Salmo 94

1 Ó Deus das vinganças, SENHOR Deus das vinganças, mostra-te com teu brilho!

Comentário de A. F. Kirkpatrick

O salmista apela a Jeová, que tem o poder e o direito de punir (Deuteronômio 32:35; Naum 1:2; Romanos 12:19), para se manifestar em todo o esplendor de Sua Presença (Deuteronômio 33:2; Salmo 50 :2; Salmo 80:1). Deus é El, “o Deus poderoso”; e a palavra para vingança é plural, denotando a completude da retribuição que Ele pode infligir. Compare com “Deus das recompensas”, Jeremias 51:56 . Para a ‘anadiplosis’ compare com Salmo 94:3; Salmo 94:23 e Salmo 92:9. [Kirkpatrick, 1906]

2 Exalta-te, ó Juiz da terra! Retribui com punição aos arrogantes.

Comentário Barnes

Exalta-te – Seja exaltado ou elevado de modo a se manifestar em seu verdadeiro caráter. A ideia é que Deus estava, por assim dizer, sentado à vontade, ou como se fosse indiferente ao que estava acontecendo no mundo. Veja as notas no Salmo 3:7 .

ó Juiz da terra – Governante do mundo; a quem pertence exercer julgamento sobre todas as classes de pessoas e em todas as circunstâncias. O significado aqui é que, como ele era o governante de toda a terra, esse assunto sem dúvida estava sob sua jurisdição. Foi um caso para sua interposição.

etribui com punição aos arrogantes – Uma recompensa justa para as pessoas que estão confiantes em sua própria força e que estão manifestando seu orgulho em privar os outros de seus direitos. [Barnes, aguardando revisão]

3 Até quando os perversos, SENHOR, até quando os perversos se alegrarão?

Comentário Barnes

Como se não houvesse fim para sua exaltação; sua alegria; seu sucesso. Por quanto tempo Deus permitiria isso? Quanto tempo ele ficaria sentado e veria tudo terminado? Ele estava disposto a deixá-los continuar para sempre? Ele nunca iria interferir e prendê-los em sua carreira? Quantas vezes nos perguntamos que Deus não se interpõe! Quantas vezes parece inexplicável que um Ser de onipotência e infinita bondade não interfira com respeito à maldade, a opressão, a escravidão, o mal, a crueldade, a fraude, a violência do mundo – e ponha fim a isto! Não, como ficamos totalmente oprimidos com o pensamento de que ele não acaba com a iniqüidade no universo; que ele nunca “irá” se interpor dessa maneira, e por fim ao pecado e à tristeza! Essas coisas são muito altas para nós agora; talvez seja sempre assim. As coisas na terra não são como deveríamos supor que seriam; e só podemos fazer uma pausa e adorar onde não podemos compreender! [Barnes, aguardando revisão]

4 Eles falam demais, e dizem palavras soberbas; todos os que praticam a maldade se orgulham.

Comentário Barnes

Eles falam demais, e dizem palavras soberbas – A palavra traduzida por proferir significa derramar – como água de uma fonte; para derramar copiosamente. O significado é que eles pareciam estar cheios e que derramavam palavras más como uma fonte derrama água. A frase “coisas duras” significa coisas orgulhosas, insensíveis e insolentes; coisas que são injustas, rudes, severas, duras.

todos os que praticam a maldade se orgulham – Vanglorie-se de seu poder e sucesso. Por quanto tempo eles terão permissão para ter o sucesso que possa parecer justificá-los em sua exultação? [Barnes, aguardando revisão]

5 Eles despedaçam ao teu povo, SENHOR, e humilham a tua herança.

Comentário de A. R. Fausset

Teu povo e tua herança são sinônimos, sendo o povo muitas vezes chamado de herança de Deus. Como a justiça aos fracos é um sinal do melhor governo, sua opressão é um sinal do pior (Deuteronômio 10:18; Isaías 10:2). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

