Salmo 142

1 (Instrução de Davi; oração quando ele estava na caverna:) Com minha voz clamo ao SENHOR; com minha voz suplico ao SENHOR.

Comentário Barnes

Com minha voz clamo ao SENHOR – Veja as notas no Salmo 3:4 , onde a linguagem é a mesma. Ele proferiu uma oração alta e audível, embora estivesse sozinho. Não foi uma ejaculação mental, mas ele deu expressão aos seus desejos.

com minha voz suplico ao SENHOR – Veja Salmos 30:8 . A palavra hebraica traduzida por “fiz minha súplica” significa implorar favor ou misericórdia. Denota a linguagem da petição e súplica, não a linguagem da reivindicação. [Barnes, aguardando revisão]

2 Diante dele derramo meu pedido; diante dele contei minha angústia.

Comentário Barnes

Diante dele derramo meu pedido – literalmente, minha meditação; isto é, o que tanto ocupou meus pensamentos no momento em que expressei em voz alta. A palavra “reclamação” não expressa a ideia. O significado é, não que ele “reclamasse” de Deus ou do homem; mas que sua mente “meditou” sobre sua condição. Ele estava cheio de preocupação e ansiedade; e ele foi e derramou isto livremente diante de Deus. A Septuaginta e a Vulgata Latina traduzem isso como “minha prece”. Veja Salmo 55:2 , onde a mesma palavra hebraica é usada.

diante dele contei minha angústia – fiz menção a ele. Eu falei disso. [Barnes, aguardando revisão]

3 Estando meu espírito angustiado em mim, tu conheceste meu percurso; no caminho em que eu andava esconderam um laço de armadilha para mim.

Comentário Barnes

Estando meu espírito angustiado em mim – Lutero traduz isso, “Quando meu espírito estava angustiado.” A palavra hebraica traduzida por “oprimido” significa, em Kal, cobrir como uma vestimenta; então, ser coberto como com trevas, problemas, tristeza; e então, definhar, desfalecer, ser fraco:Salmo 77:3 ; Salmo 107:5 . A ideia aqui é que, em seus problemas, ele não tinha vigor, nem vida, nem espírito. Ele não via como poderia escapar de seus problemas e não tinha ânimo para fazer um esforço.

tu conheceste meu percurso – Tu viste tudo. Você viu o caminho que eu estava trilhando, e todas as suas trevas e perigos, sugerindo aqui que Deus havia feito um objeto para marcar seu curso; para ver que saída pode haver – que maneira de escapar do perigo. Em nenhum sentido estava escondido de Deus, e nenhum perigo do caminho foi escondido dele. Quando estamos em perigo ou dificuldade, sentimos muito que Deus sabe de tudo e que nada pode ser escondido dele.

no caminho em que eu andava – No meu caminho; o caminho que eu estava trilhando.

esconderam um laço de armadilha para mim – Eles me trataram como um homem trataria seu vizinho, que deveria espalhar uma armadilha ou armar uma armadilha para ele no caminho que ele sabia que deveria seguir. A palavra traduzida como “secretamente posto” significa ocultar, ocultar. Estava tão escondido que eu não conseguia perceber. Eles fizeram isso sem eu saber. Eu nem sabia que estava colocado, nem onde estava. Eles pretendiam pular sobre mim em um momento em que eu não estivesse ciente e quando fosse pego de surpresa. Não foi uma guerra aberta e viril; era furtivo, astuto, truque, arte. [Barnes, aguardando revisão]

4 Eu olho à direita, e eis que não há quem me conheça; não há nenhum refúgio para mim; nem ninguém se importava com minha alma.

Comentário Barnes

Eu olho à direita – Margem, “Olhe para a mão direita e veja. As palavras traduzidas como” olhou “e” viu “estão no humor imperativo no hebraico. Elas não são, entretanto, impropriamente traduzidas quanto ao Eles se referem ao estado de espírito de Davi na época, e dão vivacidade à descrição. O salmista parece estar na presença de outros. Ele os convida a olhar ao redor, para ver como ele foi cercado pelo perigo. diz ele, em todas as direções; veja em quem posso confiar; em que posso confiar como refúgio. Não consigo encontrar; não vejo; não há. aqui como a direção onde ele pode procurar um protetor:Salmo 109:6 , Salmo 109:31 .

e eis que não há quem me conheça – nenhum homem à vista que me reconhecesse como seu amigo; quem iria me defender; em quem eu poderia confiar.

não há nenhum refúgio para mim – Margem, como em hebraico, “morreu de mim”. Se houvesse alguma esperança de refúgio, ele falhou completamente. Não há nenhum agora.

nem ninguém se importava com minha alma – Margem, “Nenhum homem procurou minha alma.” Hebraico, depois da minha “vida”. Ou seja, ninguém tentou salvar minha vida; ninguém considerou importante o suficiente para tentar me preservar. [Barnes, aguardando revisão]

