Bíblia, Revisar

Romanos 2

O judeu é condenado pelos gentios

1 Por isso, tu, que julgas, não tens desculpa; quem quer que sejas! Pois condenas a ti mesmo naquilo que julgas o outro, porque tu, que julgas, fazes as mesmas coisas.

Daqueles que estão fora, o apóstolo agora se volta para aqueles que estão dentro da pálida religião revelada, os judeus hipócritas, que menosprezam os pagãos incobráveis ​​como além da clemência das misericórdias de Deus, dentro dos quais eles se consideram seguros, por mais inconsistentes que sejam. a vida pode ser. Ai! que multidões se envolvem em confiança fatal, que ocupam a posição correspondente na Igreja Cristã!

2 E sabemos que o julgamento de Deus é segundo a verdade sobre os que fazem tais coisas.

E sabemos. Melho, ‘Mas nós sabemos;’ é um princípio reconhecido de qualquer religião verdadeira,

que o julgamento de Deus é segundo a verdade sobre os que fazem tais coisas. Sejam eles judeus ou gentios. [JFU]

3 E tu, humano, que julgas os que praticam tais coisas, ao fazê-las, pensas que escaparás do julgamento de Deus?

Compare com Mateus 3:9: “E não imagineis, dizendo em vós mesmos: “Temos por pai a Abraão”, etc.

4 Ou desprezas tu as riquezas de sua bondade, tolerância, e paciência, ignorando que é a bondade de Deus que te conduz ao arrependimento?

É uma triste marca de depravação quando tudo o que é projetado e preparado para quebrantar o coração do homem, só o endurece mais (compare com 2Pe 3:9; Ec 8:11). [JFU]

5 Mas, conforme a tua dureza e o teu coração que não se arrepende, tu ajuntas ira para ti no dia da ira e da manifestação do justo julgamento de Deus,

tu ajuntas ira para ti no dia da ira e da manifestação do justo julgamento de Deus. A ideia terrível aqui expressa é a de que o pecador está acumulando, como um tesouro guardado, uma reserva crescente de ira divina, para rebentar sobre ele no dia da revelação do justo julgamento de Deus. E de quem isso é dito? Não de grandes pecadores, mas daqueles que se vangloriaram de sua pureza de fé e vida. [JFU]

Leia também um estudo sobre a justiça de Deus.

6 que recompensará a cada um segundo as suas obras:

Esta grande verdade (tirada de Pv 24:12, da Septuaginta), que é a chave para todo o raciocínio deste capítulo, está nos próximos quatro versículos aplicada às duas classes em que se encontra toda a humanidade no grande dia, mostrando que o julgamento final se voltará apenas para o caráter. [JFU]

7 vida eterna aos que procuram glória, honra, e imortalidade, fazendo o bem com perseverança;

procuram glória, honra, e imortalidade. “Incorrupção”. “vida eterna”.

fazendo o bem com perseverança. Referindo-se ao caráter duradouro de uma vida verdadeiramente santa (Lc 8:15: “E o que caiu em boa terra, estes são os que, ouvindo a palavra, conservam-na num coração honesto e bom, e dão fruto que permanece”).[JFU]

8 mas ira e indignação aos que agem com egoísmo, obedecendo à injustiça, e não à verdade.

Mas aos que são contenciosos, e não obedecem à verdade, etc. – referindo-se a uma resistência tão determinada e determinada ao Evangelho como ele mesmo havia dolorosamente testemunhado por parte de seus próprios compatriotas. (Veja At 13:44-4617:5,1318:6,12; e compare com 1Ts 2:15-16).

indignação e ira – no seio de um Deus vingador do pecado.

9 Haverá aflição e angústia a toda pessoa que pratica o mal, primeiramente ao judeu, e também ao grego;

aflição e angústia. O primeiro desses pares, “ira e indignação”, está no seio de um Deus vingador do pecado – o primeiro expressando o “descontentamento estabelecido” de Deus contra os maus, o segundo, a revolta disso; o próximo par, “aflição e angústia”, são os efeitos desses terríveis sentimentos da Mente Divina sobre e no próprio pecador.

a toda pessoa que pratica o mal, primeiramente ao judeu. Primeiro em perdição, se for infiel; mas, se for obediente à verdade, primeiro na salvação; como no versículo seguinte é expresso. [JFU]

10 porém, glória, honra, e paz, a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e também ao grego;

a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu. Conforme o versículo anterior, primeiro em perdição, se for infiel; mas, se for obediente à verdade, primeiro na salvação.

