Salmo 30

1 (Salmo e canção de Davi para a dedicação da casa:) Eu te exaltarei, SENHOR, porque tu me levantaste, e fizeste com que meus inimigos não se alegrassem por causa de mim.

Comentário de A. R. Fausset

Salmo e canção – uma composição para ser cantada com instrumentos musicais, ou sem eles – ou “Canção da dedicação”, etc. especificando o caráter particular do Salmo. Alguns supõem que Davi deveria estar conectado com o nome da composição, e não com “casa”; e consulte a ocasião para a seleção de um local para o templo (1Crônicas 21:26-30; 1Crônicas 22:1). Mas “casa” nunca é usada absolutamente para o templo, e a “dedicação” não se aplica bem a essa ocasião. Embora a frase em hebraico, “dedicação da casa de Davi”, seja uma forma incomum, é igualmente incomum desconectar o nome do autor e a composição. Como uma “dedicação da casa de Davi” (como previsto, Deuteronômio 20:5), o escopo do Salmo corresponde bem ao estado de repouso e meditação de suas provações passadas, adequadas a tal ocasião (2Samuel 5:11; 2Samuel 7:2). Para começar com uma celebração do favor de Deus, em que ele convida os outros a participar, ele relata sua oração em aflição e a resposta graciosa e imediata de Deus.

me levantaste – como alguém é tirado de um poço (Salmo 40:2). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

2 SENHOR, meu Deus; eu clamei a ti, e tu me curaste.

Comentário Whedon

tu me curaste. A palavra “curado” muitas vezes significa, figurativamente, restaurar a prosperidade, seja de uma nação, (Salmo 60:2; Isaías 6:10😉 ou, moralmente, de indivíduos, (Jeremias 3:22😉 ou, fisicamente, de águas ruins e pântanos malignos, (2Reis 2:22; Ezequiel 47:9; Ezequiel 47:11.) David tinha sofrido como cabeça da nação, como rei e pai de seu povo, e tinha sido reduzido a grande angústia e perplexidade, da qual ele agora estava “curado” ou restaurado. [Whedon]

3 SENHOR, tu levantaste minha alma do Sheol; preservaste-me a vida, para que eu não descesse à sepultura.

Comentário Barnes

SENHOR, tu levantaste minha alma do Sheol – Minha vida; mim. O significado é que ele estava em perigo iminente de morte e fora trazido das fronteiras do túmulo. A palavra aqui traduzida como “sepultura” é “Sheol” – uma palavra que, apropriadamente usada, comumente denota a região dos mortos; o submundo que é penetrado pela sepultura. Compare Isaías 14:9 , nota; Salmo 6:5 , nota.

preservaste-me a vida, para que eu não descesse à sepultura – Mais literalmente, “tu me fizeste viver daqueles que descem à cova”; isto é, tu me distinguiste deles por me manter vivo. A palavra “cova” aqui significa o mesmo que sepultura. Veja as notas no Salmo 28:1 . [Barnes, aguardando revisão]

4 Cantai ao SENHOR, vós que sois santos dele, e celebrai a memória de sua santidade.

Comentário Barnes

Cantai ao SENHOR, vós que sois santos dele – Este apelo aos outros para darem graças a Deus é em vista da misericórdia que ele experimentou. Ele os convida a se unirem a ele na celebração dos louvores daquele Deus que tanto se mostrou misericordioso com ele. Não foi porque eles foram beneficiados por esses sinais do favor divino; mas: (a) porque quando somos participantes da misericórdia divina, desejamos que outros nos ajudem a dar voz ao louvor devido a Deus; e (b) porque outros podem aprender com a misericórdia concedida a nós que Deus é digno de louvor, ou podem ver em Seu trato conosco um argumento para Sua bondade; e pode, portanto, unir-se apropriadamente em Seu louvor.

