Salmo 46

1 (Cântico sobre “Alamote”; para o regente, dos filhos de Coré:) Deus é nosso refúgio e força; socorro oportuno nas angústias.

Comentário Barnes

Deus é nosso refúgio e força. Deus é para nós como um lugar para o qual podemos fugir por segurança; uma fonte de força para nós em perigo. A primeira palavra, “refúgio”, de um verbo que significa “fugir”, e depois “fugir para” – הסה châsâh – ou refugiar-se – denota um lugar para o qual se fugiria em tempo de perigo – como um muro alto; uma torre alta; um forte; uma fortaleza. Veja as notas em Salmo 18:2. A ideia aqui é que o povo de Deus, em tempo de perigo, pode encontrá-lo para ser o que seria tal lugar de refúgio. Compare Provérbios 18:10. A palavra “força” implica que Deus é a fonte de força para aqueles que são fracos e indefesos; ou que podemos confiar em Sua força “como se” fosse a nossa; ou que podemos nos sentir tão seguros em Sua força como se nós mesmos tivéssemos essa força. Podemos fazer dela a base de nossa confiança como se a força residisse realmente em nosso próprio braço. Veja as notas em Salmo 18:2.

socorro oportuno nas angústias. A palavra “socorro” aqui significa ajuda, assistência. A palavra “problema” cobriria tudo o que pode vir sobre nós, o que nos daria ansiedade ou tristeza. A palavra “oportuno” – נמצא nimetsâ’ – significa antes “foi encontrado”, ou “foi encontrado”; ou seja, ele mesmo “provou” ser uma ajuda em apuros. A palavra “oportuno”, como se ele estivesse perto de nós, ou perto de nós, não expressa com exatidão a ideia, que é antes, que “ele foi encontrado” para ser tal, ou que ele sempre se “provou” ser tal ajuda, e que, portanto, podemos agora confiar nele […] Era verdade, no sentido mais eminente, que Deus sempre tinha sido considerado como um grande auxílio, e, “portanto”, não havia nada a temer na angústia atual. [Barnes]

2 Por isso não temeremos, ainda que a terra se mova, e ainda que as montanhas passem ao interior dos mares;

Comentário Barnes

Por isso não temeremos – Nossa confiança em Deus será inabalável e permanente. Tendo-o como nosso refúgio e força Salmos 46:1 , não podemos ter nada a temer. Compare o Salmo 56:3 .

ainda que a terra se mova – literalmente, “na mudança da terra”; isto é, embora a terra deva ser mudada. Isso pode significar: embora a terra deva mudar seu lugar ou sua própria estrutura nessas convulsões; ou, embora deva perecer completamente. Compare o Salmo 102:26 . A ideia é que eles não teriam medo, embora as convulsões que então ocorriam no mundo devessem continuar e se estender a ponto de destruir a própria terra. Deus permaneceria seu amigo e protetor, e eles não teriam nada a temer.

e ainda que as montanhas passem ao interior dos mares – Margem, como em hebraico, “até o coração dos mares”. Isso pode ser entendido literalmente, como implicando que eles “não” teriam medo de que as montanhas, as coisas mais fixas e firmes da terra, fossem arrancadas e afundadas no oceano – implicando que nada terrestre era estável; ou, as montanhas aqui podem ser chamadas de emblemas daquilo que parecia mais estabelecido e estabelecido na terra – os reinos do mundo. A ideia é que em qualquer convulsão – qualquer mudança – qualquer ameaça de perigo – eles depositariam confiança em Deus, que governou sobre tudo e que não pode mudar. Será visto imediatamente que toda esta descrição de confiança e confiança em Deus é aplicável ao tempo de Ezequias, e aos sentimentos que ele manifestou quando a terra foi invadida pelos exércitos de Senaqueribe, e quando guerras e tumultos ocorreram entre os reinos da terra. Veja a introdução do salmo. Era, também, eminentemente adequado para consolar a mente nas circunstâncias às quais Lutero tantas vezes aplicou o salmo – as agitações, convulsões, guerras, perigos na Europa, na época da Reforma. É adequado para qualquer momento de angústia, quando comoções e revoluções estão ocorrendo na terra, e quando tudo o que é sagrado, verdadeiro e valioso parece estar em perigo. [Barnes, aguardando revisão]

