Bíblia, Revisar

Atos 10

1 E havia um certo homem em Cesareia, de nome Cornélio, centurião, do esquadrão chamado Italiano;

At 10: 1-48. Adesão e batismo de Cornélio e seu partido; ou as primícias dos gentios.

Entramos aqui em uma fase inteiramente nova da Igreja Cristã, a “abertura da porta da fé aos gentios”; em outras palavras, o reconhecimento dos gentios, em termos de perfeita igualdade com o discipulado judeu, sem a necessidade da circuncisão. Alguns começos parecem já ter sido feitos nessa direção (veja em At 11:20-21); e Saul provavelmente agiu de acordo com esse princípio desde o início, tanto na Arábia quanto na Síria e na Cilícia. Mas se ele tivesse sido o principal promotor da admissão de gentios incircuncisos na Igreja, o partido judeu, que nunca foi amigável para ele, teria adquirido tal força a ponto de levar a Igreja à beira de um cisma desastroso. Mas em Pedro, “o apóstolo” especialmente “da circuncisão” foi conferido a honra de iniciar este grande movimento, como antes da primeira admissão dos crentes judeus. (Veja em Mt 16:19). Depois disso, no entanto, alguém que já havia chegado ao palco foi para eclipsar esse “maior dos apóstolos”.

Cesaréia – (Veja At 8:40).

do esquadrão chamado Italiano – uma coorte de italianos, distinta dos soldados nativos, alojados em Cesaréia, provavelmente como guarda-costas do procurador romano que residia lá. Uma moeda antiga faz menção expressa de tal coorte na Síria. [Akerman, ilustrações numismáticas do Novo Testamento.]

2 Devoto, e temente a Deus, com toda a sua casa; e que fazia muitas doações ao povo, e continuamente orava a Deus.

Devoto… – um prosélito gentio incircunciso para a fé judaica, de quem havia um grande número neste tempo; um distinto prosélito, que trouxera todo o seu lar sob a influência da fé judaica e a observância regular de seus principais períodos de adoração.

fazia muitas doações ao povo – isto é, o povo judeu, no mesmo princípio que outro centurião antes dele (Lc 7:5); achando que não era “grande coisa”, se eles tivessem “semeado coisas espirituais para ele, para que eles colhessem suas coisas carnais” (1Co 9:11).

orou a Deus sempre – nas estações diárias declaradas. (Veja At 10:3).

3 Ele viu claramente em visão, cerca da hora nona do dia, a um anjo de Deus, que vinha a ele, e lhe dizia: Cornélio!

evidentemente – “distintamente”.

cerca da hora nona do dia – três horas, a hora do sacrifício da noite. Mas ele estava “jejuando até aquela hora” (At 10:30), talvez a partir da sexta hora (At 10:9).

4 E ele, olhando-lhe atentamente, e muito atemorizado, disse: O que é, Senhor? E disse-lhe: Tuas orações e doações subiram à memória diante de Deus.

O que é, Senhor? – linguagem que, apesar de ter sido pronunciada, indicava reverência e humildade infantis.

Tuas orações e doações – O modo em que ambos são especificados é enfático. Aquele denota a saída espiritual de sua alma para Deus, o outro, sua saída prática para os homens.

subiram à memória diante de Deus – isto é, como um sacrifício agradável a Deus, como um odor doce (Ap 8:4).

5 E agora envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro.

por um Simão, etc. – (Veja At 9:11).

6 Este está hospedado na casa de um Simão curtidor, cuja casa é junto ao mar.
7 E tendo partido o anjo que falava com Cornélio, ele chamou a dois de seus servos, e a um soldado devoto, dos que permaneciam continuamente com ele.

foi embora, ele chamou – imediatamente fazendo como dirigido e, assim, mostrando a simplicidade de sua fé.

um soldado devoto, dos que permaneciam continuamente com ele – dos “soldados sob ele”, como o centurião de Cafarnaum (Mt 8:9). Quem este “soldado devoto” foi, só pode ser questão de conjectura. Da Costa [Quatro Testemunhas] dá uma série de razões engenhosas para pensar que, tendo se apegado a Pedro – cuja influência na composição do segundo Evangelho é atestada pela tradição mais antiga, e está gravada no próprio Evangelho – ele não é além do Evangelista Marcos.

