Bíblia, Revisar

1 Timóteo 2

1 Por isso eu te exorto, antes de tudo, que se façam pedidos, orações, intercessões e atos de gratidão por todas as pessoas;

Por isso – retomando o assunto geral da epístola em continuação (2Tm 2:1). “O que eu tenho para te dizer por meio de uma acusação (1Tm 1:3,18) é” etc.

eu te exorto, antes de tudo, que se façam – Alford diz: “Antes de tudo, exorto-o a fazer.” “Antes de mais nada”, sem dúvida, está estar ligado com “exorto”; As pessoas com medo de se sentirem livres são, em geral, acometidas por um sentimento de liberdade de vida; e virtualmente “blasfemaram” (compare 1Tm 1:20) o nome de Deus por “falar mal das dignidades” (1Tm 6:1; 2Pe 2:10; Jz 1:8). Daí Paulo, na oposição, destaque para a infor mação que é feita para todos os homens, especialmente para magistrados e reis (Tt 3:1-3) (Olshausen). Outros professores professos não são cristãos, condenados à perdição; Mas Paulo diz que todos os homens devem receber, assim como Cristo morreu por todos (1Tm 2:4-6).

pedidos – um termo que implica o sentido de necessidade do suplicante e de sua própria insuficiência.

orações – implicando devoção.

intercessões – propriamente a aproximação a Deus com confiança infantil, geralmente em favor de outro. O acúmulo de termos implica a oração em todas as suas formas e aspectos, de acordo com todas as relações nela implicadas.

2 pelos reis, e por todos os que estão em posição superior, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda devoção divina e honestidade.

pelos reis – uma confutação eficaz dos adversários que acusavam os cristãos de insatisfação com os poderes dominantes (At 17:7; Rm 13:1-7).

e por todos os que estão em posição superior – literalmente, “eminência”; em estações de eminência. O “silêncio” dos cristãos era muitas vezes mais dependente de governantes subordinados do que do rei supremo; portanto, “todos … em autoridade” devem receber oração.

para que tenhamos – para que possamos ser abençoados com um governo tão bom a ponto de liderar …; ou melhor, como grego, “passar” ou “gastar”. As orações dos cristãos pelo governo derrubam do céu a paz e a ordem em um estado.

quieta – não incomodado de fora.

sossegada – “tranquilo”; não incomodado de dentro (Olshausen). “Ele é pacífico (grego), que não perturba; ele é quieto (grego) que é ele mesmo livre de perturbações ”(Tittmann).

em toda devoção divina – “em toda (possível… exigência) piedade” (Alford). Uma palavra grega distinta, 1Tm 2:10, expressa “piedade”.

honestidade – grego, “gravidade” (Tt 2:2,7), “decoro” ou propriedade de conduta. Como “piedade” é em relação a Deus, “gravidade” é propriedade de comportamento entre os homens. No Antigo Testamento, os judeus foram ordenados a orar por seus governantes pagãos (Ed 6:10; Jr 29:7). Os judeus, por ordem de Augusto, ofereciam um cordeiro diariamente para o imperador romano, até perto da destruição de Jerusalém. Os zelotes judeus, instigados por Eleazar, fizeram cessar este costume [Josefo, Guerras dos judeus, 2,17], de onde a guerra se originou, de acordo com Josefo.

3 Isso é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador;

diante de Deus – não apenas diante dos homens, como se fosse seu favor que buscávamos (2Co 8:21).

nosso Salvador – um título apropriado para o assunto em questão. Aquele que é “nosso Salvador” está disposto a que todos sejam salvos (1Tm 2:4; Rm 5:18); portanto devemos encontrar a vontade de Deus em favor dos outros, orando pela salvação de todos os homens. Mais seria convertido se orássemos mais. Ele realmente nos salvou que crêem, sendo “nosso Salvador”. Ele deseja que todos sejam salvos, mesmo aqueles que ainda não crêem, se acreditarem (compare 1Tm 4:10; Tt 2:11).

