Bíblia, Revisar

Salmo 45

1 (Instrução e canção de amor, para o regente; dos filhos de Coré, conforme “os lírios”:) Meu coração derrama palavras boas; digo meus versos sobre o Rei; minha língua é pena de um habilidoso escriba.

os lírios – descritivo de um instrumento assim formado, ou denotando alguma melodia ou ar assim chamado, após o qual o Salmo deveria ser cantado (ver no Salmo 8: 1, título). Uma canção de amores, ou amados (plurais e femininos) – uma canção conjugal. Maschil – (Veja no Salmo 32: 1, título, e veja no Salmo 42: 1, título) denota o caráter didático do Salmo; que dá instruções, sendo a música de importância alegórica e não literal. A união e as glórias de Cristo e sua Igreja são descritas. Ele é chamado como um rei possuidor de todas as graças essenciais, como um conquistador exaltado no trono de um governo justo e eterno, e como um noivo vestido em esplendor nupcial. A Igreja é retratada na pureza e beleza de uma noiva real e adornada, convidada a abandonar sua casa e compartilhar as honras de seu afortunado senhor. A imagem de um casamento oriental assim aberto é preenchida representando os presentes complementares dos ricos com os quais a ocasião é honrada, a procissão da noiva vestida em trajes esplêndidos, acompanhada por seus companheiros virgens, e a entrada da multidão alegre em o palácio do rei. A predição de uma progênie numerosa e distinta, em vez do desejo complementar por ela geralmente expresso (compare Gn 24:60; 4:11, 4:12), e uma certeza de uma fama perpétua, fecha o Salmo. Todos os antigos intérpretes judeus e cristãos consideravam este Salmo como uma alegoria do significado acima mencionado. No Cântico dos Cânticos, a alegoria é levada mais a cabo. Oséias (Os 1: 1-3: 5) trata a relação de Deus e Seu povo sob a mesma figura, e seu uso para estabelecer a relação de Cristo e Sua Igreja perpassa ambas as partes da Bíblia (compare Is 54: 5 ; Is 62: 4, Is 62: 5; Mt 22: 3; Mt 25: 1; Jo 3:29; Ef 5: 25-32, etc.). Outros métodos de exposição foram sugeridos. Vários monarcas judeus, de Salomão ao ímpio Acabe e vários príncipes estrangeiros, foram nomeados como o herói da canção. Mas para nenhum deles os termos aqui usados ​​podem ser aplicados, e é pouco provável que qualquer mero canto nupcial, especialmente de um rei pagão, fosse permitido um lugar nas canções sagradas dos judeus. Os defensores de qualquer outro que não a interpretação messiânica geralmente silenciaram um ao outro em sucessão, enquanto a aplicação das regras mais rigorosas de um sistema justo de interpretação apenas reforçou as evidências a seu favor. O escopo do Salmo acima dado é fácil e sustentado pela explicação de seus detalhes. A citação do Salmo 45: 6, Sl 45: 7 por Paulo (Hb 1: 8, Hb 1: 9), como aplicável a Cristo, deve ser conclusiva, e sua exposição especial mostra a propriedade de tal aplicação.

Um prefácio animado indicativo de forte emoção. Literalmente, “Meu coração transborda: bem falo; as coisas que eu fiz “, etc.

inditing – literalmente, “fervendo”, como uma fonte transborda.

minha língua é pena – um mero instrumento do uso de Deus.

habilidoso escriba – isto é, é fluente. O tema é inspirador e a linguagem flui rapidamente.

2 Tu és o mais belo dos filhos dos homens; graça foi derramada em teus lábios, por isso Deus te bendisse para sempre.

Para atrações pessoais ricas é adicionado graça dos lábios, cativando os poderes da fala. Isso é dado e se torna uma fonte de poder e prova uma bênção. Cristo é um profeta (Lc 4:22).

3 Põe tua espada ao redor de tua coxa, ó valente; com tua glória e tua honra.

O rei é tratado como pronto para sair para a batalha.

espada – (compare Ap 1:16; Ap 19:15).

valente – (compare com Is 9: 6).

glória e tua honra – geralmente usadas como atributos divinos (Salmo 96: 6; Sl 104: 1; Salmo 111: 3), ou como especialmente conferidas aos mortais (Sl 21: 5), talvez estas sejam tipicamente.

