1 Pedro 3

1 Semelhantemente vós, esposas, estejais sujeitas aos próprios maridos, para que, ainda que alguns não obedeçam à Palavra, por meio do comportamento das esposas, sem palavra, sejam ganhos,

Semelhantemente. No grego “da mesma forma”; compare a razão da sujeição da mulher, 1Coríntios 11:8-10; 1Timóteo 2:11-14.

aos próprios. Não é a estranhos a quem é necessário sujeitar-se. Toda vez que é ordenada a obediência das mulheres aos seus maridos, usa-se o grego idios, “próprio”. Sentindo a necessidade de se apoiar alguém mais forte do que ela, a esposa (especialmente quando casada com um descrente) poderia ser tentada, embora apenas espiritualmente, a entrar num relacionamento com outro em que ela deveria estar com “seu próprio esposo” (1Coríntios 14:34-35, “perguntem a seus próprios maridos [idious] em casa”); um apego à pessoa do mestre poderia assim surgir, o que, mesmo não sendo adultério, enfraqueceria a relação conjugal em sua base espiritual (Steiger).

sem palavra. Independentemente de ouvir a palavra pregada, o modo comum de chegar a . Mas Bengel entende que é sem o discurso direto do Evangelho das esposas, eles sejam ganhos indiretamente. “A ação não falada é mais poderosa do que a fala não realizada” (Ecumenio). [JFU, 1866]

2 quando eles observarem o vosso comportamento puro e com temor.

comportamento puro – comportamento modesto e santo.

com temor – com um espírito de reverência para com seus maridos. Tal conduta evidenciaria que a religião que induziu e adoçou tal vida deve ser divina. [Whedon]

3 A vossa beleza não seja a exterior, como tranças de cabelos, joias de ouro, ou vestuário,

como tranças de cabelos – com o propósito de atrair admiração.

🔗 O que a Bíblia diz sobre joias e maquiagem? Assista a uma explicação detalhada sobre o assunto. (14 minutos)

vestuário – ostentoso e caro. “Tenha o rosto adornado de modéstia em vez de tinta, e valor moral e discernimento em vez de ouro e esmeraldas” (Melissa). [JFU, 1866]

4 mas sim, a pessoa interior no coração, o embelezamento incorruptível de um espírito manso e tranquilo, que é precioso diante de Deus.

a pessoa interior – que o cristão instintivamente esconde da opinião pública.

incorruptível. Não transitório, nem manchado com corrupção, como todos os enfeites terrenos.

manso e tranquilo. Não criando confusões: tranquilo, suportando com tranquilidade os transtornos causados ​​pelos outros. Mansos em afetos e sentimentos; tranquilo em palavras, semblante e ações (Bengel).

que é precioso. Os frutos da redenção devem corresponder ao seu alto preço (1Pedro 1:19).

diante de Deus – que olha para o interior, não apenas para as coisas externas. [JFU, 1866]

5 Pois assim também se embelezavam antigamente as mulheres santas, que esperavam em Deus, e eram sujeitas aos seus maridos.

Comentário A. R. Fausset

Pois assim também – com o ornamento de um espírito manso e quieto (compare o retrato da esposa piedosa, Provérbios 31:10-31).

esperavam – A esperança em Deus é a fonte da verdadeira santidade (Bengel).

eram sujeitas – O seu ornamento consistia na sua sujeição. A vaidade era proibida (1Pedro 3:3) como sendo contrária à sujeição feminina. [Jamieson; Fausset; Brown]

6 Dessa maneira Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe de senhor. Vós sois filhas dela se fizerdes o bem e não temerdes espanto algum.

Sara – um exemplo de fé.

chamando-lhe de senhor (Gênesis 18:12).

Vós sois filhas – de Abraão e Sara pela fé, considerando que fostes estrangeiros da aliança. [JFU, 1866]

7 Semelhantemente vós maridos, convivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como a vaso mais fraco, como sendo elas e vós juntamente herdeiros da graça da vida; a fim de que as vossas orações não sejam impedidas.

convivei. No grego, “habitai”: relacionado com “honrai a todos” em 1Pedro 2:17.

entendimento. Entendimento cristão: valorizando a relação devida dos sexos no desígnio de Deus, e agindo com ternura e tolerância: sabiamente: com sábia consideração.

dando honra à mulher. Tanto o marido como a esposa são vasos na mão de Deus, e da criação de Deus, para cumprir Seus propósitos graciosos. Ambos fracos, a mulher o mais fraco. O senso de sua própria fraqueza, e que ela, como ele, é vaso e estrutura de Deus, deve levá-lo a agir com terna e sábia consideração para com aquela que é a estrutura mais fraca dando honra a ela como sendo herdeiros juntos. A razão pela qual o homem deve dar honra à mulher é porque Deus dá honra a ambos como co-herdeiros; compare o mesmo argumento em 1Pedro 3:9.

graça da vida. O dom gracioso da vida de Deus (1Pedro 1:4,13).

a fim de que as vossas orações não sejam impedidas – por discórdias, que impedem a unidade da oração, da qual depende a bênção. [JFU, 1866]

8 E por fim, sede todos de uma mesma mentalidade, compassivos, tenhais amor pelos irmãos, e sede misericordiosos e benevolentes.