11 porque com Deus não há acepção de pessoas.

acepção de pessoas. Quando um juiz na tribuna decide não de acordo com os méritos estritos do caso, mas com um olhar para a posição ou outra qualidade de uma das partes, ele mostra respeito (acepção) não à justiça, mas à pessoa. Sob Deus, como juiz, não há tal injustiça. O estrito demérito do pecado e o mérito da santidade guiam a decisão. [Whedon]

Judeus e gentios serão julgados pelo padrão de dever que respectivamente possuem

12 Pois todos os que sem Lei pecaram, sem Lei também perecerão; e todos os que pecaram sob a Lei, pela Lei serão julgados;

Para todos quantos pecaram – não “tantos quantos pecaram”, mas “tantos quantos são encontrados no pecado” no julgamento do grande dia (como mostra todo o contexto).

sem lei – isto é, sem a vantagem de uma revelação positiva.

também perecerá sem lei – isenta de acusação de rejeição ou desrespeito.

e tantos quantos pecaram na lei – dentro da clareza de uma Revelação positiva e escrita.

será julgado pela lei – julgado e condenado pelo mais alto padrão da Revelação escrita.

13 porque não são os que ouvem a Lei que são justos diante de Deus, mas sim, os que praticam a Lei que serão justificados.

porque não são os que ouvem… – Quanto aos judeus, em cujos ouvidos a lei escrita ressoa continuamente, a condenação de quantos deles são encontrados como pecadores, por fim, não envolve dificuldade alguma; mas mesmo no que diz respeito aos pagãos, que são estranhos à lei em sua forma positiva e escrita – pois mostram quão profundamente está gravada em sua natureza moral, que testemunha dentro deles por justiça e contra a iniquidade, acusando-os ou condenando-os conforme eles violem ou obedeçam seus severos ditames – sua condenação também por todo o pecado em que vivem e morrem carregará seu terrível eco em seus próprios seios.

14 Pois quando os gentios, que não têm a Lei, praticam naturalmente as coisas que são da Lei, estes, ainda que não tenham a Lei, são lei para si mesmos.

Pois quando os gentios…Quanto aos judeus, em cujos ouvidos a lei escrita está continuamente ressoando, a condenação de todos aqueles que são achados finalmente pecadores não envolve nenhuma dificuldade; mas mesmo com respeito aos pagãos, quando eles que não têm a Lei – que são desconhecedores da lei na sua forma positiva e escrita, praticam naturalmente as coisas que são da Lei – abstendo-se de algumas das coisas que são condenadas, e praticando algumas das coisas ordenadas pela moralidade universal, estes, ainda que não tenham a Lei, são lei para si mesmos. [JFU]

15 Eles mostram a obra da Lei escrita em seus corações, dando-lhes testemunho juntamente a sua consciência, e os pensamentos, ora acusando-os, ora defendendo-os.

Eles mostram a obra da Lei escrita em seus corações – profundamente gravada em sua natureza moral. [JFU]

16 Isso acontecerá no dia em que Deus julgará os segredos dos seres humanos por meio de Cristo Jesus, conforme o meu Evangelho.

no dia… – Aqui a declaração inacabada de Rm 2:12 é retomada e fechada.

julgará os segredos dos seres humanos – aqui especialmente referindo-se às profundezas insondáveis da hipocrisia nos auto-justificados com quem o apóstolo teve de lidar (Veja Ec 12:14; 1Co 4:5).

conforme o meu Evangelho – de acordo com o meu ensino como pregador do Evangelho. [JFB]

17 Mas se tu és chamado de judeu, e descansas confiando na Lei, e te orgulhas em Deus,
18 conheces a vontade dele, e aprovas as melhores coisas, por seres instruído na lei;

aprovas as melhores coisas – “prova as coisas que se diferenciam”. Ambos os sentidos são bons, e de fato o primeiro é apenas o resultado da última ação. [JFB]

19 e confias ser guia dos cegos, luz dos que estão nas trevas,

guia. Como judeu.

dos cegos. Dos pagãos cegos para uma visão do Deus verdadeiro.

luz. Como o Messias seria uma luz para os gentios. [Whedon]

20 instrutor dos tolos, professor das crianças, e que consideras a lei como a forma do conhecimento e da verdade;

que consideras a lei como a forma do conhecimento e da verdade – não sendo deixada, como os pagãos, à vaga conjectura sobre as coisas divinas, mas favorecida com informação definida e precisa do céu. [JFB]

21 tu, pois, que ensinas ao outro, não ensinas a ti mesmo? Tu que pregas que não se deve furtar, furtas?

tu, pois…Espera-se que aquele que é um mestre dos outros seja instruído. Eles deveriam ser considerados possuidores de um conhecimento superior; e por essa pergunta o apóstolo os repreende implicitamente pela sua ignorância. A forma de uma pergunta é escolhida porque transmite a verdade com maior força. Ele coloca a pergunta como se fosse inegável que eles eram extremamente ignorantes; compare com Mateus 23:3, “Eles dizem e não fazem”, etc.

