Bíblia, Revisar

Mateus 11

1 Quando Jesus acabou de dar as ordens aos seus doze discípulos, partiu dali para ensinar e para pregar em suas cidades.

Mt 11: 1-19. A mensagem do Batista preso ao seu mestre – A resposta e o discurso sobre a partida dos mensageiros em relação a João e sua missão

E aconteceu que, quando Jesus tinha acabado de comandar seu doze discípulo – sim, os “doze discípulos”.

partiu dali para ensinar e para pregar em suas cidades – Este não era um quarto circuito – se é que podemos julgar pelo modo menos formal em que foi expresso – mas, talvez, um conjunto de visitas pagas a certos lugares, ou não alcançado antes, ou muito rapidamente, para preencher o tempo até o retorno dos Doze. Quanto aos seus trabalhos, nada é dito deles pelo nosso evangelista. Mas Lucas (Lc 9:6) diz: “Eles partiram e passaram pelas cidades”, ou “aldeias”, “pregando o evangelho e curando em toda parte”. Marcos (Mc 6:12-13), como de costume, é mais explícito: “E saíram e pregaram para que os homens se arrependessem. E expulsaram muitos demônios e ungiram com óleo muitos doentes e os curaram ”. Embora essa“ unção com óleo ”não fosse mencionada nas instruções de nosso Senhor – pelo menos em qualquer registro deles – sabemos que isso foi praticado muito depois disso na Igreja apostólica (ver Tg 5:14 e comparar Mc 6:12-13) – não medicinalmente, mas como um sinal da virtude curativa que foi comunicada por seus membros. mãos e um símbolo de algo ainda mais precioso. Foi unção, de fato, mas, como observa Bengel, era algo muito diferente do que os romanistas chamam de extrema-unção. Ele acrescenta, o que é muito provável, que eles não parecem ter carregado o óleo com eles, mas, como os judeus usaram o petróleo como remédio, o empregaram exatamente como o encontraram com os doentes, em sua própria superioridade. caminho.

2 E João, ao ouvir na prisão as obras de Cristo, enviou -lhe por seus discípulos,

Agora, quando João tinha ouvido na prisão – Por conta desta prisão, veja em Mc 6:17-20.

as obras de Cristo, ele enviou, etc. – Em toda a passagem, veja em Lc 7:18-35.

Explosão de sentimento sugerido à mente de Jesus pelo resultado de seus esforços na Galileia

A conexão disso com o que a precede e a similaridade de seu tom tornam evidente, pensamos, que foi entregue na mesma ocasião, e que é apenas uma série nova e mais abrangente de reflexões na mesma linha.

Então começou a censurar as cidades onde a maioria de seus milagres foram feitos, porque eles não se arrependeram.

3 Perguntando-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?
4 Jesus lhes respondeu: Ide anunciar a João as coisas que ouvis e vedes:
5 Os cegos veem, e os mancos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o Evangelho;
6 E bendito é aquele que não se ofender em mim.

ofender em mim – A palavra ofendido, aqui como em qualquer outro lugar significa ser feito tropeçar, isto é, cair no pecado por algum mal-entendido. O Senhor aqui diz uma advertência a João. A João, dizemos, pelo pronome singular, “Bem-aventurado é Ele”, é tão apontado a ponto de ser muito irresponsável se não for intencional. O Batista não está na impiedade, mas está em perigo de ser ofendido em Jesus. Este procedimento breve e algo severo constitui a totalidade da sua resposta a João; e os discípulos de João partiram com ela para o seu mestre. [Whedon]

7 Depois que eles se foram, Jesus começou a dizer às multidões acerca de João: Que saístes ao deserto para ver? Uma cana que se move pelo vento?
8 Mas que saístes para ver? Um homem vestido com roupas delicadas? Eis que os que usam roupas delicadas estão nas casas dos reis.
9 Mas que saístes para ver? Um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que um profeta;
10 Este é aquele sobre o qual está escrito: ‘Eis que diante de tua face envio o meu mensageiro, que preparará o teu caminho diante de ti.’
11 Em verdade vos digo que, dentre os nascidos de mulheres, não se levantou outro maior que João Batista; porém o menor no Reino dos céus é maior que ele.
12 E desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus está sujeito à violência, e os que usam de violência se apoderam dele.