3 Ainda que suas águas rujam e se perturbem, e as montanhas tremam por sua braveza. (Selá)

Comentário Barnes

Ainda que suas águas rujam e se perturbem – As águas do mar. A ideia é que eles não teriam medo, embora tudo devesse estar em comoção, e ser tão instáveis ​​quanto as ondas inquietas do oceano. A terra poderia ser mudada, as montanhas removidas, o mar agitado rugir e se chocar contra a costa, mas suas mentes estariam calmas. A palavra traduzida como “perturbado” significa ferver; fermentar; para espumar; e aqui se refere ao oceano agitado e transformado em espuma. Nada é mais sublime e assustador do que o oceano em uma tempestade; nada fornece melhor ilustração da paz produzida pela confiança em Deus em meio às agitações que ocorrem no mundo, do que a mente de um marinheiro que se acalma quando o oceano se agita em grande comoção.

e as montanhas tremam por sua braveza – O oceano ondulante quebrando contra; as encostas das montanhas em sua costa, e parecendo sacudi-las até sua fundação. A palavra traduzida por “inchaço” significa propriamente majestade, glória; depois o orgulho, a arrogância, a insolência. Literalmente, “embora as montanhas tremam por causa de seu orgulho”. Compare o Salmo 124:5 . Sobre a palavra “Selá”, veja as notas no Salmo 3:2. [Barnes, aguardando revisão]

4 Há um rio cujos ribeiros alegram a cidade de Deus, o santuário das habitações do Altíssimo.

Comentário de A. R. Fausset

O favor de Deus é denotado por um rio (compare Salmo 36:8; Zacarias 14:8; Apocalipse 22:1).

cidade de Deus, o santuário das habitações – Sua residência terrena, Jerusalém e o templo (compare Salmo 2:6; Salmo 3:4; Salmo 20:2; Salmo 48:2, etc.). O favor de Deus, como um rio cujas águas são conduzidas em canais, é distribuído a todas as partes de Sua Igreja.

Altíssimo – denotando Sua supremacia (Salmo 17:2). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

5 Deus está no meio dela; ela não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã.

Comentário Cambridge

Deus está no meio dela. Compare com Isaías 12:6; e Miquéias 3:11, onde aprendemos como esta palavra de ordem foi abusada por aqueles que viram na Presença de Deus uma promessa de proteção, mas nenhum chamado à santidade.

ela não será abalada. Mais estável que as montanhas sólidas (Salmo 46:2): mais seguro que os reinos da terra (Salmo 46:6).

ao romper da manhã – quando a aurora da libertação sucede a noite de aflição (Salmo 46:3; Salmo 30:5): mas não sem uma referência especial à manhã em que se levantaram para encontrar o exército de Senaqueribe destruído (Isaías 37:36), e uma reminiscência do Êxodo, onde a mesma frase é usada (Êxodo 14:27). [Cambridge]

6 As nações gritarão, os reinos se abalarão; quando ele levantou a sua voz, a terra se dissolveu.

Comentário de A. F. Kirkpatrick

As nações gritarão. Ou as nações rugiram; – uma palavra comumente usada para o barulho tumultuado de uma multidão ou exército (Salmo 83:2; Isaías 17:12). As mesmas palavras (rugidos… comovidos), que foram usadas em Salmo 46:2-3 acerca de convulsões da terra, são aplicadas a comoções entre as nações; mas a mudança de tempo demonstra que enquanto Salmo 46:2-3 é hipotético, Salmo 46:6 se refere a uma experiência real.

ele levantou a sua voz. Deus tem apenas que falar com Sua voz de trovão, e a terra se derrete em terror: seus habitantes com todas as suas orgulhosas pretensões são dissolvidos. Compare com Isaías 29:6; Isaías 30:30 f; Êxodo 15:15; Amós 9:5; Salmo 75:3; Salmo 76:8. O ritmo de orações curtas e abruptas sem conjunção lembra o de Êxodo 15:9-10. [Kirkpatrick, 1906]