4 que quer que todas as pessoas se salvem e venham ao conhecimento da verdade.

se salvem – “Imite a Deus”. Como Ele deseja que todos sejam salvos, você também deseja isso; e se você desejar, ore por isso. Pois a oração é o instrumento de efetuar tais coisas (Crisóstomo). Paulo não diz: “Ele deseja salvar a todos”; pois então ele teria salvo tudo de fato; mas “terá todos os homens para serem salvos”, implica a possibilidade de o homem aceitá-lo (através da graça preveniente de Deus) ou rejeitá-lo (através da própria perversidade do homem). Nossas orações devem incluir tudo, pois a graça de Deus incluía tudo.

venham  – Eles não são forçados.

ao conhecimento – grego “, o pleno conhecimento” ou “reconhecimento” (Veja em 1Co 13:12; Fp 1:9).

da verdade – a verdade salvadora como está em Jesus e por Jesus (Jo 17:3,17).

5 Pois há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os seres humanos: o humano Cristo Jesus.

Pois há um só Deus – A unidade de Deus em essência e propósito prova que Ele alcança     todos os Seus filhos humanos (criados à Sua imagem) na Sua oferta de graça (compare o mesmo argumento da Sua unidade, Rm 3:30; Gl 3:20). “A universalidade da dispensação é provada pela unidade do Dispensador” (Ellicott). 1Tm 2:4 é provado de 1Tm 2:5; 1Tm 2:1 de 1Tm 2:4. O Deus único é comum a todos (Is 45:22; At 17:26). O único Mediador é o Mediador entre Deus e um todo potencialmente (Rm 3:29; Ef 4:5-6; Hb 8:6; 9:15; 12:24). Aqueles que não têm este único Deus pelo único Mediador não têm nenhum: literalmente, um intermediário. A ordem grega é ‘um mediador também entre’, etc. Embora Deus queira que todos os homens sejam salvos pelo conhecimento de Deus e do Mediador, há uma ordem legítima no exercício dessa vontade com a qual os homens devem recebê-la. Toda a humanidade constitui UM HOMEM diante de Deus (Bengel).

o humano – antes “homem”, absoluta e geneticamente: não um mero homem individual: o Segundo Chefe da humanidade, representando e incorporando em Si mesmo toda a raça e natureza humanas. Não há “o” no grego. Este epíteto é, portanto, a corroboração mais forte de seu argumento, a saber, que a mediação de Cristo afeta toda a raça, uma vez que existe apenas o único Mediador, concebido como o Homem Representativo para todos os homens (compare Rm 5:15; 1Co 8:6; 2Co 5:19; Cl 2:14). Seu ser “homem” era necessário para que Ele fosse um Mediador, simpatizando conosco através do conhecimento experimental de nossa natureza (Is 50:4; Hb 2:144:15). Mesmo na natureza, as bênçãos nos são transmitidas por Deus através da mediação de vários agentes. A efetiva intercessão de Moisés por Israel (Nm 14:13-19 e Dt 9:1-29); de Abraão por Abimeleque (Gn 20:7); de Jó por seus amigos (Jó 42:10), a mediação sendo PRESCRITA por Deus ao declarar Seu propósito de perdoar – tudo prefigura a grande mediação para todos pelo Único Mediador. Por outro lado, 1Tm 3:16 afirma que Ele também era Deus. [JFU]

6 Ele mesmo se deu como resgate por todos, como testemunho ao seu tempo.

Ele mesmo se deu – (Tt 2:14). Não somente o Pai Lhe deu por nós (Jo 3:16); mas o Filho se entregou (Fp 2:5-8).

como resgate  – propriamente de um escravo cativo. O homem era o escravo cativo de Satanás, vendido sob o pecado. Ele foi incapaz de resgatar a si mesmo, porque a obediência absoluta é devida a Deus e, portanto, nenhum ato nosso pode satisfazer pelo menos a ofensa. Lv 25:48 permitiu que um cativo vendido fosse resgatado por um de seus irmãos. O Filho de Deus, portanto, tornou-se homem a fim de que, sendo feito semelhante a nós em todas as coisas, exceto o pecado, como nosso irmão mais velho Ele nos redimisse (Mt 20:28; Ef 1:7; 1Pe 1:18-19). O grego não implica apenas resgate, mas um resgate substituído ou equivalente: a preposição grega, “anti”, implicando reciprocidade e substituição vicária.