6 Eles matam a viúva e o estrangeiro, e tiram a vida dos órfãos.

Comentário de A. R. Fausset

Como os inimigos pagãos não costumavam fazer da viúva e do órfão os principais objetos de sua fúria, talvez sob a imagem da “viúva” se refira à Igreja viúva, na ausência visivelmente do Noivo Celestial (Lucas 18:3- 8); “o estrangeiro” expressa a relação que o santo mantém com este mundo (Salmo 39,12); “o órfão”, o estado de órfão dos discípulos na partida de seu Senhor (Jo 14:18, margem). No entanto, os assírios, provavelmente, como os caldeus, “mataram à espada, e não tiveram compaixão dos jovens homem ou donzela, velho ou aquele que se encolheu “(2Crônicas 36:17); para que o significado literal também seja válido. Deus, como sendo o “Pai dos órfãos e Juiz das viúvas” (Salmo 68,5:cf. Deuteronômio 10,18), sentirá compaixão por tais injustiças infligidas aos indefesos, a fim de intervir em favor de Seus eleitos. Nenhum apelo poderia ser mais eficaz com o Deus justo e misericordioso do que este. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

7 E dizem:O SENHOR não vê isso, e o Deus de Jacó não está prestando atenção.

Comentário Barnes

E dizem – por sua conduta; ou, eles parecem dizer.

O SENHOR não vê isso – No original, יה Yâhh. Esta é uma abreviatura da palavra יהוה Yahweh. Veja Salmo 68:4 , nota; Salmo 83:18 , nota. Sobre o sentimento ímpio aqui expresso, veja as notas no Salmo 10:11 .

e o Deus de Jacó não está prestando atenção – implicando que Deus era indiferente à conduta das pessoas; que ele não puniria os ímpios; que os pecadores não têm nada a temer em suas mãos. Esse sentimento ainda é muito comum, seja como um artigo em seu credo, ou como implícito em sua conduta. A doutrina da salvação universal é realmente fundada nesta opinião; e a maioria das pessoas AGE como se acreditasse que os ímpios não correm o risco de serem punidos e que não existe em Deus o atributo da justiça. [Barnes, aguardando revisão]

8 Entendei, ó tolos dentre o povo; e vós que sois loucos, quando sereis sábios?

Comentário Barnes

Entendei, ó tolos dentre o povo – Veja Salmos 73:22 . O significado aqui é:”Vocês que são como os brutos; vocês que não vêem e entendem mais do caráter e dos planos de Deus do que os animais selvagens do deserto.” O significado é que eles não empregaram sua razão no caso; eles agiam como bestas, independentemente das consequências de sua conduta – como se Deus tratasse as pessoas como faz com os animais; como se não houvesse retribuição no mundo futuro.

e vós que sois loucos, quando sereis sábios? Quanto tempo essa estupidez vai continuar? Quando você atenderá à verdade; quando você vai agir como seres imortais; quando você vai permitir que sua natureza racional o leve a visões justas de Deus? Está implícito que essa loucura se manifestou por um longo período, e que era hora de eles despertarem dessa condição e agirem como pessoas. Com que propriedade esta linguagem ainda pode ser dirigida à grande massa da humanidade! Quantos seres humanos existem agora, os quais, com respeito a Deus e ao propósito para o qual foram feitos, não demonstram mais sabedoria do que os brutos que perecem! Oh, se as pessoas fossem realmente sábias, que mundo bonito seria este; Quão nobre e elevada seria nossa raça humana agora degradada! [Barnes, aguardando revisão]

9 Por acaso aquele que criou os ouvidos não ouviria? Aquele que formou os olhos não veria?

Comentário de A. R. Fausset

Ele pode dar essas faculdades aos outros, e ao mesmo tempo não possuí-las? Não, Ele deve e realmente ouve as zombaria dos infiéis, e os suspiros e gemidos do Seu povo.

A evidência do governo providencial de Deus é encontrada em Seu poder criador e onisciência, que também nos assegura que Ele pode punir os iníquos em relação a todos os seus objetivos vãos. [JFU]

10 Aquele que disciplina as nações não castigaria? É ele o que ensina o conhecimento ao homem.

Comentário de A. R. Fausset

Aquele que disciplina as nações não castigaria? Aquele que adverte o pagão através da Sua lei escrita na consciência (embora não tenha a lei revelada), e através dos pensamentos íntimos repreendendo-os pelo pecado (Romanos 1:20; 2:14-15), não castigará? O hebraico para “castigar” significa advertir (aqui pela voz da consciência testemunhando por Deus até no coração pagão), como prova o paralelismo ao “ensina o conhecimento”. Assim o mesmo hebraico é usado em Salmos 94:12; também em Salmos 2:10, “sede prudentes, juízes da terra”. A partir da influência admoestadora que Deus exerce na consciência do povo e do pagão, segue-se necessariamente a conclusão de que Ele ‘vê’ e ‘castiga’ suas más ações contra os piedosos.