Tu que pregas. Essa palavra significa proclamar de qualquer maneira, seja na sinagoga, seja em qualquer lugar do ensino público.

futas? Não se pode provar, talvez, que os judeus fossem amplamente culpados desse crime. Ele é introduzido parcialmente, sem dúvida, para tornar a inconsistência da sua conduta evidente. [Barnes]

22 Tu que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu que odeias os ídolos, profanas templos?

Tu que odeias os ídolos – como os judeus fizeram depois do seu cativeiro, embora inclinados sobre eles antes.

profanas templos – Não, como alguns excelentes intérpretes, “tu roubaste templos de ídolos?” Mas, mais geralmente, quando tomamos isto, “tu profane as coisas santas?” (Como em Mt 21:12-13, e de outras formas ).

23 Tu, que te orgulhas da Lei, pela transgressão da Lei desonras a Deus;

que te orgulhas…Orgulhar-se na Lei significava sua convicção de sua excelência e obrigação, como um homem não se orgulha do que ele considera não ter qualquer valor.

desonras a Deus. Ao se vangloriarem da Lei, eles proclamaram sua convicção de que era de Deus. Ao quebrá-la, eles a negavam. E como as ações são um verdadeiro teste das opiniões reais do homem, sua violação da Lei os fazia mais desonrar do que se gloriarem dela para honrá-la. Esse é sempre o caso. Pouco importa o que as opiniões especulativas de um homem possam ser; sua prática pode fazer muito mais para desonrar a religião do que sua confissão para honrá-la. É a vida e a conduta, e não meramente a profissão dos lábios, que realmente honram a verdadeira religião. Infelizmente, com que pertinência e força esta pergunta pode ser feita a muitos que se dizem cristãos! [Barnes]

24 porque, como está escrito: “O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa”.

como está escrito. Em Ez 36:20-23. Nessa passagem a referência especial é ao mau exemplo dos judeus dispersos do cativeiro. [Cambridge]

25 Pois a circuncisão tem proveito de fato se guardares a Lei; porém, se tu és transgressor da Lei, a tua circuncisão se torna incircuncisão.

Para a circuncisão – isto é, a pessoa está dentro do pacto de que a circuncisão era o sinal externo e selo.

em verdade, se tu guardas a lei – se a realidade interior corresponder ao sinal externo.

mas se, etc. – isto é, “Caso contrário, tu não é melhor do que os pagãos incircuncisos”.

26 Ora, se o incircunciso obedecer às exigências da Lei, por acaso não será a sua incircuncisão considerada como circuncisão?

Lei… – Duas interpretações equivocadas, pensamos, são dadas a partir destas palavras: Primeiro, que o caso aqui suposto é impossível, e colocado apenas para ilustração [Haldane, Chalmers, Hodge]; segundo, é o caso dos pagãos que podem e agradam a Deus quando agem, como tem sido e é feito, até a luz da natureza [Grotius, Olshausen, etc.]. A primeira interpretação é, em nosso julgamento, antinatural; o segundo, oposto ao próprio ensinamento do apóstolo. Mas o caso aqui colocado é, pensamos, como o de Cornélio (At 10:1-48), que, embora fora do limite externo da aliança de Deus, ainda tendo chegado ao conhecimento das verdades contidas nele, manifestem a graça da aliança sem o selo dela, e exemplifiquem o caráter e a caminhada dos filhos de Abraão, embora não sejam chamados pelo nome de Abraão. Assim, esta é apenas uma outra maneira de anunciar que Deus estava prestes a mostrar a insuficiência do simples crachá do pacto abraâmico, chamando dentre os gentios uma semente de Abraão que nunca recebeu o selo da circuncisão (ver em Gl 5:6); e esta interpretação é confirmada por tudo o que se segue.

27 E se o que de natureza é incircunciso cumprir a Lei, ele julgará a ti, que mesmo com a norma escrita e a circuncisão és transgressor da Lei.

com a norma escrita e a circuncisão. A a norma escrita é a lei. Possuindo a lei e circuncisão o judeu ainda é um transgressor. [Whedon]

28 Pois judeu não é o de aparência externa, nem circuncisão é a na carne,

judeu não é o de aparência externa… – Em outras palavras, o nome de “judeu” e o rito da “circuncisão” foram concebidos, mas como símbolos externos de uma separação do mundo não-religioso e ímpio para a devoção sagrada no coração e vida ao Deus da salvação. Onde isto é realizado, os sinais são cheios de significância; mas onde não é, são piores que inúteis.

29 mas é judeu o que é no interior, e circuncisão é a de coração, no espírito, e não em uma norma escrita. Esse é elogiado não pelas pessoas, mas sim, por Deus.

O nome de “judeu” e o rito da “circuncisão” foram concebidos como símbolos exteriores de uma separação do mundo irreligioso e ímpio para uma devoção santa no coração e na vida ao Deus da salvação. Onde isso se realiza, os sinais são cheios de significado; mas onde não é, eles são piores do que inúteis. [JFU]

<Romanos 1 Romanos 3>

Leia também uma introdução à Epístola aos Romanos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.