8 E tendo lhes contado tudo, enviou-os a Jope.
9 E no dia seguinte, enquanto estes iam pelo caminho, e chegando perto da cidade, Pedro subiu ao telhado para orar, quase à hora sexta.

subiu ao telhado – o telhado plano, o lugar escolhido no Oriente para a aposentadoria legal.

a sexta hora – meio dia.

10 E tendo ele fome, quis comer; e enquanto estavam lhe preparando, caiu sobre ele um êxtase.

um êxtase – diferindo da “visão” de Cornélio, na medida em que as coisas vistas não tinham a mesma realidade objetiva, embora ambas fossem sobrenaturais.

11 E ele viu o céu aberto, e descia a ele um certo objeto, como um grande lençol, abaixando-se pelas quatro pontas à terra;
12 Em que havia de todos os animais quadrúpedes da terra, e animais selvagens, e répteis, e aves do céu.

todo tipo de bestas quadrúpedes etc. – isto é, o limpo e o impuro (cerimonialmente) todos misturados.

13 E veio-lhe uma voz, dizendo : Pedro, mata e come.
14 Mas Pedro disse: De maneira nenhuma, Senhor; porque nunca comi coisa alguma ordinária ou impura.

Não é assim, Senhor – Veja a referência marginal.

nunca comi coisa alguma ordinária – isto é, não santificado pela permissão divina para comer dele, e assim “impuro”. “A distinção de carnes era um sacramento de distinção nacional, separação e consagração” (Webster e Wilkinson) .

15 E a voz voltou a dizer ,pela segunda vez: O que Deus purificou, não faças tu como se fosse ordinário.

O que Deus purificou, não faças tu como se fosse ordinário – As distinções cerimoniais terminam, e os gentios, cerimonialmente separados do povo escolhido (At 10:28), e excluídos desse acesso a Deus nas ordenanças visíveis de Sua Igreja, que eles gostaram, agora estão em perfeita igualdade com eles.

16 E isto aconteceu três vezes; e o objeto voltou a ser recolhido acima ao céu.

feito três vezes – Veja Gn 41:32.

17 E enquanto Pedro estava pensando perplexo consigo mesmo o que seria aquela visão que ele tinha visto, eis que os homens que tinham sido enviados por Cornélio, perguntando pela casa de Simão, pararam à porta.

enquanto Pedro duvidava … o que isto deveria significar, eis que os três homens … pararam diante do portão … e perguntaram – “estavam inquirindo”, isto é, no ato de fazê-lo. As preparações feitas aqui – de Pedro para seus visitantes gentios, como de Cornélio para ele – são devotadamente notáveis. Mas, além disso, no mesmo momento, “o Espírito” informa expressamente que três homens estavam perguntando por ele, e pede-lhe sem hesitação ir com eles, como enviado por ele.

18 E chamando, perguntaram se Simão, que tinha por sobrenome Pedro, estava hospedado ali.
19 E estando Pedro pensando naquela visão, o Espírito lhe disse: Eis que três homens te buscam.
20 Então levanta-te, desce, e vai com eles, sem duvidar; porque eu os enviei.
21 E Pedro, tendo descido aos homens, disse: Eis que eu sou a quem buscais; qual é o motivo pelo qual estais aqui?

Eis que eu sou a quem buscais – Isto parece ter sido dito sem qualquer comunicação feita a Pedro em relação aos homens ou a sua missão.

22 E eles disseram: Cornélio, que é centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi revelado por um santo anjo para te chamar até a casa dele, e ouvir de tuas palavras.

homem justo… – bem testemunho isso de seus próprios servos.
de bom relatório entre toda a nação dos judeus – especificado, sem dúvida, para conciliar a consideração favorável do apóstolo judeu.

ouvir palavras de ti – (Veja em At 11:14).

23 Então chamando-os para dentro, recebeu-os em casa. Mas no dia seguinte, Pedro foi com eles; e foram com ele alguns dos irmãos de Jope.

chamando-os para dentro, recebeu-os em casa – antecipando assim parcialmente essa comunhão com os gentios.

Pedro foi … com eles e alguns irmãos – seis em número (At 11:12).

de Jope – como testemunhas de uma transação que Pedro estava preparado para acreditar grávida de grandes consequências.