É ele o que ensina o conhecimento ao homem – É a Deus que os homens devem qualquer conhecimento que tenham. Não deve, então, Ele saber o que eles sabem e pensam? [JFU]

11 O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são inúteis.

Comentário Barnes

O SENHOR conhece os pensamentos do homem – isto é, aquele que ensina às pessoas tudo o que elas sabem Salmo 94:10 , deve compreender tudo o que há na mente. Veja as notas em 1Coríntios 3:20 .

que são inúteis – isto é, que eles são tolos, vaidosos, insensatos, perversos. O conhecimento dos próprios pensamentos traz consigo também o conhecimento de que são vãos e tolos – pois esse é o seu caráter, e conhecê-los verdadeiramente é saber isso deles. Eles não aparecem para ele como parecem para as próprias pessoas. Eles são, a seu ver, despojados de tudo o que é lisonjeiro e ilusório, e são vistos como vaidosos e tolos. [Barnes, aguardando revisão]

12 Bem-aventurado é o homem a quem tu disciplinas, SENHOR, e em tua Lei o ensinas;

Comentário Barnes

Bem-aventurado é o homem a quem tu disciplinas, SENHOR – “Feliz o homem”; ou “Oh, a bem-aventurança do homem.” Veja as notas no Salmo 1:1 . A palavra aqui traduzida como “castigar” não significa castigar no sentido de afligir ou punir. Significa aqui instruir; avisar; admoestar; para exortar. Portanto, a palavra é empregada em Provérbios 9:7 ; Jó 4:3 ; Salmo 16:7 . O significado aqui é que o homem é abençoado ou feliz a quem Deus assim “instrui, avisa ou ensina”, que ele entende os princípios da administração divina. Tal homem verá razões para confiar nele nas dificuldades e para ter calma de espírito até que a punição seja imposta a seus inimigos.

e em tua Lei o ensinas – Faz com que ele, de tua palavra, compreenda os grandes princípios de teu governo. [Barnes, aguardando revisão]

13 Para tu lhe dares descanso dos dias de aflição, até que seja cavada a cova para o perverso.

Comentário Barnes

Para tu lhe dares descanso – Possa tornar sua mente quieta e calma; você pode salvá-lo de murmurar, de desânimo, de impaciência, pela justa confiança em ti e em teu governo.

dos dias de aflição – Ou, nos dias do mal; o tempo de calamidade e angústia. Que sua mente possa então ser composta e calma.

até que seja cavada a cova para o perverso – Até que o ímpio seja punido; isto é, enquanto os preparativos estão acontecendo, ou enquanto Deus parece atrasar a punição, e os ímpios são permitidos a viver como se Deus não os tivesse notado, ou não os punisse. A ideia é que a mente não deve ficar impaciente como se seu castigo não viesse, ou como se Deus estivesse despreocupado; e que idéias justas sobre a administração divina tenderiam a acalmar a mente, mesmo quando os ímpios “pareciam” prosperar e triunfar. Veja as notas no Salmo 73:16-22 . A frase “até que a cova seja cavada” deriva do método de caça aos animais cavando uma cova na qual eles podem cair e serem levados. Veja as notas no Salmo 7:15. [Barnes, aguardando revisão]

14 Pois o SENHOR não abandonará o seu povo, nem desamparará a sua herança.

Comentário Barnes

Ele Se interporá em favor deles, embora os ímpios pareçam agora triunfar. A certeza disso daria consolo; isso acalmaria a mente nos dias de dificuldade. Compare 1Samuel 12:22 ; 1Reis 6:13 ; Deuteronômio 31:6 . Veja as notas em Romanos 11:1-2. [Barnes, aguardando revisão]