4 E em tua glória prosperamente cavalga, sobre a palavra da verdade e da justa mansidão; e tua mão direita ensinará coisas temíveis.

prosperamente cavalga – ou conduzir uma guerra bem sucedida.

por causa dos interesses da verdade, etc.

mansidão … justiça – sem qualquer conexão – isto é, uma justiça ou equidade de governo, distinguida por mansidão ou condescendência (Sl 18:35).

mão direita – ou poder, como seu órgão.

ensinará – aponte o caminho para as coisas terríveis; isto é, na conquista de inimigos.

5 Tuas flechas são afiadas no coração dos inimigos do Rei; povos cairão debaixo de ti.

povos – Nações inteiras são subjugadas.

6 Deus, teu trono é eterno e dura para sempre; o cetro de teu reino é cetro de equidade.

Nenhuma construção legal pode ser inventada para mudar o sentido aqui dado e sustentado pelas versões antigas, e acima de tudo por Paulo (Hb 1: 8). Da perpetuidade deste governo, compare II Samuel 7:13; Sl 10:16; Salmo 72: 5; Sl 89: 4; Sl 110: 4; Is 9: 7.

7 Tu amas a justiça e odeias a maldade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu com azeite de alegria, mais que a teus companheiros.

Como no Salmo 45: 6 a natureza divina é destacada, aqui as qualidades morais do humano são alegadas como a razão ou fundamento da exultação mediatória. Alguns dão “Deus, teu Deus”, em vez de

Deus, o teu Deus – mas o último é sustentado pela mesma forma (Sl 50: 7), e foi somente da Sua natureza humana que a unção pôde ser predicada (compare Is 61: 3).

azeite de alegria – ou sinal de alegria, como usado em festas e outros momentos de alegria solene (compare 1Rs 1:39, 1Rs 1:40).

companheiros – outros reis.

8 Todos as tuas roupas cheiram a mirra, aloés e cássia; alegram-te desde os palácios de marfim.

O rei assim inaugurado é agora apresentado como um noivo, que aparece em vestes ricamente perfumadas, trazidas de

palácios de marfim – Sua residência real; pelo qual, como indicações da feliz ocasião nupcial, Ele se alegra.

9 Filhas de reis estão entre tuas damas de honra; e a rainha está à tua direita, ornada com o valioso ouro de Ofir.

Na conclusão desta foto de um festival de casamento, atendentes do sexo feminino ou madrinhas do mais alto grau atende-lo, enquanto a rainha, em vestes ricas (Sl 45:13), está pronta para a procissão nupcial.

10 Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos; e esquece-te de teu povo, e da casa de teu pai.

Ela é convidada para o sindicato, para formar o que ela deve deixar o povo de seu pai. Ela representa, pela forma da alegoria, a Igreja, esse endereço é ilustrado por todas as escrituras, de Ge 12: 1 em diante, que falam do povo de Deus como um povo escolhido, separado e peculiar. A relação de sujeição ao seu cônjuge imediatamente concorda com a lei do casamento, como dada em Gn 3:16; Gn 18:12; Ef 5:22; 1Pe 3: 5; 1Pe 3: 6 e a relação da Igreja com Cristo (Ef 5:24). O amor do marido está intimamente ligado à devoção total a que a noiva é exortada.

11 Então o rei desejará tua beleza; inclina-te a ele, pois ele é teu Senhor.
12 E a filha de Tiro, os ricos dentre o povo, suplicarão teu favor com presentes.

filha de Tiro – (Sl 9:14); denota as pessoas. Tiro, celebrado por sua grande riqueza, é selecionado para representar as nações mais ricas, uma ideia confirmada pela próxima cláusula. Esses presentes são trazidos como meio de conciliar os partidos reais, representando a sujeição admitida dos ofertantes. Isso mostra bem a posição exaltada da Igreja e de sua cabeça, cujas qualidades morais recebem a homenagem do mundo. A contribuição da riqueza material para sustentar as instituições da Igreja pode ser incluída (compare “riquezas dos gentios”, Sl 72:10; Is 60: 5-10).