por todos – grego, “em nome de todos”: não apenas para poucos privilegiados; compare 1Tm 2:: o argumento para orar em favor de todos é dado aqui.

como testemunho ao seu tempo – grego “, o testemunho (o que era para ser testificado de, 1Jo 5:8-11) em seus próprios momentos devidos”, ou estações, isto é, nos tempos apontados por Deus para o seu testemunho de ser (1Tm 6:15; Tt 1:3). A unidade do Mediador, envolvendo a universalidade da redenção (que a fé, no entanto, só se apropria), foi o grande assunto do testemunho cristão (Alford) (1Co 1:62:1; 2Ts 1:10) .

7 Para isso fui constituído pregador e apóstolo, instrutor dos gentios na fé e na verdade (estou dizendo a verdade , não mentindo).

Para isso – Para dar de que testemunho.

fui constituído – literalmente, “fui colocado”: ​​o mesmo grego, como “colocar-me”, etc. (1Tm 1:12).

pregador – literalmente, “arauto” (1Co 1:219:2715:11; 2Tm 1:11; Tt 1:3). Ele recorre a si mesmo, como em 1Tm 1:16, em si mesmo um padrão vivo ou anúncio do Evangelho, então aqui “um arauto e professor de (para) os gentios” (Gl 2:9; Ef 3:1-12; Cl 1:23). A universalidade de sua comissão é uma afirmação apropriada aqui, onde ele está argumentando para provar que as orações devem ser feitas “para todos os homens” (1Tm 2:1).

na fé e na verdade –  A esfera na qual seu ministério foi designado para ser exercitado era a fé e a verdade (1Tm 2:4): a verdade do evangelho, o assunto da fé (Wiesinger).

estou dizendo a verdade , não mentindo – uma forte afirmação de sua comissão universal, característica do ardor do apóstolo, exposta a frequentes conflitos (Rm 11:1; 2Co 11:13).

8 Portanto, quero que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem briga.

que homens – sim como grego, “que os homens”, como distinto de “as mulheres”, a quem ele tem algo diferente para dizer do que ele disse aos homens (1Tm 2:9-12; 1Co 11:14-1514:34-35). A ênfase, entretanto, não está nisto, mas no preceito de orar, retomada de 1Tm 2: 1.

em todo lugar – grego, “em todo lugar”, a saber, da oração pública. Cumprindo Ml 1:11, “Em todo lugar… desde o nascente do sol até o poente do mesmo… incenso será oferecido ao Meu nome”; e as palavras de Jesus, Mt 18:20; Jo 4:21,23.

levantando mãos santas – Os primeiros cristãos levantaram as palmas das mãos para o céu, como fazem aqueles que desejam ajuda. Assim também Salomão (1Rs 8:22; Sl 141:2). Os judeus lavavam as mãos antes da oração (Sl 26:6). Paulo figurativamente (compare Jó 17:9; Tg 4:8) usa uma linguagem alusiva a esse costume aqui: assim Is 1:15-16. O grego para “santo” significa mãos que não cometeram impiedade e observaram todo dever sagrado. Este (ou pelo menos o desejo contrito de o fazer) é uma qualificação necessária para a oração eficaz (Sl 24:3-4).

sem ira – deixando de lado (Mt 5:23-246:15).

nem briga  – em vez disso, “disputando”, como o grego é traduzido em Fp 2:14. Tais coisas dificultam a oração (Lc 9:46; Rm 14:1; 1Pe 3:7). Bengel suporta a versão inglesa (compare uma instância, 2Rs 7:2; Mt 14:31; Mc 11:22-24; Tg 1:6).