Resumo geral depois de ter detalhado deveres específicos de 1Pedro 2:18.

uma mesma mentalidade – quanto à fé.

compassivos. No grego, “simpatizando” na alegria e tristeza dos outros.

misericordiosos – para os aflitos.

benevolentes (“afáveis” ou “amigáveis” em algumas versões). Os manuscritos mais antigos dizem “humildes de espírito”, o que é um pouco diferente de “humilde”, pois indica um esforço consciente para ser verdadeiramente humilde. [JFU, 1866]

9 Não retribuais o mal com mal, ou insulto com insulto; ao contrário, bendizei, pois para isto fostes chamados, para que herdeis a bênção.

mal com mal. Em ações.

insulto com insulto.  Nas palavras.

bendizei – aqueles que lhe ofendem.

para que herdeis a bênção. Não apenas passiva, mas também ativa; recebendo bênção espiritual de Deus pela fé e, por sua vez, abençoando os outros pelo amor (Gerhard em Alford). “Não é para herdar uma bênção que devemos abençoar, mas porque nossa herança é uma bênção”. Nenhuma ofensa pode ferir você (1Pedro 3:13). Imitai a Deus que vos “abençoa”. Os primeiros frutos da Sua bênção para a eternidade são desfrutados pelos justos agora mesmo (1Pedro 3:10) (Bengel). [JFU, 1866]

10 Pois: quem quer amar a vida e ver dias bons, refreie sua língua do mal, e que seus lábios não falem engano.

quer amar. No grego, “deseja amar”. Aquele que ama a vida (presente e eterna), e deseja continuar a fazê-lo, não envolvendo-se em problemas que farão desta vida um fardo, e levá-lo a perder a vida eterna. Pedro confirma sua exortação em 1Pedro 3:9, pelo Salmo 34:12-16.

refreie. Em outras palavras, “pare de falar mal”; insinuando que nossa inclinação natural e costume é falar mal. “Os homens geralmente pensam que ficariam expostos à maldade dos seus inimigos se não reivindicassem os seus direitos com firmeza. Mas o Espírito promete uma vida de bem-aventurança a ninguém menos do que àqueles que são mansos e pacientes em relação aos males” (Calvino).

do malengano. Primeiro ele adverte contra os pecados da língua, fala maldosa, e enganadora, língua dobre; depois, contra os atos de injúria ao próximo. [JFU, 1866]

11 Afaste-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a.

Comentário A. R. Fausset

Nos manuscritos mais antigos, grego: “Além disso (além de suas palavras, em atos), afaste-se”.

siga-a – perseguir como uma coisa difícil de alcançar, e que foge deste mundo problemático. [Jamieson; Fausset; Brown]

12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e seus ouvidos atentos às suas orações; mas a face do Senhor é contra os que fazem o mal.

Comentário A. R. Fausset

Fundamento da prometida vida presente e eterna de bênção para os mansos (1Pedro 3:10). Os olhos do Senhor estão sempre sobre eles para o bem.

ouvidos atentos às suas orações – (1João 5:14-15).

facecontra – Os olhos implicam consideração favorável; a face do Senhor contra os que fazem o mal, implica que Ele os observa estritamente, de modo a não deixá-los ferir seu povo de verdade e de forma duradoura (compare 1Pedro 3:13). [Jamieson; Fausset; Brown]

13 E quem vos fará mal se fordes zelosos do bem?

Esta pergunta tem a intenção de implicar que, como coisa geral, eles não precisam temer o mal se levarem uma vida reta e benevolente. A ideia é que Deus os protegeria em geral, embora o próximo versículo mostre que o apóstolo não quis ensinar que haveria segurança absoluta, pois está implícito ali que eles poderiam ser chamados a sofrer “por causa da justiça”. Embora seja verdade que o Salvador foi perseguido por pessoas perversas, embora sua vida tenha sido inteiramente gasta em fazer o bem; embora seja verdade que os apóstolos foram mortos, ainda que seguindo seu exemplo; e apesar de ser verdade que pessoas boas têm sofrido perseguição, embora trabalhando apenas para fazer o bem, ainda é verdade como uma coisa geral que uma vida de integridade e benevolência conduz à segurança, mesmo em um mundo perverso. As pessoas que são retas e puras; que vivem para fazer o bem aos outros que são caracteristicamente benevolentes e que são imitadores de Deus – são aquelas que geralmente passam a vida com mais tranquilidade e segurança, e muitas vezes estão seguras quando nada mais pode dar segurança a não ser confiança em sua integridade. Um homem de uma vida santa e pura pode, sob a proteção de Deus, confiar nesse caráter para levá-lo com segurança através do mundo e levá-lo finalmente a uma sepultura honrada. Ou se ele for caluniado ao viver, e seu sol se puser sob uma nuvem, seu nome ainda será vindicado, e justiça será feita a ele quando ele estiver morto. Em última análise, o mundo julga certo, respeitando o caráter, e dá “honra a quem a honra é devida”. Compare com Salmos 37:3-6. [Barnes]

