Salmo 8

1 (Salmo de Davi. Ao mestre de canto, sobre gitthith) Ó SENHOR, nosso Senhor, como é majestoso é o teu nome em toda a terra! Tu, que puseste a tua glória nos céus.

sobre gittith “segundo a melodia ‘Os lagares'” (NAA), ou então, “para ser acompanhado com instrumento de cordas” (NVT).

como é majestoso é o teu nome em toda a terra – ou seja, “a tua grandeza é vista no mundo inteiro” (NTLH).

Tu, que puseste a tua glória nos céus (NAA, A21, NVT) – ou então, “Tu, cuja glória é cantada nos céus” (NVI).

2 Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para calar o inimigo e o vingador.

adversárioso inimigo e o vingador. Estes não devem ser limitados aos inimigos da nação mediante uma referência ao Salmo 44:516. Eles, sem dúvida, estão entre os inimigos de Javé; mas todos dentro da nação que se opõem aos propósitos de Deus ou questionam Sua Providência, os “ímpios”, os “escarnecedores” (Salmo 1:1), os “tolos” (Salmo 14:1), fazem parte deste grupo. O “vingador” em particular é aquele que usurpa, em seus próprios interesses egoístas, uma função judicial que pertence somente a Deus (Deuteronômio 32:35; Naum 1:2). [Kirkpatrick, 1906]

3 Quando considero os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste,

teus céus. Os céus criados por Deus e manifestando Sua glória. Compare com Salmo 89:11; Jó 36:29; 38:33; Isaías 40:26. O salmista tem em mente o céu à noite, visto que ele não menciona o sol; e, inquestionavelmente, um céu estrelado que, graças a atmosfera oriental, lhe permitiria ter uma maior a percepção da vastidão, da variedade e do mistério do universo.

obra dos teus dedos. O salmista utiliza como figura para as ações criativas de Deus o competente trabalho de um artificie habilidoso. Compare com Salmo 19:1; 102:25. [Kirkpatrick, 1906]

4 pergunto: que é o homem, para que dele te lembres? E o filho do homem, para que o visites?

o filho do homem – ou seja, o homem mortal, no original hebraico, o filho de Adão, cujo próprio nome implica que ele é “da terra, terreno” e frágil (Gênesis 2:7; 3:19). [JFU, 1866]

para que o visites? (NAA, A21) – ou então, para que com ele te importes? (NVI, NVT).

5 No entanto, o fizeste um pouco menor do que Deus, e de glória e honra o coroaste.

o fizeste um pouco menor do que Deus (NAA, BKJ, NVT) – ou então, o fizeste um pouco menor do que os anjos (A21, ACF).

6 Tu o deste domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:

Tu o deste domínio sobre as obras das tuas mãos. Uma referência evidente a Gênesis 1:28 (NVI): “Domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os viventes que se movem sobre a terra”. Por essas palavras o direito de domínio do homem foi estabelecido. Seu domínio efetivo só veio, e ainda vem, aos poucos.

tudo puseste debaixo de seus pés (compare com 1Coríntios 15:25-28; Hebreus 2:8). Em Jesus Cristo, o Deus-Homem, estas palavras encontram significado completo (Mateus 28:18). [Pulpit, 1895]

7 ovelhas e bois, todos eles, e também os animais selvagens;

os animais selvagens (NVI, A21, NVT) – ou então, “os animais do campo” (NAA, BKJ).

8 as aves dos céus, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares.