7 O SENHOR dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é nosso alto refúgio. (Selá)

Comentário Barnes

O SENHOR dos exércitos – O Deus comandando, ordenando, comandando as hostes do céu – os anjos e os mundos estrelados. Veja as notas em Isaías 1:9 . Compare o Salmo 24:10 . A referência aqui é a Deus considerado como tendo controle sobre todos os “exércitos”, ou tudo o que pode ser considerado e descrito como uma hoste comandada, na terra e no céu. Tendo tal Ser, portanto, como protetor, eles não tinham nada a temer. Veja Salmo 46:11 .

está conosco – Está do nosso lado; é nosso defensor. A frase hebraica usada aqui é empregada em Isaías 7:14 (notas); Isaías 8:8 (notas), para descrever o Messias. Veja as notas dessas passagens.

o Deus de Jacó – Veja as notas em Salmos 24:6 . O significado é: O Deus a quem Jacó reconheceu, e que ele descobriu ser seu amigo, está conosco.

É o nosso refúgio – literalmente, um lugar alto, como uma torre, muito acima do alcance dos inimigos. Veja Salmo 9:9 , nota; Salmo 18:2 , nota. Portanto, a margem, “um lugar alto para nós”. [Barnes, aguardando revisão]

8 Vinde, observai os feitos do SENHOR, que faz assolações na terra;

Comentário Barnes

Vinde, observai os feitos do SENHOR – Vá em frente e veja o que o Senhor tem feito. Veja, no que sua mão realizou, quão seguros estaremos se depositarmos nossa confiança nele.

que faz assolações na terra – Ou, na terra. A palavra “desolações” pode se referir a qualquer “ruína” ou “derrubada” que ele trouxe sobre a terra de Israel ou sobre as nações no exterior – a destruição de cidades, vilas ou exércitos, como prova de seu poder, e de sua capacidade de salvar aqueles que depositam sua confiança nele. Mas se isso for suposto se referir à invasão da terra de Israel por Senaqueribe, pode apontar para o que ocorreu a seus exércitos quando o anjo do Senhor saiu e os feriu em seu acampamento Isaías 37:36, e ao conseqüente libertação de Jerusalém do perigo. Sem impropriedade, talvez, isso pode ser considerado como um apelo aos habitantes de Jerusalém para saírem e verem por si mesmos quão completa foi a libertação; quão completa a ruína de seus inimigos; quão abundantes são as provas de que Deus foi capaz de proteger seu povo em tempos de perigo. Acrescenta grande beleza a este salmo supor que ele “foi” composto naquela ocasião, ou tendo em vista aquela invasão, pois cada parte do salmo pode receber uma bela e ampla ilustração do que ocorreu naquele período memorável. Nada “poderia” fornecer uma prova mais clara do poder de Deus para salvar, e da propriedade de confiar nele em tempos de perigo nacional, do que um levantamento do acampamento dos assírios, onde cento e oitenta e cinco mil homens foi abatido em uma noite pelo anjo de Deus. Comparar2 Reis 19:35 ; 2Crônicas 32:21 ; Isaías 37:36. [Barnes, aguardando revisão]

9 Que termina as guerras até o fim da terra; ele quebra o arco e corta a lança; ele queima os carros com fogo.

Comentário Barnes

Que termina as guerras até o fim da terra – Ou em toda a terra, ou em todo o mundo. A derrubada do exército assírio provavelmente poria fim a todas as guerras que então assolavam o mundo. O império assírio era então o mais poderoso do globo; estava empenhado em amplos esquemas de conquista; já havia invadido muitos dos reinos menores do mundo Isaías 37:18-20 ; e esperava completar suas conquistas e assegurar a ascensão sobre toda a terra, pela subjugação da Índia e do Egito. Quando o vasto exército daquele império, empenhado em tal propósito, fosse derrubado, a conseqüência seria que as nações estariam em repouso, ou que haveria paz universal. Compare as notas em Isaías 14:6-7 .

ele quebra o arco e corta a lança – Isto é, ele os torna inúteis, como um arco que está quebrado não tem valor, ou uma lança que é cortada em partes.

ele queima os carros com fogo – A carruagem de guerra, aquela que foi empregada na batalha. Veja as notas em Isaías 2:7 ; notas no Salmo 20:7 . A expressão aqui pode se referir a um costume de juntar os despojos de guerra e colocá-los no fogo. Isso era feito especialmente quando os vencedores não conseguiam removê-los, ou de forma a protegê-los, a fim de evitar todo o perigo de serem pegos novamente e usados ​​contra si próprios.