24 E no dia seguinte chegaram a Cesareia. E Cornélio estava esperando por eles, tendo chamado a seus parentes e amigos mais íntimos.

Cornélio … reuniu seus parentes e amigos próximos – dando a entender que havia tempo suficiente em Cesaréia para estabelecer relações ali e que tinha amigos íntimos ali cuja presença ele não tinha vergonha de convidar para uma reunião religiosa da mais solene natureza.

25 E sucedeu que, ao Pedro entrar, Cornélio se encontrou com ele, e caindo aos pés dele, adorou-o.

quando Peter estava chegando, Cornelius o encontrou – uma marca do mais alto respeito.

caindo aos pés dele, adorou-o – No Oriente, este modo de mostrar respeito era costumeiro não apenas para reis, mas para outros que ocupavam uma posição superior; mas entre os gregos e romanos estava reservada para os deuses. Pedro, portanto, declara que não é devido a nenhum mortal (Grotius). “Aqueles que afirmam ter sucedido a Pedro, não imitaram esta parte de sua conduta” (Alford) (somente verificando 2Ts 2:4, e compare Ap 19:1022:9).

26 Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te; eu mesmo também sou um ser humano.
27 E tendo conversado com ele, entrou; e achou a muitos que ali tinham se reunido.
28 E disse-lhes: Vós sabeis como não é lícito a um homem judeu juntar-se de estrangeiros, ou aproximar-se deles; mas Deus me mostrou que a ninguém chame de ordinário ou impuro.

Você sabe que é … ilegal … que … um judeu faça companhia, ou venha para uma de outra nação, etc. – Não havia nenhuma proibição expressa para esse efeito, e até certo ponto o intercurso certamente foi mantido. (Veja a história do Evangelho, no final). Mas a comunhão social íntima não era praticada, como sendo adversa ao espírito da lei.

29 Portanto eu, tendo sido chamado, vim sem qualquer oposição de minha parte . Então eu pergunto: por que motivo me mandastes chamar?

Peço, portanto, etc. – O discurso todo é cheio de dignidade, o apóstolo vendo na companhia diante dele uma nova irmandade, em cuja mente devota e indagadora ele foi divinamente dirigido a derramar a luz da nova verdade.

30 E Cornélio disse: Há quatro dias que, até esta hora eu estava jejuando, e orava à hora nona em minha casa.

Há quatro dias que – os mensageiros foram enviados no primeiro; no segundo, alcançando Jope (At 10:9); partindo de Cesaréia no terceiro; e na quarta chegando.

31 E eis que um homem se pôs diante de mim com uma roupa brilhante, e disse: Cornélio, tura oração tem sido ouvida, e tuas doações têm sido lembradas diante de Deus.
32 Envia pois a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro; este se hospeda na casa de Simão o curtidor, junto ao mar.
33 Então logo eu enviei a ti; e bem fizeste em vir até aqui; agora pois estamos todos aqui presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto Deus tem te ordenado.

agora pois estamos todos aqui presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto Deus tem te ordenado – Bela expressão de toda a preparação para receber o esperado ensinamento divino através dos lábios deste professor comissionado pelo Céu, e delicioso encorajamento a Pedro para expressar livremente o que sem dúvida já estava em seus lábios!

34 E Pedro, abrindo a boca, disse: Reconheço que é verdade que Deus não faz acepção de pessoas.

Pedro abriu a boca – (Veja em Mt 5:2).

De uma verdade eu percebo – isto é, “agora tenho demonstrado diante dos meus olhos”.

que Deus não faz acepção de pessoas – Não, “eu vejo que não há favoritismo caprichoso com Deus”, pois Pedro nunca imaginaria tal coisa; mas (como a próxima sentença mostra), “vejo que Deus tem respeito apenas ao caráter pessoal e ao estado na aceitação dos homens, sendo as distinções nacionais e eclesiásticas de nenhuma importância”.