Comentário Barnes

as aves dos céus. Esse domínio é o mais notável porque os pássaros do ar parecem estar além do alcance do ser humano; e, no entanto, igualmente com os animais do campo, eles estão sujeitos ao seu controle. O ser humano os captura e destrói; ele evita sua multiplicação e sua devastação. Por mais numerosos que sejam, e rápidos que sejam seus voos, e fortes como muitos deles sejam, eles nunca conseguiram fazer os seres humanos sujeitos a eles, ou perturbar os seus propósitos.

os peixes do mar. Isso deve ser entendido em um sentido geral, e talvez seja ainda mais notável do que o domínio sobre os animais do campo e as aves do céu, pois os peixes que nadam no oceano parecem estar ainda mais longe do controle do ser humano No entanto, na medida em que for necessário para seu uso e segurança, eles são, de fato, colocados sob o controle do ser humano, e ele os faz servir ao seu propósito. […] Da poderosa baleia ao marisco que fornece um tipo de tintura, ou àquele que fornece a bela pérola, os seres humanos mostraram seu poder de tornarem os habitantes das profundezas subservientes à sua vontade.

e tudo o que percorre as veredas dos mares. Tudo, em geral, que passa pelos caminhos do mar, como se o oceano fosse formado por caminhos ou estradas para eles passarem. Alguns referiram isso ao ser humano, como uma passagem sobre o mar e subjugação de seus habitantes; alguns, para os peixes antes mencionados; mas a construção mais natural é aquela que é adotada em nossa versão recebida, referindo-se a tudo o que se move nas águas. A ideia é que o ser humano tem um domínio extenso e universal – um domínio tão amplo que desperta espanto, admiração e gratidão, que foi concedido a alguém tão frágil como ele. [Barnes]

9 Ó SENHOR, nosso Senhor, como é majestoso é o teu nome em toda a terra!

como é majestoso é o teu nome em toda a terra – ou seja, “a tua grandeza é vista no mundo inteiro” (NTLH).

<Salmo 7 Salmo 9>

Introdução ao Salmo 8

Autoria. Este é outro salmo que supostamente foi escrito por Davi, e não há nada nele que nos leve a pensar o contrário.

Título. O salmo é dirigido ao músico-chefe de Gitite. A palavra Gitite – גתית gittı̂yth – ocorre em dois outros títulos dos salmos, Salmo 81:1; Salmo 84:1. Supõe-se que se refere a um instrumento musical assim chamado, ou como sendo comum entre os giteus (de גתי gittı̂y) ou um habitante de Gate (Veja 2Samuel 6:10-11; 2Samuel 15:18), entre os quais Davi residiu por algum tempo; ou como sendo derivado de גת gath – um lagar, como denotando um instrumento que era usado por aqueles acostumados a pisar a uva, e com a finalidade acompanhar as canções da vindima. A primeira é a origem mais provável, pois se sabe que Davi morou por algum tempo entre aquele povo, e não é improvável que um instrumento musical em uso entre eles se tornasse comum entre os hebreus. Nada se sabe, entretanto, se era um instrumento de cordas ou um instrumento de sopro. Tudo o que se pode apurar, com qualquer grau de probabilidade sobre este instrumento, é que, como cada um dos salmos aos quais este título é atribuído é de natureza alegre ou jubilosa, parece que este instrumento era adequado à música deste tipo, e não àquela que era pensativa ou séria. Esta idéia também concordaria bem com a suposição de que se trata de um instrumento que foi empregado por aqueles ligados à vindima. Compare com Isaías 16:10.

Ocasião. A respeito disso nada é especificado no próprio salmo, e agora é impossível averiguá-lo. Aben Ezra, e alguns outros, supõem que foi escrito quando Davi trouxe a arca para a casa de Obede-Edom, o giteu, conforme mencionado em 1Crônicas 13:12-14. Mas não há nada no salmo ajustado para tal ocasião. Rudinger supõe que foi composto na alegria de tomar posse do Monte Sião. Outros supõem que foi por ocasião da vitória de Davi sobre Golias de Gate; mas não há nada nele ajustado à celebração de tal vitória.

