo mesmo princípio, se formos rebeldes, seremos excluídos do céu. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.