35 Mas sim, em toda nação, aquele que o teme, e pratica a justiça, este lhe é agradável.

Mas em toda nação – não (observe), em toda religião; de acordo com uma distorção comum dessas palavras.

aquele que o teme, e pratica a justiça – Sendo esta a fraseologia bem conhecida do Antigo Testamento ao descrever o homem verdadeiramente piedoso, dentro da clareza da religião revelada, não se pode alegar que Pedro quis dizer que denotasse um caráter meramente virtuoso, em o sentido pagão; e como Pedro havia aprendido o suficiente, dos mensageiros de Cornélio e de seus próprios lábios, para convencê-lo de que todo o caráter religioso desse oficial romano havia sido moldado na fé judaica, não pode haver dúvida de que o apóstolo pretendia descrever exatamente tal santidade – em sua espiritualidade interna e fecundidade externa – como Deus já havia declarado como genuíno e aprovado. E desde que para tal “Ele dá mais graça”, de acordo com a lei do Seu Reino (Tg 4:6; Mt 25:29), Ele envia Pedro, para não ser o instrumento de sua conversão, como é muito frequentemente chamado, mas simplesmente para “mostrar-lhe o caminho de Deus mais perfeitamente”, como antes para o eunuco etíope devoto.

36 A palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando o Evangelho da paz por meio de Jesus Cristo; este é o Senhor de todos.

enviou aos filhos de Israel – pois para eles (ele os teria distintamente a conhecer) o Evangelho foi pregado pela primeira vez, assim como os fatos ocorreram no teatro especial da economia antiga.

pregar a paz por Jesus Cristo – a soma gloriosa de toda a verdade do Evangelho (1Co 1:20-22).

este é o Senhor de todos – exaltado a abraçar sob a abóbada de sua paz, judeus e gentios, a quem o sangue de sua cruz havia cimentado em uma família de Deus reconciliada e aceita (Ef 2:13-18).

37 Vós sabeis da palavra que veio por toda a Judeia, começando desde a Galileia, depois do batismo que João pregou.

Vós como … Os fatos, ao que parece, eram notórios e extraordinários demais para serem desconhecidos daqueles que se misturavam tanto com os judeus, e se interessavam de tal forma por todos os assuntos judaicos quanto eles; embora, como o eunuco, eles não soubessem o significado deles.

que foi publicado em toda a Judéia, e começou da Galileia – (Veja Lc 4:14,37,447:17; 9:623:5).

depois do batismo que João pregou – (Veja em At 1:22).

38 E sobre Jesus de Nazaré; como Deus o ungiu com o Espírito Santo, e com poder; o qual percorreu os lugares fazendo o bem, e curando a todos os oprimidos pelo diabo; porque Deus era com ele.

Agora Deus ungiu a Jesus de Nazaré – ao invés disso, “Jesus de Nazaré (como o fardo dessa palavra publicada), como Deus o ungiu”.

com o Espírito Santo, e com poder – isto é, no Seu batismo, proclamando-O visivelmente MESSIAS, “o Cristo do Senhor”. Veja Lc 4:18-21. Pois não é sua unção por santidade pessoal em Sua encarnação a que se refere – como muitos dos Padres e alguns modernos a adotam – mas Sua investidura com a insígnia do ofício messiânico, na qual Ele se apresentou depois de Seu batismo para a aceitação das pessoas.

percorreu os lugares fazendo o bem – sustentando o caráter benéfico de todos os Seus milagres, que eram o caráter predito deles (Is 35:5-6, etc.).

curando a todos os oprimidos pelo diabo – seja na forma de posses demoníacas, ou mais indiretamente, como nela “a quem Satanás amarrou com um espírito de enfermidade dezoito anos” (Lc 13:16); mostrando assim a si mesmo o Redentor de todo o mal.

porque Deus era com ele – Assim o apóstolo eleva-se suavemente à suprema dignidade de Cristo com a qual ele se fecha, acomodando-se a seus ouvintes.

39 E nós somos testemunhas de todas as coisas que ele fez; tanto na terra dos judeus, como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando -o em um madeiro.

ele fez – não objetos de reverência supersticiosa, mas simplesmente testemunhas dos grandes fatos históricos sobre os quais o Evangelho é fundado.
matou e enforcou – isto é, matou pendurado.

em uma árvore – Assim, At 5:30 (e veja em Gl 3:13).