14 Porém, mesmo se sofrerdes por causa da justiça, benditos sois. Não tenhais medo deles, nem vos perturbeis.

Porém, mesmo se. “As promessas desta vida se estendem apenas até onde é conveniente para nós que elas sejam cumpridas” (Calvino). Assim, ele passa a declarar as exceções à promessa (1Pedro 3:10), e como os verdadeiramente sábios se comportarão em tais casos excepcionais. mesmo se sofrerdes; se isso acontecer; “sofra”, uma palavra mais leve do que o mal.

por causa da justiça. “não o sofrimento, mas a causa pela qual se sofre, faz o mártir” (Agostinho).

bendito sois. Nem mesmo o sofrimento pode tirar a sua bem-aventurança, mas sim promovê-la.

Não tenhais medo deles. Não comprometa sua bênção (1Pedro 3:9) temendo o homem em seus momentos de adversidade. Em outras palavras, não se apavorem com aquilo que eles tentam vos atingir, e nem com o que os atinge na adversidade. Este versículo e 1Pedro 3:15 é citado de Isaías 8:12-13. Só Deus deve ser temido; aquele que teme a Deus não tem mais nada a temer.

nem vos perturbeis. A ameaça da lei, Levítico 26:36; Deuteronômio 28:65-66; em contraste com o que o Evangelho dá ao crente um coração assegurado do favor de Deus, e portanto, inabalável em meio a todas as adversidades. Não apenas não tenha medo, mas nem mesmo se deixem agitar. [JFU, 1866]

15 Mas santificai a Cristo como Senhor em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e respeito a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós,

santificaihonre como santo, consagrando-o em seus corações. Assim, na oração do Senhor (Mateus 6:9). A santidade de Deus é assim glorificada em nossos corações como morada do Seu Espírito.

e. No grego, “mas”, ou “além disso”. Além desta santificação interior de Deus no coração, esteja também sempre pronto para responder – uma resposta apologética defendendo sua fé.

a razão – o motivo razoável. Isto refuta o dogma de Roma, “Eu acredito nisso, porque a Igreja acredita nisso”. Credulidade é acreditar sem evidência; fé é acreditar em evidência. Não há repouso para a razão em si, mas na fé. Este versículo não impõe uma obrigação de apresentar uma prova aprendida e uma defesa lógica da revelação. Mas como os crentes se negam, crucificam o mundo e enfrentam a perseguição, eles devem ser encorajados por uma forte “esperança”; os homens do mundo, que não têm essa esperança, são movidos pela curiosidade a perguntar o segredo dessa esperança; o crente deve estar pronto para dar um relato “como esta esperança surgiu nele, o que ela contém e sobre o que ela repousa” (Steiger).

com. Os manuscritos mais antigos dizem: “mas com”. Esteja pronto, mas com “mansidão”. Não com arrogância.

mansidão (1Pedro 3:4). A maneira mais eficaz; não a impetuosidade auto-suficiente. [JFU, 1866]

16 tendo uma boa consciência; para que, naquilo que sois malfalados, os que insultam o vosso bom comportamento em Cristo sejam envergonhados.

tendo uma boa consciência. A fonte da prontidão para prestar contas da nossa esperança. Assim, esperança e boa consciência andam juntas em Atos 24:15-16. Confissão sem prática não tem peso. Mas aqueles que têm uma boa consciência podem prestar contas de sua esperança “com mansidão”.

naquilo (1Pedro 2:12).

insultam o vosso bom comportamento. “Caluniam”; o grego expressa malícia mostrada tanto em atos como em palavras. É traduzido como “maldizem” em Mateus 5:44; Lucas 6:28.

em Cristo – quem é o próprio elemento da vossa vida como cristãos. “Em Cristo” define “bom”. É a vosso bom comportamento como cristãos, não como cidadãos, que desperta a malícia dos ímpios (1Pedro 4:4-5,14). [JFU, 1866]

