Bíblia, Revisar

1 Pedro 4

1 Visto que Cristo sofreu na carne, armai-vos também com o mesmo modo de pensar, pois quem sofreu na carne terminou com o pecado;

1Pe 4: 1-19. Como o Cristo ressuscitado, os crentes daqui em diante não devem mais ter a ver com o pecado.

Quando o fim estiver próximo, cultivem o autocontrole, a oração vigilante, a caridade, a hospitalidade, o discurso escriturístico, ministrando uns aos outros de acordo com seus vários dons para a glória de Deus: regozijando a paciência sob o sofrimento.

para nós – apoiado por alguns manuscritos e versões mais antigos, omitidos por outros.

na carne – em seu corpo mortal de humilhação.

braço – (Ef 6:11,13).

a mesma mente – de sofrer com disposição paciente o que Deus quer que você sofra.

aquele que sofreu – por exemplo, primeiro Cristo, e em sua pessoa o crente: uma proposição geral.

terminou – literalmente, “foi feito cessar”, obteve pelo próprio fato de ter sofrido uma vez por todas, uma cessação do pecado, que até então havia nele (Rm 6:6-11, especialmente, 1Pe 4:7). O cristão é pela fé um com Cristo: como então Cristo pela morte é libertado judicialmente do pecado; assim, o cristão que morreu na pessoa de Cristo, não tem mais a ver com isso judicialmente e não deveria ter mais a ver com isso de fato. “A carne” é a esfera na qual o pecado tem lugar.

2 para que, no resto do tempo na carne, não viva mais segundo os maus desejos humanos, mas sim segundo a vontade de Deus.

com a visão de não mais viver o resto do seu tempo. ”

3 Pois já basta, no tempo passado, termos feito a vontade dos pagãos, e andado em promiscuidades, desejos maliciosos, bebedeiras, orgias, festas de embriaguez, e abomináveis idolatrias.

Pois já basta – grego, “é suficiente”. Pedro toma o terreno mais baixo: pois nem mesmo o tempo passado deveria ter sido desperdiçado em luxúria; mas desde que você não pode recordar, pelo menos, definir o futuro para melhor conta.

nós – omitidos nos manuscritos mais antigos.

forjado – grego, “forjado para fora”.

Gentios – pagãos: que muitos de vocês foram.

quando, etc. – “andando como fizeste (Alford) na lascívia”; o grego significa conduta petulante, indecente, descarada e desenfreada: não tanto luxúria imunda.

excesso de vinho – “vinho-bibbings” (Alford).

abomináveis ​​- “nefastas”, “idolatrias sem lei”, violando a lei mais sagrada de Deus; não que todos os leitores de Pedro (veja em 1Pe 1:1) andassem neles, mas muitos, a saber, a porção gentia deles.

4 Como eles estranham vós não agirdes como eles, que correm em busca da extrema devassidão, por isso falam mal de vós.

Em que – Em relação ao qual o abandono de sua antiga caminhada (1Pe 4:3).

não corra com eles – avidamente, em tropas (Bengel).

excesso – literalmente, “profusão”; uma pia: água estagnada remanescente após uma inundação.

motim – libertinagem.

falam mal – acusando-o de orgulho, singularidade, hipocrisia e crimes secretos (1Pe 4:14; 2Pe 2:2). No entanto, não há “de você” no grego, mas simplesmente “blasfémia”. Parece-me sempre ser usado, direta ou indiretamente, no sentido de má índole contra Deus, Cristo ou o Espírito Santo, e a religião cristã, não meramente contra os homens como tais; Grego, 1Pe 4:14, abaixo.

5 Eles terão de prestar contas ao que está pronto para julgar os vivos e os mortos.

Aqueles que agora o chamam falsamente, terão que se responsabilizar por isso, falando muito mal (Jd 1:15), e serão condenados com justiça.

pronto – muito rapidamente (1Pe 4:7; 2Pe 3:10). A vinda de Cristo é para o crente sempre próximo.

6 Pois por isso o evangelho também foi pregado aos mortos, para que, mesmo que tenham sido julgados na carne segundo os critérios humanos, vivam em espírito segundo os critérios de Deus.