E desde os dias de João… – Isto é, desde os dias em que João começou a pregar. Não se sabe quanto tempo isso foi, mas provavelmente não foi mais de um ano. Nosso Salvador aqui simplesmente afirma um fato. Ele diz que houve uma grande pressa ou uma multidão pressionando para ouvir João. Multidões saíram para ouvi-lo, como se estivessem prestes a tomar o reino dos céus pela força. Veja Mat 3:5. Então, ele diz, tem continuado. Desde que “o reino dos céus”, ou “o evangelho”, tem sido pregado, tem havido uma “corrida” para ele. As pessoas têm sido “fervorosas” em relação a isso; elas têm vindo “pressionando” para obter a bênção, como se a tomassem pela violência. Há aqui uma alusão à maneira como as cidades foram tomadas. Os sitiadores “pressionaram” sobre eles com violência e demoliram os muros. Com tal “seriedade” e “violência”, diz ele, as pessoas o cercaram e a João desde que começaram a pregar. Não há aqui nenhuma alusão à maneira pela qual os pecadores individuais buscam a salvação, mas é um simples registro do fato de que multidões se aglomeraram em torno dele e de João para ouvir o evangelho. [Barnes]

13 Porque todos os profetas e a Lei profetizaram até João.
14 E se estais dispostos a aceitar, este é o Elias que havia de vir.
15 Quem tem ouvidos, ouça.
16 Mas com quem compararei esta geração? Semelhante é às crianças que se sentam nas praças, que chamam aos outros,
17 E dizem: ‘Tocamos flauta para vós, mas não dançastes; cantamos lamentações, mas não chorastes.’

Tocamos flauta para vós, mas não dançastes – Começamos a música, que deveria ser seguida por dança, mas não a ouvistes.

cantamos lamentações, mas não chorastes – no grego “vós não batestes no peito’, particularmente na lamentação. Assim usado, Naum 2:7; Lucas 18:13; 23:48, e pelos melhores escritores gregos e romanos. Há aqui uma alusão a essas lamentações fúnebres explicadas em Mateus 9:23. [Clarke]

18 Porque veio João, sem comer nem beber, e dizem: ‘Ele tem demônio.’
19 Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem: ‘Eis aqui um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores!’ Mas a sabedoria prova-se justa por meio de suas obras.

(Lc 7:18-35)

20 Então ele começou a repreender as cidades em que a maioria de seus milagres haviam sido feitos, por não terem se arrependido:
21 Ai de ti Corazim! Ai de ti Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidom tivessem sido feitos os milagres que em vós foram feitos, há muito tempo teriam se arrependido com saco e com cinza!

Ai de ti Corazim! – não em outro lugar mencionado, mas deve ter ficado perto de Cafarnaum.

Ai de ti Betsaida! – “casa de pesca”, uma estação de pesca – no lado ocidental do Mar da Galileia, e ao norte de Cafarnaum; o local de nascimento de três dos apóstolos – os irmãos André e Pedro e Filipe. Estas duas cidades parecem ser apontadas para denotar toda a região em que se encontram – uma região favorecida com a presença do Redentor, ensinando e funciona acima de todas as outras.

porque se as obras poderosas – os milagres

Porque se em Tiro e em Sidom tivessem sido feitos os milagres que em vós foram feitos – cidades comerciais antigas e célebres, na costa nordeste do Mar Mediterrâneo, situada ao norte da Palestina, e a última a mais ao norte. À medida que sua riqueza e prosperidade geravam luxo e seus males concomitantes – irreligião e degeneração moral – sua derrubada foi repetidamente anunciada em profecias antigas, e uma vez e outra vez preenchida por inimigos vitoriosos. No entanto, eles foram reconstruídos e, nessa época, estavam em uma condição florescente.

há muito tempo teriam se arrependido com saco e com cinza! – linguagem notável, mostrando que eles tinham feito menos violência à consciência, e assim, aos olhos de Deus, eram menos criminosos do que a região de que se fala aqui.

22 Porém eu vos digo que mais tolerável será para Tiro e Sidom, no dia do juízo, que para vós.

Mas eu vos digo que será mais tolerável para Tiro e Sidom, no dia do julgamento, do que para você – mais suportável.