17 Pois é melhor que sofrais fazendo o bem, se assim a vontade de Deus quer, do que fazendo o mal.

se assim a vontade de Deus quer. Aqueles que honram a vontade de Deus como sua mais elevada lei (1Pedro 2:15) têm o conforto de saber que o sofrimento é designação de Deus (1Pedro 4:19). Assim foi ao próprio Cristo; nossa tendência é não quer isso. [JFU, 1866]

18 Porque também Cristo morreu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos; para que vos levasse a Deus. Ele estava, de fato, morto na carne, mas vivificado pelo Espírito,

morto na carne. Em sua natureza humana.

mas vivificado pelo Espírito. Aquele mesmo corpo morto foi reavivado pelo poder de sua Divindade. Há várias opiniões sobre o significado deste versículo, mas essa é mais provável. [Clarke, 1832]

19 no qual ele também foi pregar aos espíritos em prisão.

Quem são estes “espíritos”? Alguns afirmam que são anjos desobedientes, os “filhos de Deus” de Gênesis 6 (Keener, por exemplo), outros defendem que são as pessoas do tempo de Noé, que pereceram no dilúvio (Agostinho, Wesley).

20 Estes são os que antigamente foram rebeldes, quando a paciência de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto era preparada a arca. Nela, poucas almas (isto é, oito) foram salvas por meio da água.

quando a paciência de Deus aguardava nos dias de Noé. No grego, “continuava a esperar” (se porventura os homens nos cento e vinte anos da graça se arrependeriam) até que o fim de Sua espera veio na morte deles pelo dilúvio. Isso refuta a ideia de Alford de um segundo dia de graça foi dado no Hades. Os dias de Noé são selecionados, pois a arca e o dilúvio respondem, respectivamente, ao “batismo” e à próxima destruição dos incrédulos pelo fogo.

enquanto era preparada a arca (Hebreus 11:7). Um longo período de “longanimidade e espera” de Deus, como Noé tinha poucos para ajudá-lo, o que tornou a incredulidade do mundo ainda mais indesculpável.

oito. Sete (o número sagrado) com o ímpio Cam.

almas. Já que este termo é usado para pessoas vivas, por que não deveria “Espíritos” também? Noé pregou aos seus ouvidos, mas Cristo em espírito, aos seus espíritos ou naturezas espirituais.

foram salvas por meio da água. A mesma água que afogou os incrédulos, elevou a arca na qual os oito foram salvos. Não como alguns traduzem, “foram trazidos a salvo através da água”. No entanto, o sentido da preposição pode ser como em 1Coríntios 3:15, “eles foram preservados com segurança através da água”, apesar de terem que estar na água. [JFU, 1866]

21 Esta é uma representação do batismo, que agora também vos salva, não como remoção da sujeira do corpo, mas sim como o pedido de boa consciência a Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo.

é uma representação. Aquilo que a arca tipifica, o batismo, agora nos salva – isto é, através da água do batismo somos salvos do pecado que invade o mundo como um dilúvio: não, de fato, o sinal exterior puro, mas a graça interior; uma consciência divina de que tanto nós quanto nossas ações são aceitas por meio daquele que morreu e ressuscitou. [Wesley, 1765]

22 Ele está à direita de Deus, depois de haver subido ao céu; e os anjos, as autoridades, e os poderes estão sob o seu comando.

(Salmo 110:1; Romanos 8:34,38; 1Coríntios 15:24; Efésios 1:213:10; Colossenses 1:162:10-15). O resultado de Sua paciência em Seus sofrimentos voluntários e imerecidos: um padrão para nós, 1Pedro 3:17-18.

subido ao céu (Lucas 24:51). Provando contra os racionalistas uma verdadeira ascensão material. Os manuscritos mais antigos da Vulgata e dos Pais latinos, acrescentam aquilo que nos expressa o benefício de Cristo sentado à direita de Deus, “que está à direita de Deus, tendo tragado a morte para nos tornarmos herdeiros da vida eterna“. Os manuscritos gregos, no entanto, rejeitam as palavras. Compare com este versículo os discursos de Pedro, Atos 2:32-353:21,26; Atos 10:40,42. [JFU, 1866]

<1 Pedro 2 1 Pedro 4>

Introdução à 1Pedro 3

Em 1 Pedro 3 são abordados: os deveres dos maridos e esposas, exortações ao amor e a paciência, e a conduta correta sob perseguições por causa da justiça, seguindo o exemplo de Cristo. A morte de Cristo resultou em vivificação para nós através da Sua ressurreição, da qual o batismo é o selo sacramental. [Fausset]

Visão geral de 1Pedro

Na primeira carta de Pedro, o apóstolo ” oferece esperança aos Cristãos perseguidos e os orienta com instruções práticas sobre como viver uma vida consistente com o seguir Jesus”. Para uma visão geral desta carta, assista ao breve vídeo abaixo produzido pelo BibleProject. (8 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Primeira Epístola de Pedro.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.