Pois – dando a razão de 1Pe 4: 5, “julgue os mortos”.

o evangelho também foi pregado aos mortos – bem como os agora vivos, e os que estão relacionados vivos na vinda do Juiz. “Morto” deve ser tomado no sentido literal de 1Pe 4:5, que refuta a explicação “morto” nos pecados. Além disso, a ausência do artigo grego não restringe o sentido do “morto” a pessoas mortas em particular, pois não são tão cruciais em relação a eles. O que parece ser, Pedro, como se fosse uma atitude atitude da Igreja em todas as ocasiões, esperando por um momento, diz, O Juiz está pronto para fazer os rápidos e mortos, os eu digo, eles também estão em sua O Evangelho pregado a eles, para que eles pudessem ser considerados como os mesmos do que os seres humanos, é um sabre, homens na carne. e escapando da condenação ao abraçar o evangelho pregado, Lc 20:38, sendo assim feito como Cristo na morte e na vida. Pedro 3:18). Ele diz: “viva”, não “tornado vivo” ou estimulado; pois eles supostamente já foram “vivificados com Cristo” (Ef 2:5). Este verso é paralelo a 1Pe 3:18; comparar Nota, veja em 1Pe 3:18. O Evangelho, amplos, foi “pregado” à Igreja do Antigo Testamento; embora não tão completo quanto à Igreja do Novo Testamento. O Evangelho não pode ser pregado a todos os que não podem ser salvos na vinda de Cristo. O Pedro está a referir-se apenas àqueles que estão ao alcance do Evangelho, ou seja, pode-se ter conhecido através de Deus nos antigos Passos do Novo Testamento. Pedro, como Paulo, argumentos que foram à morte do Cristo, não foram tão diferentes quanto aos que foram ressuscitados, visto que vivem para ele, ou “segundo”, Deus, mesmo já em Sua propósito. A explicação de Alford é errado, “para que os seres humanos possam ser julgados de acordo com os homens em relação à carne”, isto é, estarem no estado da sentença completa sobre o pecado, que é um morte após uma carne. Pois “julgado” não pode ter ter uma influência diferente neste verso do juiz juiz 1: 4: 5. “Viver de acordo com Deus” significa viver, Deus vive, divino; em contraste com “de acordo com os homens na carne”, isto é, uma vida como os homens vivem na carne.

7 O fim de todas as coisas está próximo; portanto sede sóbrios, e vigiai em orações.

Retomando a ideia em 1Pe 4:5.

O fim de todas as coisas – e, portanto, também da devassidão (1Pe 4:3-4) dos ímpios e dos sofrimentos dos justos (Bengel). A proximidade significada não é a do mero “tempo”, mas antes do Senhor; como ele explica para se proteger contra o mal-entendido, e defende a Deus da acusação de procrastinação: Vivemos na última dispensação, não como os judeus sob o Antigo Testamento. O Senhor virá como ladrão; Ele está “pronto” (1Pe 4:5) para julgar o mundo a qualquer momento; é só a longanimidade de Deus e a Sua vontade que o Evangelho seja pregado como testemunho a todas as nações, que o leve a prolongar o tempo que ainda está com Ele como nada.

sóbrios – “auto-contido”. Os deveres opostos aos pecados em 1Pe 4:3 são aqui inculcados. Assim, “sóbrio” é o oposto da “lascívia” (1Pe 4:3).

vigiai – grego, “seja sóbrio vigilante”; não intoxicado com cuidados mundanos e prazeres. A temperança promove a vigília ou vigilância, e ambos promovem a oração. A bebida torna-se sonolenta e a sonolência impede a oração.

oração – grego, “orações”; o fim para o qual devemos exercitar a vigilância.

8 Acima de tudo, tende fervoroso amor uns para com os outros; porque o amor cobre uma multidão de pecados.

acima de todas as coisas – não que “caridade” ou amor seja colocado acima da “oração”, mas porque o amor é o espírito animador, sem o qual todos os outros deveres estão mortos. Traduza para o grego: “Ter sua mútua caridade (literalmente, ‘para com você’) intensa.” Ele pressupõe sua existência entre eles; ele os incita a torná-lo mais fervoroso.

o amor cobre uma multidão… – Os manuscritos mais antigos têm “encobrem”. Citado em Pv 10:12; compare Pv 17:9. “Covereth” para não duramente condenar ou expor falhas; mas forçosamente suportar os encargos do outro, perdoando e esquecendo ofensas passadas. Talvez a ideia adicional esteja incluída. Por orar por eles, o amor tenta tê-los cobertos por Deus; e sendo assim o instrumento de converter o pecador de seu erro, “cobre uma multidão (não ‘o’, como a versão inglesa) de pecados”; mas a ideia anterior de Provérbios é a proeminente. Não é, como Roma ensina, “encobre” seus próprios pecados; pois então a voz do meio grego seria usada; Pv 10:1217:9 apóiam a visão protestante. “Como Deus com o Seu amor cobre os meus pecados se eu crer, também devo cobrir os pecados do meu próximo” (Lutero). Compare a conduta de Sem e Jafé a Noé (Gn 9:23), em contraste com a exposição de Ham da vergonha de seu pai. Nós devemos cobrir os pecados dos outros somente onde o amor não requer o contrário.

