Bíblia, Revisar

Salmo 30

1 (Salmo e canção de Davi para a dedicação da casa:) Eu te exaltarei, SENHOR, porque tu me levantaste, e fizeste com que meus inimigos não se alegrassem por causa de mim.

Salmo e canção – uma composição para ser cantada com instrumentos musicais, ou sem eles – ou “Canção da dedicação”, etc. especificando o caráter particular do Salmo. Alguns supõem que David deveria estar conectado com o nome da composição, e não com “casa”; e consulte a ocasião para a seleção de um local para o templo (1Cr 21: 26-30; 1Cr 22: 1). Mas “casa” nunca é usada absolutamente para o templo, e a “dedicação” não se aplica bem a essa ocasião. Embora a frase em hebraico, “dedicação da casa de Davi”, seja uma forma incomum, é igualmente incomum desconectar o nome do autor e a composição. Como uma “dedicação da casa de Davi” (como previsto, Dt 20: 5), o escopo do Salmo corresponde bem ao estado de repouso e meditação de suas provações passadas, adequadas a tal ocasião (2Sm 5:11; 2Sm 7: 2). Para começar com uma celebração do favor de Deus, em que ele convida os outros a participar, ele relata sua oração em aflição e a resposta graciosa e imediata de Deus.

me levantaste – como alguém é tirado de um poço (Salmo 40: 2).

2 SENHOR, meu Deus; eu clamei a ti, e tu me curaste.

me curaste – A aflição é frequentemente descrita como doença (Salmo 6: 2; Salmo 41: 4; Salmo 107: 20), e assim alívio pela cura.

3 SENHOR, tu levantaste minha alma do Xeol; preservaste-me a vida, para que eu não descesse à sepultura.

Os termos descrevem perigo extremo.

alma – ou “eu mesmo”.

Xeol – literalmente, “inferno”, como no Salmo 16:10.

você me manteve … pit – acelerou ou me ressuscitou do estado de morte (compare Sl 28: 1).

4 Cantai ao SENHOR, vós que sois santos dele, e celebrai a memória de sua santidade.

memória – a coisa lembrada ou memorial.

santidade – como a soma das perfeições de Deus (compare Sl 22: 3), usada como nome (Êx 3:15; Sl 135: 13).

5 Porque sua ira dura por um momento; mas seu favor dura por toda a vida; o choro fica pela noite, mas a alegria vem pela manhã.

Relativamente, a experiência mais longa da ira divina pelo piedoso é momentânea. Estas palavras preciosas consolaram milhões.

6 Eu disse em minha boa situação: Nunca serei abalado.

Que prosperidade particular significa que não sabemos; talvez sua ascensão ao trono. Em sua alegria auto-complacente, ele foi checado por Deus escondendo o rosto (compare Sl 22:24; Sl 27: 9).

7 SENHOR, pelo teu favor, tu firmaste minha montanha; mas quando tu encobriste o teu rosto, fiquei perturbado.

perturbado – confundido com medo (Sl 2: 5).

8 A ti, DEUS, eu clamei; e supliquei ao SENHOR,

Como no Salmo 6: 5; Sl 88:10; Is 38:18, o apelo por misericórdia é baseado na destruição de seu arbítrio em louvar a Deus aqui, que a morte produziria. Os termos expressando alívio são poéticos, e não devem ser pressionados, embora “dançar” seja a tradução de uma palavra que significa alaúde, cujas notas alegres são contrastadas com o luto, ou (Am 5:16) lamentando.

9 Dizendo : Que proveito há em meu sangue, ou em minha descida a cova? Por acaso o pó da terra te louvará, ou anunciará tua fidelidade?
10 Ouve -me , SENHOR, e tem piedade de mim; sê tu, SENHOR, o meu ajudador.
11 Tu tornaste meu pranto em dança; tu desamarraste o meu saco de lamentação , e me envolveste de alegria.

saco – foi usado, mesmo pelos reis, em perigo (1Cr 21:16; Is 37: 1), mas “alegria”, usado para uma roupa, mostra a linguagem para ser figurativo.

12 Por isso a minha glória cantará para ti, e não se calará; SENHOR, Deus meu, para sempre eu te louvarei.
Embora “meu” seja suprido antes da “glória”, é melhor, como no Salmo 16: 9, recebê-lo como usado para a língua, o órgão do louvor. O fim último das misericórdias de Deus para nós é o nosso louvor a ele.

<Salmo 29 Salmo 31>

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.