15 Porque o juízo restaurará a justiça, e todos os corretos de coração o seguirão.

Comentário Barnes

Porque o juízo restaurará a justiça – isto é, o exercício do julgamento será tão manifesto ao mundo – como se “retornasse” a ele – a ponto de mostrar que existe um Deus justo. A verdade aqui ensinada é que os “resultados” da interposição de Deus nos assuntos humanos serão de molde a mostrar que ele está do lado da justiça, ou de vindicar e manter a causa da justiça na terra.

e todos os corretos de coração o seguirão – Margem, deve ser depois disso. O significado é que todos os que são retos de coração – todos os que são verdadeiramente justos – seguirão no caminho da justiça; que considerem certo o que Deus faz e andem nesse caminho. O fato de que o que ocorre é feito por Deus, será para eles uma revelação suficiente do que deve ser feito; e eles seguirão os ensinamentos propriamente sugeridos pelos procedimentos divinos como suas regras de vida. Em outras palavras, as leis manifestadas da administração divina serão para eles uma indicação do que é certo; e eles aceitarão e seguirão as lições assim tornadas conhecidas a eles pelos procedimentos da Providência Divina como as regras de sua própria conduta. [Barnes, aguardando revisão]

16 Quem se levantará em meu favor contra os malfeitores? Quem se porá em meu favor contra os praticantes de perversidade?

Comentário Barnes

Essa é a linguagem do salmista. Foi o que ele disse nas circunstâncias mencionadas na primeira parte do salmo, quando os ímpios pareciam triunfar; quando eles entraram na terra e devastaram a herança de Deus, Salmos 94:3-6 . Naquela época, cheio de ansiedade e problemas, e profundamente impressionado com uma sensação de perigo, ele ansiosamente olhou ao redor em busca de ajuda e perguntou com profunda preocupação quem iria defendê-lo e defendê-lo. Os versículos seguintes, Salmos 94:17-18, mostram o que era então sua confiança e de que forma a confiança em Deus o impediu de cair no desespero. [Barnes, aguardando revisão]

17 Se o SENHOR não tivesse sido meu socorro, minha alma logo teria vindo a morar no silêncio da morte.

Comentário Barnes

Se o SENHOR não tivesse sido meu socorro – Naum época referida. Se eu não tivesse um Deus a quem poderia ter procurado – se minha mente não tivesse sido dirigida a ele – se eu não tivesse realmente encontrado para ele um refúgio e força, teria me desesperado completamente. Não havia outro a quem eu pudesse ir; não havia nada além da ajuda de Deus em que eu pudesse contar.

minha alma logo teria vindo a morar no silêncio da morte – Margem, rapidamente. O original é:”Era, por assim dizer, mas pouco;” isto é, pouco faltava para que isso acontecesse; uma pressão um pouco mais forte – um pouco adicionada ao que eu estava sofrendo – um pouco mais de tempo antes que o alívio fosse obtido – teria me levado à terra do silêncio – ao túmulo. A Vulgata latina traduz isso, “Minha alma habitou no Inpherno.” A Septuaginta, “no Hades” – τᾤ ἅδῃ tō Hadē. Veja Salmo 31:17 . A sepultura é representada como um lugar de silêncio, ou como a terra do silêncio:Salmo 115,17 :“Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio”. Compare Amós 8:3. [Barnes, aguardando revisão]

18 Quando eu dizia:Meu pé está escorregando; Tua bondade, ó SENHOR, me sustentava.

Comentário Barnes

Quando eu dizia:Meu pé está escorregando – não consigo mais ficar de pé. Minha força se foi; e devo afundar na sepultura. O original aqui é:“Se eu disser:Meu pé escorrega”, etc. A declaração é geral; que se em algum momento ele tivesse estado, ou devesse estar, em tais circunstâncias, então Deus se interporia. A observação geral, no entanto, baseia-se em sua interposição nesta ocasião particular. Sua ajuda foi então tão marcante e oportuna, que ele sentiu que poderia fazer a declaração geral com respeito a toda a sua vida – a todas as circunstâncias em que seria colocado.