Assim, a religião difunde sua influência em tudo ao nosso redor e tende a “unir” os corações de muitos em todas as manifestações do caráter de Deus. A infidelidade é solitária e dissocial; a religião é social; e, não importa a quem o favor seja concedido, seu efeito é unir os corações de muitos uns aos outros e a Deus.

e celebrai a memória de sua santidade – Margem, “ao memorial.” O hebraico é, “para a memória de sua santidade.” O sentido é chamar à lembrança os atos de sua santidade, ou suas perfeições sagradas. Compare as notas do Salmo 22:3. A palavra “santidade” aqui é usada em um sentido amplo para denotar, não tanto o ódio ao pecado, mas benevolência, bondade, misericórdia – a compaixão divina para com aqueles que estão em apuros ou perigo. É verdade que é um assunto apropriado para alegria e louvor que Deus é um Deus santo, um Deus de verdade e justiça, um Deus que não pode olhar para o pecado, mas com aversão, um Deus em cuja natureza se combinam todas as perfeições possíveis; mas essa não é a ideia exata aqui. A palavra se refere à sua compaixão, bondade, bondade; e aos atos pelos quais isso foi manifestado ao salmista, como forma de estabelecer um fundamento adequado para a gratidão e o louvor. [Barnes, aguardando revisão]

5 Porque sua ira dura por um momento; mas seu favor dura por toda a vida; o choro fica pela noite, mas a alegria vem pela manhã.

Comentário de A. F. Kirkpatrick

Literalmente, por um momento em sua ira; vida em seu favor: que é geralmente explicado como significando, como na R.V. [King James, Versão Revisada] Pois sua ira é apenas por um momento; seu favor é para toda a vida: com base em que o paralelismo exige o contraste entre uma vida e um momento. Mas esta é uma explicação mutilada e inadequada. O paralelismo é (como é frequentemente o caso) incompleto; a vida não é a antítese de um momento, mas da adversidade que vem na ira de Jeová. Se o pensamento das linhas fosse ampliado seria: Pois em sua ira há adversidade por um momento; em seu favor está a vida por longos dias.

A King James pode, portanto, ser mantida como uma paráfrase tolerável. A vida traz consigo as ideias de luz, alegria e prosperidade. Compare com Salmo 16:11; Salmo 21:4; Salmo 36:9.

o choro etc. Literalmente; o choro pode vir alojar-se à tarde, mas de manhã há canto. A tristeza é apenas o viajante de passagem, que só fica para a noite; com a aurora se transfigura em alegria, ou a alegria toma seu lugar. Observe o contraste natural e sugestivo entre a noite escura de problemas e a manhã brilhante de regozijo. Compare com Salmo 49:14; Salmo 90:14; Salmo 143:8; e para a verdade expressa por todo o versículo, que é um comentário sobre Exodo 34:6-7, veja Salmo 103:8 e segs.; Isaías 54:7-8; Miqueias 7:18; João 16:20; e de fato todo o Antigo Testamento e Novo Testamento. [Kirkpatrick, 1906]

6 Eu disse em minha boa situação: Nunca serei abalado.

Comentário Barnes

Isso se refere a um período passado de sua vida, quando tudo parecia ser próspero, e quando ele havia atraído tantos confortos ao seu redor, e aparentemente os tinha tornado tão seguros, que parecia que nunca poderiam ser tirados dele, ou como se ele não tivesse nada a temer. A que período preciso de sua vida o salmista se refere, agora é impossível determinar. É suficiente dizer que os homens muitas vezes estão substancialmente nesse estado de espírito. Eles têm uma constituição vigorosa e uma saúde contínua; seus planos são tão uniformemente coroados de sucesso; tudo o que eles tocam certamente se transforma em ouro, e todo empreendimento com certeza é bem-sucedido; eles têm tantos amigos tão afetuosamente ligados; eles acumularam tantas propriedades, e são investidas com tanta segurança – que parece que nunca conheceriam reveses, e inconscientemente sofrem a ilusão de passar pela mente que nunca verão mudanças e que não têm nada temer. Eles se tornam autoconfiantes. Eles se esquecem de sua dependência de Deus. Em suas próprias mentes, eles atribuem seu sucesso a seus próprios esforços, tato e habilidade, e não a Deus. Eles se tornam mundanos, e é necessário que Deus os ensine quão facilmente ele pode varrer tudo isso – e assim trazê-los de volta a uma visão correta da incerteza de todas as coisas terrenas. A saúde falha, ou amigos morrem, ou propriedade ganha asas e voa para longe; e Deus realiza seu propósito – um propósito inestimável para eles – mostrando-lhes sua dependência de Si mesmo, e ensinando-lhes que felicidade e segurança permanentes e certas podem ser encontradas nEle somente. [Barnes, aguardando revisão]