9 De semelhante maneira, as mulheres se adornem com roupa respeitosa, com pudor e sobriedade, não com tranças, ouro, pérolas, ou roupas caras;

O contexto exige que entendamos essas orientações quanto às mulheres, em relação ao seu comportamento no culto público, embora as regras também sejam válidas em outras ocasiões.

roupa respeitosa – em trajes modestos – “de maneira aparentemente disfarçada” (Ellicott). O adjetivo significa corretamente. ordenada, decorosa, tornando-se; o substantivo nos escritos seculares significa conduta, porte. Mas aqui “vestuário”. As mulheres tendem a amar o belo vestido; e em Éfeso as riquezas de alguns (1Tm 6:17) os levariam a se vestir luxuosamente. O grego em Tt 2:3 é um termo mais geral que significa “comportamento”.

pudor – Trench soletra esta palavra de acordo com sua verdadeira derivação, “vergonha” (aquilo que é feito rapidamente por uma vergonha honrosa); como “firmeza” (compare 1Tm 2:11-12).

sobriedade – “autocontrole” (Alford). Autogoverno interno habitual (Trench). Eu prefiro a tradução de Ellicott, a “mentalidade sóbria”: o estado de espírito bem equilibrado que surge do autocontrole habitual.

não com tranças – literalmente, “tranças”, isto é, cabelos trançados: provavelmente com o “ouro e pérolas” entrelaçados (1Pe 3:3). Tal gaud é característico da prostituta espiritual (Ap 17:4).

10 mas sim, com boas obras, como é adequado às mulheres que declaram reverência a Deus.

com boas obras – A preposição grega não é a mesma que em 1Tm 2:9; “Por meio de” ou “por meio de boas obras”. Seu adorno deve ser efetuado por meio de boas obras: não para que sejam revestidas em, ou com elas (Ef 2:10). Obras, não palavras em público, é sua jurisdição (1Tm 2:8,11-12; 1Pe 3:1). As obras são muitas vezes mencionadas nas Epístolas Pastorais a fim de se oporem à vida desordenada, combinada com a doutrina irresponsável, dos falsos mestres. O cumprimento dos deveres diários é honrado com a designação de “boas obras”. [JFB]

11 A mulher aprenda quietamente, com toda submissão.

aprenda – não “ensine” (1Tm 2:12; 1Co 14:34). Ela não deve nem mesmo fazer perguntas na assembléia pública (1Co 14:35).

com toda submissão – não “usurpando autoridade” (1Tm 2:12). Ela pode ensinar, mas não em público (At 18:26). Paulo provavelmente escreveu esta epístola de Corinto, onde o preceito (1Co 14:34) estava em vigor. [JFB]

12 Porém não permito que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas sim, que esteja em silêncio.

nem use de autoridade  – ou, nem “domine sobre o homem” (Alford), literalmente, “sendo uma autocrata” (alguém sem uma autoridade superior), principalmente em ministrações públicas (compare com Tt 2:3-5).

13 Pois primeiro foi formado Adão, depois Eva.

Pois – razão do preceito; a ordem original da criação.

primeiro foi formado Adão – antes de Eva, que foi criada para ele (1Co 11:8-9).

14 E Adão não foi enganado; mas a mulher foi enganada, e caiu em transgressão.

mas a mulher foi enganada ”Mas em Gn 3:13, Eva diz:“ A serpente me enganou ”. Sendo enganada mais facilmente, ela mais facilmente engana (Bengel), (2Co 11:3). Por último, ela foi a primeira em pecado – de fato, só ela foi enganada. A sutil serpente sabia que ela era “o vaso mais fraco” (1Pe 3:7). Ele, portanto, tentou-a, não Adão. Ela cedeu às tentações dos sentidos e aos enganos de Satanás; ele, para o amor conjugal. Assim, na ordem da sentença judicial de Deus, a serpente, o principal culpado, está em primeiro lugar; a mulher que foi enganada em seguida; e o homem, persuadido por sua esposa, por último (Gn 3:14-19). Em Rm 5:12, Adão é representado como o primeiro transgressor; mas não há referência a Eva, e Adão é considerado o cabeça da raça pecadora. Portanto, como aqui, 1Tm 2:11, em Gn 3:16, a “sujeição” da mulher é representada como a consequência de ela ser enganada.