A ideia aqui é que Deus derrotou totalmente o inimigo e evitou todo o perigo de seu retorno para fins de conquista. [Barnes, aguardando revisão]

10 Ficai quietos, e sabei que eu sou Deus; eu serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra.

Comentário Barnes

Ficai quietos – A palavra usada aqui – de רפה râphâh – significa propriamente lançar para baixo; deixar cair; para deixar cair; então, estar relaxado, afrouxado, especialmente as mãos: Também é empregado no sentido de não fazer esforço; não aplicando esforço; e então expressaria a ideia de deixar os assuntos com Deus, ou de não ter ansiedade sobre o assunto. Compare com Êxodo 14:13, “Fique parado e veja a salvação de Deus.” Neste lugar, a palavra parece ser usada para significar que não deveria haver ansiedade; que deveria haver um estado mental calmo, confiante e confiante em vista das demonstrações da presença e poder divinos. A mente devia ter calma, visto que Deus se interpôs e mostrou que era capaz de defender o seu povo rodeado de perigos. Se essa foi a interposição divina quando Jerusalém foi ameaçada pelos exércitos dos assírios sob Senaqueribe, a força e a beleza da expressão serão vistas com mais clareza.

e sabei que eu sou Deus – veja, no que eu fiz, a evidência de que eu sou Deus. Veja uma obra realizada que ninguém “senão” Deus poderia realizar. Compare Isaías 37:36 .

eu serei exaltado entre as nações. As nações no exterior que não me adoram, mas adoram ídolos, verão nesses atos a prova cabal de que sou o verdadeiro Deus e digno da adoração universal. Compare as notas em Daniel 3:28-29 ; notas em Daniel 4:1-3 , notas em Daniel 4:37 . Veja também Êxodo 9:16 ; Romanos 9:17. [Barnes, aguardando revisão]

serei exaltado sobre a terra – Nas terras estrangeiras; No mundo todo. A derrota e a destruição dos exércitos de Senaqueribe foram eminentemente adequadas para causar uma profunda impressão no mundo de que o Deus do povo hebreu era o verdadeiro Deus.

11 O SENHOR dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é nosso alto refúgio. (Selá)

Comentário Barnes

Veja Salmos 46:7. Esta é a conclusão ou o resultado do todo. Aplicado à invasão de Senaqueribe, isso seria visto claramente, pois tudo o que ocorreu naquela invasão foi adaptado para deixar a impressão de que Jeová, Deus dos exércitos, estava com o povo hebreu. Ele havia se interposto em tempo de perigo; ele salvou sua cidade e nação; ele havia derrubado um dos exércitos mais poderosos que já haviam sido reunidos; ele havia feito o próprio conquistador orgulhoso refazer seus passos até sua capitã; ele havia libertado totalmente a nação de todo perigo; e ele havia mostrado como era fácil, de maneiras que eles não poderiam ter previsto, trazer libertação. A verdade assim transmitida foi adaptada ao povo de Deus em todas as terras e em todos os tempos, para mostrar que Deus tem poder para defender seu povo contra os mais formidáveis inimigos, e que todos os seus interesses estão seguros em suas mãos. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 45 Salmo 47>

Introdução ao Salmo 46

Os Salmos 46, 47, 48, estão intimamente ligados. Eles formam uma trilogia de louvor, na qual algum sinal de libertação de Jerusalém dos inimigos estrangeiros é celebrado. No Salmo 46 a ideia principal é a Presença de Javé no meio de Sua cidade e povo como a base de sua confiança: no Salmo 47 é a Soberania universal de Javé como Rei de toda a terra, da qual a recente derrota dos inimigos de Sião são uma ilustração: no Salmo 48 é a Segurança de Sião, o resultado e a prova da presença de Deus em seu meio.