7 SENHOR, pelo teu favor, tu firmaste minha montanha; mas quando tu encobriste o teu rosto, fiquei perturbado.

Comentário Barnes

ENHOR, pelo teu favor, tu firmaste minha montanha – Margem: “firmou força para a minha montanha”. Isso se refere, creio eu, ao seu antigo estado de espírito; à sua confiança naquilo que constituiu sua prosperidade, conforme referido no versículo anterior; a seu sentimento, naquele estado, de que tudo o que diz respeito a ele estava seguro; à sua liberdade de qualquer apreensão de que haveria qualquer mudança. A palavra “montanha” parece ser usada para denotar aquilo em que ele confiava como sua segurança ou força, pois a montanha, ou as colinas inacessíveis, constituíam um refúgio e segurança em tempos de perigo. Veja Salmos 18:1-2 , Salmos 18:33 ; Salmo 27:5. Não se refere ao Monte Moriá ou ao Monte Sião, como alguns supõem, pois a passagem se refere a um período anterior de sua vida, quando estes não estavam em sua posse; mas ele fala de si mesmo como tendo, por meio do favor de Deus, se colocado em uma posição forte – uma posição onde ele não temia nenhum inimigo e nenhuma mudança; onde ele se considerava totalmente seguro – o estado de “prosperidade” a que se referiu no versículo anterior. Nesse estado, porém, Deus mostrou-lhe que não havia segurança real senão a seu favor: segurança não naquilo que um homem pode atrair ao seu redor, mas somente no favor de Deus.

mas quando tu encobriste o teu rosto – isto é, no momento em que eu estava tão confiante, e quando pensei que minha montanha estava tão forte, e que eu estava tão seguro. Então, fui mostrado como inseguro e incerto era tudo em que eu confiava, e como absolutamente, depois de tudo o que tinha feito, eu era dependente de Deus para segurança. “Esconder o rosto” é sinônimo nas escrituras sagradas de retirada de favor ou de desprazer. Veja as notas no Salmo 13:1 . Compare o Salmo 104:29 .

fiquei perturbado – eu estava confuso, perplexo, agitado, apavorado. Senti um medo repentino, pois tudo em que confiava com tanta confiança, tudo que eu pensava ser tão firme, foi subitamente varrido. Não sabemos o que foi isso no caso do salmista. Pode ter sido a força de suas próprias fortificações; pode ter sido o número e a disciplina de seu exército; pode ter sido seu próprio poder consciente e habilidade como guerreiro; pode ter sido sua riqueza; pode ter sido sua saúde corporal – em referência a qualquer uma das quais ele pode ter sentido como se nenhuma dessas coisas pudesse falhar. Quando aquilo em que confiava com tanta confiança foi varrido, ele ficou agitado, perturbado, ansioso. A mesma coisa pode ocorrer agora, e freqüentemente ocorre, quando as pessoas confiam em sua própria força; saúde deles; sua riqueza. De repente, qualquer um deles pode ser varrido; de repente, muitas vezes são levados embora, para ensinar a tais homens – até mesmo os homens bons – sua dependência de Deus e para mostrar-lhes como todos os outros refúgios são vãos. [Barnes, aguardando revisão]

8 A ti, DEUS, eu clamei; e supliquei ao SENHOR,

Comentário de A. R. Fausset

Como no Salmo 6:5; Salmo 88:10; Isaías 38:18, o apelo por misericórdia é baseado na destruição de seu arbítrio em louvar a Deus aqui, que a morte produziria. Os termos expressando alívio são poéticos, e não devem ser pressionados, embora “dançar” seja a tradução de uma palavra que significa alaúde, cujas notas alegres são contrastadas com o luto, ou (Amós 5:16) lamentando. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

9 Dizendo: Que proveito há em meu sangue, ou em minha descida a cova? Por acaso o pó da terra te louvará, ou anunciará tua fidelidade?