Tua bondade, ó SENHOR, me sustentava – Por tua interposição misericordiosa, tu me impediste de cair. Foi a força aplicada como expressão de “misericórdia”; não a força que ele pudesse reivindicar. Quantas vezes na vida podemos dizer isso de nós mesmos, que quando estamos prestes a afundar; quando nossa força estava quase acabando; quando uma pressão um pouco mais severa teria nos levado à sepultura, Deus por sua misericórdia e seu poder interpôs e nos salvou! Cada um desses atos de misericórdia – cada nova interposição desta maneira – é um novo dom de vida e nos coloca sob a obrigação como se tivéssemos sido criados, pois é apenas muito mais da vida que nos foi dada por Deus. [Barnes, aguardando revisão]

19 Quando minhas preocupações se multiplicavam dentro de mim, teus consolos confortaram a minha alma.

Comentário Barnes

A Septuaginta e a Vulgata Latina tornam isso, “Na multidão de meus pesares dentro de mim”, etc. DeWette a torna, “Bei meinen vielen Sorgen”, “em meus muitos cuidados”. A palavra hebraica, no entanto, propriamente significa “pensamentos”; e a idéia parece ser que no grande número de pensamentos que passaram por sua mente, tantos deles perplexos, ansiosos, pesados – muitos deles vãos e sem proveito – outros tantos que pareciam ir e vir sem nenhum propósito ou objeto, havia uma classe que lhe dava conforto. Eram aqueles que pertenciam a Deus. Nesses pensamentos, ele encontrou calma e paz. Por mais que ele pudesse ser perturbado por outros pensamentos, aqui ele encontrou descanso e paz. Em Deus – em seu caráter, em sua lei, em seu governo – ele tinha uma fonte inesgotável de consolo; e qualquer problema que ele pudesse ter com os cuidados da vida, e com as más imaginações em sua própria mente, ainda que aqui sua alma encontrasse repouso.

Deus fora um refúgio infalível; e a meditação sobre ele e suas perfeições tornou a mente calma. Quantos pensamentos passam por nossas mentes em um único dia ou em uma única hora! Quem pode dizer de onde eles vêm, ou por que leis estão ligados entre si! Quantos deles parecem não ter nenhuma conexão com nenhuma que já existiu! Quantos deles parecem ser jogados em nossas mentes quando os evitamos! Quantos são vaidosos e frívolos; quantos são céticos; quantos são contaminados e contaminantes! Quantos entram na mente que nós não revelaríamos por mundos aos nossos melhores amigos! Quantos de nós sairíamos andando pelo mundo se estivéssemos conscientes de que todos os que encontramos poderiam olhar para dentro de nossos peitos, e ver tudo o que está passando por lá! Que consolo para nós é que eles não possam ver isso! Que mundo de confusão e rubor seria este se, nas ruas de uma cidade cheia de gente, ou quando o homem encontra seu semelhante em qualquer lugar, tudo o que está em seu interior fosse conhecido! E no entanto, nesta multidão de pensamentos – tão vazios, tão insensatos, tão pecaminosos, tão irritantes, tão céticos, tão contaminantes – há outros – há pensamentos de Deus, de Cristo, do céu, da esperança, da fé, do amor, da benevolência; pensamentos dentro de nós, quando as promessas divinas chegam ao coração, e a perspectiva do céu aquece a alma. Estes dão “conforto”; estes enchem a alma de “deleite”. Feliz aquele que pode encontrar em seu íntimo, em meio à multidão de pensamentos dentro dele, aqueles que pertencem a Deus; a uma vida mais elevada; ao céu! [Barnes]

20 Por acaso teria comunhão contigo o trono da maldade, que faz leis opressivas?

Comentário Barnes

Por acaso teria comunhão contigo – com Deus. Eles serão unidos a ti; ser sustentado por ti; ser considerado parte de sua administração? Você vai sancioná-los? Darás a eles o teu patrocínio, como se eles tivessem a tua aprovação? A palavra hebraica significa estar associado, ou aliado, e seria apropriadamente aplicada a uma parceria, ou a qualquer coisa onde haja comunhão ou aliança. A forma interrogativa aqui implica fortemente que isso “não pode ser”. Tais leis – tais propósitos – “não podem” estar de acordo com as leis e autoridade de Deus; ou, em outras palavras, Deus não se senta no mesmo trono com aqueles que autorizam e por lei sustentam a escravidão, a intemperança e o jogo. Não pode haver parceria aqui.