40 A este Deus ressuscitou ao terceiro dia, e fez com que fosse manifesto;

mostrou-lhe abertamente; Não para todas as pessoas – pois não era apropriado que Ele se sujeite, em Sua condição ressurreta, a uma segunda rejeição em Pessoa.

mas para testemunhas escolhidas antes de Deus … para nós, que comemos e bebemos com ele depois que ele ressuscitou, etc. – Não menos certo, portanto, foi o fato de Sua ressurreição, embora se abstendo do olhar geral em Seu corpo ressuscitado.

41 Não a todo o povo, mas sim a testemunhas determinadas por Deus com antecedência: a nós, que juntamente com ele comemos e bebemos, depois dele ter ressuscitado dos mortos.
42 E ele nos mandou pregar ao povo, e dar testemunho de que ele é o que foi ordenado por Deus para ser Juiz dos vivos e dos mortos.

ele é o que foi ordenado por Deus para ser Juiz dos vivos e dos mortos – Ele o havia proclamado “Senhor de todos”, para dispensar a “paz” a todos igualmente; agora ele o anuncia no mesmo senhorio supremo, para o exercício do julgamento de todos os outros. Nesta ordenação divina, veja Jo 5:22-23,2717:31. Assim, temos aqui toda a verdade do Evangelho em breve. Mas, o perdão através deste exaltado é a nota final do discurso maravilhosamente simples de Pedro.

43 A este todos os profetas dão testemunho, de que todos os que nele crerem receberão perdão dos pecados por meio do seu nome.

A este todos os profetas dão testemunho – isto é, esse é o fardo, geralmente do testemunho profético. Assim, era mais apto dar o espírito de seu testemunho do que citá-los detalhadamente em tal ocasião. Mas que esta declaração apostólica da importância evangélica dos escritos do Antigo Testamento seja devotadamente ponderada por aqueles que estão dispostos a racionalizar esse elemento no Antigo Testamento.

de que todos os que nele crerem – Isto foi evidentemente dito com referência especial ao público gentio então diante dele, e formou uma nobre conclusão prática para todo o discurso.

44 E estando Pedro ainda falando estas palavras, o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviam a palavra.

o Espírito Santo caiu – por manifestação visível e audível (At 10:46).

45 E os crentes que eram da circuncisão, tantos quantos tinham vindo com Pedro, ficaram muito admirados de que também sobre os gentios fosse derramado o dom do Espírito Santo.

eles da circuncisão … ficaram espantados … porque o que sobre os gentios também foi derramado, etc – sem circuncisão.

46 Porque eles os ouviam falar em diversas línguas, e a engrandecer a Deus. Então Pedro respondeu:

ouviam falar em diversas línguas, e a engrandecer a Deus – Como no dia de Pentecostes não foi um milagre vazio, não mero falar de línguas estrangeiras, mas proferimento das “obras maravilhosas de Deus” em línguas para eles desconhecido (At 2:11), então aqui; mas mais notável neste caso, pois os oradores estavam talvez menos familiarizados com as canções de louvor do Antigo Testamento.

Então Pedro respondeu: Pode alguém proibir a água … que recebeu o Espírito Santo, etc. – Marcos, ele não diz, Eles receberam o Espírito, o que eles precisam para a água? mas, tendo o discipulado vivo transmitido a eles e visivelmente estampado neles, que objeção pode haver em admiti-los, pelo selo do batismo, na plena comunhão da Igreja?

47 Por acaso pode alguém impedir a água, para que não sejam batizados estes, que também, assim como nós, receberam o Espírito Santo?

assim como nós, receberam o Espírito Santo – e são, portanto, em tudo o que é essencial para a salvação, em um nível com nós mesmos.

48 E mandou que fossem batizados no nome do Senhor. Então lhe pediram que continuasse com eles por alguns dias.

E mandou que fossem batizados – não fazendo isso com as próprias mãos, como nem Paulo, exceto em raras ocasiões (1Co 1:14-17; compare com At 2:38; Jo 4:2).

orou … para que ele permanecesse certos dias – “dias de ouro” (Bengel), gasto, sem dúvida, em refrescante comunhão cristã, e em transmitir e receber ensinamentos mais completos sobre os vários tópicos do discurso do apóstolo.

<Atos 9 Atos 11>

Leia também uma introdução ao Livro dos Atos dos Apóstolos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.