Esses Salmos não podem ser apenas expressões gerais de confiança em Javé como o protetor de Sião. Eles devem claramente sua origem a algum evento histórico definido. O salmista escreve como o representante daqueles que recentemente passaram por alguma terrível crise, que viram com seus próprios olhos uma manifestação do poder de Deus em nome de Seu povo, comparável às Suas poderosas obras dos tempos antigos, e que reconheceram no curso dos acontecimentos a prova não apenas do amor de Jeová por Seu próprio povo, mas de Sua soberania universal.

A libertação milagrosa de Jerusalém do exército de Senaqueribe no reinado de Ezequias (701 a.C) pode ser atribuída como a ocasião desses Salmos, com uma probabilidade que se aproxima da certeza.

Ezequias havia afirmado sua independência da Assíria, e Senaqueribe viera para castigar seu vassalo rebelde. O curso exato dos eventos é obscuro, mas parece que Senaqueribe, depois de devastar Judá, obrigou Ezequias a se submeter e pagar uma indenização pesada, sem, no entanto, exigir a rendição de Jerusalém (2Reis 18:13-16). Mas a reflexão rapidamente o convenceu de que seria imprudente deixar para trás uma fortaleza tão forte como Jerusalém nas mãos de um vassalo de lealdade duvidosa como Ezequias, enquanto ele marchava para o Egito e, portanto, enquanto ele estava sitiando Laquis com o principal corpo de seu exército, ele enviou uma força sob o comando de seus oficiais chefes […], para exigir a rendição de Jerusalém. Foi um momento de ansiedade. Uma recusa parecia certamente garantir um castigo condigno quando Senaqueribe retornasse vitorioso de sua campanha no Egito. Jerusalém teria o mesmo destino que se abatera sobre Samaria vinte e um anos antes. Mas, confiando na promessa de Javé de defender Sua cidade, comunicada por meio do profeta Isaías, Ezequias recusou a exigência, e os enviados de Senaqueribe voltaram ao seu senhor, que agora estava sitiando Libna. Sem dúvida, ele teria infligido uma rápida vingança ao seu vassalo desafiador com prazer. Mas o exército de Tirhakah já estava em marcha e tudo o que Senaqueribe podia fazer era ameaçar. Sua carta a Ezequias foi uma negação desdenhosa do poder de Javé para defender Jerusalém. Ezequias levou-o ao Templo e “a estendeu perante Javé”, apelando a Ele para refutar essas blasfêmias e vindicar Sua afirmação de ser o Deus vivo. Foi então que Isaías proferiu aquela profecia sublime em que declarou que o orgulho de Senaqueribe estava condenado a ser humilhado e que Jerusalém seria preservada inviolável.

E assim aconteceu. Uma visita repentina e misteriosa destruiu o exército de Senaqueribe. Incapaz de enfrentar Tiraca, ele voltou para a Assíria, deixando Jerusalém ilesa.

Uma libertação tão maravilhosa, tão impressionantemente confirmando a profecia de Isaías, e tão visivelmente demonstrando a vontade e o poder de Javé para defender Seu povo, não poderia deixar de causar uma profunda marca, e deve ter evocado as mais calorosas expressões de ação de graças e louvor (compare com Isaías 30:29). E quando observamos as numerosas coincidências de pensamento e linguagem entre estes Salmos e as profecias de Isaías, dificilmente podemos duvidar que algumas das mais notáveis destas ações de graças tenham sido preservadas para nós nestes Salmos.

Os detalhes serão encontrados nas notas: aqui pode ser suficiente chamar a atenção para algumas das características mais amplas da semelhança. O pensamento principal do Salmo 46, expresso no refrão (Salmo 46:7; Salmo 46:11), é o eco da grande palavra de ordem de Isaías, Emanuel (Isaías 7:14; Isaías 8:8; Isaías 8:10; compare com Miqueias 3:11). A verdade da soberania universal de Javé, a garantia de que Deus ‘nosso Rei’ é o Rei de toda a terra, que é a ideia proeminente do Salmo 47 (compare com Salmos 48:2), está contida implicitamente, se não tão explicitamente expressa, no ensino de Isaías (Isaías 6:5; Isaías 37:22 em diante). A inviolabilidade de Sião, a morada de Javé, que é o tema do Salmo 48, é um princípio fundamental da mensagem de Isaías no reinado de Ezequias (Salmo 29:3 em diante; Salmo 31:5; etc.).