Comentário Barnes

Que proveito há em meu sangue – Isto é, que lucro ou vantagem haveria para ti se eu morresse? O que seria “ganho” com isso? O argumento que o salmista insiste é que ele poderia servir melhor a Deus com sua vida do que com sua morte; que sua morte, por removê-lo da terra, o impediria de prestar o serviço que ele poderia por sua vida. O mesmo argumento é apresentado também no Salmo 6:5 (veja as notas desse versículo), e é encontrado novamente no Salmo 88:10-12 , e no hino de Ezequias, Isaías 38:18-19. Veja as notas dessa passagem. A oração usada aqui deve ser entendida não como uma oração no momento da composição do salmo, mas como aquela que o salmista empregou na época em que pensava que sua montanha era forte, e quando Deus julgou conveniente humilhá-lo por meio alguma calamidade – talvez por uma doença perigosa, Salmo 30:6-7 .

ou em minha descida a cova? – Para o túmulo; ou, se eu deveria descer para o túmulo. Veja as notas no Salmo 30:3 .

Por acaso o pó da terra te louvará – Aquilo que vira pó; o sem vida permanece. Veja as notas no Salmo 6:5 .

ou anunciará tua fidelidade? – Um corpo sem vida pode se levantar em defesa da verdade ou fazer com que essa verdade seja conhecida pelos vivos? Isso mostra o que seu coração realmente queria, ou qual era o desejo predominante de sua alma. Era para tornar conhecida a verdade de Deus; para celebrar seu louvor; para trazer outros para um conhecimento com ele. Não se pode negar que a declaração aqui feita é baseada em visões obscuras, ou em uma concepção errônea da condição da alma após a morte – uma concepção errada que podemos corrigir pela luz mais clara da religião cristã; mas ainda há uma verdade aqui de grande importância. É que tudo o que devemos fazer para tornar conhecidos o caráter e as perfeições de Deus na terra – para levar outros ao conhecimento da verdade e salvar suas almas – deve ser feito antes de descermos para a sepultura. tudo o que possamos fazer para honrar a Deus no mundo futuro – na vasta eternidade em que entramos na morte – mas tudo o que devemos fazer a esse respeito na terra deve ser realizado antes que os olhos se fechem e os lábios sejam feitos mudo na morte. Não devemos voltar a fazer o que deixamos de fazer na terra; não voltaremos para reparar os males de uma vida inconsistente; não devemos revisitar o mundo para verificar o progresso do erro que podemos ter mantido; não voltaremos para avisar os pecadores a quem deixamos de avisar. Nosso trabalho na Terra será concluído em breve – e concluído finalmente e para sempre. Se devemos orar pela salvação de nossos filhos, vizinhos ou amigos, isso deve ser feito neste mundo; se devemos admoestar e advertir os ímpios, isso deve ser feito aqui; se quisermos fazer algo por esforço pessoal para a propagação do Evangelho, deve ser feito antes de morrermos. O que quer que façamos no céu, essas coisas não devem ser feitas lá, pois, quando fecharmos os olhos na morte, nossos esforços pessoais para a salvação dos homens cessarão para sempre. [Barnes, aguardando revisão]

10 Ouve-me, SENHOR, e tem piedade de mim; sê tu, SENHOR, o meu ajudador.

Comentário Barnes

Ouve-me, SENHOR, e tem piedade de mim, – etc. Esta, também, é a oração que ele proferiu nas calamidades mencionadas no Salmo 30:7 . É um grito de misericórdia fundado na ideia a que se refere o Salmo 30:9 . [Barnes, aguardando revisão]

11 Tu tornaste meu pranto em dança; tu desamarraste o meu saco de lamentação, e me envolveste de alegria.

Comentário Barnes

Tu tornaste – Em meu nome. Ou seja, Deus ouviu sua oração; ele pôs fim a seus problemas; ele fez com que suas tristezas fossem sucedidas pela alegria correspondente.