9 Proporcionai hospitalidade uns aos outros, sem murmurações.

(Rm 12:13; Hb 13:2). Não a hospitalidade espúria que passa no mundo atual, mas o entretenimento daqueles que precisam dela, especialmente os exilados pela fé, como os representantes de Cristo, e toda a hospitalidade a quem quer que se exercite. do amor cristão genuíno.

sem murmurações – grego, “murmurando”. “Aquele que dá, faça-o com simplicidade”, isso é sinceridade de coração aberto; com cordialidade. Não secretamente falando contra a pessoa a quem entretemos, ou censurando-o com o favor que lhe conferimos.

10 Cada um sirva aos outros segundo o dom que recebeu, como bons administradores da variada graça de Deus.

Cada – “como cada homem recebeu”, em qualquer grau e de qualquer tipo. Os dons do Espírito (literalmente, “dom da graça”, isto é, concedidos gratuitamente) são propriedade comum da comunidade cristã, cada cristão sendo apenas um mordomo para a edificação do todo, não recebendo o presente meramente por conta própria. usar.

ministrar o mesmo – não descontente invejar ou depreciar o dom do outro.

um sirva aos outros – grego como em 1Pe 4:8, “para vós”; implicando que toda a forma, exceto um corpo, e na busca do bem dos outros membros, estão promovendo o bem de si mesmos.

mordomos – referindo-se a Mt 25:15, etc .; Lc 19:13-26.

11 Se alguém fala, que seja como as palavras de Deus; se alguém serve, que sirva segundo a força que Deus dá; a fim de que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo. E a ele pertencem a glória e o poder para todo o sempre, Amém!

fala – ou seja, como profeta ou professor divinamente ensinado na assembléia da Igreja.
como o, etc. – O grego não tem nenhum artigo: “como oráculos de Deus”. Isto pode ser devido ao grego: “Deus”, não tendo nenhum artigo, sendo um princípio quando um substantivo governado omite o artigo grego que o substantivo governante também deveria omitir isto. Em At 7:38 também, o artigo grego está querendo; Assim, a versão inglesa, “como os oráculos de Deus”, ou seja, o Antigo Testamento, seria “correta”, e o preceito seria semelhante a Rm 12:6, “profetiza segundo a analogia da fé”. melhor assim: “Que ele fale como (se torna um discurso) oráculos DE DEUS”. Suas palavras divinamente inspiradas não são dele, mas de Deus, e como mordomo (1Pe 4:10) tê-los comprometidos com ele, ele deveria por assim dizer eles. Jesus foi o padrão a esse respeito (Mt 7:29; Jo 12:4914:10; compare com Paulo, 2Co 2:17). Note, o mesmo termo que é aplicado nas únicas outras passagens onde ocorre (At 7:38; Rm 3:2; Hb 5:12), aos escritos inspirados no Antigo Testamento, é aqui predicado das palavras inspiradas (o substância da qual foi posteriormente comprometido com a escrita) dos profetas do Novo Testamento.

ministro – em atos; a outra esfera de atividade espiritual além de falar.

como de – “fora” do estoque de sua “força” (poder físico grego em relação ao serviço externo, em vez de “habilidade” moral e intelectual; assim em Mc 12:30).

dá grego – “supplieth”; Originalmente dito de um choragus, que forneceu o coro com todos os necessários para executar suas várias partes.

que Deus em todas as coisas pode ser glorificado – o fim final de todos os atos de um cristão.

por meio de Jesus Cristo – o mediador através do qual todas as nossas bênçãos chegam até nós, e também através de quem todos os nossos louvores ascendem a Deus. Somente através de Cristo Deus pode ser glorificado em nós e em nossas palavras e ações.

a quem – Cristo.

seja grego “é”.

para sempre e sempre grego “, através dos séculos dos séculos”

12 Amados, não estranheis o fogo ardente que vem sobre vós para vos provar, como se algo estranho estivesse vos acontecendo.

estranheis – eles podem achar estranho que Deus permita que Seus filhos escolhidos sejam maltratados.

fogo ardente – como o fogo pelo qual os metais são testados e sua escória removida. O grego acrescenta: “no seu caso”.

que é tentar você grego “, que está ocorrendo para um julgamento para você.” Em vez de seu “acontecer com você” como algum estranho e desagradável acaso, “está ocorrendo” com o design gracioso de tentar você; Deus tem um design sábio – uma reflexão consoladora.