5 Eu clamo a ti, SENHOR, dizendo:Tu és meu refúgio, e minha porção na terra dos viventes.

Comentário Barnes

Eu clamo a ti, SENHOR – Quando não havia ajuda; quando me vi rodeado de perigos; quando eu olhei em cada mão e não havia “homem” que se encarregaria de mim.

dizendo:Tu és meu refúgio – (a) Meu “único” refúgio. Eu não posso ir a nenhum outro lugar. (b) Tu és “de fato” meu refúgio. Eu posso e coloco minha confiança em ti. Veja as notas no Salmo 46:1 .

e minha porção – Veja as notas em Salmos 16:5 .

na terra dos viventes – Entre todos os que vivem – todos os seres vivos. Não há ninguém mais entre os vivos a quem eu possa ir, a não ser a ti, o Deus vivo. Minha esperança não está nos seres humanos, pois eles estão contra mim; não em anjos, pois eles não têm o poder de me resgatar. É somente Deus, o Deus vivo, em quem faço minha confiança e o fundamento de minha esperança. [Barnes, aguardando revisão]

6 Presta atenção aos meus gritos, porque estou muito oprimido; resgata-me daqueles que me perseguem, pois são mais fortes que eu.

Comentário Barnes

Presta atenção aos meus gritos – Dá ouvidos a mim quando eu clamo a ti. Não se vire e se recuse a me ouvir.

porque estou muito oprimido – estou grandemente reduzido; Eu sou muito pobre. A linguagem seria aplicável a quem estava em melhores condições e que foi rebaixado a uma condição de perigo, de pobreza, de necessidade. É uma linguagem comumente aplicada à pobreza.

resgata-me daqueles que me perseguem – Saul e seus seguidores.

pois são mais fortes que eu – Mais em número; melhor armado; mais adequado para a batalha. [Barnes, aguardando revisão]

7 Tira minha alma da prisão, para que eu louve o teu nome; os justos me rodearão, porque tu me tratarás bem.

Comentário Barnes

Tira minha alma da prisão – Tire-me da minha condição atual que é como uma prisão. Eu estou como que calado; Estou cercado de inimigos; Não sei como escapar. Compare o Salmo 25:17 .

para que eu louve o teu nome – Não apenas para meu próprio bem, mas para que eu possa ter ocasião de louvar-te mais abundantemente; para que assim “tu” seja honrado; um objetivo em todos os momentos muito mais importante do que nosso próprio bem-estar – até mesmo do que nossa salvação.

os justos me rodearão – Eles virão a mim com parabéns e com expressões de alegria. Eles desejarão minha companhia, minha amizade, minha influência e considerarão um privilégio e uma honra estarem associados a mim. David olhou para isso como um objeto a ser desejado. Ele desejava ser associado aos justos; para desfrutar de sua amizade; para ter sua boa opinião; para ser contado como um deles aqui e para sempre. Compare as notas do Salmo 26:9 . “É” uma honra – uma felicidade desejável – estar associado a pessoas boas, possuir sua estima; para ter sua simpatia, suas orações e seus afetos; para compartilhar suas alegrias aqui e seus triunfos no mundo por vir.

porque tu me tratarás bem – Ou, quando tu tratarás generosamente comigo. Quando tu me mostrares este favor, então os justos virão ao meu redor desta maneira. Eles verão que sou um amigo de Deus e desejarão associar-se a mim como amigo dele. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 141 Salmo 143>

Introdução ao Salmo 142

Este também é um salmo de Davi. É intitulado, como não poucos outros dos Salmos, “Masquil”; margem, “dar instrução:” um hino didático. Veja a palavra explicada na Introdução ao Salmo 32:1-11 . É dito, no título, ser “Uma oração quando ele estava na caverna”; isto é, uma oração que ele compôs enquanto estava lá, ou que ele compôs depois, colocando em uma forma poética a substância da oração que ele exalou lá, ou expressiva dos sentimentos que ele teve quando lá. A referência pode ser à caverna de Adulão 1Samuel 22:1 , ou àquela em Engedi 1Samuel 24:3. Em ambos os casos, as circunstâncias foram substancialmente as mesmas, pois Davi fugiu para a caverna para escapar de Saul. A oração é tal que seria apropriada para uma condição de perigo como a que Davi então se encontrava. É um grito de angústia quando não havia refúgio – nenhuma esperança – mas em Deus; quando parecia não haver maneira de escapar de seus inimigos; e quando, abandonado por seus amigos, e perseguido por um inimigo que buscava sua vida, ele parecia agora estar sob o poder de seu inimigo. Também pode ser “usado” para expressar os sentimentos de alguém que agora está em perigo – como o de um pecador sob condenação, sem ver como escapar, exposto à ruína e fechado inteiramente à misericórdia de Deus. Tal pessoa sente, como Davi sentiu nesta ocasião, que não pode haver escapatória a não ser pela interposição de Deus. [Barnes, aguardando revisão]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.