meu pranto em dança – Alegria, exultação, toda expressão de júbilo, foi feita para suceder suas profundas tristezas. Compare o Salmo 30:5 . Foi isso que ele comemorou na dedicação de sua casa; essa alegria sucedendo cenas de tristeza que ele agora chamava à lembrança ao entrar no lugar que havia criado para uma morada permanente. O contraste de suas circunstâncias agora – em um palácio, com todo o conforto da abundância e paz ao seu redor – com suas circunstâncias anteriores, que haviam sido tão tristes, tornou apropriado para ele celebrar a bondade de Deus.

tu desamarraste o meu saco de lamentação – Aquilo que eu usava, ou tinha cingido em torno de mim, como um emblema de tristeza, ou no tempo de meu luto. Veja Isaías 3:24 , nota; Jó 16:15 , nota; e Mateus 11:21 , nota.

e me envolveste de alegria – Em vez de um cinto de saco, ele estava vestido com um vestido festivo, ou com um vestido – cingido com um cinto elegante – como era usado em ocasiões alegres e festivas. Veja as notas em Mateus 5:38-41 . [Barnes, aguardando revisão]

12 Por isso a minha glória cantará para ti, e não se calará; SENHOR, Deus meu, para sempre eu te louvarei.

Comentário Barnes

Por isso a minha glória cantará para ti – Margem, minha “língua” ou minha “alma”. DeWette traduz como “meu coração”. A paráfrase aramaica: “para que os ilustres do mundo te louvem”. A Septuaginta e a Vulgata Latina: “minha glória”. A referência é, sem dúvida, ao que o salmista considerava mais glorioso, honrado, exaltado em si mesmo. Não há nenhuma evidência de que ele se referiu a sua “língua” ou seu “coração” em particular, mas a expressão parece ser equivalente a “meus poderes mais elevados” – todos os poderes e faculdades de minha natureza. A “língua” seria de fato o instrumento de proferir louvor, mas ainda assim a referência é mais aos poderes exaltados da alma do que ao instrumento. Que tudo o que é capaz de louvar dentro de mim, todas as minhas faculdades, sejam empregadas na celebração da bondade de Deus.

SENHOR, Deus meu, para sempre eu te louvarei – Compare as notas em Isaías 38:20. Este versículo declara o propósito que o salmista viu agora, que Deus pretendia cumprir ao lidar com ele nas várias cenas de sua vida passada; e seu próprio propósito agora que ele entrou em sua nova morada. “O propósito de Deus”, em todos esses vários procedimentos – na prosperidade que havia sido concedida a ele Salmos 30:6-7; nas reviravoltas e provações por doença ou de outra forma que lhe sobrevieram Salmos 30:3, Salmos 30:7; e na libertação que Deus lhe concedeu em resposta às suas orações, Salmos 30:2-3, Salmos 30:10-11 – foi que ele deveria aprender a louvar ao Senhor. “Seu próprio propósito” agora, ao entrar em sua nova habitação e dedicá-la a Deus, era louvar a Deus com seus poderes mais elevados para sempre: consagrar tudo o que tinha ao seu preservador gracioso; para fazer de sua casa, não uma habitação de alegria e pecado, mas uma morada de séria piedade – um lar onde a felicidade buscada seria aquela que é encontrada na influência da religião. É desnecessário acrescentar que toda nova habitação deve ser invadida por uma família com sentimentos semelhantes a estes; que o primeiro ato do chefe de família ao entrar em uma nova habitação – seja um palácio ou uma cabana – deve ser consagrá-la solenemente a Deus, e decidir que será uma casa onde Seus louvores serão celebrados, e onde a influência da religião será invocada para guiar e santificar todos os membros da família.as. Veja as notas em Mateus 5:38-41 . [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 29 Salmo 31>

Introdução ao Salmo 30

O título do Salmo 30 traz que é “Um Salmo ou Cântico na dedicação da casa de Davi”. Não há razão para questionar a exatidão desta inscrição, embora não seja certo que tenha sido escrita pelo próprio autor. As palavras do título são encontradas no hebraico, e deve-se presumir que foram anexadas ao salmo por algum dos escritores inspirados.