13 Em vez disso, alegrai-vos em serdes participantes das aflições de Cristo; para que, também na revelação de sua glória vos alegreis com júbilo.

na medida em que – Os manuscritos mais antigos dizem “proporcionalmente”; “Na medida em que” pelo sofrimento são participantes dos sofrimentos de Cristo, isto é, pela fé, entram em comunhão com eles; De bom grado, por amor a Ele, sofrendo como sofreu.

vos alegreis com júbilo – grego, “alegria exultante”; agora vocês se alegram com os sofrimentos; então estareis para sempre livres dos sofrimentos (1Pe 1:6,8). Se não suportarmos o sofrimento por Cristo agora, devemos suportar os sofrimentos eternos daqui em diante.

14 Se vós sois insultados por causa do nome de Cristo, benditos sois; porque o Espírito da glória e de Deus repousa sobre vós.

para – grego, “em nome de Cristo”, ou seja, como cristãos (1Pe 4:163:14, acima); “Em meu nome, porque sois membros de Cristo”. A ênfase está nisto: 1Pe 4:15, “como assassino, ladrão”, etc., permanece em contraste. Deixe seu sofrimento ser por causa de Cristo, não por causa do mal (1Pe 2:20).

reprovado – O reproche afeta mentes nobres mais do que a perda de bens, ou até mesmo sofrimentos corporais.

o Espíritosobre vós – o mesmo Espírito que descansou em Cristo (Lc 4:18). “O Espírito de glória” é o Seu Espírito, pois Ele é o “Senhor da glória” (Tg 2:1). Os crentes podem muito bem superar a “reprovação” (compare Hb 11:26), vendo que “o Espírito de glória” repousa sobre eles, como sobre ele. Não pode impedir a felicidade dos justos, se eles são reprovados por Cristo, porque eles retêm diante de Deus toda a sua glória, como tendo o Espírito, com quem a glória está inseparavelmente unida (Calvino).

e de Deus grego “e o (Espírito) de Deus”; insinuando que o Espírito de glória (que é o Espírito de Cristo) é ao mesmo tempo também o Espírito de Deus.

de sua parte ele é mal falado, mas de sua parte ele é glorificado – omitido nos dois manuscritos gregos mais antigos e versões siríacas e coptas, mas apoiado por um manuscrito muito antigo, Vulgata, Sahidic, Cipriano, etc. Literalmente “blasfemado”; não apenas eles “falam contra você”, como em 1Pe 3:16, mas blasfemamente zombam de Cristo e do próprio cristianismo.

15 Porém nenhum de vós sofra como homicida, ladrão, malfeitor, ou como alguém que se intromete em assuntos alheios;

Mas – Grego, “Para”. “Reprovado em nome de Cristo” eu digo (1Pe 4:14), “Para deixar ninguém”, etc.

como… como… como… como – o “as” duas vezes em itálico não está no grego. O segundo grego, “as”, distingue a classe “intrometido em outros assuntos masculinos” da classe anterior de delinquentes. Os cristãos, do zelo equivocado, sob o fundamento da fidelidade, poderiam prontamente sair de seu próprio chamado e se fazerem juízes dos atos dos incrédulos. Literalmente, “um bispo no que é (não na sua própria província) a província de outro; uma alusão aos bispos ou superintendentes existentes da Igreja; um bispo auto-constituído em outras “preocupações”.

16 Mas se sofre como cristão, não se envergonhe; ao contrário, glorifique a Deus com esse nome;

como cristão – o nome dado com desprezo primeiro em Antioquia. At 11:2626:28; os únicos três lugares onde o termo ocorre. De início, os crentes não tinham um nome distinto, mas eram chamados entre si “irmãos”, At 6:3; “Discípulos”, At 6:1; “Aqueles do caminho”, At 9:2; “Santos”, Rm 1:7; pelos judeus (que negavam que Jesus era o Cristo, e assim nunca originariam o nome Cristão), em desprezo, “nazarenos”. Em Antioquia, onde os primeiros gentios idólatras (Cornélio, At 10:1-2, não um idólatra, mas um prosélito) foram convertidos, e um amplo trabalho missionário começou, eles não podiam mais ser vistos como uma seita judaica, e assim os gentios os designaram pelo novo nome “cristãos”. O surgimento do novo nome marcou uma nova época na vida da Igreja, uma nova etapa de seu desenvolvimento, a saber, suas missões aos gentios. As pessoas ociosas e espirituosas de Antioquia, que conhecemos de escritores pagãos, eram famosas por inventarem apelidos. A data desta epístola deve ter sido quando esta se tornou a designação geralmente reconhecida entre os gentios (nunca é aplicada pelos cristãos uns aos outros, como foi em épocas posteriores – uma prova não proposta de que o Novo Testamento foi composto quando professa), e quando o nome expunha a reprovação e sofrimento, embora aparentemente não à perseguição sistemática.