23 E tu, Cafarnaum, estarás tu exaltada até o céu? Ao Xeol serás derrubada! Pois se em Sodoma tivessem sido feitos os milagres que foram feitos em ti, ela teria permanecido até hoje.

E tu, Cafarnaum – (Veja em Mt 4:13).

estarás tu exaltada até o céuu – Nem mesmo de Corazim e Betsaida isto é dito. Pois desde que em Cafarnaum, Jesus tinha Sua morada declarada durante todo o período de Sua vida pública, que Ele passou na Galileia, era o local mais favorecido na terra, o mais exaltado em privilégio.

será levado ao inferno, porque se foram feitas em Sodoma as grandes obras feitas em Sodoma, destruídas pelas suas contaminações.

ela teria permanecido até hoje – não tendo feito tal violência à consciência e incorrido, portanto, indizivelmente menos culpa.

24 Porém eu vos digo que mais tolerável será para os da região de Sodoma, no dia de juízo, que para ti.

Mas digo-vos que será

“De fato tem sido”, diz o Dr. Stanley, “mais tolerável, em certo sentido, no dia do seu julgamento terreno, para a terra de Sodoma do que para Cafarnaum; para o nome, e talvez até os restos de Sodoma ainda sejam encontrados nas margens do Mar Morto; enquanto que o de Cafarnaum, no Lago de Genesaré, foi totalmente perdido ”. Mas o julgamento de que o nosso Senhor fala aqui ainda é futuro; um julgamento não em cidades materiais, mas seus habitantes responsáveis ​​- um julgamento final e irrecuperável.

25 Naquele tempo Jesus pronunciou: Graças te dou, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste às crianças.

Naquele tempo Jesus pronunciou – Não devemos entender com isto que o discurso anterior havia sido concluído, e que este é apenas um registro de algo dito sobre o mesmo período. Pois a conexão é mais próxima, e a palavra “respondida” – que, quando não há ninguém para responder, refere-se a algo que foi dito antes, ou que surge na mente do falante em consequência de algo dito – confirma isso. O que Jesus aqui “respondeu” evidentemente foi os resultados melancólicos de Seu ministério, lamentados nos versículos precedentes. É como se Ele tivesse dito: “Sim; mas há um lado mais brilhante na imagem; mesmo naqueles que rejeitaram a mensagem da vida eterna, é a soberba de seus próprios corações que os cegou, e a glória da verdade somente aparece em sua incapacidade de recebê-la. Nem todos a rejeitaram mesmo aqui; almas sedentas de salvação tiraram água com alegria dos poços da salvação; os cansados ​​encontraram descanso; os famintos foram cheios de coisas boas, enquanto os ricos foram enviados vazios. ”

Graças te dou – sim, “Eu concordo com você.” Mas isso não é forte o suficiente. A ideia de concordância “plena” ou “cordial” é transmitida pela preposição. A coisa expressa é adorar a aquiescência, santa satisfação com aquela lei do procedimento divino prestes a ser mencionado. E como, quando Ele depois proferiu as mesmas palavras, Ele “exultou em espírito” (ver em Lc 10:21), provavelmente Ele fez o mesmo agora, embora não registrado.

Pai, Senhor do céu e da terra – Ele assim modela Seu Pai aqui, para significar que Dele de direito emana todos esses arranjos elevados.

porque escondeste estas coisas – o conhecimento dessas verdades salvadoras.

aos sábios e entendidos – O primeiro desses termos aponta para os homens que se orgulham de suas realizações especulativas ou filosóficas; o segundo aos homens de astúcia mundana – os inteligentes, os perspicazes, os homens de negócios. A distinção é natural e foi bem compreendida. (Veja 1Co 1:19, etc.). Mas por que o Pai havia se escondido daquelas coisas que pertenciam à sua paz, e por que Jesus enfatizou tão enfaticamente esse arranjo? Porque não é para os ofensores e revoltados falar ou especular, mas para escutá-Lo de quem nós nos libertamos, para que possamos aprender se haverá algum tipo de recuperação para nós; e se há, em que princípios – de que natureza – para quais fins. Trazer nossa própria “sabedoria e prudência” a tais perguntas é impertinente e presunçoso; e se a verdade a respeito deles, ou a glória dela, estiver “escondida” de nós, é apenas uma retribuição apropriada, à qual todos os justos estabelecerão seu selo junto com Jesus.

as revelaste às crianças – para homens semelhantes a bebês; homens de docilidade despretensiosa, homens que, conscientes de que nada sabem, e não têm o direito de julgar as coisas que pertencem à sua paz, determinam simplesmente “ouvir o que Deus, o Senhor, falará”. Tais são bem chamados de “bebês”. . ”(Veja Hb 5:13; 1Co 13:1114:20, etc.).