Se pudermos julgar pelo próprio salmo, parece provável que tenha sido composto por uma noite na contemplação dos céus estrelados – sugerindo naturalmente, em vista da vastidão e beleza das luminárias celestiais, a pequenez do homem. Isto também encheu a mente do salmista de admiração que o Deus que governa todas estas hostes deveria condescender em considerar a condição e os desejos de um ser tão débil e frágil como o homem, e tê-lo exaltado como fez em suas obras. Que foi composto ou sugerido durante a noite parece provável, a partir do Salmo 8:3, onde o salmista se representa examinando ou “considerando” os “céus, a obra” dos divinos “dedos”, e fazendo a “lua e as estrelas ”o objeto de sua contemplação, mas sem falar do sol. Em tais contemplações, ao olhar para a vastidão e grandeza, a beleza e a ordem das hostes celestiais, não era incomum para o escritor pensar em sua própria pequenez comparativa, e então na pequenez comparativa do homem em toda parte. Nenhum momento é mais favorável para sugerir tais pensamentos do que a noite calma, quando as estrelas estão brilhando claramente no céu, e quando a lua está se movendo na majestade silenciosa de seu caminho. Parece também, a partir do Salmo 8:2, ser provável que a ocasião imediata desta expressão de admiração pelo nome e caráter de Deus foi algum ato de condescendência de sua parte no qual ele concedeu um sinal favorável ao escritor – como se ele tivesse ordenado força da boca de bebês e crianças de peito – até mesmo dos mais fracos e desamparados. Talvez fosse em vista de algum favor concedido ao próprio Davi; e sua alma é dominada pelo senso da condescendência de Deus ao notar alguém tão fraco, débil e desamparado como ele. A partir da contemplação disso, o pensamento é naturalmente voltado para a honra que Deus concedeu ao homem em toda parte.

O salmo, embora uma parte dele seja aplicada pelo apóstolo Paulo a Cristo (Hebreus 2:6-7), não parece ter originalmente qualquer referência designada ao Messias, embora o apóstolo mostre que sua linguagem teve um cumprimento completo nele, e nele somente. O salmo é completo em si mesmo, aplicável ao homem como ele foi originalmente criado e de acordo com os propósitos de sua criação; embora seja verdade que o projeto original será realizado e completado apenas no domínio que será concedido ao Messias, que, como homem, ilustrou da maneira mais elevada o propósito original da criação da humanidade, e em quem sozinho o projeto original será plenamente realizado.

Conteúdo. O salmo abrange os seguintes pontos:

(1) Um admirável reconhecimento da excelência do nome de Deus (isto é, do próprio Deus); dessa excelência como manifestada em toda a terra (Salmo 8:1). A excelência a que se refere, como mostra a parte subsequente do salmo, está em sua grande condescendência e em conferir tal honra ao homem – um ser tão fraco em comparação a si mesmo e tão indigno em comparação com a glória dos céus.

(2) A ocasião imediata desta reflexão, ou a causa que a sugeriu (Salmo 8:2). Esta parece ter sido uma manifestação notável para alguém que estava fraco e desamparado, como se Deus tivesse ordenado a força da boca de bebês e crianças de peito. Não é improvável, como observado acima, que nisso o salmista se refira a si mesmo como tendo sido, embora consciente da fraqueza e desamparo, o meio de vencer os inimigos de Deus, como se Deus tivesse ordenado a força por meio dele, ou o tivesse dotado com força que não é sua.

(3) O salmista é levado a admirar a condescendência de Deus em conceder tal dignidade e honra ao homem (Salmo 8:3-8). Essa admiração se baseia em duas coisas:

(a) Que o Deus que fez os céus, a lua e as estrelas condescendesse em notar o homem ou as criaturas tão insignificantes e indignas de atenção (Salmo 8:3-4).

(b) A honra real conferida ao homem, na posição que Deus lhe deu no domínio sobre suas obras aqui embaixo; e na ampla extensão daquele domínio sobre os animais do campo, as aves do céu e os habitantes dos mares (Salmo 8:5-8).

(3) O salmo conclui com uma repetição do sentimento no primeiro versículo – a reflexão sobre a excelência do nome e majestade divina (Salmo 8:9). [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – março de 2021.