não se envergonhe – embora o mundo tenha vergonha de vergonha. Sofrer pelas próprias falhas não é honra (1Pe 4:152:20), – para Cristo, não é vergonha (1Pe 4:143:13).

ao contrário, glorifique a Deus – não apenas glória na perseguição; Pedro poderia ter dito como o contraste, “mas que ele o considere uma honra para si mesmo”; mas a honra deve ser dada a Deus, que o considera digno de tal honra, envolvendo isenção dos vindouros juízos sobre os ímpios.

a este respeito – Os manuscritos mais antigos e a Vulgata leram “neste nome”, isto é, em relação ao sofrimento por tal nome.

17 Pois já é tempo do julgamento começar pela casa de Deus; e se é primeiro conosco, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao Evangelho de Deus?

Outra base de consolo para os cristãos. Todos devem passar sob o julgamento de Deus; A casa de Deus primeiro, seu castigo estando aqui, pelo qual eles deveriam glorificá-lo como uma prova de pertencer à Sua família, e um penhor de sua fuga do fim daqueles a quem o juízo final achará desobediente ao Evangelho.

o tempo – grego, “temporada”, “tempo de ajuste”.

do julgamento começar pela casa de Deus – a Igreja dos crentes vivos. Pedro tem em mente Ez 9:6; compare Am 3:2; Jr 25:29. O julgamento já começou, a palavra do Evangelho, como uma “espada de dois gumes”, tendo o duplo efeito de salvar alguns e condenar outros, e será consumado no último julgamento. Quando o poder é dado ao destruidor, ele não observa distinção entre o justo e o ímpio; não só isso, mas ele começa primeiro nos justos ”[Wetstein from Rabbins]. Mas Deus limita o poder do destruidor sobre o Seu povo.

se… em nós, qual será o fim deles, etc. – Se até mesmo os piedosos têm castigantes julgamentos agora, quanto mais os ímpios serão condenados a juízos condenatórios no final.

evangelho de Deus – o próprio Deus que deve julgá-los.

18 E se o justo se salva com dificuldade, em que situação aparecerá o ímpio e pecador?

escassamente – Compare “assim como pelo fogo”, 1Co 3:15; ter que passar por castigos, como Davi fez pelo seu pecado. “O homem justo” tem sempre mais ou menos de julgamento, mas a questão é certa, e a entrada no reino é abundante no passado. O “quase” marca a gravidade da provação e a improbabilidade (em um mero ponto de vista humano) dos justos que a sustentam; mas a justiça de Cristo e o eterno convênio de Deus tornam tudo certo.

ímpio – não tendo consideração por Deus; descrição negativa.

pecador – amando o pecado; positivo; o mesmo homem é ao mesmo tempo Deus-esquecendo e amando o pecado.

aparecem – no julgamento.

19 Portanto, os que sofrem segundo a vontade de Deus, confiem suas almas ao fiel Criador, fazendo o bem.

Conclusão geral de 1Pe 4:17-18. Vendo que os piedosos sabem que seus sofrimentos são pela vontade de Deus, para castigá-los para que não pereçam com o mundo, eles têm boas razões para confiar em Deus alegremente em meio a sofrimentos, perseverando no bem-estar.

deixe-os – grego, “deixe-os também”, “deixe-os”, bem como aqueles que não sofrem. Não apenas em circunstâncias comuns, mas também em tempo de sofrimento, deixe os crentes se comprometerem. (Compare Note, ver em 1Pe 3:14).

segundo a vontade de Deus – (veja 1Pe 3:17). A vontade de Deus para que o crente sofra (1Pe 4:17) é para o bem dele. Um manuscrito mais antigo e a Vulgata leram “em boas ações”; contraste maus atos, 1Pe 4:15. Nosso comprometimento de nós mesmos com Deus é ser, não em quietismo indolente e passivo, mas acompanhado de ações ativas.

fiel – a sua aliança promete.

Criador – que é, portanto, também o nosso Almighty Preserver. Ele, não nós, devemos manter nossas almas. O pecado destruiu a relação espiritual original entre a criatura e o Criador, deixando apenas o governo. A fé restaura isso; de modo que o crente, vivendo para a vontade de Deus (1Pe 4:2), repousa implicitamente na fidelidade do seu Criador.

<1 Pedro 3 1 Pedro 5>

Leia também uma introdução à Primeira Epístola de Pedro.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.