Bíblia, Revisar

Salmo 8

1 (Salmo de Davi para o regente, com “Gitite”:) Ah DEUS, nosso Senhor, quão glorioso é o teu nome sobre toda a terra! Pois tu puseste tua majestade acima dos céus.

teu nome – perfeições (Sl 5:11; Sl 7:17).

tu puseste – literalmente, “o que colocou Tua Glória”, etc., ou “que glória de Teu conjunto Tu”, etc., isto é, tornam mais visível como se a terra fosse um teatro muito pequeno para sua exibição. Uma exposição semelhante é adequada à apresentação usual.

2 Da boca das crianças, e dos que mamam, tu fundaste força, por causa de teus adversários, para fazer cessar ao inimigo e ao vingador.

Tão manifestas são as perfeições de Deus que, por meio de instrumentos muito fracos, Ele estabelece conclusivamente Seu louvor. Os bebês não são apenas maravilhosas ilustrações do poder e habilidade de Deus, em sua constituição física, instintos e inteligência desenvolvida no início, mas também em sua admiração espontânea das obras de Deus, pelas quais elas envergonham –

ainda – ou, silenciar os homens que atacam e confundem contra Deus. Uma ilustração especial da passagem é oferecida em Mt 21:16, quando nosso Salvador acalmou os cavillers citando essas palavras; pois as glórias com as quais Deus investiu Seu Filho encarnado, mesmo em Sua humilhação, constituem uma demonstração maravilhosa das perfeições de Sua sabedoria, amor e poder. Em vista do escopo do Salmo 8: 4-8 (ver abaixo), esta citação de nosso Salvador pode ser considerada uma exposição do caráter profético das palavras.

sucklings – entre os hebreus eram provavelmente de uma idade para falar (compare 1Sm 1: 22-24; Mc 7:27).

ordenado – fundado, ou preparado, e aperfeiçoado, que ocorre em Mt 21:16; tomado da Septuaginta, tem o mesmo significado.

força – Na citação no Novo Testamento, louvor ocorre como consequência ou efeito colocado para a causa (compare Salmo 118: 14).

vingador – como no Salmo 44:16; um desejoso de vingança, disposto a ser briguento, e tão apto a criticar o governo de Deus.

3 Quando eu vejo teus céus, obra de teus dedos; a lua e as estrelas, que tu preparaste;

A alusão à magnificência dos céus visíveis é introduzida com o propósito de ilustrar a condescendência de Deus, que, embora o poderoso Criador desses gloriosos mundos de luz, faz do homem o objeto de consideração e recipiente de favor.

4 O que é o homem, para que tu te lembres dele? E o que é o filho do homem, para que o visites?

homem – literalmente, “homem frágil”, uma alusão à sua enfermidade essencial.

filho do homem – só varia a forma de fala.

visites – a favor (Salmo 65:10). Este favor é agora mais plenamente ilustrado.

5 E tu o fizeste um pouco menor que os anjos; e com glória e honra tu o coroaste.

Deus colocou o homem em seguida em dignidade aos anjos, e um pouco mais abaixo, e o coroou com o império do mundo.

glória e honra – são os atributos da dignidade real (Sl 21: 5; Salmo 45: 3). A posição atribuída ao homem é a descrita (Gn 1: 26-28) como pertencente a Adão, em sua condição original, os termos empregados no detalhamento dos sujeitos do domínio do homem correspondentes aos que foram usados. Em um sentido modificado, em seu presente estado caído, o homem ainda está investido de alguns restos desse domínio original. É muito evidente, no entanto, pelas exposições inspiradas do apóstolo (Hb 2: 6-8; 1Co 15:27, 1Co 15:28) que a linguagem aqui empregada encontra seu cumprimento apenas na exaltação final de Cristo ‘ s natureza humana. Não há limite para as “todas as coisas” mencionadas, exceto Deus, que “põe todas as coisas abaixo”. Homem, na pessoa e glorioso destino de Jesus de Nazaré, o segundo Adão, o cabeça e representante da raça, não apenas ser restaurado à sua posição original, mas exaltado muito além disso. “O último inimigo, a morte”, através do medo do qual o homem, em seu estado atual, é “toda a sua vida em cativeiro” [Hb 2:15], “será destruído” [1Co 15:26]. Então todas as coisas terão sido colocadas debaixo de seus pés, “principados e potestades serão submetidos a ele” [1Pe 3:22]. Essa visão, longe de ser estranha ao escopo da passagem, é mais consistente que qualquer outra; pois o homem como raça não pode ser concebido para ter uma maior honra sobre ele do que ser assim exaltado na pessoa e no destino de Jesus de Nazaré. E, ao mesmo tempo, por nenhuma outra de Suas gloriosas manifestações Deus declarou mais ilustremente aqueles atributos que distinguem Seu nome do que no esquema de redenção, do qual esta economia forma uma característica tão importante e essencial. Na importação genérica da linguagem, como descrevendo a atual relação do homem com as obras das mãos de Deus, ela pode ser considerada típica, permitindo assim não apenas a aplicação usual, mas também esse sentido superior que os escritores inspirados da Novo Testamento atribuiu isso.

6 Tu o fazes ter controle sobre as obras de tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés.
7 Ovelhas e bois, todos eles, e também os animais do campo;
8 As aves dos céus, e os peixes do mar; e os que passam pelos caminhos dos mares.
9 Ó DEUS, nosso Senhor! Quão glorioso é o teu nome sobre toda a terra!
Apropriadamente, o escritor encerra esta curta, mas grávida e sublime canção de louvor com os termos de admiração com os quais foi aberta.

<Salmo 7 Salmo 9>

Introdução ao Salmo 8

Sobre [ou de acordo com] Gittith, provavelmente significa que a performance musical foi direcionada para estar de acordo com uma melodia daquele nome; que, derivado de Gath, um “lagar de vinho”, denota uma melodia (usada em conexão com a colheita da safra) de um caráter alegre. Todos os Salmos aos quais este termo é prefixado [Salmo 8: 1; Sl 81: 1; Salmo 84: 1] são de tal caráter. O salmista dá vazão à sua admiração pelas perfeições manifestadas de Deus, celebrando Sua providência condescendente e beneficente ao homem, conforme evidenciada pela posição da raça, como originalmente criada e atribuída um domínio sobre as obras de Suas mãos.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.