Certamente, provar é impossível, mas esses Salmos ganharão muito em vivacidade e realidade se forem estudados em estreita conexão com as profecias de Isaías, como expressão da gratidão e das esperanças que animaram os espíritos mais nobres de Jerusalém naquele momento crítico de a história da nação. Se não foram escritos pelo próprio Isaías, como alguns comentaristas pensaram, eles devem ter sido escritos pelo menos por um dos discípulos de Isaías que foi profundamente influencia com o espírito e a linguagem das profecias de seu mestre.

Os Salmos 75 e 76 na coleção de Asafe provavelmente se referem ao mesmo evento e devem ser comparados.

Uma breve menção de duas teorias concorrente é tudo o que é necessário. (1) Delitzsch adota a visão de que a ocasião desses Salmos foi a derrota das forças confederadas dos moabitas, amonitas e edomitas, que invadiram Judá no reinado de Josafá (2Crônicas 20). Jaaziel, um levita asafita, previu sua derrota. O exército marchou com cantores coreítas à frente. Os braços dos invasores se voltaram uns contra os outros e nas vizinhanças de Tecoa suas forças foram aniquiladas. A vitória foi celebrada primeiro no vale de Beraca e depois por uma procissão triunfal de agradecimento ao Templo. Uma profunda impressão foi produzida nas nações vizinhas com o relato da vitória. Esta visão, entretanto, é improvável, pois (a) naquela ocasião Jerusalém não foi diretamente ameaçada, e (b) ela falha em explicar a conexão dos Salmos com as profecias de Isaías. É improvável que o profeta esteja copiando o salmista.

(2) Outros encontraram uma ocasião apropriada no ataque das forças confederadas de Peca e Rezim sobre Judá no reinado de Acaz, principalmente com base nas semelhanças com as profecias de Isaías daquele período. Mas, visto que Acaz se recusou a confiar em Javé e apelou infielmente à Assíria por ajuda, a retirada dos invasores não pode ter sido ocasião para ações de graças como esses Salmos, que atribuem a libertação de Judá totalmente à bondade de Javé.

O Salmo 46 consiste em três estrofes iguais, cada uma seguida por um Selá. O segundo e o terceiro terminam com um refrão (Salmo 46:711), que talvez originalmente também estivesse no final do primeiro. Comp. Salmos 42, 43. Na primeira estrofe, a verdade primária de que Deus é o refúgio de Seu povo é apresentada como a base mais verdadeira para uma confiança destemida (Salmo 46:1-3): a segunda se refere à ilustração específica desta verdade exibida em a recente libertação de Sião (Salmo 46:4-7): o terceiro trata esta manifestação do poder de Javé como […] a garantia de Sua supremacia final sobre todas as nações (Salmo 46:8-11).

O famoso hino de Lutero, Castelo Forte, “a canção de batalha da Reforma”, é baseado neste Salmo.

O título deve ser traduzido, Para o músico chefe; (um Salmo) dos filhos de Corá; definido como Alamote. Uma canção. Alâmôth significa moças (Salmo 68:25), e a frase definida para Alâmôth, que é aplicada em 1Crônicas 15:20 aos instrumentos, provavelmente denota que a música dos Salmos destinava-se a vozes femininas (compare com Salmos 68:11, nota). As Versões Antigas estavam totalmente erradas quanto ao significado. A Septuaginta traduz ὑπὲρ τῶν κρυφίων, ‘sobre as coisas secretas’, Vulgata pro occultis: Symm. ὑπὲρ τῶν αἰωνίων, ‘a respeito das coisas eternas’: Aq. ἐπὶ νεανιοτήτων, e da mesma forma Jerônimo, pro iuventutibus, ‘para a juventude’. [Cambridge]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.