13 Gloriosa é a filha do Rei dentro do palácio ; de fios de ouro é a sua roupa.

a filha do Rei – um termo de dignidade. Também pode intimar, com alguma alusão ao ensino da alegoria, que a noiva de Cristo, a Igreja, é a filha do grande rei, Deus.

dentro – Não apenas seu vestuário exterior é caro, mas todo o seu vestuário é da mais rica textura.

fios de ouro – bordados de ouro ou tecidos em que o ouro é tecido.

14 Com roupas bordadas a levarão ao Rei; as virgens atrás dela, suas companheiras, serão trazidas a ti.

O progresso da procissão é descrito; de acordo com o costume habitual, a noiva e os assistentes são conduzidos ao palácio. Algumas pelas palavras—

roupas bordadas – proponha outra interpretação, “em panos variegados (ou bordados)” – isto é, à maneira do Oriente, a tapeçaria ricamente trabalhada foi espalhada no chão, sobre a qual a noiva caminhava. Como o vestido já havia sido mencionado, esta parece ser uma provável tradução.

15 Serão trazidas com alegria e grande satisfação; entrarão no palácio do Rei.

Serão trazidas – em forma solene (compare com Jo 10:19; Jo 21:22). A entrada no palácio com grande alegria fecha a cena. Assim a igreja será finalmente trazida a seu Senhor e unida em meio às festividades dos seres sagrados no céu.

16 Em vez de teus pais, serão teus filhos; tu os porás por príncipes sobre toda a terra.

Como monarcas terrestres governam impérios amplamente estendidos por vice-reis, este rei glorioso é representado como suprindo todos os principados da terra com príncipes de sua própria descendência numerosa.

17 Farei memória de teu nome em toda geração após geração; por isso os povos te louvarão para todo o sempre.
As glórias desse império serão tão amplas quanto o mundo e durarão como a eternidade.

por isso – porque assim glorioso, o louvor será universal e perpétuo. Alguns escritores têm taxado sua ingenuidade para encontrar na história e fortunas de Cristo e Sua Igreja paralelos exatos para cada parte desta alegoria esplêndida, não excetuando suas maravilhosas imagens orientais. Assim, pelas vestimentas do rei e da rainha, pensa-se que se destinam a eminentes dons e graças de Cristo e do Seu povo. As mulheres encarregadas, supostamente (embora inconsistentemente possa parecer com o caráter inspirado do trabalho) serem concubinas, supostamente representam as igrejas gentílicas, e a noiva, as judias, & c. Mas é evidente que não podemos perseguir tal modo de interpretação. Pois, seguindo a alegoria, devemos suspender para o futuro distante os resultados de uma união cuja consumação como casamento ainda está distante (compare Re 21: 9). De fato, as imagens aqui e em outros lugares colocam diante de nós a Igreja em dois aspectos. Como um corpo, ainda é incompleto, o todo ainda é desprendido. Como uma instituição moral, ainda é imperfeita. Na catástrofe final, ela será completa e perfeita. Assim, como uma noiva adornada, & c., Ela estará unida ao seu Senhor. Assim, a união de Cristo e da Igreja triunfante é apresentada. Por outro lado, em relação às suas partes componentes, a relação de Cristo como cabeça, como marido, etc., já existe, e como essas partes formam uma instituição neste mundo, é por Sua união com ela, e os presentes e graças com as quais Ele as dota, que uma semente espiritual surge e se espalha no mundo. Portanto, devemos fixar nossas mentes apenas na simples, mas grandiosa verdade: que Cristo ame a Igreja, esteja acima de todas as coisas por causa dela, eleva-a em Sua exaltação à mais alta dignidade moral – uma dignidade da qual todos, até mesmo os mais mesquinhos. discípulo sincero vai participar. Quanto ao tempo, então, no qual esta profecia alegórica é cumprida, pode-se dizer que nenhum período de tempo é especialmente designado. As características da relação de Cristo e Sua Igreja são indicadas, e podemos supor que todo o processo de Sua exaltação da declaração de Sua Filiação, por Sua ressurreição, à grande catástrofe do julgamento final, com todas as bênçãos colaterais para a Igreja e o mundo, diante da visão do profeta inspirado.

<Salmo 44 Salmo 46>

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.