26 Sim, Pai, porque assim foi agradável a ti.

Sim, Pai, porque assim foi agradável a ti – o termo enfático e escolhido para expressar qualquer objeto de complacência divina; seja o próprio Cristo (ver em Mt 3:17), ou os arranjos eternos e graciosos de Deus (ver em Fp 2:13).

à tua vista – Isto é apenas um eco sublime das palavras precedentes; como se Jesus, quando os proferiu, fizesse uma pausa para refletir sobre isso, e como se a glória dele – não tanto à luz de sua própria razoabilidade quanto da vontade absoluta de Deus, que assim deveria ser – tivesse enchido Sua mente. alma.

27 Todas as coisas me foram entregues pelo meu Pai; e ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; nem ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho, e a quem o Filho o quiser revelar.

Todas as coisas me foram entregues pelo meu Pai – Ele não diz, Elas são reveladas – como a quem não as conhecia, e era um completo estranho para elas, exceto como foram descobertas a Ele – mas, Elas são “entregues, “Ou” cometido “, para Mim de Meu Pai; significando toda a administração do reino da graça. Assim, em Jo 3:35, “O Pai ama o Filho e entregou todas as coisas em Suas mãos” (ver em Jo 3:35). Mas embora as “todas as coisas” em ambas as passagens se refiram ao reino da graça, elas incluem todas as coisas necessárias para a plena execução dessa confiança – isto é, poder ilimitado. (Então Mt 28:18; Jo 17:2; Ef 1:22).

e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; nem conhece ninguém, o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho quiser;

revelar – O que é um ditado é que “o Pai e o Filho são mutuamente e exclusivamente conhecidos um do outro!” Uma reivindicação mais elevada de igualdade com o Pai não pode ser concebida. Ou então, temos aqui uma das suposições revoltantes já proferidas, ou a devida divindade de Cristo deve ser para os cristãos além da disputa. “Mas, ai de mim!”, Pode uma alma sobrecarregada, suspirando por alívio, exclamar aqui. Se é assim conosco, o que qualquer pobre criatura pode fazer senão deitar no desespero passivo, a menos que ele ouse esperar que ele seja uma das classes favoritas “a quem o Filho está disposto a revelar o Pai”. . Este testemunho da soberania daquele gracioso “testamento”, do qual depende apenas a salvação dos homens, é concebido, mas para revelar a fonte e aumentar a glória dela quando for comunicada – não para paralisar ou calar a alma em desespero. Ouça, consequentemente, o que segue:

28 Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos farei descansar.

Sons arrebatadores e incomparáveis ​​- se é que foram ouvidos nesse mundo cansado e gemendo! Que gentileza, que doçura existe no próprio estilo do convite – “Hither to Me”; e nas palavras: “Todos os que trabalham e são sobrecarregados”, a miséria universal do homem é descrita, em ambos os lados – as formas ativa e passiva dele.

29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Tome meu jugo sobre você – o jugo de sujeição a Jesus.

aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas – Assim como a disposição de Cristo de esvaziar-se ao extremo das exigências de Seu Pai foi a fonte inefável de repouso para Seu próprio Espírito, da mesma forma Ele convida todos a segui-lo, com a garantia da mesma experiência.

30 Pois o meu jugo é suave, e minha carga é leve.

Paradoxo inigualável, mesmo entre as máximas paradoxalmente escrupulosas em que o nosso Senhor se deleita! Aquele descanso que a alma experimenta quando uma vez seguro sob a asa de Cristo faz todos os jugos fáceis, todas as cargas são leves.

<Mateus 10 Mateus 12>

Leia também uma introdução ao Evangelho de Mateus.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.