o trono da maldade – O trono estabelecido na iniqüidade; ou, sustentando a iniqüidade. A alusão é provavelmente ao que foi referido na primeira parte do salmo – os poderes que estavam espalhando desolação pela terra – príncipes ou governantes ímpios, Salmo 94:3-7. Seus tronos foram estabelecidos no mal; eles defenderam a maldade e o erro por sua autoridade; eles abusaram de seu poder e o empregaram para derrubar os direitos de outros. A “frase” seria aplicável a qualquer governo injusto ou a quaisquer leis que visam defender o que é errado. Essas são todas as leis que autorizam ou defendem a escravidão, jogos, loterias, o tráfico de bebidas intoxicantes, etc.

que faz leis opressivas? A palavra traduzida por “dano” geralmente significa trabalho, fadiga; e então, problemas, vexames, tristezas. Pode, entretanto, ser usado para denotar o mal de qualquer tipo – crime ou erro. A palavra traduzida por frameth significa formar, modelar, fazer, como um oleiro faz com o barro; Genesis 2:7-8, Gênesis 2:19; ou como um trabalhador faz estátuas, Isaias 44:9-10, Isaías 44:12; ou como alguém faz armas, Isaías 54:17. Muitas vezes é aplicado a Deus como o Criador. Veja as notas no Salmo 94:9:“aquele que formou o olho”. A palavra lei aqui significa uma regra ou estatuto; e a ideia é que a iniqüidade referida não foi o resultado de um impulso irregular e intermitente; ou de paixão; de súbita excitação; ou de mera “vontade” em um caso particular; mas foi reduzido a estatuto e sustentado por lei. A expressão se aplicaria a todos os casos em que o mal é defendido pelo governo ou pela autoridade civil, ou onde aqueles que o praticam podem pleitear em sua defesa a sanção da lei. A declaração aqui é que tais atos “não podem” ter comunhão com Deus ou receber sua aprovação. É um insulto a Deus supor que ele alguma vez nomeou legisladores ou magistrados com o propósito de fazer ou defender tais decretos. No entanto, existem muitas dessas leis no mundo; e a principal razão pela qual é tão difícil remover tais males, como foram mencionados acima, é o fato de que eles são sustentados por lei, e que aqueles que mantêm escravos, ou abrem casas de jogo, ou vendem bebidas intoxicantes, podem pleitear os autoridade da lei; ou, em outras palavras, que as leis fizeram tudo o que podiam para colocar tais coisas no mesmo nível que aquelas que “deveriam” ser protegidas por estatuto. Muitos homens em seus negócios não olham além das leis do país, e se eles têm sua sanção, em vão é a tentativa de induzi-los a abandonar um negócio que leva à opressão, ou que espalha tristeza e tristeza por uma comunidade. [Barnes, aguardando revisão]

21 Muitos se juntam contra a alma do justo, e condenam o sangue inocente.

Comentário Barnes

Muitos se juntam contra a alma do justo – Contra a vida do justo; isto é, tirar suas vidas. A palavra hebraica traduzida por “reunir” significa pressionar ou aglomerar alguém; para correr em multidões ou tropas. Isso se referiria particularmente a uma reunião tumultuada – “uma multidão” – com a intenção de cumprir seu propósito.

e condenam o sangue inocente – literalmente, torne-o culpado; isto é, eles consideram aquele sangue culpado; ou tratam os inocentes como se fossem culpados. [Barnes, aguardando revisão]

22 Mas o SENHOR é meu alto retiro, e meu Deus a rocha de meu refúgio.

Comentário Barnes

Em todos esses propósitos dos ímpios; em tudo o que eles fazem – seja sob a forma e sanção da lei Salmo 94:20 , ou pela excitação da paixão – minha confiança ainda está em Deus. Ele é capaz de intervir em qualquer dos casos, e posso confiar minha causa a ele com segurança. Sobre a linguagem usada aqui, bem como o sentimento, veja as notas no Salmo 18:2. [Barnes, aguardando revisão]

23 E ele fará voltar sobre eles suas próprias perversidades, e por suas maldades ele os destruirá; o SENHOR nosso Deus os destruirá.