Está claramente implícito no título, embora não expressamente afirmado, que Davi foi o autor do salmo, pois se presume que ele próprio comporia o hino ou canção que seria usado na dedicação de sua própria casa. Na verdade, o título, como Rosenmuller observou, não pode ser lido indevidamente, “Um Salmo, uma canção de dedicação de uma casa, de Davi”, de modo que as palavras “Um Salmo de Davi” não possam ser consideradas indevidamente como unidas .

Não é absolutamente certo a que ocasião se refere o salmo. Alguns supõem que o significado do tabernáculo é; mas o tabernáculo foi dedicado muito antes da época de Davi. Outros, e entre eles vários intérpretes judeus, supuseram que ele foi preparado para ser cantado na dedicação do templo que Salomão construiu ou na dedicação daquele que foi erguido após o retorno do cativeiro babilônico. Outros supõem que se destinava a ser usado na dedicação da casa ou palácio que Davi construiu para si mesmo no Monte Sião (2Samuel 5:11). Era comum os hebreus “dedicarem” uma casa quando ela estava pronta; isto é, devotá-lo de maneira solene a Deus, provavelmente com exercícios religiosos apropriados. Deuteronômio 20:5, “qual é o homem que construiu uma casa nova e não a dedicou? Deixe-o ir e volte para sua casa, para que não morra na batalha, e outro homem a dedique”.

Compare também com Neemias 12:27. Outros, como Rosenmuller e o Prof. Alexander, supõem que o salmo foi escrito para ser usado na dedicação do altar erguido por Davi na “eira” de Ornã, que Davi comprou na época da peste que se abateu sobre o povo por seu pecado em numerar o povo (1Crônicas 21:5-26). Mas não há nenhuma evidência certa disso. Além da incongruência de chamar um altar de “casa”, as circunstâncias não são tais que nos levem a crer que o salmo foi composto para aquela ocasião. A alusão no salmo é antes a um estado anterior de depressão, angústia e tristeza, como ocorreu na vida de Davi antes que ele conquistasse seus inimigos, e antes que ele se estabelecesse pacificamente em seu trono – e à alegria que ele sentia quando ele triunfou sobre seus inimigos e foi pacificamente estabelecido como rei em Jerusalém. Todas as circunstâncias me parecem estar de acordo com a época em que Davi ergueu uma casa para sua própria morada – um palácio – no Monte Sião, e com o ato de dedicar tal casa a Deus. Veja 2Samuel 5:9-12 ; 2Samuel 7:1-2. Pode-se acrescentar que isso era propriamente chamado de “casa de Davi” – nome que não podia ser dado nem ao altar erguido na eira de Ornã, nem ao tabernáculo, nem ao templo.

Mas embora o salmo tenha sido composto com o propósito de ser usado na dedicação de sua “casa”, foi em vista de algumas circunstâncias importantes de sua vida passada, e particularmente de seus sentimentos em tempos de doença perigosa, e de sua obrigação para com sua recuperação para se dedicar a Deus. Na dedicação de sua casa a Deus, ele retorna com profundo interesse àquele período de sua vida, e habita com grata satisfação na bondade de Deus manifestada em sua restauração à saúde. Ao entrar em sua nova morada, ele parece ter sentido que havia uma propriedade especial em reconhecer o fato de que devia sua vida a Deus; sua vida, não apenas em geral, mas neste ato especial de bondade, pelo qual ele foi levantado das fronteiras da sepultura. “Sua condição anterior de calamidade e tristeza em contraste com sua atual condição feliz e próspera”, portanto, sugeria a linha de pensamento do salmo na dedicação de sua casa. No decorrer do salmo, para ilustrar seus sentimentos, ele aponta para os seguintes pontos:

(1) Seu estado anterior de autoconfiança ou segurança quando ele estava com saúde, e quando ele pensava que sua “montanha” era “forte” (Salmo 30:6-7).

(2) Sua doença como meio de humilhá-lo e ensiná-lo a sua dependência (Salmo 30:2-3).