sendo enganado – Os manuscritos mais antigos lêem o verbo grego composto para o simples, “Tendo sido seduzido por engano”: indicando como completamente Satanás conseguiu enganá-la.

e caiu em transgressão – grego, “veio a ser na transgressão”: envolveu-se no estado existente de transgressão, literalmente, “o ir além de um comando”; violação de um preceito positivo (Rm 4:15).

15 Porém ela se salvará tendo parto, se permanecerem na fé, amor, e santificação com sobriedade.

serão salvos, mas assim como (literalmente, através de ‘isto é, em meio ao fogo): apesar da provação de fogo pela qual ele necessariamente tem que passar, ele será salvo. Então aqui, “Apesar do processo de procriar pelo qual ela passa (como sua porção da maldição, Gn 3:16,“ na tristeza tu trarás filhos ”), ela será salva.” Além disso, eu acho que está implícito indiretamente que a própria maldição será transformada em uma condição favorável à sua salvação, por ela fielmente desempenhar sua parte em fazer e sofrer o que Deus lhe atribuiu, a saber, os deveres maternais e domésticos, sua esfera, como distinta de ensino público, que não é dela, mas do homem (1Tm 2:11-12). Nesta esfera doméstica, não ordinariamente em um dos deveres ativos para o avanço do reino de Deus, que contradiz a posição designada a ela por Deus, ela será salva nos mesmos termos que todos os outros, ou seja, pela fé viva. Alguns pensam que há uma referência à Encarnação “através da gravidez” (grego), o porte do menino Jesus. Sem dúvida, esta é a base da gravidez de mulheres, em geral, tornando-se uma bênção, em vez de uma maldição; assim como na profecia original (Gn 3:15-16), a promessa da “semente da mulher” (o Salvador) está em conexão mais próxima com a mulher sendo condenada a “tristeza” em “trazer à luz crianças ”, muito carregada de crianças, embora em tristeza, sendo a função atribuída a ela por Deus pela qual o Salvador nasceu. Esta pode ser uma referência ulterior do Espírito Santo neste verso; mas a referência primária requerida pelo contexto é a acima dada. “Ela será salva (embora com filhos)”, isto é, embora tenha sofrido sua parte da maldição primitiva em ter filhos; assim como um homem será salvo, embora tenha que suportar sua parte, a saber, o suor da testa.

se eles, etc. – “se as mulheres (plural tiradas de ‘a mulher’, 1Tm 2:14, que é colocado para todo o sexo) continuarem”, ou mais literalmente, “deve (ser encontrado no julgamento para) continuou.

na fé, amor– o caminho essencial para a salvação (1Tm 1:5). A fé está em relação a Deus. Caridade ao nosso próximo. Sobriedade, para o próprio eu.

sobriedade – “mentalidade sóbria” (veja em 1Tm 2:9, em contraste com a imprudente antecipação reprovada em 1Tm 2:11). A receptividade mental e a atividade na vida familiar foram reconhecidas no cristianismo como o destino da mulher. Um dos motivos alegados aqui por Paulo é o maior perigo do auto-engano no sexo frágil e a disseminação de erros que surgem dele, especialmente em uma classe de endereços em que a reflexividade sóbria é menos exercitada (Neander). O caso (At 21:9) foi sem dúvida em particular, não em público.

<1 Timóteo 1 1 Timóteo 3>

Introdução à 1 Timóteo 2

 Adoração pública. Direção de intercessões para todos os homens, já que Cristo é um resgate para todos. Os deveres de homens e mulheres respectivamente em relação à oração pública. Sujeição da mulher; sua esfera de dever.

Leia também uma introdução à Primeira Epístola à Timóteo.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.