Comentário Barnes

E ele fará voltar sobre eles suas próprias perversidades – As consequências de seus pecados. Ele deve puni-los como eles merecem. Veja as notas no Salmo 7:16 .

e por suas maldades ele os destruirá – Como resultado de sua maldade, e enquanto eles estão cometendo atos de pecado.

o SENHOR nosso Deus os destruirá – Expressando, pela repetição do sentimento, a máxima confiança de que assim seria. Isso está de acordo com a oração com a qual o salmo se inicia e expressa toda a fé de que Deus tratará com justiça os filhos dos homens. Por mais que os ímpios pareçam prosperar e triunfar, o dia da vingança está se aproximando e tudo o que eles merecem virá sobre eles. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 93 Salmo 95>

Introdução ao Salmo 94

O Salmo 94 é uma oração pela revelação do justo julgamento de Deus e uma expressão de confiança no triunfo final da justiça. Ele se divide em duas divisões principais.

I. O salmista apela a Javé para se manifestar como juiz da terra (Salmo 94:1-2). Por quanto tempo Ele tolerará a arrogância dos tiranos que oprimem Seu povo e desdenhosamente declaram que Ele é ignorante ou indiferente (Salmo 94:3-7)?

Dirigindo-se a alguns de seus próprios conterrâneos que estão inclinados a duvidar do governo moral de Javé no mundo, ele os repreende por sua tolice e argumenta que Javé deve necessariamente ver e ouvir e, no devido tempo, punir (Salmo 94:8-11).

II. A segunda parte do Salmo é ocupada com pensamentos de consolação para os tempos de angústia. Feliz o homem que é ensinado por Deus a perseverar com paciência até que o certo mais uma vez triunfe (Salmo 94:12-15).

A quem Israel pode olhar senão a Javé, cujo amor foi provado no passado (Salmo 94:16-19)?

Ele não pode ser o aliado da injustiça, mas defenderá Seu povo e exterminará seus inimigos (Salmo 94:20-23).

Quem foram os opressores de quem o salmista se queixa? Pelo contraste no Salmo 94:5,8,10,12 parece que eles eram estrangeiros, que abertamente desprezavam o Deus de Israel como indiferente aos sofrimentos de Seu povo (Salmo 94:7). É verdade que muito da linguagem do Salmo assemelha-se a usada em outros lugares para descrever a opressão dos pobres israelitas por seus poderosos compatriotas. Mas é a comunidade como tal (Salmo 94:5) e não uma parte dela, que é oprimida, e um salmista que toma emprestado tão livremente de seus predecessores poderia facilmente usar a linguagem deles, embora as circunstâncias fossem um pouco diferentes. Por mais que este salmista seja dependente em quase todas as linhas da literatura anterior, seu argumento com os que duvidam do governo moral de Deus é estimulado com uma força e originalidade própria, e sua clara afirmação da educação divina das nações é quase sem paralelo no Antigo Testamento.

Há pouco ou nada para fixar a data do Salmo. Alguns pontos de estilo e linguagem parecem conectá-lo com os dois Salmos anteriores. A figura de ‘anadiplose’ ou repetição retórica é comum a todos os três (Salmo 92:9; Salmo 93:13; Salmo 94:1,3,23); a mesma linguagem é aplicada aos que duvidam da Providência de Deus (Salmo 92:6; Salmo 94:8); os mesmos termos são usados ​​para designar os opressores de Israel (Salmo 92:711; Salmo 94:16); O Salmo 94:11 pode ser um contraste com o Salmo 92:5. Possivelmente pode pertencer aos anos finais do Exílio e referir-se ao tratamento severo que os israelitas tiveram que sofrer na Babilônia. Nesse caso, o clamor por vingança é um eco da linguagem de Isaías 40-66 e Jeremias 50, 51. Mas pode pertencer a algum tempo posterior no período pós-exílico, quando a comunidade em luta era oprimida por governadores estrangeiros.

Na Septuaginta, o Salmo traz o título Um Salmo de Davi, para o quarto dia da semana, e de acordo com a tradição talmúdica, era o Salmo especial para aquele dia nos serviços do Segundo Templo. Cheyne sugere que sua posição aqui, onde certamente intervém estranhamente entre dois salmos jubilosos, surgiu “de uma tentativa (não levada muito longe) de promover a conveniência litúrgica”, embora deva obviamente ser “posterior ao Salmo 93, do qual difere tanto em tom e importância”. O estilo, entretanto, parece apontar para uma conexão mais próxima desses Salmos do que apenas para o uso litúrgico. [Cambridge]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no YouTube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.