(3) Sua oração por libertação quando ele estava doente (Salmo 30:2,8-10).

(4) Sua libertação como um ato de Deus ().

(5) Sua obrigação de agradecer a Deus por sua misericórdia (Salmo 30:1,4,12).

Que a alusão no salmo é a “doença”, parece-me ser evidente em Salmos 30:2-3,9, embora em que época da vida isso ocorreu, ou qual era a forma particular da doença, nós não são informados. A partir do Salmo 30:3,9, entretanto, é certo que era uma doença “perigosa”; que ele antecipou a morte; e que ele foi salvo da morte apenas em resposta a uma oração fervorosa. O salmo, portanto, a este respeito, tem uma semelhança com o Salmo 6; 35; 41; salmos compostos também em vista da doença. Em um livro que afirma ser de Deus, e destinado para toda a humanidade em um mundo onde a doença é tão abundante, era de se esperar que houvesse alusões a doenças, bem como a outras formas de aflição, e isso nos exemplos dos antigos santos sofrendo em leitos de dor, devemos ser capazes de encontrar ilustrações de sentimentos piedosos adequados; que devemos ser dirigidos por seu exemplo às verdadeiras fontes de consolação, e devemos estar familiarizados com as lições que Deus pretende nos ensinar na doença.

O conteúdo direto do salmo é o seguinte:

(1) O autor relata o sinal da misericórdia de Deus para com ele no momento de seu perigo. Deus o ergueu e não permitiu que seus inimigos exultassem com sua morte (Salmo 30:1-3).

(2) Ele convida outros a se unirem a ele no louvor a Deus, e especialmente em vista da verdade de que a aflição, como suportada pelo povo de Deus, não duraria muito, e que certamente seria seguida de paz e alegria, como a luz da manhã certamente seguirá a noite mais escura (Salmo 30:4-5).

(3) Ele adverte novamente, como ilustração disso, para seu estado anterior, dizendo que houve um tempo em que ele pensou que nunca seria abalado; quando ele supôs que sua “montanha” permanecia “forte” e que ele estava seguro; mas que Deus escondeu Seu rosto, e o perturbou, ensinando-o a não confiar em sua própria força, ou no mero fato de que ele era próspero (Salmo 30:6-7).

(4) Ele alerta para sua oração fervorosa no momento de sua aflição, e relata o conteúdo dessa oração (Salmo 30:8-10). O “argumento” que ele então insistiu foi que não poderia haver “lucro” ou vantagem para Deus “em seu sangue” ou em ser eliminado; que o “pó”, isto é, os mortos, não podiam louvá-Lo ou declarar Sua verdade. Ele, portanto, orou para que Deus o mantivesse vivo, para que pudesse honrá-lo na terra.

(5) No Salmo 30:11-12, ele se refere ao fato de que a oração foi ouvida e ao motivo pelo qual foi ouvida. Deus transformou seu luto em dança; ele havia tirado o pano de saco e o cingido de alegria. A razão pela qual Deus fez isso foi para que sua “glória”, isto é, sua língua, pudesse dar louvor a Deus, e não ficar em silêncio; e, em vista de toda a bondade de Deus para com ele, ele expressa seu propósito de louvar a Deus para sempre.

Ver-se-á, portanto, que o conteúdo do salmo é de todas as maneiras adequado à ocasião supostamente referida – a dedicação de sua casa a Deus. Ao entrar em tal habitação pela primeira vez, era apropriado relembrar as cenas passadas de sua vida – seus perigos e dificuldades; era apropriado reconhecer a bondade de Deus em livrá-lo desses perigos e problemas; era apropriado expressar seu propósito solene de servir a Deus naquela morada, e consagrar a si mesmo e tudo o que ele tinha a Ele e ao Seu serviço para sempre. O que era apropriado para o autor real deste salmo é apropriado para todos; e não pode haver nada mais apropriado quando construímos uma casa para morar do que dedicá-la a Deus, com uma lembrança adequada de seu trato conosco em nossa vida passada, e orar para que Ele também condescenda em morar conosco lá. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.